You are on page 1of 6

CENTRO UNIVERSITRIO DAS FACULDADES ASSOCIADAS DE ENSINO FAE

JEFERSON LUIS LIBANIO

CONSEQUNCIAS DO ENVELHECIMENTO DA POPULAO TRABALHADORA E SUA RELAO COM O COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

SO JOO DA BOA VISTA SP 2011

JEFERSON LUIS LIBANIO

CONSEQUNCIAS DO ENVELHECIMENTO DA POPULAO TRABALHADORA E SUA RELAO COM O COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Trabalho apresentado ao Centro Universitrio das Faculdades Associadas de Ensino FAE, como requisito parcial para graduao do curso de Cincias Contbeis, sob superviso do Prof. Dr. Lucas Vieira Dutra.

SO JOO DA BOA VISTA SP 2011

CONSEQUENCIAS DO ENVELHECIMENTO DA POPULAO TRABALHADORA E SUA RELAO COM O COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

PONTOS PRINCIPAIS: Envelhecimento Populacional e as mudanas sociais O mercado de trabalho se fecha cada vez mais para o trabalhador idoso

Envelhecimento Populacional e as mudanas sociais Segundo estudos da OPS, a populao total do mundo cresce a uma taxa de 1,7 % ao ano. J a populao das pessoas com 60 anos ou mais cresce a uma taxa de 2,5 % no mesmo perodo, sendo que este aumento maior nos pases em desenvolvimento, onde a taxa de crescimento da populao de idosos trs vezes mais alta do que nos pases desenvolvidos. (OPS, 1994). Em um mundo em que cada vez mais a populao de idosos aumenta, com freqncia, profundas transformaes ocorrem em uma sociedade simultaneamente a rpidas mudanas demogrficas. No s um processo de envelhecimento prematuro est ocorrendo em vrios pases menos desenvolvidos, como tambm transformaes culturais e sociais imensas esto em curso. Valores tradicionais so substitudos, a informao tcnica torna-se mais valiosa que o conhecimento acumulado a ser transferido de uma gerao para outra; a dinmica familiar muda e gradualmente os elos da grande famlia so desfeitos, dando lugar a famlia nuclear de pais e (poucos) filhos. Outra colocao feita com relao aos problemas sociais enfrentados pelas pessoas que envelhecem est no relatrio da OPS (1985). Este relatrio chama a ateno para o fato dos encargos financeiros provocados pelo aumento de pessoas idosas. Porm, referido relatrio sugere que se criem polticas que favoream a permanncia de tais pessoas na sociedade e que elas possam participar ativamente nela, desde que tenham condies fsicas e mentais para tal, uma vez que por causa das doenas prprias das pessoas que envelhecem, algumas delas incapacitantes no se tm a possibilidade de se participar nas decises e na fora de trabalho da sociedade.
2

O trabalho voluntrio uma forma de participao social que vem em constante crescimento medida que transcorre o tempo. Tamanho esse aumento que, a fim de estimular ainda mais essa atividade, o ano de 2001 foi escolhido, pela Organizao das Naes Unidas (ONU), como o Ano Internacional do Voluntariado. Entretanto, no se pode associar o avano do voluntariado somente a essa iniciativa da ONU. No Brasil e na prpria ONU, outros documentos foram publicados, posteriormente, com a finalidade de despertar a participao dos idosos em atividades voluntrias, no intuito de investirem seu tempo livre na promoo da solidariedade e da cidadania. O modo como os pases subdesenvolvidos respondero a esse desafio proposto pelo envelhecimento de suas populaes depender em grande parte do grau de sensibilizao ao problema por parte da sociedade como um todo e de seus profissionais e polticos em particular.

O mercado de trabalho se fecha cada vez mais para o trabalhador idoso JORDO-NETTO (1986) ressalta que o mercado de trabalho se fecha cada vez mais, no simplesmente para os idosos, mas j para as pessoas na faixa dos 40 anos que vem crescer os riscos de no encontrar novos empregos quando perdem os antigos. Alm disso, os acmulos salariais, possibilitados pelos anos de casa e que fariam, em tese, justia aos mais antigos, representam uma despesa com o qual as empresas no costumam arcar. De modo que, quando sobrevm os cortes de pessoal, nos momentos conjunturais de crise, os empregados com mais tempo de firma so logo guilhotinados, seja de modo sumrio, seja para uma posterior recontratao por salrios inferiores. Por outro lado, na seleo dos candidatos ao emprego um dos quesitos bsicos para a escolha a idade. Os candidatos mais velhos so preteridos em relao aos mais jovens. Ao se negar ao trabalhador, que atingiu certa idade, o direito de ser admitido ou de continuar trabalhando, nega-se o reconhecimento dos princpios fundamentais eleitos pela Constituio que so: a dignidade da pessoa humana (art. 1, inciso III) e os valores sociais do trabalho (art. 1, inciso IV). Vive-se numa sociedade em que cada vez mais os interesses econmicos so sobrepostos aos interesses dos indivduos, onde as empresas, cada vez mais vidas pelos lucros, acautelam-se contra pessoas de idade. Observa-se que os direitos dos trabalhadores idosos a no discriminao, ao tratamento igualitrio, proteo do Estado, defesa da sua dignidade no carecem de norma,
3

mas da aplicao e da efetividade dessas normas, haja vista que as Leis at agora no foram capazes de barrar o tratamento desigual a essa parte da populao. Tal tendncia de crescimento da oferta de trabalhadores idosos, somada s precrias perspectivas de ampliao da cobertura do sistema previdencirio, estabelece a importncia de se planejar cuidadosamente polticas especficas para esse segmento de potenciais trabalhadores. Contudo, o sucesso no desenho dessas polticas depende, em grande medida, do conhecimento prvio das especificidades da atividade do idoso.

COMENTRIOS

Hoje com os grandes avanos da medicina e com melhor qualidade de vida, a populao mundial est vivendo cada vez mais, isso faz com que o nmero de pessoas idosas no mundo aumente, principalmente nos pases em desenvolvimento. Este aumento de pessoas idosas acaba gerando alguns problemas scio-econmicos como, por exemplo, a falta de trabalho para o trabalhador idoso e o aumento dos gastos previdencirios. Os idosos so colocados na marginalidade social desenvolvendo atitudes de preconceito. preciso que se criem polticas para que estes potenciais trabalhadores idosos se mantenham na ativa. preciso que as empresas se adaptem para receber esta classe de trabalhadores. Estas mesmas empresas que ao contratarem seus funcionrios acabam rejeitando os mais velhos. Um caminho para resolver este problema fazer uma reunio, um congresso ou algo do tipo, envolvendo grandes empresas, governantes de vrios pases, rgos internacionais para debaterem e encontrarem solues cabveis. Para os idosos que j se aposentaram uma boa maneira de se manterem na ativa e ocuparem seu tempo livre para levarem uma vida mais saudvel participarem de trabalhos voluntrios, que foi uma iniciativa da ONU.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS JORDO-NETTO, A. Dimenso scio-cultural do envelhecimento: discriminao e preconceitos em relao aos idosos. Conferncia realizada durante o Seminrio sobre Velhice: realidade social, realizada em Curitiba (PR), de 28 a 31 de outubro de 1986.

MAGALHES, M. L. C. A discriminao do trabalhador idoso: responsabilidade social das empresas e do estado. Rev. Trib. Reg. Trab. 3 Reg., Belo Horizonte, v.48, n.78, p.31-43, jul./dez.2008. ORGANIZACIN PANAMERICANA DE LA SALUD. Las condiciones de salud em las Amricas: informe. Washington, 1994. SOUZA, L. M. e LAUTERT, L. Trabalho voluntrio: uma alternativa para a promoo da sade de idosos. Rev. Esc. Enferm. USP, 2008. WAJNMAN, S., OLIVEIRA, A. M. H. C. e OLIVEIRA, E. L. Os idosos no mercado de trabalho: tendncias e Conseqncias [S. l.: s.n., 1998?]

You might also like