You are on page 1of 34

Comit Portugus para a UNICEF Comisso Nacional Iniciativa Hospitais Amigos dos Bebs

MANUAL DE ALEITAMENTO MATERNO

Leonor Levy Helena Brtolo


2012

NDICE
Nota Introdutria............................................................................ 5 1. Aleitamento Materno em Portugal ........................................... 7 2. Vantagens do Aleitamento Materno......................................... 8 3. Sucesso do Aleitamento Materno ............................................ 8 4. Pontos de Viragem em Aleitamento Materno ......................... 9 5. Prtica do Aleitamento Materno............................................... 14 6. Leite Materno e Ambiente......................................................... 15 7. Contra-indicaes do Aleitamento Materno............................ 16 8. Como Funciona a Amamentao ............................................. 17 9. Como Ultrapassar Pequenas Dificuldades............................... 25 Nota Final........................................................................................ 35

Manual de Aleitamento Materno

Nota Introdutria
Este Manual de Aleitamento Materno foi feito com a inteno de a ajudar. Dar de mamar uma prioridade da sua vida porque bom para si, para o seu beb e para a sua famlia. As pequenas dificuldades podem ser ultrapassadas com meia dzia de estratgias que neste livro lhe so propostas. Esperamos, sinceramente, que a amamentao por si sonhada seja um sucesso. Boa sorte e felicidades.

Manual de Aleitamento Materno

1. Aleitamento Materno em Portugal


Em Portugal no existem estatsticas sobre a incidncia e a prevalncia do aleitamento materno. Os estudos efectuados no nosso pas sugerem que a evoluo do aleitamento materno se processou de maneira semelhante de outros pases europeus. A industrializao, a II Grande Guerra Mundial, a massificao do trabalho feminino, os movimentos feministas, a perda da famlia alargada, a indiferena ou ignorncia dos profissionais de sade e a publicidade agressiva das indstrias produtoras de substitutos do leite materno tiveram como consequncia uma baixa da incidncia e da prevalncia do aleitamento materno. Foram as mulheres com maior escolaridade que mais precocemente deixaram de amamentar os seus filhos, sendo rapidamente imitadas pelas mulheres com menor escolaridade. Este fenmeno alastrou aos pases em desenvolvimento, com consequncias gravssimas em termos de aumento da mortalidade infantil. A partir dos anos 70, verificou-se um retorno gradual prtica do aleitamento materno, sobretudo nas mulheres mais informadas. Alguns estudos portugueses apontam para uma alta incidncia do aleitamento materno, significando que mais de 90% das mes portuguesas iniciam o aleitamento materno; no entanto, esses mesmos estudos mostram que quase metade das mes desistem de dar de mamar durante o primeiro ms de vida do beb, sugerindo que a maior parte das mes no conseguem cumprir o seu projecto de dar de mamar, desistindo muito precocemente da amamentao. Por todas estas razes, essencial que em Portugal se continuem a implementar medidas que promovam um maior sucesso do aleitamento materno.
7

Manual de Aleitamento Materno

2. Vantagens do Aleitamento Materno


O leite materno um alimento vivo, completo e natural, adequado para quase todos os recm-nascidos, salvo raras excepes. As vantagens do aleitamento materno so mltiplas e j bastante reconhecidas, quer a curto, quer a longo prazo, existindo um consenso mundial de que a sua prtica exclusiva a melhor maneira de alimentar as crianas at aos 6 meses de vida. O aleitamento materno tem vantagens para a me e para o beb: o leite materno previne infeces gastrintestinais, respiratrias e urinrias; o leite materno tem um efeito protector sobre as alergias, nomeadamente as especficas para as protenas do leite de vaca; o leite materno faz com que os bebs tenham uma melhor adaptao a outros alimentos. A longo prazo, podemos referir tambm a importncia do aleitamento materno na preveno da diabetes e de linfomas. No que diz respeito s vantagens para a me, o aleitamento materno facilita uma involuo uterina mais precoce, e associa-se a uma menor probabilidade de ter cancro da mama entre outros. Sobretudo, permite me sentir o prazer nico de amamentar. Para alm de todas estas vantagens, o leite materno constitui o mtodo mais barato e seguro de alimentar os bebs e, na maioria das situaes, protege as mes de uma nova gravidez. No entanto, fundamental que todas as seguintes condies sejam cumpridas: aleitamento materno praticado em regime livre, sem intervalos nocturnos, sem suplementos de outro leite, nem complementado com qualquer outro tipo de comida. Esta proteco pode prolongarse at aos 6 meses do beb e enquanto a menstruao no voltar.

3. Sucesso do Aleitamento Materno


O sucesso do aleitamento materno pode ser definido por uma amamentao mais prolongada. Existe hoje o consenso entre os pediatras de que a durao ideal do aleitamento materno exclusivo, ou seja, sem que seja oferecido ao beb mais nenhum alimento, de 6 meses.
8

Manual de Aleitamento Materno

Isto no basta, no entanto; ainda preciso que o beb tenha um bom estado nutricional, ou seja, aumente de peso de maneira adequada e tenha um bom desenvolvimento psicomotor. O sucesso do aleitamento materno pode ainda ser definido pela qualidade da interaco entre me e beb, durante a mamada, pois este proporciona a oportunidade de contacto fsico e visual e a vivncia da cooperao mtua entre a me e o beb. Uma boa interaco entre a me e o beb durante a mamada pode ser definida como uma valsa na qual cada um dos interlocutores, me e beb, emite sinais ao outro, sinais esses que so descodificados, dando origem a comportamentos de resposta contingentes e adequados, conduzindo a uma adaptao mtua de me e beb, cada vez mais rica e complexa. Alguns autores responsabilizam a inexistncia de bons padres interactivos entre me e beb durante a mamada pela falncia do crescimento de causa no-orgnica que se verifica em algumas crianas. Num aleitamento materno com sucesso, verifica-se habitualmente uma boa transferncia de leite entre a me e o beb; a transferncia de leite refere-se no s quantidade de leite que a me produz, como tambm quela que o beb obtm, sendo a actuao do beb particularmente importante na regulao da quantidade de leite que ingere, na durao da mamada e na produo do leite pela me. Ao falarmos de sucesso, temos tambm de ter em conta o projecto materno; sob o ponto de vista da me, a prtica do aleitamento materno de curta durao pode ser um sucesso desde que corresponda s suas expectativas.

4. Pontos de Viragem em Aleitamento Materno


A interveno em pediatria corresponde a actuar nos perodos crticos ou melhores perodos da vida humana; assim, os pontos de viragem so entendidos como oportunidades preferenciais para a interveno em sade, nomeadamente na promoo da sade e preveno da doena, atravs da promoo de prticas saudveis, e neste contexto tem especial relevncia a prtica do aleitamento materno.
9

Manual de Aleitamento Materno

Para que a amamentao tenha sucesso, devem conjugar-se trs factores: A deciso de amamentar O estabelecimento da lactao O suporte da amamentao

Deciso de amamentar
A deciso de amamentar uma deciso pessoal, sujeita a muitas influncias, resultantes da socializao de cada mulher. Muitas mulheres nem sabem bem por que decidiram amamentar e, quando lhes perguntada a razo, dizem que vo amamentar porque sim; provavelmente estas mulheres cresceram naquilo que alguns autores chamam meio aleitante, ou seja, um ambiente em que o aleitamento materno era praticado de maneira natural, sem ser posta a questo de como alimentar os bebs; provavelmente estas mulheres tinham sido amamentadas pelas suas mes e viram outras mes a amamentar os seus filhos, tendo tido, assim, experincias positivas relacionadas com a amamentao. Este tipo de experincia proporcionado pelas famlias alargadas em que vrias geraes coabitam, existindo uma transmisso de saberes e de prticas tradicionais favorveis ao aleitamento materno. Uma experincia prvia com sucesso com um ou mais filhos tambm se reflecte positivamente na deciso de amamentar o futuro beb. Outras mes decidem amamentar porque valorizam positivamente as consequncias do aleitamento materno, quando comparado com outro tipo de alimentao, podendo ser ou no influenciadas pelo seu companheiro, amigas, me ou profissionais de sade, sendo especialmente importante a percepo do seu prprio controlo sobre a prtica do aleitamento materno, traduzindo-se por uma maior confiana nas suas capacidades de amamentar o seu filho. No podemos nem devemos culpabilizar uma me que no quer ou no pode amamentar, providenciando nestes casos os conselhos adequados prtica de uma alimentao com leites artificiais. Temos, no entanto, a obrigao de informar e aconselhar todas as futuras mes quanto prtica do aleitamento materno, nomeadamente as mes indecisas.
10

Manual de Aleitamento Materno

Para alm de veicular informaes quanto s vantagens do aleitamento materno para o beb, importante esclarecer as futuras mes sobre as vantagens do aleitamento materno para a prpria me, nomeadamente sobre o prazer que uma me esclarecida e apoiada pode encontrar no aleitamento materno, pondo assim a tnica no no dever, mas no direito e no prazer de amamentar. Alguns estudos sugerem que as mes que escolhem amamentar por razes ligadas s vantagens do aleitamento materno para as mes amamentam durante mais tempo, com maior prazer e experimentam menos crises lcteas, ou seja, o sentimento de terem menos leite, crises estas que podem ser reais ou no. Uma gestao planeada ou desejada parece ser um pr-requisito importante para o sucesso do aleitamento materno, sugerindo a importncia das consultas de planeamento familiar. O 3.o trimestre da gestao tem sido apontado como o primeiro ponto de viragem em termos de sucesso do aleitamento materno, constituindo uma oportunidade privilegiada para uma primeira entrevista entre a futura me e o pediatra do beb, a fim de discutir o regime alimentar do beb. Neste primeiro contacto devem veicular-se conhecimentos sobre a prtica e a tcnica do aleitamento materno, averiguar-se os conhecimentos e atitudes dos futuros pais face ao aleitamento materno e a existncia, ou no, de mitos relacionados com a amamentao. Parece especialmente importante a definio prvia da durao do aleitamento materno, pelo que a futura me dever ser motivada para um maior compromisso em termos de amamentao. Para uma maior motivao materna, a me dever ser elucidada sobre as vantagens do aleitamento materno para a me e para o beb, o efeito de dose-resposta e o prazer que a amamentao pode constituir para uma me bem preparada para amamentar. Alguns autores sugerem que a frequncia de aulas de preparao para o parto durante a gestao dever ainda fazer parte da preparao da futura me, no sentido de a familiarizar com os procedimentos do trabalho de parto e do parto, bem como do incio da amamentao.
11

Manual de Aleitamento Materno

Estabelecimento da lactao
O estabelecimento da lactao tem sido apontado como o 2.o ponto de viragem, sendo decisivas as prticas hospitalares ligadas ao trabalho de parto, parto e ps-parto para um aleitamento materno com sucesso. A antropologia, a sociologia e a histria tm procurado apreender o significado de acontecimentos to importantes como o parto, para diferentes povos de diferentes culturas. Em todos os povos possvel encontrar crenas e prticas ligadas procriao, gestao e ao parto, constituindo este uma entrada na vida ou um ritual de passagem. Vrios estudos mostram tambm que todos os povos se preocupam com os cuidados a fornecer ao recm-nascido, como sejam o primeiro banho, a amamentao, as aprendizagens, os beros e as embaladeiras. Poucas experincias humanas alcanam os nveis de stress, ansiedade, dor e tumulto emocional ocorridos durante um parto e no ps-parto imediato. Sendo o parto uma ocasio de especial sensibilidade ao ambiente, no admira que acontecimentos, interaces e intervenes ocorridos durante este perodo possam ter consequncias duradouras em termos emocionais e comportamentais. Acontecimentos ligados s prticas hospitalares durante o parto, no perodo do ps-parto imediato e durante a estada da me e do beb no hospital podem influenciar positiva ou negativamente o estabelecimento da lactao e a durao do aleitamento materno. Aqueles factores por si s, ou em interaco uns com os outros, podem contribuir para o sucesso ou, pelo contrrio, pr em perigo a amamentao. Um comunicado conjunto da OMS/UNICEF (Iniciativa Hospitais Amigos dos Bebs) contempla 10 medidas importantes para o sucesso do aleitamento materno que deveriam ser implementadas nos servios de sade vocacionados para a assistncia a grvidas e recm-nascidos, definindo objectivos e estratgias que, a serem cumpridos, confeririam a esses mesmos servios de sade a categoria de Hospital Amigo dos Bebs. Em Portugal existe, constituda, uma Comisso Nacional Iniciativa Hospitais Amigos dos Bebs com sede na UNICEF.
12

Manual de Aleitamento Materno

Iniciativa Hospitais Amigos dos Bebs (OMS/UNICEF)


01. Ter uma poltica de promoo do aleitamento materno, afixada, a transmitir regularmente a toda a equipa de cuidados de sade. 02. Dar formao equipa de cuidados de sade para que implemente esta poltica. 03. Informar todas as grvidas sobre as vantagens e a prtica do aleitamento materno. 04. Ajudar as mes a iniciarem o aleitamento materno na primeira meia hora aps o nascimento. 05. Mostrar s mes como amamentar e manter a lactao, mesmo que tenham de ser separadas dos seus filhos temporariamente. 06. No dar ao recm-nascido nenhum outro alimento ou lquido alm do leite materno, a no ser que seja segundo indicao mdica. 07. Praticar o alojamento conjunto: permitir que as mes e os bebs permaneam juntos 24 horas por dia. 08. Dar de mamar sempre que o beb queira. 09. No dar tetinas ou chupetas s crianas amamentadas ao peito. 10. Encorajar a criao de grupos de apoio ao aleitamento materno, encaminhando as mes para estes, aps a alta do hospital ou da maternidade. Na sequncia da actividade desenvolvida pela Comisso Nacional Iniciativa Hospitais Amigos dos Bebs, vrios hospitais e maternidades portugueses tm-se candidatado a Hospital Amigo dos Bebs, estando actualmente em curso a avaliao das candidaturas.

Suporte da amamentao
O 3.o ponto de viragem ser o suporte da amamentao depois da alta da maternidade. Os primeiros quinze dias de vida do beb, at que a lactao esteja bem estabelecida, so especialmente importantes. Durante este perodo de tempo, a me dever ser ajudada por algum que a substitua nas tarefas caseiras, a fim de poder dedicar-se plenamente ao
13

Manual de Aleitamento Materno

seu beb e ter o apoio de profissionais de sade competentes e disponveis no centro de sade, atravs de consulta telefnica ou mesmo visita domiciliria, se necessrio. Um ambiente calmo e caloroso, uma alimentao simples e cuidada e algumas regras elementares sobre a prtica do aleitamento materno sero uma ajuda preciosa para o seu sucesso.

5. Prtica do Aleitamento Materno


A durao da mamada no importante, pois a maior parte dos bebs mamam 90% do que precisam em 4 minutos. Alguns bebs prolongam mais as mamadas, por vezes at 30 minutos ou mais; o que interessa perceber que o beb est a obter leite da mama da me e no est a fazer da mama da me uma chupeta, pois isto pode macerar os mamilos, criar fissuras e levar a me a desistir da amamentao. Uma me pode perceber se o beb est mesmo a mamar quando constata que a suco mais lenta do que com uma chupeta, quando verifica que o beb enche as bochechas de leite ou, muitas vezes, quando ouve o beb a engolir o leite. O horrio no o mais importante; o beb deve ser alimentado quando tem fome chama-se a isto o regime livre , no se devendo impor ao beb um regime rgido. Quando um beb tem fome acorda para comer, e este alerta importante para uma melhor ingesto de leite materno. No entanto, no se deve deixar o beb dormir mais de 3 horas durante o primeiro ms de vida. Quando um beb comea a mamar na mama da me, o primeiro leite que obtm mais rico em gua e lactose, que o acar do leite; medida que a mamada prossegue, o leite vai tendo cada vez mais gordura. O que importante que o beb esvazie uma mama em cada mamada; o beb deve primeiro esvaziar a primeira mama e se depois disso continuar com fome que lhe oferecida a segunda mama; chupar e esvaziar a mama o segredo para uma maior produo de leite.
14

Manual de Aleitamento Materno

No interessa pesar o beb antes e depois de uma mamada, nem fazer anlises ao leite, pois existe uma grande variabilidade do leite materno ao longo do dia, quer em qualidade, quer em quantidade. A pesagem do beb nas consultas de sade e uma boa progresso do seu peso garantem que o beb est a ser bem alimentado. Todas as mes se preocupam muito com os alimentos que devem comer. Se na famlia houver casos de alergia, as mes no devero abusar do leite e dos seus derivados. Caso contrrio, as mes devero praticar uma dieta saudvel e variada, evitando comer grandes quantidades de qualquer alimento ou alimentos mais alergizantes ou que possam excitar o beb. Porm, o que mais importante a ausncia de stress, pois este inimigo da lactao, dado que impede a ejeco do leite, que fica assim retido na mama.

6. Leite Materno e Ambiente


Infelizmente, na actualidade o leite materno tambm contm outros componentes, consequncia da industrializao. Estes produtos txicos, como por exemplo as dioxinas, existem no ar que respiramos e em alguns dos alimentos que ingerimos. Cerca dos 6 meses de idade, o beb comea a comer outro tipo de alimentos para alm do leite materno ou de um substituto deste leite, at se integrar, por volta do ano de vida, no regime alimentar da famlia. Depois do desmame, os produtos de consumo dirio carne, peixe, leite e queijos gordos e gorduras animais, e ainda a fast-food e os alimentos fabricados so os principais fornecedores de dioxinas para a populao em geral, no esquecendo o papel da poluio. No entanto, os maiores especialistas mundiais nesta matria consideram o leite materno como insubstituvel, continuando a aconselhar o aleitamento materno, no deixando de recomendar, no entanto, medidas tendentes a reduzir as dioxinas que o aleitamento materno pode transmitir.
15

Manual de Aleitamento Materno

Existem numerosos artigos cientficos acerca dos malefcios das dioxinas em toda a comunidade, nas gestantes e nos fetos. Os estudos publicados sobre esta matria no contestam a presena de dioxinas no leite materno, mas todos sustentam o papel importante do leite materno nas vrias dimenses do desenvolvimento do beb. Interessa difundir conselhos e propostas preventivos, tendentes diminuio da transferncia materna de dioxinas para a prxima gerao, a qual pode ser evitada ou, pelo menos, diminuda atravs de diferentes medidas: a regulamentao para a descarga de dioxinas, uma reduo do consumo de produtos animais e alimentos fabricados, a substituio de gorduras animais por gorduras vegetais e a ingesto de leite e queijo magros em vez de gordos, em todas as idades, prtica esta tambm recomendada para a preveno da obesidade, cada vez mais prevalente na nossa sociedade, nomeadamente em crianas e adolescentes. Tais prticas levariam a uma menor acumulao de poluentes nas adolescentes, futuras mes, com uma menor passagem de dioxinas durante e depois da gestao, aconselhando-se ainda que, durante o perodo de aleitamento materno, a me no tente perder peso.

7. Contra-indicaes do Aleitamento Materno


Contra-indicaes temporrias
Existem certas situaes em que as mes no devem amamentar os seus bebs, at essas mesmas situaes estarem resolvidas; por exemplo, mes com algumas doenas infecciosas como a varicela, herpes com leses mamrias, tuberculose no tratada ou ainda quando tenham de efectuar uma medicao imprescindvel. Durante este perodo de tempo, os bebs devem ser alimentados com leite artificial por copo ou colher, e a produo de leite materno dever ser estimulada.
16

Manual de Aleitamento Materno

Contra-indicaes definitivas
As contra-indicaes definitivas do aleitamento materno no so muito frequentes, mas existem. Trata-se de mes com doenas graves, crnicas ou debilitantes, mes infectadas pelo vrus da imunodeficincia humana (VIH), mes que precisem de tomar medicamentos que so nocivos para os bebs e, ainda, bebs com doenas metablicas raras como a fenilcetonria e a galactosemia.

8. Como Funciona a Amamentao


Representao esquemtica da mama
Alvolos Vasos sanguneos Clulas musculares Clulas produtoras de leite Ductos Mamilo
Adapted from Breastfeeding Counsellig: a training course. WHO/CHD/93.4, UNICEF/NUT/93.2

Arola Tubrculos de Montgomery Tecido de suporte e gordura

Figura 1 - Anatomia da mama

Observe o mamilo e a rea de pele mais escura que o rodeia e que se chama arola mamria. Na arola encontram-se as pequenas glndulas chamadas glndulas de Montgomery que segregam um fluido oleoso para manter a pele saudvel. Dentro da mama esto os alvolos que so pequeninos sacos feitos de clulas secretoras de leite. H milhes de alvolos a figura mostra apenas alguns deles. Uma hormona chamada prolactina faz com que estas clulas produzam leite.
17

Manual de Aleitamento Materno

Em torno dos alvolos h clulas musculares, as clulas mioepiteliais, que se contraem e expulsam o leite para fora dos alvolos. Uma hormona chamada ocitocina provoca a contraco dessas clulas musculares. Pequenos tubos, ou ductos, levam o leite dos alvolos para o exterior. Sob a arola, os ductos tornam-se mais largos permitindo que, ao sugar, o beb recolha o leite. Os ductos tornam-se outra vez mais estreitos medida que passam atravs do mamilo. Os alvolos e os ductos esto rodeados por tecido de sustentao e por gordura. A gordura e o tecido de sustentao que do a forma mama e fazem a maior parte da diferena entre uma mama grande e uma pequena. Tanto as mamas grandes como as pequenas contm a mesma quantidade de tecido glandular e podem produzir uma grande quantidade de leite.

Prolactina no sangue

Prolactina noite Suco do beb Suprime a ovulao

Adaptado da OMS/UNICEF

Figura 2 - Prolactina

Quando um beb mama, impulsos sensoriais vo do mamilo para o crebro. Em resposta, a parte anterior da hipfise na base do crebro segrega prolactina. A prolactina vai atravs do sangue para a mama, fazendo com que as clulas secretoras produzam leite. A maior parte da prolactina est no sangue cerca de 30 minutos aps a mamada o que faz com que a mama produza leite para a
18

Manual de Aleitamento Materno

mamada SEGUINTE. Para esta mamada, o beb toma o leite que j est na mama. Ou seja, quanto mais o beb suga, mais leite produzido. Mais prolactina produzida noite; portanto, amamentar durante a noite especialmente importante para manter a produo de leite. A prolactina faz com que a me se sinta relaxada e algumas vezes sonolenta; logo, geralmente a me descansa bem, mesmo amamentando durante a noite. A prolactina suprime a ovulao; assim, a amamentao pode ajudar a adiar uma nova gestao, sobretudo se a amamentao for praticada tambm durante a noite.

Ocitocina no sangue

Impulsos sensoriais

Suco do beb

Contraco do tero

Adaptado da OMS/UNICEF

Figura 3 - Ocitocina

Quando um beb suga, impulsos sensoriais vo do mamilo para o crebro. Em resposta, a parte posterior da hipfise na base do crebro segrega uma hormona chamada ocitocina. A ocitocina vai atravs do sangue para a mama e produz a contraco das clulas musculares, ou clulas mioepiteliais, em torno dos alvolos. Isto faz com que o leite colectado nos alvolos flua atravs dos ductos at ao mamilo. Chama-se a isto reflexo da ocitocina ou reflexo de ejeco. A ocitocina produzida mais rapidamente que a prolactina. A ocitocina faz com que o leite que j est na mama flua para ESTA
19

Manual de Aleitamento Materno

mamada. A ocitocina pode comear a actuar antes que o beb sugue, quando a me est preparada para amamentar. Se o reflexo da ocitocina no funciona bem, o beb pode ter dificuldade em receber leite. Pode ter-se a impresso que as mamas deixaram de produzir leite. De facto as mamas continuam a produzir leite, mas este no flui. A ocitocina provoca a contraco do tero no ps-parto, o que ajuda a reduzir as perdas de sangue, para alm de acelerar a involuo uterina. Por vezes, nos primeiros dias aparecem dores uterinas, que podem ser bastante fortes, e tambm pequenas perdas de sangue.

Ajuda

Dificulta Stress Dor Preocupao

Confiana, Prazer, Tocar, olhar ou ouvir o beb

Adaptado da OMS/UNICEF

Figura 4 - Ocitocina

Como ajudar o reflexo da ocitocina: Sentimentos agradveis como sentir-se contente com o seu beb, ter prazer com o beb, toc-lo, olhar ou mesmo ouvir o beb chorar podem ajudar o reflexo da ocitocina. A confiana na sua capacidade de amamentar e a convico de que o seu leite o melhor para o beb tambm so importantes para ajudar o leite a fluir. O que pode dificultar ou bloquear o reflexo da ocitocina: Sentimentos desagradveis como dor, preocupao, dvidas se a me tem leite suficiente e, de um modo geral, o stress podem bloquear o reflexo e parar o fluxo de leite.
20

Manual de Aleitamento Materno

Assim: A me precisa de ter o seu beb sempre junto a si, para que possa olhar para ele, toc-lo e perceber as suas necessidades. Esta prtica ajuda o seu corpo a preparar-se para a amamentao e ajuda o leite a fluir. Se uma me est separada do beb entre as mamadas, o reflexo da ocitocina pode no funcionar facilmente. preciso ter empatia para com os sentimentos da me que est a amamentar. importante faz-la sentir-se bem e aumentar a sua confiana na sua capacidade de amamentar o beb, ajudando assim o seu leite a fluir.

Se o leite permanece na mama, o factor inibidor faz parar a produo de leite

Adaptado da OMS/UNICEF

Figura 5 - Factor inibidor

A produo do leite materno tambm controlada dentro da prpria mama. Existe uma substncia no leite materno que pode diminuir ou inibir a produo de leite. Se muito leite deixado na mama, o factor inibidor faz com que as clulas deixem de produzir leite. Isto ajuda a proteger a mama dos efeitos desagradveis de uma produo de leite exagerada. A inibio da produo de leite , obviamente, necessria se o beb morre ou pra de mamar por alguma razo.
21

Manual de Aleitamento Materno

Se o leite materno removido, o factor inibidor tambm removido. Ento a mama produz mais leite. Assim: Se um beb pra de mamar numa das mamas, essa mama deixa de produzir leite. Se o beb mama mais de uma mama, essa mama produz mais leite e torna-se maior que a outra. Para uma mama continuar a produzir leite, o leite deve ser removido. Se um beb no pode mamar de uma ou das duas mamas, o leite deve ser removido por expresso, manual ou com bomba, para permitir que a produo continue.

Busca e preenso A me aprende a segurar a mama e a posicionar o beb O beb aprende a boa adaptao mama da me Deglutio
Adaptado da OMS/UNICEF

Suco

Figura 6 - Reflexos do beb

Existem trs principais reflexos do beb relacionados com a amamentao: o reflexo de busca e preenso, o de suco e o de deglutio. Quando alguma coisa toca nos lbios ou nas bochechas do beb, ele abre a boca e pode virar a cabea procura daquilo que lhe tocou. O beb pe a lngua para baixo e para fora. Este o reflexo de busca e preenso. Quando alguma coisa toca o palato do beb, ele comea a sugar e, quando a sua boca se enche de leite, ele deglute. So reflexos
22

Manual de Aleitamento Materno

que acontecem automaticamente, sem que o beb tenha de os aprender. Existem, porm, algumas coisas que a me e o beb tm de aprender. Uma me tem de aprender como segurar a sua mama e posicionar o beb, para que ele pegue bem na mama. O beb tem de aprender como pegar na mama para ter uma suco eficaz. Note, no desenho, como o beb se aproxima da mama. Ele aproxima-se da mama por debaixo do mamilo. Isto ajuda a uma boa adaptao ou pega entre a sua boca e a mama da me porque: O mamilo est posicionado para o palato do beb, podendo assim estimular o reflexo de suco. O lbio do beb est posicionado para debaixo do mamilo, de modo a colocar a lngua por baixo dos canais galactforos.

Adaptado da OMS/UNICEF

Figura 7 - Adaptao entre me e beb (pega)

Beb A
A boca do beb apanha a maior parte da arola e dos tecidos que esto sob ela, incluindo os canais galactforos. O beb estica o tecido da mama para fora, para formar um longo bico.
23

Manual de Aleitamento Materno

O mamilo constitui apenas um tero do bico. O beb mama na arola e no no mamilo. O beb A est bem adaptado mama da me (boa pega).

Beb B
A boca do beb no apanha a maior parte da arola e dos tecidos que esto sob ela, e os canais galactforos no esto includos nesses tecidos. O beb no consegue esticar o tecido da mama para fora a fim de formar um longo bico. O mamilo constitui a totalidade do bico. O beb mama apenas no mamilo. O beb B no est bem adaptado mama da me (m pega).

Adaptado da OMS/UNICEF

Figura 8 - Adaptao entre me e beb (pega)

Beb A
O queixo do beb toca a mama. A boca do beb est bem aberta. O seu lbio inferior est virado para fora.
24

Manual de Aleitamento Materno

Pode-se ver mais arola acima do que abaixo da boca do beb. Isto mostra que o beb est a atingir os canais galactforos com a sua lngua, o que ajuda a expresso do leite. O beb A est bem adaptado mama da me (boa pega).

Beb B
O queixo do beb no toca na mama. A boca do beb no est bem aberta. O seu lbio inferior no est virado para fora. Pode-se ver a mesma quantidade de arola acima e abaixo da boca do beb. Isto mostra que o beb no est a atingir os canais galactforos com a sua lngua, o que dificulta a expresso do leite. O beb B no est bem adaptado mama da me (m pega).

9. Como Ultrapassar Pequenas Dificuldades


Dificuldades Precoces
Nas primeiras semanas de amamentao podem surgir algumas dificuldades, principalmente para as mes que esto a amamentar pela primeira vez. Logo aps o nascimento do beb (por vezes ainda durante a fase final da gravidez), surge o primeiro leite chamado colostro um lquido branco transparente ou amarelo, que se mantm durante 2 a 3 dias e que muito importante para proteger o beb de infeces e para o ajudar a evacuar.

1) Mamas muito cheias e dolorosas (Ingurgitadas)


Quando o leite desce, por volta do 2.o - 3.o dias, as mamas podem ficar quentes, mais pesadas e duras, devido ao aumento de leite e quantidade de sangue e de fluidos nos tecidos da mama. A me
25

Manual de Aleitamento Materno

pode ter um ligeiro aumento da temperatura corporal que no ultrapassa, em regra, os 38o C, durante 24 horas. Habitualmente, o leite sai com facilidade e a me continua a dar de mamar sem dificuldade. Pode dar de mamar com frequncia para retirar o leite, ou retir-lo manualmente ou com bomba. Depois de alguns dias, sentir as mamas vazias e confortveis. Algumas vezes, especialmente se o leite no retirado em quantidade suficiente, as mamas podem ficar ingurgitadas. Nesta situao as mamas ficam tensas, brilhantes e dolorosas, e pode ser difcil retirar o leite. A arola est tensa e difcil para o beb agarrar uma quantidade suficiente da mama para poder sugar. A me pode amamentar menos porque tem dor. A produo de leite diminui porque a criana mama durante pouco tempo, de modo no eficaz, e o leite no retirado. A mama pode ficar infectada porque o leite no drenado e, especialmente, se a me tem fissuras nos mamilos. Para prevenir o ingurgitamento As mes devem dar de mamar em horrio livre (sempre que o beb quiser). Colocar a criana a mamar em posio correcta e verificar os sinais de boa pega. Para tratar o ingurgitamento Retirar o leite da mama, colocando o beb a mamar, se possvel, ou com expresso manual ou bomba (lavar as mos cuidadosamente antes de tocar nas mamas). Quando conseguir retirar um pouco de leite, a mama fica mais macia e o beb poder sugar mais eficazmente. Se o beb no consegue mamar, a me deve retirar o leite para um copo (manualmente ou com bomba) e d-lo ao beb. Deve continuar a retirar com a frequncia necessria para que as mamas fiquem mais confortveis e at que o ingurgitamento desaparea.
26

Manual de Aleitamento Materno

A me consegue retirar o leite mais facilmente se estimular o reflexo de ocitocina (ver Figura 4); este funciona melhor se: Estiver descontrada e com o beb por perto; Passar com o chuveiro ou com gua quente (parches); Beber uma bebida morna (no caf, ch preto ou cacau); Massajar levemente com a ponta dos dedos ou com a mo fechada na direco dos mamilos. Se as mamas apresentarem edema (inchao), pode aplicar gua fria ou gelo, depois de retirar o leite. Como extrair o leite manualmente Lave as mos antes de iniciar a extraco; Sente-se confortavelmente, coloque o polegar sobre a parte superior da arola e o indicador sob a arola mamria e pressione em direco ao trax (costelas); no deve deslizar os dedos para no magoar; Pressione e solte de seguida, no deve sentir dor; se sentir, porque no est a aplicar a tcnica correctamente; O leite deve comear a sair, primeiro em pequena quantidade e depois em maior quantidade; Rode os dedos para massajar todos os locais; Faa a expresso do leite at sentir a mama flcida (mole) (ver Figura 9).

2) Bloqueio dos Ductos


No mamilo abrem-se cerca de 10 a 20 canais que drenam o leite. Pode acontecer que alguns destes canais fiquem obstrudos, possivelmente por leite espesso. A mulher que amamenta pode sentir um ndulo (inchao) doloroso numa parte da mama, e o local ficar avermelhado. A mulher no tem febre e sente-se bem. Esta situao tem como causas provveis o uso de roupas apertadas (soutien), uma pancada na mama, ou porque a criana no suga daquela parte da mama.
27

Manual de Aleitamento Materno

a.

b.

c.

Adaptado da OMS/UNICEF

Figura 9 - Extraco manual

Para tratar o ducto bloqueado Para resolver esta situao, a me deve amamentar em diferentes posies de modo a esvaziar todas as partes da mama (por exemplo, colocando o corpo do beb debaixo do brao). Pode ainda fazer uma leve presso, com os dedos, no sentido do mamilo para ajudar a esvaziar aquela parte da mama. A me deve usar roupas largas e um soutien que apoie, mas no comprima.

3) Mastite
Se o ducto (canal) bloqueado no drenar o leite, ou no caso de ingurgitamento mamrio grave, o tecido mamrio pode infectar.
28

Manual de Aleitamento Materno

Neste caso, parte da mama fica avermelhada, quente, com tumefaco (inchada) e dolorosa. A mulher tem febre, normalmente elevada, e sente grande mal-estar estamos em presena de mastite, pelo que deve consultar o seu mdico. Para tratar a mastite O mdico assistente indicar quais os medicamentos que a me deve tomar. Entretanto, fundamental que: A me repouse; Retire o leite manualmente, ou com bomba; Possa continuar a amamentar do lado no afectado. A situao melhora, habitualmente em um ou dois dias.

4) Mamilos dolorosos e/ou com fissuras (Gretados)


A causa mais comum de dor nos mamilos uma m adaptao do beb mama materna (pega incorrecta). Por vezes a pele do mamilo parece completamente normal, outras vezes nota-se uma fissura na extremidade ou na base do mamilo. A amamentao dolorosa, podendo levar a me a amamentar durante menos tempo e/ou com menor frequncia. A criana que suga s o mamilo no consegue retirar leite suficiente, ficando frustrada. O leite no retirado com eficcia, o que poder levar diminuio da produo de leite. Para prevenir dor/fissuras nos mamilos Coloque a criana numa posio correcta (cabea em linha recta com o corpo, face de frente para o mamilo); Verifique sinais de boa pega do beb (ver Figura 8); No deve lavar os mamilos com sabo, devem ser lavados unicamente uma vez ao dia; No deve interromper a mamada, o beb deve deixar a mama espontaneamente;
29

Manual de Aleitamento Materno

Se a me tiver de interromper, deve colocar um dedo, suavemente, na boca do beb de modo a interromper a suco. Mamilos com fissuras (gretas) Muitas vezes, a criana continua a mamar em m posio durante alguns dias, o que pode causar leso do mamilo. O mamilo pode ficar com fissuras, o que pode favorecer a entrada de micrbios e causar infeco mastite. Para tratar os mamilos dolorosos e/ou com fissuras Na maior parte das vezes, a dor desaparece logo que a pega do beb corrigida. Pode iniciar a amamentao pelo mamilo no doloroso; Deve aplicar uma gota de leite no mamilo e arola, aps o banho e aps cada mamada isto facilita a cicatrizao; A me deve expor os mamilos ao ar e ao sol, sempre que possvel, no intervalo das mamadas. Se a dor to intensa que mesmo melhorando a pega do beb no desaparece, a me pode retirar o leite e dar ao beb com copo ou colher, at que o mamilo melhore ou cicatrize. Mamilos planos e invertidos Algumas mes pensam que os seus mamilos so muito pequenos para amamentar, mas o tamanho dos mamilos em repouso no importante, dado que o mamilo s 1/3 da poro da mama que o beb deve introduzir na boca para sugar plenamente. O mamilo fica mais saliente nas ltimas semanas de gravidez e/ou logo aps o parto, pelo que no necessrio fazer qualquer manobra ou usar qualquer mtodo durante a gravidez. Para alm deste aspecto, a me pode tentar rodar o mamilo entre os dedos de modo a ficar mais saliente. A utilizao de moldes de mamilos durante a gravidez desaconselhada, dado que no evidente que ajudem a melhorar o formato do mamilo e podem les-lo.
30

Manual de Aleitamento Materno

O que importante que a me coloque o beb ao peito logo aps o nascimento (durante a primeira hora); evite o uso de tetinas e de chupetas, para evitar que o beb tenha maior dificuldade em pegar. Pode deixar o beb pegar do modo que ele quer, ter contacto pele a pele com o beb e tentar em vrias posies. Se a mama est muito cheia, o mamilo fica menos saliente, pelo que favorvel retirar uma poro de leite antes de colocar o beb ao peito. A me pode ainda tentar espremer um pouco de leite para a boca do beb; normalmente, aps provar o leite, ele fica mais motivado para mamar. Pode tambm tentar que o mamilo fique mais saliente, utilizando uma bomba ou uma seringa de 20 ml (ver Figura 10), vrias vezes ao dia durante 30-60 segundos, e sempre antes de ir amamentar. Se a me continua com dificuldades, aps tentar estas tcnicas, pode pedir ajuda a um profissional de sade ou a algum com experincia em amamentao.

Corte uma seringa de 10 ou 20 ml

Coloque o mbolo ao contrrio

Puxe suavemente o mbolo para que o mamilo fique mais saliente


Adaptado da OMS/UNICEF

Figura 10 - Extraco do leite

31

Manual de Aleitamento Materno

Dificuldades Tardias
1) Pouco Leite/Choro do Beb
Algumas mes pensam que o seu leite insuficiente porque: O beb chora mais do que o habitual; Quer sugar mais frequentemente; Demora muito a mamar; Adormece a mamar. Muitas vezes, as mes tm bastante leite, mas falta confiana de que o seu leite suficiente. Todas as mulheres possuem um nmero semelhante de clulas produtoras de leite, independentemente do tamanho das mamas. Por vezes as mes tentam amamentar a criana em horrio bem determinado (rgido); deixam a criana esperar muito tempo para mamar; trocam de mama, quando o beb no esvaziou totalmente a primeira (a criana no ingere quantidade suficiente da gordura que est no final da mamada e fica insatisfeito). O que fazer? A me deve amamentar sempre que o beb tenha fome (em horrio livre); O beb deve esvaziar uma mama at ao fim (at que ele pare espontaneamente), s depois a me deve oferecer a outra; na mamada seguinte deve alternar; Acordar o beb e no o deixar muito agasalhado, dado que isso favorece o adormecimento. Se quer aumentar a produo de leite: A me pode amamentar com mais frequncia durante alguns dias; Amamentar tambm de noite (a libertao de prolactina superior durante a noite); Retirar o leite, sempre que no esteja com o beb.
32

Manual de Aleitamento Materno

Se a criana est a aumentar de peso, est decerto a alimentar-se em quantidade suficiente.

2) Voltar ao Trabalho
Voltar a trabalhar , na maior parte das vezes, motivo de alguma ansiedade e preocupao. No entanto, a legislao apoia o aleitamento materno, mas as situaes variam de me para me: O emprego da me pode ser prximo do domiclio; Talvez seja possvel levar a criana para uma ama ou creche perto ou no local de trabalho; Algum poder levar a criana para mamar enquanto a me trabalha; Se estas hipteses no forem viveis, a me pode retirar o leite antes de sair de casa e deix-lo para ser dado ao beb; No local de trabalho, deve retirar com a frequncia com que o beb mamaria; Amamente sempre que estiver em casa, noite, logo pela manh, e sempre que possvel. Como deve conservar o leite Existem sacos de plstico esterilizados para o efeito. Pode ainda guardar em bibero esterilizado. Validade
CONSERVAO SEGURA DE LEITE MATERNO, EM CASA
LEITE RECM EXTRADO (fresco) Tempo mx.
temperatura ambiente (se <25oC) 6/8 horas Tempo mx. 8 dias

LEITE CONGELADO
No congelador (dentro do frigorfico)
No congelador (separado Tipo Combi)

Tempo mx. 2 semanas 3/6 meses +6 meses Tempo mx. 12/24 horas Imediato

LEITE REFRIGERADO
Fundo 1.a prateleira do frigorfico (0/4oC) Fundo 1.a prateleira do frigorfico (4/10oC)
*

Na arca frigorfica( -19 C ou + baixo)


o

DESCONGELAO DO LEITE
3/5 dias* Descongelado dentro do frigorfico Descongelado fora do frigorfico

Se temp. >5oC depois 3.o dia. consumir 6 h seguintes

33

Manual de Aleitamento Materno

Nota Final
Esperamos que este Manual lhe tenha sido til.

Para qualquer esclarecimento complementar que julgue oportuno, poder contactar: Comisso Nacional Iniciativa Hospitais Amigos dos Bebs
Av. Antnio Augusto de Aguiar, 21 3.o Esq. 1069-115 Lisboa Tel.: 213 577 500 E-mail: hab@unicef.pt

Em caso de dvidas ou dificuldade contacte o seu Centro de Sade.

Existem ainda linhas telefnicas de Apoio ao Aleitamento Materno: Mama Mater Associao de Aleitamento Materno de Portugal Telefone 214 532 019 www.mamamater.pt SOS Amamentao Telefone 213 880 915 www.sosamamentacao.org

Mais informaes: www.amamentar.net


35

Ttulo Manual de Aleitamento Materno Edio revista 2012 Edio Comit Portugus para a UNICEF Comisso Nacional Iniciativa Hospitais Amigos dos Bebs Autores Leonor Levy Helena Brtolo Reviso Tcnica e Cientfica desta edio Purificao Arajo Antnio Lucas Teresa Flix Pre-Impresso Heragrfica Impresso Jorge Fernandes, Lda. Tiragem 100 000 exemplares Depsito Legal 344586/12 ISBN 978-972-96436-1-3

You might also like