You are on page 1of 2

A) Prova de Chama Os sais de magnsio no proporcionam nenhuma colorao chama do bico de Bnsen.

. Assim a prova de chama no se presta para identificao dos ons deste elemento. B) Reao com Base Forte Adicionar em um tubo de ensaio contendo 5 gotas de uma soluo de nitrato de magnsio 0,2M, uma soluo de hidrxido de sdio 4M, at o meio ficar alcalino. Deve-se observar a formao de um precipitado branco gelatinoso de Mg (OH) 2. Mg2+ + 2OH- Mg(OH)2 (s) Este precipitado deve dissolver-se na presena de sais de amnio. Adicionar ao precipitado formado algumas gotas de soluo 2M de NH 4Cl at se observar a dissoluo do precipitado. A adio de sais de amnio resulta num aumento da concentrao de ons NH 4+ que ocasiona um deslocamento do equilbrio da dissociao da amnia no sentido da formao de amnia no dissociada. NH3 + H2O = NH4+ + OHEste deslocamento de equilbrio implica numa diminuio da concentrao de ons OH-. Quando a concentrao de ons OH- for reduzida a um valor total tal que o produto de solubilidade do Mg(OH)2 no for mais atingido deve haver dissoluo completa do precipitado.

C) Reao com Hidrxido de Amnio c.1.Adicionar a um tubo de ensaio 5 gotas de soluo de nitrato de magnsio 0,2M e algumas gotas de hidrxido de amnio 6M. Deve-se observar a formao de um precipitado amorfo (substncia cuja estrutura cristalina indefinida) branco gelatinoso de Mg(OH)2. NH3 + H2O NH4+ + OHMg2+ + 2OH- Mg(OH)2 (s) c.2.Adicionar a um tubo de ensaio 5 gotas de nitrato de magnsio 0,2M, 5 gotas de soluo de cloreto de amnio 2M e a seguir hidrxido de amnio 6M at o meio ficar alcalino. Neste caso, no dever haver formao do precipitado. A razo da no formao do precipitado de Mg(OH) 2, na presena de NH4Cl, j foi explicada no caso da reao com NaOH. c.3.Repita o processo c.2 usando 3 gotas de cido clordrico 6M, no lugar do cloreto de amnio. Aqui tambm no dever haver formao do precipitado. A razo a mesma do item anterior.

D) Reao com Carbonato de Amnio

ons magnsio reagem com soluo de carbonato de amnio, dando origem a um sal bsico, branco, gelatinoso, de composio varivel, quando se deixa a soluo em repouso, ou quando de aquece: 5Mg2+ + 5CO32- + 6H2O 4MgCO3.Mg(OH)2.5H2O (s) + CO2 Fazer o teste, adicionando-se em um tubo de ensaio 5 gotas de nitrato de magnsio 0,2M e cerca de 3 gotas de soluo de carbonato de amnio 1,5M. Aquecer o tubo sem deixar ferver, repousar o precipitado e desprezar o sobrenadante. Separar o precipitado em duas partes. Tratando-se uma das partes do precipitado com soluo de cido actico 6M ( 3 gotas). Deve-se observar a dissoluo do precipitado. Esta dissoluo se d devido diminuio da concentrao dos ons carbonato pela reao com ons hidrognio. CO32- + H+ HCO3HCO3- + H+ H2CO3 CO2 + H2O (1) (2)

Observando-se os equilbrios (1) e (2), nota-se que o aumento da concentrao de H + desloca os equilbrios para a direita, diminuindo a concentrao de CO 32-. Tratar a segunda parte do precipitado com uma soluo de cloreto de amnio 2M. Neste caso tambm deve haver dissoluo do precipitado. A dissoluo do precipitado se d devido diminuio da concentrao dos ons carbonato, de acordo com a equao: CO32- + NH4+ HCO3- + NH3 E) Reao com Fosfato Bsico de Sdio Quando se adiciona uma soluo de fosfato bsico de sdio a uma soluo contendo ons magnsio tamponada com hidrxido de amnio-cloreto de amnio, h a formao de um precipitado branco cristalino de MgNH4PO4.6H2O de acordo com as equaes: HPO42- + OH- H2O + PO43Mg2+ + NH4+ + PO43- + 6H2O MgNH4PO4.6H2O (1) (2)

Na precipitao dos ons magnsio por esse mtodo, a soluo deve ser alcalinizada com hidrxido de amnio para que a precipitao seja completa. Isto facilmente entendido, observando-se os equilbrios (1) e (2). Por outro lado, necessria a adio de cloreto de amnio, pois a presena dos ons amnio, alm de ajudar a precipitao atravs do efeito do on comum, impede a formao de um precipitado branco, floculento, de fosfato cido de magnsio. A adio de cloreto de amnio impede a formao de hidrxido de magnsio como discutido anteriormente. Adicionar em um tubo de ensaio 2 gotas de uma soluo de nitrato de magnsio 0,2M, 10 gotas de gua, 2 gotas de cido clordrico 6M, 3 gotas fosfato bsico de sdio 3M, e por fim adicionar lentamente, s gotas, hidrxido de amnio 6M at o meio ficar alcalino. Dever haver a formao de um precipitado branco de MgNH 4PO4.6H2O que cristaliza sob a forma caracterstica de estrelas e que pode ser observado ao microscpio.

Reaes dos ons Magnsio Voltar pgina inicial

Reaes dos ons Ca2+, Sr2+ e Ba2+

Separao dos Ctions do Grupo II

You might also like