You are on page 1of 2

CASO SIMULADO I VENILDA Morgado tem 22 (vinte e dois anos) anos de idade.

Ela manteve um relacionamento de 4 (quatro) anos com o Sr. JUCELINO Tenso, de 79 (setenta e nove) anos de idade e desse, segundo a Sra. VENILDA, adveio a gravidez e nascimento de GERVASIO Morgado, hoje com 02 (dois) anos de idade. O Sr. JUCELINO se nega a reconhecer a paternidade do menino de modo espontneo. Ele jamais ajudou a prover os alimentos necessrios. Ele dentista. Ela est desempregada. Elabore a petio cabvel. EXCELENTSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA __ VARA DA FAMLIA, INFNCIA, RFOS E JUVENTUDE DA COMARCA DE CHAPEC SANTA CATARINA.

Joo Morgado, brasileiro, menor impbre, neste ato representado por sua genitora, Venilda Morgado, brasileira, solteira, desempregada, carteira de identidade 1.111.111, CPF 123.456.789-01, residente e domiciliada na Rua Dom Pedro I, 111, Bairro Palmital, Chapec, SC, por intermdio de seus procuradores, vem a presena de Vossa Excelncia, propor: AO DE INVESTIGAO DE PATERNIDADE C/C ALIMENTOS Em face de Jucelino Tenso, brasileiro, solteiro, dentista, residente e domiciliado na Rua das Palmeiras, 35, centro, Chapec, SC, pelos fatos e fundamentos que segue:

1.

DOS FATOS

A requerente manteve com o requerido um relacionamento amoroso pelo perodo de 4 (quatro) anos, onde mantinham relaes sexuais, sem a utilizao de preservativos. Desse relacionamento, resultou o nascimento do autor, no ms de agosto de 2011 (cpia da certido de nascimento em anexo). Ocorre Excelentssimo, que ao saber da gravidez, o requerido rompeu o relacionamento com a requerente, e se negou a reconhecer a paternidade da criana. Desde o conhecimento da gravidez, o requerido jamais ajudou a prover os alimentos necessrios, tendo que sozinha, sustentar a s e a seu filho, que hoje, encontra-se com 2 (dois) anos de idade. 2. DOS FUNDAMENTOS

Conforme preconiza o disposto no artigo 27 do Estatuto da Criana e do Adolescente: Art. 27. O reconhecimento do estado de filiao direito personalssimo, indisponvel e imprescritvel, podendo ser exercitado contra os pais ou seus herdeiros, se qualquer restrio, observado o Segredo de Justia. Conforme verifica-se Excelncia, a requerente busca assegurar seu direito de fato, pois toda criana tem o direito ao reconhecimento de sua paternidade. No que tange ao assunto, o entendimento do Tribunal de Justia de Santa Catarina: Havendo coincidncia entre a concepo do menor reclamante e as relaes sexuais da geratriz com o indigitado pai, alm da no comprovao do 'exceptio plurium concebentium', satisfeitos se encontram os requisitos do art. 363, inciso II do Cdigo Cvil, importando-se via de consequncia, o acolhimento da investigatria e o decorrente encargo alimentar. (TJSC, Ap. Civ. N 29536, 1 Cam. Civ. in JC 65/260). Ora Excelentssimo, necessrio o reconhecimento da paternidade para que a criana possa requerer plenamente todos os seu direitos, necessrios a seu saudvel desenvolvimento fsico e mental. Posto isto, a requerente vem por meio deste, fazer valer os direitos de seu filho.

You might also like