You are on page 1of 11

Com partilhar

mais

Prximo blog

Criar um blog

Login

"No basta ensinar ao homem uma especialidade. necessrio adquirir sentimentos, compreender as motivaes para determinar com exatido o seu lugar".

tecnologia

PROBLEMAS AMBIENTAIS URBANOS E RURAIS - RESUMO


1 INTRODUO Eroso, desmatamento, poluio, lixo e queimadas so alguns dos principais problemas ambientais em qualquer lugar do planeta. Neste trabalho so apresentadas algumas tcnicas e solues, formas de participao e discute-se o que esperar da sociedade. No esquea que cada problema a superar uma oportunidade de fazer algo positivo. Temos, pois a oportunidade de pensar na conservao e no meio ambiente, num amplo contexto educacional. Assim fazendo, podemos chegar nova gerao e demonstra-lhe a beleza e as vantagens do mundo que a cerca. E lembre-se da frase de "O Pequeno Prncipe" (Antoine de Saint Exupry): Tu te tornas responsvel por aquilo que cativas 2 DESENVOLVIMENTO 2.1 PRINCIPAIS PROBLEMAS AMBIENTAIS Estudo do IBGE publicado na Folha de So Paulo sob o ttulo Suplemento de Meio Ambiente, em 2002, realizado em parceria com o Ministrio do Meio Ambiente [ MMA], em todos os municpios brasileiros, mostra dados impressionantes: 47% das cidades sofreram prejuzo na sua agricultura, pecuria e pesca, por problemas ambientais; 41% dos municpios foram atingidos por desastres ambientais, como deslizamentos de terra, seca, eroso do solo e outros; 38% dos municpios tm seus rios e enseadas contaminados; 33% dos municpios tm problemas de poluio no solo, provocados principalmente pelos lixes (inclusive hospitalar); 22% das cidades tm problema de contaminao do ar. As principais fontes poluidoras foram: 1. Queimadas (64%), 2. Vias no pavimentadas (41%), 3. Atividade industrial (38%), 4. Agropecuria (31%) 5. Veculos (26%). O trabalho do IBGE mais um alerta de que o ambientalismo no um capricho de "adoradores de florestas", mas sim um ponto relevante e com significativo impacto econmico, que precisa sempre ser levado em conta. O que voc acha que ns, pobres mortais que no dispomos de autoridade administrativa podemos fazer para reverter essa situao? Todas as agresses ambientais tm como palco, a bacia hidrogrfica. Assim, a EMBRAPA bolou um Plano de Manejo Integrado de Bacia Hidrogrfica MIBH. FAUSTINO (1996) apresenta um exemplo de Matriz Lgica, referente problemtica de uma bacia. Trata-se de um Quadro com

5 linhas e 4 colunas, com quatro dos principais problemas ambientais: 1) Desmatamento acelerado:

CAUSAS: presso sobre novas reas; explorao madeireira; falta de fiscalizao.CONSEQUNCIAS: degradao do solo; inundaes de baixios; descrdito institucional. SOLUES: reflorestamento; plano de manejo florestal; gesto de polticas.

2) Perda de solo:

CAUSAS: eroso; prticas inadequadas de cultivo. CONSEQUNCIAS: baixa produtividade; assoreamento; diminuio do valor da terra. SOLUES: prticas de conservao do solo.

3) Qualidade da gua:

CAUSAS: contaminao por agrotxicos; poluio por esgotos; falta de fiscalizao.CONSEQUNCIAS: doenas; custo do tratamento (da gua); falta de gua. SOLUES: uso racional de agrotxicos; tratamento dos esgotos; aplicao das leis.

4) Baixa produtividade agrcola: CAUSAS: falta de conhecimento; conflitos de uso da terra; falta de recursos p/produo.CONSEQUNCIAS: diminuio da oferta; importao de produtos; aumento de preos. SOLUES: tecnificao; incentivos para a produo agrcola; planejamento de uso da terra.

Como podemos ver, at que no difcil organizar as ideias e apresentar, numa planilha, os problemas ambientais, seguidos das suas causas, consequncias e solues. Como num tabuleiro de xadrez. Falta apenas uma coisinha: implementar as solues. 2.2 POLUIO DO SOLO

A poluio do solo ocorre pela contaminao deste atravs de substncias capazes de provocar alteraes significativas em sua estrutura natural. O solo, tambm chamado de terra, fundamental para a vida de todos os seres vivos do nosso planeta. Ele o resultado da ao conjunta de agentes externos: chuva, vento, umidade, etc, enriquecidos com matria orgnica (restos de animais e plantas). O solo a camada mais fina da crosta terrestre e se localiza na superfcie externa. Para que os alimentos dele retirados sejam de qualidade e em quantidade suficiente para atender as necessidades da populao, o solo deve ser frtil, ou seja, deve ser um solo saudvel e produtivo. Quando o solo poludo, os alimentos nele cultivados ficam

contaminados. A poluio do solo tem como principal causa o uso de produtos qumicos na agricultura chamados de agrotxicos. Eles so usados para destruir pragas e at ajudam na produo, mas causam muitos danos ao meio ambiente, alterando o equilbrio do solo e contaminando os animais atravs das cadeias alimentares. CAUSAS E CONSEQUNCIAS . Substncias como lixo, esgoto, agrotxico e outros tipos de poluentes produzidos pela ao do homem, provocam srios efeitos no meio ambiente. Poluentes depositados no solo sem nenhum tipo de controle causam a contaminao dos lenis freticos (ocasionando tambm a poluio das guas), produzem gases txicos, alm de provocar srias alteraes ambientais como, por exemplo, a chuva cida. O lixo depositado em aterros responsvel pela liberao uma substncia poluente que mesmo estando sob o solo, em buracos "preparados" pra este fim, vaza promovendo a contaminao do solo. Outro problema grave que ocorre nestes aterros a mistura do lixo txico com o lixo comum. Isto ocorre pelo fato de no haver um processo de separao destes materiais. Como consequncia disso, o solo passa a receber produtos perigosos e com grande potencial de contaminao misturado com o lixo comum.
SOLO DESGASTADO

A poluio do solo tem como principal causa o uso de produtos qumicos na agricultura chamados de agrotxicos. Eles so usados para destruir pragas e at ajudam na produo, mas causam muitos danos ao meio ambiente, alterando o equilbrio do solo e contaminando os animais atravs das cadeias alimentares. , mas no so apenas os agrotxicos que poluem os solos. Existem outros responsveis que causam muitos problemas ao solo. So eles:

ATERROS

Os aterros so terrenos com buracos cavados no cho forrados com plstico ou argila onde o lixo recolhido na cidade depositado. A decomposio da matria orgnica existente no lixo gera um lquido altamente poluidor, o chorume, que mesmo com a proteo da argila e do plstico nos aterros, no suficiente e o liquido vaza e contamina o solo.

LIXO TXICO

outro problema decorrente dos aterros. Como no h um processo de seleo do lixo, alguns produtos perigosos so aterrados juntamente com o lixo comum, o que causa muitos danos ao lenol fretico, uma camada do solo onde os espaos porosos so preenchidos por gua

LIXOS RADIOATIVOS

Este lixo produzido pelas usinas nucleares e causam srios problemas sade. O Brasil no tem depsitos adequados para armazenar o lixo radioativo. O dado foi revelado pela pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE), intitulada "Indicadores de Desenvolvimento Sustentvel". O relatrio indica que o lixo radioativo produzido por indstrias e hospitais, que representam 13,7 mil metros cbicos, e pelas usinas Angra 1 e Angra 2, 2,08 mil metros cbicos, ficam temporariamente armazenados em centros vinculados Comisso Nacional de Energia Pblica (Cnem). O solo ou terra composto por quatro partes: ar, gua, matria orgnica e mineral. Estes minerais se misturam uns com os outros. A matria orgnica se mistura com a gua e a parte mineral e o ar fica guardado em buraquinhos que chamamos de poros do solo, onde tambm fica a gua. So destes poros que as razes das plantas retiram o ar e a gua que necessitam. Por isso to importante que no tenha poluio no solo. como um ciclo: ns plantamos, cuidamos e colhemos os vegetais que por sua vez, sero utilizados em nossa alimentao. Se o solo estiver poludo, os vegetais sero contaminados, portanto no podemos comer. Se ns comermos, tambm seremos contaminados, o que pode trazer muitos riscos para a nossa sade.

EROSO DO SOLO No incio deste trabalho, mostramos resumidamente os 4 principais problemas da degradao ambiental em uma bacia hidrogrfica (a Matriz Lgica): desmatamento, perda de solo, qualidade da gua e baixa produtividade agrcola. Como todos tm a ver com a agricultura vamos discutir a eroso. Eroso, do Lat. erosione. s.f., ato de corroer lentamente; corroso; processo pelo qual pequenas partculas de rocha e solo se separam da sua localizao original, so transportadas e depois depositadas noutro local pela ao de agentes erosivos geolgicos ou naturais ou pelas atividades humanas. Este fenmeno tem incio com o desmatamento. As gotas de chuva, ao atingirem o solo desnudo, desagregam as partculas do solo, que so levadas pela enxurrada para assorear rios e lagos. Pior, que junto com a gua, vo tambm bactrias, agrotxicos, fsforo e potssio, alm de outras impurezas. Esses 2 ltimos elementos, em excesso, causam eutrofizao ("apodrecimento") dos mananciais. No caminho da gua, podem abrir-se valas enormes, chamadas de voorocas. Os sais minerais do solo, so os principais alimentos das plantas (juntamente com os gases oxignio, nitrognio, carbnico e a prpria gua) e, como so muito solveis, a chuva costuma lav-los e lev-los, para fora do alcance das razes, baixando a produtividade agrcola. SOLUES EXEQUVEIS : No agricultar reas de preservao permanente (Conama 303/03). Reflorestamento ou cobertura do solo (com palha ou lona plstica). Prticas agrcolas: curvas de nvel, plantio direto e cobertura morta. Bacias de infiltrao, lateralmente s estradas vicinais. Macrodrenagem e drenagem agronmica (a nvel de parcela). Plasticultura: plantio sob estufas de plstico. Pneus usados na conteno de encostas e em voorocas. Preferir a irrigao pressurizada (asperso) de superfcie (sulcos). Preservao da vegetao nativa em terrenos muito declivosos. Usar leguminosas (com sementes inoculadas com bactrias fixadoras de nitrognio do ar) nas reas j degradadas. No utilizar para agricultura (ou pecuria), solos arenosos, em regies de alta pluviosidade, como a Amaznia. CONSEQUNCIAS: A eroso do solo to comum entre ns que, em qualquer estao de tratamento de gua (ETA) ou de esgotos (ETE), a primeira estrutura hidrulica exigida (logo depois da grade, para conter o lixo), a CAIXA DE AREIA. Trata-se de um canal comprido, dimensionado para obrigar a gua a perder velocidade (Q=A.V ou vazo = rea da seo x velocidade); quando V=0,3m/s ou menor, a energia da gua no mais suficiente para empurrar as partculas do solo e estas, pelo seu prprio peso, ficam no fundo do canal, sendo retirada dali periodicamente. Essas partculas, alm de assorearem as estruturas, atrapalham os processos fsicos e biolgicos do tratamento da gua ou esgoto. Nos mananciais, as partculas do solo: fazem crescer exageradamente as algas (por carregarem consigo Fsforo [P] e Potssio [K], elementos eutrofizantes; entopem as guelras dos peixes e cobrem seus ovos; diminuem o poder de penetrao da luz solar; mudam a salinidade, a cor e o pH da gua,

alm de outros estragos ambientais.

2.3 POLUIO DO AR Prejuzos para o meio ambiente, chuva cida, cidade poludas, gases txicos, poluio atmosfrica, queima de combustveis fsseis, doenas causadas pela poluio do ar. Desde a metade do sculo XVIII, com o incio da Revoluo Industrial na Inglaterra, cresceu significativamente a poluio do ar. A queima do carvo mineral (fonte de energia para as mquinas da poca) jogava na atmosfera das cidades industriais da Europa, toneladas de poluentes. A partir deste momento, o homem teve que conviver com o ar poludo e com todas os danos advindos deste "progresso" tecnolgico. CAUSAS E CONSEQUNCIAS Nos dias de hoje, quase todas as grandes cidades mundiais sofrem com os efeitos da poluio do ar. Cidades como So Paulo, Belo Horizonte, Tquio, Nova Iorque e Cidade do Mxico esto na relao das mais poludas do mundo. A poluio gerada nos centros urbanos de hoje so resultado, principalmente, da queima dos combustveis fsseis como, por exemplo, carvo mineral e derivados do petrleo (gasolina e diesel). A queima destes produtos tem lanado um alto nvel de monxido e dixido de carbono na atmosfera terrestre. Estes dois combustveis so responsveis pela gerao de energia que, alimenta os setores industrial, eltrico e de transportes de grande parte das economias do mundo. Portanto, coloca-los de lado atualmente extremamente complicado. Este tipo de poluio tem provocado muitos problemas nas grandes cidades. A sade das pessoas, por exemplo, a mais afetada com a poluio atmosfrica. Vrias doenas respiratrias como a bronquite, rinite e asma levam milhares de adultos e crianas aos hospitais todos os anos. A poluio tambm tem causado danos aos ecossistemas e ao patrimnio histrico e cultural. Resultado desta poluio, a chuva cida mata plantas, animais e vai corroendo, com o passar do tempo, monumentos histricos (prdios, monumentos, igrejas etc). Nos ltimos anos, a Acrpole de Atenas passou por um processo de restaurao, pois a milenar construo grega estava sofrendo desgaste com a poluio da capital da Grcia. O clima do planeta tambm afetado pela poluio atmosfrica. O fenmeno do efeito estufa est aumentando a temperatura no planeta Terra. Ele ocorre da seguinte forma: os gases poluentes formam uma camada de poluio na atmosfera, impedindo a dissipao do calor. Desta maneira, o calor fica concentrado nas camadas baixas da atmosfera, provocando mudanas no clima. Pesquisadores afirmam que j est ocorrendo a elevao do nvel de gua dos oceanos, provocando o alagamento de ilhas e cidades litorneas. Muitas espcies animais podero entrar em extino e tufes e maremotos podero ocorrer com mais frequncia e intensidade. Diante das notcias negativas, o homem tem procurado encontrar medidas para solucionar estes problemas ambientais. Os sistemas tecnolgicos esto avanando no sentido de criar mquinas e combustveis cada vez menos poluentes ou que no gerem nenhuma poluio. Muitos automveis j esto utilizando gs natural como combustvel. No Brasil, por exemplo, temos milhes de automveis movidos a lcool, combustvel renovvel, no fssil, que polu pouco. Testes realizados com hidrognio tem mostrado que num futuro bem prximo, os carros podero usar um tipo de combustvel que lana no ar apenas vapor de gua. Existe poluio do ar quando a presena de uma substncia estranha ou a variao importante na proporo de seus constituintes pode provocar efeitos prejudiciais ou doenas. Essas substncias estranhas encontram-se suspensas na atmosfera, em estado slido ou gasoso e so chamadas agentes poluentes, divididas em 5 grupos: Monxido de carbono provoca asfixia; Partculas responsveis por bronquites; xidos de enxofre agente da chuva cida; Hidrocarbonetos agentes de vrias doenas; e xidos de nitrognio pode provocar nevoeiros e doenas.

CAUSAS MAIS COMUM Atividades industriais e mineradoras, escapamento de veculos, queimadas, lixes, erupes vulcnicas e outras. A maior parcela da poluio do ar produzida pela queima de combustveis fsseis, como o carvo e o petrleo. Uma parte do material em suspenso precipita nas rvores, casas e solo: a chamada precipitao seca. O resto, permanece no ar durante semanas e transportado pelo vento a longas distncias. Pesquisa da Universidade de So Paulo, revelou que a poluio do ar a responsvel por 32% das mortes de cardacos na cidade de So Paulo e que, s na regio metropolitana, morrem cerca de 8 pessoas por dia, por causa dos gases de veculos. Outra pesquisa, agora do IBGE, em todos os municpios brasileiros (maio/05), mostrou que as queimadas so a terceira maior causa da poluio do ar no Brasil, s perdendo para as atividades industriais e os veculos automotores. Segundo a legislao em vigor, todas as fontes de poluio do ar devem se adequar a determinadas condies, de forma a no ocasionarem danos ao ambiente e populao. Assim, toda fonte de poluio existente que no esteja adaptada lei, pode se denunciada ao rgo ambiental competente, o qual estabelecer um prazo vivel para que seja feita a adequao aos padres estabelecidos. AS BACIAS AREAS so reas homogneas (definidas pelo seu relevo, cobertura do solo e clima), delimitadas pela topografia e espaos areos (vertical e horizontal) de uma regio, utilizadas no estudo da poluio atmosfrica. Justificativa: A qualidade do ar urbano, em algumas regies (lembram-se de como era a cidade de Cubato-SP[ na dcada de 80, "uma das cidades mais poludas do mundo"], tem-se tornado uma ameaa para a sade e bem estar das pessoas e do meio ambiente em geral. Rio e So Paulo so 2 belos exemplos. Esse instrumento possibilita a elaborao de diagnsticos que facilitam a tomada de decises relativas ao licenciamento das atividades poluidoras e as eventuais aes de controle necessrias. O ndice de Qualidade do Ar - IQA A Resoluo CONAMA n.3, de 28/06/90, fixa as concentraes mximas permissveis de poluentes do ar, sendo tolerveis os seguintes limites.

Partculas totais em suspenso (PTS): 240 ug/m3x24h Partculas inalveis c/d<10micron (PM10): 150 ug/m3x24h Dixido de enxofre (SO2): 365 ug/m3x24h Dixido de nitrognio (NO2): 320 ug/m3x1h Oznio (O3): 160 ug/m3x1h Monxido de carbono (CO): 9.000 ug/m3x8h

nota : ug/m3x24h significa: microgramas de partculas por metro cbico de ar, durante o tempo de amostragem de 24 horas. Para a composio do ndice de Qualidade do Ar IQA, as concentraes de poluentes (cujas faixas de tolerncia so especificadas na Resoluo 3/90) foram classificadas do seguinte modo:

Bom: 0 50, Seguro sade, cor verde Regular: 51 100, Tolervel, cor amarela Inadequada: 101 199, Imprprio, cor laranja M: 200 299, Ofensivo sade, cor vermelha Pssima: 300 399, Ofensivo sade, cor marrom Crtica: > 400, Ofensivo sade, cor preta Assim, para o clculo do IQA, tomam-se a mdia de cada um dos 6 poluentes do ar e, num grfico em papel milimetrado, colocam-se no eixo horizontal os valores mximos das faixas de tolerncia e, no eixo vertical, os valores mximos do IQA: 50, 100, 200, 300, 400 e 500 (este ltimo, para acomodar valores acima de 400). Plotam-se os valores limites do poluente em cada faixa do IQA e unem-se esses pontos por uma reta. Est pronto o gabarito. Agora, s tomar o valor da mdia calculada e, entrando-se no grfico correspondente pelo eixo horizontal; traa-se uma linha de chamada at a reta (anteriormente traada) e da, horizontalmente, at o eixo vertical, onde se l o valor correspondente faixa de IQA (Bom, Regular, etc.).

CRDITOS DE CARBONO, A MOEDA ECOLGICA COMO INVESTIR EM MEIO AMBIENTE, o tema anuncia o Brasil como o primeiro Pas, em todo o mundo, a se beneficiar (concretamente) com recursos internacionais dos Crditos de Carbono. Por estarmos tratando de poluio atmosfrica e esse gs (o CO2 ou dixido de carbono) ser uma das vedetes do efeito estufa, "como diz a vinheta das novelas da Globo, vale a pena ver de novo". O Protocolo de Kioto (PK para os ntimos), negociado pela Comisso da ONU para a Mudana do Clima e

assinado (menos pelos EUA e Austrlia) em 1997, obriga os pases desenvolvidos a reduzir as emisses dos gases do efeito estufa. A meta a reduo, entre 2008 e 2012, em mdia, 5% em relao s emisses registradas em 1990. Para facilitar o cumprimento das metas, o Protocolo criou trs "mecanismos de flexibilizao", um dos quais, o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo MDL, permite a participao dos pases em desenvolvimento, como o Brasil, que no esto includos no PK. Em linhas gerais, o MDL permite, p.ex., que uma indstria de um pas desenvolvido (que esteja sujeito meta de reduo de emisses), possa atender parte de suas exigncias, adquirindo "crditos" associados a projetos de florestamento ou tecnolgicos de reduo de emisses, executados por empresas de pases em desenvolvimento. A reduo certificada de emisses est sendo negociada por 8 a 10 dlares por tonelada de dixido de carbono e os crditos europeus, por cerca de 35 dlares. Em 2003, foram negociados US$ 330 milhes em todo o mundo e as projees indicam um grande incremento no mercado global, que poder chegar a US$ 13 bilhes em 2007. Est sendo criado em SP o Mercado Brasileiro de Reduo de Emisses (MBRE), com o objetivo de organizar um mercado de crditos de carbono, tornando o Pas referncia mundial no campo das negociaes com carbono. Com as catstrofes climticas atuais, esperamos sobreviver pra ver no que vai dar. A CHUVA CIDA A gua da chuva atinge o solo j poluda (por 2 dos agentes , o dixido de enxofre ou SO2 e o xido de nitrognio ou NOx). Essas substncias, que saem das chamins das fbricas, reagem na atmosfera com a gua, o oxignio e outras, transformando-se em vrios compostos cidos, como o cido sulfrico ou H2SO4 e o cido ntrico ou HNO3, que so arrastados pelas gotas de chuva com o nome de chuva cida. Segundo a Agncia de Proteo Ambiental Americana EPA, cerca da metade da acidez na atmosfera atinge o solo pela deposio seca, ou seja, no sob a forma de chuva, mas sim de gases cidos e partculas slidas. O vento sopra-as para os edifcios, carros, casas e rvores, de onde podem ser lavadas pelas chuvas. Efeitos: Danos s florestas, ao solo, peixes, outros seres vivos e ao homem. E ainda corri as obras de arte expostas ao ar livre, principalmente as esculturas de mrmore. Os riscos de acidentes so enormes e vale a pena "ficar de olho" (mas no para cima). Como medir: A quantidade de ons livres de hidrognio (H+) na gua dada pelo pH (potencial de Hidrognio ionte) e causa a sua acidez (pH baixo) ou alcalinidade (pH alto, no mximo, 14). Mede-se com um aparelho chamado peagmetro ou tem-se uma noo com o papel de Tournassol. Vejamos alguns casos, na prtica. pH = 1.0 (cido sulfrico) pH = 4.2 (todos os peixes morrem) pH = 4.2 a 5.0 (CHUVA CIDA) pH = 5.6 (chuva limpa) pH = 6.5 (lago saudvel) pH = 7.0 (gua pura) pH = 8.0 (gua do mar) Material Particulado Inalvel A emisso excessiva de poluentes do ar tem provocado srios danos sade como problemas respiratrios (bronquite crnica e asma), alergias, leses degenerativas no sistema nervoso ou em rgos vitais e at cncer. Esses distrbios agravamse pela ausncia de ventos e no inverno com o fenmeno da inverso trmica (ocorre quando uma camada de ar frio forma uma parede na atmosfera que impede a passagem do ar quente e a disperso dos poluentes). Morreram em decorrncia desse fenmeno cerca de 4.000 pessoas em Londres no ano de 1952. Assim, o material particulado (MP) e o oznio (O3) ao nvel do solo, constituem-se num dos maiores problemas mundiais de sade pblica, com o aumento da mortalidade de doenas respiratrias, cardacas e respiratrias. Sob a denominao geral de material particulado (MP), existe uma classe de poluentes, tais como: poeiras, fumaas e todo tipo de material slido e lquido que, devido ao seu pequeno tamanho, se mantm suspenso na atmosfera. Fontes: As fontes emissoras so as mais variadas: gases de escapamento dos veculos, fumaas expelidas pelas chamins das fbricas, "fuligens" das queimadas, poeiras das pedreiras e marmorarias e outras. O perigo das partculas: Partculas < 10u (com dimetro inferior a dez mcron) tm mais facilidade de penetrar no sistema respiratrio humano. So representadas por MP10. Partculas < 5u so mais fceis de alcanar os pulmes e seus alvolos. So conhecidas como Partculas Respirveis de Alto Risco (MP2.5). Como no so retidas pelas

defesas do organismo (nariz e mucosas), causam irritao e doenas crnicas, transportando para os pulmes substncias txicas e cancergenas. Causam danos s estruturas e fachadas dos edifcios, vegetao (o dixido de enxofre, p.ex., prejudica a fotossntese, por destruir a clorofila) e so responsveis pela reduo da visibilidade (podendo causar srios acidentes terrestres ou areos). Curiosidade: O homem em repouso deixa passar pelos seus pulmes, cerca de 12m3/d de ar atmosfrico e seus alvolos possuem uma rea de 70m2. Se estiver andando, a taxa sobe para 39m3/d; correndo, 94 e subindo escada 115. O perigo das dioxinas Um ltimo lembrete relacionado poluio do ar. A maioria de ns pensa que a maneira mais rpida, prtica e eficiente de se livrar do lixo domstico, principalmente nos locais no servidos pela coleta domiciliar e nas casas de praia (onde esse servio tambm, s vezes, inexistente), queimando-o. Aqui vem o grande perigo: a presena do plstico, faz com que sejam lanadas no ar as temveis Dioxinas, substncias altamente cancergenas, que podem afetar a nossa sade. como cuspir para cima. No faa isso. O melhor enterr-lo (mas sem o plstico do saco). Pelo menos, depois de algum tempo, "vira adubo". 2.3 POLUIO DAS GUAS Poluio de rios e mares, gua poluda, problemas de sade, degradao do meio ambiente, III Frum Mundial da gua. Fundamental para a vida em nosso planeta, a gua tem se tornado uma preocupao em todas as partes do mundo. O uso irracional e a poluio de rios, oceanos, mares e lagos, podem ocasionar, em breve, a falta de gua doce, caso no ocorra uma mudana drstica na maneira com que o ser humano usa e trata este bem natural. CAUSAS E CONSEQUNCIAS Os principais fatores de deteriorizao dos rios, mares, lagos e oceanos so: poluio e contaminao por produtos qumicos e esgotos. O homem tem causado, desde a Revoluo Industrial (segunda metade do sculo XVIII), todo este prejuzo natureza, atravs dos lixos, esgotos, dejetos qumicos industriais e minerao sem controle. Em funo destes problemas, os governos com conscincia ecolgica, tem motivado a explorao racional de aquferos (grandes reservas de gua doce subterrneas). Na Amrica do Sul, temos o Aqufero Guarani, um dos maiores do mundo e ainda pouco utilizado.Grande parte das guas deste aqufero situa-se em subsolo brasileiro (regio sul). Pesquisas realizadas pela Comisso Mundial de gua e de outros rgo ambientais internacionais afirmam que cerca de trs bilhes de habitantes em nosso planeta esto vivendo sem o mnimo necessrio de condies sanitrias. Cerca de um milho no tem acesso gua potvel. Em razo desses graves problemas, espalham-se diversas epidemias de doenas como diarreia, leptospirose, esquistossomose, hepatite e febre tifoide, que matam mais de 5 milhes de pessoas por ano, sendo que um nmero maior de doentes sobrecarregam os hospitais e postos de sade destes pases. BUSCA DE SOLUES: Com o intuito de buscar solues para os problemas dos recursos hdricos da Terra, foi realizado no Japo, entre 16 e 23 de maro de 2003, o III Frum Mundial de gua. Polticos, pesquisadores e autoridades de diversos pases aprovaram vrios documentos que visam a tomada de atitudes para resolver os problemas hdricos mundiais. Estes documentos reafirmam que a gua doce extremamente importante para a vida e sade das pessoas e defende que, para que ela no falte no sculo XXI, alguns desafios devem ser urgentemente superados: o atendimento das necessidades bsicas da populao, a garantia do abastecimento de alimentos, a proteo dos ecossistemas e mananciais, a administrao de riscos, a valorizao da gua, a diviso e a eficiente administrao dos recursos hdricos do planeta. Embora muitas solues sejam buscadas em esferas governamentais e em congressos mundiais, no dia-a-dia todas as pessoas podem colaborar para que a gua doce no falte no futuro. A preservao, economia e o uso racional da gua devem estar presentes nas atitudes dirias de cada cidado. A pessoa consciente deve economizar, pois o desperdcio de gua doce pode trazer perigosas consequncias num futuro pouco distante. CURIOSIDADE: Produtos que mais poluem os rios, lagos e mares: detergentes, leos de cozinha, leos de automveis, gasolina, produtos qumicos usados em indstrias, tintas, metais pesados (chumbo, zinco, alumnio e mercrio). 3 LIXO URBANO DE BELO HORIZONTE
BREVE HISTRICO Belo Horizonte, primeira cidade planejada do Brasil, prevista para abrigar trezentos mil

habitantes, teve a higiene e a salubridade includas como requisitos fundamentais. Sua histria marcada por pioneirismo na busca da destinao adequada para o lixo. Para o tratamento do lixo, foi instalado um forno de incinerao, cujo funcionamento se deu desde a fundao da cidade at o ano de 1930.A preocupao com a melhoria do padro de limpeza da capital, aliada ao crescimento da populao e ao consequente aumento da quantidade de resduos descartados exigiu a incorporao de novos recursos para o tratamento do lixo. O forno de incinerao foi, ento, desativado, entrando em funcionamento cem celas de fermentao do sistema "Beccari", Salienta-se a adoo de tecnologia de ponta no tratamento do lixo, na capital mineira. O sistema de fermentao do lixo em celas foi desenvolvido pelo florentino Giovani Beccari, em 1922, e, j em 1929, era implantado em Belo Horizonte. Ao longo da dcada de 60, as celas "Beccari" foram desativadas e a maior parte dos resduos coletados era depositada, a cu aberto, no Vazadouro Morro das Pedras. Nesse local, conhecido popularmente como "Boca do Lixo", mais de 300 pessoas moravam em condies sub-humanas, sobrevivendo da catao das sobras. No perodo das chuvas, nos anos de 1971 e 1972, ocorreram dois trgicos deslizamentos na "Boca do Lixo", ambos com vtimas fatais, gerando pssima repercusso quanto ao processo de degradao da cidade. Em 1972, retoma-se a orientao de gesto adequada dos resduos, com a elaborao do Primeiro Plano Diretor de Limpeza Urbana de Belo Horizonte. A cidade se destaca, mais uma vez, no cenrio nacional, com a implantao, a partir de 1975, do Aterro Sanitrio, para a destinao final da maior parte dos resduos urbanos, e da Usina de Triagem e Compostagem, que permitia o reaproveitamento de pequena parte dos reciclveis e da matria orgnica. O Plano tambm reservou outra rea para aterro sanitrio no municpio, buscando prevenir dificuldades futuras para a identificao de locais no municpio para esse uso. Posteriormente, a rea de Capito Eduardo, que havia sido desapropriada para aterro, foi utilizada para implantao de um conjunto habitacional, deixando o municpio sem opo de local para disposio dos seus resduos urbanos, que so destinados, atualmente, para um aterro sanitrio no municpio de Sabar. No incio da dcada de 90, o lixo urbano j era reconhecido, mundialmente, como um dos mais graves PR oblemas ambientais da atualidade, no s por seu alto potencial poluidor dos solos, da gua e do ar, mas, tambm, pela sua relao com o esgotamento dos recursos naturais. Com o lanamento de novos produtos no mercado e a publicidade se incumbindo de "criar" necessidades, foi gerado um sistema de produo e consumo indutor de desperdcios, com a substituio massificada de produtos durveis por outros, descartveis ou com vida til muito curta. A cultura do desperdcio no Brasil contrape-se, em especial nas grandes cidades, como Belo Horizonte, situao de misria de parte da populao que tem como nica fonte de sobrevivncia e gerao de renda a catao de alimentos e de outros materiais do lixo. Outros problemas das grandes cidades, incluindo Belo Horizonte, so o saturamento da capacidade das reas existentes para aterramento dos resduos e as dificuldades para identificao de novas reas para essa finalidade. A gesto de resduos , portanto, um problema de grande complexidade, que diz respeito sociedade, como um todo. , certamente, o servio pblico que mais depende do envolvimento das pessoas, desde a sua gerao, acondicionamento, coleta, triagem, beneficiamento, reaproveitamento, tratamento e destino final. Em 1993, entretanto, observava-se, em Belo Horizonte, total alheamento da sociedade em relao aos problemas relacionados ao lixo urbano, uma atitude individualista das pessoas em relao ao lixo, assumindo-o como problema seu apenas nos limites do seu espao privado. Novo modelo a partir de 1993 A partir de 1993, a Superintendncia de Limpeza Urbana SLU iniciou a implementao do Modelo de Gesto de Resduos Slidos Urbanos de Belo Horizonte, pelo qual foi reconhecida, nacional e internacionalmente, tendo recebido vrios prmios. Em 1996, o trabalho foi premiado, com destaque, pelo Programa "Gesto Pblica e Cidadania", das Fundaes Getlio Vargas e Ford. Em funo dessa premiao, a SLU foi convidada a apresentar o trabalho e a participar de evento de comemorao de 10 anos de programa anlogo, nos Estados Unidos da Amrica, promovido pela Fundao Ford, em parceria com a Escola de Governo John Kennedy, da Universidade de Harvard. Nesse novo modelo, destacaram-se inovaes tecnolgicas, com nfase segregao dos resduos na fonte e coleta seletiva, visando ao mximo reaproveitamento e reciclagem dos resduos slidos. Foram implantados trs programas de reciclagem: Compostagem simplificada dos resduos orgnicos (restos de alimentos, podas e capina), Reciclagem dos resduos da construo civil (entulho) e Coleta Seletiva dos materiais reciclveis (papel, metal, vidro e plstico). Esses programas, alm de possibilitarem a reduo de materiais que seriam encaminhados ao aterro sanitrio, poupando sua vida til, que j estava prxima de se esgotar, propiciavam economias de recursos naturais e energticos e ainda viabilizavam a gerao de trabalho e renda. A compostagem simplificada foi adotada aps a deciso de se paralisar a Usina de Triagem e Compostagem, que j se encontrava obsoleta. O novo processo passou a ser feito com os resduos orgnicos coletados, seletivamente, em mercados, feiras e sacoles, junto com os materiais oriundos de podas e capinas, e propiciou a produo de um composto de qualidade significativamente superior ao que era produzido na usina. Antes, o composto era feito a partir do material coletado, misturado e

triado posteriormente na usina. A separao no conseguia eliminar a contaminao por cacos de vidro, pilhas, etc., e, alm disso, o processo no tinha o devido controle operacional. O composto resultante, de baixa qualidade, era usado em canteiros centrais e jardins e causava incmodo populao pelo mau cheiro. No novo sistema, o composto gerado a partir da matria orgnica limpa e com rigoroso controle de qualidade passou a ser usado como insumo, em hortas comunitrias e escolares. O programa de reciclagem do entulho da construo civil, com a implantao de unidades de reciclagem em locais de maior gerao desse tipo de resduos na cidade, propiciou economia para a prefeitura, com a utilizao do entulho reciclado em obras de pavimentao, de manuteno de vias pblicas e de construo civil. Permitiu, ainda, a correo da disposio irregular de entulho pela malha urbana. Em estudo realizado em 1993, foram identificadas 134 reas de deposio clandestina na cidade, gerando graves problemas para o municpio e despesas adicionais para o servio de limpeza urbana. A Coleta Seletiva dos materiais reciclveis tambm apresentava desafios tecnolgicos, j que havia poucas experincias no Pas e Belo Horizonte se props a buscar alternativas que viabilizassem a reduo dos altos custos praticados em outros municpios, alm do compromisso de incorporar, efetivamente, a parceria com os catadores, que trabalhavam, de maneira informal e extremamente precria, nas ruas da cidade. Ainda no que se refere inovao tecnolgica, foi promovido o aprimoramento dos servios prestados, com adequao e inovao de equipamentos e instalaes e ampliao do atendimento, contemplando reas excludas ou mal atendidas. Uma soluo criativa permitiu a ampliao dos servios de coleta domiciliar em vilas e favelas, com a utilizao de veculos especiais menores, que viabilizaram o acesso s vias estreitas, em geral com pavimentao irregular e com acentuada declividade. Outra inveno do novo sistema de limpeza urbana foi a criao e instalao de 100 micro pontos de apoio varrio na rea central, pequenas instalaes, do porte de uma banca de revistas, o que permitiu que os garis passassem a ter um local para trocar de roupas, fazer uso de sanitrios, tomar banho aps a jornada de trabalho nas ruas e, tambm, para aquecer suas marmitas. Antes, esses trabalhadores eram obrigados a pedir para usar banheiros em bares e outros estabelecimentos e a fazer suas refeies em praas ou na beira de caladas, sob viadutos, j que era muito difcil encontrar reas disponveis para a construo de pontos tradicionais de apoio varrio, no centro da cidade. Apesar de tantas novidades tecnolgicas, o que mais se destacou no novo modelo de gesto de resduos institudo em 1993 foi a incorporao, de forma intensiva e sistemtica, de componentes de carter social e ambiental. Para isso, foi institudo um processo revolucionrio de mobilizao e participao social no sistema de limpeza urbana, at ento com uma atuao estritamente tcnico-operacional

3 CONCLUSO A Geografia, que tem justamente por preocupao compreender como a o homem interage com o espao e toda a dinmica que envolve este processo, passou a utilizar-se dos estudos da percepo para assim compreender como os homens percebem o espao por eles vivenciado, e encontrar um caminho para rever a questo da degradao do meio ambiente. Aliado a Educao Ambiental (E.A.) que tem com funo principal a formao de cidados conscientes, preparados para a tomada de decises e atuantes na realidade socioambiental. Temos de ter um comprometimento com a vida, o bem estar de cada um e da sociedade, tanto a nvel global como local. Saber-pensar-agir a filosofia de quem est preocupado em defender o Meio Ambiente. As tcnicas comuns da percepo ambiental so: entrevistas, fotografias, "mapas mentais" e registros estruturados. V numa livraria e pea para visitar a estante de Meio Ambiente. No existe. Passe no jornaleiro da esquina e, entre os milhares de CDs, revistas e jornais, procure por algum que d informaes sobre a Natureza. Porn no serve? Responde o jornaleiro. Na TV, espere sentado por algo parecido, procure interagir nos assuntos ambientais locais e globais. E o que EU, simples cidado, tenho a ver com isso ? Quando nos perguntamos o que ns, simples mortais, podemos fazer pelo Meio Ambiente, porque nossa conscincia ambiental aflorou como um boto de rosa desponta num sopro de vida. preciso nos conscientizar. Para sermos saudveis, temos que comear pela sade do meio ambiente. Vamos cuidar bem dele.

4 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

RODRIGUES, Sergio de Almeida; Destruio e equilbrio o homem e o meio ambiente no espao e no tempo 11 edio, SP. Ed. Atual 1989. NEIMAN, Zysman; Era Verde? Ecossistemas brasileiros ameaados 19 edio, SP. Ed. Atual 1991. SCARLATO, Francisco Capuano, ET alii; Do nicho ao Lixo ambiente, sociedade e educao 8 edio. SP. Ed. Atual 1992. FRST, Omar O lixo urbano - apostila do curso de Educao Ambiental- 2006. Jornal Folha de So Paulo ;Suplemento de Meio Ambiente. 2002 http://www.todabiologia.com/ acesso agosto 2010 http://www.fiocruz.br/biosseguranca/ - acesso agosto 2010 http://pt.wikipedia.org/- acesso agosto 2010 http://jviana.multiply.com/journal/ - acesso agosto 2010 http://www.uol.com.br/ - acesso agosto 2010 http://bibocaambiental.blogspot.com/ acesso agosto 2010 http://www.metro.org.br/ acesso agosto 2010 http://www.ibge.gov.br/ acesso em agosto 2010

Imprimir postagem

Imprimir postagem
Recomende isto no Google

Postado por Professor Omar Frst s 19:55

Marcadores: chuva acida, credito de carbono, lixo em belo horizonte, lixo urbano, poluio atmosfrica, poluio das guas, poluio do solo, problemas ambientais, qualidade do ar, rural, urbano Nenhum comentrio:

Assinar: Postar comentrios (Atom)

VISITANTES

Total de visualizaes de pgina

470005
Fish

LEO GUERRA- ASSISTNCIA TCNICA EM COMPUTADORES

(31) 93616050

omar frst. Modelo Travel. Imagens de modelo por MarkCoffeyPhoto. Tecnologia do Blogger.

You might also like