You are on page 1of 2

A Conquista Espanhola Astecas Em 1519 Hernn Corts desembarcou no Mxico, com cerca de 508 soldados, cavalos, canhes e algumas

s armas e dominou o territrio asteca com relativa facilidade, pois de acordo com uma previso asteca, nesse ano seus deuses chegariam ao seu reino para o juzo final; assim acreditando que os espanhis eram deuses, permitiram a entrada dos mesmos na regio sem oferecerem qualquer resistncia. O conflito entre espanhis e astecas s se iniciou aps a priso do imperador asteca Montezuma II e o saque de objetos de ouro, mas como os espanhis j estavam no territrio, a resistncia asteca durou apenas dois anos. Desta forma, no ano de 1521, o imprio asteca foi finalmente destrudo.

Incas Francisco Pizarro chegou regio do Peru em 1532, onde encontrou o Imprio Inca politicamente desestabilizado devido disputa pelo trono inca. Pizarro aprisionou o recm-nomeado imperador inca Atahualpa e iniciou o processo de dominao espanhol em territrio inca. Alguns incas resistiram vrios anos sob a liderana de Tupac Amaru, aps se refugiarem na regio de Vilcabamba, mas com a chegada de reforos espanhis, o Imprio Inca foi completamente destrudo no ano de 1572.

Domnio Espanhol a) b) c) d) Podemos apontar alguns fatores alm dos citados, para a dominao espanhola. Entre eles, observamos: Superioridade militar; Auxlio da populao local, inimiga dos incas e astecas; Doenas trazidas pelos espanhis que dizimaram os indgenas; Fcil aceitao dos incas e astecas em relao aos espanhis, por acreditarem que os mesmos eram deuses que haviam chegado ao territrio como previsto por seus sacerdotes. Administrao Espanhola A Coroa espanhola incentivou pessoas de diversas camadas sociais a se dirigirem para as terras da Amrica Espanhola na primeira metade do sculo XVI para ocuparem-nas, defend-las de ataques inimigos e administr-las. O acordo estabelecido entre os colonos e a coroa espanhola previa que parte do que era explorado e produzido na Amrica Espanhola deveria ser enviado a Espanha. A partir da segunda metade do sculo XVI, o governo espanhol dividiu o territrio americano em vice-reinos que seriam governados por funcionrios reais, para controlar de maneira mais efetiva a explorao de seu novo territrio. Capitanias hereditrias tambm foram criadas com o objetivo de proteger os vice-reinos. Na tentativa de assegurar o monoplio comercial de suas colnias, a coroa espanhola criou algumas instituies: a) Casa de Contratao (1503): controlava os navios que faziam comrcio com as colnias; b) Conselho da ndias (1524): elaborava leis e fiscalizava funcionrios e relaes comerciais entre a colnia e a metrpole; c) Regime de Frotas e Galees (1540): obrigava os navios mercantes a andarem em comboios com navios de guerra para defenderem-se do ataque de piratas e corsrios. Sociedade Colonial Espanhola A sociedade colonial era composta pelos:

a) Chapetones: espanhis; eram os mais privilegiados desta sociedade;

b) Criollos: filhos dos espanhis nascidos na Amrica. Em geral eram grandes proprietrios de terras e dedicavam-se ao comrcio. c) Mestios: filhos dos chapetones ou criollos com as indgenas ou negras. d) Indgenas: realizavam trabalhos forados para os espanhis. e) Africanos: desembarcavam na Amrica como escravos e trabalhavam nas lavouras, nas cidades e nas casas dos chapetones e dos criollos. Trabalho Compulsrio Os espanhis exploravam o trabalho indgena por meio da mita e da encomienda. A mita era um sistema de origem inca, na qual a pessoa deveria trabalhar alguns dias por ano na construo de obras pblicas. Os espanhis adaptaram esta forma de trabalho para a explorao da minas de ouro, onde os indgenas deveriam trabalhar inicialmente, cerca de quatro meses. Aos poucos, esse perodo foi se estendendo. A ecomienda era um sistema de trabalho no qual os colonos recebiam autorizao do governo espanhol para explorar a mo-de-obra indgena e cobrar tributos dos mesmos, assim, parte do que o indgena produzia nas lavouras ou o que explorava nas minas permanecia com os indgenas. Em troca dessa autorizao, o colono era obrigado a catequizar os indgenas. A Igreja Catlica auxiliou na administrao do territrio ao instituir as misses que tinham por objetivo catequizar os indgenas e apaziguar os conflitos entre colonos e indgenas.

Administrao Portuguesa O fato dos portugueses ignorarem a existncia de minas de ouro no Brasil contribuiu para o desinteresse me explorar o territrio brasileiro. O pau-brasil madeira utilizada na fabricao de mveis, barcos e no tingimento de roupas foi o primeiro produto explorado pelos portugueses no Brasil. Sua extrao era realizada pelos indgenas que realizavam trabalhos forados para os portugueses, ou trocavam a madeira por quinquilharias. Para controlar a extrao e o transporte da madeira, o governo portugus criou as feitorias em solo brasileiro que tinham como funo proteger o territrio de ataques inimigos e armazenar as mercadorias que seriam enviadas para a Europa. Os constantes ataques ao territrio brasileiro ameaavam o domnio portugus, assim, por volta de 1530 a coroa portuguesa decidiu iniciar efetivamente a colonizao do Brasil.

You might also like