You are on page 1of 12

AS CONCEPES DE EDUCAO DE JOVENS E ADULTOS EXPRESSAS NO REGIMENTO ESCOLAR DA FUNDAO DE ENSINO DE CONTAGEM

rico Tadeu Fraga Freitas1 freitas.erico@gmail.com Fabrcio Nelson Lacerda1 bibifisica@gmail.com Alexandre Geraldo Gomes1 alg.gomes@yahoo.com.br
1

Fundao de Ensino de Contagem MG Brasil

RESUMO: Neste artigo analisam-se os pressupostos que regulamentam o Ensino Mdio na


modalidade de Educao de Jovens e Adultos (EJA), na Fundao de Ensino de Contagem (FUNEC). Para tanto, procedeu-se ao examine do Regimento Escolar dos IECs (Institutos Educacionais de Contagem) de 2003, que dispes sobre os fins e objetivos da educao no municpio de Contagem, Minas Gerais. Esses pressupostos no reconhecem os jovens e adultos como sujeitos de direitos. Identifica-se, tambm, que o Regimento Escolar da FUNEC aponta para uma educao de pessoas jovens-adultas, que entendida como uma ao compensatria para corrigir uma deficincia do processo de escolarizao desses sujeitos. Entretanto, o exame acurado desse documento possibilitou identificar lacunas que abrem possibilidades de uma reconfigurao da EJA da FUNEC que leve em conta as especificidades dos jovens e adultos dessa modalidade de educao.

PALAVRAS-CHAVE: EJA; polticas pblicas; currculo.

1. Jovens e adultos como sujeitos de direito 1.1. Concepes de educao Durante o perodo compreendido entre a dcada de 30 e o golpe militar de 1964 esteve muito presente no Brasil uma concepo de educao marcada pela tentativa de insero poltica dos educandos. As dcadas de 1930 e 1940 configuram-se pela efetivao de polticas pblicas para a educao no Brasil. na constituio de 1934, durante o perodo do governo de Getlio Vargas, que a educao passa ser entendida como um verdadeiro direito de todos e dever do estado. A constituio prope um Plano Nacional de Educao, fixado, coordenado e fiscalizado pelo governo federal, determinando de maneira clara as esferas de competncia da Unio, Estados e Municpios em matria de educao (HADDAD, 2000). A viso do analfabetismo como chaga que impossibilita o almejado crescimento do pas deu lugar idia de que a educao deve assumir um carter mais libertador, oferecendo ao educando ferramentas para refletir sobre a sociedade na qual est inserido. num contexto de crescimento da indstria nacional, aumento das desigualdades e insatisfao das classes menos favorecidas que se coloca esta educao politizada. Tal proposta assume a misso de resgatar e valorizar o saber popular e dela emergem caractersticas como: (a) exigncia de um tratamento especfico dos planos pedaggicos, definindo-se um espao prprio para a educao de adultos em contraposio s concepes anteriores de um adulto no-escolarizado visto como um imaturo e ignorante, e (b) exerccio do direto ao acesso aos conhecimentos universais, numa tentativa de democratizao da educao. Com o golpe militar de 1964 experimentou-se o pas uma ruptura com os ideais de educao das duas dcadas anteriores, que passaram a representar uma ameaa ao regime totalitrio e ditatorial. Prevalece a partir da uma educao de carter assistencialista que surge como resposta aos marginalizados do sistema escolar. Tinha como objetivo livrar o pas, de forma rpida, do analfabetismo visto como uma vergonha nacional.

Durante o governo militar (1964-1985) uma nova poltica educacional se estabelece no Brasil, e esta tinha como intento alfabetizar jovens e adultos para o mercado de trabalho e ao mesmo tempo, atender os objetivos polticos e ideolgicos deste governo. O referencial pedaggico desta nova poltica educacional institua uma diferenciao entre os indivduos, pois considerava que cada pessoa tinha diferentes capacidades intelectuais e, por isso, alguns deveriam ser educados na perspectiva de serem dirigentes e outros para serem dirigidos. Acreditava-se que isso resultaria no desenvolvimento da nao, j que as empresas passariam a contar com um grande contingente de mo de obra escolarizada. Neste processo, os aspectos pedaggicos e didticos foram negligenciados, bem como os tempos prprios e as especificidades dos educandos adultos. 1.2. A EJA como direito Com a aprovao da constituio federal de 1988 ocorre o ponto alto do movimento de reconhecimento do direito de todos escolarizao e da correspondente responsabilizao do setor pblico pela oferta gratuita de ensino aos jovens e adultos (HADDAD, 2000). No entanto, as polticas educacionais do governo federal na segunda metade dos anos 90 acabaram por focalizar recursos no ensino fundamental para crianas e adolescentes de 7 a 14 anos em detrimento de outros grupos etrios como os jovens e adultos. (ibidem, p.127). Recentemente, observa-se uma preocupao maior do estado no campo da EJA. Particularmente no ensino mdio, o decreto n. 5.478, de 24/06/2005 alterado pelo decreto n. 5840 de 13 de julho de 2006, um exemplo que revela a deciso de atender demanda de jovens e adultos nessa modalidade de educao, e busca contemplar a elevao da escolaridade com profissionalizao no sentido de contribuir para a integrao social desse grande contingente de cidados cerceados do direito de concluir a educao bsica e de ter acesso a uma formao profissional de qualidade (MEC, SEMTEC, 2006). O que se pretende a formao humana com o acesso ao universo de saberes cientficos, historicamente e socialmente construdos, que permita ao cidado compreender o mundo, posicionar-se criticamente e nele atuar para a melhoria das prprias condies de vida.

Arroyo (2006) apresenta uma srie de indicadores de que estamos em um momento propcio para a reconfigurao da EJA, que ser marcada pela orientao que forem adquirindo as polticas para a juventude e o reconhecimento da especificidade humana, social e cultural desse tempo da vida como tempo de direitos. Essa orientao no poder ter por finalidade suprir carncias de escolarizao, mas garantir direitos especficos desse tempo de vida (ibidem, p.21). importante considerar a vida adulta como etapa substantiva do desenvolvimento. Segundo Oliveira (1999), no que diz respeito ao funcionamento intelectual do adulto, as pessoas mantm um bom nvel de competncia cognitiva at uma idade avanada. Oliveira (op cit.) salienta que os psiclogos evolutivos esto cada vez mais convencidos de que o que determina o nvel de competncia cognitiva das pessoas mais velhas no tanto a idade em si mesma, mas uma srie de fatores de natureza diversa. Os adultos trazem consigo uma histria mais longa de experincias, conhecimentos acumulados e reflexes sobre o mundo, sobre si mesmos, e isso faz com que eles tragam diferentes habilidades e dificuldades (em relao criana e ao adolescente) e, provavelmente maior capacidade de reflexo sobre o conhecimento e sobre seus prprios processos de aprendizagem. Os jovens e adultos dessa modalidade de educao formam um grupo com caractersticas que lhe conferem relativa homogeneidade.
No que diz respeito aos grupos culturais a que pertencem esses sujeitos, esses tm sido descritos como bastante homogneos, compostos primordialmente por cidados de baixa renda, migrantes que chegaram s grandes metrpoles provenientes de reas rurais empobrecidas, filhos de trabalhadores rurais no-qualificados e com baixo nvel de instruo escolar (muito freqentemente analfabetos), com passagem curta e no sistemtica pela escola e inseridos no mercado de trabalho em ocupaes urbanas no qualificadas, aps experincia como trabalhadores rurais na infncia e na juventude. (Oliveira, 2004, p.220).

um grupo formado por pessoas pouco escolarizadas com baixa qualificao profissional; freqentemente exercem atividades de trabalho informal e, muitas vezes com baixa remunerao, quase sempre de famlias humildes, no raras vezes pertencentes a comunidades com baixo ndice de desenvolvimento humano (IDH), e que no tiveram a oportunidade de freqentar a escola regular na infncia e/ou adolescncia ou que no puderam completar os estudos. Muitas vezes vtimas de grande desigualdade

socioeconmica, vrias famlias so obrigadas a buscar no trabalho das crianas uma alternativa para a composio da renda familiar, roubando o tempo da infncia e o tempo da escola. Esses jovens e adultos mais tarde retornam escola, via EJA, convictos da falta que a escolaridade faz em suas vidas, acreditando que as dificuldades que enfrentam no mercado de trabalho e a falta de oportunidade nos lugares de emprego se associam exclusivamente baixa escolaridade, desobrigando o sistema capitalista da responsabilidade que lhe cabe pelo desemprego estrutural (MEC, SEMTEC, 2006, p.78). Diante desse quadro percebe-se que as polticas universalistas implementadas no Brasil no foram capazes de atingir a todos de forma igualitria. As minorias historicamente marginalizadas (negros, ndios) ainda continuam margem da sociedade. Para configurar a Educao de Jovens e Adultos como um campo especfico preciso, necessariamente, partir das especificidades dos sujeitos concretos que vivenciam o que Miguel Arroyo chama de tempos de vida juventude e vida adulta (2006, p.22). Arroyo aponta que preciso uma mudana de olhar sobre os jovens e adultos para sairmos da lgica que perdura no equacionamento da EJA v-los mais como jovens-adultos em suas trajetrias humanas, e menos como ex-alunos em trajetrias escolares (op cit., p.24). A EJA uma modalidade de educao, e segundo Jamil Cury isso implica um modo prprio de faz-la, indicando que as caractersticas dos sujeitos jovens e adultos, seus saberes e experincias do estar no mundo, so guias para a formao de propostas curriculares poltico-pedaggicas de atendimento (Parecer CNE n. 11/2000). Para que a EJA se consolide como uma poltica pblica efetiva, devemos reconhecer os jovens e adultos entendendo seu protagonismo. Segundo Arroyo (2006), esse protagonismo no vem apenas das carncias.
Esse jovens-adultos protagonizam trajetrias de humanizao. Conseqentemente, devemos v-los no apenas pelas carncias sociais, nem sequer pelas carncias de um percurso

escolar bem-sucedido. Uma caracterstica do olhar da historiografia e sociologia mostrarnos como os jovens se revelam protagonistas nas sociedades modernas, nos movimentos sociais do campo ou das cidades. Se revelam protagonistas pela sua presena positiva em reas como a cultura, pela presso por outra sociedade e outro projeto de campo, pelas lutas por seus direitos. Trata-se de captar que, nessa negatividade e positividade de suas trajetrias humanas, passam por vivncias de jovens-adultos onde fazem percursos de socializao e sociabilidade, de interrogao e busca de saberes, de tentativas de escolhas e formao de valores. As trajetrias sociais e escolares truncadas no significam sua paralisao nos tensos processos de sua formao mental, tica, identitria, cultural, social e poltica. Quando voltam escola, carregam esse acmulo de formao e de aprendizagens. (op cit., p.25).

Di Pierro, Joia e Ribeiro (2001) apontam que os objetivos da formao de pessoas jovens e adultas no se restringem compensao de uma escolarizao mal sucedida no passado, mas s mltiplas necessidades formativas que essas pessoas tm no presente e tero no futuro. E considerando-se tais necessidades e as especificidades desses jovens-adultos, as polticas de EJA devem ser necessariamente abrangentes, diversificadas e altamente flexveis (op cit., p. 70). Diante dessas perspectivas, analisa-se alguns artigos do Regimento Escolar dos IECs, que regulamentam a oferta de EJA na Fundao de Ensino de Contagem (FUNEC).

2. O Regimento Escolar das IECs. 2.1. A oferta da EJA na FUNEC. Composta por 22 unidades em vrios bairros da cidade de Contagem, a FUNEC responsvel pela oferta de vagas para o ensino mdio regular, EJA (ensino mdio) e cursos tcnicos neste municpio. A EJA ofertada em nove unidades da FUNEC, e o nmero aproximado de estudantes atendidos nessa modalidade de 2500. Mantida com recursos do oramento municipal, a FUNEC utiliza como documento regulamentador da sua ao o Regimento Escolar cuja ltima verso do ano de 2003. Apesar da natural diversidade verificada entre as unidades no temos conhecimento da existncia de projetos poltico-pedaggicos ou outros documentos quaisquer que orientem o trabalho de cada unidade isoladamente. O Regimento Escolar

funciona ento como um documento unificador da ao pedaggica de cada Instituto Educacional da Fundao. Segundo o Art. 7, III, do Regimento Escolar so objetivos dos Institutos Educacionais de Contagem:
oferecer a Educao de Jovens e Adultos (ensino mdio) aos que no puderam efetuar os estudos em idade regular, oportunidades educacionais apropriadas, consideradas as caractersticas do alunado, seus interesses, condies de vida e de trabalho, mediantes cursos e exames. (o grifo nosso).

Numa breve anlise, a redao desse artigo parece reconhecer a especificidade prpria dos jovens e adultos, uma vez que procura considerar as caractersticas do alunado na oferta da EJA, levando em conta as condies de vida e de trabalho, bem com seus interesses. Notamos no enunciado desse artigo que aposto oportunidades educacionais apropriadas exerce a mesma funo sinttica de estudos em idade regular. Esse artigo enfatiza, portanto que esse alunado (jovens e adultos) reconhecido, principalmente, a partir de suas carncias de trajetrias escolares mal sucedidas. Ao tratar Dos Objetivos Especficos da Educao de Jovens e Adultos (Captulo IV), o Regimento Escolar dos IECs traz em seu Art. 9 a seguinte redao:
A Educao de Jovens e Adultos (ensino mdio) ser destinada queles que no tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e mdio na idade prpria. 1 - Os sistemas de ensino asseguraro gratuitamente aos jovens e aos adultos, que no puderam efetuar os estudos na idade regular, oportunidades educacionais apropriadas, consideradas as caractersticas do alunado, seus interesses, condies de vida e de trabalho mediante cursos e exames. 2 - O Poder Pblico viabilizar e estimular o acesso e a permanncia do trabalhador na escola, mediante aes integradas e complementares entre si. (o grifo nosso)

Observa-se novamente na redao do Art. 9, a nfase s trajetrias mal sucedidas desses jovens-adultos, no pargrafo primeiro e no caput do artigo. No pargrafo 2 percebe-se certa preocupao em flexibilizar o acesso dos jovens e adultos educao de nvel mdio, o que do nosso ponto de vista parece algo importante. Di Pierro, Joia e Ribeiro (2001) argumentam que preciso superar as concepes de que a idade adequada para aprender seja a infncia e a adolescncia e de

que a funo prpria da educao de jovens e adultos seja e reposio da escolaridade perdida na idade adequada. Apontam ainda, que para desenvolvimento de polticas de formao de jovens e adultos h trs indicaes mais ou menos consensuais:
A primeira delas relaciona-se ao reconhecimento do direito dos indivduos traarem com autonomia suas prprias biografias formativas. A segunda recomenda modificar o estilo de planejamento das agncias formadoras, levando-as a realizar um giro da oferta para a demanda, ou seja, deixar de conceber a oferta educativa a partir de padres nicos (quase sempre referidos aos parmetros da educao escolar de crianas e adolescentes), passando a conceb-la a partir da diversidade de demandas concretas dos diferentes segmentos sociais. A terceira implica reconhecer que no apenas a escola, mas muitas outras instituies e espaos sociais tm potencial formativo o trabalho e as empresas, os meios de comunicao, as organizaes comunitrias, os equipamentos pblicos de sade, cultura, esportes e lazer etc. , aproveitando ao mximo esse potencial e reconhecendo a legitimidade do conhecimento adquirido por meios extra-escolares. (ibidem, p.70-71). (o grifo nosso).

2.2. Superando as velhas concepes da suplncia A estrutura curricular da EJA na FUNEC modular; cada mdulo tem durao de um semestre e o estudante conclui o ensino mdio integralizando o currculo em trs semestres. Essa estrutura modular regulamentada pelo Regimento Escolar (FUNEC, SEDUC, 2003) no Captulo I (Do Calendrio Escolar) Da Organizao Didtica / Pedaggica. , que traz no pargrafo 2 do artigo 47 traz a seguintes redao: A Educao Profissional (nvel mdio) e a Educao de Jovens e Adultos (ensino mdio) sero ministradas em regime semestrais e/ ou mdulos. O curso dividido em trs mdulos: no Mdulo I os estudantes cursam as disciplinas Artes, Lngua Portuguesa, Histria e Sociologia, no Mdulo II Biologia, Geografia e Matemtica; e no Mdulo III Fsica, Lngua Inglesa e Qumica. De acordo com o Art. 64 do Regimento Escolar, a matrcula semestral e se d no mdulo escolhido pelo candidato. O Pargrafo nico desse artigo prev que o aluno que comprovar ter concludo uma disciplina poder deixar de curs-la, em comprovando-se a concluso da mesma. O Regimento Escolar traz ainda, em seu artigo 80, uma srie de regulamentaes sobre quais devem ser os itens de avaliao e at mesmo quantos e como devem ser distribudos os pontos em cada semestre.
Art. 80 No processo de avaliao da Educao de Jovens e Adultos (ensino mdio), sero observados os critrios: I - o mdulo ter 02 (duas) etapas com valor de 50 (cinqenta) pontos cada;

II - cada etapa ter a seguinte distribuio de pontos: 1) - 20 (vinte) pontos - trabalhos, avaliaes, seminrios, exerccios e outros; 2) - 05 (cinco) pontos - pela participao, freqncia e disciplina e pontualidade; 3) - 05 (cinco) pontos - auto - avaliao do aluno; 4) - 20 (vinte) pontos avaliao unificada da etapa.

Do nosso ponto de vista, essa regulamentao dos itens e critrios de avaliao so uma tentativa de engessar os trabalhos que se desenvolvem em cada uma das unidades da FUNEC que ofertam a EJA. Funciona mais como um instrumento de controle e ferem a autonomia de cada unidade e do trabalho e fazer docente. Em relao organizao dos mdulos, entendemos que a forma como so estruturados deixa transparecer as velhas polticas de suplncia, cuja funo principal suprir as carncias escolares das pessoas jovens-adultas. De acordo com o que j assinalamos at aqui, os sujeitos da EJA na FUNEC, considerando-se o seu Regimento Escolar de 2003, continuam sendo vistos pelas carncias e lacunas no percurso escolar; de dar novas oportunidades de acesso aos nveis de escolaridade no-cursados no tempo tido como oportuno para escolarizao. Segundo Flecha Garcia,
a tendncia histrica ampliao e alongamento da educao bsica vem produzindo aquilo que os socilogos da educao denominam efeito desnivelador: cada vez que se amplia a escolaridade mnima obrigatria, um novo contingente de jovens e adultos fica com uma escolaridade inferior quela a que todo cidado tem direito (FLECHA GARCIA, 1996 apud DI PIERRO, JOIA E RIBEIRO, 2001, p. 71).

As polticas de educao de pessoas jovens e adultas, freqentemente vtimas do efeito desnivelador, no podem ser pensadas a partir de sua escolarizao mal sucedida nos tempos da infncia e da adolescncia. preciso superar a concepo compensatria da educao de adultos, o que no implica negar que h desigualdades a serem enfrentadas no campo da educao. Isso tambm no significa que a Educao de Jovens e Adultos deva reproduzir as formas de organizao, currculo, mtodos de avaliao da educao de crianas e adolescentes. Concordamos com a opinio que a educao bsica de jovens e adultos deva produzir formas de organizao, currculos, meios e formas de atendimento reconhecendo os processos de aprendizagem e reconhecendo os jovens e adultos como

sujeitos de desenvolvimento e de direitos. E de acordo com Di Pierro, Joia e Ribeiro (2001), uma das implicaes disso
Descentralizar o sistema de ensino e conceder autonomia aos centros educativos para que formulem projetos pedaggicos pertinentes s necessidades educativas das comunidades em que esto inseridos, convertendo-se estes no locus privilegiado de desenvolvimento curricular (ibidem, p.71).

Reconhecemos que o desenvolvimento de polticas de educao de pessoas jovens-adultas consoantes com um paradigma de educao que leve em conta as especificidades desses sujeitos, seus tempos de vida como tempo de direito e sua pluralidade, tema polmico. Entretanto, possvel identificar nas literaturas algumas indicaes mais ou menos consensuais (DI PIERRO, JOIA E RIBEIRO, 2001): (1) o reconhecimento do direito dos indivduos da EJA traarem autonomamente suas prprias biografias formativas; (2) a modificao por parte dos sistemas de ensino no sentido de deixar de conceber a oferta educativa a partir de padres nicos (freqentemente com base na educao de crianas e adolescentes), passando a conceb-la a partir das diversas demandas concretas dos sujeitos jovens-adultos e de seus segmentos sociais; e (3) o reconhecimento que no apenas a escola, mas outras vrias instituies e espaos sociais como o trabalho e as empresas, organizaes comunitrias e equipamentos pblicos de sade, cultura, esporte e lazer tm, tambm potencial formativo, que deve ser aproveitado ao mximo.

Consideraes finais Ao longo desse texto apresentamos algumas concepes sobre Educao de Jovens e Adultos e apontamos para a necessidade de reconhecermos as pessoas jovensadultas como sujeitos de direito. Essa uma idia que o novo equacionamento da EJA deve carregar. Temos convivido diretamente com esses jovens e adultos em nossas salas de aula e fica muito claro que o educando da EJA no aquele em busca de especializao, de uma formao continuada, ele no retorna escola procurando um curso de capacitao profissional. Muito embora vrios deles acreditem que a escassez nos

10

postos de trabalho e a falta de oportunidades se dem exclusivamente pela baixa escolaridade. Esses jovens e adultos precisam ser reconhecidos como sujeitos de desenvolvimento e de direitos, e o currculo da EJA no pode ser o currculo do ensino regular reduzido. Concordamos com Arroyo (2006) de que preciso reconhecer a juventude e a vida adulta como um tempo de direitos humanos, e a sociedade e o Estado no devem perder o foco no reconhecimento da urgncia de elaborar e implementar polticas pblicas da juventude dirigidas garantia da pluralidade de seus direitos. emergente a necessidade de se repensar os pressupostos que orientam a oferta de ensino mdio na modalidade EJA na FUNEC. Entendemos que a organizao atual dificulta e impe srios desafios a uma educao de qualidade a qual os jovens e adultos tm direito. Essa estrutura curricular no tem permitido a flexibilizao dos espaos e tempos da escola para esses sujeitos, e tambm dificulta a criao de projetos pedaggicos e trabalhos interdisciplinares, uma vez que no h possibilidade de integrao entre as disciplinas por mdulo e nem tempo para discutir temas de interesses diversos desses educandos que levem em conta sua especificidade. Encontrar caminhos para a estrutura e organizao da EJA um desafio que est posto. Contudo, acreditamos que a sada para essa questo deve passar pelas discusses dirias com educadores e educandos, respeitando as especificidades e os limites de cada seguimento. A cada dia devemos buscar, com os sujeitos da EJA, contribuies que possam nos ajudar a desenvolver um modelo que d verdadeiramente sentido a vida , ao trabalho, a escola e a educao. Atravs desta anlise do Regimento Escolar da FUNEC percebe-se que o mesmo, apesar de trazer em sua construo uma concepo compensatria de educao de pessoas jovens e adultas, no impossibilita a reestruturao da EJA defendida aqui. Vrios elementos da prtica educativa citados no esto regulamentados no Regimento Escolar, o que aponta para a possibilidade de mudanas nesta estrutura sem alteraes deste regimento.

11

Percebe-se recentemente o interesse da administrao da FUNEC em discutir e construir coletivamente novas organizaes e possibilidades para a EJA. Um grupo de discusso com a participao de professores, diretores, pedagogos, e membros da administrao da instituio foi criado em 2007 com o objetivo de discutir as questes presentes no cotidiano escolar e apontar alguns caminhos para a EJA na instituio.

Referncias bibliogrficas ARROYO, M. G. Educao de jovens-adultos: um campo de direitos e de responsabilidade pblica. IN: SOARES, L.; GIOVANETTI, M. A. G. de C.; GOMES, N. L. (Orgs.). Dilogos na educao de jovens e adultos 2 ed. Belo Horizonte: Autntica, 2006. DI PIERRO, M. C.; JOIA, O.; RIBEIRO, V. M. Vises da educao de jovens e adultos no Brasil. Caderno Cedes, ano XXI, n. 55, novembro/2001.. FUNEC, SEDUC. Regimento Escolar dos IECs, 2003. MEC, SEMTEC. PROEJA. Documento base. 2006. OLIVEIRA, M. K. Jovens e adultos como sujeitos de conhecimento e aprendizagem. Trabalho encomendado pelo GT Educao de pessoas jovens e adultas e apresentado na reunio anual da ANPEd. Caxambu: 26 a 30 de setembro de 1999.
OLIVEIRA, M. K. Ciclos de vida: algumas questes sobre a psicologia do adulto. Educao e Pesquisa, So Paulo, v.30, n.2, maio/ago. 2004

HADDAD, Srgio; DI PIERRO, Maria Clara. Escolarizao de jovens e adultos. Revista Brasileira de educao, So Paulo, mai-ago, nmero 14.

12

You might also like