You are on page 1of 5

A Sociedade de So Vicente de Paulo Histria Ozanam, o principal fundador, nasceu em Milo (na poca anexada ao territrio da Frana).

Filho de Joo Antnio Francisco Ozanam e Maria Nantas. Dos quatorze filhos do casal, apenas 03 (trs) sobreviveram: Afonso (Padre), Carlos (Mdico) e Ozanam. Todo esse sofrimento fez com que Joo Antnio e Maria vivessem penetrados de muita f e voltados para a prtica da caridade. Esse foi o ensinamento repassado aos filhos, ou seja, uma slida formao religiosa. Em 1831 Ozanam chega a Paris, encontrando um mundo em ebulio, em transformao, sacudido pelos efeitos e conseqncias de trs grandes revolues: a Revoluo Religiosa (a reforma de Lutero causou divergncia de opinies dentro da Igreja), a Revoluo Francesa (quebrou o ritmo poltico, contestou o direito dos reis e do clero e popularizou o poder. Tanto que qualquer pessoa podia assumir cargos importantes) e a Revoluo Industrial (perodo das grandes descobertas, como gs, eletricidade, estradas de ferro e, sobretudo, das mquinas que passam a ocupar o lugar do homem, causando desemprego e agravamento do problema social). No meio de toda essa balbrdia, Ozanam se sentiu um pouco perdido e as primeiras impresses de sua vida em Paris so decepcionantes. No entanto, no deixouse esmorecer e acalentou em seu corao um sonho: "FORMAR UMA VASTA ASSOCIAO, CUJA FINALIDADE PRIMEIRA SERIA AGRUPAR OS JOVENS CATLICOS COM A INTENO DE MOSTRAR SUA OPOSIO SEMPRE QUE SE SENTISSEM ATACADOS EM SUA F". Esse ataque no tardou acontecer. Numa das reunies das Conferncias de Histria, onde se reuniam vrios jovens para discutirem assuntos diversos, tais como geografia, filosofia, arte, histria, religio e economia. Quando, em uma delas, discutiuse o tema "F ATUANTE" um jovem atacou frontalmente os militantes catlicos, perguntando: "ONDE ESTO OS FRUTOS DA CARIDADE QUE A RELIGIO DE VOCS PREGA?". Com esse desafio, Ozanam meditou profundamente e concluiu que faltava a prtica da caridade do evangelho. Convocou os amigos e tambm lanou um desfio: "PRECISAMOS IMITAR JESUS CRISTO QUANDO PREGAVA O EVANGELHO. FUNDEMOS UMA CONFERNCIA DE CARIDADE. VAMOS AOS POBRES!". Foi, ento, desta maneira que tudo comeou: Dia 23/Abril/1833. Frederico Ozanam nasceu em 1813. Aos 20 anos, ao lado de companheiros fiis, em Paris, na Frana, deu incio a uma obra que ajuda milhes de famlias h mais de 170 anos: a Sociedade de So Vicente de Paulo - SSVP. A misso da Sociedade de So Vicente de Paulo aliviar a misria espiritual e material

dos que vivem em situao de risco social, colocando em prtica os ensinamentos de Cristo e da Igreja Catlica. Ozanam foi beatificado em agosto de 1997 pelo Papa Joo Paulo Segundo. No Brasil j existe uma igreja em honra a Frederico Ozanam. So Vicente de Paulo considerado o patrono de todas as obras de caridade. Trilhou um caminho de dedicao radical aos pobres e as misses populares; foi a inspirao para a denominao da SSVP. Atualmente a Sociedade de So Vicente de Paulo est presente em 143 pases e tem mais de 700 mil membros espalhados pelo mundo. O Brasil o maior pas vicentino do planeta; aqui a instituio nasceu em 1872, com a Conferncia So Jos, no Rio de Janeiro. E conta com cerca de 250 mil voluntrios, organizados em 20 mil Conferncias e 33 Conselhos Metropolitanos. As Conferncias Vicentinas so grupos formados por homens e mulheres - e tambm por Crianas e Adolescentes. Quem faz adeso a SSVP chamado de Vicentino. Os grupos se renem semanalmente para debater e sugerir maneiras de atender as famlias carntes, que so cadastradas aps sindicncia scio-econmica. As Confrencias so coordenadas por Conselhos, que direcionam os trabalhos e atividades seguindo os princpios e fundamentos da Regra da Sociedade de So Vicente de Paulo. A administrao da Sociedade de So Vicente de Paulo no Brasil de responsabilidade do Conselho Nacional do Brasil; e no mundo, do Conselho Geral Internacional, com sede em Paris, na Frana. Os Vicentinos fazem do sonho Ozanam, que "formar uma grande rede de caridade de ajuda ao prximo", uma realidade que alivia o sofrimento dos pobres e incentiva a promoo da dignidade humana. A SSVP recebe colaborao de benfeitores, que contribuem financeiramente com a instituio. A visita domiciliar a principal atividade dos Vicentinos. Semanalmente so feitas mais de 200 mil visitas, em diferentes bolses de misria. Assim, todos que so amparados pela instituio so incentivados a melhorar suas vidas em todos os sentidos. O trabalho da SSVP abrange ainda as Obras Unidas. So creches, educandrios, asilos, entre outras instituies - todas mantidas e administradas pela organizao. Diversas unidades Vicentinas promovem cursos que visam a incluso social das famlias assistidas; como os de alfabetizao e de gerao de renda - so as Obras Especiais. Atualmente, meio milho de brasileiros recebe o apoio da SSVP. Semanalmente a instituio distribui mais de 800 mil quilos de alimentos, arrecadados

por meio de campanhas junto aos Colaboradores, alm de remdios, roupas, materiais escolares e utenslios diversos. A Sociedade de So Vicente de Paulo conquistou Parceiros como a Nestl. Os projetos mais grandiosos desta valiosa Parceria sao a Campanha "Torcer faz bem" e os Shows "Roberto Carlos pra sempre". Em 2004, a instituio recebeu o Prmio Direitos Humanos, na Categoria Idosos, oferecido pelo Governo Federal. Em 2005, a SSVP assinou um termo de cooperao com o Ministrio do Desenvolvimento Social no sentido de beneficiar famlias carentes ainda nao atendidas pelos programas sociais do Governo Federal. A Sociedade promove anualmente a Romaria Nacional ao Santurio de Nossa Senhora Aparecida, no interior de So Paulo. Uma ao que renova a f e a amizade entre os vicentinos. No Brasil, cerca de 100 mil jovens Vicentinos semeiam o futuro da SSVP. Conferncias compostas por crianas e adolescentes formam novos membros para a instituio. Atualmente, no Brasil, atuam cerca de 600 Conferncias de Crianas e Adolescentes. A instituio mantm tambm a Ecafo - Escola de Capacitao Frederico Ozanam - que visa a formao dos Vicentinos por meio de cursos, palestras, encontros e retiros. A Sociedade So Vicente de Paulo une homens, mulheres e crianas num mesmo ideal: praticar o amor ao prximo. Procure uma Confrencia Vicentina na parquia mais perto da sua casa e venha fazer parte dessa grande rede de caridade: a Sociedade So Vicente de Paulo.

VICENTINOS CELEBRAM 200 ANOS DE NASCIMENTO DE SEU FUNDADOR A Sociedade de So Vicente de Paulo SSVP se alegra pela comemorao dos 200 anos do principal fundador dos Vicentinos, o Beato Antonio Frederico Ozanam. Para celebrar esta importante data, o Conselho Metropolitano de So Jos dos Campos realizar vrias atividades. Uma grande festa est sendo preparada no Parque da Cidade, no dia 7 de abril (domingo), com a presena do bispo diocesano, Dom Moacir Silva, que participou de uma conferncia em sua infncia e foi fundador da conferncia na juventude, e de Ada Ferreira, atual presidente da SSVP Brasil. Iniciando s 7h, o encontro contar com uma grande programao, encerrando s 11h com missa presidida por Dom Moacir. No dia 13 de abril haver atividades na rodoviria nova de So Jos dos Campos, que leva o nome do fundador da SSVP e no dia 14 de abril acontece uma caminhada na Estrada Municipal Antonio Frederico Ozanam, no Bairrinho, tambm em So Jos. O jovem Ozanam Beatificado em 22 de agosto de 1997, Ozanam um exemplo de jovem que para defender a Igreja procurou testemunhar sua f atravs das obras. Fundou a SSVP com apenas 20 anos. O Beato Joo Paulo II na homilia da missa de beatificao de Frederico Ozanam destacou a importncia dos Vicentinos e de seu fundador para a Igreja em todo o mundo. Foi escolhido como um dos intercessores da Jornada Mundial da Juventude Rio 2013.
Conhea a SSVP

A atuao dos vicentinos organizada em Conferncias, Conselhos Particulares, Centrais, Metropolitanos, Nacional e Geral Internacional. Em So Jos dos Campos h uma sede do Conselho Metropolitano que abrange as dioceses de So Jos dos Campos, Taubat, Lorena, Caraguatatuba e a Arquidiocese de Aparecida, somando aproximadamente 60 Conselhos Particulares. As Conferncias Vicentinas so grupos de pessoas que dentro de suas vrias tarefas destaca-se a visita s famlias carentes de bairros que abrangem a parquia. No Conselho Metropolitano de So Jos dos Campos h 850conferncias formando uma grande rede de caridade em nossa regio. Os membros ativos da SSVP so chamados de confrades (homens) e consocias (mulheres) e so proclamados pelo presidente em reunio da Conferncia. So requisitos bsicos para a proclamao, ter feito a Primeira Eucaristia e o curso Bsico da Escola de Capacitao AntonioFrederico Ozanam. Em nossa regio, atualmente so aproximadamente 7 mil confrades e consocias.
Nova orao

Aprovada pelo Pe. Gregory Gay, 27 sucessor de So Vicente de Paulo a nova orao pela canonizao do Beato Antonio Frederico Ozanan foi uma proposta do Conselho Geral Internacional da SSVP. Penso que esta nova orao resume de modo simples e atualizado o grande e belo testemunho de vida crist dado por Ozanam. Alm da esperana de que ela nos consiga trazer a alegria da graa solicitada, seu uso e sua difuso podero aumentar mais em ns o ardor no servio dos pobres e tornar Ozanam mais conhecido e imitado, explica Padre Gregory. O sucessor de So Vicente faz ainda aconselhamentos sobre a forma correta de se rezar. A nova orao deve ser feita por todos ns, em todos os momentos e ocasies possveis, pessoal e comunitariamente. Seja feita sempre com muita f, esperana e sempre na abertura e na acolhida vontade de Deus. Seja utilizada em nossos momentos pessoais de orao, em nossas reunies e encontros.

Orao pela canonizao do Beato Frederico Ozanam


Na esperana da obteno de um milagre Senhor, fizeste do Beato Frederico Ozanam uma testemunha do Evangelho, maravilhado pelo mistrio da Igreja. Inspiraste seu combate contra a misria e a injustia, e o dotaste de uma generosidade incansvel, ao servio de todos aqueles que sofrem. Em famlia, ele se revelou filho, irmo, esposo e pai excepcional. No mundo, sua ardente paixo pela verdade iluminou seu pensamento, seu ensinamento e seus escritos. nossa Sociedade, que concebeu como uma rede universal de caridade, ele soprou o esprito de amor, de audcia e da humildade, herdados de So Vicente de Paulo. Em todos os aspectos de sua breve existncia, emerge sua viso proftica da sociedade, tanto quanto a influncia de suas virtudes. Por essa multiplicidade de dons, ns te agradecemos Senhor, e solicitamos se de tua vontade a graa de um milagre, pela intercesso do beato Frederico Ozanam. Possa a Igreja proclamar sua santidade, se esta for providencial para o momento atual. Ns te pedimos por Nosso Senhor Jesus Cristo. Amm.

You might also like