You are on page 1of 5

Analise a figura a seguir. Ela representa os vrios nveis trficos.

Trata-se de um processo chamado: Escolher uma resposta. a. Biota. b. Biosfera. c. Cadeia alimentar. d. Equilbrio sustentvel e. Biodiversidade.

Resposta correta: Cadeia alimentar. Comentrio resposta correta: Parabns! A figura representa os vrios nveis trficos, ou elos, da cadeia alimentar. Mostra a planta como produtor e os vrios consumidores, fechando o ciclo com os decompositores. Correto Notas relativas a este envio: 1/1. Question 2 Notas: 1 So considerados ecossistemas os seguintes exemplos, EXCETO: Escolher uma resposta. a. O Rio Guaba, em Porto Alegre. b. O Pantanal mato-grossense. c. A Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro. d. Os manguezais no litoral pernambucano.

e. Uma aeronave brasileira.

Resposta correta: O enunciado da questo pede que se escolha a alternativa incorreta. Nesse caso, uma aeronave brasileira. Comentrio resposta correta: Parabns! Dentre as alternativas, a nica que no se trata de ecossistema a aeronave brasileira, porque ecossistema um sistema formado por seres vivos e no vivos, ou seja, seres biticos e abiticos, que interagem entre si e com o meio. Correto Notas relativas a este envio: 1/1. Question 3 Notas: 1 Analise a figura a seguir. Ela demonstra um movimento que permite a renovao da vida no planeta Terra.

Fonte: SBiologia (http://www.sobiologia.com.br/conteudos/bio_ecologia/ecologia27.php). Acesso em: 22 mar. 2011. A figura refere-se: Escolher uma resposta. a. Aos servios socioambientais. b. Ao processo de formao dos lenis freticos. c. Aos servios de proviso. d. Ao sequestro de carbono. e. Ao ciclo biogeoqumico da gua.

Resposta correta: A figura est demonstrando o ciclo da gua, que um ciclo biogeoqumico. Comentrio resposta correta: Parabns! O ciclo biogeoqumico ocorre quando a gua dos oceanos e rios evapora com o calor do sol, formando nuvens que devolvem a gua terra em forma de chuvas. Correto Notas relativas a este envio: 1/1. Question 4 Notas: 1 (Adaptada de FGV 1996) Biodiversidade, ou diversidade biolgica, um tema bastante atual e importante para o Brasil, pois abre excelentes perspectivas de acesso s modernas tecnologias, alm de oportunidades para troca de experincias e intercmbio com a comunidade cientfica internacional de diversos nveis. Ampliam tais perspectivas, o fato de o Brasil estar entre os cinco primeiros pases que possuem a maior variedade de organismos vivos, comunidades e ecossistemas. Assinale a alternativa que define biodiversidade: Escolher uma resposta. a. Biodiversidade o conjunto de todas as espcies de animais que habitam o planeta. b. Biodiversidade o conjunto integrado dos ecossistemas terrestres e aquticos.de seres vivos que compem a vida na Terra. c. Biodiversidade o conjunto de todas as espcies de seres vivos que compem a vida na Terra. d. Biodiversidade o conjunto das espcies que vivem no ecossistema aqutico. e. Biodiversidade o conjunto de todas as espcies de plantas existentes na Terra.

Resposta correta: Biodiversidade o conjunto de todas as espcies de seres vivos que compem a vida na Terra. Comentrio resposta correta: Parabns! Voc compreendeu que biodiversidade compreende todas as espcies de seres vivos. Correto Notas relativas a este envio: 1/1. Question 5 Notas: 1 (Adaptada de ENEM 2005) H quatro sculos, alguns animais domsticos foram introduzidos na Ilha da Trindade como "reserva de alimento". Porcos e cabras soltos davam boa carne aos navegantes de passagem, cansados de tanto peixe no cardpio. Entretanto, as cabras consumiram toda a vegetao rasteira e ainda comeram a casca dos arbustos

sobreviventes. Os porcos revolveram razes e terra na busca de semente. Depois de consumir todo o verde, de volta ao estado selvagem, os porcos passaram a devorar qualquer coisa: ovos de tartarugas, de aves marinhas, caranguejos e at cabritos pequenos. Com base nos fatos relatados, pode-se afirmar que: Escolher uma resposta. a. A principal alterao do ecossistema foi a presena dos humanos, pois animais nunca desequilibram o ecossistema. b. A introduo desses animais domsticos trouxe, com o passar dos anos, o equilbrio ecolgico na Ilha da Trindade. c. O ecossistema da Ilha da Trindade foi alterado devido introduo de espcies exticas ilha, pois no houve uma interao equilibrada entre os seres vivos, o que gerou impactos negativos ao ecossistema original. d. O desequilbrio s apareceu quando os porcos comearam a comer os ovos de tartarugas e cabritos pequenos. e. Aps um perodo de adaptao, a tendncia do ecossistema o equilbrio entre as condies originais e os elementos bitico ou abitico que foram introduzidos.

Comentrio sobre a resposta incorreta: No foi desta vez! Volte ao captulo 1 do livro-texto para compreender a manuteno dos ecossistemas. Errado Notas relativas a este envio: 0/1. Question 6 Notas: 1 (Adaptada de UEMS 2005) Assinale a alternativa correta em relao ao fluxo de energia em um ecossistema: Escolher uma resposta. a. A energia disponvel para o nvel trfico posterior ser sempre menor do que a energia recebida pelo nvel trfico anterior. b. No processo de transformao, a quantidade de energia disponvel tende a se acumular e aumentar medida que transferida de um nvel trfico para outro c. A energia de um ecossistema produzida pelos consumidores primrios e devolvida ao ambiente pela ao dos decompositores. d. A energia de um ecossistema entra na forma de energia luminosa, sendo convertida em energia qumica e, posteriormente, reciclada. e. A energia do Sol capturada pelos organismos vivos, que a transformam em energia qumica, eltrica e mecnica.

Resposta correta: A energia do Sol capturada pelos organismos vivos, que a transformam em energia qumica, eltrica e mecnica. Comentrio resposta correta: Parabns! O fluxo de energia, juntamente com os ciclos biogeoqumicos, garantem o funcionamento dos ecossistemas de forma equilibrada. Correto Notas relativas a este envio: 1/1.

You might also like