You are on page 1of 3

O Sentimento do Mundo - Carlos Drummond de Andrade Tenho apenas duas mos e o sentimento do mundo, mas estou cheio escravos,

minhas lembranas escorrem e o corpo transige na confluncia do amor. Quando me levantar, o cu estar morto e saqueado, eu mesmo estarei morto, morto meu desejo, morto o pntano sem acordes. Os camaradas no disseram que havia uma guerra e era necessrio trazer fogo e alimento. Sinto-me disperso, anterior a fronteiras, humildemente vos peo que me perdoeis. Quando os corpos passarem, eu ficarei sozinho desfiando a recordao do sineiro, da viva e do microscopista que habitavam a barraca e no foram encontrados ao amanhecer esse amanhecer mais noite que a noite. (poema: Sentimento do Mundo, de Carlos Drummond de Andrade) Os poemas de Sentimento do mundo foram produzidos entre 1935 e 1940. So 28 no total. Poema: Sentimento do mundo O primeiro poema (que deu nome ao livro) revela a viso-de-mundo do poeta: no alegre, antes, cheia da realidade que sempre nos estarrece, porque, por mais que sonhemos, a realidade geralmente dura e muito desafiante. O poeta inicia (estrofe 1) indicando suas limitaes para ver o mundo: Tenho apenas duas mos; mas aponta, em seguida, alguns elementos auxiliares que o ajudaro a suprir suas deficincias de viso: escravos, lembranas e o mistrio do amor (versos 3 a 5); escravos podem ser os meios escusos de que nos utilizamos para tocar a vida e decifr-la e dela nos aproveitarmos. O pessimismo denuncia-se com as mortes do cu e do prprio poeta, na estrofe 2. Apesar da ajuda incompleta dos companheiros de vida (Camaradas), o poeta no consegue decifrar os cdigos existenciais e pede, humilde, desculpas.

Nas duas ltimas estrofes, Drummond pinta uma viso de futuro bem negativo, mas bem real: mortos, lembranas, tipos de pessoas que sumiram nas batalhas da vida (guerra, na estrofe 3). Conclui, na estrofe 5, que o futuro (amanhecer) bem negro, tenebroso. Feita s de dois versos, sintetiza seu sentimento do mundo. Os demais 27 poemas so nuances, explicaes dessa amarga viso inicial da vida. Poema: Confidncia do Itabirano O poema comea com a saudade profunda de seu lugar de nascimento, traado em quatro belas, mas sofredoras estrofes. Confessa (estrofe 3) que aprendeu a sofrer por causa de Itabira; mas, paradoxalmente: A vontade de amor (...) vem de Itabira; vale dizer que o amor nasce e servido no sofrimento. De Itabira vem a explicao de Drummond viver de cabea baixa (estrofe 3), verso 6). Afinal, apesar das negatividades, o poeta sente uma incomensurvel saudade de sua cidade natal. Poema: O operrio do mar O texto nmero 6 faz o autor escapar da linguagem potica material (versos) e se apropriar dessa linguagem potica sem versos, mas bastante poesia imaterial, em belo painel-definio explicita a grande diferena social entre operrios e no-operrios. Esta belssima crnica potica, de base surrealista to em voga nos anos trinta, quarenta serve bem para duas constataes: 1) o sentimento socialista de Drummond que iria espraiar-se cinco anos aps Sentimento do mundo, na publicao de Rosa do povo, em 1945; 2) a viso-de-mundo onrica e bem potica de um operrio universalizado em So Pedro; ele anda sobre guas por graa de Deus, enquanto burgueses se espantam por no poderem realizar a mgica; isto , aos humildes: a magia divina, aos prepotentes: a inveja. Esta crnica potica tambm pode permitir que se compare a apreenso do mistrio da palavra nos poemas explcitos de Drummond diante desta prosa potica; por exemplo: minhas lembranas escorrem (Sentimento do mundo, estrofe 1, verso 4) e feixes escorrem (das mos do operrio, em O operrio no mar, linha 26). O mistrio potico de lembranas escorrem bem mais profundo do que peixes escorrerem imaginariamente das mos do operrio. Poema: Privilgio do mar No poema 12, o autor continua detendo-se alegoricamente no problema social das diferenas humanas. Poema: Inocentes do Lelbon Ainda no enfoque da viso social, o poeta fala da riqueza: inocentes significa os que querem ignorar; por isto fingem e se aproveitam.

Poema: La possession du monde Neste poema 17, Drummond indica o membro da Academia Francesa de Letras, em 1884, Georges Duhamel, pedindo uma risvel fruta estragada; como se isso fosse, como diz o ttulo do poema, ter o mundo nas mos. Poema: Ode no cinqentenrio do poeta brasileiro O belo elogio do poema 18 a palavra drummondiana a Manuel Bandeira, nascido em 1886 e que, em 1936, completava 50 anos de vida. Drummond pede que seu canto confidencial ( a poesia de Bandeira) ressoe acima dos vos disfarces do homem! E para concluir esta fugaz viso do livro Sentimento do mundo, fiquemos com as palavras do ltimo poema, Noturno janela do apartamento: A vida na escurido absoluta, como lquido, circunda.

You might also like