You are on page 1of 3

O discurso em um texto narrativo

Em um texto narrativo, o discurso se manifesta de vrias formas

Quando falamos sobre o texto narrativo, sabemos que se trata de uma histria j acontecida, podendo ser verdadeira ou fruto da imaginao de um determinado autor, chamada de fico. Sabemos tambm que para ela ter sentido, alguns elementos participam da sua constituio, como por exemplo: os personagens, o lugar onde ocorrem os fatos, o tempo em que eles acontecem, o narrador, que a pessoa que nos relata tudo, e a histria propriamente dita, tambm denominada de enredo. Pois bem, agora vamos entender um pouco mais sobre a forma pela qual o narrador escolhe nos transmitir tudo o que ocorreu, ou seja, que discurso ele ir usar. Ah! Existem trs tipos de discurso, portanto, nosso objetivo descobrir algumas caractersticas que se encontram presentes em cada um deles. Vamos ento realizar essa tarefa?

Primeiramente, temos o discurso direto. Nele, o narrador descreve as falas dos personagens da maneira que elas acontecem. E como voc sabe, na linguagem escrita, quando se trata de reproduzirmos um dilogo, precisamos recorrer a alguns sinais de pontuao, de modo a deixar bem claro para o leitor as reais intenes das pessoas envolvidas na conversa, isto , quando exclamam, interrogam, interrompem um pensamento e depois o retoma, entre outras. Para que fique bem claro, analisaremos um exemplo: A professora chegou e disse aos alunos: -Vocs trouxeram a pesquisa que eu havia solicitado? Todos responderam: -Trouxemos, professora. Ento ela disse: - Parabns pela responsabilidade, pois agora poderemos comear o trabalho. Percebeu como as falas so transcritas? H tambm um aspecto que precisamos reconhecer: no momento em que o narrador se prepara para introduzir uma determinada fala, ele utiliza alguns verbos. No exemplo acima, eles so identificados por: todos responderam e ela disse. Estes verbos so chamados de elocuo, pois servem para anunciar o que algum ir dizer. Outro tipo de discurso o indireto que, como o prprio nome indica, transcreve as falas de forma indireta. Dessa forma, o narrador quem as descreve, sem nada alterar o sentido da mensagem. Para conferirmos mais de perto, aproveitaremos o mesmo exemplo, citado acima. Portanto, transcrevendo-o para a forma indireta, obteramos: Quando chegou, a professora perguntou aos alunos se eles haviam trazido a pesquisa solicitada. Eles responderam que sim, ela ento os parabenizou pela responsabilidade, dizendo que j poderiam comear o trabalho.

Por ltimo, temos o discurso indireto livre, no qual ocorre tanto o discurso direto, quanto o indireto. Assim sendo, h a participao dos personagens e do narrador ao mesmo tempo. No exemplo que j conhecemos, esse discurso se manifestaria assim: Parabns pela responsabilidade, pois agora poderemos comear o trabalho. Foi o que a professora disse aos alunos. Notamos que realmente houve a participao, tanto de um personagem quanto do narrador.

You might also like