You are on page 1of 5

AVALIAO DAS INSTALAES ELTRICAS METALRGICA ARGOS

ANTONIO ULISSES DE ALVARENGA CREA 41300/D Fone 31-9954 1867

IMPLANTAO DO PRONTURIO DE INSTALAES ELTRICAS(NR-10) NA METALRGICA ARGOS


A norma regulamentadora NR-10, do Ministrio do Trabalho trata da segurana em Instalaes e Servios em Eletricidade. Para definir os critrios segurana em projeto e instalaes eltricas, a NR-10 nomeia as normas da ABNT como padres de referncia. Desta forma, as normas ABNT assume status de Leis ao invs de simples normas. Nesta avaliao do sistema eltrico da METALRGICA ARGOS, nos apoiaremos, principalmente, nas seguintes normas: NR-10 - SEGURANA EM INSTALAES E SERVIOS EM ELETRICIDADE NBR 5410 INSTALAES ELTRICAS DE BAIXA TENSO NBR 14039 - INSTALAES ELTRICAS DE MDIA TENSO DE 1.0KV A 36.2KV NBR 5419 PROTEO DE ESTRUTURAS CONTRA DESCARGAS ATMOSFRICAS NBR 5419 PROTEO DE ESTRUTURAS CONTRA DESCARGAS ATMOSFRICAS O item 10.2 da NR-10(Medidas de Controle) estabelece nos sub-itens 10.2.3 e 10.2.4 as Medidas de Controle bsicas de segurana em instalaes e servios em eletricidade que devem ser adotadas pelas empresas. 10.2.3 - As Empresas esto obrigadas a manter esquemas unifilares atualizados das instalaes eltricas dos seus estabelecimentos com as especificaes do sistema de aterramento e demais equipamentos de proteo. 10.2.4 - Os estabelecimentos com cargas instalada superior a 75KW devem constituir e manter o Pronturio de instalaes eltricas contendo alm do disposto no subitem 10.2.3, no mnimo: a - Conjunto de procedimentos e instrues tcnicas e administrativas de segurana e sade; b - Documentao das inspees e medies do SPDA e aterramentos eltricos; c - Especificao dos equipamentos de proteo coletiva e individual e o ferramental; d - Documentao comprobatria da qualificao, capacitao e autorizao dos trabalhadores e dos treinamentos realizados; e - Resultado dos testes de isolao eltrica realizados em equipamentos de proteo individual e coletiva f - Certificao dos equipamentos e materiais eltricos em reas qualificadas; g - Relatrio tcnico das inspees atualizadas com recomendaes e cronogramas de adequaes; h - O Pronturio das instalaes eltricas deve ser organizado e mantido atualizado, devendo permanecer disposio dos trabalhadores envolvidos nas instalaes e servios em eletricidade. O item 10.3 da NR-10(Segurana em Projetos) estabelece no sub-item 10.3.7 O projeto das instalaes eltricas deve ficar disposio dos trabalhadores autorizados, das autoridades competentes e de outras pessoas autorizadas pela empresa e deve ser mantido atualizado. A descrio a seguir tem por objetivo, diagnosticar a situao das instalaes eltricas para atender aos requisitos estabelecidos 10.2.3 e 10.3.7 da NR-10. Para isto, vamos analisar as instalaes da Metalrgica Argos dividindo-a em dois sistemas eltricos: Sistema de Mdia Tenso(13.8KV) e Sistema de Baixa Tenso(0.38KV). Cada um deste sistema ser alvo de comentrios separados.

1. PROJETO ELTRICO
No foram localizados os projetos de baixa tenso. necessrio a manuteno de cpia atualizada dos projetos de instalao de baixa e mdia tenso e tambm a apresentao do projeto de aterramento e SPDA (item 10.3.7 da NR-10). O desenho do diagrama unifilar das instalaes e o projeto do SPDA e aterramento so parte integrante deste trabalho e est sendo apresentado como parte do relatrio.

2. INSTALAES ELTRICAS
2.a - INSTALAES DE MDIA TENSO A instalao de mdia tenso nas dependncias da Metalrgica Argos composta da Subestao, localizada nas entre os Galpes de Usinagem e Fundio. Contudo algumas observaes feitas no local merecem comentrios, alertas e recomendaes. Cubculo de Medio e Proteo O ambiente da medio que recebe a energia em mdia tenso da Concessionria apresenta bom estado de conservao. No foi localizado no local a existncia de equipamentos de segurana indispensveis durante a manuteno da SE. indispensvel o uso de equipamentos de proteo individual e vestimentas especficas para qualquer interveno neste ambiente. 2.b - INSTALAES DE BAIXA TENSO De maneira geral, os quadros e circuitos no esto identificados. 1. Quadros de Distribuio: Os quadros de distribuio, de uma maneira geral, no atendem aos requisitos de segurana preconizado pelas normas em vigor. Os quadros de distribuio devem dispor de: Aterramento que possibilita a atuao correta dos dispositivos de proteo; Dispositivo de Proteo Geral; Anteparo que impea contatos acidentais; Dispositivos que garantam a impossibilidade de acesso de pessoas no autorizada(chaves ou cadeados); Identificao de circuitos terminais protegidos pelos disjuntores especficos; Dispositivos de proteo compatveis com os circuitos que protegem; Os cabos utilizados devem obedecer ao cdigo de cores padronizado; Os cabos devem utilizados devem ser apropriados para a instalao a que se destinam; Dispositivos de proteo residual(quadro dos Chuveiros, Guarita e Administrao). Dispositivos de proteo contra surtos de tenso(QGBT e Administrao). Os quadros de distribuio precisam ser revisados, para atender estes itens. O disjuntor monofsico de 50A instalado no quadro de distribuio que alimenta o ARQUIVO(na Usinagem) deve ser substitudo por outro de 20A para efetivamente garantir proteo aos condutores.

Os disjuntores bifsicos de 70A instalados no quadro de distribuio que alimenta a Iluminao do Galpo(na Usinagem) deve ser substitudo por outro de 20A para efetivamente garantir proteo aos condutores. O disjuntor trifsico de 60A instalado no quadro de distribuio que alimenta o Esmeril(na Usinagem) deve ser substitudo por outro de 30A para efetivamente garantir proteo aos condutores. O disjuntor trifsico de 100A instalado no quadro de distribuio que alimenta a Administrao deve ser substitudo por outro de 60A para efetivamente garantir proteo aos condutores. Deve tambm ser instalado protetores contra surtos para proteger principalmente os computadores e DR para proteger o circuito do chuveiro. O disjuntor trifsico de 150A instalado no quadro de distribuio que alimenta o Quadro dos Chuveiros(na Usinagem) deve ser substitudo por outro de 100A para efetivamente garantir proteo aos condutores. . Deve tambm ser instalado DR para proteger os circuitos dos chuveiros. As chaves com fusveis de 100A que protegem os circuitos da Calderaria e Carpintaria devem ser substitudas por outras que no ofeream risco de contato acidental ainda que o circuito esteja desenergizado. A proteo deve ser substituda por disjuntores ou fusveis adequados aos cabos instalados para efetivamente garantir proteo aos condutores. A chave de reverso que aciona a ponte rolante da Fundio deve ser substituda por chave rotativa que impea contato acidental. A chave com fusveis que protege a ponte rolante da Usinagem deve ser substituda por outra que no oferea risco de contato acidental ainda que o circuito esteja desenergizado ou por disjuntor com capacidade adequada para efetivamente garantir proteo aos condutores. Os disjuntores bifsicos de 60A instalados no quadro de distribuio N1 que alimenta a iluminao da Usinagem devem ser substitudo por outros de 30A para efetivamente garantir proteo aos condutores. Da mesma forma, o disjuntor geral de 150A do mesmo quadro, deve ser substitudo por outros de 60A para efetivamente garantir proteo aos condutores de alimentao. Os fusveis de 160A que protegem o circuito Exaustor devem ser substitudos por outros que adequados aos cabos instalados para efetivamente garantir proteo aos condutores. Os fusveis de 300A e o disjuntor trifsico tambm de 300A que protegem o circuito da Centifugadora devem ser substitudos por outros que adequados aos cabos instalados para efetivamente garantir proteo aos condutores. Os fusveis de 300A da chave de proteo geral da Fundio devem ser substitudos por outros que adequados aos cabos instalados para efetivamente garantir proteo aos condutores.

2. Quadro de Distribuio Geral de Baixa Tenso: oportuno que alguns comentrios sejam emitidos a respeito deste quadro. Estes comentrios devem ser lidos, tendo em mos o diagrama unifilar, para melhor clareza dos fatos. A sada para a Calderaria alimentada por cabos de #16mm. Este circuito protegido por fusveis de 300 A. Os fusveis devem ser substitudos por outros de 63 A ou disjuntores de 60 A. A sada para a Usinagem 2 alimentada por cabos de #70mm. Este circuito protegido por fusveis de 315 A. Os fusveis devem ser substitudos por outros de 150 A ou disjuntores de 150 A. Deve ser instalado um disjuntor trifsico de 100A para proteger o circuito que alimenta o banco de capacitores.

3. Cabos de Alimentadores: A NBR 5410 prev a utilizao em circuitos de distribuio interna, os cabos isolados para 750V e 0.6/1.0KV. A utilizao de cada cabo fica condicionada a maneira de instalao usada. A rede de distribuio interna da Fundio instalada area e aparente, enquanto a rede da Usinagem instalada em canaletas de alvenaria. Nestas formas de distribuo devem ser usado cabos com isolamento para 0.6/1.0KV(sintenax ou similar) por terem a caracterstica de no propagao e auto extino de chamas. Os alimentadores que no atendam a este requisito devem ser substitudos. 4. Aterramento e SPDA(sistema de proteo contra descargas atmosfricas): A NBR 5410 e 14039 determinam que os circuitos terminais e quadros de distribuio devem dispor de condutores de aterramento ligados malha da edificao com o objetivo de garantir equipotencialidade em todos pontos da instalao. Por isso, todas partes metlicas das instalaes devem ser aterradas. A Metalrgica Argos no dispe de um sistema de aterramento que atenda aos requisitos preconizados por aquelas normas(o projeto do SPDA e aterramento so parte integrante deste trabalho e est sendo apresentado como parte do relatrio). necessrio implantar um Sistema de Aterramento e SPDA conforme preceitua as normas citadas. Alm da malha de aterramento e do SPDA est sendo recomendado a instalao de protetores contra surtos nos quadro geral de baixa tenso e no quadro de distribuio da administrao. 5. Tomadas: As tomadas eltricas de uso geral instaladas so do tipo 2 polos. As tomadas padronizadas devem ser do tipo 2P+T.

3. CONCLUSO
Aps as vistorias realizadas nas instalaes, podemos resumir os comentrios contidos nos itens anteriores da seguinte forma: As instalaes eltricas existentes no atendem aos requisitos tcnicos e de segurana estabelecido pelas normais aplicveis em vigor.(Proteo, Aterramento). No existe um projeto eltrico das instalaes eltricas existentes. O sistema de aterramento est sendo implantado. Necessria reviso nos quadros de distribuio

You might also like