You are on page 1of 3

20/05/12

Imprima

Plano de Aula

O ciclo do Ouro no Brasil


Objetivos
Compreender as transformaes na Amrica Portuguesa a partir da descoberta e explorao do ouro. Analisar as transformaes ocorridas tanto nas relaes coloniais deste perodo, como as mudanas no territrio e na dinmica populacional geradas pela descoberta de metais preciosos nas Minas Gerais.

Contedos
Brasil Colnia; Minerao.

Tempo estimado
Seis aulas

Material necessrio
Mapas do Brasil nos sculo XVI e XVII; mapa do Tratado de Tordesilhas, mapa do Tratado de Madri e mapa da explorao do ouro (Ver site do IBGE); Aquarelas de Carlos Julio, disponveis no site Projeto Trfico de Escravos da Biblioteca Nacional; imagens, fotos ou desenhos das cidades mineiras de Ouro Preto, Mariana, So Joo Del Rei, Tiradentes, Sabar, entre outras, disponveis em livros, revistas e internet.

Desenvolvimento
1 Aul a Demonstrar aos alunos, a partir da exibio dos mapas, as transformaes ocorridas no territrio colonial portugus entre os sculos XVI e XVIII. A comparao entre os mapas deve ser focada para que a turma perceba as diferenas entre eles e busque explicaes para essas mudanas. Deve-se destacar aos alunos o processo de interiorizao do Brasil e o avano dos colonizadores pelo serto, inicialmente limitados ao litoral. A observao entre os mapas do Tratado de Tordesilhas e o Tratado de Madri servir para demonstrar o avano rumo ao interior feito pelos bandeirantes, missionrios, criadores de gado e pelo prprio Governo portugus, destacando o objetivo sempre presente de localizar metais preciosos. O importante desta atividade deixar que os alunos busquem interpretaes para as diferenas nos mapas e os motivos que levaram esse avano pelo interior da Amrica Portuguesa. Sobre o tratado de Madri, destacar o princpio de uti possidetis (usucapio), direito de posse sobre a terra ocupada.
revistaescola.abril.com.br/imprima-essa-pagina.shtml?http://revistaescola.abril.com.br/historia/pratic 1/3

20/05/12

Imprima

2 Aul a Entendido o processo de interiorizao da Colnia, mostre o mapa que destaca a localizao e explorao do ouro, identificando as primeiras vilas e povoados que surgiram com o incio da explorao mineradora. Discuta a mudana do eixo econmico do litoral para o interior, demonstrando o aumento populacional da regio destacada, tanto pelo deslocamento dos colonos de outras regies do Brasil, quanto pelos reinis, atrados pela possibilidade de enriquecimento. A consolidao de um mercado interno na colnia tambm deve ser lembrada, pois a produo e fornecimento de mercadorias e suprimentos das demais regies da colnia para a regio das Minas favoreceu um crescente comrcio. 3 Aul a Comentar sobre a vida do pintor, desenhista e aquarelista Carlos Julio (1740-1811) e exibir para os alunos as imagens das aquarelas que registram cenas do cotidiano e do trabalho escravo, especialmente sobre a extrao mineral (Serro Frio, Extrao de diamantes e Escravos britadores), disponveis no site da Biblioteca Nacional em parceria com a UNESCO. Apesar das aquarelas serem sobre a extrao de diamantes, elas simbolizam de forma geral a organizao do trabalho escravo e extrao mineral. Interrogar os alunos sobre as aquarelas; pedir que eles descrevam as imagens que esto vendo; perguntar se eles conseguem identificar quem eram os trabalhadores apresentados nas imagens. Quais elementos sobre as relaes de trabalho e a atividade mineradora podem ser identificados atravs das imagens representadas nas aquarelas? 4 Aul a Solicite aos alunos que se dividam em grupos. Pea para que pesquisem imagens ou fotos atuais sobre as cidades fundadas no perodo da minerao. O ideal que cada grupo fique com uma cidade para que no ocorra uma repetio de imagens. Eles devem ser orientados a buscarem imagens que demonstrem as riquezas deixadas pela minerao nestas cidades, identificando o nome do local em cada uma das imagens: se uma igreja, qual; se um casaro, por quem foi habitada; se uma praa, qual o nome; se uma ladeira, indicar o nome; se um chafariz, qual. Os estudantes devero montar um histrico das cidades que pesquisaram, a ser apresentado junto com as imagens encontradas. Essa atividade deve ser orientada, o que propiciar ao professor iniciar com os alunos a discusso sobre patrimnio histrico e a importncia da preservao. 5 Aul a Apresentao das pesquisas. Se os alunos optarem por imagens impressas, feitas a partir de recortes de jornais, livros e revistas, eles podero elaborar um painel em cartolina para apresentarem aos colegas. Caso exista alguma dificuldade em localizar imagens impressas, a pesquisa poder ser feita utilizando-se a internet, porm, os alunos precisaro de meios para a exibio das imagens digitais, como um computador e Data Show.
revistaescola.abril.com.br/imprima-essa-pagina.shtml?http://revistaescola.abril.com.br/historia/pratic 2/3

20/05/12

Imprima

Avaliao
Na primeira, segunda e terceira etapa, analise a interao e os questionamentos feitos na comparao dos mapas e na interpretao das aquarelas, assim como a capacidade dos alunos em elaborar explicaes prprias a partir do contedo j estudado. Na quarta e quinta etapa, avalie a capacidade de organizao, o trabalho em equipe e a qualidade das informaes e das imagens apresentadas sobre as cidades pequisadas.

Consul tor Leandro Perei ra Matos Mestrando em Histria na Universidade Federal de Juiz de Fora - Minas Gerais, professor da EM Antnio Carlos Fagundes

revistaescola.abril.com.br/imprima-essa-pagina.shtml?http://revistaescola.abril.com.br/historia/pratic

3/3

You might also like