You are on page 1of 14

CENTRO PAULA SOUZA

Centro de Educao Tecnolgica Paula Sousa

ETEC DE COTIA

Empresa que trata o funcionrio como talento Ambev. Gesto de Competncia Prof Luciana
Sala 03 2 TAN

Ktia Moreira de Medeiros Nascimento, 21 Elisangela Moreira de Medeiros, 06 Joyce Urcino de Oliveira, 16 Talita Batista Blanco, 33 Alex Jos dos Santos, 01 Pricles Vilela Santos, 27

COTIA - 2011

A AMBEV

O sonho da Ambev ser a melhor empresa de bebidas do mundo em um mundo melhor. Empresa de capital aberto, com sede em So Paulo, no Brasil, a Companhia de Bebidas das Amricas (Ambev) integra a maior plataforma de produo e comercializao de cervejas do mundo: a Anheuser-Busch InBev (AB InBev).

Individualmente, somos a quarta maior cervejaria do mundo e lderes do mercado latinoamericano, produzindo e comercializando cervejas, refrigerantes e bebidas no carbonatadas. Mantemos operaes em 14 pases das Amricas, a partir de cinco unidades de negcio: Cerveja Brasil, a maior operao, com aproximadamente 70% do mercado; RefrigeNanc Brasil, com refrigerantes, bebidas no alcolicas e no carbonatadas; Quinsa (Argentina, Bolvia, Chile, Paraguai e Uruguai); Hila-ex (Equador, Guatemala, Nicargua, El Salvador, Peru, Repblica Dominicana e Venezuela) e Canad.

Nossos produtos so distribudos em aproximadamente dois milhes de pontos de venda, metade deles no Brasil. Temos em nosso portflio as principais marcas do mercado, entre elas as cervejas Antarctica, Brahma, Bohemia, Quilmes e Skol - a quarta mais consumida no mundo. Somos os maiores engarrafadores da PepsiCo fora dos Estados Unidos. Temos a marca lder do mercado brasileiro no segmento guaran, o Guaran Antarctica, e lanamos inovaes como H2OH! e Guarah!. O maior patrimnio da Ambev, no entanto, a sua gente. A companhia investe de modo contnuo no desenvolvimento de seus 41 mil funcionrios - 29 mil s no Brasil. Todos so incentivados a agir como donos do negcio, buscando os melhores resultados e recebendo o devido reconhecimento com base em mritos.Trabalhamos juntos em busca de um sonho: ser a melhor empresa de bebidas em um mundo melhor.

Para realizar esse sonho, estamos alinhados na construo de uma empresa sustentvel, com base em dez princpios que so a essncia da nossa cultura. Muito alm de gerar resultados econmicos para nossos acionistas, temos o objetivo de proporcionar valores e benefcios para a sociedade e para o meio ambiente.

Por isso, nossa atuao est sustentada em trs pilares: polticas de consumo responsvel dos nossos produtos, iniciativas ambientais contnuas e compromisso permanente com as comunidades onde a Ambev est presente.

Alguns

produtos

comercializados:

Principais Benefcios:

Remunerao e Benefcios

Modelo reconhece os melhores talentos.

Sistema de remunerao varivel se d em dois nveis: participao nos lucros e bnus. 4

Nossa poltica de remunerao segue o princpio da meritocracia. A remunerao feita com salrios fixos, determinados de acordo com as pesquisas de mercado e negociaes com entidades sindicais - ambas realizadas anualmente, e remunerao varivel. Adotamos a remunerao varivel por compreender que a melhor forma de reconhecer os melhores talentos, estimular o crescimento e a cultura de donos do negcio, com a qual a Ambev se distingue. O sistema avalia o desempenho por metas. Elas so desdobradas para cada diretoria e, em seguida, para seus funcionrios. O alcance dessas metas est diretamente relacionado remunerao que cada funcionrio pode alcanar. H integrao entre as reas e o alcance da meta coletiva est diretamente relacionado meta individual. O sistema de remunerao varivel se d em dois nveis: participao nos lucros e bnus de acordo com a conquista de metas predeterminadas em mbito global. O primeiro modelo adotado para colaboradores operacionais e vendedores. J o segundo, para os cargos de analista a diretor. Nossos gerentes e diretores podem, ainda, contar com o Programa de Aes - opo de investimento em aes da Ambev. Todos os nossos colaboradores contam com os seguintes benefcios: planos mdico, de medicamentos, odontolgicos, check-up mdico e de previdncia (opcional), 70% de reembolso nos cursos de graduao e ps-graduao, 100% de reembolso em cursos tcnicos, cesta de Natal e brinquedos para os filhos, auxlio-creche, reembolso das despesas para material escolar de funcionrios e seus filhos, seguro de vida e 14 salrio. Alm desses benefcios, desenvolvemos parcerias com outras empresas para oferecer descontos em produtos e servios que vo desde academias de ginstica, hotis e pousadas at a compra de eletrodomsticos com facilidades especiais de pagamentos.

Plano de Carreira

A Ambev est sempre olhando para o seu colaborador. 5

Cada funcionrio recebe uma orientao do caminho a seguir para evoluir dentro da empresa. Nosso modelo de negcios incentiva o crescimento pessoal e por mrito dos funcionrios. Eles podem ser promovidos na mesma funo, em outra posio e at mesmo em outras reas. Mantemos um programa de Plano de Carreiras, que orienta, anualmente, os potenciais de crescimento. As pessoas recebem uma avaliao de desempenho e uma orientao de que caminho podem seguir para evoluir dentro da empresa.

Para se desenvolver e se capacitar, todos podem fazer cursos e treinamentos oferecidos pela Universidade Ambev. Os nmeros mostram que fazer carreira na Ambev um processo rpido, se comparado ao que ocorre em mdia no mercado. Somente no ano de 2009, a Ambev teve 59% de movimentaes: 23% promoes verticais e 36%, horizontais.

Universidade Ambev Preparando os funcionrios para o futuro. UA: capacitao do pblico interno para desenvolvimento profissional e conquista de metas Temos como viso manter vivos os sonhos e a cultura da companhia, preparando nossos funcionrios para novos desafios. Visando desenvolver as competncias e a gesto de conhecimento da Ambev, temos um programa de capacitao e treinamento dos profissionais que trabalham conosco: a Universidade Ambev (UA). Criada em 1995, inicialmente como Universidade Brahma, a iniciativa promove a troca de experincias entre as equipes, e suas atividades englobam todas as unidades e nveis organizacionais. Em 2009, a Ambev investiu R$ 16,3 milhes nos 54 programas e 654 cursos, envolvendo 39 mil horas em mdulos presenciais e on-line e a presena de aproximadamente 32 mil pessoas. Para este ano, o investimento na UA ser de R$ 20 milhes, 25% maior que em 2009. A nfase do investimento em gente rendeu Ambev um dos mais importantes reconhecimentos no setor: o de destaque na categoria "Gesto de Talento" no 14 Guia Voc - Exame - as Melhores Empresas para Voc Trabalhar. O contedo do programa Universidade Ambev dividido em cinco eixos temticos: (1) Prtica de liderar - Voltado para gestores que lideram ou lideraro equipes e tiveram foco na reteno de talentos; (2) Excelncia operacional - Aborda o conhecimento tcnico necessrio para melhorar, desenvolver e aprimorar o desempenho operacional, visando ao alcance das metas coletivas e individuais. 7

(3) Sistema de Gesto - Tem a metodologia Seis Sigma, voltada para diretores, gerentes, coordenadores, especialistas, supervisores e analistas; (4) Cultura Ambev - Trata do alcance do sonho impossvel, a reteno e desenvolvimento das melhores pessoas, a meritocracia, o esprito de dono, o foco em resultados, a qualidade de nossos produtos e marcas e a eficincias de custos; (5) Relao com a sociedade - Visa promover o relacionamento e a sintonia com o mercado, distribuidores, revendedores, comunidades e clientes para estreitar os vnculos da Ambev com seus pblicos. Cada eixo temtico conta com programas que estimulam o crescimento profissional em duas direes: a transio de funes e cargos (o chamado crescimento vertical) e a evoluo dentro da prpria funo (crescimento horizontal). Para preparar gestores, a Ambev mantm parceria com a Business School So Paulo. Na instituio de ensino, os executivos recebem uma viso geral do negcio da companhia e conhecem melhores prticas e ferramentas de gerenciamento do mercado. Outro programa importante o de aprendizado idiomas, com bolsas de estudos parciais em cursos presenciais e distncia. Saiba mais sobre a Universidade Ambev

Valorizao de profissionais Nossas aes para o desenvolvimento da Gente Ambev O programa Safety First existe em todas as unidades fabris da Amrica Latina. Acreditamos que uma grande empresa feita por grandes pessoas. Por isso, valorizamos o trabalho dos nossos funcionrios e estimulamos o desenvolvimento profissional com diversas iniciativas: planejamento de carreira, treinamentos, cursos, programas de reconhecimento e de qualidade de vida. 1. Ciclo de Gente: desenvolvimento de carreiras

Nosso plano Ciclo de Gente conta com ferramentas que avaliam, desenvolvem, norteiam e acompanham o crescimento pessoal e profissional de 100% dos nossos funcionrios. Uma vez por ano, os lderes e gestores de cada uma das reas da Ambev tm encontros nas Reunies de Gente para discutir perspectivas de carreira, planos de sucesso, treinamento e desenvolvimento das suas equipes.Depois das avaliaes e da sesso devolutiva, funcionrio e gestor traam um Plano de Desenvolvimento Individual, preparado para ser executado em um ano, com aes que incluem cursos, treinamentos, anlise de mercado, entre outras atividades. Para cumprir esse plano, o funcionrio recebe suporte da companhia e da Universidade Ambev.2- Universidade Ambev: mais de 32 mil pessoas treinadas em 2009 A Universidade Ambev (UA) visa multiplicar os princpios da companhia e garantir o crescimento dos funcionrios. Com seus cursos e treinamentos, a UA aprimora o conhecimento individual e promove a rica troca de experincias entre as equipes, e suas atividades se estendem a todas as unidades e nveis organizacionais.A Universidade Ambev conta com diversos programas. Um deles o MBA Ambev, feito em parceria com a Business School So Paulo. A ps-graduao d aos executivos uma viso geral do negcio da companhia e apresenta as melhores prticas e ferramentas de gerenciamento do mercado. A TV Ambev um importante veculo para a transmisso de treinamentos e divulgao de assuntos relacionados companhia. Alm disso, h um telejornal semanal, que exibido em todas as unidades da empresa.Como a Ambev preza a valorizao do trabalho de seus funcionrios, promove programas corporativos de reconhecimento e premiao de talentos. 3- Reconhecimento: programas premiam talentos A Ambev valoriza funcionrios ou equipes cujas aes inovadoras em suas reas resultaram no aperfeioamento das prticas da companhia. O evento "Melhores Prticas" promove a troca de experincias e premia solues aplicadas no Brasil e em outros pases.As unidades fabris da Ambev so avaliadas em diversos quesitos pelo Programa de Excelncia Fabril. Essa premiao determinante para a definio da remunerao varivel dos funcionrios, que pode chegar a cinco salrios. Alm deste programa, as fbricas contam com uma avaliao trimestral, o Campeonato Mundial, que reconhece as clulas que mais se destacaram dentro 9

das fbricas.O Programa de Excelncia em Vendas tem o mesmo funcionamento do Fabril. A posio no ranking de excelncia guia a remunerao varivel de acordo com a colocao alcanada pelos times de vendas. Nosso pessoal de vendas tambm tem uma premiao especial, o reconhecimento Feras, que homenageia a cada semestre os vendedores de destaque em todo o Brasil. Os melhores profissionais do ano so convidados a participar de um evento na Administrao Central com os diretores corporativos.Para os funcionrios com mais tempo de casa, promovemos o Reconhecer - uma homenagem aos colaboradores que completam 15, 20 e 25 anos de trabalho na empresa.4. Qualidade de vida: princpio. Acreditamos que qualquer pessoa s plena se houver equilbrio entre os vrios aspectos da sua vida: sade, famlia, meio ambiente, trabalho, relaes sociais, aprendizado, lazer, entre outros. Por isso, desenvolvemos aes com este enfoque. O Programa Vida Legal promove aes em sade, preveno de doenas e acompanhamento adequado de males crnicos para funcionrios e seus familiares.

O Vida Legal, patrocinado pela Fundao Antonio e Helena Zerrenner (FAHZ), organiza campanhas de vacinao, higiene bucal, diagnstico preventivo e outras5. Segurana: prioridade A segurana da Nossa Gente foco de trs programas: Plano Diretor de Segurana, Diretrizes de Segurana e Sade Operacional e Safety First.O Plano Diretor de Segurana compreende todas as normas e requisitos legais para monitorar e acompanhar mensalmente as prticas de reduo do nmero de acidentes de trabalho. O Plano prev que as Comisses Internas de Preveno de Acidentes (CIPA), a rea de Servio Especializado de Segurana e Medicina do Trabalho (SESMT) e os gerentes e supervisores estejam constantemente envolvidos com o tema.Todos os acidentes de trabalho - com ou sem afastamento - so informados ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) por meio de formulrio de Comunicao de Acidente de Trabalho (CAT). O documento preenchido pela rea de segurana do trabalho e pelo mdico responsvel pela unidade. Todas as ocorrncias tambm so investigadas e acompanhadas internamente.Alm disso, as unidades enviam informaes sobre acidentes com afastamento do funcionrio a uma equipe corporativa de especialistas no tema. Essa equipe analisa os fatos, prope aes corretivas e divulga aos responsveis em segurana de toda a Companhia, para evitar outros acidentes da mesma natureza.Diretrizes de Segurana e 10

Sade Ocupacional - Elas esto presentes nas fbricas e nos Centros de Distribuio Direta. Regulamentam a permisso para trabalhos de risco, inspees de rota e bloqueio de energia. E estabelecem exigncias mnimas de segurana para prestadores de servio, entre outros temas.Safety First - Em todas as unidades fabris da Amrica Latina, a Ambev conta com o programa Safety First, criado para disseminar assuntos de segurana definidos previamente. Todas as unidades realizam anualmente a Semana Interna de Preveno de Acidentes de Trabalho (Sipat).Assim que ingressa na Ambev, todo funcionrio e colaborador treinado em sade e segurana no programa de integrao e, em seguida, participa de treinamento durante a integrao na funo.Desde 2007, o Centro de Engenharia da Ambev coloca em prtica o Projeto Zero ACA (Acidente com Afastamento), que realiza diagnsticos nas unidades fabris da Amrica Latina e treina os lderes na gesto de segurana. Esses lderes tm a responsabilidade de replicar o treinamento para suas equipes e garantir o alinhamento de toda a Companhia s normas de segurana. Nas fbricas, os profissionais participam de atividades semanais ministradas pelo gestor da rea. Tambm so realizados treinamentos de segurana para a liderana e de direo defensiva para os condutores de carros e motos da rea de vendas. Alm do treinamento em direo defensiva, a Ambev possui o Programa Paz no Trnsito, que desde seu lanamento em 2003 teve papel fundamental na reduo de 70% dos acidentes com afastamento da companhia.

Programa de Incluso Social Um espao para todos aqueles com talento. Programa est alinhado com nossa viso corporativa. Por acreditar que o respeito diversidade uma das principais qualidades da nossa cultura, a Ambev criou o Programa de Incluso Social.

11

Com esse programa, que est diretamente relacionado com a nossa viso, a de ser a melhor empresa de bebidas em um mundo melhor, buscamos admitir profissionais com deficincia em nosso quadro de colaboradores. O objetivo propiciar a todos oportunidades, direitos e deveres iguais, por meio de uma postura tica e transparente que reflete os nossos valores. O Brasil conta com 24 milhes de pessoas com deficincia, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE).

Trainees e Seleo Garimpando novos talentos no mercado. Em busca dos melhores profissionais do mercado, contamos com diversos programas para contratao: Trainee, Talentos, entre outros. Procuramos, em nossos processos seletivos, gente com perfil empreendedor, que tenha dinamismo, iniciativa, habilidade para negociao e capacidade de liderana. Acreditamos no potencial de profissionais talentosos, que buscam oportunidades e sonhos grandes. Que se relacionam com clientes externos e internos com bom senso e simplicidade. E que assumem resultados pessoalmente de forma ntegra e consistente.

Nossa atuao tem o reconhecimento do mercado. Na ltima edio do ranking "As Melhores na Gesto de Pessoas", da revista Valor Carreira, publicao anual do jornal Valor Econmico, a Ambev ficou em primeiro lugar na categoria "Empresas acima de 10 mil funcionrios". Estamos tambm entre as 100 Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil, premiadas pelo Instituto Great Place to Work em parceria com a revista poca. A Ambev foi destaque nas categorias "empresas que mais contrataram" (em 2 lugar); "empresas que mais cresceram" (3 lugar); "as que mais promoveram" (12 lugar); e "as melhores indstrias" (17 lugar). No prmio Voc S/A - Exame, que aponta as "150 Melhores Empresas para Voc Trabalhar", a Ambev ficou com o destaque na categoria "Gesto de Talento".

A AMBEV E OS RECURSOS HUMANOS 12

Conforme pesquisa realizada em 2010-2011, publicada pela revista Isto, a Ambev est entre as 30 melhores empresas para se trabalhar no mundo.

13

http://www.ambev.com.br/pt-br/nossas-marcas/todas-as-marcas?c=1170&

14

You might also like