You are on page 1of 8

ESSNCIAS DE ORQUDEAS DO AMAZONAS

ESSNCIAS DE ORQUDEAS Assim como em cima, embaixo, e embaixo, no reino da natureza, podemos observar as mesmas leis, a mesma harmonia perfeita que existe acima, no reino do esprito. Est claro que as flores so o ponto mais elevado e, sem dvida, elas so o que de mais belo existe no reino vegetal, a preciosa ecloso do amplo processo que se inicia quando, em conseqncia do calor e da umidade, a semente germina. medida que as razes penetram na escurido da terra, a planta se eleva at a luz do sol. E dizem os entendidos que entre todas as flores, as orqudeas representam o grau mais alto de evoluo no reino vegetal. Assim, a energia das Orqudeas se dirigir naturalmente aos aspectos mais elevados do ser humano. Quando a semente da Alma est madura a ponto de florescer, as essncias de Orqudeas sero realmente efetivas. Nunca antes. Assim dizendo, os benefcios que se pode obter dessas essncias so diretamente proporcionais prpria evoluo. Se queremos cultivar flores, disse Chgyam Trungpa, devemos primeiro cultivar a terra e cuidar das razes, ou seja, trabalhar primeiros os medos, as frustraes, as raivas e todos os aspectos dolorosos da vida. Antes de alcanar o cu, devemos trabalhar a fundo nossa neurose e saber viver bem na terra. Isso fica bem claro para aqueles que desejam trabalhar com as Orqudeas e contribuir com a investigao que est sendo iniciada sobre as propriedades dessas flores. As informaes oferecidas aqui tm como fonte as contribuies feitas por Andreas Korte que, seguindo os mtodos empregados pelo Dr. Bach e tambm mediante o uso de cristais, elaborou esses elixires. M.Catal

1 ) ORQUDEA AGRESSO (Shock)


(Asinetas superba 1o. CHACRA)
LIBERAO, IMPULSO, SEXUALIDADE. Ajuda a mobilizar a energia vital e, devido a sua forte atuao estimulante, foi chamada de Orqudea Agresso. Esta essncia deve ser utilizada com muito cuidado j que sua ao, dirigida ao primeiro Chacra, tende a liberar, s vezes de maneira violenta, as energias vitais poderosas que so expressadas atravs de emoes bsicas, como o instinto de conservao e de morte, a sexualidade, a agressividade, etc. A liberao e a transmutao dessas energias permite conectar-se com os chacras superiores.

2 ) AMAZONAS
(Essncia do Rio)
FLUXO DE ENERGIAS, DESBLOQUEIOS, CONEXO TERRENA. Elaborada mediante a utilizao de cristais, contm a poderosa energia do Amazonas. No plano fsico, corresponde coluna vertebral e faz circular a energia vital do nosso corpo so, trabalhando eficazmente em qualquer bloqueio nesse nvel.

3 ) ORQUDEA-ANJO DA-PROTEO (Guardiana)


(Miltonea phalenopsis)
SENSIBILIDADE, VULNERABILIDADE, COMUNICAO. De forma similar anterior, esta essncia ajuda a estabelecer uma melhor conexo com os espritos anglicos que nos rodeiam. Conectando-nos, neste caso, com nosso anjo da guarda, essa energia protetora que sempre nos acompanha, mas da qual cada vez mais raramente temos conscincia. especialmente indicada para as pessoas
inseguras de si mesmas e do ambiente em que vivem, acreditando precisar de algum tipo de proteo.

4 ) ORQUDEA-ANJO (da Viso)


(Epidendron secundum 6 CHACRA)
ELEVAO, COMUNICAO COM OS ANJOS, LIBERAO. Ao trabalhar a viso interior, possibilita a abertura do Terceiro Olho quando esse centro funciona adequadamente, compreendemos a realidade que nos cerca e temos acesso a dimenses desconhecidas que podem nos conectar com os seres angelicais que as habitam.

5 ) ORQUDEA DA CANALIZAO
(Oncidium incurvum)
CONEXO E COMUNICAO COM AS ENERGIAS CSMICAS. Trabalha na linha das anteriores porque mobiliza energias que, nas pessoas preparadas para isso, permitem que sejam veculos melhores para as vibraes espirituais que fluem do Cosmo e esto presentes em todo trabalho com as energias. Especialmente indicada para as pessoas que recebem mensagens e canalizam a energia de outras dimenses de conscincia na cura espiritual.

6 ) ORQUDEA-CHOCOLATE
(Stanhorpea wardii 2 CHACRA) MODERAO, EQUILBRIO, ABERTURA PARA AS COISAS DOCES DA VIDA. Esta essncia recebeu este nome por
causa de seu perfume peculiar que nos leva de volta a infncia quando o delicioso aroma do chocolate deleitava nossos sentidos ao imaginarmos como se diluiria em nossa boca. Essa essncia permite relembrar e recuperar a sensao de uma vida mais fcil, mais doce e prazerosa. Traz flexibilidade as nossas atitudes em posturas ou crena dogmticas ou fanticas, introduzindo elementos de brincadeiras, ironias e humor em nossos esquemas mentais.

7 ) ORQUDEA DA COR (Luz)


(Oncidium lanceanum)
PENSAMENTO CRIATIVO, LUZ E COOR NA VIDA. Sua ao pode ser comparada ao gesto de acender uma luz. Clareia, ilumina e dispersa as sombras que obscurecem a mente e torna nossos pensamentos e estados de nimo obscuros. Muito til para aqueles dias cinzentos que todos conhecemos. Traz alegria e anima as pessoas que costumam ver tudo de forma negativa.

8 ) ORQUDEA DA COORDENAO (Estrutura)


(Cymdidum lowianum)
CRESCIMENTO CELULAR AUTO-CURA A sua ao ajuda a melhorar e harmonizar a prpria organizao interna, favorecendo a coordenao e o funcionamento harmnico de todos os chacras. Desperta o nosso mdico interno, essa poderosa e inteligente energia auto-curativa que estrutura, coordena e mantm a sade orgnica.

9 ) ORQUDEA-DEVA
(Epidendrum prismatocarpum)
COMPREENSO, INTEGRAO, ABERTURA, COMUNICAO. Abre nossa conscincia a uma conexo melhor com a energia da natureza. Indicada para todos aqueles que sentem amor e desejam potencializar sua sensibilidade at todos os elementos que a representam como: as rvores, as flores, os minerais, as guas e as divindades ou energias sutis que os habitam - slfides, devas, ondinas, elfos, etc.

10 ) ORQUDEA CATTLEYA CORNUCPIA (ABUNDNCIA)


(Cattleya warscewiczcii)
AMOR CSMICO, CORRESPONDNCIA E CONEXO CU-TERRA. Estimula a conscincia de que somos parte do todo ou de que no somos apenas perfeitos receptores, mas tambm perfeitos doadores da riqueza infinita que a prpria vida. Como uma cornucpia da abundncia, esta essncia nos abrir ao receber e ao doar do Csmico da Terra, deixando-nos fluir livremente, generosamente e em paz.

11 ) ORQUDEA-DIVERSO
(Vandas tricolor 3o. CHACRA)
AMOR, HARMONIA, FELICIDADE. Trabalha os estados de nimo, iluminando e estimulando os aspectos positivos. especialmente indicada para as pessoas que tendem a se sentir tristes ou deprimidas, relaxando as contraes internas no nvel do plexo solar e possibilitando a conexo com a criana interior feliz e inocente que trazemos dentro de ns. A essncia floral correspondente Orqudea Alegria a Zinnia.

12 ) ORQUDEA-CORAO
(Laeliocattleya hybr. 4 CHACRA)
AMOR, TRANSMUTAO DE ENERGIAS. Atua sobre o chacra do corao permitindo que as energias bloqueadas do plexo solar ascendam at esse chacra. Graas ao trabalho de limpeza e liberao superamos nossos medos, renunciando ao egosmo e nos abrindo plenamente generosidade e ao amor.

13 ) ORQUDEA EU SUPERIOR
(Laeliocattleya anceps)
ENERGIA RENOVADA, AUTOCONHECIMENTO, COMUNICAO. semelhana da Orqudea da Psique, esta tambm nos ajuda na busca de nosso Eu Superior. Atua sobre os bloqueios emocionais e sobre os preconceitos mentais que no impedem de escutar e acatar a voz de nosso interior. Abre os chacras superiores e aumenta a viso dos mundos invisveis.

14 ) ORQUDEA DA INSPIRAO
(Cattleya trianae 5 CHACRA)
INTEGRAO E COMUNICAO COM AS HIERARQUIAS ESPIRITUAIS, AMOR. Sua ao se dirige tanto elevao e sublimao das energias quanto sua elaborao e concretizao em obras criativas. Permite utilizar os estmulos externos como fonte de inspirao. Recomendada para as pessoas que trabalham em atividades criativas. Estimula a viso do Terceiro Olho e permite integrar o mundo espiritual ao terreno.

15 ) ORQUDEA DO AMOR
(Oncidium abortivum)
AMOR ABERTURA PARA O AMOR INCONDICIONAL, CURA. Sua ao se concentra no nvel do chacra do corao, abrindo esse chacra e criando uma predisposio para a entrega ao amor. especialmente indicada para as pessoas que trabalham com esse centro e energias (curadores, terapeutas, conselheiros, etc.), pois melhora a conexo com o Amor Csmico e aumenta sua possibilidade de transmitir essa energia.

16 ) ORQUDEA DE VIDAS PASSADAS


(Paphiopedilum harrrysianum)
AUTOCONHECIMENTO, INTEGRAO, COMPREENSO. Estimula as zonas mais profundas do inconsciente, possibilitando um melhor acesso a nossa memria ancestral. Especialmente indicada para as pessoas que buscam na regresso s vidas passadas a lembrana de outras encarnaes ou a elucidao de conflitos atuais.

17 ) ORQUDEA DA PSIQUE (Interiorizao)


(Paphiopedilum insigne 7 CHACRA)
INTEGRAO, COMPREENSO E CONEXO COM NOSSO INTERIOR. Esta essncia ajuda a interiorizao e o aprofundamento em ns mesmos. Convida-nos auto-reflexo e busca interior sendo, portanto, valiosa em qualquer processo teraputico de psicanlise ou em outras tcnicas de interiorizao ou autoconhecimento.

18 ) ORQUDEA DO SOL
(Cymbidium)
EQUILBRIO, CONEXO SOLAR, HARMONIZAO. Trabalha o correto alinhamento dos centros energticos e na abertura que nos permite receber a energia solar. Ajuda a superar nosso egosmo natural e nos abre ao Amor Universal. A essncia dessa Orqudea, que tem suas razes na terra, corresponde ao plexo solar e harmoniza o ego, equilibrando-o com as leis csmicas.

19 ) ORQUDEA DE VNUS
(Aguloa cliftonii)
TERNURA, HARMONIA, COMPREENSO. Estimula as caractersticas femininas e lunares da nossa personalidade. Favorece a escuta, a passividade e a doura. Especialmente indicada para as pessoas que tm carncias ou dificuldade para expressar a ampla gama de emoes qualificadas como femininas.

20 ) VITRIA-RGIA
(Victoria amazonica)
TRANFORMAO, TRANSIO. Ainda que seja um nenfar (o maior da terra) esta essncia contm uma energia muito poderosa que atua de modo explosivo sobre o corpo fsico, o mental e o emocional. Pode produzir reaes leves (uma ligeira gripe) enquanto provocas desbloqueios importantes. Estimula a energia Kundalini e pode ser uma ajuda para as pessoas em processo de morte. Libera a angstia e o medo da transio, permitindo uma morte serena e em paz.
AS ORQUDEAS, VNCULO DO HOMEM COM O UNIVERSO Graas ao trabalho de investigao de Andreas Korte, famoso botnico alemo e pesquisador de essncias florais, chegamos a conhecer o uso valioso e surpreendente das essncias de orqudeas. Sua inquietao e busca o levaram Colmbia para estudar a enorme variedade de orqudeas desse pas, a mais rica e diversa do mundo. Para muitas pessoas, ser motivo de assombro e incredulidade descobrir que as orqudeas amaznicas no tm conexo direta com a terra, mas que suas razes se aderem aos ramos das rvores. Crescem a 25-35 metros de altura, j que somente a esse nvel recebem luz suficiente para sobreviver mas no se alimentam da rvore; nutrem-se unicamente do ar, da umidade e da luz.

Assim como o homem, as orqudeas pertencem ao mais alto grau de sua prpria escala evolutiva, e as essncias florais que Andreas Korte sintetizou nos conectam com o que h de mais elevado em nossa dimenso espiritual. Em geral, as essncias florais atuam sobre os campos emocionais e energticos. As orqudeas, por serem a mais pura e distinta manifestao do Reino Vegetal, tambm possuem propriedades excepcionais e trabalham sobre os corpos sutis, conectando o ser humano com o Cosmos. Aplicao das essncias naturais As essncias naturais utilizadas atualmente possuem um campo de ao especfico sobre os corpos distintos do ser humano e os campos em que operam poderiam ser definidos da seguinte maneira: Essncias de pedras preciosas: Corpo fsico Essncias florais: Corpo mental e emocional Essncias de orqudeas: Corpo mental superior e causal A eficcia dos elixires de pedras preciosas se manifesta em primeiro lugar a nvel fsico e nos primeiros chacras. Como vivem e florescem sobre a terra, as essncias obtidas das flores so mais elevadas que as dos minerais a nvel energtico, mas como suas razes esto ligadas terra, tambm tm correspondncia com o corpo fsico, ainda que atuem primordialmente no Corpo Astral. As essncias de orqudeas amaznicas que no possuem contato com a terra, no se manifestam diretamente sobre o corpo fsico, j que sua ao comea e vai alm do Astral e do Causal. Devido ao seu alto poder energtico e vibracional recomenda-se o uso dessas essncias em uma segunda ou terceira diluio. O uso de cristais na preparao de essncias Com este mtodo no necessrio o corte das flores, utilizando-se somente sua energia, aumentada pelo uso de cristais, que so a manifestao mxima do Reino Mineral. Dessa maneira, o cristal transmite sua prpria fora sem interferir na energia da flor. Quando as condies atmosfricas, astrais e espirituais so propcias, feita a comunicao espiritual com o Deva da flor, com uma profunda e reverente atitude meditativa. Ao verter-se gua pura de mananciais em um geodo de cristal puro e levant-lo sobre o campo florido, a gua, como uma esponja, absorve a energia da planta atravs do cristal,

sem que a flor sofra dano algum, porque est viva, e transmite apenas parte de sua energia, de sua luz e de seu amor. O descobrimento das essncias de orqudeas no foi por acaso; resultou da relao direta com nossa entrada na Era de Aqurio e com a busca de conhecimento que o gnero humano iniciou. Dessa forma, a demanda por essncias de orqudeas ser cada vez maior, correspondendo evoluo espiritual do homem.

You might also like