You are on page 1of 2

Histria Volume nico | Unidade 4 | Captulo 21

Povos indgenas no Brasil


Estimativa da populao indgena da

s europeus comearam a chaAmrica na poca do contato europeu 1. Pesquisa efinidos, situada na costa leste Percentual Populao Em para grupos, pesquise sobre a criao do Servio de Proteo aos ndios (SPI), em 1910. Destaque o da populao sados pelos portugueses estimada objetivo e a razo da criao do rgo. Depois, compare com a poltica de proteo ao ndio praticada americana total mericanos, como Maranho e nos dias atuais. Amrica do mo Brasil passou a designar 4 400 000 7,7

Norte Mxico 400os 000 37,3 2. Identificao e interao 21 com povos indgenas das proximidades rasil para o perodo anterior Amrica 5 650 000 9,9 Forme grupos com seus colegas. Cada grupo deve pesquisar a existncia de aldeias na sua regio ou Central dgenas no viviam no Brasil. Caribe 5 850 000 10,2 nas regies vizinhas. Obtidas essas informaes, que devem ser compartilhadas com toda a classe, ps a chegada dos europeus e 11 500 000 20,1 um aspecto da histria do(s) povo(s) que vive(m) na regio cada no grupoAndes ser encarregado de pesquisar lonizao, transformou-se Plancies da respectiva aldeia ou aldeias. e a situao atual da 8 500 000 14,8 Amrica do Sul viviam no territrio atualmenTotal 57 300 000 100,00

3. Trabalho e acaba dificultando a leitura,com mapas Fonte dos dados: Lockhart, James; Schwartz, Stuart B. o Brasil, devendo-se, no en- novamente A Amrica Latina na pocaGrupos colonial. Rio indgenas de Janeiro: Analise o mapa do Brasil no sculo XVI j analisado durante o estudo Brasileira, as 2002. p. 57. so. do captuloCivilizao e desenvolva seguintes atividades.
Grupos indGenas do Brasil no sculo XVi
VENEZUELA COLMBIA
Equador

da Amrica do Sul m modo possvel de ngusticos. por volta do sculo distintos. Segundo m: tupi-guarani, j, as famlias reduziumas das outras em

Guiana Francesa GUIANA (FRA) SURINAME

idas so considera, ou seja, eles maroutros povos, que ngusticas dos ind-

PERU BOLVIA

Distribuio primitiva Tupi-Guarani J CHILE Aruaque Caribe Cariri Pano Tucano Charrua Outros grupos
URUGUAI ARGENTINA
Trpico de Capricrnio

perso: 1) a rea do uas indgenas esto de sobre o oeste do iria norte, entre o hiptese, possvel amlias lingusticas a ao lado.

PARAGUAI

OCEANO ATLNTICO
0 km 587

Fonte de pesquisa: AtlAs histrico escolar. Rio de Janeiro: FAE, 1991. p. 12.

e informaes co entre os vatrias que es-

a) Localize os pontos onde os colonizadores portugueses se instalaram no sculo XVI e identifique os povos indgenas que habitavam essas regies. Pesquise a histria desses povos aps a mas entre si. Quanto mais prximas forem as lnguas, chegada dos europeus. mais recente a diviso do ponto de vista histrico.
Ob) Localize linguista norte-americano Morris Swadesh criou a regio onde mora e identifique o povo (ou povos) indgena(s) que habitava(m) essa regio um mtodo para estipular a datasobre dessas no sculo XVI. Pesquise a divises, situaoque atual desse povo (ou povos). consiste na comparao de um vocabulrio bsico de cem ou duzentas palavras comuns, determinando quais 4. Pesquisa, elaborao de relatrio e anlise do material pesquisado so cognatos verdadeiros. Quanto maior o porcentual de termos idnticos ou semelhantes, o tempo es- literatura oral. No Brasil, h alguns anos, alguns elemenOs povos indgenas produzem menor tradicionalmente timado diviso entre as lnguas. tosde dessa literatura vm sendo registrados em livros pelos prprios ndios, usando tanto as respectivas 1. Debata com seus colegas as pelas lnguas indgenas quanto o transformaes portugus. A rede mundial de computadores, a internet, muito usada para quais a lngua portuguesa est passando no incio do divulgar e vender esse material, em geral produzido e distribudo por instituies ligadas aos indgenas. sculo XXI, incluindo a adoo de palavras inglesas e Pesquise internet informaes obras as grias da na internet. O que elas dizem sobre a respeito dapublicadas por autores indgenas que habitam o Brasil. sociedade Elabore atual? um relatrio de pesquisa com as seguintes informaes: nmero total de obras localizadas,

uistas estudam cabulrios origas e moderreconstruo entre lnguas

as tiveram uma rivaram de um todo permite o mais prxi-

nome dos autores das obras, povos aos quais os autores pertencem, ttulos das obras, sinopse das obras (quando houver), ano de publicao, o uso de imagens. No final, elabore um texto conclusivo, 251 questes a serem respondidas na concluso: a analisando os dados coletados na pesquisa. Algumas publicao de textos indgenas pelos prprios ndios recente? Quais povos registraram sua literatura em livros? Quais temas so mais tratados pela literatura indgena?
07.06.10 16:30:43

Carlos Henrique

ndgenas

Histria Volume nico | Unidade 4 | Captulo 21

Respostas

1. O SPI tinha como objetivos cessar o massacre das populaes indgenas, protegendo-as em reservas,

onde deviam ser integradas sociedade no indgena por meio da educao e da profissionalizao. Partia do pressuposto, portanto, de que os indgenas deviam abandonar suas prticas consideradas primitivas, adotando pouco a pouco os hbitos e valores considerados mais evoludos da sociedade crist ocidental, integrando-se sociedade nacional. A atual poltica nacional reconhece o direito de os indgenas preservarem sua cultura e seu modo de vida, vivendo em suas terras ancestrais. Nessa nova abordagem, a cultura indgena passa a ser encarada como plena de sabedoria e significados, sem conotaes como primitiva ou pouco evoluda. A pesquisa poder ser realizada nos sites abaixo; o primeiro, da Fundao Nacional do ndio (Funai), e o segundo, da Rede da Memria Virtual Brasileira da Biblioteca Nacional: http://www.funai.gov.br/quem/historia/conteudo.htm http://bndigital.bn.br/redememoria/spi.html. ltimo acesso: 29 set.2010.
2. Esta atividade procura aproximar os alunos das comunidades indgenas. As informaes sobre as al-

deias indgenas que existem na sua regio podem ser encontradas no escritrio regional da Funai mais prximo. Informaes sobre a histria dos povos indgenas brasileiros podem ser encontradas no site do Instituto Socioambiental (ISA): <http://pib.socioambiental.org/pt>. Informaes sobre a situao atual das aldeias podem ser encontradas na imprensa regional e no site do ISA sugerido acima. Professor, caso seja possvel e considere conveniente, agende uma visita dos alunos a uma aldeia da regio, com a devida autorizao e orientao da Funai.
3. a)  Espera-se que os alunos, com base nos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental e nas

orientaes do professor, localizem basicamente quatro regies: o sul do atual estado da Bahia (regio de Porto Seguro), litoral do atual estado de So Paulo (So Vicente), baa de Todos os Santos (Salvador) e litoral do atual estado de Pernambuco (Olinda). Em todas essas reas predominava o povo Tupi. A pesquisa sobre a situao atual desse povo pode ser encontrada na imprensa e no site do Instituto Socioambiental (ISA): <http://pib.socioambiental.org/pt>. b) Resposta pessoal. A pesquisa sobre a situao atual do respectivo povo pode ser encontrada no site do Instituto Socioambiental (ISA), citado na resposta questo a.
4. Professor, os sites que tratam de literatura indgena so dinmicos e relativamente variados. A pesqui-

sa em um site de busca, usando o comando literatura indgena, resultar na listagem de inmeras pginas (sites e blogs) sobre o assunto. Oriente os alunos a se aterem aos sites produzidos pelos prprios indgenas. H a possibilidade de fazer um trabalho conjunto com a disciplina de Lngua Portuguesa, analisando o contedo de uma obra literria escrita por indgenas, previamente escolhida por vocs.

You might also like