You are on page 1of 32

RIKA DA COSTA RENTE MAYANNA MICHEL DE OLIVEIRA

TERCEIRA IDADE: A MELHOR FASE DA VIDA?

BELM 2002

RIKA DA COSTA RENTE MAYANNA MICHEL DE OLIVEIRA

A TERCEIRA IDADE: A MELHOR FASE DA VIDA?

Trabalho de graduao apresentado ao curso de Psicologia do Centro de Cincias Biolgicas e da Sade da Unama como parte dos requisitos necessrios obteno do grau de Bacharel em Psicologia orientado pela professora Clia Regina da Silva Amaral.

BELM 2002

RIKA DA COSTA RENTE MAYANNA MICHEL DE OLIVEIRA

A TERCEIRA IDADE : A MELHOR FASE DA VIDA?

Trabalho de graduao apresentado ao curso de Psicologia como parte dos requisitos necessrios para obteno do grau de Bacharel em Psicologia orientado pela professora Clia Regina da Silva Amaral.

Banca: 1 examinador: 2 examinador: 3 examinador: Julgado em: Nota: / /

DEDICATRIA

Dedicamos este trabalho as nossas famlias,a todos que

colaboraram com a nossa pesquisa e a ns pelo nosso esforo e dedicao pesquisa. na realizao desta

rika Rente Mayanna Oliveira

AGRADECIMENTOS

Inicialmente ao nosso Deus que nos deu o dom da vida e nos proporcionou a realizao deste

trabalho em conjunto, que foi para ns de grande importncia e

realizao pessoal e profissional.

Aos nossos familiares que acreditaram em nosso potencial e sempre nos incentivaram a ir em busca de nossos objetivos

nossa

orientadora,

professora e amiga Clia Amaral que nos incentivou e nos encorajou para a realizao deste projeto.

Aos pesquisa,

participantes que foram

da peas

fundamentais para que este trabalho fosse concludo.

O idoso se renova a cada dia que comea, o velho se acaba em cada dia que termina, pois o idoso tem seus olhos postos para o horizonte e o velho tem seu olhar voltado para as sombras do passado. O idoso faz planos e o velho s tem saudades e assim o idoso tem muita idade e o velho perdeu a jovialidade.

(autor desconhecido)

SUMRIO

Pg. Introduo.......................................................................................09 Mtodo.............................................................................................16 Resultados.......................................................................................17 Discusso........................................................................................ 25 Referncias bibliogrficas..............................................................28 Bibliografia consultada...................................................................29 Anexo

Lista de Quadros

Pg. QUADRO A: Idade dos participantes.............................................................. 17 QUADRO B: Sexo dos participantes................................................................17 QUADRO C: Estado Civil dos participantes.....................................................17 QUADRO D: Religio dos participantes...........................................................18 QUADRO E: Escolaridade dos participantes....................................................18 QUADRO 01: Que percepo voc tem da sociedade em relao a terceira idade?...............................................................................................................19 QUADRO 02: Que sentimentos voc vivencia nessa fase da vida?.................20 QUADRO 03: Quais os pontos positivos nessa fase da vida?.........................21 QUADRO 04: Descreva sua relao com a famlia...........................................23

rika da Costa RENTE e Mayanna Michel de OLIVEIRA. A Terceira Idade: A melhor fase da vida?. Universidade da Amaznia. Belm- Par 33 pginas.

RESUMO

A presente pesquisa objetivou mostrar se a terceira idade a melhor fase da vida. A pesquisa foi realizada com 05(cinco) idosos que vivem em famlia e freqentam grupos de terceira idade. Foi utilizado como instrumento uma entrevista contendo 04(quatro) perguntas abertas. Os resultados obtidos foram representados em forma de tabelas e quadros, explicitando a confirmao dos objetivos. Percebeu- se que a maioria dos participantes vivenciam a terceira idade de uma forma saudvel e sem grandes transtornos. A pesquisa tambm mostrou que apesar dos preconceitos existentes com o idoso ainda assim pode-se passar por esta fase com grandes realizaes, experincias adquiridas e com o sentimento de dever cumprido.Juntamente com o referencial terico utilizado, observou-se que nossos objetivos foram alcanados e que servir de auxlio para as pessoas que vierem a se interessar pela descoberta da terceira idade.Propomos que novas pesquisas sejam realizadas e palestras sejam efetuadas para um maior esclarecimento e propagao desse tema.

Palavras- chaves: Terceira idade; experincias;realizaes e preconceitos.

INTRODUO Tem-se o idoso como aquele que tem muitos anos de idade e uma enorme experincia acumulada, uma pessoa que j viveu e passou por muitas coisas, isso acaba diferenciando-o dos outros. O idoso tem um papel fundamental em nossa sociedade e esse valor no reconhecido, so tratados como se fossem peas descartveis, ele seria a pessoa mais indicada a nos dar uma opinio, pois so pessoas vividas que nos servem de exemplo. O sujeito se constri como pessoa, atravs de suas experincias vividas, sejam elas pessoais, ou de trabalho...todas so de extrema importncia para seu desenvolvimento como ser humano. E toda essa experincia trouxe maturidade que vista como um alcance de um patamar de desenvolvimento do homem na sociedade. Segundo Veras(1999) ser maduro ter experincia, prudncia, pacincia, tolerncia, ser bom ouvinte, sbio, ter prazer em ensinar o que aprendeu ao longo da vida e preocupar-se com o bem estar das pessoas ao seu redor. O ser humano quando est bem psicologicamente pode vir a ter uma velhice bem sucedida (autoaceitao, relaes positivas com os outros, autonomia, propsito na vida etc...). Os indivduos envelhecem de forma muito diferenciada, dependendo de como organizaram suas vidas, das circunstncias sociais, histricas e culturais em que vivem e viveram, da decorrncia de doenas durante o envelhecimento e da interao entre fatores genticos e ambientais.Segundo Ducken(1998) envelhecer satisfatoriamente pode estar relacionado ao equilbrio entre as limitaes e as potencialidades do indivduo.

Ser idoso no uma abstrao, porm uma condio visvel e que determina, de certo modo, as possibilidades de ao e inter-relacionamento social. O envelhecer no somente um momento na vida de um indivduo, mas um processo extremamente complexo e pouco conhecido, com implicaes tanto para quem o vivencia como para a sociedade que o suporta ou o assiste. O motivo pelo qual escolheu-se esse tema foi para mostrar para a sociedade que estar na terceira idade no implica necessariamente em doenas e afastamento, pois o idoso tem potencial para mudanas e muitas reservas de energia fsicas que ainda no foram exploradas. A ONU (Organizaes das Naes Unidas), considera as pessoas acima de 60 anos como idosos, eles so uma grande parte da populao. Na terceira idade esto contidos dois subgrupos, o primeiro est relacionado s mulheres em geral, por terem servido marido e filhos a vida inteira, e por isso acabaram alienando a outros papis, ficando subjugadas a monotonia, criando em si uma grande frustrao, j o segundo subgrupo est relacionado ao velho e ao senil; o senil est em um estado avanado de deteorizao de suas capacidades, o velho obrigado a se afastar de seus afazeres cedendo seu lugar para os jovens que esto entrando no mercado de trabalho tendo assim que guardar para si, toda sua potencialidade.A maioria dos idosos que trabalharam a vida inteira podem ter uma certa dificuldade em se adaptar a aposentadoria, pois so pessoas ativas que saram do mercado de trabalho devido o tempo de servio e com isso acabaro tendo que modificar seu estilo de vida acarretando assim algumas decepes e frustraes, chegando muitas vezes a perdas tanto materiais (financeiras) como sociais e psicolgicas.

Segundo Anita(2000) a velhice deve ser encarada como um processo natural que ocorre na vida de todo ser humano, mas justamente nessa fase da vida que as perdas fsicas e afetivas so sentidas com maior intensidade pois a sensibilidade nesta fase da vida mais propcia. H o surgimento dos medos, das inseguranas, das incertezas o aumento das doenas, da ida a mdicos, exames que tero que ser realizados, o alto custo das mensalidades do plano de sade e a aposentadoria mnima. Isso acaba trazendo uma enorme preocupao, pois em um pas como o Brasil no se pode contar com o governo e seria de extrema importncia que a medicina visasse preveno de doenas, entre elas esto as mais comuns na terceira idade: dficits visuais, auditivos, hipertenso arterial, etc...
o mundo precisa de algo mais do que as energias dos jovens que os levam para frente. Ele requer tambm a fora da sabedoria que preserva valiosos elementos de tradio. E quem melhor a possui do que mais idosos que j esto, fisicamente bem longe da flor da mocidade. Sua bondade calma, pacincia equilibrada e tranqilidade sorridente das pessoas maduras podem ser encorajamento, estmulos e guia para todos. (DUCKEN,1998, p99.).

comum relacionar velhice com solido j que as perdas tendem a ocorrer em vrios domnios, diminuio da atividade produtiva fora e dentro da casa, a viuvez, a sada dos filhos da casa dos pais ou as limitaes fsicas, sociais e econmicas fazem com que a sociedade veja o idoso como incapaz de desenvolvimento o que nem sempre verdadeiro. Embora a solido seja mais comum na velhice, no se pode afirmar que ela necessariamente tenha que surgir na velhice, para tentar amenizar a solido sentida seria importante que o idoso pudesse ter relaes sociais que fariam bem para seu estado fsico, mental e social possibilitando assim um envelhecimento com sade, mantendo-se satisfeito,

e ativo em parte de fatores genticos-biolgicos e em parte do contexto social em que se vive.


Segundo VERAS et all (1999): o estudo da aposentadoria dos anos 70, na Frana, talvez explique a restrita produo sobre o tema. Mesmo nos pases desenvolvidos, somente nas ltimas dcadas, o aumento do envelhecimento populacional tornou-se uma preocupao acadmica e a aposentadoria, devido a ampliao do tempo de vida dos cidados, foi inserida na agenda poltica como uma das questes do mundo contemporneo. (p .130)

A idade cronolgica nem sempre est diretamente ligada idade biolgica, pois a idade cronolgica depender de cada um, do seu ritmo de vida, dos seus objetivos, no preciso ser um garoto por fora mas sim por dentro, nunca esquecendo do seu lado mais moleque e tambm das condies fsicas, sociais e econmicas que devem ser favorveis. Do ponto de vista social necessrio que se aprenda a cuidar da sade fsica e mental, obter informaes sobre essa etapa da vida para que se possa envelhecer de uma forma saudvel j pensando numa forma de preveno e assim preparando a sociedade para uma melhor aceitao da velhice, pois no possvel rejuvenescer a velhice, mas proporcionar condies psicolgicas e sociais para se viver com satisfao e equilbrio durante esse perodo da vida e tambm provando que o idoso tem importante papel social. Algumas doenas so muitos comuns na terceira idade, pois nesta fase da vida que elas se manifestam, no se pode esquecer que elas esto associadas ao estilo de vida que se leva, ao estresse, a correria do cotidiano que acaba ocupando todo tempo e devido a isso acaba deixando a sade de lado, esquecendo da importncia da atividade fsica e uma alimentao saudvel. As doenas mais comuns entre outras so: intoxicao por drogas, hidrocefalia

oculta, doena depressiva e principalmente a doena degenerativa primria do sistema nervoso central, em especial a doena de Alzheimer (DA). Algumas das doenas citadas podem ser reversveis, menos a doena de Alzheimer. Doenas como Demncia, Depresso, Pseudodemncia e Delirium so muito parecidas tornando assim um difcil diagnostico.

Demncia Grave deteriorizao mental; demncia senil, na velhice ocorre uma grande perda da eficincia mental principalmente no que diz respeito ao aspecto intelectual.(CABRAL, 2000, p 48) Depresso uma sndrome psiquitrica que se manifesta devido alterao do humor bsico; uma tristeza exacerbada, perda de interesse, perda do amor prprio, comum surgirem queixas de insnia, fadiga, no idoso a tendncia que os sintomas apaream com mais intensidade.(CABRAL,2000, p 50) Pseudodemncia Compreende o subgrupo de pacientes deprimidos que cursa com distrbio cognitivo. (MENEZES et all, 1994, p. 104) Delirium uma sndrome transitria, de inicio agudo, que quase sempre reversvel, caracterizado por embotamento intermitente da conscincia, alm de evoluir com desateno e distrbio da memria. (MENEZES et all, 1994, p.104).

Doena de Alzheimer Doena devida degenerao neuronal de carter progressivo, manifestada, clinicamente por perda inexorvel das funes cognitivas e por distrbios afetivos e comportamentos mentais. (Menezes et all, 1994, p.106) Doena de Parkinson Doena degenerativa que ocorre na meia idade ou idade avanada, manifestando-se por rigidez, tremor e perda dos reflexos de ajuste postural. Sua progresso gradual e a evoluo tpica. (MENEZES et all, 1994, p.121)
De acordo com VERAS et all (1999) : de fundamental importncia compreender que a atividade fsica para a terceira idade no visa o aprimoramento da aptido fsica para o desempenho em competies e alto nvel. Entende-se que est atividade tem por objetivo manter a sade ou minimizar limitaes j presentes. Busca-se manter a qualidade de vida, manter a autonomia do idoso, melhorar a auto estima, enfim contribuir para que haja satisfao em viver.(p. 120)

Ainda comum encontrar em alguns livros a questo da discriminao, a falta de pacincia dos jovens, a falta de tempo, a pressa em que se vive, e toda essa confuso do dia-dia faz com que haja esquecimento dos idosos que so muito importantes, que fizeram e ainda fazem parte da historia do pas e que deram e ainda do sua contribuio na evoluo dos tempos, mas em contra partida, a sociedade aos poucos est reconhecendo os seus direitos que so mais do que merecidos, afinal de contas so cidados como qualquer outra pessoa. Muitos idosos chegam terceira idade como se estivessem com o dever cumprido, fizeram tudo que estava ao seu alcance e acreditam que a misso foi cumprida. Em relao famlia, os idosos que tem a oportunidade de conviver com seus familiares e so tratados com dignidade e respeito (aqueles que tem

uma boa relao com a famlia), geralmente esto em locais onde gostam e valorizam essa relao, tanto na alegria como na tristeza, mas infelizmente no a realidade de todos, muitos so discriminados por seus entes queridos, vivem em asilos ou simplesmente vivem no esquecimento. O idoso se renova a cada dia que comea, o velho se acaba em cada dia que termina, pois o idoso tem seus olhos postos para o horizonte e o velho tem seu olhar voltado para as sombras do passado. O idoso faz planos e o velho s tem saudades e assim o idoso tem muita idade e o velho perdeu a jovialidade.(Autor desconhecido) O trabalho realizado teve como objetivo geral averiguar os aspectos que so positivos durante a terceira idade, e como objetivos especficos: identificar os fatores prazerosos e identificar os sentimentos vivenciados por esses idosos nessa fase da vida . Vale ressaltar a importncia do papel do psiclogo nessa fase da vida pois como profissionais da sade mental, deve-se trabalhar de forma preventiva e informativa, pois nesta fase alguns idosos encontram e se deparam com alguns estigmas e descriminaes afetando o seu psicolgico e muitas vezes somatizando em seu corpo. O psiclogo tem uma misso importantssima de levar a sade psquica as pessoas da terceira idade que precisam tanto de ns, para continuar mantendo sua dignidade at o fim de suas vidas.

METODOLOGIA

v Participantes: Fizeram parte da pesquisa cinco idosos que participam de grupos de terceira idade e que vivem em famlia com idade entre 65 e 75 anos. v Local: As entrevistas foram realizadas com pessoas que fazem parte de grupos de terceira idade nas residncias dos prprios participantes, em Belm do Par. v Instrumentos/Tcnicas: Foram utilizados no decorrer da pesquisa, uma entrevista para os idosos contendo quatro perguntas abertas. v Procedimentos: 1. Contactou-se com a coordenadora do curso para solicitar

autorizao para a realizao da pesquisa. 2. Selecionou-se idosos com idade entre 65 e 75 anos, que

vivem em famlia e participam de grupo de terceira idade. 3. Garantiu-se o sigilo absoluto das informaes e a devoluo

dos resultados Individualmente da pesquisa para os sujeitos. 4. Os dados obtidos na coleta foram analisados qualitativamente para que se pudesse verificar quais as vantagens de se viver na terceira idade.

RESULTADOS

Participaram da pesquisa 05 idosos do sexo masculino e feminino, com idade variando entre 65 e 75 anos conforme mostram as tabelas abaixo: QUADRO A:Freqncia da idade dos participantes:

Idade 65-70 72-75 Total

F 2 3 5

% 40 60 100

Percebeu-se que 40% dos entrevistados, correspondem a faixa etria de 65 a 70 anos e 60% correspondem a faixa etria de 72 a 75 anos.

QUADRO B : Freqncia do sexo dos participantes: S exo M asc. F em. T otal 5 4 0 00 1 0 0 0 0 F

Percebeu-se que 80% dos entrevistados so do sexo feminino e 20% so do sexo feminino.

QUADRO C: Freqncia do estado civil dos participantes: Estado Civil Viva Casado Total F 04 01 05 % 80 20 100

Percebeu-se que 80% dos entrevistados so vivas e 20% so casados.

QUADRO D: Freqncia da religio dos participantes: Religio Catlica Total F % 05 100

Percebeu-se que 100% dos entrevistados so da religio catlica. QUADRO E: Freqncia do grau de escolaridade dos participantes: Escolaridade Primrio 1 grau 2 grau 3 grau Total F 02 01 01 01 05 % 40 20 20 20 100

Percebeu- se que 40% dos participantes possuem apenas o primrio, 20% o primeiro grau, 20% o segundo grau, 20% o terceiro grau.

UADRO DEMONSTRATIVO DE RESPOSTAS A seguir sero descritas as respostas dadas pelos participantes da pesquisa: QUADRO 01: Categorizado pelo nmero de respostas dos participantes: 1. Que percepo voc tem da sociedade em relao terceira idade?

P1

de uma sociedade mais justa e que aos poucos esto reconhecendo seus direitos.

P2

a terceira idade discriminada, desrespeitada principalmente pelos jovens.

P3

h ainda uma certa discriminao, mas no a sociedade como um todo, apesar de nunca ter passado por isso, mas conhece pessoas que j foram discriminadas.

P4

muito boa

a sociedade ainda demonstra um certo descaso com as pessoas P5 pertencentes a terceira idade, mas importante colocar, que em muitos casos o peso da idade traz credibilidade, o meu caso um exemplo, sou mdico.

Percebeu-se

que

60%

dos

entrevistados

enfatizaram

que

discriminao por parte da sociedade e principalmente o no respeito por parte

dos jovens, 20%

dos entrevistados enfatizaram ser muito boa e 20%

demonstraram ter a percepo de uma sociedade mais justa e conhecedora de seus direitos.

QUADRO 02: Categorizado pelo nmero de respostas dos participantes:

2. Que sentimentos voc vivencia nessa fase da vida? P1 amor, paixo pelos netos e bisnetos, amizade dos filhos, vitria pelo dever cumprido.

P2

muito bom, tenho amor dos meus filhos, da minha famlia, dos meus filhos.

P3

muito bem, me senti muito bem, acho muito legal procuro viver d melhor forma possvel, acho que apesar da idade que tenho procuro entender as pessoas, gosto muito de vivenciar coisas novas, estou sempre em contato com o novo, no vivo de passado.

P4 P5

a realidade. a tranqilidade, bom ver meus filhos encaminhados por timos caminhos. Me sinto muito realizado de ver meu neto, no pensei que fosse chegar a tanto.

Percebeu-se que 80% dos entrevistados relataram que os sentimentos vivenciados so muito bons, regados de amor, paixo pela famlia e muita tranqilidade e 20% relatou a realidade como um sentimento vivenciado nessa fase.

QUADRO 03: Categorizado pelo nmero de respostas dos participantes: 3. Quais os pontos positivos nessa fase da vida?

P1 P2 P3

experincia de vida, realizaes alcanadas, independncia etc.. tenho sade, sou amada, respeitada. 1 hoje em dia olho as coisas de uma maneira mais aberta, sem censura procurando sempre me adaptar, 2 apesar de estar com essa idade posso fazer o que gosto passear e ser feliz sempre ser feliz, felicidade tudo, sade, no tenho do que reclamar, estou mais dedicada a religio, mas, o mais importante ser feliz.

P4 P5

experincia. nesta fase da vida constru muita coisa, consolidei minha vida financeira, formei minha famlia, que hoje cresce cada vez mais, hoje os meus dias so mais tranqilos e agradeo por ele.

Verificou-se que 60% dos entrevistados relatam que os pontos positivos so a experincia vivida, sade, realizaes alcanadas no decorrer da vida, independncia e acima de tudo receber o respeito merecido. 20% dos entrevistados relatam que todos esses anos de vida lhe ensinaram a olhar as coisas de uma outra forma, procurando sempre se adaptar as mudanas e apesar da idade sempre fazem o que gostam e ressaltam que a felicidade tudo, e que o mais importante ser feliz e 20% dos entrevistados relataram que ao longo da vida construram muita coisa entre outras coisas, a estabilidade financeira e familiar.

QUADRO 04: Categorizado pelo nmero de respostas dos participantes: 4. Descreva sua relao com a famlia. P1 tima, possuo casa prpria e sou independente, mantenho um convvio harmonioso e alegre com toda a minha famlia. Sempre que posso socorro algum filho ou neto. Nas horas ruins, procuramos nos unir, respeito o jeito de cada um.

P2

timo, estamos sempre em contato, nos amamos, nos respeitamos, trocamos idias, no h do que reclamar.

P3

muito boa, procuro entender a todos, cada qual com seus problemas, quando posso resolver algo, resolvo, quando no d para resolver apenas dou conselho, no fao nada esperando algo em troca, fao porque gosto, gostaria de poder fazer muito mais.

P4 P5

muito boa. simplesmente maravilhosa, foi um presente que recebi de Deus e que melhor no poderia ser. Sou feliz, me dou muito bem com meus filhos e minha esposa.

Percebeu-se que 80% dos entrevistados ressaltaram que a relao familiar tima, procuram sempre estar em contato com todos, estando sempre a procura de uma harmonia familiar, sempre respeitando uns aos outros, tentando ajudar da melhor forma possvel, sempre que possvel e 20% dos entrevistados ressaltaram que a relao familiar maravilhosa, que simplesmente um presente de Deus.

DISCUSSO

De acordo com o referencial terico pesquisado (ANITA, 2000; FRAIMAN, 1995; RAPOSO, 1993) e com base nos resultados obtidos na pesquisa, pode-se afirmar que foi comprovado que a terceira idade o acmulo de experincias e vivncias a que todos ns passamos, ou seja, que a melhor fase da vida para a maioria dos entrevistados.

Verificou- se conforme o objetivo da pesquisa que a maioria dos participantes vivenciam a terceira idade de forma tranqila e bem vivida apesar de ainda sofrerem certos tipos de preconceitos sociais, tais como: dificuldades de conseguir emprego devido a idade; a sociedade acredita que os idosos so incapazes de realizarem at mesmo pequenas tarefas e etc...

Em relao as respostas obtidas

no QUADRO 01: P1, P3 e P5 ,

relataram que a terceira idade ainda sofre discriminao social o que pode ser comprovado por Fraiman(1995) ao afirmar que a idade uma das duas grandes variveis que regulam o comportamento social e as relaes entre indivduos e grupos, em todas as sociedades.(p113 )

P1 e P4 tiveram suas respostas bastante parecidas, relatando que vivemos em uma sociedade mais justa e muito boa e que aos poucos esto sendo reconhecidos os seus direitos .

Em relao as respostas obtidas no QUADRO 02: P1, P2 e P5 afirmaram que os sentimentos vivenciados nesta fase so de amor e paixo pela famlia e a sensao de vitria pelo dever cumprido. O que mostra Raposo(1993) ao afirmar que .. nessa fase que h o momento de quitao com os deveres da vida, a famlia j encaminhada, filhos, netos etc... (p200)

P3, relata se sentir muito bem, acha muito legal procura viver da melhor maneira possvel, acha que com a idade que tem procura entender as pessoas, gosta muito de vivenciar coisas novas, est sempre em contato com o novo, no vive do passado. P4 afirma viver a realidade como um sentimento vivenciado nessa fase.

Em relao as respostas do QUADRO 03: P1, P4 e P5 ,afirmam que os pontos positivos nessa fase da vida so: experincia de vida, realizaes alcanadas, independncia financeira e formao da famlia estando relacionado com a afirmao de Ducken.
o mundo precisa de algo mais do que as energias dos jovens que os levam para frente. Ele requer tambm a fora da sabedoria que preserva valiosos elementos de tradio. E quem melhor a possui do que mais idosos que j esto, fisicamente bem longe da flor da mocidade. Sua bondade,calma, pacincia equilibrada e tranqilidade sorridente das pessoas maduras podem ser encorajamento, estmulos e guia para todos (1998 p 99 )

Em relao a resposta, P2 , afirmou tenho sade, sou amada, respeitada. P3, afirmou ver as coisas hoje em dia de uma outra forma de uma maneira mais aberta, procurando sempre se adaptar, apesar de estar com essa idade relata que pode fazer o que gosta ser feliz, sempre ser feliz, felicidade tudo , tem sade , est mais dedicada a religio, o mais importante ser feliz. Em relao as respostas do QUADRO 04: todos os participantes descreveram a relao familiar como sendo muito boa, o convvio com a famlia harmonioso e alegre, sempre se respeitando e se amando, ressaltando que P5 relata a seguinte f rase: foi um presente que recebi de Deus e que melhor no poderia ser. Sugere-se que outras pesquisas possam ser realizadas sobre este tema que bastante rico e prazeroso de se descobrir, tentando assim sensibilizar o valor que o idoso tem na sociedade e do quanto ainda pode aprender com eles. Destacamos tambm o papel do psiclogo como um agente de sade que pode trabalhar para tentar conscientizar a populao de que envelhecer no um processo s de perdas mas tambm de dever cumprido e satisfao. Concluiu-se que para se chegar bem na terceira idade necessrio se cuidar desde cedo tanto fisicamente quanto psicologicamente, e que, viver esta fase pode ser algo gratificante principalmente com a chegada dos netos e bisnetos e bastante prazeroso quando se tem conscincia de que viver vale a pena e que estar vivo um dom de Deus e que no deve ser desperdiado e sim aproveitado em todas as fases de nossa vida e alm disso afirmar-se que a terceira idade apenas uma etapa a mais na nossa vida e no a ltima.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

ANITA, L. B. et all. E por falar em boa velhice. So Paulo: Papirus, 2000.

CABRAL, A. e NICK,E. Dicionrio Tcnico de Psicologia.So Paulo: Cultrix,2000 DUCKEN, A. P. Saber envelhecer. (C.M.T.de Lyra treds). Petrpolis: Vozes, 1998. FRAIMAN, A. P . Coisas da idade. So Paulo: Gente ,1995.

MENEZES, A. K. Caminhos do Envelhecer. Rio de Janeiro:Revinter, 1994 . RAPOSO, P .Terceira idade: Envelhea com dignidade. Belm,1993.

VERAS, R. FRANA, L. BARBOSA, J. MOTTA L. et all. Terceira idade alternativas para uma sociedade em transio. Rio de Janeiro, Unat (UERJ)1999.

BIBLIOGRAFIA CONSULTADA

PINTOS, C. C. G. A Famlia e a Terceira Idade. So Paulo: Paulinas. 1997.

Anexo

ROTEIRO DE ENTREVISTA

Nome (iniciais): Idade: Sexo: Estado Civil: Religio: Escolaridade:

1. idade?

Que percepo voc tem da sociedade em relao terceira

2.

Que sentimentos voc vivencia nessa fase da vida?

3. Quais os pontos positivos nessa fase da vida?

4. Descreva sua relao com a famlia.

You might also like