You are on page 1of 4

http://simuladobrasilconcurso.com.

br

Prova do TCE (RJ) - Controle Externo 3 - Questes e Simulados 1) Com relao aos princpios de controle externo da Administrao Pblica, correto afirmar: a) O controle interno da Unio e da Administrao indireta envolve fiscalizao contbil, financeira, ope- racional e patrimonial, mas no diz respeito matria oramentria, porque o controle da execuo do oramento matria de competncia da Comisso Mista de Oramento. b) Como no envolve gastos pblicos, o controle interno sobre a renncia de receitas por parte da Unio e da Administrao indireta no da competncia do Tribunal de Contas da Unio. c) Nos termos da Constituio Federal brasileira, o controle externo da Unio e da Administrao indireta correspondente est a cargo do Congresso Nacional, que o exerce com o auxlio do Tribunal de Contas da Unio. d) O Tribunal de Contas da Unio julga tambm as contas prestadas anualmente pelos membros do Supremo Tribunal Federal. e) Na rbita federal, o Tribunal de Contas da Unio aprecia a legalidade dos atos de admisso de pessoal, inclusive as nomeaes para cargo de provimento em comisso.

2) Compete ao Tribunal de Contas apreciar, para fins de registro, a) a legalidade dos atos de admisso de pessoal. b) as aberturas de crditos adicionais Lei Oramentria Anual. c) a utilizao de recursos recebidos pelos servidores a ttulo de adiantamento de numerrio. d) as peas contbeis de empresas pblicas. e) as contas anuais prestadas por consrcios intermunicipais.

3) A Constituio Federal estabelece que os Tribunais de Contas estaduais sero integrados por, a) trs Conselheiros. b) cinco Conselheiros. c) sete Conselheiros. d) nove Conselheiros. e) onze Conselheiros.

4) Conforme estabelecido na Constituio Federal, o controle externo exercido pelo(a): a) Controladoria ou rgo equivalente. b) Procuradoria Geral ou rgo equivalente. c) Tribunal de Contas com auxlio do Poder Legislativo. d) Poder Legislativo com auxlio do Tribunal de Contas. e) Ministrio Pblico.

5) (Adaptada) O Tribunal de Contas do Estado de Sergipe um rgo,

a) com a incumbncia de elaborar o Plano Plurianual do Estado em conjunto com o Poder Executivo. b) subordinado ao Poder Legislativo Estadual. c) responsvel pelo controle interno da execuo oramentria e financeira das unidades administrativas. d) cuja principal funo aprovar a programao e o cronograma de desembolso de recursos das unidades oramentrias. e) subordinado ao Poder Judicirio Estadual e tem como funo realizar o controle externo das contas pblicas.

6) I. As decises do Tribunal de Contas de que resulte imputao de multa tm eficcia de ttulo executivo. II. Entre as funes a serem desempenhadas pelo controle interno de contas est a de exercer o controle das operaes de crdito realizadas. III. Cabe ao Tribunal de Contas sustar, de imediato, contrato que repute ilegal. IV. O controle externo das contas pblicas somente pode dar-se quanto legalidade, legitimidade, aplicao de subvenes e renncia de receitas.SOMENTE est correto o que se afirma em, a) I e II. b) II e III. c) III e IV. d) I. e) IV.

7) Ao Tribunal de Contas do Municpio do Rio de Janeiro compete, na forma estabelecida no regimento interno, apreciar as contas prestadas anualmente pelo Prefeito, elaborando e emitindo parecer prvio em at: a) 120 dias de seu recebimento. b) 60 dias de seu recebimento. c) 90 dias teis de seu recebimento. d) 60 dias teis de seu recebimento. e) 90 dias de seu recebimento.

8) Nos termos da Constituio Federal, a titularidade da funo de Controle Externo de um municpio do(a): a) Tribunal de Contas de sua jurisdio. b) Tribunal de Contas da Unio. c) Cmara de Vereadores. d) Congresso Nacional. e) Assemblia Legislativa.

9) No que concerne ao controle externo e ao TCU, assinale a opo correta. a) O TCU rgo do poder legislativo. b) As competncias dos tribunais de contas da Unio e dos estados so competncias exclusivas do Congresso Nacional. c) Conforme a doutrina majoritria, a natureza jurdica das decises do TCU judicante. d) O TCU emite parecer sobre suas prprias contas. e) A fiscalizao contbil, financeira e oramentria exercida pelo TCU notada no julgamento das contas dos responsveis sujeitos sua jurisdio.

10) Assinale a opo correta com relao aos tribunais de contas. a) As atribuies dos tribunais de contas estaduais, incluem a fiscalizao das aplicaes dos recursos estaduais e dos recursos municipais pelos governos municipais.

b) A imputao de dbito que resulta de decises dos tribunais de contas tem eficcia de ttulo executivo, mas as multas aplicadas no. c) Se um administrador pblico, sem patrimnio pessoal, com dbito imputado pelo tribunal de contas vier a falecer, restar sua famlia o pagamento dessa obrigao. d) No processo de controle exercido pelo TCU, no h de se falar em devido processo legal, pois esse instituto privativo do Poder Judicirio. e) Aos tribunais de contas, no exerccio de suas atribuies, no cabe a apreciao da constitucionalidade de leis e atos do poder pblico.

Gabarito
Pergunta 1 => Alternativa C Pergunta 2 => Alternativa A Pergunta 3 => Alternativa C Pergunta 4 => Alternativa D Pergunta 5 => Alternativa B Pergunta 6 => Alternativa A Pergunta 7 => Alternativa B Pergunta 8 => Alternativa C Pergunta 9 => Alternativa E Pergunta 10 => Alternativa A

You might also like