You are on page 1of 50

UNIVERSIDADE POTIGUAR PR-REITORIA DE GRADUAO CURSO SUPERIOR TECNOLGICO EM PETRLEO E GS

Professor Orientador: Marclio Pelicano Disciplina: Processamento de Petrleo Equipe:

Eduardo Pereira 200951176 rica Paulo 200953018 Kefferson Miranda 200952230

Introduo
Avgas (Gasolina de avio em ingls) o tipo de combustvel usado em aeronaves equipadas com motores a pisto. Como caracterstica de todos os tipos de gasolina, seu ponto de fulgor bastante baixo e extremamente inflamvel nas temperaturas normais de operao. Ela deve apresentar algumas caractersticas extras, como: Volatilidade, composio qumica para garantir um longo perodo de armazenamento, e evitar a corroso do motor da aeronave bem como o seu sistema de alimentao.

Natureza e composio
Destila-se entre 30 e 170 C .

A essa faixa de destilao correspondem hidrocarbonetos de cinco a dez tomos de carbono.


Excluindo os aditivos que so incorporados e as impurezas que ainda permanecem aps os tratamentos, as gasolinas de aviao so constitidas de molculas de hidrocarbonetos, a maior parte do tipo saturado que so relativamente estveis, no se combinando facilmente com outras molculas.

Natureza e composio

Natureza e composio
Esses hidorcarbonetos que compem na gasolina de aviao so divididos em tres grupos: parafnicos, naftnicos e aromticos. Os parafnicos so mais inertes e possuem menor ao solvente sobre borrachas e tintas. So os que se apresentam em maior proporo na gasolina, ou seja, com cerca de 70 a 80 %.

Os aromticos so quase to inertes, quimicamente, como os parafnicos, mas exercem uma ao solvente poderosa nos elastomeros, provocando enfraquecimento dos mesmos.

Natureza e composio
Os naftnicos, ou cicloparafnicos, situam-se entre os outros dois grupos, pos, no que diz respeito quantidade presente, estabilidade, contedo de hidrognio e poder calorfico.

As olefinas, que so hidrocarbonetos que participam da composio das gasolinas automotivas, so totalmente indesejveis na gasolina de aviao, devido a sua baixa estabilidade oxidao.

Natureza e composio
As gasolina de aviao devem possuir certos tipos de hidrocarbonetos que so produzidos por processos especiais, tais como o de polimerizao, seguido hidrogenao e alcoilao. Tanto os processos de polimerizao como os de alcoilao conduzem formao de compostos parafnicos de cadeia ramificada, que apresentam valores altos para o nmero de octano.

Natureza e composio
Encarando a composio das gasolinas de aviao sob outro aspecto, pode-se dizer que as mesmas so constitudas de: Uma gasolina base da qual foram eliminadas as impurezas, que pode apresentar valores de poder antidetonantede 65 a 77 octanos, podendo chegar at a faixa de 87 a 91 octanos, pela adio de chumbo-tetraetila; Mistura de hidrocarbonetos sintticos, que tem a finalidade de proporcionar valores mais elevados de octanagem;

Aditivos que so incorporados com a finalidade de aumentar o poder antidetonante e de conferir maior estabilidade durante o armazenamento;
Corantes, para diferenciar visualmente os diferentes tipos de gasolina.

Natureza e composio
Composio tpica quanto aos hidrocarbonetos integrantes dos dois tipos de gasolina atualmente existentes.

Obteno
Os hidrocarbonetos constituem cerca de 95,75 % das gasolinas de aviao, sendo o restante constitudo de chumbo tetraetila, dibromoetano, inibidores, corantes e impurezas. Inicialmente, nos primrdios da indstria do petrleo, gasolina de aviao era obtida do petrleo por um simples processo de destilao. Parte dela ainda hoje obtida da mesma forma, mas o aprimoramento dos projetos dos motores passou a exigir combustveis de melhor qualidade, o que provocou o desenvolvimento de complexos processos para se chegar a gasolina de maior octanagem.

Obteno
Entre os complexos processos desenvolvidos para obteno de compostos de alto ndice de octano figuram a isomerizao, a polimerizao e a alcoilao. A isomerizao, que consiste em converter hidrocarbonetos de cadeia normal em hidrocarbonetos (de mesmo peso molecular) de cadeia ramificada, que possuem octanagem maior, fornece tambm matria-prima para o processo de alcoilao.

Obteno
A polimerizao e a alcoilao consistem em unir compostos de menor cadeia para formar hidrocarbonetos de cadeias maiores e ramificadas.

Obteno
As gasolinas de aviao so, portanto, obtidas, pelo emprego dos seguintes princpios: Fracionamento pontos de ebulio; Processo de modificao da estrutura das molculas dos hidrocarbonetos; Tratamento qumico para remover as impurezas e hidrocarbonetos indesejveis.

Tipos
As gasolinas de aviao so classificadas de acordo com o ndice de octano, visto que o poder antidetonante , talvez, a mais importante das caractersticas, se individualmente consideradas.

Utilizao
Durante os primeiros quarenta anos da evoluo da aviao, apenas motores a pisto foram usados.No incio da dcada de 50, j os motores a turbina eram empregados e a tendncia cada vez maior a turbina substituir o motor convencional.

Caractersticas e requisitos de desempenho


As gasolinas de aviao tem varias caractersticas que afetam a operao e a eficincia do motor, somente so consideradas satisfatrias se todas as propriedades satisfizerem os requisitos exigidos nas especificaes, que foram elaboradas aps muita pesquisa e experimentao. Caractersticas de combusto Um dos principais requisitos a que deve satisfazer um combustvel possuir caractersticas antidetonantes compatveis com a potencia do motor em ser usado.

Caractersticas e requisitos de desempenho


Caractersticas de volatilidade

O combustvel deve ser capaz de evaporar suficientemente rpido para queimar na cmara de combusto do motor, quando a centelha salta.Em caso contrario, embora as outras propriedades se apresentem satisfatrias no queimaria de maneira adequada;
Tempo de combusto : 1/16 de segundo; Utilizao do isopentano.

Caractersticas e requisitos de desempenho


Facilidade de partida

Um dos principais requisitos a que uma gasolina de aviao deve atender para assegurar uma boa partida do motor ser suficientemente voltil para vaporizar, mesmo quando o motor estiver ainda frio. Embora um item de especificao mencione que pelo menos 10% deve destilar a 75C .

Caractersticas e requisitos de desempenho


Propriedades solventes e anticorrosivas

O combustvel no deve atacar nem os elastmeros nem os metais .Os aromticos tem efeito de amolecimento e entumescimento sobre borrachas, plsticos, pelculas de tinta e isolantes de cabos eltricos. Certos compostos de enxofre, que so difceis de serem removidos inteiramente, podem atacar metais e ligas, tas como superfcies cobertas de prata e ligas de cobre.

Caractersticas e requisitos de desempenho


Estabilidade durante o armazenamento

A gasolina deve resistir a degradao proveniente de uma oxidao lenta e da polimerizao de pequenas quantidades de materiais instveis, que conduzem formao de gomas. Para isso h um ensaio de envelhecimento acelerado introduzido na especificao que permiti avaliar se o combustvel permanecer estvel, sob condies adversas de armazenamento.

Estufa de envelhecimento

Especificaes mtodos de anlise e seu significado


Devido necessidade de atendimento a uma grande demanda, os combustveis de aviao so obtidos a partir de uma variedade muito grande de tipos de petrleo. Isso ocasiona a obteno de produtos de composio bastante varivel, havendo, portanto, necessidade de especificaes rgidas e complexas, a fim de garantir uniformidade de desempenho.

Sendo, como j se tem dito, o controle de qualidade quase uma religio na industria do petrleo, fato que atinge o clmax quando produtos de aviao so considerados. E esse controle de qualidade exercido no somente para a entrega do produto ao consumo, mas tambm durante as diversas fases da utilizao e durante todo o perodo de armazenamento. Enquanto alguns itens da especificao so utilizados para verificao de contaminao, outros o so para aquilatar a qualidade do combustvel aps determinados perodos de estocagem. As duas especificaes mais conhecidas so a inglesa DERD e a americana MIL, ambas militares e muito semelhantes.
No Brasil, a especificao do CNP que regula a comercializao das gasolinas de aviao o Regulamento Tcnico 20/85, de 05.11.85.

Especificaes mtodos de anlise e seu significado


Aparncia Avaliao puramente visual: a amostra deve apresentar-se clara, lmpida e isenta de gua e material slido temperatura ambiente. Essa avaliao, embora simples, constitui um dado importante da anlise.

Especificaes mtodos de anlise e seu significado


Aromticos Os aromticos entram tambm na composio das gasolinas de aviao e, no caso particular da gasolina 115, as especificaes exigem um teor mnimo de 5%. Essa exigncia para atender preservao de tipos especiais de juntas de vedao de tanques de certos avies. A presena de aromticos em concentraes acima desse limite evita que essas juntas tornem-se quebradias.

O mtodo de anlise empregado para a determinao do teor de aromticos o MB-424, que se baseia na adsoro seletiva dos diversos tipos de hidrocarbonetos em slica-gel.

Especificaes mtodos de anlise e seu significado


Chumbo tetraetila Um dos mtodos adotados para a determinao do chumbo tetraetila em gasolinas o MB-39 (ou ASTM D 2547) que, em resumo, consiste em extrair o CTE da amostra, precipit-lo sob a forma de cromato de chumbo, filtrar e pesar. Dois outros mtodos so tambm indicados: o ASTM D 3341 (mtodo do monocloreto de iodo) e o ASTM D 2599 (baseado em espectrometria de raios-x).

Especificaes mtodos de anlise e seu significado


O chumbo tetraetila utilizado pois em 1921, descobriu-se que ele possua propriedades antidetonantes e o mais eficaz aditivo antidetonante, mas pode causar danos ao motor quando usado em excesso, alm de provocar reduo no seu efeito de supressor de batida. Est presente na maior parte das gasolinas de aviao e a concentrao mxima permitida aumentou muito com o avano da metalurgia e dos projetos dos motores. O limite para os tipos de maior octanagem 1,21 ml/l.

Especificaes mtodos de anlise e seu significado


Cor A cor das gasolinas de aviao uma imposio da especificao, a fim de identificar os diferentes tipos. fundamental, e bvio, que o abastecimento de um equipamento seja feito com a gasolina adequada. Para evitar equvocos, cada tipo possui uma cor caracterstica, que obtida pela adio de corantes orgnicos, devidamente aprovados, em propores especificadas, de tal forma que a gasolina tenha a mesma aparncia, seja qual for a procedncia. O mtodo de anlise empregado para avaliar a correia utilizao desses corantes o ASTM D 2392.

Especificaes mtodos de anlise e seu significado


Corrosividade ao cobre O enxofre elementar e alguns de seus compostos orgnicos podem apresentar ao corrosiva sobre certos metais.

O mtodo existente com a finalidade de verificar a presena desses compostos (MB-287), consiste em submeter uma lmina de cobre, imersa em amostrado combustvel, temperatura de 100C, durante duas horas, aps as quais comparada com padres.

Especificaes mtodos de anlise e seu significado


Destilao

Para que um combustvel lquido possa queimar, necessrio que se converta em vapor. Ento o iso-pentano, por exemplo, que incorporado gasolina para aumentar a octanagem, ferve a 28C e evapora to rapidamente que forma com o ar uma mistura explosiva capaz de queimar, em um motor, a temperaturas inferiores a -54C. Por outro fado, os componentes menos volteis da gasolina no vaporizam o suficiente para queimar, a no ser que a corrente de ar em que so injetados seja aquecida, peto menos, a 25 ou 30C. crtico que se evite a presena de combustvel lquido nos cilindros, no somente porque no queimando desperdiado, mas tambm porque pode, indiretamente, danificar o motor, removendo das paredes do cilindro a pelcula de leo lubrificante cuja presena vital. Por essas e outras razes o controle da volatilidade importante.

Especificaes mtodos de anlise e seu significado


O mtodo empregado para o ensaio de destilao o MB-45 ou ASTM D 86, que consiste em vaporizar, por aquecimento, amostrado produto, em um balo, e anotar as temperaturas dos vapores destilados correspondentes a determinados volumes recuperados de produto.

Especificaes mtodos de anlise e seu significado


Os resultados obtidos podem ser plotados em um grfico, que permite verificar se a volatilidade do combustvel enquadra-se dentro dos limites especificados. Esses limites, que so baseados em experincias prticas. Os dados obtidos nesse ensaio tm aplicao, tambm, no que se refere verificao de contaminaes entre produtos de caractersticas diferentes bem como de adulteraes propositadas.

Especificaes mtodos de anlise e seu significado

Especificaes mtodos de anlise e seu significado


Enxofre total

A presena de enxofre, acima de certos limites, prejudicial aos motores. Trs aspectos podem ser considerados:
pode provocar corroso na cmara de combusto; independentemente de estar sob a forma de enxofre elementar ou sob a forma de compostos, ele deve ser evitado, uma vez que, aps a queima, os xidos formados podem tornar-se corrosivos em presena de gua; a presena de enxofre corrosivo indesejvel devido ao que tem sobre certos metais do sistema de combustvel, principalmente ligas de cobre; tanto o enxofre elementar como os sufetos e mercaptans podem incorporar propriedades corrosivas ao combustvel;

Especificaes mtodos de anlise e seu significado


- Os compostos de enxofre tm o inconveniente de reduzir a suscetibilidade ao
chumbo tetraetila,
O Regulamento Tcnico 20/85 estabelece o valor mximo de 0,05% em peso e adota o ASTM D 1266 ou NBR-6563, cujo procedimento bsico consiste em queimar a amostra em aparelho padronizado (lamparina) e nos gases da combusto dosar o enxofre presente.

Estabilidade oxidao
A estabilidade oxidao avaliada sob dois aspectos.

Goma potencial: a goma que se forma na gasolina quando, em laboratrio, submetida a condies adversas de presso e temperatura, com a inteno de se fazer alguma previso de como o combustvel se comportar durante a estocagem.
Todas as condies que favorecem uma oxidao dos hidrocarbonetos instveis aceleraro o processo de formao de goma.

os climas tropicais so mais desfavorveis que os temperados, para a conservao das gasolinas.
A goma, normalmente, permanece em soluo no combustvel, sendo portanto invisvel.

Estabilidade oxidao
Chumbo precipitado: mesmo sob condies de baixa oxidao na estocagem, pode haver aparecimento de um precipitado branco que consiste, em grande parte, de compostos de chumbo provenientes de decomposio do CTE. A quantidade de goma e de compostos de chumbo precipitada determinada por; filtrao e a goma solvel obtida determinando-se a goma atua na gasolina filtrada. O mtodo empregado para a avaliao da estabilidade oxidao o MB-452 (ou ASTM D 873) que consiste em manter uma amostra do combustivel em um recipiente adequado, sob a presso de 7 kgf/cm e a uma temperatura de 100C durante dezesseis horas.

Bomba para determinao de estabilidade oxidao

Goma atual
Quando uma gasolina de aviao recentemente produzida evaporada em um recipiente adequado, como feito no ensaio de goma atual, praticamente no deixa resduo. Contudo, se o produto houver sido contaminado com uma substncia no voltil ou menos voltil nas condiesdo ensaio, essa substncia aparecer como goma. Para gasolina recm-produzidas, talvez o nico objetivo do ensaio seja o de verificar contaminaes. O principal inconveniente da presena de goma em gasolinas que, no sendo voltil, pode formar depsitos no sistema de induo do motor, onde o combustvel evapora, e causar aderncia das vlvulas e anis com prejuzo para o desempenho do motor.

Aparelho para determinao de goma

Poder antidetonante
H dois mtodos distintos para avaliar as caractersticas antidetonantes de uma gasolina de aviao: Um, o CFR-F3, utilizando mistura pobre, cujas caractersticas de opero se identificam mais com a operao em um vo normal (cruzeiro).

O outro, o CFR-F4, com mistura rica, que pretende simular certas condies da decolagem.

Poder calorfico
O poder calorfco de um combustvel o calor total desenvolvido quando queimado sob condies ideais. expresso no sistema Internacional (SI) em kJ/kg. O mtodo de anlise empregado para a sua determinao o ASTM D1405 ou D 2382

Bomba Calorimtrica

Produto ponto de anilina x densidade


Considerando-se que os valores obtidos pelo produto do ponto de anilina pela densidade fornecem uma estreita correlao com os valores de poder calorfico, as especificaes correntes aceitam este valor calculado - que por meio de tabelas fornece o poder calorfico inferior - como alternativa para a determinao direta pela bomba calorimtrica.

Ponto de congelamento
O mtodo empregado para a determinao do ponto de congelamento em gasolinas a NBR-7975 ou ASTM D 2386, que consiste em resfriar uma amostra at o aparecimento dos primeiros cristais de hidrocarbonetos, e, em seguida, deix-la aquecer temperatura ambiente, at o desaparecimento dos mesmos.

Por definio, ponto de congelamento a temperatura em que os cristais desaparecem.

Presso de vapor
A aparelhagem empregada para a realizao desse ensaio denomina-se 'bomba de presso de vapor Reid' e o mtodo empregado o MB-162 ou ASTM D 323 ou 2551. As gasolinas de aviao tevem ter maior volatilidade possvel, com uma presso de vapor to baixa quanto possa se conseguir sem prejuzo de sua disponibilidade. Se no atender a problemas de disponibilidade, o valor da presso de vapor deve se situar em valores mais baixos que o limite mximo de 48,5 kPa, para evitar tamponamento por vapor. Se houver problemade disponibilidade, as refinarias operam produzindo gasolina com valores de PVR prximos ao valor limite, pois, assim procedendo, obtm maior rendimento de gasolina.

Bomba de presso de vapor reid

Tolerncia gua
A gua dissolvida na gasolina pode afetar o seu desempenho de duas maneiras:

pode separar-se como gua ou como gelo, a baixas temperaturas;


pode ter ao destrutiva sobre os aditivos. A solubilidade da gua em gasolinas de aviao , normalmente, abaixo de 0,02% por volume. Quando os lcoos e em menor escala, os aromticos esto presentes na gasolina, grandes volumes de gua so incorporados durante a estocagem e separados da soluo, novamente, durante o vo, quando o combustvel atinge baixas temperaturas.

Tolerncia gua
A fim de evitar isso, a especificao estabelece que a gasolina no deve aumentar nem diminuir de volume acima de um certo limite, quando agitada a gua.

Outros aditivos
Inmeros aditivos tm sido examinados e vrios compostos com caractersticas antidetonantes foram descobertos nos primeiros anos de pesquisa. Esses resultados mostraram que alguns materiais eram supressores de detonao e outros eram promotores. Supressores: o ferro pentacarbonila - FE(CO)5 - o nquel tetracarbonila, o iodo, o estanho tetraetila e chumbo tetraetila (CTE). Promotores: estavam o bromo, o oxignio, o nitrito e nitrato de etila.

Pesquisas recentes tm descorberto novos supressores, mas somente o CTE continua sendo usado em gasolinas de aviao.

Preveno
importante saber que a AVGAS um composto altamente venenoso. Alm da toxidade normal dos hidrocarbonetos leves, o chumbo pode provocar uma intoxicao chamada saturnismo, ou plumbismo, cujos efeitos so nefastos, causando falncia renal e heptica, problemas neurolgicos e cerebrais, incluindo demncia e vrios outros efeitos, podendo causar inclusive a morte.

Preveno
O abastecimento de AVGAS deve ser cercado de cuidados, ser feito sempre em lugares abertos e aterrando-se a aeronave ao veculo abastecedor para evitar fascas provocadas pela eletricidade esttica. Nunca se deve encher o tanque at o bocal, j que a gasolina se expande muito quando exposta ao calor, podendo provocar perdas de combustvel pelo respiro do tanque, se a aeronave ficar exposta ao sol ou a altas temperaturas.

Concluso
A Gasolina de Aviao apresenta propriedades, requisitos de desempenho e cuidados diferenciados das demais gasolinas para motores de combusto interna e destinada a avies de pequeno porte que possuem motores com ignio por centelha. A gasolina de aviao no deve ser usada em automveis equipados com conversores catalticos. A AVGAS deve possuir grande estabilidade qumica e alto poder antidetonante. A estabilidade qumica melhorada com aditivos antioxidantes, que evitam a polimerizao e a precipitao de componentes.

You might also like