You are on page 1of 6

Srie / turma:

_2____
Aluno(a): Professor: Arnoldo Silva Disciplina: Qumica Data: _____/ _____/ 2013 Ensino Mdio

Lista de Exerccio de Fixao para AV02 3 Bim.


1. Sobre catalisadores, so feitas as quatro afirmaes seguintes. I - So substncias que aumentam a velocidade de uma reao. II - Reduzem a energia de ativao da reao. III - As reaes nas quais atuam no ocorreriam nas suas ausncias. IV - Enzimas so catalisadores biolgicos. Dentre estas afirmaes, esto corretas, apenas: a) I e II. d) I, II e IV. b) II e III. e) II, III e IV. c) I, II e III. 2. A elevao de temperatura aumenta a velocidade das reaes qumicas porque aumenta os fatores apresentados nas alternativas, EXCETO: a) A energia cintica mdia das molculas. b) A energia de ativao. c) A frequncia das colises efetivas. d) O nmero de colises por segundo entre as molculas. e) A velocidade mdia das molculas. 3. Responder questo com base no esquema a seguir, que representa situaes em comprimidos anticidos efervescentes de mesma constituio reagem em presena de gua. durante 30 segundos, as bolhas de gs formadas imediatamente aps os reagentes serem misturados. Em cada experimento, usou-se o mesmo volume de uma mesma soluo de HCl e a mesma massa de ferro, variando-se a forma de apresentao da amostra de ferro e a temperatura. O quadro indica as condies em que cada experimento foi realizado: experimento ferro temperatura I prego 40 C II prego 20 C III palhinha de ao 40 C Assinale a alternativa que apresenta os experimentos na ordem crescente do nmero de bolhas observado: a) II, I, III. d) II, III, I. b) III, II, I. e) I, III, II. c) I, II, III. 5. Analise as afirmativas abaixo. I. A energia de ativao de uma reao qumica aumenta com o aumento da temperatura do sistema reacional. II. A velocidade de uma reao qumica determinada pela etapa mais lenta. III. A variao de entalpia de uma reao independe do uso de catalisadores. IV. Todas as colises entre as molculas de um reagente so efetivas, excetuando-se quando os reagentes so lquidos e em temperaturas baixas. Assinale a alternativa que contempla as afirmativas corretas. a) I, II e IV, apenas. d) II e III, apenas. b) II, III e IV, apenas. e) I e III, apenas. c) I, III e IV, apenas. 6. O esquema mostra observaes feitas por um aluno, quando uma chapa de alumnio foi colocada em um tubo de ensaio, contendo soluo aquosa de HCl.

Pelo exame do esquema, pode-se afirmar que as reaes que ocorrem em menor tempo do que a do frasco I, so as dos frascos: a) II e III. d) III e IV. b) II e IV. e) III e V. c) II e V. 4. Trs experimentos foram realizados para investigar a velocidade da reao entre HCl aquoso diludo e ferro metlico. Para isso, foram contadas,

CO(g) + O2(g) CO2(g) Esses catalisadores atuam no sentido de: a) aumentar a energia de ativao da reao. b) reduzir a velocidade da reao. c) inibir a reao do CO com o oxignio do ar. d) reduzir a energia de ativao da reao. e) alterar a espontaneidade da reao. 10. Se a velocidade de uma reao a 20 C x mol/min, o valor da nova velocidade (mol/min) se aumentarmos a temperatura de 30 C, (regra de Van't Hoff), ser de: a) 2x d) 16x b) 4x e) 32x c) 8x 11. Considere as duas fogueiras representadas a seguir, feitas, lado a lado, com o mesmo tipo e quantidade de lenha.

Nessa experincia, ocorre o desprendimento de um gs e a formao de um sal. A respeito dela correto afirmar que: a) a frio, a reao forte e processa-se instantaneamente. b) o sal formado insolvel. c) o gs formado o oxignio. d) a reao acelerada quando o sistema aquecido. e) a velocidade da reao no se altera com o aumento de temperatura. 7. Uma reao qumica processa-se conforme o grfico abaixo.

incorreto afirmar que: a) a passagem I endotrmica. b) a passagem II envolve a menor energia de ativao. c) a passagem III a mais lenta. d) III libera mais calor do que II. e) a reao se processa em etapas. 8. Pesquisadores do Instituto Max Planck, na Alemanha conseguiram ativar o CO2 para uso em uma reao qumica. Este procedimento um primeiro passo para um sonho antigo do homem: realizar a fotossntese artificial. Para isto, os pesquisadores se utilizaram de um catalisador sem metal. Neste sentido, qual o papel de um catalisador em uma reao qumica? a) Diminuir as energias de reagentes e produtos. b) Encontrar um novo caminho reacional com uma menor energia de ativao. c) Ser consumido durante a reao, propiciando uma maior quantidade de reagente. d) Eliminar completamente a energia de ativao. e) Inibir os choques efetivos de reagentes e produtos. 9. Para reduzir o efeito do CO emitido atravs do escapamento dos carros, usam-se catalisadores adequados, que transformam o CO em CO2, reduzindo o efeito de poluio, de acordo com a equao:

A rapidez da combusto da lenha ser a) maior na fogueira 1, pois a superfcie de contato com o ar maior. b) maior na fogueira 1, pois a lenha est mais compactada, o que evita a vaporizao de componentes volteis. c) igual nas duas fogueiras, uma vez que a quantidade de lenha a mesma e esto no mesmo ambiente. d) maior na fogueira 2, pois a lenha est menos compactada, o que permite maior reteno de calor pela madeira. e) maior na fogueira 2, pois a superfcie de contato com o ar maior. 12. Voc est cozinhando batata e fazendo carne grelhada, tudo em fogo baixo, num fogo a gs. Se voc passar as duas bocas do fogo para fogo alto, o que acontecer com o tempo de preparo? a) Diminuir para os dois alimentos. b) Diminuir para a carne e aumentar para as batatas. c) No ser afetado. d) Diminuir para as batatas e no ser alterado para a carne. e) Diminuir para a carne e permanecer o mesmo para as batatas.

13. No estudo da cintica da reao 2NO + 2H2 N2 + 2H2O, temperatura de 700C, foram obtidos os seguintes dados, de acordo com a tabela abaixo: [H2] 1x103 2x103 2x103 [NO] 1x103 1x103 2x103 Velocidade inicial 3x105 6x105 24x105

16. Um dos objetivos do catalisador no sistema de descarga de um automvel o de converter os xidos de nitrognio em molculas menos danosas ao ambiente. 2NO(g) N2(g) + O2 (g) A funo do catalisador na reao a de: a) fortalecer as ligaes no reagente. b) impedir a formao do produto. c) diminuir a velocidade de decomposio do NO(g). d) diminuir a energia cintica da reao. e) diminuir a energia de ativao da reao. 17. A figura mostra o perfil reacional da decomposio de um composto X por dois caminhos reacionais diferentes, I e II. Baseado nas informaes apresentadas nessa figura, assinale a opo ERRADA.
catalisador

Analisando os resultados, correto afirmar que a lei da velocidade para essa reao : a) v = k[H2][NO]2. d) v = k[H2]2[NO]2. b) v = k[H2][NO]. e) v = k[NO]2. c) v = k[H2]2. 14. Uma reao que pode ocorrer no ar poludo : NO2(g) + O3(g) NO3(g) + O2(g), trs experimentos foram realizados a 25C, para estudar a cintica dessa reao: [NO2] inicial 5,0x105 5,0x105 2,5x105 [O3] inicial 1,0x105 2,0x105 2,0x105 Velocida de inicial (mol/L.s) 2,2x105 4,4x105 2,2x105

Experimento 1 2 3

Utilizando os dados experimentais da tabela acima, determine a expresso da lei da velocidade, a ordem da reao e o valor da constante de velocidade, respectivamente. a) v = k [O3]; ordem = 1 e k = 2,2 x107 s1. b) v = k [NO2]; ordem = 1 e k = 4,4 x107 s1. c) v = k [NO2]; ordem = 2 e k = 2,2 x 10107 s1. d) v = k [NO2][O3]; ordem = 2 e k = 4,4 x107 s1. e) v = k [NO2] + [O3]; ordem = 2 e k = 4,4x107 s1. 15. Considere o seguinte mecanismo de reao genrica: A4+ + B2+ A4+ + B3+ C+ + B4+ A3+ + B3+ (etapa lenta) A3+ + B4+ (etapa rpida) C3+ + B2+ (etapa rpida)

a) O caminho reacional II envolve duas etapas. b) A quantidade de energia liberada pelo caminho reacional I igual do caminho reacional II. c) O composto K um intermedirio no processo reacional pelo caminho II. d) O caminho reacional I mostra que a decomposio de X de primeira ordem. e) O caminho reacional II refere-se reao catalisada. 18. A sntese de HI um processo exotrmico que, no equilbrio, pode ser representado pela equao: H2(g) + I2(g) 2HI(g) Com relao a esse processo, CORRETO afirmar que: a) quando abaixarmos a temperatura, o equilbrio deslocado para a direita. b) quando adicionarmos uma pequena quantidade de hidrognio, o equilbrio deslocado para a esquerda. c) quando retirarmos uma parte do iodo, o equilbrio deslocado para a direita. d) quando adicionarmos um catalisador, o equilbrio deslocado para a direita.

Com relao a este mecanismo, assinale a opo ERRADA. a) A reao global representada pela equao: C+ + 2 A4+ C3+ + 2 A 3+. 2+ b) B catalisador. c) B3+ e B4+ so intermedirios da reao. d) A lei de velocidade descrita pela equao v = k[C+][A4+]. e) A reao de segunda ordem.

19. O monxido de carbono um gs incolor, sem cheiro e muito reativo. Ele reage, por exemplo, com o gs oxignio formando o dixido de carbono, de acordo com a equao qumica a seguir. 2CO(g) + O2(g) 2CO2(g) Experimentalmente observam-se as informaes que esto no quadro a seguir. [CO] [O2] (mol.L1) (mol.L1) 0,04 0,04 0,08 0,04 0,04 0,08 Velocidade inicial (mol.L1.min1) 7,36 x 105 2,94 x 104 1,47 x 104

22. Um comprimido efervescente de vitamina C intacto, pesando 5 g, quando colocado em um copo contendo gua a 25 C, ser dissolvido em dois minutos. Considerando essa informao, assinale verdadeira (V) ou falsa (F) em cada uma das proposies. ( ) Se o comprimido efervescente estiver em pequenos pedaos, o tempo de dissoluo tambm ser de dois minutos, pois a massa continua sendo 5 g. ( ) O tempo de dissoluo do comprimido efervescente intacto mantm-se quando o comprimido for dissolvido em gua a 40 C, pois a rea de contato a mesma. ( ) Quanto maior a superfcie de contato do comprimido efervescente com a gua, maior o nmero de colises favorveis, portanto maior a velocidade de dissoluo. ( ) O aumento da temperatura diminui a energia de ativao, diminuindo, portanto, o tempo de dissoluo. A sequncia correta a) V - F - V - V. d) F - F - V - F. b) F - V - F - V. e) V - V - F - F. c) V - V - F - V. 23. Uma reao qumica atinge o equilbrio qumico quando: a) ocorre simultaneamente nos sentidos direto e inverso. b) as velocidades das reaes direta e inversa so iguais. c) os reagentes so totalmente consumidos. d) a temperatura do sistema igual do ambiente. e) a razo entre as concentraes de reagentes e produtos unitria. 24. A aplicao do princpio de Le Chatelier possibilita o controle da direo e da extenso de uma determinada reao qumica. Um exemplo tpico o equilbrio entre as formas cor de rosa e azul dos ons cobalto.
[Co(H2O)]2+(aq) + 4Cl(aq)

Considerando a equao qumica e os dados do quadro, assinale a alternativa correta. a) Para a lei de velocidade, a expresso para esta reao v = k[CO2]2. b) Conforme aumenta a concentrao do produto, aumenta a velocidade da reao. c) Esta uma reao de ordem zero com relao ao CO2 e de segunda ordem quanto reao global. d) A velocidade de formao do CO2 nesta reao independente da concentrao de O2. e) O valor da constante de velocidade para esta reao 1,15 L2.mol2.min1. 20. Do equilbrio C(s) + CO2(g) 2CO(g), H=174kJ/mol de carbono, INCORRETO afirmar que: a) kp = (pCO)2 / (pCO2) b) a velocidade da reao direta (V1) igual velocidade da reao inversa (V2). c) a adio de catalisador no altera o equilbrio. d) um aumento da presso total favorece a formao do monxido de carbono. e) a diminuio da temperatura desfavorece a formao do monxido de carbono. 21. Um dos objetivos do catalisador no sistema de descarga de um automvel o de converter os xidos de nitrognio em molculas menos danosas ao ambiente. 2NO(g) N2(g) + O2 (g) A funo do catalisador na reao a de: a) fortalecer as ligaes no reagente. b) impedir a formao do produto. c) diminuir a velocidade de decomposio do NO(g). d) diminuir a energia cintica da reao. e) diminuir a energia de ativao da reao.
catalisador

cor de rosa

[CoCl4]2+(aq) + 6H2O(l); azul H= +120cal/mol

Assinale a alternativa que apresenta uma ao sobre o sistema, que favorece a formao da soluo de cor azul. a) Diminuio da concentrao de Cl. b) Diminuio da temperatura. c) Diluio da soluo. d) Aumento da concentrao de gua. e) Adio de cloreto de sdio aquoso.

25. Considere o diagrama de energia para uma dada reao qumica.

28. O grfico a seguir representa a evoluo de um sistema em que uma reao reversvel ocorre at atingir o equilbrio.

Leia com ateno as seguintes armativas: I. A reao endotrmica. II. O H da reao dado por X. III. A energia de ativao sem catalisador dada por Y. IV. O abaixamento da energia de ativao, vericado pela adio de um catalisador, dado por Z. So corretas somente as armativas: a) I, III e IV. d) I e II. b) I, II e III. e) II e IV. c) II, III e IV. 26. Na reao de dissociao trmica do HI(g), a velocidade de reao proporcional ao quadrado da concentrao molar do HI. Se triplicarmos a concentrao do HI, a velocidade da reao: a) aumentar 6 vezes. b) aumentar 9 vezes. c) diminuir 6 vezes. d) diminuir 9 vezes. e) diminuir 3 vezes 27. Os seguintes grficos representam variveis de uma reao qumica:

Sobre o ponto t1, neste grfico, pode-se afirmar que indica: a) uma situao anterior ao equilbrio, pois as velocidades das reaes direta e inversa so iguais. b) um instante no qual o sistema j alcanou equilbrio. c) uma situao na qual as concentraes de reagentes e produtos so necessariamente iguais. d) uma situao anterior ao equilbrio, pois a velocidade da reao direta est diminuindo e a velocidade da reao inversa est aumentando. e) um instante no qual o produto das concentraes dos reagentes igual ao produto das concentraes dos produtos. 29. Caso, ao equilbrio abaixo, seja adicionado uma soluo de NaOH, NH4+(aq.) + OH1(aq.) NH3(g) + H2O(lq.)

a) a quantidade de amnia liberada aumenta. b) a concentrao do on amnio aumenta. c) o pH da soluo em equilbrio diminui. d) no h qualquer alterao. e) a quantidade de amnia liberada diminui. 30. Considere a seguinte reao: 2 SO2(g) + O2(g) 2 SO3(g) + 23,5 kcal

Os grficos indicam: a) No instante t1, a velocidade da reao direta igual da inversa. b) Aps t2, no ocorre reao. c) No instante t1, a reao atingiu o equilbrio. d) A curva 4 corresponde velocidade da reao inversa. e) No ponto de interseco das curvas 3 e 4, a concentrao de produtos igual de reagentes.

Para que o equilbrio possa ser deslocado para a direita poderemos: I. Aumentar a presso II. Aumentar a temperatura III. Aumentar a concentrao de SO2(g) IV. Diminuir a presso V. Diminuir a temperatura Esto corretas as afirmaes: a) I, III e V. d) III, IV e V. b) I, II e III. e) I, IV e V. c) II, III e IV.

31. Estudou-se a cintica da reao: S(s) + O2(g) SO2(g), realizada a partir de enxofre e oxignio em um sistema fechado. Assim, as curvas I, II e III do grfico abaixo representam as variaes das concentraes dos componentes com o tempo, desde o momento da mistura at o sistema atingir o equilbrio.

33. Em um recipiente de volume V ocorre a seguinte reao de equilbrio em fase gasosa: 1A + 1B 2C. No incio, so colocados 6,5 mols de cada reagente e aps atingido o equilbrio, restaram 1,5 mols de cada reagente. A constante de equilbrio (Kc) igual a: a) 45 V d) 44,4 b) 22,2 V e) 22,2 V 2 c) 44,4 V 34. Num copo, estabelece-se o seguinte equilbrio heterogneo: Ag+(aq) + Cl(aq) AgCl(s) Com relao possibilidade de se deslocar este equilbrio para a direita, mantendo-se a temperatura constante, so feitas as seguintes sugestes: I. acrescentar AgCl(s); II. retirar uma parte do AgCl(s); III. acrescentar um pouco de NaCl(s); IV. acrescentar gua; V. evaporar parte da gua; Das sugestes acima, ir (iro) deslocar, efetivamente, o equilbrio no sentido desejado apenas: a) III. d) III e V. b) I e IV. e) II, III e V. c) II e III. 35. Atingido o equilbrio qumico na reao: H2(g) + I2(g) 2 HI(g) medimos os valores das constantes de equilbrio, em funo das concentraes molares (Kc) e em funo das presses parciais (Kp). Em conseqncia, teremos: a) sempre Kc = Kp; b) sempre Kc > Kp; c) sempre Kc < Kp; d) Kc Kp, dependendo da temperatura; e) Kc Kp, dependendo da temperatura.

As variaes das concentraes de S, de O2 e de SO2 so representadas, respectivamente, pelas curvas: a) I, II e III d) I, III e II b) II, III e I e) III, II e I c) III, I e II 32. A transformao de um composto A em um composto B, at se atingir o equilbrio (A S B), foi estudada em trs experimentos. De um experimento para o outro, variou-se a concentrao inicial do reagente A ou a temperatura ou ambas. Registraram-se as concentraes de reagente e produto em funo do tempo.

Com esses dados, afirma-se: I. Os experimentos 1 e 2 foram realizados mesma temperatura, pois as constantes de equilbrio correspondentes so iguais. II. O experimento 3 foi realizado numa temperatura mais elevada que o experimento 1, pois no experimento 3 o equilbrio foi atingido em um tempo menor. III. A reao endotrmica no sentido da formao do produto B. Dessas afirmaes: a) todas so corretas. b) apenas I e III so corretas. c) apenas II e III so corretas. d) apenas I correta. e) apenas II correta.

O estudo transforma as boas intenes em bons resultados Bom Estudo!

You might also like