You are on page 1of 44

ndice

Pginas 1. Introduo 2. Natureza e tipos de poluentes da gua 3. Metais pesados 4. Metalides 5. Poluentes inorgnicas
- Eutrofizao

2 3 5 8 8
10

6. Acidez, Alcalinidade e Salinidade 7. Oxignio, Oxidantes e Redutores 8. Poluentes orgnicos


- Sabes e detergentes - Poluentes orgnicos biorrefractrios - Pesticidas - Insecticidas Organoclorados - Herbicidas - Bifenilos policlorados (PCB)

11 12
15 17 17 18 19 20

14

9. Poluentes radioactivos 10. Poluio termal. 11. Tratamento de guas


- Tratamento de gua municipais - Tratamento de guas para aplicaes industriais - Tratamento de resduos - Tratamento de guas residuais industriais - Reutilizao de efluentes - Coagulao e floculao - Sedimentao - Filtrao - Purificao

21 23
25 26 27 30 33 34 35 35 36

24

12. Aplicao ao ensino 13. Bibliografia

39 44

1. Introduo

A gua est presente em mltiplas actividades do Homem e, como tal, utilizada para finalidades muito diversificadas que assumem grande importncia, como por exemplo, no abastecimento domstico e pblico, na agricultura, na industria e na produo de energia elctrica. Ao longo dos tempos, a qualidade da gua tem sido um factor determinante na sade humana. A poluio fecal das guas de consumo tem causado frequentemente doenas que tm dizimado populaes de vrias cidades. No entanto ainda existem epidemias ocasionais de doenas virais e bacteriolgicas provocadas por agentes infecciosos transportados na gua de consumo. Estas doenas tm sido normalmente bem controladas e a gua de consumo nos pases tecnologicamente avanados est agora livre de agentes causadores de doenas, que eram frequentemente responsveis pela contaminao da gua h apenas algumas dcadas atrs. A parte inicial deste seminrio tem como objectivo efectuar uma abordagem acerca dos diversos poluentes que podem estar presentes na gua, muitos deles que podero ser mesmo uma ameaa sade pblica. Na segunda parte deste seminrio feita uma referncia s diversas tcnicas utilizadas no tratamento de guas, nomeadamente, para o uso domstico, para as aplicaes industriais e para o seu despejo ou a sua reutilizao. Na parte final deste seminrio efectuada, ainda, uma aplicao ao ensino em que so sugeridas algumas actividades realizadas pelos alunos, com o intuito de os sensibilizar e despertar para a importncia da gua na quotidiano.

2. Natureza e tipos de poluentes

Actualmente, existem vrios tipos de contaminao qumica. Nestas incluem-se detritos da produo qumica industrial, a fuga de pesticidas dos terrenos agrcolas, entre outros. Alguns dos poluentes especficos incluem produtos qumicos industriais tais como hidrocarbonetos clorados, metais pesados, como o cdmio, chumbo e mercrio, guas salinas, bactrias e detritos municipais e industriais em geral. Compreender as fontes, interaces, e efeitos dos poluentes das guas, fundamental para o seu controlo de uma forma economicamente vivel e ambientalmente segura. A compreenso da poluio das guas e o seu controlo depende. principalmente, de um conhecimento bsico sobre a qumica ambiental do meio aqutico. A poluio da gua pode ser estudada de uma forma mais efectiva tendo um conhecimento das propriedades fundamentais da gua, das interaces dos sedimentos desta e de outros factores envolvidos com as reaces, transporte e efeitos desses poluentes. Os poluentes da gua podem ser de diferentes categorias, nomeadamente: Metalides; Metais pesados; Pesticidas; Poluentes inorgnicos; Asbestos; Elementos vestigiais; Nutrientes de algas; Poluentes orgnicos; Acidez, alcalinidade, salinidade (em excesso); Patognicos; Qumicos carcinognicos; Detritos, desperdcios humanos e animais; Sedimentos; Detergentes.

Elementos (substncias) vestigiais referem-se a elementos que existem em pequenas quantidades, da ordem de algumas partes por milho, num dado sistema. A tabela seguinte apresentada indica os elementos vestigiais mais importantes que se encontram em guas naturais, assim como o seu comportamento tpico. Alguns deles so reconhecidos como nutrientes essenciais fauna e flora, incluindo os que so essenciais em nveis baixos, mas txicos em nveis elevados. Elemento vestigial Arsnio Berlio Boro Crmio Fontes Detritos qumicos Carvo, resduos industriais Carvo, detergentes, resduos Chapas de metal Chapas de metal, resduos industriais, indstria mineira Fontes geolgicas naturais, resduos, aditivos Resduos industriais, intruso da gua do mar Resduos industriais, corroso, aco microbial Resduos industriais, combustveis, indstria mineira Resduos industriais, aco microbial Resduos industriais, carvo, indstria mineira Resduos industriais, fontes naturais Fontes naturais, carvo Resduos industriais, canalizaes Efeitos e sua importncia Txico, possvel carcingenico Txico Txico Essencial como Cr(II), txico como Cr(VI) Elementos vestigiais essenciais, txico para as plantas e algas em nveis elevados Previne o aparecimento de cries (at 1 mg/dm3), txico em nveis elevados Previne o bcio Nutrientes essenciais Txico, inofensivo vida selvagem Txico para as plantas Txico Essencial s plantas, txico aos animais Essencial em nveis baixos, txico em nveis elevados Elemento essencial, txico s plantas em nveis elevados.

Cobre

Fluoreto Iodeto Ferro Chumbo Mangans Mercrio Molibdnio Selnio Zinco

Alguns dos metais pesados esto entre os mais prejudiciais elementos poluentes e so de grande preocupao para os seres humanos devido sua toxicidade. Estes so em geral os metais de transio, e alguns elementos representativos, como o chumbo e estanho. Os metais de transio incluem elementos essenciais como o ferro e metais txicos como o cdmio e o mercrio. Grande parte destes possuem uma enorme afinidade para o enxofre interrompendo a funo enzimtica atravs da formao de ligaes com tomos de enxofre nas enzimas. Alguns dos metalides so grandes poluentes de guas, sendo de interesse relevante o arsnio, o selnio e o antimnio. Produtos qumicos inorgnicos manufacturados so capazes de contaminar as guas com elementos vestigiais.

3. Metais pesados
Mercrio
O mercrio um metal pesado que se encontra em quantidades vestigiais como constituinte de diversos minerais. Descargas dos laboratrios, baterias, termmetros quebrados e produtos farmacuticos so algumas das fontes deste metal que no so muito perigosas (podendo-o ser em quantidades exageradas). As fontes consideradas mais preocupantes deste poluente so o carvo e as descargas industriais que contaminam, para alm dos lagos e rios, os cursos de gua subterrnea (com nveis entre 5-10 ppm), podendo a causar doenas muito graves, quando ingerido. Os compostos de mercrio orgnico (altamente txicos), presentes nos pesticidas, so considerados mais perigosos que os compostos de mercrio inorgnico, devido grande dificuldade na sua degradao. Algumas das formas do mercrio no so txicas podendo ser utilizadas em alguns frmacos no tratamento de algumas doenas (sfilis).

Durante algum tempo foi declarado que o mercrio no era um poluente de grande relevncia dado que os compostos inorgnicos deste eram relativamente insolveis. Foi descoberto que este se encontrava em grandes concentraes na gua como resultado da formao do io solvel monometilmercrio, CH 3Hg-, e do dimetilmercrio (voltil), (CH3)2Hg, pela bactria anaerbica nos sedimentos. Em guas neutras ou alcalinas a formao do (CH3)2Hg favorecida podendo este passar para a atmosfera. O mercrio um metal que se pode ligar a um grupo orgnico para formar um composto organometlico. Alguns exemplos so CH3HgCl, CH3Hg, (CH3)2Hg.

Cdmio
O cdmio um metal com propriedades qumicas muito semelhantes s do zinco. Ambos os metais encontram-se na gua no estado de oxidao +2. As fontes mais preocupantes destes poluentes so os resduos industriais que causam efeitos drsticos para sade humana. Habitualmente em rios e lagos, em perodos de menor agitao das guas, o leito destes tm baixa concentrao de cdmio solvel devido reduo microbiolgica do sulfato, que ir promover a precipitao sob a forma de sulfato de cdmio: 2 (CH2O) + SO42- + H+ 2 CO2 + HS- + 2H2O CdCl+ (Complexo de cloro) + HS- CdS (s) + H+ + ClOs ventos e as correntes promovem a absoro de cdmio nos sedimentos em guas aerbicas, em que este reage com materiais em suspenso.

Chumbo
O chumbo encontra-se na gua no estado de oxidao +2, tendo como principais fontes as descargas industriais e a indstria mineira. O envenenamento com este metal pode provocar, nos seres humanos, diversos tipos de doenas levando morte em quantidades excessivas.

Apesar do grande crescimento do uso total do chumbo pela indstria, tem-se verificado que a quantidade deste metal txico tm diminudo significativamente. O chumbo, normalmente, no provoca grandes preocupaes nas guas de consumo, excepto em reservatrios de gua feitos de chumbo.

Ferro
As fontes mais preocupantes deste poluente so as descargas industriais, a corroso e a indstria mineira que podem contaminar os cursos de gua subterrneos. Alguns metais hidratados, particularmente com nmero de oxidao +3 ou superior, tem tendncia a perder um io H+ quando se encontram em meio aqutico. Esta tendncia para os ies metlicos comportarem-se como cidos pode provocar um grande efeito no meio aqutico. Um bom exemplo a gua cida das minas, em que parte do seu carcter cido deriva do carcter do Ferro hidratado (III): Fe(H2O)63+ Fe(OH)3 + 3H+ + 3H2O

O anio hidrxido, OH-, pode funcionar como um grupo ligante para a juno de dois ou mais metais por um processo de desidratao. Este processo conduz formao de polmeros coloidais podendo ocorrer a produo de precipitados com algumas quantidades de outros metais txicos.

Cobre
As principais fontes do cobre so as descargas industriais e a indstria mineira que podem contaminar os cursos de gua subterrneos. O cobre existe no meio aqutico sob a forma de compostos com nmero de oxidao +1 e +2, sendo o ltimo o dominante. O cobre um metal que essencial em pequena concentrao, podendo tornar-se txico para a flora aqutica em nveis elevados.

4. Metalides

Arsnio

O arsnio o metalide mais poluente na gua podendo provocar a morte, mesmo quando ingerido em quantidades reduzidas. A combusto de combstiveis fsseis, nomeadamente o carvo, uma das principais fontes do arsnio que, aps o contacto com o ar, pode alcanar os cursos de gua subterrneos. Uma outra grande fonte de arsnio so as indstrias mineiras, em que este produzido como um co-produto da refinao do cobre, ouro e chumbo, em quantidades significativas. Tal como o mercrio, o arsnio pode ser convertido, por aco de bactrias, em derivados metilados, mais txicos. O arsnio tambm pode formar outros compostos organometlicos. Um exemplo o fenildicloroarsnio, C6H5AsCl2, em que um grupo fenil ligado covalentemente ao arsnio atravs de uma ligao As-C, e dois tomos de cloro que so tambm ligados covalentemente ao arsnio. As interaces organometlicas podem aumentar ou diminuir a toxicidade de metais nos ecossitemas aquticos, tendo uma grande influncia na flora aqutica.

5. Poluentes Inorgnicos

Existem diversos poluentes inorgnicos que podem estar presentes na gua. O cianeto , talvez, o poluente mais perigoso devido ao facto de ser um veneno mortfero. Outros, como o dixido de carbono, a amnia, o sulfureto de hidrognio e o io nitrito, so outras espcies poluentes a considerar. O cianeto encontra-se presente na gua sob a forma de HCN, um cido fraco voltil que bastante txico. CN- (aq) + H2O (l) HCN (aq) + OH- (aq)

O io cianeto tm uma forte afinidade para diversos ies metlicos, formando com estes espcies relativamente pouco txicas, por exemplo com o Fe (II). O cianeto utilizado na indstria, especialmente para a limpeza de metais e electrorrevestimento, sendo ainda utilizado em algumas operaes de processamento de minerais.

O dixido de carbono livre encontra-se frequentemente na gua, em grandes quantidades durante a degradao da matria orgnica, podendo, tambm ser proveniente da dissoluo de algum dixido de carbono presente no ar. A solubilidade do dixido de carbono aumenta quando reage com a gua para formar ies HCO3-, CO32- e H+ : CO2 (aq) + H2O (l) HCO3- (aq) HCO3- (aq) + H+ (aq) CO32- (aq) + H+ (aq)

O modo como o CO2 dissolvido se distribui pelas diferentes espcies CO 2(aq), HCO3-(aq) e CO32-(aq) depende do pH da soluo. Nveis excessivos de dixido de carbono tornam a gua bastante cida podendo afectar a fauna e a flora aqutica.

A amnia dissolve-se facilmente em gua, em proporo de cerca de 1:2 temperatura ambiente, mas apenas uma pequena proporo reage com a gua formando-se ies amnio e hidrxido. Esta reaco anloga reaco do dixido de carbono com gua. A presena de resduos orgnicos evidenciada pela presena de amnia uma vez que esta o produto inicial da degradao destes resduos com o azoto. A maior parte da amnia encontra-se na gua sob a forma de NH 4+ e no na forma de NH3.

O io nitrito surge na gua como um estado intermedirio da oxidao do azoto.

Nos ltimos tempos, a concentrao de nitratos nas guas subterrneas tem vindo a aumentar significativamente em algumas zonas, devido ao uso exagerado de fertilizantes. Nestas condies a gua pode-se tornar muito perigosa, essencialmente para as crianas, dado no possurem estmagos suficientemente cidos, provocando, assim, grandes dificuldades em evitar a reduo dos nitratos em nitritos. Estes nitritos iriam oxidar o Fe(II) da hemoglobina a Fe(III), sendo que a forma da hemoglobina oxidada no poderia transportar mais oxignio para as clulas.

O sulfureto de hidrognio um produto da decomposio anaerbica da matria orgnica que contm enxofre, podendo tambm ser produzido pela reduo anarobica do sulfato por microorganismos. Na gua, o H2S um cido diprtico, podendo verificar-se que o S 2- no se encontra presente em guas naturais normais.

Eutrofizao

Em condies naturais, os riachos fluem para os lagos transportando compostos de azoto, enxofre e fsforo que so formados pela degradao de plantas e animais que se encontram nos solos. A gua dos lagos gradualmente enriquecida com nutrientes por um processo designado de eutrofizao. As plantas aquticas crescem rapidamente, a fauna aumenta, e quando as plantas e os animais morrem ocorre a depositao de matria orgnica no fundo dos lagos. Quando um lago possu concentraes altas de nitratos e fosfatos, as algas florescem e produzem flores que conferem gua um sabor e um odor bastante intensos. Quando a flor da alga morre decomposta por bactrias arobicas. Quando o oxignio insuficiente para suportar as bactrias arobicas, estas deixam o lugar para as bactrias anarobicas. As fontes dos nitratos e fosfatos so os detritos e os fertilizantes. Terras intensivamente cultivadas recebem em abundncia estes fertilizantes contendo fosfatos e nitratos. As plantas conseguem absorver uma quantidade limitada de

10

nitrato pelas razes, sendo o resto levado dos solos pelas chuvas. Os nitratos so muito solveis, os fosfatos no to solveis, sendo por isso levados dos solos mais lentamente que os nitratos. Uma outra fonte de fosfatos so os detergentes caseiros.

6. Acidez, Alcalinidade, Salinidade


A vida aqutica sensvel a valores extremos do pH da gua. Os seres vivos no conseguem viver em meios salinos a que no se encontrem adaptados, devido essencialmente a efeitos de osmose. Uma srie de poluentes inorgnicos acdicos, provenientes de minas, so drenados para as guas. A pirite, FeS, um mineral que oxidado por bactrias, na presena de ar e gua, dando origem soluo de cido sulfrico e sulfato de ferro(II). Esta soluo cida percorre o seu caminho pelas gua subterrneas emergindo em fontes e riachos. A poluio exagerada por cidos provoca os seguintes efeitos: Destruio de plantas, com a excepo de algumas bactrias e algas. A morte dos animais aquticos todos os vertebrados, grande parte dos invertebrados e muitos microorganismos. Corroso de estruturas metlicas. Danos na irrigao das colheitas (por exemplo pelas chuvas cidas). A elevada alcalinidade, normalmente, no produzida directamente a partir da actividade dos homens. Existem, no entanto, solos alcalinos que conferem gua uma basicidade elevada. A actividade do homem pode agravar ainda mais este problema. A salinidade da gua pode ser facilmente aumentada por actividade do homem. A gua quando circula por um sistema de guas municipais transporta sal atravs de vrios processos. A irrigao e a produo intensiva dos solos so processos responsveis por um acrscimo significativo de sal na gua. Na poca de

11

maior calor, a gua evapora, deixando o sal nos solos, provocando a destruio das plantas devido ao facto de estas no se conseguirem desenvolver.

7. Oxignio, oxidantes e redutores


temperatura de 25C e presso atmosfrica, a concentrao mais elevada de oxignio que a gua consegue dissolver, em equilbrio com o ar, cerca de 8,26 ppm (partes por milho). A solubilidade de um gs diminui com o aumento da temperatura (porque a variao de entalpia da soluo negativa), sendo a solubilidade do oxignio favorecida no intervalo de 0C 35C. Os organismos aquticos possuem uma maior respirao a temperaturas mais altas, e este combinado com a reduo da solubilidade do oxignio pode levar a uma escassez de oxignio dissolvido. A degradao da matria orgnica tambm consome algum oxignio dissolvido na gua. A quantidade de oxignio utilizado na oxidao pode ser determinada utilizando a seguinte frmula da matria orgnica sob a forma de (CH2O), com massa molar de 30 g mol-1. (CH2O) (aq) + O2 (aq) CO2 (aq) + H2O (l)

Atravs de uma estimativa pode-se verificar que 8 g de matria orgnica em degradao podem utilizar todo o oxignio dissolvido numa tonelada de gua. Em adio oxidao da matria orgnica mediada por microorganismos, o oxignio na gua pode, ainda, ser consumido pela bio-oxidao de compostos de azoto: NH4+ + 2O2 2H+ + NO3- + H2O Outra forma que contribui para a desoxigenao da gua a utilizao de agentes redutores por oxidao qumica ou bioqumica: 4Fe2+ (aq) + O2 (aq) + 10H2O (l) 4Fe(OH)3 (s) + 8H+ (aq) 2SO32- (aq) + O2 (aq) 2SO42- (aq)

12

Qualquer material adicionado que utilize o oxignio dissolvido interfere com o crescimento de organismos aquticos. Se o oxignio dissolvido for inferior a 5 ppm os peixes so os primeiros a sentir, acabando por morrer. Os invertebrados e as bactrias sobrevivem em nveis inferiores. Este desequilbrio entre as diversas espcies um sinal de poluio. Se o nvel de oxignio se tornar demasiado baixo para sustentar a vida aqutica, as algas e outros plantas acabam por morrer e se decompor. A quantidade de oxignio dissolvido, utilizado pelas bactrias na oxidao de matria orgnica, numa amostra de gua designada por exigncia biolgica de oxignio (BOD). A gua pode ser considerada pura se o BOD cerca de 1 ppm ou inferior, no to pura com BOD de 3 ppm e suspeita quando o BOD atingir os 5 ppm. O BOD de um volume de gua pode ser determinado. Uma amostra de gua est saturada de oxignio e assim sendo a concentrao do oxignio dissolvido conhecida. Esta mantm-se isolada a 25C por um perodo, normalmente 5 dias, enquanto os microrganismos da gua oxidam a matria orgnica. O oxignio que permanece na gua pode ser determinado pelo mtodo de Winkler. Os passos no mtodo de Winkler para conhecer a concentrao do oxignio dissolvido so: 1. Uma quantidade do sal mangnes(II) oxidado a xido de mangans(IV) pelo oxignio, em soluo alcalina: 2Mn2+(aq) + 4OH-(aq) + O2(g) 2MnO2(s) + 2H2O(l) 2. Pela reaco do xido de mangnes(IV) formado, com iodeto de potssio em soluo cida, liberta-se iodo:. MnO2(s) + 2I-(aq) + 4H+(aq) Mn2+(aq) + I2(aq) + 2H2O(l) 3. O iodo reage com uma soluo padro de tiossulfato: I2(aq) + 2S2O32-(aq) S4O62-(aq) + 2I-(aq)

13

A quantidade de tiossulfato usado no passo trs indica a quantidade de oxignio utilizado no passo um. A determinao do BOD lenta e no inclu detritos que so oxidados ainda mais lentamente. A exigncia qumica de oxignio, COD, a quantidade de oxignio que necessria para oxidar toda a matria orgnica na gua. O COD pode ser detectada mais rapidamente que o BOD. Uma amostra de gua tratada com um agente oxidante forte em quantidade conhecida ( ex: dicromato de potssio ). Aps cerca 2,5 horas, o excesso de oxidante pode ser determinado. Uma espcie de erro a oxidao do io cloreto, que no um poluente, a cloro. Este pode ser prevenido atravs da precipitao do io cloreto como cloreto de mercrio(II), que insolvel, pela adio de sulfato de mercrio (II).

8. Poluentes Orgnicos
Os compostos orgnicos naturais existem no ambiente h milhes de anos. Os organismos vivos tm-se adaptado a utilizar alguns deles e a resistir a outros. Muitos produtos qumicos sintticos so inofensivos para os seres vivos, mas alguns interferem com processos bioqumicos. Alguns destes produtos qumicos so propositadamente introduzidos no ambiente para matar insectos e outros organismos indesejveis. Outros so introduzidos por acidente. Milhes de toneladas de compostos orgnicos sintticos so produzidos, e muitos so libertados pelas indstrias por acidente e outros como resduos dos esgotos. Muitos destes no so compostos biodegradveis - no se conseguem decompor por aco de bactrias ou outros organismos acumulando-se, assim, no ambiente. Alguns, como o DDT(diclorofeniltricloroetano), so concentrados atravs da passagem pela cadeia alimentar. Bactrias e outros organismos pequenos ingerem o composto e so depois comidos por organismos maiores. Estes organismos so comidos por organismos ainda maiores, e no fim da cadeia alimentar dos peixes nos mares, e dos animais na terra, transportam grandes concentraes de DDT aumentando assim o nvel destes poluentes no ambiente.

14

Os esgotos domsticos contm tambm uma grande variedade de poluentes. Alguns destes poluentes so facilmente removidos atravs do tratamento de guas, enquanto que outros como os sais, metais pesados e alguns compostos refractrios no so removidos eficazmente. Para alm destes, existem outros constituintes dos esgotos de uma cidade como os: vrus (provenientes de detritos humanos); detergentes (provenientes de desperdcios domsticos); fosfatos (provenientes dos detergentes); leos (provenientes de detritos industriais e domsticos); agentes quelantes (provenientes de alguns detergentes e detritos industriais); slidos (provenientes de todas as fontes referidas atrs).

Um tratamento inadequado dos esgotos pode causar inmeras doenas de elevada gravidade. Os esgotos municipais contm cerca de 0,1% de slidos, mesmo depois de serem tratados, que iro ser posteriormente depositados no mar. Estas descargas promovem a formao de sedimentos. Outro problema dos esgotos a grande quantidade de escria que se forma como um dos produtos do tratamento dos esgotos. A escria contm material orgnico, que continua em decomposio, e metais pesados. necessrio um controlo cuidado das fontes donde so provenientes estes esgotos, essencialmente do material orgnico e dos metais pesados, de forma a minimizar os problemas por eles causados.

Sabes e detergentes

Os sabes so sais constitudos por cidos gordos. A sua estrutura consiste numa cabea inica carboxlica e numa longa cauda de hidrocarbonetos:

15

O seu efeito de limpeza resulta do seu poder emulsionante e da sua capacidade para diminuir a tenso superficial da gua. Na presena de gorduras, leos e de material orgnico insolvel em gua, a tendncia para a cauda se dissolver na matria orgnica, permanecendo a cabea em soluo aquosa. A grande desvantagem dos sabes surge a partir da sua reaco com caties divalentes, como o Ca2+ e o Mg2+, formando sais insolveis de cidos gordos (que no so agentes de limpeza). Assim que os sabes sejam lanados para os esgotos ou para os sistemas aquticos, iro precipitar sob a forma de sais de clcio e de magnsio sendo eliminado qualquer efeito provocado pelo sabo em soluo. Os sabes no provocam qualquer tipo de problemas significativos relativamente poluio de guas. Os detergentes sintticos tm propriedades diferentes dos sabes, uma vez que no formam sais insolveis a partir de sais de Ca 2+ e o Mg2+. Outra vantagem destes, que no se verifica nos sabes, o facto de serem sais derivados de cidos fortes. O que permite que a gua actue como um melhor agente de limpeza o surfactante. O surfactante concentra-se nas interfaces da gua com gases, slidos e com lquidos imiscveis. Este fenmeno deve-se ao facto de uma parte da molcula ser polar ou um grupo inico (cabea) com grande afinidade para a gua, e a outra parte ser uma cauda de hidrocarbonetos com pouca afinidade para a gua:

Este composto um surfactante, sulfato de alquilo, que muito utilizado em champs, produtos de cosmtica e diversos detergentes. Muitos dos poluentes que surgem na gua, provocados pelos detergentes, no provm da presena dos surfactantes mas de construtores. Estes ligam-se aos ies duros, tornando a soluo alcalina e imprpria para a aco do surfactante.

16

Alguns detergentes possuem, para alm de outros ingredientes, polifosfatos que funcionam como construtores quando se juntam a complexos de clcio. Estes polifosfatos so dos ingredientes que mais problemas tem trazido para o ambiente, embora grande parte destes tenham j sido resolvidos. A exigncia para um melhor desempenho dos detergentes tem conduzido ao aumento da utilizao de enzimas nestes produtos. A determinada altura, as enzimas podem substituir os cloretos e os fosfatos, ambos com consequncias significativas para o ambiente.

Poluentes orgnicos biorrefractrios Uma quantidade significativa de diversos compostos orgnicos surgem como poluentes em gua. Muitos destes compostos orgnicos, essencialmente os menos biodegradveis, provocam efeitos nos seres vivos cuja gravidade ainda no totalmente conhecida. Os compostos biorrefractrios so os compostos orgnicos mais preocupantes em guas residuais, principalmente quando se encontram em fontes de gua para consumo. Estes so muito pouco biodegradveis, salientando-se entre eles os que so hidrocarbonetos aromticos ou com radiais cloro. Estes compostos no so completamente removidos da gua atravs de um tratamento biolgico sendo necessrio a utilizao de processos fsicos e qumicos como a retirada do ar, a extraco do solvente e a absoro do carbono.

Pesticidas Os pesticidas so substncias que podem matar directamente alguns organismos ou simplesmente control-los. Existem diversas categorias de pesticidas, mas todos eles possuem as mesmas propriedades de bloquear o processo de metabolismo vital dos organismos para o qual so txicos. A grande parte dos pesticidas utilizados so os insecticidas, herbicidas e funguicidas. Os insecticidas tm sido usados para diminuir as doenas transmitidas pelos insectos

17

como a malria, a febre amarela e outras, para alm de prevenirem o ataque destes nos alimentos. Alguns dos insecticidas utilizados so o SO 2 proveniente da queima do enxofre, que tambm utilizado como funguicida, e fluoretos inorgnicos, como o fluoreto de sdio que utilizado domesticamente para controlar as formigas. Os pesticidas inorgnicos e organometlicos so normalmente txicos para os mamferos, especialmente em nveis especficos para serem considerados como pesticidas. Normalmente apenas so utilizadas pequenas quantidades de compostos orgnicos para evitar a transmisso de doenas atravs de insectos. Os pesticidas orgnicos so menos txicos para o Homem que os pesticidas inorgnicos.

Insecticidas organoclorados Na dcadas de 40 e 50 foram produzidas grandes quantidades de novos pesticidas. Os ingredientes destes pesticidas eram na sua maioria compostos organoclorados, que possuam as mesmas propriedades: estabilidade contra a decomposio ou degradao no ambiente; solubilidade muito reduzida em gua, a no ser que o oxignio e o azoto se encontrassem tambm presentes nas molculas; grande solubilidade em hidrocarbonetos, como no material gorduroso na matria viva; toxicidade relativamente alta para os insectos mas baixa para o Homem.

Um exemplo a ter em considerao o hexaclorobenzeno (HCB), C 6Cl6. Este um composto estvel e fcil de preparar, a partir de cloro e benzeno. Este permanece no ambiente como um contaminante, uma vez que extremamente persistente e encontra-se continuamente a ser emitido como um produto secundrio na indstria qumica. Para alm do HCB ser bastante solvel em meios orgnicos praticamente insolvel na gua. O HCB um dos compostos com um nvel de concentrao

18

mximo, permitido por lei, nas guas para consumo, de cerca de 0,001 miligramas por litro. Nos rios e nos lagos, os compostos organoclorados, como por exemplo os clorobenzenos, tem uma certa tendncia para se ligarem superfcie das partculas constitutivas da matria orgnica, suspensas em gua, sendo assim dissolvidos a partir de sedimentos. Desta forma a concentrao deste composto nos organismos vivos aquticos cerca de milhes de vezes superior quando comparado com as guas poludas para consumo. Muitos insecticidas organoclorados tem sido assim removidos de utilizao de forma a reduzir a concentrao destes no ambiente.

Herbicidas
Compostos bipireno

Os compostos bipireno, como sejam, por exemplo, o C 12H12Br2N2 e o C12H14Cl2N2, contm dois anis pireno em cada molcula. Estes compostos destroem rapidamente as clulas das plantas e conferem s plantas um aspecto queimado (pelo frio), quando so aplicadas directamente sobre os tecidos destes. No entanto, estes ligam-se fortemente, essencialmente fraco mineral de argila, resultando na perda rpida de actividade herbicida, de modo a que os campos pulverizados possam ser cultivados em um ou dois dias depois da aplicao do herbicida.

Diquate

Paraquate

Compostos heterocclicos de azoto Um nmero relevante de herbicidas, como por exemplo a atrazina (C 8H14 Cl N5) e o sencor, contm trs tomos de azoto heterocclico em estruturas de anel.

19

Estes herbicidas inibem a fotossntese. A selectividade favorecida pela baixa habilidade das plantas para metabolizar o herbicida.

Atrazina Bifenilos policlorados (PCB)

Sencor

Ao contrrio dos DDTs, que so compostos simples, os PCBs so uma famlia qumica de 209 congneres. As frmulas qumicas destes compostos podem ser representadas segundo a forma C12H10-xClx (em que 1 < x <10). Alguns exemplos so, nomeadamente, o 2,4,4 triclorobifenil (PCB 28); 3,3,4,4 tetraclorobifenil (PCB 77); 3,3,4,4,5 pentaclorobifenil (PCB 108) e 2,2,3,4,4,5,5 heptaclorobifenil (PCB 180).

Os preparados dos PCBs so normalmente misturas. Estes so muito apropriados para serem utilizados como fludos dielctricos nos transformadores de energia e em condensadores. A contaminao do ambiente aqutico pelos PCBs pode ser provocada a partir de efluentes de detritos, desperdcios das incineradoras ou lixos txicos. Da disposio imprpria dos transformadores e dos condensadores pode resultar o escoamento dos PCBs contidos nestes. Estes compostos so volteis e podem escapar para a atmosfera, onde so vastamente dispersos. Alternativamente, eles podem contaminar directamente as guas subterrneas, seguindo o seu caminho at aos rios e eventualmente oceanos. Os PCBs, assim como os pesticidas organoclorados, so muito persistentes no ambiente e so lipfilicos.

20

A toxicidade dos PCBs varia de acordo com o tipo de congnere presente na mistura e com os vestgios de impurezas que estas misturas contm frequentemente. Os PCBs podem ser encontrados em grandes concentraes nos peixes, aparentemente com efeitos adversos reduzidos. Os carnvoros so os que parecem correr maiores riscos. Os efeitos dos PCBs nos humanos so a erupo cutnea da pele, a fatiga e dores nas articulaes. A persistncia dos PCBs no ambiente e a possvel contaminao futura das lixeiras txicas sem controlo, significa que, apesar das actuais restries na produo e uso dos PCBs, continuaro a ser um srio problema ambiental.

9. Poluentes radioactivos
A estrutura do tomo consiste num ncleo que contm protes (carregados positivamente) e neutres (sem carga elctrica), que rodeado por uma nuvem de electres (carregados negativamente). O ncleo dos tomos de um qualquer elemento contm o mesmo nmero de protes, podendo variar o seu nmero de neutres que este contm. Os tomos que diferem no seu nmero de neutres so chamados istopos do mesmo elemento. Alguns istopos, conhecidos por radionuclidos, so instveis adquirindo uma forma muito estvel por decaimento espontneo. Partculas ou radiaes electromagnticas so libertadas durante este processo. A radioactividade de um radionuclido depende da durao do seu tempo de semi-vida, isto , a quantidade de tempo que demora a decair metade do istopo. Por exemplo, o tempo de semi-vida do Urnio-238 4,5 x 10 9 anos enquanto o do iodo-137 apenas de 24 segundos. Mais de 80 % de radiao estimada varia naturalmente. Por exemplo, a ocorrncia do radionuclido natural, rdio, encontrado nos solos e rochas. Este sofre um decaimento para produzir um gs radioactivo conhecido por rado. Os restantes 20 % da radiao derivam de fontes antropognicas, algumas da indstria de energia nuclear e de testes de bombas nucleares.

21

A contaminao dos leitos de gua por radionuclidos produzidos pelo homem pode ocorrer de variadas formas. Por exemplo, o reactor nuclear mais comum para a produo de energia nuclear o reactor pressurizada. A deposio segura dos lixos radioactivos um tema altamente controverso. Estes lixos podem ser classificados em nveis baixos, intermdios ou altos, com o ltimo nvel a ser produzido unicamente pela indstria de energia nuclear. Foram experimentados vrios mtodos de destruio, incluindo o despejo no mar de bides de ao com desperdcios de baixo nvel. O elevado tempo de semi-vida de alguns radionuclidos significa que sero precisos milhares de anos at se tornarem inofensivos. Actualmente, a deposio de desperdcios radioactivos em minas profundas, em reas de estabilidade geolgica, a melhor opo. Contudo, existe sempre o risco de fuga destes locais e a potencial contaminao de guas subterrneas e superficiais. Perigosas contaminaes ambientais por radiao ocorreram em inmeras ocasies, por exemplo, as terrveis consequncias do lanamento das bombas nucleares em Hiroshima e Nagasaki e a exploso nuclear em Chermobil. A maior preocupao pblica, no que diz respeito produo da energia nuclear, a possibilidade da ocorrncia de um grande acidente e a consequente poluio radioactiva. Muitos dos danos da radiao nos tecido dos corpos so causados pela ionizao dos tomos da gua e outras molculas. Muitos radionuclidos so istopos quimicamente semelhantes aos elementos essenciais dos nutrientes e, por isso, so distribudos no corpo deforma semelhante. Dois exemplos so o iodo-131 e o estrncio-90. Ambos os radionuclidos, uma vez libertados no ambiente, entram em contacto com a erva que pode ser ingerida por vacas. O consumo de leite de vaca afectado significa que os radionuclidos so introduzidos no corpo humano, com consequente alojamento, respectivamente na tiride e no tecido sseo em competio com o clcio.

22

10. Poluio termal

Quando o vapor libertado das turbinas de uma central elctrica passa ao estado lquido por arrefecimento num condensador, e a gua volta caldeira. O condensador arrefecido por gua bombeada a partir de um rio ou um lago perto da estao. A gua arrefecida dever ser aquecida at cerca de 20C antes de regressar sua fonte. O distrbio causado pelo aumento da temperatura dos lagos ou rios designado por poluio termal. Esta tem um nmero considervel de efeitos prejudiciais. - O oxignio menos solvel a elevadas temperaturas. Os peixes podem sufocar e morrer. A situao torna-se pior aquando do aumento da velocidade de processos bioqumicos. - Se a temperatura sofrer um aumento acentuado, as reaces bioqumicas dos organismos afectados iro ser perturbadas e estes iro morrer imediatamente. - A procriao e a fertilizao so influenciadas pela alterao da temperatura da gua. Quando este processo aumenta, o alimento necessrio para os mais pequenos pode no se encontrar presente. - A gua que utilizada como refrigerante contm cloro para prevenir o crescimento de lodo nos canos. O cloro, provavelmente, ir matar organismos desejveis quando despejado para um rio ou um lago.

Para evitar a poluio termal, a gua de um condensador pode ser arrefecida, deixando-a gotejar de uma torre preenchida com um material poroso enquanto que uma corrente de ar a empurra para cima. O calor transferido para a atmosfera onde ir causar menos problemas. Este poder nem sempre ser o caso num clima hmido, funcionando bem em climas secos.

23

11. Tratamento de guas

O tratamento da gua pode ser dividido em trs grandes categorias: - Purificao para uso domstico; - Tratamento para determinadas aplicaes industriais; - Tratamento de guas residuais, de modo a proceder-se ao seu despejo ou reutilizao.

O processo de tratamento a utilizar nos diversos tipos de gua depende muito da origem e da aplicao a que esta se destina. As guas para uso domstico tm que ser cuidadosamente tratadas de forma a eliminar os diferentes microorganismos que provocam diversas doenas. Os processos de tratamento so normalmente divididos em trs fases. O tratamento primrio envolve tcnicas fisico-qumicas como a coagulao, a floculao e a sedimentao, removendo o material suspenso. Uma vez que grande parte deste material oxidvel, o BOD reduzido. O tratamento secundrio um processo bioqumico em que a oxidao pelo ar, mediada por microorganismos, remove o BOD que resta aps o tratamento primrio. Simultaneamente, os slidos adicionais so removidos pela filtrao ou sedimentao. H relativamente pouco tempo, tornou-se evidente que o tratamento primrio e secundrio eram inadequados em diversas reas, em que a gua era reutilizada extensivamente. Por esse motivo passou-se a utilizar um outro tratamento, capaz de remover cerca de 99% dos resduos de um efluente,. designado por tratamento tercirio.

24

Tratamento de guas municipais

A gua que chega s nossas torneiras j foi, inicialmente, um lquido turvo bombeado de um rio poludo com lama e aglomerados de bactrias. Outra origem da gua que chega s nossas casas pode ser a partir de poos, sendo demasiado duras para uso domstico e contendo elevados nveis de ferro e mangans dissolvidos. A gua retirada dos poos entra inicialmente num reactor. O contacto da gua com o ar permite a remoo de solutos volteis como o sulfureto de hidrognio, dixido de carbono, metano, e outras substncias com elevado odor como o CH3SH. O contacto com o oxignio permite ainda a remoo do ferro pela oxidao do ferro solvel (II) a ferro insolvel (III). A velocidade da oxidao depende do pH, sendo favorecida em valores elevados. A adio de CaO ou Ca(OH)2 promove o aumento do pH, resultando na precipitao de ies duros como o Ca 2+ e Mg2+. Estes precipitados so separados numa primeira fase. Muito do material slido permanece em suspenso e necessita da adio de coagulantes (como os sulfatos de alumnio e de ferro) de forma a depositar as partculas coloidais. A deposio ocorre numa segunda fase aps a adio de dixido de carbono de forma a baixar o pH. A gua finalmente clorada, filtrada e bombeada para os reservatrios de gua nas cidades.

Remoo de ies clcio

Diversos processos podem ser utilizados para tornar a gua macia. Alguns destes processos envolvem o tratamento da gua com Ca(OH) 2 ou Na2CO3. O clcio precipitado sobre a forma de CaCO 3. Quando o clcio se encontra na presena do io bicarbonato pode ser removido por adio de Ca(OH)2: Ca2+ + 2HCO3- + Ca (OH)2 2CaCO2 (s) + 2H2O

25

Quando o io bicarbonato no se encontra em quantidades significativas, necessrio a adio de Na2CO3. Por exemplo, o clcio na presena de cloreto pode ser removido aps a adio de Na2CO3: Ca2+ + 2Cl- + 2Na+ + CO32- CaCO3 (s) + 2Cl- + 2Na+

Tratamento de guas para aplicaes industriais


A gua pode ser tambm utilizada em vrios processos industriais. O tipo de tratamento da gua para estas aplicaes depende do tipo da utilizao a ser atribuda. Por exemplo, as guas de arrefecimento necessitam de um tratamento mais simples do que as que so utilizadas no processamento de alimentos, uma vez que as ltimas precisam de se encontrar livres de substncias txicas e patognicas. Alguns dos problemas causados pelo tratamento imprprio das guas, nomeadamente a corroso, a contaminao dos produtos, entre outros, pode provocar um menor rendimento na produo, aumentando no s os custos, como tambm afectando a qualidade dos produtos obtidos. O tratamento destas guas pode ser dividida em dois diferentes tipos, o tratamento externo e interno. No tratamento externo so usados tcnicas de arejamento, filtrao e clarificao para remover o material (substncias suspensas ou dissolvidas) que poder causar graves problemas. A partir deste tipo de tratamento, a gua poder ser dividida em duas correntes diferentes, uma parte que poder ser utilizada sem um tratamento rigoroso e a outra que ir ser tratada atravs de tcnicas especficas. O tratamento interno concebido de forma a modificar as propriedades da gua em aplicaes especficas. Alguns exemplos deste tratamento incluem a reaco do oxignio dissolvido com a hidrazina ou o sulfito, a adio de agentes quelantes para complexar o Ca 2+, a adio de precipitantes e de inibidores, e o ajuste do pH.

26

Tratamento de resduos
Os resduos municipais contm, essencialmente, sedimentos, leo, bactrias patognicas, vrus, sais, nutrientes de algas, pesticidas, compostos inorgnicos refractrios, metais pesados, compostos orgnicos refractrios e uma grande variedade de outros compostos. Os processos de tratamento das guas residuais podem ser divididos em trs (tratamento primrio, secundrio e tercirio). O tratamento primrio consiste na remoo da matria orgnica como gorduras e alguns slidos. O objectivo do primeiro passo no tratamento primrio remover ou reduzir o tamanho destes slidos orgnicos. A primeira sedimentao remove tanto os slidos por deposio como por floculao, sendo um processo que necessita da adio de alguns compostos qumicos. A principal consequncia da biodegradao da matria orgnica nas guas residuais o BOD, que consiste numa quantidade mnima de oxignio dissolvido necessria para que a degradao seja mediada por microorganismos. O tratamento secundrio concebido para remover o BOD, nomeadamente por processos biolgicos que iro consumir o oxignio presente nas guas residuais aps o primeiro tratamento. Este tratamento consiste, basicamente, no aumento da quantidade de oxignio de forma a promover a degradao, por microorganismos, do material orgnico suspenso ou em soluo, at que o BOD seja reduzido para nveis aceitveis. Os resduos so biologicamente oxidados segundo condies controlveis para o crescimento bacterial, at que o seu tamanho no influencie o ambiente. Alguns dos processos utilizados neste tipo de tratamento so filtros utilizados para a separao do material slido coberto por microorganismos e reactores de rotao biolgicos, que promovem a degradao de material orgnico. A grande vantagem destes processos o baixo consumo de energia necessria. Um outro processo, o das lamas activadas, com certeza o mais verstil e efectivo de todos os processos neste tipo de tratamento dos resduos.

27

O grande problema no tratamento dos resduos o destino a dar quantidade de resduos produzida no primeiro e segundo tratamentos. Os principais objectivos no processo das lamas activadas so converter a matria orgnica em formas relativamente estveis, nomeadamente os compostos orgnicos de azoto e fsforo, reduzir o volume e a massa de resduos por remoo de gua, destruir ou controlar as bactrias ou outros microorganismos e, se possvel, obter co-produtos cuja venda permita reduzir os custos do tratamento de resduos. Para completar estes objectivos a lama concentrada por sedimentao, coagulao, floculao e, ocasionalmente, por flutuao. Parte da lama digerida na presena de bactrias arobicas e anarobicas resultando metano, que pode ser utilizado para fornecer energia. Quando a lama residual se encontra em grandes quantidades deve ser digerida por bactrias anarobicas, na ausncia de oxignio, de forma a produzir apenas metano e dixido de carbono: 2 (CH2O) CH4 + CO2 Este processo pode reduzir at cerca de 60 % do volume de lama. Uma das aplicaes desejveis dos resduos serem utilizados como fertilizante, dependendo da sua composio. A gua pode ser removida por filtrao, ou centrifugao em vcuo ou por secagem atravs de aquecimento. A degradao da matria que ocorre no processo das lamas activada ocorre tambm em diversos meios aquticos. No entanto, quando os resduos degradveis so despejados para os riachos encontram uma populao de microorganismos, capazes de proceder degradao, muito reduzida. O processo de lamas activadas permite efectuar a remoo do BOD atravs de duas formas diferentes. Uma delas pode ser atravs da oxidao da matria orgnica produz energia, essencial para os processos metablicos dos microorganismos. Nesta situao o carbono removido na forma de CO 2 gasoso.

28

OXIDAO:

Matria orgnica + O2 CO2 + H2O + energia

A outra forma atravs de uma sntese, com a incorporao na matria orgnica de outros elementos como P, N, etc,. Nesta situao o carbono removido como slido presente na biomassa.

SNTESE:

Matria orgnica + N ; P ; elementos vestigiais novo resduo

Um outro processo de grande relevncia a nitrificao. O io amnio habitualmente a primeira espcie de azoto inorgnica, produzida na biodegradao de compostos orgnicos azotados. Esta espcie, segundo determinadas condies, inicialmente oxidada pela bactria Nitrosomonas, obtendo-se o io nitrito:

2 NH4+ + 3 O2 4 H+ + 2 NO2- + 2 H2O

e posteriormente este oxidado pela Nitrobactria, obtendo-se o io nitrato:

2 NO2- + O2 2 NO3-

A nitrificao pode reduzir as lamas atravs da sua deposio, devido reaco de desnitrificao, que ocorre na ausncia de oxignio, formando posteriormente flocos que iro flutuar:

4 NO3- + 5 (CH2O) + 4 H+ 2 N2 + 5 CO2 + 7 H2O

29

O tratamento tercirio bastante til se, aps o tratamento primrio e secundrio, permanecerem contaminantes prejudiciais sade pblica. Alguns dos contaminantes que podem ser removidos por este tratamento so as partculas suspensas, compostos orgnicos dissolvidos e materiais inorgnicos dissolvidos, incluindo os nutrientes de algas. As partculas suspensas so responsveis pelo BOD residual nos efluentes secundrios de guas residuais. Os compostos orgnicos dissolvidos so os mais perigosos no que diz respeito toxicidade. O principal problema dos materiais inorgnicos so os nutrientes de algas, nomeadamente os nitratos e os fosfatos. Para alm destes contaminantes, existem ainda inmeros microorganismos nos efluentes secundrios de guas residuais, que podero provocar doenas bastante perigosas se os humanos entrarem em contacto directo.

Tratamento de guas residuais industriais


As guas residuais industriais provocam problemas bastante diferentes dos resduos domsticos. As indstrias so responsveis pela remoo dos poluentes dos respectivos efluentes, antes de serem lanados para os cursos de gua. As guas industriais tm que ser sujeitos a anlises qumicas de forma a averiguar a gravidade dos diferentes poluentes que se encontram nestas. Um dos processos mais utilizados para a remoo de resduos orgnicos um tratamento biolgico atravs de lamas activadas. necessrio criar condies para que os microorganismos possam proceder degradao de constituintes que no so normalmente biodegradveis (por exemplo o biotratamento da escria que contm ies metlicos pesados). Outro processo bastante importante para a remoo de poluentes orgnicos das guas residuais a adsoro por carvo activado. O carvo activado e o tratamento biolgico podem ser combinados de forma a serem utilizados em processos da escria activada. O carvo activado adsorbe alguns constituintes que podem ser txicos para os microorganismos e so recolhidos juntamente com a escria.

30

As guas residuais podem ser tratadas atravs de uma variedade de processos, nomeadamente, para a remoo dos metais pesados pode-se proceder precipitao, electrodeposio, extraco por solvente e permuta inica. Uma vez que muitos dos hidrxidos dos metais pesados so insolveis, um ajuste do pH pode provocar a precipitao destes. As duas grandes dificuldades com a precipitao dos hidrxidos so o problema de separar estes metais para a reciclagem e o facto de muitos deles serem floculentos e extremamente hidroflicos (tornando difcil a sua remoo da gua). Se o metal a ser recuperado valioso, a electrodeposio dever ser utilizada de maneira a poder obt-lo na sua forma pura. Uma soluo diluda dever ser concentrada por evaporao e depois colocada numa clula electroltica. Metais diferentes iro depositar-se no ctodo a diferentes potenciais, permitindo obter amostras de elevada pureza. Outro processo importante na remoo de metais a partir de solues concentradas a extraco do solvente. Este processo depende de compostos quelatos entre ies metlicos e ligandos carregados negativamente. Quando so formados compostos neutros, estes so normalmente solveis em solventes apolares, sendo imiscveis em gua. Alguns agentes quelantes so o cido etilenodiaminotetractico (EDTA), o cido nitrilotriactico (NTA) e a 8-hidroxiquinolina. As equaes a seguir apresentadas descrevem a reaco entre a oxina e o crmio (III):

8-hidroxiquinolina

31

Io oxinato Cr(oxina)3 (aq) Cr(oxina)3 (solvente apolar)

A permuta de inica um meio de remover caties ou anies de uma soluo para uma resina slida. Os metais pesados podem ser removidos de guas residuais perigosas.

2 H+ (resina) + Cd2+ (aq) Cd2+ (resina) + 2 H+ (aq)

As permutas de caties permitem a remoo dos caties, por exemplo Cu 2+, Cd2+, e as permutas de anies remove ies complexos aninicos, como o caso do Ni(CN) 42-, e espcies de crmio, como o caso do CrO 42-.

As guas residuais podem ser tratadas atravs de vrios processos fsicos. Em alguns casos, a diferena de densidades e a sedimentao podem ser utilizadas na remoo de slidos ou lquidos imiscveis em gua. A filtrao extremamente necessria, ao contrrio da flutuao que tambm pode vir a ser muito til. Os solutos contidos nas guas residuais podem ser concentrados por evaporao, destilao, osmose, hiperfiltrao e ultrafiltrao.

Reutilizao de efluentes

32

A utilizao mais apropriada para os efluentes das guas municipais a irrigao agrcola. A sua utilizao tem numerosas vantagens, mas necessita de uma anlise cuidada de forma a averiguar os efeitos provocados na populao, nos solos e nas colheitas. A grande vantagem nesta reutilizao consiste no facto de vrias substncias presentes em guas residuais poderem ser utilizadas como nutrientes para as colheitas, embora possam contaminar os corpos de gua. Os nveis de salinidade e a toxicidade de compostos orgnicos e inorgnicos, normalmente, no so suficientemente elevados para evitar que sejam utilizados na irrigao agrcola. No entanto, essencial ter em ateno o nvel de concentrao destas substncias. As guas residuais devem ser refinadas para que a concentrao da matria seja diminuda para nveis aceitveis, e os agentes patognicos eliminados. Os processos de desinfeco e de remoo dos slidos suspensos so muito importantes, sendo fundamental que estes sejam removidos eficazmente. A remoo do fsforo, quando necessria, implica a utilizao de operaes de custo adicional, como a precipitao e outras A floculao permite a remoo de slidos, essencialmente de natureza orgnica, que se encontram presentes nos efluentes secundrios. A filtrao uma etapa indispensvel que permite tornar a gua lmpida e apropriada para a desinfeco. Esta uma condio essencial para a destruio de vrus e parasitas que so extremamente resistentes ao processo de desinfeco. A filtrao normalmente realizada utilizando uma camada homognea de filtros, contendo uma mistura de areia e antracite, que permite tambm a remoo de compostos orgnicos solveis. A purificao tambm desempenha um papel muito importante, essencialmente tendo em considerao a restrio aos valores limites de agentes patognicos. A purificao obtida atravs de processos especficos utilizando a radiao, como os raios UV, ou agentes qumicos, incluindo o cloro, o ozono, o brometo e o iodo. habitualmente necessrio adicionar doses elevadas de cloro de

33

forma a obter nveis aceitveis. Como consequncia, necessrio proceder a uma fase de desclorao para reduzir o nvel residual de cloro, que poder provocar danos nos solos. Diversos agentes podem ser utilizados neste processo, sendo o mais utilizado o dixido de enxofre, que possu a vantagem de ser barato e bastante estvel.

Coagulao e floculao No processo de coagulao/floculao, as partculas slidas suspensas e as coloidais so sujeitas a condies prprias, de modo a poderem-se juntar para formar partculas maiores, que podem ser depositadas e removidas da gua. Os slidos coloidais so partculas com um dimetro inferior a 0,01 mm. Nesta categoria incluem-se sedimentos muito finos, bacterias e virs que podem demorar vrios dias, meses ou anos a depositar-se. No entanto, no possvel observar a olho nu cada uma destas partculas, apenas observvel um efeito colorido ou uma ligeira nuvem. Estas partculas so suficientemente pequenas para poderem passar ao prximo processo de tratamento se no forem devidamente coaguladas e floculadas. Estas partculas podem afectar no s a colorao da gua, como tambm o seu sabor e cheiro. No processo de coagulao, o coagulante Al 2(SO4)3 adicionado gua, sendo vigorosamente misturado, de forma a assegurar uma rpida disperso do

34

almen. O almen reage rapidamente com a gua alcalina (compostos que contm carbonatos, bicarbonatos e hidrxidos). Esta reaco produz um precipitado gelatinoso de hidrxido de alumnio que prende, adsorvendo, as impurezas. Ao mesmo tempo, o almen com uma carga positiva neutraliza as partculas naturais com carga negativa, permitindo a sua ligao. A seguinte descrio refere-se reaco do almen com o hidrogenocarbonato de clcio: Al2(SO4)314H2O + 3Ca(HCO3)2 2Al(OH)3 + 3CaSO4 + 6CO2 + 14H2O Sedimentao Aps a gua deixar os tanques onde se efectua a floculao, esta ir dirigirse para um tanque de sedimentao ou deposio. A sedimentao consiste na remoo de slidos atravs da deposio gravtica. Estes tanques so produzidos com o intuito de suportarem grandes volumes de guas durante vrias horas. A sua estrutura permite diminuir a velocidade e a turbulncia da gua at ao ponto de esta deixar de transportar os slidos floculados, sendo assim depositados no fundo. A maior parte dos slidos depositam-se no fundo do tanque, e medida que a gua se move lentamente ao longo do tanque, vai tornando-se gradualmente mais limpa e transparente. Os slidos recolhidos sobre a forma de lamas so periodicamente removidos e desidratados.

Filtrao No abastecimento de gua potvel, proveniente de guas superficiais, a gua previamente filtrada para se proceder remoo de partculas como os sedimentos, argila e bactrias. As guas subterrneas, de uma maneira geral, so fortemente sujeitas a outros tipos de filtrao. Existem diferentes tipos de filtros, sendo os mais utilizados os filtros gravticos (no tratamento de guas municipais) e os filtros de presso (no tratamento de guas industriais) .

35

A gua, aps ser sujeita ao processo de sedimentao, posteriormente bombeada atravs de filtros, e medida que esta flui, vai deixando para trs toda a matria suspensa. Alguns slidos so maiores que os poros, resultando num esmagamento. Alguma matria suspensa infiltra-se na superfcie do filtro, sendo adsorbida, assim como o material depositado previamente.Aps algum tempo, os slidos comeam a acumular-se no filtro, acabando por entupi-lo. Uma forte corrente ascendente, que ir surgir posteriormente, provocar a limpeza da gua sendo expulso o material acumulado. Aps a deposio dos slidos no fundo do tanque, a cal hidratada adicionada para aumentar o valor de pH. Esta adio necessria uma vez que o almen, adicionado durante o processo de coagulao/floculao, um sal com carcter cido que permite baixar o valor de pH. Aps o ajuste do pH, o cloro adicionado como desinfectante.

Purificao Este processo pode ser realizado por diferentes maneiras. O mtodo mais comum tratar a gua com o gs cloro (Cl 2), ou com um composto de cloro como o hipoclorito de sdio (NaOCl). O tratamento do hipoclorito geralmente aplicado em sistemas de abastecimento de guas relativamente pequenos, enquanto que o cloro gasoso utilizado para sistemas maiores. As reaces qumicas envolvidas so descritas por: (1) Cl2 + H2O HCl + HOCl (2) HOCl H+ + OCl(3) NaOCl Na+ + OCl(4) Ca(OCl)2 Ca+2 + 2 OClDe todas estas espcies, inicas e moleculares, o desinfectante mais eficiente o cido hipocloroso. As espcies so formadas quando o cloro reage com

36

a gua, dependendo do seu valor de pH. Quando o valor do pH baixo a formao do cido hipocloroso favorecida, quando alto favorecida a formao do io hipoclorito. O pH ideal para a desinfeco da gua de aproximadamente 6. Em alguns sistemas, com uma elevada rede de distribuio, surge a necessidade de adicionar amonaco (NH3) de maneira a formar cloroaminas que, embora tendo um poder desinfectante menor que o io hipoclorito, so mais estveis e permitem a formao mais segura de cloro residual. (1) NH3 + HOCl H2O + NH2Cl (monocloroamina) (2) NH2Cl + HOCl H2O + NHCl2 (dicloroamina) (3) NHCl2 + HOCl H2O + NCl3 (tricloroamina) Estas reaces dependem ainda do valor do pH, com a formao da monocloroamina a ser favorecida para valores de pH altos e a tricloroamina para valores de pH baixos. O azoto poder reagir com compostos orgnicos contidos na gua, conferindo s guas para consumo um sabor e odor desagradveis. O cloro inicial reage com o amonaco e com compostos orgnicos azotados para formar cloroaminas e compostos orgnicos clorados. Estes compostos so oxidados pelo cloro adicionado, pelo que os nveis de cloro residual decrescem para um valor baixo, designado por ponto de partida. Aps se ter atingido este ponto, o cloro adicional ir novamente aumentar o nvel de cloro disponvel na gua. No tratamento de guas para uso domstico, o ponto de partida normalmente atingido, adicionando uma quantidade suficiente de cloro gua para satisfazer a necessidade de cloro neste ponto, e ainda uma quantidade suficiente para alcanar o desejado cloro residual livre. A quantidade de cloro necessrio determinado pela diferena entre o cloro adicionado e a cloro residual disponvel. Os valores de cloro residual na gua so, normalmente, medidos por um mtodo colorimtrico, utilizando o DPD (N,N dietil-p-fenilenodiamina) que forma um complexo colorado-vermelho com o cloro. Este mtodo

37

relativamente sensvel e pode medir uma quantidade de cloro residual abaixo de 10 g/dm3. A clorao de guas para consumo pode causar alguns problemas. Entre estes encontra-se a tendncia do cloro para reagir com compostos orgnicos, que ocorrem naturalmente na gua, para formar trialometanos potencialmente carcinognicos (por exemplo o clorofrmio). Existem algumas vantagens em utilizar o dixido de carbono em vez de cloro na desinfeco de guas para consumo. Este composto eficiente na eliminao de bactrias e vrus, quando o valor de pH bastante elevado, sendo portanto menos sensvel a alteraes do pH da gua, do que no caso do cloro. Este forma resduos mais estveis que o cloro em sistemas de distribuio, no permitindo a produo compostos orgnicos clorados nem trialometanos na gua. O dixido de carbono normalmente produzido no tratamento de guas atravs da reaco do cloro com o clorito de sdio (NaClO2). A maior desvantagem, relativamente ao cloro, o seu elevado custo. O ozono (O3), a forma triatmica do oxignio, bastante utilizada na desinfeco de guas para consumo na Europa. No entanto, como no caso do dixido de carbono, o ozono no forma trialometanos, nem produz resduos com elevado poder desinfectante num sistema de distribuio. A desinfeco residual importante uma vez que em muitos sistemas de abastecimento pblico ocorrem cruzamentos de ligao ilegais entre os efluentes de gua potvel e os de guas contaminadas. No tratamento de guas, o ozono produzido por aparelhos de elevada voltagem ou por aparelhos que utilizam a radiao ultravioleta. A radiao ultravioleta pode ser directamente utilizada como um desinfectante para a gua. Outros halogneos (iodo e bromo) podem ser utilizados para desinfectar a gua. Nenhum destes muito utilizado no tratamento de gua potvel devido, essencialmente, ao facto de ambos terem uma elevada tendncia para conferir gua um sabor e odor desagradveis. O iodo e outros compostos de iodo, tm sido utilizados em situaes de emergncia e, at militares, na desinfeco de guas

38

para consumo. O bromo e outros compostos de bromo so por vezes utilizados como desinfectantes na gua das piscinas uma vez que, devido ao facto de serem menos volteis que o cloro, produzem resduos mais estveis.

12. Aplicao ao ensino

As actividades que podem ser propostas turma visam promover a vivncia por parte dos alunos de algumas situaes mencionadas na aula, por exemplo atravs da disciplina de formao cvica ou na de rea projecto. Estas situaes podem estar relacionadas com a observao e tambm com a experimentao. Seguindo este modelo, ou adaptando-o sua forma de trabalhar, o professor pode direccion-lo para os seguintes objectivos:

Adequao dos contedos Construo dos conceitos Mudanas de atitudes Prticas de cidadania

Observao Pode organizar-se uma visita de estudo com a turma a uma estao de tratamento de gua, nos sistemas pblicos de fornecimento de gua potvel. Esta uma excelente ocasio para que os alunos observem os processos de tratamento da gua. Nos pequenos municpios, sem estao de tratamento, a escola pode organizar a visita estao mais prxima e, com isso, sensibilizar os jovens para a necessidade de expanso deste servio pblico a todos.

Experimentao

- Verificar o nvel de cloro na gua

Material necessrio: - um copo - 5 cristais de iodeto de potssio

39

- 20 gotas de vinagre de vinho branco - 5 flocos de farinha de milho

Procedimento:

1. Encher o copo com gua da torneira e acrescentar os 5 cristais de iodeto de potssio, as 20 gotas de vinagre de vinho branco e os 5 flocos de farinha de milho. Mexer bem. 2. Aps 5 minutos de repouso, se a mistura estiver sem cor, indicar que a gua no contm cloro; se a cor for azulada (tnue), estar com a concentrao ideal de cloro; se a cor for azul escuro, indicar um excesso de cloro.

Nota: Dependendo do entusiasmo da turma, esse teste pode ser aplicado em guas provenientes de outros pontos da cidade e, devidamente registada, a experincia pode transformar-se num diagnstico sobre a qualidade do abastecimento de gua neste municpio. Filtrao da gua

Material necessrio: - carvo mineral - areia grossa - areia fina - seixos pequenos - filtro de caf

Colocar os ingredientes em camadas num balde de plstico com um orifcio no fundo, revestido por um filtro de caf para o escoamento da gua. Colocar a gua suja (com lama e outros tipos de sujidade) e esperar a sada da gua filtrada por baixo.

40

Proposta de um trabalho

O professor pode propor aos alunos que se organizem em grupos e elaborem um projecto de preservao das guas potveis, da escola, da rua ou at mesmo do municpio onde a escola est situada. Esta uma actividade que, no s permite a avaliao dos trabalhos e dos processos de aprendizagem, como tambm tem uma funo social concreta. Seguidamente, sugere-se um modelo para um projecto e alguns exemplos prticos.

Etapas do projecto

1. Diagnstico da situao Os alunos organizam-se em grupos, cada um com uma tarefa de investigao. O resultado de cada investigao deve ser traduzido por um relatrio final, que servir de base para as aces de interveno.

2. Planeamento das aces de interveno Os grupos, de acordo com o diagnstico e tendo em conta as concluses das investigaes, devem elaborar uma forma de interveno, visando solucionar os problemas encontrados. Estas aces podem ser directas, como por exemplo campanhas educativas, ou indirectas, como por exemplo o envio de cartas a entidades responsveis.

3. Interveno Os grupos colocam em prtica as aces planeadas e estabelecem prazos para a verificao dos resultados.

41

Exemplo Cada grupo de alunos encarrega-se de investigar:

- a situao das fontes de gua: de onde vem a gua que abastece a cidade, como se encontram as nascentes dos rios, se a rea foi desflorestada, se h focos de poluio nas vizinhanas. Essa tarefa pode ser realizada in loco ou recorrendo a materiais da biblioteca, arquivos de imprensa e de entidades ambientais. - situao da estao de tratamento: se existe o processo de clorao da gua, se as instalaes esto conservadas, etc. - situao da rede de abastecimento: se est bem conservada, se chega a todos os domiclios. - situao dos reservatrios locais: se o da escola est limpo e fechado e, se houver condies, verificar outros locais. Por exemplo, sortear dez ruas e uma casa em cada rua e, ento, verificar o reservatrio dessas dez casas. - situao do uso indevido: levantar situaes tpicas de desperdcio.

Se o principal problema mostrado no diagnstico, por exemplo, for a poluio das fontes de gua, os alunos podem iniciar uma campanha de esclarecimento da populao e enviar um documento sobre o assunto para as entidades responsveis.

Se a rede estiver bem, as fontes protegidas, mas for identificado um alto nvel de desperdcio nos domiclios, a campanha educativa ser dirigida aos vizinhos, esclarecendo as pessoas sobre a importncia de se economizar a gua.

Se, no entanto, a rede de abastecimento de gua potvel no chegar a todas as casas, os alunos podem desenvolver uma campanha de clorao da gua, ensinando aos moradores como cuidar da gua que recolhem dos poos.

Se a cidade no tem estao de tratamento, fazer o diagnstico e a campanha,

42

enviando cartas s entidades responsveis para reivindicar o tratamento da gua e divulgando o processo de clorao, filtragem e fervura da gua.

Processo de clorao: Uma gota de cloro para cada litro de gua. Agitar bem e deixar em repouso durante 30 minutos. Filtrar posteriormente.

Avaliao Todas as etapas do projecto - investigao, diagnstico, planeamento das aces de interveno - devem ser registadas. Um caderno de notas, individual ou em grupo, facilitar a avaliao do projecto, no s como produto final, mas como acompanhamento de todo o processo. Esse registo poder servir de base para novas propostas de trabalho. O envolvimento do aluno, a sua participao e mesmo a do professor podem ser discutidos em vrios momentos.

43

13. Bibliografia

Manathan, Stanley E.; Environmental Chemistry- 6th edition; Lewis Publishers; Boca Raton; 1994

Baird, Colin; Environmental Chemistry- 2 nd edition; Freeman and Company; New York; 1999

Chiras, Daniel D.; Environmental Science- 6th edition; Jones and Bertlett; London; 2001

VanLoon, Gary W.; Duffy, Stephen J.; Environmental Chemistry; Oxoford; 2000

Alloway, B.J.; Ayres, D.C.; Chemical Principles of Environmental Pollution 2nd edition; Blackie Academic and Professional; London; 1997

O Riordan, Timothy; Environmental Science for Environmental Management- 2nd edition; Prentich Hall; Harlow; 2000

Moore, John W.; Moore, Elizabeth A.; Environmental Chemistry; Academic Press; New York; 1976

44

You might also like