You are on page 1of 36

NOME:

CDIGO DO CANDIDATO:

PROVA DE CINCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS PROVA DE CINCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS
1
Este CADERNO DE QUESTES contm 90 questes numeradas de 1 a 90, dispostas da seguinte maneira: a. as questes de nmero 1 a 45 so relativas rea de Cincias Humanas e suas Tecnologias; b. as questes de nmero 46 e 90 so relativas re de Cincias da Natureza e suas Tecnologias. Verifique na FOLHA PTICA, se os seus dados esto registrados corretamente. Caso haja alguma divergncia, comunique-a imediatamente ao aplicador da sala. Aps a conferncia, escreva e assine seu nome nos espaos prprios do CARTO-RESPOSTA com caneta esferogrfica de tinta preta. No dobre, no amasse, nem rasure a FOLHA PTICA. Ele no poder ser substitudo. Para cada uma das questes objetivas, so apresentadas 5 opes, identificadas com as letras A, B,C,D e E. Apenas uma responde corretamente questo, Na FOLHA PTICA, marque, para cada questo, a letra correspondente opo escolhida para a resposta, preenchendo todo o espao compreendido no crculo, com caneta esferogrfica de tinta preta. Voc deve, portanto, assinalar apenas uma opo em cada questo. A marcao em mais de uma opo anula a questo, mesmo que uma das respostas esteja correta.

SIMULADO ENEM - 2013


7 8 9

O tempo disponvel para estas provas de quatro horas e trinta minutos. Reserve 30 minutos finais para marcar a FOLHA PTICA. Quando terminar as provas, entregue ao aplicador este CADERNO DE QUESTES e a FOLHA PTICA. somente poder deixar o local de prova aps decorridas duas horas do incio da aplicao. Caso permanea na sala por, no mnimo, quatro horas aps o incio da prova, voc poder levar este CADERNO DE QUESTES.

10 Voc

11 Voc ser excludo do exame caso:


a. utilize, durante a realizao da prova, mquinas e/ou relgios de calcular, bem como rdios, gravadores, headphones, telefones celulares ou fontes de consulta de qualquer espcie; b. se ausente da sala de provas levando consigo o CADERNO DE QUESTES e/ou a FOLHA PTICA antes do prazo estabelecido; c. aja com incorreo ou descortesia para com qualquer participante do processo de aplicao das provas. d. se comunique com outro participante, verbalmente, por escrito ou por qualquer outra forma; e. apresente dados(s) falso(s) na sua identificao pessoal.

4 5

CINCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS Questes de 01 a 45 Questo 01


Leia o texto a seguir: A Copa do Mundo no Brasil, em 2014, ter jogos de 13h at 22h, de acordo com deciso tomada nesta quinta-feira pelo Comit Executivo da Fifa, em Zurique. A partida de abertura ser no dia 12 de junho, uma quinta-feira, s 17h, na Arena Corinthians, em So Paulo.Na primeira fase haver jogos s 13h, 16h, 17h, 18h, 19h e 22h (horrio de Braslia). Nas oitavas e quartas os confrontos sero s 13h e 17h. As duas seminais acontecero s 17h, em Belo Horizonte e So Paulo e a nal da Copa ser s 16h, no Maracan, no Rio de Janeiro.
http://www.lancenet.com.br/corinthians/Copa-14-tera-jogo_0_781721935.html

I. No Brasil, devido a sua grande extenso territorial leste-oeste, existem trs fusos horrios, todos eles atrasados em relao a Greenwich. II. A leste de Greenwich, as horas aumentam a cada faixa de 15o, variando entre 0 e 12. Ao contrrio, a oeste de Greenwich, as horas diminuem, em idntica variao. III. A partida de abertura ser assistida em Manaus, s 16 horas do mesmo dia. Esto corretas Apenas I. Apenas II. Apenas III. Apenas I e II. Apenas I, II, III.

caliza-se distante das zonas de contato entre as placas tectnicas Sul-Americana, de Nazca e do Caribe ou das Antilhas. Essa posio geogrca explica a relativa estabilidade geolgica do territrio brasileiro. II. O Brasil no possui tectonismo orognico recente, muito embora apresente o de tipo epirognico, ou seja, de movimentos verticais ou de soerguimento que vm ocorrendo ao longo do Cenozoico, isto , dos ltimos 70 milhes de anos. III. O Japo est localizado em uma das reas mais ssmicas do planeta (no limite da placa tectnica Euroasitica), numa zona de convergncia de placas tectnicas, denominada Crculo do Fogo do Oceano Pacco. Esto corretas: Apenas I Apenas II Apenas III Apenas I e II Apenas I, II, III

Questo 03
Observe a gura a seguir:

Questo 02
Leia o texto a seguir: Forte terremoto atinge o Japo: Tremor de magnitude 6 ocorreu perto da cidade de Ishinomaki. No h informaes sobre vtimas.
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2013/08/terremoto-de-6-graus-atinge-o-japao.html

Ela se refere projeo de Gall - Peters Goode Polar Mercator Azimutal equidistante

Com relao ocorrncia de terremotos, podemos armar: I. em vista de o territrio brasileiro ocupar a poro centro-oriental da Plataforma Sul-Americana, lo-

Questo 04
Leia o texto a seguir: a segunda maior formao vegetal brasileira. Estendia-se originalmente por uma rea de 2 milhes de km, abrangendo dez estados do Brasil Central. Hoje, restam apenas 20% desse total.Tpico de regies tropicais, o cerrado apresenta duas estaes bem marcadas: inverno seco e vero chuvoso. Com solo de savana tropical, deciente em nutrientes e rico em ferro e alumnio, abriga plantas de aparncia seca, entre arbustos esparsos e gramneas, e o cerrado, um tipo mais denso de vegetao, de formao orestal. A presena de trs das maiores bacias hidrogrcas da Amrica do Sul (Tocantins-Araguaia, So Francisco e Prata) na regio favorece sua biodiversidade . http://www.portalbrasil.net/cerrado.htm Com relao ao Cerrado Brasileiro correto armar: I. O clima predominante no Domnio do Cerrado o Tropical , de inverno seco e vero mido. A temperatura mdia anual ca em torno de 2223C. II. uma oresta tropical fechada, formada em boa parte por rvores de grande porte, situando-se prximas uma das outras (oresta fechada). O solo dessa oresta no muito rico, pois apresenta apenas uma na camada de nutrientes. III. A ora constitui-se de espcies xertas (formao seca e espinhosa resistente ao fogo e praticamente sem folhas) e caduciflias (que perdem as folhas em determinada poca do ano) totalmente adaptadas ao clima seco, com predominncia de cactceas e bromeliceas. Esto corretas: apenas I. apenas II. apenas III. apenas I e II. apenas I, II, III.

Questo 05
Com relao ao novo cdigo orestal no Brasil, correto armar: o Novo Cdigo Florestal dene a regio da Amaznia Legal como a que compreende os estados do Acre, Par, Roraima, Rondnia, Amap e Mato Grosso e regies ao norte do paralelo 13 S, dos Estados de Tocantins e Gois, e ao oeste do meridiano de 44 W, do Estado do Maranho. Abrangendo toda a chamada Amaznia Brasileira alm das reas situadas nos pases limtrofes da regio. o Novo Cdigo Florestal diz que As orestas existentes no territrio nacional e as demais formas de vegetao so bens de interesse privado e que cabe aos seus proprietrios denir a melhor utilizao dessas reas. uma das questes mais polmicas do Novo Cdigo Florestal a da reserva legal em toda propriedade. O percentual da propriedade que deve ser destinado a esse fim, segundo o Novo Cdigo, chega a 80% na regio da Amaznia Legal. o novo Cdigo Florestal entrar em vigor em 2014, na mesma data de incio da Copa do Mundo de futebol. o novo cdigo elimina as APPs (reas de Proteo Permanentes) que eram as reas de proteo em torno de rios, manguezais e outros recursos hdricos.

Questo 06
A gura abaixo foi capa na revista The Economist, em Julho de 2013, e retrata a atual fase dos chamados BRICS.

Com relao gura e atual fase econmica, podemos armar

a matria refere-se ao rpido crescimento de Brasil, ndia e Rssia quando comparado ao crescimento Chins. a matria decreta o m dos BRICS a matria trata da desacelerao econmica dos pases emergentes. a matria compara o crescimento dos BRICS com os PIIGS. a matria trata da crescente falta de mo de obra nos pases emergentes.

apenas I. apenas II. apenas III. apenas I e II. apenas I, II, III.

Questo 08
. Leia o texto a seguir: IDH municipal do Brasil cresce 47,5% em 20 anos, aponta Pnud Pas estava no nvel 'muito baixo' de desenvolvimento humano em 1991. Com resultado de 2010, divulgado nesta segunda (29), saltou para 'alto'.
http://g1.globo.com/brasil/noticia/2013/07/idh-municipal-do-brasil-cresce-475-em-20-anos-aponta-pnud.html

7 Questo 07
. Observe a gura e o texto a seguir:

http://www.jamapara.com/arquivos/2274

Localizada no Rio Xingu, no estado do Par, a Usina de Belo Monte vai produzir energia suciente para abastecer 40% do consumo residencial de todo o Brasil. a maior obra de infraestrutura do Pas e j tem cerca de30% de suas obras concludas. A previso que a primeira das 24 turbinas da usina comece a operar em fevereiro de 2015, e a ltima, em janeiro de 2019.
http://www.brasil.gov.br/sobre/economia/energia/obras-e-projetos/belo-monte

I. O IDH analisa as seguintes variveis: aspectos demogrcos; famlias e domiclios; educao; atividades pessoais, inclusive trabalho; padro de vida e distribuio de renda; e direitos humanos. II. O IDH, ndice desenvolvimento humano, um ndice que mede o desenvolvimento mdio de um pas baseado em trs aspectos bsicos do desenvolvimento humano: longevidade, educao e qualidade de vida. III. Reduo da mortalidade infantil e da fecundidade e as condies do entorno dos domiclios mostram qualidade de vida cada vez melhor do brasileiro o que resultou em melhorias na posio do pas no IDH. Esto corretas apenas I. apenas II. apenas III. apenas I e II. apenas I, II, III.

Assinale as alternativas corretas. I. Alm da destruio da oresta, associada construo da usina, ecologistas temem que a ocupao desordenada das reas do entorno de Belo Monte, incentivada pela chegada de migrantes e pela construo de vilas, intensique ainda mais o desmatamento. II. Quando estiver pronta - previso para 2015 -, ser a terceira maior hidreltrica do mundo, s perdendo para a chinesa Trs Gargantas e para a brasileiro-paraguaia Itaipu. III. O governo arma que ela essencial para garantir o fornecimento de energia para o pas. Esto corretas

RASCUNHO

Questo 09
Observe o mapa a seguir:

A respeito da regio, podemos armar: I. A palestina, em 2012, passou de "entidade observadora" para "Estado observador no-membro". II. O ideal judaico de retorno terra natal de seus antepassados conhecido como Sionismo e um dos agentes causadores de conitos na regio. III. O Hamas e o Fatah so grupos rivais formados respectivamente por judeus e palestinos. So assertivas corretas apenas I. apenas II. apenas III. apenas I e II. apenas I, II, III.

populao foi s ruas para tirar do poder ditadores autocratas que assumiram o controle de seus pases durante vrias e vrias dcadas. II. Os protestos na Tunsia, os primeiros da Primavera rabe, foram tambm denominados por Revoluo de Jasmin. Resultou na queda de Ben Ali, aps 24 anos no poder. III. A Revoluo do Egito foi tambm denominada Dias de Fria, Revoluo de Ltus e Revoluo do Nilo. Ela foi marcada pela luta da populao contra a longa ditadura de Hosni Mubarak. IV. A revolta na Lbia conhecida como Guerra Civil Lbia ou Revoluo Lbia e ocorreu sob a inuncia das revoltas na Tunsia. Seu objetivo era acabar com a ditadura de Muammar Kadha, que permanece no poder at os dias de hoje. Esto corretos: apenas I e IV. apenas II e III. apenas III e IV. apenas I e III. apenas I, II, IV.

Questo 11
Observe a gura.

Questo 10
Observe a gura :

A imagem faz referncia ao Crescimento econmico da Zona do Euro. Evoluo da poltica de combate ao trabalho ilegal do migrante. Evoluo do desemprego na Europa. Evoluo da crise econmica dos pases centrais. ao Fim da crise econmica dos pases centrais.

I. Primavera rabe a onda de protestos e revolues ocorridas no Oriente Mdio ,norte do continente africano e Amrica Latina, em que a

Questo 12
Observe a gura a seguir.

Questo 13
Leia o texto a seguir. Papa Francisco se despede do Brasil: 'At breve, com saudades' Pontce embarcou em avio para Itlia no Aeroporto do Galeo s 19h21. Missa de despedida reuniu 3,5 milhes em Copacabana, diz organizao.
http://g1.globo.com/jornada-mundial-da-juventude/2013/noticia/2013/07/papa-francisco-se-despede-do-brasil-ate-breve-com-saudades.html

A vinda do Papa ao Brasil despertou na populao a curiosidade em relao situao atual do Vaticano. Anal uma cidade ou um pas? Com relao ao Vaticano podemos armar. est inserido na zona norte da cidade de Roma, capital da Itlia, sendo considerado o menor pas do mundo. o sistema de governo a democracia eletiva, o que lhe garante o status de pas. um pas, pois apresenta uma das menores populaes absolutas, porm uma das maiores taxas de natalidade. o Banco do Vaticano permite que seja considerado um pas e pertena Unio Europeia e Zona do Euro. considerado uma cidade, porm apresenta autonomia econmica em relao a Itlia.

Podemos armar: I. o Mercado Comum do Sul ( Mercosul ) foi criado em 1991, com a assinatura do Tratado de Assuno, no Paraguai. II. os membros do bloco econmico so Argentina, Brasil, Uruguai, Paraguai e Venezuela. III. o Paraguai foi suspenso denitivamente do bloco em funo da deposio do ex-presidente Fernando Lugo, em junho de 2012. IV. a Guiana Francesa, parceira do bloco econmico, possibilitou a entrada da Unio Europeia como a principal parceira do Mercosul. V. o Brasil a principal economia do bloco e possui uma poltica restritiva entrada de migrantes dos demais pases nos mesmos moldes das polticas migratrias norte americanas. Esto corretas apenas I. apenas I e II. apenas III e IV. apenas I , III e V. apenas I, II, IV e V.

Questo 14
Observe a gura a seguir.

A gura acima ironiza o poder das redes sociais, em que os usurios podem discutir livremente suas idias sobre assuntos sociais, polticos e econmicos. o poder da Internet, em que toda a populao mundial pode expor suas opinies e ideais para diversas pessoas, e compartilham informaes capazes de impactar a sociedade. o poder da mobilizao por meio das redes sociais cuja tendncia nasceu nas manifestaes polticas no Oriente Mdio, no nal de 2010 (Primavera rabe). o poder da internet como sendo um espao democrtico onde todos so iguais e cujo acesso irrestrito no mundo inteiro. o poder da mobilizao atravs das redes sociais cuja tendncia nasceu no Brasil em 2013.

Questo 15
A expresso Terceira Revoluo Industrial ganhou validade a partir do uso dos avanos cientcos e tecnolgicos na indstria. No entanto, ela tambm abrange os progressos ocorridos em outras reas. De uma forma ou de outra, quase todos os setores da economia e da sociedade se beneciaram das novas conquistas do conhecimento humano. Em relao Terceira Revoluo Industrial, INCORRETO armar que ela: provocou um novo equilbrio na economia mundial na medida em que reduziu a distncia entre os pases centrais e os pases perifricos. teve como um dos seus efeitos o deslocamento cada vez mais signicativo do poder decisrio da esfera pblica para os interesses da esfera privada. aprofundou a crise nos empregos tradicionais, inclusive nos pases centrais, gerando o chamado desemprego estrutural e uma forte terceirizao da economia. provocou uma crescente internacionalizao da produo capitalista e uma reconcentrao do capital pelos conglomerados transnacionais. chamada de tecnocientca informacional.

Assinale a alternativa CORRETA. Somente as armativas I e II so corretas. Somente as armativas I e IV so corretas. Somente as armativas III e IV so corretas. Somente as armativas I, II e III so corretas. Somente as armativas II, III e IV so corretas.

Questo 17
As inovaes tecnolgicas permeiam a evoluo da sociedade humana e, consequentemente, do espao geogrco. Entre elas, destacam-se os sistemas de produo industrial e de organizao do trabalho, que coexistem na atualidade com objetivo comum de aumentar a produtividade para a ampliao dos lucros. Nesse contexto, as empresas vm adequando o seu ritmo de produo s demandas do mercado, evitando o desperdcio, investindo em tecnologia de ponta e automao e terceirizando o processo produtivo para rmas mdias e pequenas, que passam a orbitar em torno da corporao. Esse modelo de organizao da produo e do trabalho denominado fordismo. "dumping". taylorismo. "holding". "just-in-time".

Questo 16
No islamismo, a comida "halal" aquela permitida para o consumo dos is, enquanto os alimentos "haran" so considerados proibidos ou no recomendados. O mercado de produtos "halal", constitudo principalmente pelos pases de maioria muulmana, atrativo para grandes empresas brasileiras do setor alimentcio. Com base no enunciado, no texto acima e nos conhecimentos sobre os subtemas, considere as armativas. I. Com o processo de globalizao, especicidades culturais que atuaram como barreiras entre os povos convertem-se em potencialidades para a expanso econmica. II. Ligado expanso do Islamismo, o mercado "halal" atrativo para grandes empresas brasileiras, devido possibilidade de exportar produtos, cuja remunerao em moeda estrangeira aumenta o faturamento. III. Os pases islmicos do Oriente Mdio preservam seu rebanho bovino por questes religiosas e importam do Brasil carne suna abatida e processada, em conformidade com as normas e preceitos da comida "haran". IV. As unidades industriais das grandes empresas do setor alimentcio, nas quais se d o abate de animais segundo os preceitos "haran", concentram-se nas regies Norte e Nordeste, devido reduo dos custos de tarifas porturias e fretes martimos.

Questo 18
Leia as frases a seguir. I. Com sede em Genebra, na Sua , a OMC visa promover e regular o comrcio entre as naes. criada em 1995, em substituio ao Acordo Geral de Tarifas e Comrcio (GATT), que j realizara vrias rodadas de negociao multilaterais para a reduo de barreiras comerciais. II. A ONU o organismo internacional que surge no nal da II Guerra Mundial em substituio Liga das Naes. Tem como objetivos manter a paz, defender os direitos humanos e as liberdades fundamentais e promover o desenvolvimento dos pases em escala mundial. III. O G-8 formado pelos 8 pases mais industrializados do mundo e tem como objetivo coordenar a poltica econmica e monetria mundial. Em reunio realizada em 1997, em Denver (EUA), a Federao Russa admitida como pas-membro, mas no participa das discusses econmicas.

Esto corretos apenas I. apenas I e II. apenas I e III. apenas II e III. apenas I,II e III.

Assinale a alternativa que indica os climas representados nos climogramas 1, 2, 3 e 4, respectivamente. subtropical mido - equatorial mido - tropical rido - tropical semimido tropical semimido - subtropical mido - tropical rido - equatorial mido tropical rido - subtropical mido - tropical semimido - equatorial mido equatorial mido - tropical semimido - subtropical mido - tropical rido tropical semimido - equatorial mido - tropical rido - subtropical mido.

Questo 19
Analise os seguintes itens. I - Robotizao da produo. II - Especializao e qualicao da mo-de-obra. III - Colonizao da frica e Amrica Latina para suprimento das necessidades de novos mercados e matrias-primas. IV- Emprego do petrleo e da eletricidade como fontes de energia. V - Introduo de novos materiais: bra ptica e cermica. Os itens correspondentes Terceira Revoluo Industrial so apenas I e III. III e IV. I, II e V. II, IV e V. I, II,III,IV e V.

Questo 21
Verique a gura a seguir e identique as camadas da Terra que ela representa e, na sequncia, identique qual das alternativas traz a associao correta dessas camadas.

Questo 20
Climogramas so grcos que representam as variaes das temperaturas (C) e das precipitaes (mm) mdias de um local ao longo do ano. Observe os climogramas a seguir, que representam diferentes tipos de clima.

I - Ncleo interno, II - Ncleo externo, III - Manto e IV - Crosta. I - Ncleo interno, II - Manto, III - Ncleo externo e IV - Crosta. I - Crosta, II - Ncleo externo, III - Manto e IV - Ncleo interno. I - Ncleo externo, II - Ncleo interno, III - Manto e IV - Crosta. I - Crosta, II - Manto, III - Ncleo externo e IV - Ncleo Interno.

RASCUNHO

Questo 22
A identidade regional resulta do processo histrico da organizao socioespacial, e congurada pela diversidade territorial pautada nos costumes, hbitos, cultura e economia de uma populao, que desenvolve o sentimento de pertencimento a um lugar, baseado na particularidade do espao em que se (re)produz. Com base nos conhecimentos sobre identidade regional, considere as armativas a seguir. I. O Norte Pioneiro, no Paran, a Campanha Gacha, no Rio Grande do Sul, o Agreste, no Nordeste e o Tringulo Mineiro, em Minas Gerais, so regies brasileiras que apresentam designaes vinculadas prpria populao residente. II. A heterogeneidade a caracterstica primordial do territrio brasileiro, fato que pode ser vericado no conjunto das particularidades de cada regio, tais como: seus sujeitos sociais, suas culturas e suas paisagens. III. O Brasil caracteriza-se pela homogeneidade espacial e social, por isso possui identidades regionais anlogas, cuja origem reside no intenso processo de miscigenao ao qual foi submetida sua populao, durante vrios sculos. IV. As identidades regionais possuem fundamento na ideia da diferena, a exemplo dos habitantes da Campanha Gacha, no Rio Grande do Sul, e dos habitantes do Serto Nordestino, e evidenciam-se nos modos de falar, alimentar-se e outros costumes no mbito da cultura das respectivas regies. Esto corretas apenas as armativas I e II. I e III. III e IV. I, II e IV. II, III e IV.

Questo 23
Leia este trecho: AS CAATINGAS "Ento, a travessia das veredas sertanejas mais exaustiva que a de uma estepe nua. Nesta, ao menos, o viajante tem o desafogo de um horizonte largo e a perspectiva das planuras francas. Ao passo que a caatinga o afoga; abrevia-lhe o olhar; agride-o e estonteia-o; enlaa-o na trama espinescente e no o atrai; repulsa-o com as folhas urticantes, com o espinho, com os gravetos estalados em lanas; e desdobra-se-lhe na frente lguas, imutvel no aspecto desolado: rvores sem folhas, de galhos estorcidos e secos, revoltos, entrecruzados, apontando rijamente no espao ou estirando-se exuosos pelo solo, lembrando um bracejar imenso, de tortura, da ora agonizante. Embora esta no tenha as espcies reduzidas dos desertos - mimosas tolhias ou eufrbias speras sobre o tapete de gramneas murchas - e se agure farta de vegetais distintos, as suas rvores, vistas em conjunto, semelham uma s famlia de poucos gneros, quase reduzida a uma espcie invarivel, divergindo apenas no tamanho, tendo todas a mesma conformao, a mesma aparncia de vegetais morrendo, quase sem troncos, em esgalhos logo ao irromper do cho."
CUNHA, Euclides da. "Os sertes". So Paulo: Francisco Alves/Publifolha, 2000. p. 37-8.

A partir dessa leitura, INCORRETO armar que, no trecho transcrito, o autor apresenta a caatinga como uma vegetao de reduzida biodiversidade, embora de signicativa multiplicidade de formas adaptativas. caracteriza a vegetao da caatinga como repulsiva, agressiva, por causa dos espinhos, galhos retorcidos, folhas urticantes. deixa entrever o carter decidual da vegetao quando fala de rvores sem folhas, de galhos estorcidos e secos. descreve a vegetao sertaneja no perodo das secas; da as expresses que remetem agonia, morte, desolao. a caatinga possui mais espcies que os desertos.

RASCUNHO

10

Questo 24
Analise o mapa e o texto a seguir. A DIFUSO DA PESTE NEGRA

Questo 25
Para as artes visuais orescerem no Renascimento era preciso um ambiente urbano. Nos sculos 15 e 16, as regies mais urbanizadas da Europa Ocidental localizavam-se na Itlia e nos Pases Baixos, e delas veio grande parte dos artistas.
(Adaptado de Peter Burke, O Renascimento Italiano.)

Essa relao justica-se porque as cidades eram centros comerciais e favoreciam o contato com a cultura rabe, cujo domnio das tcnicas do retrato da perspectiva sobreps-se arte europeia, dando origem ao Renascimento. a presena de artistas nas cidades atraa investimentos de ricos burgueses em busca de prestgio social, e isso fez as regies que concentravam artistas urbanizarem-se mais que as outras. nas cidades podiam-se estudar artes nas universidades dedicadas ao cultivo da tradio clssica e ao ensino de novas tcnicas. a riqueza concentrada nas cidades permitia a prtica do mecenato, enquanto o crescimento do comrcio estimulava o encontro entre as culturas europeia e bizantina, possibilitando a redescoberta dos valores da Antiguidade Clssica. embora as antigas cidades-estado italianas tenham sido o bero do passado clssico, ao longo da Idade Mdia perderam totalmente sua importncia econmica e comercial, no atendendo demanda da urbanizao para servir de palco para o Renascimento.

Fonte: Disponvel em [HTTP://vascogama.no.sapo.pt/Crise_1383_85/peste_negra.htm]. Acesso em: 15 ago. 2012. (adaptado)

Todos os testemunhos concordam em situar a origem da peste na sia Central, onde ela existia em estado endmico. O grande viajante Ibn Batouta, que visitou a ndia Meridional pouco depois de 1342, assinalou-a ali. Em 1347, os prprios mongis, que situavam o estabelecimento mercantil genovs em Caffa, no mar Negro, foram atingidos e, por um requinte de crueldade, enviaram vrios cadveres para a cidade atravs de suas mquinas de guerra. Um navio que partiu de Caffa para a Itlia semeou, na passagem, a peste em Constantinopla [...] depois chegou a Gnova: quando se deram conta do mal que transportavam e ordenaram que partisse, era tarde demais. A peste atacava a Itlia pelos portos. As cidades do interior no souberam organizar nenhuma defesa.
Fonte: WOLFF, Philippe. Outono da Idade Mdia ou Primavera dos Tempos Modernos? So Paulo: Martins Fintes, 1988, p. 15 (adaptado)

Questo 26
Observe as duas armaes de Montesquieu (16891755), a respeito da escravido. A escravido no boa por natureza; no til nem ao senhor, nem ao escravo: a este porque nada pode fazer por virtude; quele, porque contrai com seus escravos toda sorte de maus hbitos e se acostuma insensivelmente a faltar contra todas as virtudes morais: torna-se orgulhoso, brusco, duro, colrico, voluptuoso, cruel. Se eu tivesse que defender o direito que tivemos de tornar escravos os negros, eis o que eu diria: tendo os povos da Europa exterminado os da Amrica, tiveram que escravizar os da frica para utiliz-los para abrir tantas terras. O acar seria muito caro se no zssemos que escravos cultivassem a planta que o produz. (Montesquieu. O esprito das leis.)

A anlise permite associar a rpida propagao da Peste Negra, na Baixa Idade Mdia europeia, a fatores, como o xito das navegaes ibricas na abertura do caminho martimo para as ndias orientais. a retomada das peregrinaes a Jerusalm aps a vitria dos cristos europeus nas guerras das Cruzadas. o aumento do intercmbio comercial entre a China e os pases europeus, intercmbio esse estimulado e protegido nos domnios do Imprio Mongol. a intensicao das transaes econmicas entre o Ocidente europeu, em pleno renascimento comercial-urbano, e o Oriente, por intermdio das cidades italianas e de Constantinopla. o dinamismo comercial dos turcos otomanos, aos transformarem a Cosntantinopla bizantina na Istambul moderna.

11

Com base nos textos, podemos armar que, para Montesquieu, o preconceito racial foi contido pela moral religiosa. a poltica econmica e a moral justicaram a escravido. a escravido era indefensvel do ponto de vista econmico. o convvio com os europeus foi benco para os escravos africanos. o fundamento moral do direito pode submeter-se s razes econmicas.

As relaes histricas entre os processos podem ser consideradas meramente cronolgicas, pois ambos se desenvolveram no incio do sculo XVIII, poca em que se expandia tanto na Europa quanto nas Amricas colonizadas pelos europeus a utilizao do trabalho escravo dos negros africanos devidamente controlados e administrados pelos proprietrios, os membros da elite branca. muito tnues, na medida em que apenas representavam dois exemplos isolados de destruio predatria dos ambientes naturais, seja para extrair riquezas minerais em zonas rurais despovoadas, seja para promover a urbanizao das cidades industriais afetadas pela poluio, prevenindo os efeitos danosos dessa poluio na vida e na sade da crescente populao. signicativas, pois desde a assinatura do Tratado de Methuen (1703), o Estado portugus cou subordinado aos interesses da Inglaterra. Como as importaes dos panos tecidos pelas manufaturas inglesas custavam mais caro para Portugal do que as receitas com as importaes de vinhos para o mercado ingls, o ouro extrado das regies mineiras da Amrica colonial lusitana foi amplamente transferido para o mercado ingls, a contribuindo para sedimentar as precondies para o desenvolvimento da Revoluo Industrial. de reciprocidade, pois o processo de urbanizao das cidades industriais inglesas inspirou o planejamento urbano das povoaes coloniais americanas, que se expandiram para o interior, permitindo antecipar e corrigir problemas como: ocupao intensa e acelerada, traado das ruas e das praas, integrao do setor rural com o urbano, articulao com as demais vilas e cidades e com os portos de escoamento da produo mineira. de modernizao, pois os novos produtos da moderna tecnologia industrial inglesa puderam ser importados pelos proprietrios das minas e dos escravos, permitindo incrementar a produo colnial, diminuir os custos e obter mais lucros, dinamizando a economia e a sociedade da minerao e encaminhando o Estado portugus para a emancipao da hegemonia da Inglaterra.

Questo 27
Observe as imagens.

MINERAO NA AMRICA PORTUGUESA

http://www.mundoeducacao.com/historiadobrasil/a-crise-mineracao.htm

PAISAGEM INDUSTRIAL INGLESA

http://www.brasilescola.com/historiag/revolucao-industrial.htm

As duas guras simbolizam dois processos econmicos que se consolidaram e expandiram-se no sculo XVIII, provocando amplas e irreversveis modicaes nos respectivos ecossistemas.

12

Questo 28
O movimento operrio ofereceu uma nova resposta ao grito do homem miservel no princpio do sculo XIX. A resposta foi a conscincia de classe e a ambio de classe. Os pobres ento se organizavam em uma classe especca, a classe operria, diferente da classe dos patres (ou capitalistas). A Revoluo Francesa lhes deu conana: a Revoluo Industrial trouxe a necessidade da mobilizao permanente.
(HOBSBAWN, E. J. A era das revolues. So Paulo: Paz e Terra, 1977.)

As ocorrncias mencionadas esto inseridas numa sucesso em que podem ser destacados, seja como antecedentes, seja como consequentes, os seguintes processos: I. a Primeira Revoluo Industrial e a busca da Inglaterra pela hegemonia comercial na Europa e no mundo. II. a Revoluo Francesa e as tentativas de expanso das conquistas dos revolucionrios burgueses para a Europa. III. as disputas entre a Inglaterra e a Frana, o decreto do Bloqueio Continental com as repercusses para Espanha e Portugal e seus domnios ultramarinos. IV. a crise do sistema colonial, os processos de independncia nas Amricas e a implantao de Estados Nacionais em ex-colnias da Inglaterra, Frana, Espanha e Portugal. Esto corretas apenas I e II. apenas I e IV. apenas II e III. apenas III e IV. I, II, III e IV.

No texto, analisa-se o impacto das Revolues Francesa e Industrial para a organizao da classe operria. Enquanto a "conana" dada pela Revoluo Francesa era originria do signicado da vitria revolucionria sobre as classes dominantes, a "necessidade da mobilizao permanente", trazida pela Revoluo Industrial, decorria da compreenso de que a competitividade do trabalho industrial exigia um permanente esforo de qualicao para o enfrentamento do desemprego. a completa transformao da economia capitalista seria fundamental para a emancipao dos operrios. a introduo das mquinas no processo produtivo diminua as possibilidades de ganho material para os operrios. o progresso tecnolgico geraria a distribuio de riquezas para aqueles que estivessem adaptados aos novos tempos industriais. a melhoria das condies de vida dos operrios seria conquistada com as manifestaes coletivas em favor dos direitos trabalhistas.

Questo 30
Entre 1779 e 1829, a populao escrava de Campinas cresceu de 156 para quase 4800. Em 1872, j com o caf como fora motriz da economia, atingira 14000. A maior parte do aumento desde 1829 se deu antes do nal do trco africano. Entretanto, o comrcio interno de escravos, j bastante ativo nas dcadas de 1850 e 1860, recrudeceu nos anos 1870, despejando vrios milhares de cativos no Oeste paulista, vindos sobretudo do Nordeste e do Rio Grande do Sul. Foi s a partir de 1881, com a alta tributao sobre o trco interno para o Sudeste e a crise da escravido, que os fazendeiros voltaram-se seriamente para trabalhadores imigrantes. Sua mudana de atitude coincidiu com uma queda nos preos agrcolas da Itlia, que expeliu de l um grande nmero de trabalhadores do campo.
(Robert W. Slenes. Senhores e Subalternos no Oeste Paulista. In Luiz Felipe de Alencastro (org.). Histria da Vida Privada no Brasil, volume 2, 1997.

Questo 29
No texto O Imprio Enfermo, Cludio Bertolli Filho arma: A vinda da Corte portuguesa para o Brasil, em 1808 determinou mudanas na administrao pblica colonial, inclusive na rea da sade. Como sede provisria do imprio lusitano e principal porto do pas, a cidade do Rio de Janeiro tornou-se o centro das atenes sanitrias. Com elas, dom Joo VI procurou oferecer uma imagem nova de uma regio que os europeus deniam como territrio da barbrie e da escravido.
Fonte: BERTOLLI FILHO, Cludio. Histria da sade pblica no Brasil. 4 ed. So Paulo: tica, 2001, p. 8.

Considerando o texto sobre a transio do trabalho escravo para o trabalho livre na regio do Oeste paulista, possvel armar que

13

a mentalidade empresarial e arrojada dos fazendeiros paulistas orientou para uma rpida e decisiva opo pela mo de obra livre, em especial a partir de 1831, com a aprovao da lei que extinguiu o trco de escravos para o Brasil. a necessidade emergencial de abundante mo de obra para as atividades agrcolas de So Paulo, a partir de 1850, uniu os proprietrios rurais e os burocratas do Imprio na organizao da entrada de imigrantes oriundos do extremo Oriente. a opo decisiva, por parte dos proprietrios, pelo trabalhador imigrante relacionou-se com as diculdades presentes para a obteno do trabalhador cativo e com a crise na produo agrcola em regies com potencial de fornecer mo de obra ao Brasil. mesmo reconhecendo o papel central da produo cafeeira nas transformaes econmicas e polticas na provncia de So Paulo, em meados do sculo 19, a mo de obra imigrante e livre foi usada, inicialmente, na produo de algodo. a macia entrada de imigrantes europeus comeou no incio do sculo 19, como uma decorrncia imediata das novas condies econmicas provocadas pelo incio do trco interno, que levou a uma baixa considervel no preo do cativo.

Questo 32
Leia os fragmentos abaixo. I. Para consolidar-se como governo, a Repblica precisava eliminar as arestas, conciliar-se com o passado monarquista, incorporar distintas vertentes do republicanismo. Tiradentes no deveria ser visto como heri republicano radical, mas sim como heri cvico religioso, como mrtir, integrador, portador da imagem do povo inteiro.
(CARVALHO, J. M. C. A formao das almas: O imaginrio da Republica no Brasil. So Paulo: Companhia das Letras, 1990.)

II. Ei-lo, o gigante da praa, / O Cristo da multido! Tiradentes quem passa / Deixem passar o Tito.
(ALVES, C. Gonzaga ou a revoluo de Minas. In: CARVALHO. J. M. C. A formao das almas: O imaginrio da Republica no Brasil. So Paulo: Companhia das Letras, 1990.)

A 1 Repblica brasileira, nos seus primrdios, precisava constituir uma gura heroica capaz de congregar diferenas e sustentar simbolicamente o novo regime, optando pela gura de Tiradentes deixando de lado guras como Frei Caneca ou Bento Gonalves. A transformao do incondente em heri nacional evidencia que o esforo de construo de um simbolismo por parte da Repblica estava relacionado ao carter nacionalista e republicano da Incondncia, evidenciado nas ideias e na atuao de Tiradentes. identicao da Conjurao Mineira como o movimento precursor do positivismo brasileiro. ao fato de a Proclamao da Repblica ter sido um movimento de poucas razes populares, que precisava de legitimao. semelhana fsica entre Tiradentes e Jesus, que proporcionaria, a um povo catlico como o brasileiro, fcil identicao. ao fato de Frei Caneca e Bento Gonalves terem liderado movimentos separatistas no Nordeste e no Sul do pas.

Questo 31
Para o Paraguai, portanto, essa foi uma guerra pela sobrevivncia. De todo modo, uma guerra contra dois gigantes estava fadada a ser um teste debilitante e severo para uma economia de base to estreita. Lopez precisava de uma vitria rpida e, se no conseguisse vencer rapidamente, provavelmente no venceria nunca.

LYNCH, J. "As Repblicas do Prata: da Independncia Guerra do Paraguai". BETHELL, Leslie (Org.). Histria da Amrica Latina: da independncia at 1870, v. III. So Paulo: EDUSP, 2004.

A Guerra do Paraguai teve consequncias polticas importantes para o Brasil, pois representou a armao do Exrcito Brasileiro como um ator poltico de primeira ordem. conrmou a conquista da hegemonia brasileira sobre a Bacia Platina. concretizou a emancipao dos escravos negros. incentivou a adoo de um regime constitucional monrquico. solucionou a crise nanceira, em razo das indenizaes recebidas.

RASCUNHO

14

Questo 33
Do ponto de vista geopoltico, a Guerra Fria dividiu a Europa em dois blocos. Essa diviso propiciou a formao de alianas antagnicas de carter militar, como a OTAN, que aglutinava os pases do bloco ocidental, e o Pacto de Varsvia, que concentrava os do bloco oriental. importante destacar que, na formao da OTAN, esto presentes, alm dos pases do oeste europeu, os EUA e o Canad. Essa diviso histrica atingiu igualmente os mbitos poltico e econmico que se reetia pela opo entre os modelos capitalista e socialista. Essa diviso europeia cou conhecida como Cortina de Ferro. Muro de Berlim. Unio Europeia. Conveno de Ramsar. Conferncia de Estocolmo.

Quais esto corretas? Apenas I e II. Apenas II e IV. Apenas II e III. Apenas I, II e III. Apenas I, III e IV.

Questo 35
A seguir so apresentadas declaraes de duas personalidades da Histria do Brasil a respeito da localizao da capital do pas, respectivamente um sculo e uma dcada antes da proposta de construo de Braslia como novo Distrito Federal. Declarao I: Jos Bonifcio Com a mudana da capital para o interior, ca a Corte livre de qualquer assalto de surpresa externa, e se chama para as provncias centrais o excesso de populao vadia das cidades martimas. Desta Corte central dever-se-o logo abrir estradas para as diversas provncias e portos de mar.
(Carlos de Meira Matos. Geopoltica e modernidade: geopoltica brasileira.)

Questo 34
Tenho um sonho: o de que um dia, nas colinas vermelhas da Gergia, os lhos dos antigos escravos e os lhos dos antigos senhores de escravos podero sentar-se juntos mesa da fraternidade. O discurso acima foi proferido por Martin Luther King em agosto de 1963. Com relao histria do movimento negro norte-americano, considere as armativas abaixo. I. O legado da Guerra Civil (a abolio da escravido) tornou-se ambguo e sem efeito. Apesar de os negros assumirem legalmente a cidadania civil e poltica, no Sul os direitos foram ignorados em diversos estados, estabelecendo-se a segregao. II. O movimento liderado por Luther King tinha como sustentao a organizao de campanhas de desobedincia civil, por meio da ao direta e sem violncia contra a discriminao racial. III. A Lei dos Direitos Civis de 1964 tornou-se um marco nas lutas do movimento negro. Ela tornou ilegal a discriminao racial e exigiu igual acesso em locais pblicos. IV. A campanha pacista de Martin Luther King conseguiu conter o mpeto de violncia do movimento negro durante a segunda metade da dcada de 1960, com o chamado Black Power (Poder Negro). A partir da eleio de John F. Kennedy, houve um atendimento s reivindicaes dos militantes e perodo de paz para a sociedade americana.

Declarao II: Eurico Gaspar Dutra Na Amrica do Sul, o Brasil possui uma grande rea que se pode chamar tambm de Terra Central. Do ponto de vista da geopoltica sul-americana, sob a qual devemos encarar a segurana do Estado brasileiro, o que precisamos fazer quanto antes realizar a ocupao da nossa Terra Central, mediante a interiorizao da Capital.
(Adaptado de Jos W. Vesentini. A Capital da geopoltica.)

Considerando o contexto histrico que envolve as duas declaraes e comparando as ideias nelas contidas, podemos dizer que ambas limitam as vantagens estratgicas da denio de uma nova capital a questes econmicas. apenas a segunda considera a mudana da capital importante do ponto de vista da estratgia militar. ambas consideram militar e economicamente importante a localizao da capital no interior do pas. apenas a segunda considera a mudana da capital uma estratgia importante para a economia do pas. nenhuma delas acredita na possibilidade real de desenvolver a regio central do pas a partir da mudana da capital.

15

Questo 36
Zuenir Ventura, em seu livro Minhas memrias dos outros (So Paulo: Planeta do Brasil, 2005), referindo-se ao m da Era Vargas e ao suicdio do presidente em 1954, comenta: Quase como castigo do destino, dois anos depois eu iria trabalhar no jornal de Carlos Lacerda, o inimigo mortal de Vargas (e nunca esse adjetivo foi to prprio). Diante daquele contexto histrico, muitos estudiosos acreditam que, com o suicdio, Getlio Vargas atingiu no apenas a si mesmo, mas o corao de seus aliados e a mente de seus inimigos. A armao que aparece entre parnteses no comentrio e uma consequncia poltica que atingiu os inimigos de Vargas aparecem, respectivamente, em a conspirao envolvendo o jornalista Carlos Lacerda um dos elementos do desfecho trgico e o recuo da ao de polticos conservadores devido ao impacto da reao popular. a tentativa de assassinato sofrida pelo jornalista Carlos Lacerda por apoiar os assessores do presidente que discordavam de suas idias e o avano dos conservadores foi intensicado pela ao dos militares. o presidente sentiu-se impotente para atender a seus inimigos, como Carlos Lacerda, que o pressionavam contra a ditadura e os aliados do presidente teriam que aguardar mais uma dcada para concretizar a democracia progressista. o jornalista Carlos Lacerda foi responsvel direto pela morte do presidente e este fato veio impedir denitivamente a ao de grupos conservadores. o presidente cometeu o suicdio para garantir uma denitiva e dramtica vitria contra seus acusadores e oferecendo a prpria vida Vargas facilitou as estratgias de regimes autoritrios no pas.

mas como cidados deste grande pais, cnscios de seu papel de representantes de seu povo. Foi a prpria armao do valor do homem brasileiro, como salientou bem o presidente da Republica. Que o chefe do governo aproveite essa pausa, esse minuto de euforia e de efuso patritica, para meditar sobre a situao do pas. (...) A realidade do Brasil e a exploso patritica do povo ante a vitoria na Copa.
Danton Jobim. ltima Hora, 23/6/1970 (com adaptaes).

O que explodiu mesmo foi a alma, foi a paixo do povo: uma exploso incomparvel de alegria, de entusiasmo, de orgulho. (...) Debruado em minha varanda de Ipanema, [um velho amigo] perguntava: Ser que algum terrorista se aproveitou do delrio coletivo para adiantar um plano seu qualquer, agindo com frieza e preciso? Ser que, de outro lado, algum carrasco policial teve nimo para voltar a torturar sua vitima logo que o alemo apitou o m do jogo?
Rubem Braga. ltima Hora, 25/6/1970 (com adaptaes).

Avalie as seguintes armaes a respeito dos dois textos e do perodo histrico em que foram escritos. I. Para os dois autores, a conquista do tricampeonato mundial de futebol provocou uma exploso de alegria popular. II. Os dois textos salientam o momento poltico que o pas atravessava ao mesmo tempo em que conquistava o tricampeonato. III. poca da conquista do tricampeonato mundial de futebol, o Brasil vivia sob regime militar, que, embora politicamente autoritrio, no chegou a fazer uso de mtodos violentos contra seus opositores. Quais esto corretas? Apenas I. Apenas II. Apenas III. Apenas I e II. Apenas II e III.

Questo 37
Os textos a seguir foram extrados de duas crnicas publicadas no ano em que a seleo brasileira conquistou o tricampeonato mundial de futebol. O General Mdici falou em consistncia moral. Sem isso, talvez a vitoria nos escapasse, pois a disciplina consciente, livremente aceita, e vital na preparao espartana para o rude teste do campeonato. Os brasileiros portaram-se no apenas como tcnicos e prossionais,

RASCUNHO

16

Questo 38
Observe a gura.

Questo 39
Um professor apresentou os mapas abaixo numa aula sobre as implicaes da formao das fronteiras no continente africano.

Fonte: TERRA, Lygia; ARAJO, Regina; GUIMARES, Raul Borges. Conexes: Estudos de Geografia Geral. So Paulo: Moderna, 2009, p. 333.

Nas guras, o cartunista compara o trco negreiro com o transporte ilegal de imigrantes. A comparao do cartunista e os conhecimentos sobre as migraes no mundo revelam que os imigrantes I. em situao irregular cam sujeitos a incertezas e discriminaes e acabam por integrar marginalmente a fora de trabalho, o que se transforma, em alguns casos, em escravido. II. tm plena cidadania, gozam dos direitos civis, como servios de sade, de educao e de transporte. III. assumem trabalho pesado com baixa remunerao e vivem em bairros afastados ou nos subrbios das cidades. IV. so vtimas de atitudes racistas e/ou de intolerncia conhecidas como xenofobia. Esto corretas apenas I e II. apenas III. apenas II e IV. apenas I, III e IV. I, II, III e IV.

Com base na aula e na observao dos mapas, os alunos zeram trs armativas: I. A brutal diferena entre as fronteiras polticas e as fronteiras tnicas no continente africano aponta para a articialidade em uma diviso com objetivo de atender apenas aos interesses da maior potncia capitalista na poca da descolonizao. II. As fronteiras polticas jogaram a frica em uma situao de constante tenso ao desprezar a diversidade tnica e cultural, acirrando conitos entre tribos rivais. III. As fronteiras articiais criadas no contexto do colonialismo, aps os processos de independncia, zeram da frica um continente marcado por guerras civis, golpes de estado e conitos tnicos e religiosos. Quais esto corretas? Apenas I. Apenas II. Apenas III. Apenas I e II. Apenas II e III.

17

Questo 40
Em 1947, a Organizao das Naes Unidas (ONU) aprovou um plano de partilha da Palestina, que previa a criao de dois Estados: um judeu e outro palestino. A recusa rabe em aceitar a deciso conduziu ao primeiro conito entre Israel e pases rabes. A segunda guerra (Suez, 1956) decorreu da deciso egpcia de nacionalizar o canal, ato que atingia interesses anglo-franceses e israelenses. Vitorioso, Israel passou a controlar a Pennsula do Sinai. O terceiro conito rabe-israelense (1967) cou conhecido como Guerra dos Seis Dias, tal a rapidez da vitria de Israel. Em 6 de outubro de 1973, quando os judeus comemoravam o Yom Kippur (Dia do Perdo), foras egpcias e srias atacaram de surpresa Israel, que revidou de forma arrasadora. A interveno americano-sovitica imps o cessar-fogo, concludo em 22 de outubro. A partir do texto acima, assinale a opo correta. A primeira guerra rabe-israelense foi determinada pela ao blica de tradicionais potncias europias no Oriente Mdio. Na segunda metade dos anos 1960, quando explodiu a terceira guerra rabe-israelense, Israel obteve rpida vitria. A guerra do Yom Kippur ocorreu no momento em que, a partir de deciso da ONU, foi ocialmente instalado o Estado de Israel. A ao dos governos de Washington e de Moscou foi decisiva para o cessar-fogo, que ps m ao primeiro conito rabe-israelense. Apesar das sucessivas vitrias militares, Israel mantm suas dimenses territoriais tal como estabelecido pela resoluo de 1947, aprovada pela ONU.

Questo 41
Os mapas a seguir revelam como as fronteiras e suas representaes grcas so mutveis.

Essas signicativas mudanas nas fronteiras de pases da Europa Oriental nas duas ltimas dcadas do sculo XX, direta ou indiretamente, resultaram do fortalecimento geopoltico da URSS e de seus pases aliados, na ordem internacional. da crise do Capitalismo na Europa, representada principalmente pela queda do muro de Berlim. da luta de antigas e tradicionais comunidades nacionais e religiosas oprimidas por Estados criados antes da Segunda Guerra Mundial. do avano do Capitalismo e da ideologia neoliberal no mundo ocidental. da necessidade de alguns pases subdesenvolvidos ampliarem seus territrios.

RASCUNHO

18

Questo 42
O m da Guerra Fria e da bipolaridade, entre as dcadas de 1980 e 1990, criou expectativas de que seria instaurada uma ordem internacional marcada pela reduo de conitos e pela multipolaridade. O panorama estratgico do mundo ps-Guerra Fria apresenta o aumento de conitos internos associados ao nacionalismo, s disputas tnicas, ao extremismo religioso e ao fortalecimento de ameaas como o terrorismo, o trco de drogas e o crime organizado. o m da corrida armamentista e a reduo dos gastos militares das grandes potncias, o que se traduziu em maior estabilidade nos continentes europeu e asitico, que tinham sido palco da Guerra Fria. o desengajamento das grandes potncias, pois as intervenes militares em regies assoladas por conitos passaram a ser realizadas pela Organizao das Naes Unidas (ONU), com maior envolvimento de pases emergentes. a plena vigncia do Tratado de No Proliferao de Armas Nucleares, que afastou a possibilidade de um conito nuclear como ameaa global, devido crescente conscincia poltica internacional acerca desse perigo. a condio dos EUA como nica superpotncia, mas que se submetem s decises da ONU no que concerne s aes militares.

as aes guerrilheiras e terroristas no mundo contemporneo usam mtodos idnticos para alcanar os mesmos propsitos. o apoio internacional recebido pelas Farc decorre do desconhecimento, pela maioria das naes, das prticas violentas dessa organizao. os EUA, mesmo sendo a maior potncia do planeta, foram surpreendidos com ataques terroristas que atingiram alvos de grande importncia simblica. as organizaes mencionadas identicam-se quanto aos princpios religiosos que defendem. tanto as Farc quanto a Al Qaeda restringem sua atuao rea geogrca em que se localizam, respectivamente, Amrica do Sul e sia.

Questo 44
Observe as tiras. GRANA

HENFIL

Questo 43
Na Amrica do Sul, as Foras Armadas Revolucionrias da Colmbia (Farc) lutam, h dcadas, para impor um regime de inspirao marxista no pas. Hoje, so acusadas de envolvimento com o narcotrco, o qual supostamente nancia suas aes, que incluem ataques diversos, assassinatos e sequestros. Na sia, a Al Qaeda, criada por Osama Bin Laden, defende o fundamentalismo islmico e v nos Estados Unidos da Amrica (EUA) e em Israel inimigos poderosos, os quais deve combater sem trgua. A mais conhecida de suas aes terroristas ocorreu em 2001, quando foram atingidos o Pentgono e as torres do World Trade Center. A partir das informaes acima, conclui-se que

19

As tiras ironizam uma clebre fbula e a conduta dos governantes. Tendo como referncia o estado atual dos pases perifricos, pode-se armar que, nessas histrias, est contida a seguinte ideia crtica precria situao dos trabalhadores ativos e aposentados. necessidade de atualizao crtica de clssicos da literatura. menosprezo governamental com relao a questes ecologicamente corretas. exigncia da insero adequada da mulher no mercado de trabalho. aprofundamento do problema social do desemprego e do subemprego.

RASCUNHO

Questo 45
Voc est fazendo uma pesquisa sobre a globalizao e l a seguinte passagem: As pessoas se alimentam, se vestem, moram, se comunicam, se divertem, por meio de bens e servios mundiais, utilizando mercadorias produzidas pelo capitalismo mundial, globalizado. Suponhamos que voc v com seus amigos comer Big Mac e tomar Coca-Cola no McDonalds. Em seguida, assiste a um lme de Steven Spielberg e volta para casa num nibus de marca Mercedes. Ao chegar em casa, liga seu aparelho de TV Philips para ver o videoclip de Michael Jackson e, em seguida, deve ouvir um CD do grupo Simply Red, gravado pela BMG Ariola Discos em seu equipamento Aiwa. Veja quantas empresas transnacionais estiveram presentes nesse seu curto programa de algumas horas.
Adap. Praxedes et alli, 1997. O MERCOSUL. SP, Ed. tica, 1997.

Com base no texto e em seus conhecimentos, marque a resposta correta. O capitalismo globalizado est eliminando as particularidades culturais dos povos. A cultura, transmitida por empresas transnacionais, tornou-se um fenmeno criador das novas naes. A globalizao do Capitalismo neutralizou o surgimento de movimentos nacionalistas de forte cunho cultural e divisionista. O capitalismo globalizado atinge apenas a Europa e a Amrica do Norte. Empresas transnacionais pertencem a pases de mesma cultura.

20

CINCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS Questes de 46 90 Questo 46


A vacina, o soro e os antibiticos submetem os organismos a processos biolgicos diferentes. Pessoas que viajam para regies em que ocorrem altas incidncias de febre amarela, de picadas de cobras peonhentas e de leptospirose e querem evitar ou tratar problemas de sade relacionados a essas ocorrncias devem seguir determinadas orientaes. Ao procurar um posto de sade, um viajante deveria ser orientado por um mdico a tomar preventivamente ou como medida de tratamento antibitico contra o vrus da febre amarela, soro antiofdico caso seja picado por uma cobra e vacina contra a leptospirose. vacina contra o vrus da febre amarela, soro antiofdico caso seja picado por uma cobra e antibitico caso entre em contato com a Leptospira sp. soro contra o vrus da febre amarela, antibitico caso seja picado por uma cobra e soro contra toxinas bacterianas. antibitico ou soro, tanto contra o vrus da febre amarela como para veneno de cobras, e vacina contra a leptospirose. soro antiofdico e antibitico contra a Leptospira sp e vacina contra a febre amarela caso entre em contato com o vrus causador da doena. * crie 1: destruio de um osso por corroso progressiva. * crie dentria: efeito da destruio da estrutura dentria por bactrias.
HOUAISS, Antnio. Dicionrio eletrnico. Verso 1.0. Editora Objetiva, 2001 (adaptado).

A partir da leitura do texto, que discute as causas do aparecimento de cries, e da sua relao com as informaes do dicionrio, conclui-se que a crie dental resulta, principalmente, de falta de or e de clcio na alimentao diria da populao brasileira. consumo exagerado do xilitol, um acar, na dieta alimentar diria do indivduo. reduo na proliferao bacteriana quando a saliva desbalanceada pela m alimentao. uso exagerado do or, um agente que em alta quantidade torna-se txico formao dos dentes. consumo excessivo de acares na alimentao e m higienizao bucal, que contribuem para a proliferao de bactrias.

Questo 48
A lavoura arrozeira na plancie costeira da regio sul do Brasil comumente sofre perdas elevadas devido salinizao da gua de irrigao, que ocasiona prejuzos diretos, como a reduo de produo da lavoura. Solos com processo de salinizao avanado no so indicados, por exemplo, para o cultivo de arroz. As plantas retiram a gua do solo quando as foras de embebio dos tecidos das razes so superiores s foras com que a gua retida no solo.
WINKEL, H.L.; TSCHIEDEL, M. Cultura do arroz: salinizao de solos em cultivos de arroz. Disponvel em: http//agropage.tripod.com/saliniza.hml. Acesso em: 25 jun. 2010 (adaptado)

Questo 47
A crie dental resulta da atividade de bactrias que degradam os acares e os transformam em cidos que corroem a poro mineralizada dos dentes. O or, juntamente com o clcio e um acar chamado xilitol, agem inibindo esse processo. Quando no se escovam os dentes corretamente e neles acumulam-se restos de alimentos, as bactrias que vivem na boca aderem aos dentes, formando a placa bacteriana ou biolme. Na placa, elas transformam o acar dos restos de alimentos em cidos, que corroem o esmalte do dente formando uma cavidade, que a crie. Vale lembrar que a placa bacteriana se forma mesmo na ausncia de ingesto de carboidratos fermentveis, pois as bactrias possuem polissacardeos intracelulares de reserva.
Disponvel em: http://www.diariodasaude.com.br. Acesso em: 11 ago. 2010 (adaptado).

A presena de sais na soluo do solo diculta a absoro de gua pelas plantas, o que provoca o fenmeno conhecido por seca siolgica, caracterizado pelo(a) aumento da salinidade, em que a gua do solo atinge uma concentrao de sais maior que a das clulas das razes das plantas, impedindo, assim, que a gua seja absorvida.

21

aumento da salinidade, em que o solo atinge um nvel muito baixo de gua, e as plantas no tm fora de suco para absorver a gua. diminuio da salinidade, que atinge um nvel em que as plantas no tm fora de suco, impedindo a absoro da gua. aumento da salinidade, que atinge um nvel em que as plantas tm muita sudao, no tendo fora de suco para super-la. diminuio da salinidade, que atinge um nvel em que as plantas cam trgidas e no tm fora de sudao para super-la.

diminuio no nmero e na velocidade de mitoses do epitlio, o que predispe ao aparecimento de defeitos epiteliais e invaso bacteriana.
CRESTA. F. Lente de contato e infeco ocular. Revista Sinopse de Oftalmologia. So Paulo: Moreira Jr., v, n.04, 04. 2002 (adaptado).

A instalao das bactrias e o avano do processo infeccioso na crnea esto relacionados a algumas caractersticas gerais desses microorganismos, tais como a grande capacidade de adaptao, considerando as constantes mudanas no ambiente em que se reproduzem e o processo aerbico como a melhor opo desses microorganismos para a obteno de energia. a grande capacidade de sofrer mutaes, aumentando a probabilidade do aparecimento de formas resistentes e o processo anaerbico da fermentao como a principal via de obteno de energia. a diversidade morfolgica entre as bactrias, aumentando a variedade de tipos de agentes infecciosos e a nutrio heterotrca, como forma de esses microrganismos obterem matria prima e energia. o alto poder de reproduo, aumentando a variabilidade gentica dos milhares de indivduos e a nutrio heterotrca, como nica forma de obteno de matria prima e energia desses microorganismos. o alto poder de reproduo, originando milhares de descendentes geneticamente idnticos entre si e a diversidade metablica, considerando processos aerbicos e anaerbicos para a obteno de energia.

Questo 49

Ziegler, M.F. Energia Sustentvel. Revista Isto. 28 abr. 2010.

A fonte de energia representada na gura, considerada uma das mais limpas e sustentveis do mundo, extrada do calor gerado pela circulao do magma no subsolo. pelas erupes constantes dos vulces. pelo sol que aquece as guas com radiao ultravioleta. pela queima do carvo e combustveis fsseis. pelos detritos e cinzas vulcnicas.

Questo 51
O fsforo, geralmente representado pelo on de fosfato , um ingrediente insubstituvel da vida, j que parte constituinte das membranas celulares e das molculas do DNA e do trifosfato de adenosina (ATP), principal forma de armazenamento de energia das clulas. O fsforo utilizado nos fertilizantes agrcolas extrado de minas, cujas reservas esto cada vez mais escassas. Certas prticas agrcolas aceleram a eroso do solo, provocando o transporte de fsforo para sistemas aquticos, que ca imobilizado nas rochas. Ainda, a colheita das lavouras e o transporte dos restos alimentares para os lixes diminuem a disponibilidade dos ons no solo. Tais fatores tm ameaado a sustentabilidade desse on. Uma medida que amenizaria esse problema seria

Questo 50
O uso prolongado de lentes de contato, sobretudo durante a noite, aliado a condies precrias de higiene representam fatores de risco para o aparecimento de uma infeco denominada ceratite microbiana, que causa ulcerao inamatria da crnea. Para interromper o processo da doena, necessrio tratamento antibitico. De modo geral, os fatores de risco provocam a diminuio da oxigenao corneana e determinam mudanas no seu metabolismo, de um estado aerbico para anaerbico. Como decorrncia, observa-se a

22

incentivar a reciclagem de resduos biolgicos, utilizando dejetos animais e restos de culturas para produo de adubo. repor o estoque retirado das minas com um on sinttico de fsforo para garantir o abastecimento da indstria de fertilizantes. aumentar a importao de ons fosfato dos pases ricos para suprir as exigncias das indstrias nacionais de fertilizantes. substituir o fsforo dos fertilizantes por outro elemento com a mesma funo para suprir as necessidades do uso de seus ons. proibir, por meio de lei federal, o uso de fertilizantes com fsforo pelos agricultores, para diminuir sua extrao das reservas naturais.

Questo 53
O abastecimento de nossas necessidades energticas futuras depender certamente do desenvolvimento de tecnologias para aproveitar a energia solar com maior ecincia. A energia solar a maior fonte de energia mundial. Num dia ensolarado, por exemplo, aproximadamente 1 kJ de energia solar atinge cada metro quadrado da superfcie terrestre por segundo. No entanto, o aproveitamento dessa energia difcil porque ela diluda (distribuda por uma rea muito extensa) e oscila com o horrio e as condies climticas. O uso efetivo da energia solar depende de formas de estocar a energia coletada para uso posterior.
BROWN, T. Qumica a Cincia Central. So Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.

Questo 52
O despejo de dejetos de esgotos domsticos e industriais vem causando srios problemas aos rios brasileiros. Esses poluentes so ricos em substncias que contribuem para a eutrozao de ecossistemas, que o enriquecimento da gua por nutrientes, o que provoca um grande crescimento bacteriano e, por m, pode promover escassez de oxignio. Uma maneira de evitar a diminuio da concentrao de oxignio no ambiente aquecer as guas dos rios para aumentar a velocidade de decomposio dos dejetos. retirar do esgoto os materiais ricos em nutrientes para diminuir a sua concentrao nos rios. adicionar bactrias anaerbicas s guas dos rios para que elas sobrevivam mesmo sem o oxignio. substituir produtos no degradveis por biodegradveis para que as bactrias possam utilizar os nutrientes. aumentar a solubilidade dos dejetos no esgoto para que os nutrientes quem mais acessveis s bactrias.

Atualmente, uma das formas de se utilizar a energia solar tem sido armazen-la por meio de processos qumicos endotrmicos que mais tarde podem ser revertidos para liberar calor. Considerando a reao CH4(g) + H2O(v) + calor CO(g) + 3H2(g) e analisando-a como potencial mecanismo para o aproveitamento posterior da energia solar, conclui-se que se trata de uma estratgia insatisfatria, pois a reao apresentada no permite que a energia presente no meio externo seja absorvida pelo sistema para ser utilizada posteriormente. insatisfatria, uma vez que h formao de gases poluentes e com potencial poder explosivo, tornando-a uma reao perigosa e de difcil controle. insatisfatria, uma vez que h formao de gs CO, que no possui contedo energtico passvel de ser aproveitado posteriormente e considerado um gs poluente. satisfatria, uma vez que a reao direta ocorre com absoro de calor e promove a formao das substncias combustveis que podero ser utilizadas posteriormente para obteno de energia e realizao de trabalho til. satisfatria, uma vez que a reao direta ocorre com liberao de calor, havendo ainda a formao das substncias combustveis que podero ser utilizadas posteriormente para obteno de energia e realizao de trabalho til.

RASCUNHO

23

Questo 54
O texto O voo das Folhas traz uma viso dos ndios Ticunas para um fenmeno usualmente observado na natureza: O voo das Folhas Com o vento as folhas se movimentam. E quando caem no cho cam paradas em silncio. Assim se forma o ngaura. O ngaura cobre o cho da oresta, enriquece a terra e alimenta as rvores.] As folhas velhas morrem para ajudar o crescimento das folhas novas.] Dentro do ngaura vivem aranhas, formigas, escorpies, centopeias, minhocas, cogumelos e vrios tipos de outros seres muito pequenos.] As folhas tambm caem nos lagos, nos igaraps e igaps.
A natureza segundo os Ticunas/Livro das rvores. Organizao Geral dos Professores Bilngues Ticunas, 2000.

O lixo orgnico e inorgnico encoberto, e o chorume canalizado para ser tratado e neutralizado. O lixo orgnico completamente separado do lixo inorgnico, evitando a formao de chorume. O lixo industrial separado e acondicionado de forma adequada, formando uma bolsa de resduos.

Questo 56
Para explicar a absoro de nutrientes, bem como a funo das microvilosidades das membranas das clulas que revestem as paredes internas do intestino delgado, um estudante realizou o seguinte experimento: Colocou 200 mL de gua em dois recipientes. No primeiro recipiente, mergulhou, por 5 segundos, um pedao de papel liso, como na FIGURA 1; no segundo recipiente, fez o mesmo com um pedao de papel com dobras, simulando as microvilosidades, conforme FIGURA 2. Os dados obtidos foram: a quantidade de gua absorvida pelo papel liso foi de 8 mL, enquanto pelo papel dobrado foi de 12 mL.

Na viso dos ndios Ticunas, a descrio sobre o ngaura permite classic-lo como um produto diretamente relacionado ao ciclo da gua. do oxignio. do fsforo. do carbono. do nitrognio.

Questo 55
O lixo que recebia 130 toneladas de lixo e contaminava a regio com o seu chorume (lquido derivado da decomposio de compostos orgnicos) foi recuperado, transformando-se em um aterro sanitrio controlado, mudando a qualidade de vida e a paisagem e proporcionando condies dignas de trabalho para os que dele subsistiam.
Revista Promoo da Sade da Secretaria de Polticas de Sade Ano 1, n. 4, dez. 2000 (adaptado)

Com base nos dados obtidos, infere-se que a funo das microvilosidades intestinais com relao absoro de nutrientes pelas clulas das paredes internas do intestino manter o volume de absoro. aumentar a superfcie de absoro. diminuir a velocidade de absoro. aumentar o tempo de absoro. manter a seletividade na absoro.

RASCUNHO

Quais procedimentos tcnicos tornam o aterro sanitrio mais vantajoso que o lixo, em relao s problemticas abordadas no texto? O lixo recolhido e incinerado pela combusto a altas temperaturas. O lixo hospitalar separado para ser enterrado e sobre ele colocada cal virgem.

24

Questo 57
De 15% a 20% da rea de um canavial precisa ser renovada anualmente. Entre o perodo de corte e o de plantao de novas canas, os produtores esto optando por plantar leguminosas, pois elas xam nitrognio no solo, um adubo natural para a cana. Essa opo de rotao agronomicamente favorvel, de forma que municpios canavieiros so hoje grandes produtores de soja, amendoim e feijo.
As encruzilhadas da fome. Planeta. So Paulo, ano 36, n. 430, jul. 2008 (adaptado).

As informaes sobre obteno e transformao dos recursos naturais por meio dos processos vitais de fotossntese e respirao, descritas no texto, permitem concluir que o CO2 e a gua so molculas de alto teor energtico. os carboidratos convertem energia solar em energia qumica. a vida na Terra depende, em ltima anlise, da energia proveniente do Sol. o processo respiratrio responsvel pela retirada de carbono da atmosfera. a produo de biomassa e de combustvel fssil, por si, responsvel pelo aumento de CO2 atmosfrico.

A rotao de culturas citada no texto pode beneciar economicamente os produtores de cana porque a decomposio da cobertura morta dessas culturas resulta em economia na aquisio de adubos industrializados. o plantio de cana-de-acar propicia um solo mais adequado para o cultivo posterior da soja, do amendoim e do feijo. as leguminosas absorvem do solo elementos qumicos diferentes dos absorvidos pela cana, restabelecendo o equilbrio do solo. a queima dos restos vegetais do cultivo da cana-de-acar transforma-se em cinzas, sendo reincorporadas ao solo, o que provoca economia na aquisio de adubo. a soja, o amendoim e o feijo, alm de possibilitarem a incorporao ao solo de determinadas molculas disponveis na atmosfera, so gros comercializados no mercado produtivo.

Questo 59
Diversos comportamentos e funes siolgicas do nosso corpo so peridicos; sendo assim, so classicados como ritmo biolgico. Quando o ritmo biolgico responde a um perodo aproximado de 24 horas, ele denominado ritmo circadiano. Esse ritmo dirio mantido pelas pistas ambientais de claro-escuro e determina comportamentos como o ciclo do sono-viglia e o da alimentao. Uma pessoa, em condies normais, acorda s 8 h e vai dormir s 21 h, mantendo seu ciclo de sono dentro do ritmo dia e noite. Imagine que essa mesma pessoa tenha sido mantida numa sala totalmente escura por mais de quinze dias. Ao sair de l, ela dormia s 18 h e acordava s 3 h da manh. Alm disso, dormia mais vezes durante o dia, por curtos perodos de tempo, e havia perdido a noo da contagem dos dias, pois, quando saiu, achou que havia passado muito mais tempo no escuro. Em funo das caractersticas observadas, conclui-se que a pessoa
BRANDO, M. L. Psicofisiologia. So Paulo: Atheneu, 2000 (adaptado).

Questo 58
A fotossntese importante para a vida na Terra. Nos cloroplastos dos organismos fotossintetizantes, a energia solar convertida em energia qumica que, juntamente com gua e gs carbnico (CO2), utilizada para a sntese de compostos orgnicos (carboidratos). A fotossntese o nico processo de importncia biolgica capaz de realizar essa converso. Todos os organismos, incluindo os produtores, aproveitam a energia armazenada nos carboidratos para impulsionar os processos celulares, liberando CO2 para a atmosfera e gua para a clula por meio da respirao celular. Alm disso, grande frao dos recursos energticos do planeta produzidos, tanto no presente (biomassa) como em tempos remotos (combustvel fssil) resultante da atividade fotossinttica.

apresentou aumento do seu perodo de sono contnuo e passou a dormir durante o dia, pois seu ritmo biolgico foi alterado apenas no perodo noturno. apresentou pouca alterao do seu ritmo circadiano, sendo que sua noo de tempo foi alterada somente pela falta de ateno passagem do tempo. estava com seu ritmo j alterado antes de entrar na sala, o que signica que apenas progrediu para um estado mais avanado de perda do ritmo biolgico no escuro. teve seu ritmo biolgico alterado devido ausncia de luz e de contato com o mundo externo, no qual a noo de tempo de um dia modulada pela presena ou ausncia do sol. no deveria ter apresentado qualquer mudana do seu perodo de sono porque, na realidade, continua com o seu ritmo normal, independentemente do ambiente em que seja colocada.

25

Questo 60
Alguns anfbios e rpteis so adaptados vida subterrnea. Nessa situao, apresentam algumas caractersticas corporais como, por exemplo, ausncia de patas, corpo anelado que facilita o deslocamento no subsolo e, em alguns casos, ausncia de olhos. Suponha que um bilogo tentasse explicar a origem das adaptaes mencionadas no texto utilizando conceitos da teoria evolutiva de Lamarck. Ao adotar esse ponto de vista, ele diria que as caractersticas citadas no texto foram originadas pela seleo natural. a ausncia de olhos teria sido causada pela falta de uso deles, segundo a lei do uso e desuso. o corpo anelado uma caracterstica fortemente adaptativa, mas seria transmitida apenas primeira gerao de descendentes. as patas teriam sido perdidas pela falta de uso e, em seguida, essa caracterstica teria sido incorporada ao patrimnio gentico e ento transmitida aos descendentes. as caractersticas citadas no texto foram adquiridas por meio de mutaes e depois, ao longo do tempo, foram selecionadas por serem mais adaptadas ao ambiente em que os organismos se encontram.

Questo 62
A nanotecnologia est ligada manipulao da matria em escala nanomtrica, ou seja, uma escala to pequena quanto a de um bilionsimo do metro. Quando aplicada s cincias da vida, recebe o nome de nanobiotecnologia. No fantstico mundo da nanobiotecnologia, ser possvel a inveno de dispositivos ultrapequenos que, usando conhecimentos da biologia e da engenharia, permitiro examinar, manipular ou imitar os sistemas biolgicos. LACAVA, Z.; MORAIS, P. Nanobiotecnologia e sade. Com Cincia. Reportagens. Nanocincia & Nanotecnologia.
Disponvel em: <http://www.comciencia.br/reportagens/nanotecnologia/ nano15.htm>. Acesso em: 4 maio 2009.

Como exemplo da utilizao dessa tecnologia na Medicina, pode-se citar a utilizao de nanopartculas magnticas (nanoims) em terapias contra o cncer. Considerando-se que o campo magntico no age diretamente sobre os tecidos, o uso dessa tecnologia em relao s terapias convencionais de eccia duvidosa, j que no possvel manipular nano partculas para serem usadas na medicina com a tecnologia atual. vantajoso, uma vez que o campo magntico gerado por essas partculas apresenta propriedades teraputicas associadas ao desaparecimento do cncer. desvantajoso, devido radioatividade gerada pela movimentao de partculas magnticas, o que, em organismos vivos, poderia causar o aparecimento de tumores. desvantajoso, porque o magnetismo est associado ao aparecimento de alguns tipos de cncer no organismo feminino como o cncer de mama e o de colo de tero. vantajoso, pois se os nanoms forem ligados a drogas quimioterpicas, permitem que estas sejam xadas diretamente em um tumor por meio de um campo magntico externo, diminuindo-se a chance de que reas saudveis sejam afetadas.

Questo 61
Uma estudante que ingressou na universidade e, pela primeira vez, est morando longe da famlia, recebe a sua primeira conta de luz:

Se essa estudante comprar um secador de cabelos que consome 1000 W de potncia e considerando que ela e suas 3 amigas utilizem esse aparelho por 20 minutos cada uma durante 20 dias no ms, o acrscimo em reais na sua conta mensal ser de R$ 10,00 R$ 12,50 R$ 13,00 R$ 13,50 R$ 14,00

RASCUNHO

26

Questo 63
Quatro, trs, dois, um... V! O relgio marcava 9h32min (4h32min em Braslia) na sala de comando da Organizao Europia de Pesquisa Nuclear (CERN), na fronteira da Sua com a Frana, quando o narrador anunciou o surgimento de um ash branco nos dois teles. Era sinal de que o experimento cientco mais caro e mais complexo da humanidade tinha dado seus primeiros passos rumo simulao do Big Bang, a grande exploso que originou o universo. A plateia, formada por jornalistas e cientistas, comemorou com aplausos assim que o primeiro feixe de prtons foi injetado no interior do Grande Colisor de Hadrons (LHC Large Hadrons Collider), um tnel de 27 km de circunferncia construdo a 100 m de profundidade. Duas horas depois, o segundo feixe foi lanado, em sentido contrrio. Os feixes vo atingir velocidade prxima da luz e, ento, colidiro um com o outro. Essa coliso poder ajudar a decifrar mistrios do universo.
CRAVEIRO, R. "Mquina do Big Bang" ligada. Correio Braziliense, Braslia, 11 set. 2008, p. 34. (com adaptaes).

Questo 64
Um dos modelos usados na caracterizao dos sons ouvidos pelo ser humano baseia-se na hiptese de que ele funciona como um tubo ressonante. Nesse caso, os sons externos produzem uma variao de presso do ar no interior do canal auditivo, fazendo a membrana (tmpano) vibrar. Esse modelo pressupe que o sistema funciona de forma equivalente propagao de ondas sonoras em tubos com uma das extremidades fechadas pelo tmpano. As frequncias que apresentam ressonncia com o canal auditivo tm sua intensidade reforada, enquanto outras podem ter sua intensidade atenuada.

Segundo o texto, o experimento no LHC fornecer dados que possibilitaro decifrar os mistrios do universo. Para analisar esses dados provenientes das colises no LHC, os pesquisadores utilizaro os princpios de transformao da energia. Sabendo desses princpios, pode-se armar que as colises podem ser elsticas ou inelsticas e, em ambos os casos, a energia cintica total se dissipa na coliso. a energia dos aceleradores proveniente da energia liberada nas reaes qumicas, no feixe injetado no interior do Grande Colisor. o feixe de partculas adquire energia cintica proveniente das transformaes de energia ocorridas na interao do feixe com os aceleradores. os aceleradores produzem campos magnticos que no interagem com o feixe, j que a energia preponderante das partculas no feixe a energia potencial. a velocidade das partculas do feixe irrelevante nos processos de transferncia de energia nas colises, sendo a massa das partculas o fator preponderante.

Considere que, no caso de ressonncia, ocorra um n sobre o tmpano e ocorra um ventre da onda na sada do canal auditivo, de comprimento L igual a 3,4 cm. Assumindo que a velocidade do som no ar (v) igual a 340 m/s, a frequncia do primeiro harmnico (frequncia fundamental, n = 1) que se formaria no canal, ou seja, a frequncia mais baixa que seria reforada por uma ressonncia no canal auditivo, usando esse modelo 0,025 kHz, valor que considera a frequncia do primeiro harmnico como igual a nv/4L e equipara o ouvido a um tubo com ambas as extremidades abertas. 2,5 kHz, valor que considera a frequncia do primeiro harmnico como igual a nv/4L e equipara o ouvido a um tubo com uma extremidade fechada. 10 kHz, valor que considera a frequncia do primeiro harmnico como igual a nv/L e equipara o ouvido a um tubo com ambas as extremidades fechadas. 2.500 kHz, valor que expressa a frequncia do primeiro harmnico como igual a nv/L, aplicvel ao ouvido humano. 10.000 kHz, valor que expressa a frequncia do primeiro harmnico como igual a nv/L, aplicvel ao ouvido e a tubo aberto e fechado.

27

Questo 65
No sculo XXI, racionalizar o uso da energia uma necessidade imposta ao homem devido ao crescimento populacional e aos problemas climticos que o uso da energia, nos moldes em que vem sendo feito, tem criado para o Planeta. Assim, melhorar a ecincia no consumo global de energia torna-se imperativo. O grco a seguir mostra a participao de vrios setores da atividade econmica na composio do PIB e sua participao no consumo nal de energia no Brasil.

Questo 66
A gua apresenta propriedades fsico-qumicas que a colocam em posio de destaque como substncia essencial vida. Dentre essas, destacam-se as propriedade trmicas biologicamente muito importantes, por exemplo, o elevado valor de calor latente de vaporizao. Esse calor latente refere-se quantidade de calor que deve ser adicionada a um lquido em seu ponto de ebulio, por unidade de massa, para convert-lo em vapor na mesma temperatura, que, no caso da gua, isolada a 540 calorias por grama. A propriedade fsico-qumica mencionada no texto confere gua a capacidade de servir como doador de eltrons no processo de fotossntese. funcionar como regulador trmico para os organismos vivos. agir como solvente universal nos tecidos animais e vegetais. transportar os ons de ferro e magnsio nos tecidos vegetais. funcionar como mantenedora do metabolismo nos organismos vivos.

Questo 67
PATUSCO, J. A. M. Energia e economia no Brasil 1970-2000. Economia & Energia, n. 35, nov./dez., 2002. Disponvel em:<http://ecen.com/eee35/energ-econom1970-2000.htm>. Acesso em: 20 mar. 2009. (com adaptaes).

Considerando os dados apresentados, a fonte de energia primria, para a qual uma melhoria de 10% na ecincia de seu uso resultaria em maior reduo no consumo global de energia seria o carvo. o petrleo. a biomassa. o gs natural. a hidroeletricidade.

A ecincia de um processo de converso de energia, denida como sendo a razo entre a quantidade de energia ou trabalho til e a quantidade de energia que entra no processo, sempre menor que 100% devido a limitaes impostas por leis fsicas. A tabela a seguir, mostra a ecincia global de vrios processos de converso. Tabela Ecincia de alguns sistemas de converso de energia Sistema Geradores eltricos Motor eltrico Fornalha a gs Ecincia 70 - 99% 50 - 95% 70 - 95% 30 - 40% 30 - 35% 20% 50% 5 - 28%

RASCUNHO

Termeltrica a carvo Usina Nuclear Lmpada uorescente Lmpada incandescente Clula solar

HINRICHS, R.A.; KLEINBACK, M. Energia e meio ambiente. So Paulo: Pioneira Thomson Leaming, 2003 (adaptado).

28

Se essas limitaes no existissem, os sistemas mostrados na tabela, que mais se beneciariam de investimentos em pesquisa para terem sua ecincias aumentadas, seriam aquelas que envolvem as transformaes de energia mecnica energia eltrica. nuclear energia eltrica. qumica energia eltrica. trmica energia eltrica. radiante energia eltrica.

Questo 69
A ultrassonograa, tambm chamada de ecograa, uma tcnica de gerao de imagens muito utilizada em medicina. Ela se baseia na reexo que ocorre quando um pulso de ultrassom, emitido pelo aparelho colocado em contato com a pele, atravessa a superfcie que separa um rgo do outro, produzindo ecos que podem ser captados de volta pelo aparelho. Para a observao de detalhes no interior do corpo, os pulsos sonoros emitidos tem frequncias altssimas, de at 30MHz, ou seja, 30 milhes de oscilaes a cada segundo. A determinao de distncias entre rgos do corpo humano feita com esse aparelho fundamentase em duas variveis imprescindveis: a intensidade do som produzido pelo aparelho e a frequncia desses sons. a quantidade de luz usada para gerar as imagens no aparelho e a velocidade do som nos tecidos. a quantidade de pulsos emitidos pelo aparelho a cada segundo e a frequncia dos sons emitidos pelo aparelho. a velocidade do som no interior dos tecidos e o tempo entre os ecos produzidos pelas superfcies dos rgos. o tempo entre os ecos produzidos pelos rgos e a quantidade de pulsos emitidos a cada segundo pelo aparelho.

Questo 68
A energia geotrmica tem sua origem no ncleo derretido da Terra, onde as temperaturas atingem 4.000 C. Essa energia primeiramente produzida pela decomposio de materiais radioativos dentro do planeta. Em fontes geotrmicas, a gua, aprisionada em um reservatrio subterrneo, aquecida pelas rochas ao redor e ca submetida a altas presses, podendo atingir temperaturas de at 370 C sem entrar em ebulio. Ao ser liberada na superfcie, presso ambiente, ela se vaporiza e se resfria, formando fontes ou giseres. O vapor de poos geotrmicos separado da gua e utilizado no funcionamento de turbinas para gerar eletricidade. A gua quente pode ser utilizada para aquecimento direto ou em usinas de dessalinizao.
HINRICHS, Roger A. Energia e Meio Ambiente. So Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003 (adaptado).

Sob o aspecto da converso de energia, as usinas geotrmicas funcionam com base na converso de energia potencial gravitacional em energia trmica. transformam inicialmente a energia solar em energia cintica e, depois, em energia trmica. podem aproveitar a energia qumica transformada em trmica no processo de dessalinizao. assemelham-se s usinas nucleares no que diz respeito converso de energia trmica em cintica e depois, em eltrica. utilizam a mesma fonte primria de energia que as usinas nucleares, sendo, portanto, semelhantes os riscos decorrentes de ambas.

Questo 70
A Constelao Vulpcula (Raposa) encontra-se a 63 anos-luz da Terra, fora do sistema solar. Ali, o planeta gigante HD 189733b, 15% maior que Jpiter, concentra vapor de gua na atmosfera. A temperatura do vapor atinge 900 graus Celsius. A gua sempre que est l, de alguma forma, mas s vezes possvel que seja escondida por outros tipos de nuvens, armaram os astrnomos do Spitzer Science Center (SSC), com sede em Pasadena, Califrnia, responsvel pela descoberta. A gua foi detectada pelo espectrgrafo infravermelho, um aparelho do telescpio espacial Spitzer. Correio Braziliense, 11 dez. 2008 (adaptado). De acordo com o texto, o planeta concentra vapor de gua em sua atmosfera a 900 graus Celsius. Sobre a vaporizao, infere-se que

29

se h vapor de gua no planeta, certo que existe gua no estado lquido tambm. a temperatura de ebulio da gua independe da presso, em um local elevado ou ao nvel do mar, ela ferve sempre a 100 graus Celsius. o calor de vaporizao da gua o calor necessrio para fazer 1 kg de gua lquida transformar-se em 1 kg de vapor de gua a 100 graus Celsius. um lquido pode ser superaquecido acima de sua temperatura de ebulio normal, mas de forma nenhuma nesse lquido haver formao de bolhas. a gua em uma panela pode atingir a temperatura de ebulio em alguns minutos, e necessrio muito menos tempo para fazer a gua vaporizar completamente.

A altura que o Super-Homem alcana em seu salto depende do quadrado de sua velocidade inicial porque a altura do seu pulo proporcional sua velocidade mdia, multiplicada pelo tempo que ele permanece no ar, ao quadrado. o tempo que ele permanece no ar diretamente proporcional acelerao da gravidade, e essa diretamente proporcional velocidade. o tempo que ele permanece no ar inversamente proporcional acelerao da gravidade, e essa inversamente proporcional velocidade mdia. a acelerao do movimento deve ser elevada ao quadrado, pois existem duas aceleraes envolvidas: a acelerao da gravidade e a acelerao do salto. a altura do seu pulo proporcional sua velocidade mdia, multiplicada pelo tempo que ele permanece no ar, e esse tempo tambm depende da sua velocidade inicial.

Questo 71
O Super-Homem e as Leis do Movimento Uma das razes para pensar sobre a fsica dos super-heris , acima de tudo, uma forma divertida de explorar muitos fenmenos fsicos interessantes, desde fenmenos corriqueiros at eventos considerados fantsticos. A gura seguinte mostra o SuperHomem lanando-se no espao para chegar ao topo de um prdio de altura H. Seria possvel admitir que, com seus superpoderes, ele estaria voando com propulso prpria, mas considere que ele tenha dado um forte salto. Nesse caso, sua velocidade nal no ponto mais alto do salto deve ser zero, caso contrrio, ele continuaria subindo. Sendo g a acelerao da gravidade, a relao entre a velocidade inicial do SuperHomem e a altura atingida dada por V2 = 2gH

Questo 72
O ciclo da gua fundamental para a preservao da vida no planeta. As condies climticas da Terra permitem que a gua sofra mudanas de fase e a compreenso dessas transformaes fundamental para se entender o ciclo hidrolgico. Numa dessas mudanas, a gua ou a umidade da terra absorve o calor do sol e dos arredores. Quando j foi absorvido calor suciente, algumas das molculas do lquido podem ter energia necessria para comear a subir para a atmosfera.
Disponvel em: http://www.keroagua.blospot.com. Acesso em: 30 mar. 2009 (adaptado).

A transformao mencionada do texto a fuso. liquefao. evaporao. solidicao. condensao.

RASCUNHO

KAKALIOS, J. The Physics of Superheroes. Gothan Books, USA, 2005.

30

Questo 73
O lixo radioativo ou nuclear resultado da manipulao de materiais radioativos, utilizados hoje na agricultura, na indstria, na medicina, em pesquisas cientcas, na produo de energia, etc. Embora a radioatividade se reduza com o tempo, o processo de decaimento radioativo de alguns materiais pode levar milhes de anos. Por isso, existe a necessidade de se fazer um descarte adequado e controlado de resduos dessa natureza. A taxa de decaimento radioativo medida em termos de um tempo caracterstico, chamado meia-vida, que o tempo necessrio para que uma amostra perca metade de sua radioatividade original. O grco seguinte representa a taxa de decaimento radioativo do rdio226, elemento qumico pertencente famlia dos metais alcalinos terrosos e que foi utilizado durante muito tempo na medicina.

Questo 74
O controle de qualidade uma exigncia da sociedade moderna, na qual os bens de consumo so produzidos em escala industrial. Nesse controle de qualidade, so determinados parmetros que permitem checar a qualidade de cada produto. O lcool combustvel um produto de amplo consumo muito adulterado, pois recebe adio de outros materiais para aumentar a margem de lucro de quem o comercializa. De acordo com a Agncia Nacional de Petrleo (ANP), o lcool combustvel deve ter densidade entre 0,805 g/cm3 e 0,811 g/cm3. Em algumas bombas de combustvel, a densidade do lcool pode ser vericada por meio de um densmetro similar ao desenhado abaixo, que consiste em duas bolas com valores de densidade diferentes, e que verica quando o lcool est fora da faixa permitida. Na imagem, so apresentadas situaes distintas para trs amostras de lcool combustvel.

As informaes fornecidas mostram que quanto maior a meia-vida de uma substncia mais rpido ela se desintegra. apenas 1/8 de uma amostra de rdio226 ter decado ao nal de 4.860 anos. metade da quantidade original de rdio226, ao nal de 3.240 anos, ainda estar por decair. restar menos de 1% de rdio226 em qualquer amostra dessa substncia aps decorridas 3 meias-vidas. a amostra de rdio226 diminui a sua quantidade pela metade a cada intervalo de 1.620 anos devido desintegrao radioativa.

A respeito das amostras ou do densmetro, pode-se armar que a densidade da bola escura deve ser igual a 0,811 g/cm3. a amostra 1 tem densidade menor do que a permitida. a bola clara tem densidade igual densidade da bola escura. a amostra que est dentro do padro estabelecido a de nmero 2. o sistema poderia ser feito com uma nica bola de densidade entre 0,805 g/cm3 e 0,811 g/cm3.

RASCUNHO

31

Questo 75
Na atual estrutura social, o abastecimento de gua tratada desempenha um papel fundamental para a preveno de doenas. Entretanto, a populao mais carente a que mais sofre com a falta de gua tratada, em geral, pela falta de estaes de tratamento capazes de fornecer o volume de gua necessrio para o abastecimento ou pela falta de distribuio dessa gua.

Questo 77
Sobre os combustveis usados como fontes de energia disponveis atualmente, identique, entre as proposies abaixo, a VERDADEIRA. As reservas de petrleo conhecidas atualmente no mundo encontram-se distribudas igualmente e na mesma quantidade por todos os continentes. O biodiesel um combustvel biodegradvel, embora, atualmente, no seja muito utilizado, pois sua combusto gera impactos ambientais mais acentuados que o carvo e o leo diesel. Utiliza-se o craqueamento cataltico nas renarias de petrleo, quando se pretende incrementar a produo de leo diesel a partir da gasolina comum ou do querosene. A importncia do petrleo no baseada apenas na sua utilizao como fonte de energia mas tambm por ser uma fonte de matria prima utilizada pela indstria petroqumica para a fabricao de novos materiais. Os impactos ambientais produzidos pelos combustveis no dependem de sua origem, composio, impurezas presentes nem de serem de fontes renovveis ou no; dependem apenas de os motores dos automveis estarem ou no bem regulados.

Disponvel em: http://www.sanasa.com.br.Acesso em: 27 jun. 2008 (adaptado).

No sistema de tratamento de gua apresentado na gura, a remoo do odor e a desinfeco da gua coletada ocorrem, respectivamente, nas etapas 1 e 3. 1 e 5. 2 e 4. 2 e 5. 3 e 5.

Questo 78
Diversos processos industriais so realizados empregando compostos obtidos diretamente de fontes naturais de origem orgnica ou inorgnica. O desenvolvimento desses processos, em geral, representou marcos econmicos de impacto na sociedade e est relacionado com a evoluo da cincia Qumica. Assinale a alternativa que representa um processo que emprega matria prima natural inorgnica em estado bruto. Vulcanizao. Siderurgia. Craqueamento. Galvanoplastia. Produo de lcool.

Questo 76
A primeira lei da termodinmica trata da conservao de energia; a segunda lei da termodinmica trata da impossibilidade de transferncia de calor de uma fonte mais fria para uma fonte mais quente sem a realizao de trabalho. Podemos vericar a aplicao dessas leis, hoje em dia, na produo de energia por meio de fontes alternativas sem ocasionar danos ao meio ambiente. Essa busca por fontes alternativas de energia deve-se escassez das fontes de energia no renovveis. So exemplos de energia no renovveis petrleo, solar, carvo, nuclear e biogs. petrleo, gs natural, nuclear, biomassa e geotrmica. petrleo, carvo, nuclear, bicombustveis e solar. petrleo, carvo, nuclear, gs natural e leo de xisto. petrleo, carvo, geotrmica, leo de xisto e biomassa.

RASCUNHO

32

Questo 79
A obteno de energia por meio de combusto um tema de grande interesse para a sociedade. A gura abaixo mostra as estruturas de quatro substncias qumicas utilizadas em reaes de combusto para gerar energia.

As informaes permitem concluir corretamente que o plstico tradicional, cujo processamento no tem benefcio ambiental, tem como matria prima o composto de frmula CH3CH2OH. o plstico verde decompe-se no ambiente com muito mais facilidade do que o plstico tradicional, por ser biodegradvel. os lcoois, quando adequadamente queimados, podem produzir plsticos verdes, que contribuem para a preservao do ambiente. a vantagem do plstico verde est em no colocar novas quantidades de gs carbnico no ambiente, pois em sua fabricao, consumido o prprio CO2 que j est no ar. a cana de acar um dos responsveis diretos pelo agravamento do efeito estufa.

Sobre essas substncias, julgue as armaes. I. As substncias B e C podem ser obtidas de fontes renovveis. II. As substncias A e D so obtidas da destilao fracionada do petrleo. III. O nome ocial (IUPAC) da substncia D 4-trimetil-2-metil butano IV. Todas as substncias so hidrocarbonetos saturados. V. A substncia C conhecida como lcool metlico. Esto corretas apenas I e III II e III I e II IV e V II, III e V

Questo 81
Os jornais do Brasil publicaram que o relator da ONU solicitou, em seu discurso que se limite a produo de biocombustveis para fazer frente alta de preos dos alimentos que se propaga em todo o mundo. Ele acusa a produo dos biocombustveis como a responsvel pela alta dos preos dos alimentos. Em relao aos biocombustveis, CORRETO armar que

Questo 80
Uma revoluo verde na indstria gacha O Rio Grande do Sul abre um novo captulo de sua histria industrial. Ser dado o primeiro passo para uma linha de produo indita no mundo, a de plsticos feitos a partir de etanol. A ltima gerao de derivados do lcool de cana-de-acar marca a fabricao em escala comercial de uma resina 100% renovvel e certicada. [...] Por que um plstico verde e outro no? A cana-de-acar retira gs carbnico do ar para se desenvolver. Esse gs, tambm conhecido como dixido de carbono (CO2), o principal causador do chamado efeito estufa, responsvel pela elevao da temperatura do planeta. O plstico tradicional feito de petrleo ou gs natural, recursos nitos cujo processamento no tem benefcio ambiental.
Jornal Zero Hora, 22/04/2009 (fragmento).

so combustveis de origem no fssil, derivados, apenas, da cana-de-acar. so combustveis de origem fssil, mas com um teor bem menor de enxofre que o da gasolina. so derivados, apenas, das sementes de girassol, mamona e algodo, sendo, portanto, mais poluentes que a gasolina em relao emisso de SO2. a atual produo dos biocombustveis em nosso pas interfere, em curto prazo, na oferta de feijo, peixe e arroz, que so os principais alimentos dos brasileiros. so fontes de energias renovveis, derivadas de vrias matrias-primas de origem no fssil, como mamona, soja, lixo orgnico, dentre outros tipos.

33

Questo 82
Analise as informaes a seguir. 1. 2. 3. 4. 5. gasolina gs liquefeito de petrleo biodiesel gs natural lcool hidratado

Questo 84
A queima de combustveis fsseis uma das principais fontes de poluentes causadores da chuva cida. Tanto o carvo mineral quanto os derivados de petrleo de maior peso molecular (como o leo diesel) apresentam teores relativamente elevados de X, gerando o Y durante a combusto. A reao entre o oxignio atmosfrico e Y pode formar o gs Z, outro poluente atmosfrico. A reao entre Z e a gua produz o A, responsvel pelo abaixamento do pH da chuva. Os smbolos e frmulas que substituem X, Y, Z e A apropriadamente so, respectivamente, C, CO, CO2 e H2CO3. C, CO2, CO e H2CO3. S, SO2, SO3 e H2SO4. N, NO, NO2 e H2NO3. S, SO3, SO2 e H2SO3.

Dentre os combustveis listados, NO so constitudos por hidrocarbonetos os de nmero 1e2 1e3 2e4 3e5 4e5

Questo 83
O oznio, O3, est normalmente presente na estratosfera e oferece proteo contra a radiao ultravioleta do sol, prejudicial aos organismos vivos. O desaparecimento de oznio na estratosfera consequncia, assim se admite, da decomposio do O3 catalisada por to-

Questo 85
As homenagens a Jorge Amado se multiplicam para a comemorao do ano de seu centenrio. Escritor baiano consagrado mundialmente, ao criar e dar vida a centenas de personagens imortaliza-se. Deixa Jorge Amado um legado literrio grandioso. Ao revelar-se de forma irreverente e ousada, em Tieta do Agreste, no poupou crticas sociedade e aos costumes de sua poca. Nessa obra, o autor mostra, nos anos 70, preocupao com as questes ambientais ao referir-se Embratnio S.A., empresa ctcia disposta a implantar uma fbrica de dixido de titnio, TiO2, altamente poluidora, na cidade de SantAna do Agreste, no litoral do Estado da Bahia. No nal da narrativa, o segredo da vida de Tieta revelado entre tumultos pessoais e polticos. FeSO4(aq) + Fe2(SO4)3(aq) + TiOSO4(aq) Material pastoso lavado com gua para separar impurezas I. Fe2(SO4)3(aq) + Fe(s) 3FeSO4(aq) Cristalizado por evaporao e resfriamento II. TiOSO4(aq) + H2O(l) TiO2(s) + H2SO4(aq) Considerando-se o processo mais antigo para a produo de TiO2(s), que utiliza a mistura pastosa de sulfatos

mos de cloro. Os tomos de cloro presentes na estratosfera provm principalmente da decomposio dos clorouorcarbonos usados em sistemas de refrigerao, propelentes de aerossis domsticos, etc. das indstrias que fazem a eletrlise do NaCl(aq) para a produo de gs Cl2. da evaporao da gua do mar, que arrasta grande quantidade de ons cloreto. do processo de branqueamento de polpa de celulose, que usa componentes clorados. dos alvejantes domsticos, que tm grande quantidade de cloro ativo.

RASCUNHO

obtidos a partir da ilmenita, FeTiO3, representado, resumidamente, pelas equaes qumicas I e II, correto armar

34

o cido sulfrico utilizado no processo completamente descartado no ambiente, sem causar impacto ambiental. os resduos de sulfato de ferro (II) no impactam a ora e a fauna martima quando lanados ao mar por emissores submarinos. o TiO2 produzido a partir da hidrlise do sulfato de tionila, a quente, e em soluo aquosa, de acordo com a equao qumica II. aps a cristalizao do sulfato de ferro (II), a soluo aquosa residual lanada em rios e em mares porque est livre de ons Fe2+(aq). as preocupaes de Jorge Amado com a poluio ambiental, decorrente da implantao da fbrica de TiO2, no litoral do Estado da Bahia, so infundadas.

Questo 87
Envenenamento por chumbo mata 163 pessoas na Nigria Pelo menos 163 nigerianos morreram desde maro, a maioria crianas, devido ao envenenamento por chumbo, causado por garimpeiros clandestinos. O epidemiologista chefe do Ministrio da Sade da Nigria, Henry Akpan, disse Agncia Reuters que j foram noticados 355 casos, em seis localidades remotas do Estado de Zamfara, norte do pas, e que 111 dos mortos eram crianas, muitas delas menores de cinco anos. Segundo ele, h uma incidncia excepcional de dores abdominais, vmitos, nuseas e, eventualmente, convulses e que muitas vtimas morreram aps entrar em contato com ferramentas, terra ou gua com concentraes elevadas de chumbo em torno da rea onde esto escavando ouro. O excesso desse metal no organismo pode afetar vrios rgos, incluindo o sistema nervoso e reprodutivo e os rins, sendo especialmente nocivo para crianas pequenas e para grvidas. Estudos sugerem que uma concentrao a partir de 10 microgramas por decilitro de sangue j causa efeitos adversos para o aprendizado e o comportamento, segundo o site da OMS.
Adaptado de Sahabi Yahaya, Reuters/Nigria

Questo 86
Em Salvador e na regio metropolitana, so descartados, por ano, cerca de dois milhes de toneladas de resduos slidos. Se no forem tomadas providncias, em pouco tempo, os aterros sanitrios no sero sucientes para manter tanto lixo. Considerando-se a problemtica do lixo das grandes regies metropolitanas do pas, dentre as solues corretas para reduzir o acmulo desse material nos aterros sanitrios, pode-se incluir a incinerao de resduos slidos descartados nos aterros sanitrios. o incentivo s cooperativas de catadores e aos arteses para transformar os resduos slidos em material reciclado. o reaproveitamento de resduos com objetivo de requalic-los e introduzi-los na economia. a ampliao de aterros sanitrios para aproveitar a energia gerada na biodecomposio de resduos slidos. a modernizao da frota de caminhes, que utilize leo diesel isento de enxofre, para manter os grandes centros urbanos limpos.

De acordo com o texto e com os seus conhecimentos especcos a respeito do chumbo, correto armar que o elemento qumico chumbo (Pb) um metal alcalino. os ons Pb2+, contidos em uma soluo, no poderiam ser precipitados pela ao de ons cloreto, pois o PbCl2 muito solvel em meio aquoso. o chumbo um metal que apresenta somente um estado de oxidao. segundo o site da OMS, o chumbo, ao atingir a concentrao de 1104 g/L no sangue, causa efeitos adversos para o aprendizado e para o comportamento. temperatura ambiente, o metal chumbo encontra-se no estado lquido.

RASCUNHO

RASCUNHO

35

Questo 88
Metais de transio podem causar problemas ao meio ambiente e so txicos aos seres humanos. A tabela a seguir mostra os efeitos provocados no corpo humano por alguns metais de transio:
EFEITO Cdmio Chumbo Mangans Mercrio Nquel Distrbios gastrintestinais e respiratrios Clicas abdominais e alteraes no crebro Febre e pneumonia Tremores, erupes de pele e alucinaes Dermatites, dores de cabea e nuseas

Ao ingerir um alimento contaminado com o metal que, dentre os apresentados na tabela, possui eltrons distribudos em cinco nveis eletrnicos, uma pessoa poder apresentar os seguintes sintomas: distrbios gastrintestinais e respiratrios. clicas abdominais e alteraes no crebro. febre e pneumonia. tremores, erupes da pele e alucinaes. dermatites, dores de cabea e nuseas.

derretimento do lquido lubricante existente no corpo das aves por causa da contaminao dos corpos dgua pelas emisses de O3 dos puricadores de gua, industriais e domsticos. aumento das mutaes nas aves por causa da variao da temperatura nos corpos dgua, provocada pelo acmulo de clorouorcarbonos e hidrouorcarbonos no buraco existente sobre a Patagnia. risco de extino das camadas polares pela criao humana do efeito estufa da Terra, em decorrncia das altas concentraes de poluentes como CO2, SO2 e CH4 emitidos por fbricas, automveis e criaes extensivas de animais.

Questo 90
A gua e os impactos das atividades humanas: - Lenol fretico: o lixo libera o chorume, lquido que pode conter metais pesados, slidos suspensos e compostos orgnicos. Ao se inltrar no solo, pode contaminar as guas subterrneas. - Biomassa removida: Biomassa a matria orgnica de um determinado terreno (por exemplo, matas ciliares). Sua remoo diminui a proteo dos rios e altera os ciclos naturais dos organismos. - Desmatamento: a destruio da proteo entre os sistemas terrestres e aquticos causa a diminuio das guas subterrneas e das nascentes, modica a qualidade e a quantidade de gua e inui na pesca e no controle das enchentes. - Chuva cida: xidos de enxofre e de nitrognio (poluentes do ar dissolvidos na gua da chuva) alteram a composio qumica de rios e lagos e prejudicam a biota aqutica.
(Adaptado: Revista Quanta, ano 2, n. 6, agosto e setembro de 2012. p. 26 e 27)

Questo 89
Analise a charge a seguir.

Disponvel em: http://sandromeira12.wordpress.com/2010/02/

xidos de enxofre e de nitrognio na atmosfera provocam, na gua da chuva, a elevao do pH devido formao de H2SO4 e HNO3. a elevao do pH devido ao aumento dos ons OH. a elevao do pH devido maior formao de H2O. o abaixamento do pH, devido formao de H2SO4 e HNO3. o abaixamento do pH, devido diminuio dos ons H+.

O sentido da crtica nela contida vincula-se, principalmente, ao acrscimo do pH das guas dos oceanos pela chuva cida provocada por causa da maior concentrao no ar atmosfrico de uorcarbonos, CO2, SO2 e NOX. efeito da participao humana na emisso de poluentes atmosfricos como clorouorcarbonos, hidrouorcarbonos CO2, SO2 e NOX no desequilbrio do efeito estufa.

36

You might also like