You are on page 1of 8

ABLC - Academia Brasileira de Literatura de Cordel

http://www.ablc.com.br/cordeis.html

Outros ttulos

01 - A mulher que deu tabaco na presena do marido. Gonalo Ferreira da Silva

02 - Camisinhas para todos. Mestre Azulo

03 - Ai! Se ssse!... Z da Luz

04 - Peleja de Pinto com Milans. Severino Milans da Silva Histria de Jos do Egito.
Joo Martins de Athayde

Jacob foi um patriarca De uma vida exemplar Teve Raquel como esposa Uma jovem singular Pai de Jos do Egito De quem pretendo falar. Foram pais de onze filhos De uma s gerao No quero falar de todos Pra no fazer confuso Falo em Jos do Egito Benjamim e Simio. Jos era o mais moo De Jacob era estimado Devido essa simpatia Pelos outros era odiado Esse dio aumentou tanto Que o velho tinha cuidado. Jos conhecendo isso A todos ele temia A intriga aumentou mais Porque Jos disse um dia Um crime que tinham feito De cujo ningum sabia. Eles pensavam consigo O que deviam fazer Para dar fim a Jos Sem o velho conhecer Vivia o pobre menino Sentenciado a morrer. Disse Jos aos irmos: - Eu essa noite sonhei Que ns andvamos juntos E por um lugar passei Vi onze adorando um Quem era, tambm no sei.

05 - A Discusso do Carioca com o Pau-de-Arara. Apolnio Alves dos Santos

06 - Labareda - O Capador de Covardes. Gonalo F. da Silva

07 - Cordel para Pixinguinha. Gustavo Dourado

08 - O cavalo que defecava dinheiro. Leandro Gomes de Barros

09 - Histria das Sete Cidades da Serra da Ibiapaba-Ce. Apolnio Alves dos Santos

10 - O ABC do jogo do bicho e suas revelaes. Apolnio Alves dos Santos

11 - Histria da Rainha Esther. Arievaldo Viana

12 - A vida de Pedro Cem. Leandro Gomes de Barros

1 de 8

22/2/2013 22:22

ABLC - Academia Brasileira de Literatura de Cordel

http://www.ablc.com.br/cordeis.html

Disse Jos outra vez: - Eu tive outro sonho assim Que me achava no deserto Dum oceano sem fim O sol, a lua, onze estrelas Estavam adorando a mim. Ficaram encolerizados De inveja e de paixo Vendo que aqueles sonhos Eram a predestinao Entre si todos juraram De assassinar o irmo. Eles pastoravam gado Distante da moradia J o velho impaciente Por no v-los todo dia Mandou Jos saber deles Sem se lembrar da porfia. Quando avistaram Jos Criaram tanto rancor Olhavam uns para os outros Com olhos de traidor Dizendo: - Vamos mat-lo Porque ele um sonhador. Disse Rubens aos outros: - C na minha opinio Eu acho uma cousa triste Assassinar um irmo Botem ele na cisterna No lhe d gua nem po. Assim mesmo eles fizeram Quando o menino chegou Tiraram o roupa toda Ele despido ficou Botaram ele na cisterna Ali mais ningum passou. Depois que Jos estava Naquela horrenda priso Passaram uns israelitas E tiveram compaixo E chamaram os assassinos Para comprar-lhes o irmo Por vinte moedas em prata Foi o menino vendido Todos que assistiram a venda Consideravam perdido Numa nao estrangeira Como escravo desvalido. Depois pegaram a tnica Que Jos tinha deixado Quando entrou na cisterna Que eles tinham tirado Mandaram levar ao velho E dar-lhe mais um recado. Botaram sangue na tnica E mandaram o velho ver Dizia assim o recado: - Meu pai, procure a saber De quem era essa tnica No podemos conhecer. Quando o velho viu a tnica Comeou logo a chorar Oh! Meu Deus, perdi meu filho Como que hei de passar?! Foram as feras do deserto Que o quiseram matar! Enquanto Jacob chorava A morte do filho amado Ele entrava no Egito Para onde foi levado Foi vendido a Putifar Intendente do reinado.

13 - Saudao ao Juazeiro do Norte. Patativa do Assar

14 - Histria do Boi Leito ou O Vaqueiro que no mentia. Francisco Firmino de Paula

15 - Mal assombrada peleja de Francisco Sales com o "Negro Viso". Francisco Sales Arda

16 - O Sabido sem Estudo. Manuel Camilo dos Santos

17 - Brasi Caboco. Z da Luz

18 - O Imposto de Honra. Leandro Gomes de Barros

19 - A Morte de Chico Mendes Deixou Triste a Natureza. Manoel Santamaria

20 - E Tudo Vem a Ser Nada. Silvino Pirau

21 - A Via Debaixo da Cama e a Perna Cabeluda. Jos Costa Leite

22 - A opinio dos romeiros sobre a canonizao do Pe. Ccero pela igreja brasileira. Expedito Sebastio da Silva

23 - Coco Verde e Melancia. Jos Camelo de Melo Resende

24 - A Greve dos Bichos. Z Vicente

25 - A Vinda da Besta-Fera. Jos Costa Leite

26 - Necrolgio de Francisco Romano. Silvino Pirau de Lima

27 - Nos Caminhos da Educao. Moreira de Acopiara

28 - Um Bairro Chamado Lagoa do Mato.

2 de 8

22/2/2013 22:22

ABLC - Academia Brasileira de Literatura de Cordel

http://www.ablc.com.br/cordeis.html

Jos que era um moo Dotado de conscincia Putifar encontrou nele Fora de inteligncia Confiou da sua casa Toda superintendncia. Em poucos dias depois A mulher de Putifar Intentou gozar-se dele No pode realizar Por meio da falsidade Prometeu de se vingar. Disse ela a Putifar: - Seu empregado ruim Inda ontem aquele infame Dirigiu pilhria a mim Sendo eu sua esposa No posso ficar assim. Putifar logo afobou-se Ficou sego de paixo E mandou chamar Jos Na mesma ocasio Foi duas praas com ele Pra remet-lo priso. Entrou Jos na priso Dele ningum tinha d Depois ficou mais contente Porque no estava s Se achava mais um copeiro Da corte de Fara. Depois chegou um padeiro Que preso tambm ficou Um deles teve um sonho E outro tambm sonhou Todos mistrios dos sonhos Foi Jos quem decifrou. Disse o padeiro a Jos Tudo que tinha sonhado Por ordem de Fara Ia ser crucificado E pelas aves de rapina Seu corpo era devorado. Disse o copeiro a Jos Prometendo no faltar - Pela sua liberdade Eu tenho de trabalhar S terei algum descanso Quando voc se soltar. Apesar dessa promessa Ser de to boa vontade Porm como a tal priso Foi feita com falsidade Jos passou mais dois anos Sem gozar da liberdade. Fara teve dois sonhos Que o impressionaram Vendo sete vacas gordas Que dele se aproximaram Vinham outras sete magras Que as gordas devoraram. Quando foi no outro dia Fara mandou chamar Todos os sbios que haviam Residentes no lugar Cada um disse uma asneira No puderam decifrar. O copeiro ento lembrou-se Do que tinha se passado De um sonho que tinha tido E Jos tinha decifrado Mandaram soltar Jos E trouxeram para o reinado.

Moreira de Acopiara

29 - Manual da Copa 2006. J. Victtor

30 - Lampio, o Capito do Cangao. Gonalo Ferreira da Silva

31 - Lenda do Caipora. Gonalo Ferreira da Silva

32 - As Palhaadas de Biu. Manoel Camilo dos Santos

33 - Quilombolas. J. Victtor

34 - Histria de Jos do Egito. Joo Martins de Athayde

35 - A Peleja do Crebro com o Corao. Marcus Lucenna

36 - A Chegada de Lampio no Inferno. Jos Pachco

37 - Cem anos de xilogravura na literatura de cordel. Arievaldo Viana e Marco Haurlio

38 - A seca do Cear. Leandro Gomes de Barros

39 - A chegada do diabo no bordel do Big Brother. Marcus Haurlio

40 - Antonio Silvino, o Rei dos Cangaceiros. Leandro Gomes de Barros

41 - Um mosquito, o descaso e a dengue. J. Victtor

42 - A famigerada "Dana" do Cru. Waldeck de Garanhuns

43 - Encontro com a conscincia. Arievaldo Viana

3 de 8

22/2/2013 22:22

ABLC - Academia Brasileira de Literatura de Cordel

http://www.ablc.com.br/cordeis.html

Jos chegando na corte Foi muito em recebido Para decifrar o sonho Que o Fara tinha tido Jos explicou tudo Sem ter de nada sabido. - Senhor; lhe disse Jos Os sonhos so verdadeiros Essas vacas gordas So sete anos primeiros Sero de tanta fartura De abarrotar os celeiros. - E as sete vacas magras Por minha vez tambm cismo So sete anos de seca De misria e cataclismo A nao que descuidar-se Cair sobre o abismo. - Eu acho conveniente Que a vossa majestade Procure um bom ministro Que tenha capacidade Para comprar todo trigo Que aparecer na cidade. - Se acaso rei meu senhor Este conselho no tome Chegando o tempo da crise O Egito muda de nome Se acabam os pobres na rua Todos morrendo de fome. Fara vendo a conversa Anti-tradicional Vendo que o cataclismo Se torna universal Disse a Jos: s ministro Pela ordem imperial. O rei lhe dizendo isso Entregou-lhe um anelo Dizendo: Pega esta jia Que te dou por distino Dora em diante sers chefe De toda esta nao. Tinha Jos nesse tempo Trinta e um anos de idade Tomou conta da misso Tinha plena liberdade De fazer naquele reino O que tivesse vontade. Chegou o tempo abundante Jos pegou a comprar Trigo, feijo e farinha Vindos de todo lugar Depois dos celeiros cheios No teve onde botar. Mandou fazer um depsito De muito grande extenso Num dos pontos da cidade Prevendo a ocasio Pra socorro da pobreza Sendo da sua nao. Um tempo assim como aquele Nunca se viu outro igual As naes tinham fartura De um modo descomunal Findou o tempo abundante Entrou a crise fatal. J depois de quatro anos Que o cataclismo assolava O povo das caravanas Que no Egito passava Via que nesse lugar Em fome nem se falava.

44 - Os Sofrimentos de Jesus Cristo. Jos Pacheco

45 - Constelao - Retrospectiva Cientfica e Reflexes. Gonalo Ferreira da Silva

46 - Centenrio de Patativa do Assar Os mandatos comunistas e a cultura popular. Arievaldo Viana e J Oliveira

47 - Jesuno Brilhante - Brao Avanado da Justia. Gonalo Ferreira da Silva

4 de 8

22/2/2013 22:22

ABLC - Academia Brasileira de Literatura de Cordel

http://www.ablc.com.br/cordeis.html

Vagou aquela notcia Que no Egito inda tinha Recurso para a pobreza Trigo, feijo e farinha Todo dia vinha gente Da regio mais vizinha. A fome assolava o mundo O grande tambm sofria Substncia de alimento Em parte alguma se via O rico morrendo fome E o dinheiro no vali. Jacob, o pai de Jos Vendo o tempo muito ruim Mandou os filhos ao Egito Naquelas estradas sem fim Mandou os outros mais velhos E ficou com Benjamim Chegando eles no Egito Depressa foram levados presena de Jos Para serem interrogados Jos conheceu bem eles Logo que foram chegados Jos fingiu-se inimigos Vendo aqueles condies Que os irmos se achavam Sabendo que eram bons Lhes disse: de onde vm Que me parecem uns ladres? Responderam com espanto: horrvel a nossa sina Somos filhos de Jacob Natural da Palestina Viemos comprar legumes Que a fome l canina. Jos ficou comovido Porque tinha compaixo Apesar de ter sofrido Deles aquela traio Ento perguntou a eles: Sua irmandade quais so? - Ns ramos 12 irmos O caula no quis vir Porque meu pai j velho S ele o pode servir Quanto ao nosso irmo Jos Esse deixou de existir. Disse Jos para eles: Eu s posso acreditar Desse seu irmo mais novo Se vocs forem buscar Ficando um de vs preso At o outro chegar. Disseram: rei meu senhor Ns no fazemos questo Nos venda um pouco de trigo Temos muita preciso Quanto ao que fica preso Deixo ficar Simio Jos mostrou-se contente Deu a resposta que sim Mas disse a eles depois: O tempo inda est ruim Quando vier comprar trigo Me traga o tal Benjamim A voltaram os outros Porm sem consolao Chegaram na Palestina O patriarca ancio Foi perguntando aos filhos: Onde ficou Simio?

5 de 8

22/2/2013 22:22

ABLC - Academia Brasileira de Literatura de Cordel

http://www.ablc.com.br/cordeis.html

- Simio ficou l preso Agora que est ruim Porque quando ns samos O rei nos disse assim: Quando vier comprar trigo Me traga o tal Benjamim Dizia o velho chorando: Chegou o meu triste fim Porque esse um dos filhos Que no se aparta de mim Como viverei no mundo Ficando sem Benjamim?! Jud insistiu com ele Contando o que foi passado - Eu tomo conta de tudo Meu pai, no tenha cuidado; Dizia o velho: ele indo Para mim foi sepultado! - Se eu digo estas palavras porque tenho razo Jos os bichos comeram Nas brenhas da solido Agora sem haver crime Ficou preso Simio! Jud pelejou com ele At o velho aceitar Se Benjamim l no fosse Nada podia arranjar S no Egito que tinha O que eles iam comprar. Eles seguiram viagem O velho ficou sentido Jud chegou no Egito Foi muito em recebido Porque levou Benjamim Que Jos tinha pedido. Jos vendo Benjamim Conheceu logo tambm Perguntou com cara feia (porm os tratando bem): este o irmo mais novo Que vocs dizem que tm? Jud lhe disse que sim Partido de comoo Dizendo: - Rei, meu senhor Nos conceda a permisso Para que possamos ir Aonde est Simio? Disse Jos: podem ir Visitar o seu irmo Ele at aqui no teve Nenhuma perturbao; Jos s tinha ele preso Fazendo a comparao. Jos diante essas coisas No podia se conter Chorava em seu aposento Que s faltava morrer Pois inda no era tempo De se dar a conhecer. Todos irmos de Jos De nada tinha sabido Vendo Jos como rei Dum pas desconhecido Sendo ele o tal irmo Que eles tinham vendido Depois Jos chamou eles Dando plena liberdade Dizendo: vo passear Pelas ruas da cidade; S assim Jos podia Fazer a sua vontade.

6 de 8

22/2/2013 22:22

ABLC - Academia Brasileira de Literatura de Cordel

http://www.ablc.com.br/cordeis.html

Eles com essas palavras Ficaram muito contentes A Jos mandou logo Chamar o seu intendente Dizendo: encha bem cheio O saco daquela gente - Depois dos sacos bem cheios Faa jeito de botar A minha taa de prata Sem ningum desconfiar No saco de Benjamim Pra quando ele for, levar O intendente fez tudo Como Jos lhe mandou No saco de Benjamim Ele a taa colocou Benjamim que no sabia No outro dia levou Assim que eles saram Jos mandou uns soldados Dizendo: peguem uns rapazes Que vo ali carregados E tragam a minha presena Para serem interrogados Eles iam muito alegres S por levar Simio Dizia Jud: fizemos Muito boa arrumao; Nisto gritaram pra eles Lhes dando voz de priso Logo a foram levados presena de Jos; - Quem roubou a minha taa Ter priso de gal Faz vergonha nos senhores No ter um homem de f Disseram: rei, meu senhor Ns nunca roubamos nada Essa taa de que falam Nunca pode ser achada Mande correr nossos sacos S ela sendo encantada. - No pensei que em Palestina Tivesse gente ruim Passem u'a corra nos sacos; Jos ento disse assim A taa foi encontrada No saco de Benjamim A caram por terra Botando os joelhos no cho Dizendo: rei, meu senhor De ns nenhum ladro Porm seremos levados morte na priso. Jos partido de pena No podendo resistir Disse ao seu intendente: Mande este povo sair Basta ficar estes homens A quem preciso eu ouvir Quando saiu todo povo Inda mais se comoveram Jos lhes disse chorando: - Inda nao me conheceram? Eu sou vosso irmo Jos O tal que vocs venderam Que hora amarga e feliz Para quem compreender! Toda tristeza que havia Foi transformar-se em prazer Ficaram todos felizes Dessa data at morrer

7 de 8

22/2/2013 22:22

ABLC - Academia Brasileira de Literatura de Cordel

http://www.ablc.com.br/cordeis.html

Jos mandou vir tambm O seu pai idolatrado Quem trouxe foi seu irmo Com muito zelo e cuidado Jacob findou os seus dias Vivendo sempre ao seu lado.

Todos os direitos reservados ABLC - Academia Brasileira de Literatura de Cordel Rua Leopoldo Fres, 37 - Santa Teresa - Rio de Janeiro - Tel: 55 21 2232-4801

Projeto: J.Victtor e Paula Schuabb Redesign: Daniel Nogueira

8 de 8

22/2/2013 22:22

You might also like