You are on page 1of 12

IX POSCOM Seminrio dos Alunos de Ps-Graduao em Comunicao Social da PUC-Rio 07, 08 e 09 de novembro de 2012

Samba, corpo e identidade cultural fora e dentro da TV 1 Paola Meirelles2 Universidade Federal do Rio de Janeiro Resumo Neste trabalho ser abordada a questo do corpo como elemento dominante no contexto social contemporneo atravs do vis da identidade cultural, levando-se em conta o papel das mediaes comunicacionais como construtoras de subjetividades. O samba enquanto manifestao cultural de origem afrobrasileira ser utilizado como mote para tal objetivo, sendo contrastados o lugar do corpo em uma das manifestaes mais espontneas deste gnero musical a roda de samba e na sua exposio televisiva. Palavras-chave: corpo; samba; identidade, resistncia, cultura.

A centralidade da cultura e a construo das identidades

Os estudos culturais nos serviro de base para a compreenso do papel do samba para a formao das identidades dos afrodescendentes num contexto histrico de dispora e ps-abolio nas Amricas. Partiremos da obra de Stuart Hall, principalmente Da dispora: identidades e mediaes culturais (2003) e o texto A centralidade da cultura: notas sobre as revolues culturais do nosso tempo (1997). O autor discute os termos em que devemos orientar os estudos culturais:

Aqui, ento, a despeito de vrias diferenas importantes, est o esboo de uma linha significativa de pensamento dos Estudos Culturais: dirse-ia, o paradigma dominante. Ele se ope ao papel residual de mero reflexo atribudo ao cultural. Em suas vrias formas, ele conceitua a cultura como algo que se entrelaa a todas as prticas sociais; e essas prticas, por sua vez, como uma forma comum de atividade humana: como prxis sensual humana, como a atividade atravs da qual homens e mulheres fazem a histria. Tal paradigma se ope ao esquema base-superestrutura de formulao da relao entre as foras ideais e materiais, especialmente onde a base definida pelo "econmico", em um sentido simples. Essa linha de pensamento prefere a formulao mais ampla a dialtica entre o ser e a
1

Trabalho apresentado no GT Corpo e Gnero na contemporaneidade do IX Seminrio de Alunos de Ps-Graduao em Comunicao da PUC-Rio. 2 Mestranda em Comunicao Social pela Escola de Comunicao da UFRJ. Orientador: Eduardo Granja Coutinho. Graduada em Histria pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Email: paolameirelles@hotmail.com.

IX POSCOM Seminrio dos Alunos de Ps-Graduao em Comunicao Social da PUC-Rio 07, 08 e 09 de novembro de 2012

conscincia social: inseparveis em seus polos distintos (em algumas formulaes alternativas a dialtica entre "cultura" e "no cultura"). Ela define cultura ao mesmo tempo como os sentidos e valores que nascem entre as classes e grupos sociais diferentes, com base em suas relaes e condies histricas, pelas quais eles lidam com suas condies de existncia e respondem a estas; e tambm como as tradies e prticas vividas atravs das quais esses "entendimentos" so expressos e nos quais esto incorporados. (HALL, 2003, p. 141)

Nesse sentido, trataremos as identidades no como essncia do ser, mas sim como subjetividades construdas a partir de certo contexto histrico, espao social e demandas sociais que perpassam os indivduos. De acordo com Hall:

o que significa dizer que devemos pensar as identidades sociais como construdas no interior da representao, atravs da cultura, no fora delas. Elas so o resultado de um processo de identificao que permite que nos posicionemos no interior das definies que os discursos culturais (exteriores) fornecem ou que nos subjetivemos (dentro deles). Nossas chamadas subjetividades so, ento, produzidas parcialmente de modo discursivo e dialgico. (HALL, 1997, p. 8)

Os discursos e representaes identitrias presentes no mundo so abraados por determinados sujeitos que, a partir deles constroem as subjetivaes acerca de si prprios. Sendo assim, no basta ter a cor da pele escura para que se assuma a negritude, mas uma possvel identidade negra certamente passa pela adeso de valores da cultura negra, como o caso da afirmao do samba como manifestao cultural negro-popular.

O samba como manifestao sociocultural urbana, popular e negra

Ao tratarmos o samba como objeto de anlise no podemos deixar de levar em conta que este possui um imenso significado na construo do sentido de brasilidade, sendo um dos smbolos de identificao do pas no cenrio internacional. Mais do que isso, deve ser ressaltado que um gnero musical de origem afrobrasileira tenha se constitudo como tal, o que nos permite uma reflexo sobre a nossa sociedade e a contribuio sociocultural das populaes negras e mestias para a formao do Brasil. O samba nasceu de um setor social especfico e suas caractersticas musicais tanto em

IX POSCOM Seminrio dos Alunos de Ps-Graduao em Comunicao Social da PUC-Rio 07, 08 e 09 de novembro de 2012

termos de melodia quanto de letra sofrem influncia direta dos aspectos da experincia sociocultural desses setores, sendo uma manifestao da cultura popular brasileira3. O advento da dcada de 1930 proporcionou uma alterao no cenrio cultural carioca no que concerne ao status que o samba adquiriu. De ritmo genuinamente negro, mal visto pelos rgos oficiais e pela elite em geral, o samba passou a se configurar como gnero musical smbolo de brasilidade, inclusive contando com a anuncia da elite intelectual e o incentivo do Estado, interessados na construo de uma identidade nacional, ao mesmo tempo em que se configurava como o gnero predileto do carnaval popular. Neste perodo de transio, quando o samba se consagra como objeto tpico da cultura nacional, que reside o mistrio do samba4 para o antroplogo Hermano Vianna. Entender esse mistrio, ou melhor, como se deu esse processo, s possvel se mantermos em vista as estreitas ligaes que o samba possui com os morros, os subrbios e as camadas populares, principalmente os afrodescendentes.

O mistrio do samba

Para discutirmos o mistrio do samba, apontado no tpico anterior, e incluir o papel do corpo na gnese deste gnero musical, vamos nos utilizar da anlise de dois trabalhos, O Mistrio do Samba, do antroplogo Hermano Vianna (1995), doutor em antropologia social pelo Museu Nacional/UFRJ; e Samba, o dono do corpo, escrito por Muniz Sodr (1998), professor emrito da Escola de Comunicao da UFRJ e autor de vrios livros sobre a cultura afro-brasileira. Hermano Vianna, alm de antroplogo elaborador de vrios projetos culturais atuais, o que faz dele tambm um formador de opinio. Sua produo acadmica encadeada com sua produo para a indstria cultural, e sua insero na vida cultural do pas, principalmente na TV, faz com ele tenha papel de selecionador dos formatos e
3

Utiliza-se aqui a concepo de cultura popular de E. P. Thompson, no qual este conceito no se mostra como um sistema homogneo e consensual, mas sim como manifestao popular dialtica e contextualizada historicamente, a partir da resistncia contra os setores hegemnicos. Esta questo desenvolvida em THOMPSON, E. P. Costumes em comum: estudos sobre a cultura popular tradicional. So Paulo: Companhia das Letras, 1998. 4 Referncia ao livro VIANA, H. O mistrio do samba. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor/ Editora UFRJ, 2004.

IX POSCOM Seminrio dos Alunos de Ps-Graduao em Comunicao Social da PUC-Rio 07, 08 e 09 de novembro de 2012

contedos da cultura que vo chegar ao grande pblico. Sua parceria com a apresentadora Regina Cas, de acordo com suas prprias palavras, j rendeu inmeros produtos antropolgicos5, como o programa Central da periferia e mais recentemente o Esquenta, ambos na TV Globo. Abordar sua perspectiva sobre o samba no seu referido livro uma maneira de demonstrar como o antroplogo se relaciona com as questes da identidade cultural, da cultura popular e do samba no universo musical brasileiro, visando entender sua atuao como produtor cultural. De acordo com Hermano Vianna, a configurao do samba como smbolo de brasilidade foi possvel graas ao intercmbio cultural entre as camadas populares e a elite intelectual. O ponto de partida do seu referido livro uma noitada de violo em que participam o antroplogo Gilberto Freyre, o historiador Srgio Buarque de Holanda, o promotor e jornalista Prudente de Moraes Neto, o compositor clssico Villa Lobos e o pianista Lucio Gallet, representantes da elite intelectual e cultural de origem branca; e do outro lado, o msico Pixinguinha e os compositores/sambistas Donga e Patrcio Teixeira, provenientes das camadas populares e mestias. A ocasio marcava, portanto, o encontro de dois grupos diversos, ou at mesmo opostos, da sociedade brasileira. O objetivo de O Mistrio do Samba no apenas constatar a transio, mas tambm identificar os elementos que permitem a passagem do samba de msica maldita representante genuno da cultura brasileira, tendo como perspectiva a construo de uma identidade nacional. Vianna pretende

mostrar como a transformao do samba em msica nacional no foi um acontecimento repentino, indo da represso louvao em menos de uma dcada, mas sim o coroamento de uma tradio secular de contatos [...] entre vrios grupos sociais na tentativa de inventar a identidade e a cultura popular brasileiras. (VIANNA, 2004, p. 34)

A partir desta perspectiva, o antroplogo aponta os fatores principais que levaram consagrao do samba como genuno representante da cultura brasileira e seu papel na inveno da tradio nacional, sendo eles: a relao promscua entre as elites e as camadas populares; a valorizao das coisas populares; a criao de uma identidade nacional; as teorias da mestiagem, o debruar dos modernistas sobre o Brasil; o Rio de
5

Disponvel em < http://hermanovianna.wordpress.com/tag/regina-case/>. Acesso em: 14 de outubro de 2012 .

IX POSCOM Seminrio dos Alunos de Ps-Graduao em Comunicao Social da PUC-Rio 07, 08 e 09 de novembro de 2012

Janeiro como representativo da sntese da ptria; os discursos nacionalistas; e o samba como maravilha brasileira. O mistrio do samba desenvolve a ideia da construo da cidade do Rio de Janeiro como centro da unidade da ptria por uma escolha poltica e no por de fato representar a essncia da brasilidade. Isso se deu a partir da valorizao da mestiagem, da negociao transcultural entre as classes e da exaltao de uma suposta autenticidade e pureza, que no plano musical elege o samba carioca de morro. A sntese de sua tese, que enfatiza a questo da negociao, pode ser constatada no trecho a seguir:

A inveno do samba como msica nacional foi um processo que envolveu muitos grupos sociais diferentes. O samba no se transformou em msica nacional atravs dos esforos de um grupo social ou tnico especfico, atuando dentro de um territrio especfico (o morro). [...] Nunca existiu um samba pronto, autntico, depois transformado em msica nacional. O samba, como estilo musical, vai sendo criado concomitantemente sua nacionalizao. [...] O discurso da homogeneidade mestia, criado no Brasil atravs de um longo processo de negociao, que atinge seu clmax nos anos 30, tornou determinados atos decisivos possveis e aceitos, inventando uma nova maneira de lidar com os problemas da heterogeneidade tnica e do confronto erudito/ popular. (VIANNA, 2004, pp. 151-154)

Concordamos com Vianna no que tange ao carter de construo da identidade nacional e sua relao com a simbologia do samba como estilo musical nacional brasileiro. Obviamente, a consolidao do samba como tal no se trata de um furor repentino ou se deu fora do campo poltico-social. Entretanto, a exacerbao da questo da negociao e do intercmbio apaga a participao popular do desenvolvimento de sua prpria identidade em detrimento da atuao da elite cultural e intelectual. Desse modo, igualmente minimizado o fato de que a inovao e qualidade do samba tambm sejam responsveis pela sua disseminao pelo territrio, mesmo que contextualizada em um perodo de propagao das rdios e gravadoras no Rio de Janeiro. Isto , se privilegia o consenso no lugar da viso de classes, o nacional ao invs do popular, o ponto de convergncia em detrimento das divergncias, e, por fim, atenuase o conflito.

IX POSCOM Seminrio dos Alunos de Ps-Graduao em Comunicao Social da PUC-Rio 07, 08 e 09 de novembro de 2012

Samba, o dono do corpo (ou o samba sem mistrio)

Para destacar o lugar do corpo no universo do samba e relativizar o peso dado ao papel das elites brasileiras na conformao do samba como gnero musical popular nacional, ser utilizado o ensaio Samba, o dono do corpo, de Muniz Sodr, autor atuante da rea da cultura e da comunicao. Este trabalho teve sua primeira edio no ano de 1978, foi reeditado em 1998 e teve duas reimpresses nos anos 2000. Apesar de no mencionar diretamente Hermano Vianna, no prefcio 2 edio do referido ensaio, Sodr faz uma aluso com aspas ao ttulo de O Mistrio do Samba, lanado trs anos antes. No resta dvida de sua contraposio tese do antroplogo quando Sodr esclarece a pretenso de seu estudo do samba:

O que pretendemos mesmo indicar como um aspecto da cultura negra continuum africano no Brasil e modo brasileiro de resistncia cultural encontrou em seu prprio sistema recursos de afirmao da identidade negra. E implicitamente pretendemos rejeitar os discursos que se dispem a explicar o mesmo fenmeno, o samba, como uma sobrevivncia consentida, simples matria prima para um amlgama cultural realizado de cima para baixo. (SODR, 1998, p. 10)

Sodr busca na prpria cultura negra as fontes que do significao para o samba. O autor se apoia principalmente na sncopa iterativa das msicas da dispora negra e sua relao direta com a religiosidade e a dana, que vo contra a reduo do corpo negro mera mquina produtiva pretendida pela sociedade escravocrata. A sncopa6 enquanto missing beat leva os ouvintes a preencherem com o corpo atravs de palmas, balanos, dana etc. essa batida que falta. a que se encontra o poder mobilizador da msica da dispora negra nas Amricas, referindo-se tambm ao jazz. Portanto, no apelo do movimento corporal que reside a resistncia do negro em no se converter em simples objeto de trabalho. O corpo exigido pela sncopa aquele mesmo que a escravatura procurava violentar e reprimir culturalmente na Histria brasileira: o corpo do negro (SODR, 1998, p. 11).

Citando Sodr temos que a sncopa a ausncia no compasso da marcao de um tempo (fraco) que, no entanto, repercute noutro mais forte (SODR, 1998, p. 11).

IX POSCOM Seminrio dos Alunos de Ps-Graduao em Comunicao Social da PUC-Rio 07, 08 e 09 de novembro de 2012

A mistura de costumes da sociedade carioca, a abolio da escravatura e a vida social urbana tornaram os batuques africanos menos ostensivos. Portanto, no final do sculo XIX comeava a se desenhar no Rio de Janeiro ritmos musicais tipicamente brasileiros como o lundu, o maxixe e o samba, que comeavam a se incorporar s festas populares e ao espao urbano como forma de integrao social do negro:

Apesar de suas caractersticas mestias, (misto de influncias africanas e europeias), essa msica fermentava-se realmente no seio da populao negra, especialmente depois da abolio, quando os negros passaram a buscar novos modos de comunicao adaptveis a um quadro urbano hostil. (SODR, 1998, p. 13)

Ao discorrer sobre a relao entre samba e indstria, Sodr nos aponta que foi devido a um processo de adaptao e reelaborao de elementos da cultura negra que o samba pde se afirmar como gnero-sntese (SODR, 1998, p. 35) apropriado para a radiodifuso, gravao e comercializao em termos capitalistas, acompanhado da profissionalizao dos msicos negros e mestios7 como meio de integrao social. O autor no descarta o fato de que a busca por uma identidade nacional da elite poltica e intelectual processada nos anos 20 e 30 tenha possibilitado sua intensa comercializao nos moldes urbano-industriais, entretanto, ele encara esse elemento mais como uma expropriao do que uma negociao, como faz Vianna. No entanto, afastando-se de uma viso mecanicista, Sodr coloca que essa expropriao no se trata de um roubo deliberado, mas sim de uma consequncia da prpria lgica do modo de produo industrial capitalista:

O samba tradicional passou a servir de fonte para uma variedade de produtos destinados ao consumo das camadas mdias urbanas. Esses produtos [...] sustentam a penetrao do disco como bem de consumo apoiado nas indstrias do rdio e da televiso na sociedade brasileira. (SODR, 1998, p. 50)

Apesar de constatar esse movimento de entrada do samba na indstria cultural e do espetculo, Sodr nos indica que nenhum poder se exerce sem que haja resistncia
7

Nesses msicos, o samba era uma referncia permanente, que se podia recalcar ou exibir, de acordo com as circunstncias. (SODR , 1998, p. 37)

IX POSCOM Seminrio dos Alunos de Ps-Graduao em Comunicao Social da PUC-Rio 07, 08 e 09 de novembro de 2012

(SODR, 1998, p. 55) relembrando o trabalho do filsofo Michel Foucault. Mesmo fazendo parte do sistema ideolgico dominante, o samba sempre possuiu espaos e circuitos de produo paralelos que permitem que ele se mantenha como um movimento de afirmao e continuidade dinmica e histrica de valores da cultura negra:

no interior desses lugares paralelos que o samba pode ainda hoje constituir-se numa prtica de resistncia cultural negro-popular. [...] O samba, entretanto, muito mais que uma pea de espetculo, com mal definidas compensaes financeiras. O samba o meio e o lugar de uma troca social, de expresso de opinies, fantasias e frustraes, de continuidade de uma fala (negra) que resiste sua expropriao cultural. (SODR, 1998, pp. 58)

Associando o sentido de identidade e resistncia negra ao samba, ressaltando o lugar do corpo negro na gnese e desenvolvimento dessa manifestao cultural, Sodr se contrape a Vianna e sua tese mediadora da consagrao do samba como msica smbolo da brasilidade. Para o primeiro o corpo a chave para o entendimento do samba como prtica social de resistncia, j o segundo v nele um gnero musical construdo por mediaes interculturais. nesse contraponto que vamos nos deter para analisar o lugar do corpo nas rodas de samba e nos programas televisivos.

O corpo, a roda e a TV

Compartilhamos com Muniz Sodr a perspectiva de que o samba foi alado a gnero musical smbolo da brasilidade mais por uma expropriao do que por um intercmbio cultural. A questo da negociao, como insiste Vianna, de fato ocorreu, mas no somente por existir certa promiscuidade entre elite brasileira e povo brasileiro (VIANNA, 2004, p. 69), mas justamente pelo carter de resistncia do samba. A distino de classes no campo artstico musical vem sendo feita desde os tempos coloniais entre a msica dita erudita e a popular8. Os privilgios classistas das
8

O que ainda hoje pode ser notado em relao ao funk, msica contempornea dos morros cariocas, que sofre constante discriminao e perseguio. J houve ocasies em que comunidades foram proibidas de realizar os bailes funks e esse quadro s foi revertido a partir da militncia de setores organizados como o caso do movimento APAFUNK (Associao dos profissionais e amigos do funk).

IX POSCOM Seminrio dos Alunos de Ps-Graduao em Comunicao Social da PUC-Rio 07, 08 e 09 de novembro de 2012

elites sempre geraram movimentos de preconceito e excluso, o que relatado por diversos sambistas, a exemplo de Joo da Baiana, com as detenes de instrumentos e de pessoas por se fazer samba ou macumba (a tentativa de represso dos corpos se dava at no nvel da legalidade). A manuteno desses hbitos parte da resistncia cultural negro-popular frente hegemonia dos setores dominantes, fator este que no pode ser minimizado, como faz Vianna, mesmo no perodo em que o samba smbolo de brasilidade. E, neste sentido, a converso de uma simbologia popular e tnica em nacional acaba por velar a dominao social da classe hegemnica, o que torna ainda mais difcil a sua denncia. Esse cenrio se diverge daquele pintado por Vianna, onde a diferena de poder no interfere nas relaes socioculturais para a consolidao do samba como ritmo musical nacional. O socilogo Florestan Fernandes j indicara em seu trabalho A integrao do negro na sociedade de classes (1978), como as classes dominantes permaneceram com uma ideologia arcaica em relao aos negros libertos e seus descendentes, mesmo num contexto histrico de modernizao capitalista. Para ele, a democracia racial um mito que acaba por isentar a classe dominante majoritariamente branca e responsabiliza a populao negra pela sua insero debilitada na sociedade moderna brasileira. Ao retomar Fernandes neste debate, no pretendemos aqui indicar, tal como ele, que a questo racial essencialmente uma questo econmica ligada ao modo de produo capitalista, entretanto, necessrio o encadeamento das questes de raa e classe. Isso porque a questo da presena versus invisibilidade do corpo negro na sociedade brasileira vai muito alm das suas manifestaes culturais, mas tambm se d primordialmente no mbito socioeconmico. Para direcionar a chave de leitura da luta de classes para o campo cultural, vamos nos valer da posio do psiclogo Jos Novaes, que tambm se debrua na temtica do universo musical do samba. Em seu livro Nlson Cavaquinho: luto e melancolia na Msica Popular Brasileira (2003), ele dialoga com Hermano Vianna e aponta que este acentuou o carter de construo do conceito de nacionalidade, desvinculou o sentido do popular de uma viso de classes da sociedade e, por

IX POSCOM Seminrio dos Alunos de Ps-Graduao em Comunicao Social da PUC-Rio 07, 08 e 09 de novembro de 2012

consequncia, no deu significncia para uma diferenciao entre o popular e o hegemnico. Novaes recusa a viso que denomina de idlica e mitificadora acerca das relaes socioculturais interclassistas descritas por Vianna, que ao se afastar de uma viso de classes, se apoia nas teses freyrianas de valorizao da mestiagem para tratar da exaltao do samba na elaborao da identidade nacional. Para o psiclogo, a principal crtica a ser feita ao trabalho do Vianna a rejeio do conceito de classes e luta de classes, [...] desqualificando muitos e muitos anos de lutas dos dominados, em busca de sua insero social (NOVAES, 2003, p. 50). Essa questo acaba acarretando tambm na negao dos sentidos de resistncia e dominncia, e no apaziguamento da dicotomia, mesmo que dialtica, entre cultura popular e cultura erudita presente na sociedade. Desse modo, o corpo negro no foi de todo reprimido e invisibilizado. Referenciando o pensamento de Foucault (1976), mesmo o desenvolvimento do biopoder e dos dispositivos da biopoltica que insere o racismo nos mecanismos do Estado moderno para manuteno da dominncia nas relaes de poder no pde cont-lo. Por isso, a necessidade da negociao, da apropriao de elementos da cultura negro-popular para a simbologia brasileira. No toa que foi no contexto do governo populista de Getlio Vargas que o samba finalmente se consagra e se solidifica como smbolo da identidade nacional. Refutar a tese de Hermano Vianna no implica em coloca-lo numa posio de intelectual racista. Em seu artigo Mestiagem fora de lugar (2004), ele defende que a valorizao da mestiagem pode ser um trunfo brasileiro no combate ao preconceito e discriminao. A realidade emprica, no entanto, nos mostra que, em geral, os mestios se encontram em posies muito semelhantes dos negros e que, muitas vezes, a afirmao da mestiagem se d na tentativa de minimizao ou negao da negritude. Portanto, a filiao terica freyriana de Vianna num momento histrico no qual o discurso de valorizao da mestiagem j foi relativizado, faz com que seu trabalho tenha uma abordagem altamente apaziguadora e dissimuladora dos conflitos raciais e classistas. E esta sua perspectiva perpassa seu trabalho como produtor cultural, como fica claro no j citado programa Esquenta de Regina Cas na TV Globo, que tem uma

IX POSCOM Seminrio dos Alunos de Ps-Graduao em Comunicao Social da PUC-Rio 07, 08 e 09 de novembro de 2012

atuao muito semelhante da elite intelectual pintada pelo antroplogo em O mistrio do Samba: a postura de validadora da cultura popular brasileira. claro que, em muitos casos, isso ajuda a veicular certas manifestaes culturais populares. Entretanto, a seleo dos contedos e formatos dessas manifestaes continua sendo feita por uma elite cultural/ intelectual que passa pelo prprio Hermano Vianna e pela apresentadora, e chega ao grande pblico como se fosse uma festa das massas populares brasileiras, mais uma vez transformando em alegoria nacional (uma espcie de gente que faz, ou sou brasileiro e no desisto nunca, para citar alguns jarges propagandsticos) as manifestaes culturais dos setores subalternos de nossa sociedade, principalmente dos afrodescendentes. Temos a novamente a apropriao da cultura popular pela sociedade do espetculo e, em muitos casos, pela indstria cultural. nesse momento que se distorce a questo da identidade cultural desses setores, que passam a ser representados pelos meios de comunicao oficias e pelo prprio mercado. Quando da apropriao de uma prtica cultural como o samba, seja pela indstria cultural, seja pelos meios de comunicao, o lugar do corpo pedido pela sncopa, como elabora Muniz Sodr, necessariamente formatado, quando no suprimido. Note-se, por exemplo, a liberdade do corpo numa roda de samba, onde o pblico interfere na apresentao cantando, danando, batendo palmas, puxando uma msica. Agora compare a isso o pblico do Sambdromo, enfileirado na arquibancada, de interao reduzida com os componentes e a bateria da Escola, onde at mesmo os que desfilam so enquadrados pelo espao temporal da avenida. O formato de crculo da roda de samba foi desfeito para se tornar uma linha reta, onde o desfile assume a conformao de uma corrida/disputa e no de uma interao social. Quando nos dirigimos para a TV, esse corpo fica ainda mais suplantado: o pblico nos auditrios e os artistas no palco. A espontaneidade perdida pela supresso do corpo e pela tambm perda de tempo e espao, no permitidos pelos cenrios e tempos de gravao. A atuao de Hermano Vianna e Regina Cas como mediadores da cultura popular brasileira acaba por tornar uma manifestao cultural como o samba em uma cultura formatada, que vai contra o meio de comunicao mais pedido por este gnero musical, que o prprio corpo. E quando se reprime o corpo, se reprime tambm a prpria

IX POSCOM Seminrio dos Alunos de Ps-Graduao em Comunicao Social da PUC-Rio 07, 08 e 09 de novembro de 2012

identidade cultural negra, aquela mesma referida por Stuart Hall como sutura entre as subjetivaes e os discursos que habitam o mundo. Muitas vezes essa identidade distorcida por ser apresentada como alegoria, como extico ou excntrico. A cultura popular acaba ficando sujeita a estereotipaes, figurinos exuberantes e o corpo negro, muitas vezes, representado somente pela voluptuosidade da Globeleza. Referncias
CABRAL, S. As escolas de samba do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Lumiar Editora, 1996.

DINIZ, A. Almanaque do samba: a histria do samba, o que ouvir, o que ler, onde curtir. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2006.

FERNANDES, F. A integrao do negro na sociedade de classes. So Paulo: tica, 1978. FOUCAULT, M. Aula de 17 de maro de 1976. In: Em defesa da sociedade. So Paulo: Martins Fontes, 2005.

HALL, S. A centralidade da cultura: notas sobre as revolues culturais do nosso tempo . Traduo e reviso de Ricardo Uebel, Maria Isabel Bujes e Marisa Vorraber Costa. Disponvel em: <http://www.ufrgs.br/NECCSO/downloads_pesquisadores.htm>. Acesso em: 29/05/2012.

________. Da dispora: identidades e mediaes culturais. Organizao Liv Sovik; Traduo de Adelaine La Guardia Resende et al. Belo Horizonte: UFMG; Braslia: UNESCO, 2003.

NOVAES, J. Nlson Cavaquinho: luto e melancolia na Msica Popular Brasileira. Rio de Janeiro: Intertexto/ Oficina do autor, 2003.

SODR, M. Samba, o dono do corpo. Rio de Janeiro: Mauad, 1998.

THOMPSON, E. P. Costumes em comum: estudos sobre a cultura popular tradicional. So Paulo: Companhia das Letras, 1998. VIANNA, H. Mestiagem fora de lugar. Caderno Mais! Folha de S. Paulo, So Paulo, pp. 4-6, 27 jun. 2004.

VIANNA, H. O Mistrio do Samba. Rio de Janeiro: Jorge Zahar/ UFRJ, 2004.

You might also like