You are on page 1of 2

Lista de exerccios complementares Fsica 9 ano

01 Na lua a gravidade seis vezes menor que na Terra. L a acelerao da gravidade 1,6 m/s2. Considere dois corpos lanados para cima simultaneamente na Lua e outro na Terra, ambos com a mesma velocidade inicial de 30 m/s. Qual deles gastaria menos tempo para zerar sua velocidade? Qual o tempo para cada caso? 02 Sabendo que a acelerao da gravidade na Lua de 1,6 m/s2, qual a variao de velocidade (v) de um corpo que arremeado do solo lunar para cima na vertical? 03 - Num planeta fictcio, a acelerao da gravidade 25 m/s2. Um corpo abandonado de certa altura e leva 7 segundos para chegar ao solo. Qual a velocidade de impacto com o solo? 04 (U.Uberaba-MG) Um corpo abandonado em Q.L. do topo de um edifcio onde g = 10 m/s2, sem resistncia do ar, qual a distncia percorrida no quinto segundo? 05 (Med.Bragana-SP) Se uma esfera cai livremente, a partir do repouso, em certo planeta, de uma altura de 128 m e leva 8,0s para percorrer essa distncia, quanto vale a acelerao da gravidade nesse local? 06 (UCS-RS) Um objeto lanado verticalmente para cima com velocidade de 20 m/s, desprezando a resistncia do ar sobre o objeto, onde g = 10 m/s2. A que altura ele zera sua velocidade? 7- Duas foras F1 e F2, aplicadas a um mesmo corpo de massa 4 kg, so perpendiculares entre si e de intensidades 12 N e 16 N respectivamente. Determine: a) a intensidade da resultante; b) a acelerao do corpo.

8- Um corpo de massa m = 0,5 kg est sob a ao de duas foras como mostra a figura abaixo. Qual a acelerao adquirida pelo corpo? F2 = 15 N F1 = 20 N 9- Um corpo de massa 5 kg se encontra na Terra, num local em que a gravidade vale 10 m/s2. Esse corpo ento levado para a Lua, onde a acelerao da gravidade 1,6 m/s2. Pede-se: a. o peso e a massa do corpo aqui na Terra; b. o peso e a massa do corpo na Lua.

10- Sobre uma partcula de massa m = 20 kg agem quatro foras como indica a figura abaixo. Pede-se determinar: a. a intensidade da resultante; b. a acelerao adquirida pelo corpo.

15 N

10 N 5N

10 N

11- Sobre um corpo de massa m1 atua uma resultante de 18 N, fazendo com que o corpo experimente uma acelerao de 6 m/s2. Essa mesma resultante agindo sobre um corpo de massa m2, faz com que o mesmo experimente uma acelerao de 3 m/s 2. Qual seria a acelerao se essa mesma resultante atuasse nos dois corpos ao mesmo tempo?

12 -( Esalq Piracicaba-SP) Um corpo lanado verticalmente para cima com velocidade inicial de 15 m/s. Sabendo-se que ele percorre uma distncia de 50 m, determine o instante em que o mvel completa esse trajeto, num local onde g = 10 m/s2 (despreza-se a resistncia do ar.

13 De um andar de um edifcio em construo, caiu um tijolo, a partir do repouso, que atingiu o solo 2 s aps onde g = 10 m/s2. Desprezando a resistncia do ar, determine: a) a altura do andar em que se encontrava o tijolo. b) A velocidade escalar do tijolo no instante do contato com o solo.

You might also like