You are on page 1of 5

COLUNAS DO TEMPLO: JAQUIM E BOAZ

Depois levantou as colunas no prtico do templo; e levantando a coluna direita, ps-lhe o nome de Jaquim; e levantando a coluna esquerda, ps-lhe o nome de Boaz. I Reis 7:21

O templo construdo por rei Salomo foi um dos mais belos que o mundo j teve, e um dos mais ricos, custou o equivalente a cinco milhes de dlares, do dinheiro atual.

Feito de pedra, vrios metais, madeira de cedro e revestido de ouro, gerava cobia das naes.

Foi construdo no estilo do Tabernculo: trio exterior, lugar santo e no lugar santssimo (ou o santo dos santos), onde era depositada a arca da aliana. Havia tambm a sala das colunas.

As casas e os templos do Oriente tinham muitas colunas. Colunas eram usadas para fechar rea, para sustentar tetos planos, ou para dar apoio a toldos, ou cortinas. Sanso fez um templo inteiro vir abaixo, quando derrubou suas duas colunas principais de sustentao.

As colunas eram feitas de madeira, de pedra ou de vrios metais.

Alm da sala de colunas que ficava na parte interna do templo, Salomo mandou construir duas colunas externas que foram chamadas pelo nome: Jaquim e Boaz. Boaz, ficava na esquerda, e Jaquim, na direita. Os pilares tinham uma dimenso de quase 6 ps (1.8 m) de espessura e 27 ps (8,2 m) de altura. Os 2,4 m de altura da decorao do capitel suportavam a decorao de lrios de bronze. Foi originalmente descrito a partir da Bblia, como cvado, que regista que os pilares tinham dezoito cvados (alto) e cerca de doze cvados ao redor, e oco, com 4 dedos de espessura. (Jeremias 52:21-22).

No trmino da construo do Templo aps sete anos que fora comeado, a presena de Deus se manifestou derramando de sua glria naquele lugar, santificando com sua presena. A Shequin fez uma aliana com seu povo Israel, e aquele lugar se tornou o lugar de adorao ao Altssimo.

Gostaria de falar sobre o significado literal, figurado e espiritual das duas colunas que foram erigidas no prtico exterior do templo.

SENTIDO FIGURADO DAS COLUNAS

A coluna na Bblia tem vrios sentidos figurados, aqui daremos alguns:

A casa da sabedoria est erigida sobre sete colunas. A sabedoria j edificou a sua casa, j lavrou as suas sete colunas. Provrbios 9:1 A coluna de fogo e de nuvem representavam a orientao e os cuidados de Deus por seu povo. Durante o dia o Senhor ia adiante deles, numa coluna de nuvem, para gui-los no caminho, e de noite, numa coluna de fogo, para ilumin-los, e assim podiam caminhar de dia e de noite. A coluna de nuvem no se afastava do povo de dia, nem a coluna de fogo, de noite. xodo 13:21-22; Assim que Moiss entrava, a coluna de nuvem descia e ficava entrada da tenda, enquanto o Senhor falava com Moiss. xodo 33:9 Os membros inferiores do ser humano so duas colunas (Pernas). Cantares 5:15. A verdade comparada a uma coluna e a um alicerce, sobre os quais podemos edificar. Mas, se eu demorar, saiba como as pessoas devem comportar-se na casa de Deus, que a igreja do Deus vivo, coluna e fundamento da verdade. 1 Timteo 3:15 Tiago, Pedro e Joo, eram reputados colunas de f da igreja primitiva. Reconhecendo a graa que me fora concedida, Tiago, Pedro e Joo, tidos como colunas, estenderam a mo direita a mim e a Barnab em sinal de comunho. Eles concordaram em que devamos nos dirigir aos gentios, e eles, aos circuncisos. Glatas 2:9 Aqueles que vencem espiritualmente recebem a promessa de que sero feitos colunas do templo espiritual de Deus. Farei do vencedor uma coluna no santurio do meu Deus, e dali ele jamais sair. Escreverei nele o nome do meu Deus e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalm, que desce do cu da parte de Deus; e tambm escreverei nele o meu novo nome. Apocalipse 3:12

7. As pernas de certo anjo em viso, eram como colunas de fogo. Ap 10:1,

SIGNIFICADO ESPIRITUAL DAS COLUNAS

Para o Dr Champlin, seis ensinamentos profundos sobre as colunas do templo esto envolvidos, a saber:

Estabilidade. Agora, por um pequeno momento se manifestou a graa da parte do Senhor, nosso Deus, para nos deixar um restante que escape, e para nos dar estabilidade no seu santo lugar, a fim de que o nosso Deus nos alumie os olhos, e nos d um pouco de refrigrio em nossa escravido. Esdras 9:8 Glria na estabilidade. E todos ns, que com a face descoberta contemplamos a glria do Senhor, segundo a sua imagem estamos sendo transformados com glria cada vez maior, a qual vem do Senhor, que o Esprito. 2 Corntios 3:18 Comunho com Deus. O que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que tambm tenhais comunho conosco; e a nossa comunho com o Pai, e com seu Filho Jesus Cristo. 1 Joo 1:3 Infuso da natureza divina na natureza humana, formando um processo eterno, pois Deus o templo, e ns somos a coluna deste templo. Por intermdio destas ele nos deu as suas grandiosas e preciosas promessas, para que por

elas vocs se tornassem participantes da natureza divina e fugissem da corrupo que h no mundo, causada pela cobia. I Pd 1:4 ncora da alma. Pois em meio a um mundo atribulado, com temores ntimos e terrores externos, a alma se sente segura em seu Deus, contanto que lute, disposta a pagar o preo para ser vencedora. Temos esta esperana como ncora da alma, firme e segura, a qual adentra o santurio interior, por trs do vu, onde Jesus, que nos precedeu, entrou em nosso lugar, tornando-se sumo sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque. Hebreus 6:19-20 Coluna no santurio de Deus. Farei do vencedor uma coluna no santurio do meu Deus, e dali ele jamais sair. Escreverei nele o nome do meu Deus e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalm, que desce do cu da parte de Deus; e tambm escreverei nele o meu novo nome. Apocalipse 3:12

AS COLUNAS DE NOSSA SALVAO

No sentido espiritual somos templo do Esprito Santo, todos os que um dia confessaram Jesus, como salvador de suas vidas. Vocs no sabem que so santurio de Deus e que o Esprito de Deus habita em vocs? 1 Corntios 3:16; Acaso no sabem que o corpo de vocs santurio do Esprito Santo que habita em vocs, que lhes foi dado por Deus, e que vocs no so de si mesmos? Vocs foram comprados por alto preo. Portanto, glorifiquem a Deus com o corpo de vocs. 1 Corntios 6:19-20

No trio exterior de nosso templo (corao) esto erigidas duas colunas que trazem fundamento para nossa vida com Deus, lugar de verdadeira adorao. As colunas ficam no lugar visvel, tipificando que nunca podemos esquecer.

Na entrada do templo as duas colunas nos fazem refletir sobre o valor de Deus na nossa vida. As colunas servem como um marco, como monumento que nos fortalecer na minha vida com Deus.

Deus meu sustento, minha vida, minha salvao. Jaquim: Esperana; Boaz: F. Sem a qual no posso entrar no templo de Deus, no posso ser aceito.

Jaquim significa Ele (Deus) Estabelecer. Esperana.

Deus estabelecer: quer dizer: far estvel, firmar, estabilizar, fixar, assentar, organizar, determinar, ordenar, alojar, e permanecer.

A esperana que temos, que no importa a luta que passamos, os ataques do inferno sobre nossa vida, Deus estabelecer o seu projeto na nossa vida. As promessas dele iro se cumprir e nada, absolutamente nada deixar de ser cumprido.

Na entrada do templo que meu Deus construiu h uma coluna chamada Jaquim, que significa: Ele firmar, Ele estabelecer, Ele determinar, Ele ordenar as bnos sobre minha vida.

Deus minha esperana, ele sempre estar comigo por toda a minha vida. Mesmo no florescendo a figueira, no havendo uvas nas videiras; mesmo falhando a safra de azeitonas, no havendo produo de alimento nas lavouras, nem ovelhas no curral nem bois nos estbulos, ainda assim eu exultarei no Senhor e me alegrarei no Deus da minha salvao. O Senhor Soberano a minha fora; ele faz os meus ps como os do cervo; ele me habilita a andar em lugares altos. Hc 3:17-19

Nas muitas lutas da vida terei esperana:

Nas tribulaes, terei esperana. 2. Nas tentaes, terei esperana. 3. Nas provaes, terei esperana. 4. Nas privaes, terei esperana. 5. Nas aflies, terei esperana. 6. Nas angstias e tristezas, terei esperana. 7. Nas perdas, terei esperana.

Bom o SENHOR para os que esperam por ele, para a alma que o busca. Bom ter esperana, e aguardar em silncio a salvao do SENHOR. Lamentaes 3:25-26

2. Boaz significa Nele (Deus) est a Fora. (F).

- A fora de Deus quer dizer: far capacitado, vigoroso, influenciador, uma poro abundante, virtuoso, caloroso, e poderoso.

A coluna erigida na porta de minha alma, a f, nele est a minha fora, a minha salvao, ele me torna forte, vigoroso, para vencer as batalhas da vida, nele eu sou mais que vencedor, nele tenho confiana!

Quem nos separar do amor de Cristo? Ser tribulao, ou angstia, ou perseguio, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? Como est escrito: Por amor de ti enfrentamos a morte todos os dias; somos considerados como ovelhas destinadas ao matadouro. Mas, em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demnios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criao ser capaz de nos separar do amor de Deus que est em Cristo Jesus, nosso Senhor. Romanos 8: 35-39

O Senhor a minha luz e a minha salvao; de quem terei temor? O Senhor o meu forte refgio; de quem terei medo? Quando homens maus avanarem contra mim para destruir-me, eles, meus inimigos e meus adversrios, que tropearo e cairo. Ainda que um exrcito se acampe contra mim, meu corao no temer; ainda que se declare guerra contra mim, mesmo assim estarei confiante. Uma coisa pedi ao Senhor, o que procuro: que eu

possa viver na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a bondade do Senhor e buscar sua orientao no seu templo. Pois no dia da adversidade ele me guardar protegido em sua habitao; no seu tabernculo me esconder e me por em segurana sobre um rochedo. Ento triunfarei sobre os inimigos que me cercam. Em seu tabernculo oferecerei sacrifcios com aclamaes; cantarei e louvarei ao Senhor. Salmos 27:1-6

No templo construdo pelo rei Salomo, havia vrias colunas de sustentao, porm duas delas ficavam no trio exterior, uma se chamava Jaquim: que significa: Ele estabelece, e a outra se chamava Boaz, que significa: Nele h fora.

No significado espiritual aprendemos que quando entramos na presena de Deus, vislumbramos as duas colunas de nossa salvao: Esperana e F. Nelas esto a segurana de nossa salvao, nelas somos estabelecidos, fortalecidos e firmados. Sem esperana, no suportaremos as lutas da vida, sem f no provaremos das promessas que Deus tem preparado para ns, depois que conquistarmos a terra prometida.

Voc est firmado nessas duas colunas?

Sem f impossvel agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa queles que o buscam. Hebreus 11:6

Pr Francisco Nascimento

You might also like