You are on page 1of 10

Estadual do Cear - UECE Reitoria

Av. Paranjana, 1700 Campus do Itaperi 60740-000 Fortaleza - Cear Fone: (0XX) 85 299.2501 Fax: (0XX) 85 299.2503 e-mail:

EDITAL N 28/2013

Estabelece normas e condies para o Processo Seletivo com vistas ao ingresso no Curso de Mestrado Acadmico em Histria - MAHIS, na rea de concentrao Histria e Cultura do Centro de Humanidades da Universidade Estadual do Cear.

O Magnfico Reitor da Universidade Estadual do Cear UECE, Professor Jos Jackson Coelho Sampaio, no uso de suas atribuies estatutrias e regimentais, torna pblico, para o conhecimento dos interessados, que o Centro de Humanidades estar recebendo inscries para o Processo Seletivo visando o ingresso no Curso de Mestrado Acadmico em Histria MAHIS na rea de concentrao Histria e Cultura, criado pela Resoluo n 2821/2005 CEPE/UECE, de 13 de abril de 2005, mediante normas e condies especificadas no presente Edital.

1. DOS OBJETIVOS DO CURSO 1.1. Formar profissionais em histria para a pesquisa e o ensino forjando a reflexo historiogrfica articuladamente nesses dois nveis; 1.2. Capacitar pesquisadores na rea de histria para atuao em instituies pblicas ou privadas que demandem servios relacionados com as especificidades historiogrficas, museolgicas e arquivsticas; 1.3. Formar docentes e discentes pesquisadores voltados para as problemticas locais, regionais e nacional, contribuindo assim para intervir nos processos sociais; 1.4. Conceder o grau de Mestre em histria aos estudantes que cumprirem as exigncias regimentais do curso a que se refere este Edital.

2. DO PBLICO-ALVO 2.1. Portadores de ttulo de licenciatura plena e de ttulo de bacharelado em histria, e/ou reas afins, desde que atendidas s exigncias deste edital e apresente o projeto de pesquisa em histria.

3. DA ESTRUTURA CURRICULAR 3.1. De acordo com o Regimento do MAHIS, o curso exige o cumprimento de 32 (trinta e dois) crditos a serem integralizados no perodo mximo de 24 (vinte e quatro) meses. 3.2. As disciplinas sero ministradas de 2 a 6 feira, prioritariamente no turno diurno, sendo exigido, por ocasio da matrcula dos selecionados, documento comprobatrio de disponibilidade efetiva de horrio para o cumprimento do curso.

4. DAS VAGAS E DAS LINHAS DE PESQUISA 4.1. Sero oferecidas 14 (quatorze) vagas, sendo 07 (sete) vagas, em igual nmero, para cada uma das duas linhas de pesquisas, da forma como se especifica a seguir, devendo cada candidato optar por apenas uma dessas linhas: a) 07 (sete) vagas para a linha de pesquisa em Prticas Urbanas; b) 07 (sete) vagas para a linha de pesquisa em Memria, Oralidade e Cultura Escrita.

5. DAS INSCRIES 5.1. Perodo: de 01 a 31 de outubro de 2013. 5.2. Local: Secretaria do Mestrado Acadmico em Histria (MAHIS), Av. Paranjana, 1700. Campus do Itaperi Fortaleza Cear. O Edital encontra-se no site da UECE www.uece.br /mahis. 5.3 Horrio: das 08 s 12horas e das 14 s 17:00 horas, de segunda a sexta-feira. 5.4 Inscrio por procurao: A inscrio poder ser realizada mediante procurao com objetivo especfico, em favor do responsvel pela realizao da inscrio, com firma reconhecida em cartrio.

5.5. Exigncias para Inscrio: No ato da inscrio o candidato dever entregar: a) Requerimento de inscrio em formulrio prprio disponvel na Secretaria do Curso ou na pgina do MAHIS, acompanhado de trs (03) fotos 3x4 (recentes, idnticas e de frente;) e de fotocpia de documento de identidade; b) Uma (01) fotocpia do documento de identidade e do CPF; c) Uma (01) fotocpia do diploma de graduao ou documento equivalente que comprove a concluso da graduao no ato da matrcula. d) Uma (01) fotocpia do histrico escolar do curso de graduao; e) Curriculo cadastrado na Plataforma Lattes do CNPq, acompanhado dos documentos comprobatrios e encadernados na sequencia em que so citados; f) Comprovao de estar em dia com as obrigaes militares e eleitorais (com cpias dos ttulos de eleitor e de reservista), no caso de brasileiro e, em caso de estrangeiro, comprovao de regularidade de estada no pas; g) Comprovante de pagamento da taxa de inscrio no valor de R$ 40,00 (Quarenta Reais), a ser paga no Banco do Brasil, agncia 008-6, conta corrente 26038-X. Em hiptese alguma, mesmo em caso de indeferimento da inscrio, a taxa de R$ 40,00 (Quarenta Reais) no ser devolvida. No sero aceitos depsitos em envelopes bancrios. h) Projeto de Pesquisa em Histria (em 3 cpias), sem o nome do candidato e por ele elaborado que tenha consonncia com uma das linhas de pesquisa do MAHIS, apontada pelo candidato no ato da sua inscrio, com 15 (quinze) pginas, excetuando-se a capa, escrito em fonte Times New Roman 12, espao 1,5, aceitos somente na seguinte forma: Tema e delimitao temtica; problematizao e justificativa, objetivos, referencial terico preliminar, fontes e indicaes metodolgicas bsicas, bibliografia; 5.6. No sero homologadas as inscries que no atendam integralmente s exigncias deste Edital; 5.7. Ao efetuar a inscrio, o candidato estar automaticamente concordando com as normas contidas e apresentadas no presente edital; 5.8. A relao com os nomes dos candidatos cujos pedidos de inscrio forem deferidos ser afixada at s 17 horas do dia 01 de novembro de 2013, no Quadro de Avisos da Secretaria do MAHIS, bem como na pgina eletrnica do Programa (www.uece.br/mahis);

5.9. O candidato com inscrio indeferida poder impetrar recurso contra o indeferimento de seu pedido de inscrio na Coordenao do Curso, at s 17 horas do dia 04 de novembro de 2013, no cabendo recursos adicionais, na esfera administrativa, em relao deciso adotada no julgamento do recurso pela Coordenao do Curso. 5.10. A afixao do resultado do recurso contra o indeferimento se dar at as 14 horas do dia 08 de novembro de 2013, no Quadro de Avisos da Secretaria do MAHIS.

6. DA SELEO: 6.1. As provas e entrevistas deste Processo Seletivo sero realizadas nas dependncias do MAHIS, no Campus do Itaperi da UECE, ou em local previamente indicado pela Coordenao do Curso. O candidato dever apresentar-se ao local de realizao das provas at 30 minutos antes da hora do incio das mesmas, munido de documento de identidade (RG ou equivalente) e do comprovante de inscrio. 6.2 Primeira Etapa: Anlise do Projeto 6.2.1. A anlise dos projetos destina-se a avaliar a consistncia terica do candidato, sua capacidade de formulao de idias, interpretao e sntese do pensamento dos autores revisados, bem como o nvel de compreenso das problemticas centrais atinentes rea de concentrao e linha de pesquisa escolhida. Dessa forma os critrios de avaliao so os seguintes: a) pertinncia do projeto rea de concentrao e/ou linhas de pesquisa do MAHIS; b) clareza na definio do objeto de investigao; c) pertinncia do referencial terico e dos procedimentos metodolgicos: d) atualizao e abrangncia das referncias bibliogrficas; e) coerncia interna; f) clareza e correo da linguagem. 6.2.2. Sero considerados aprovados e habilitados para a prova escrita os candidatos que obtiverem na Anlise do Projeto, nota igual ou superior a 7.0 (sete). A nota desta fase ser o resultado da mdia aritmtica atribuda pela banca examinadora. Os candidatos que no atingirem a nota mnima de 7.0 (sete) estaro automaticamente eliminados. 6.2.3. O resultado do exame do projeto ser afixado no Quadro de Avisos da secretaria do curso e publicado no site do MAHIS no dia 14 de novembro de 2013.

6.2. Segunda Etapa: Prova Escrita. 6.2.1. A prova escrita ser sem consulta, com durao de 4 (quatro) horas, composta de 2 (duas) questes. Uma sobre problema de carter terico e metodolgico, elaborada a partir da bibliografia sugerida no final dessa seco. Na outra o candidato propor a articulao do problema levantado na primeira questo com o objeto, a problematizao, os referenciais tericos e a metodologia do projeto de pesquisa apresentado. 6.2.2. Sero considerados aprovados na Primeira Etapa e habilitados para a anlise dos projetos os candidatos que obtiverem na Prova Escrita, nota igual ou superior a sete (7,00). A nota desta fase ser o resultado da mdia aritmtica atribuda pela banca examinadora. Os candidatos que no atingirem a nota mnima de sete (7,0) estaro automaticamente eliminados. 6.2.3. A Prova Escrita ser realizada no dia 18 de novembro de 2013, das 8 s 12 horas. 6.2.4. O resultado da 1. etapa ser afixado no Quadro de Avisos da secretaria, bem como na pgina eletrnica do Programa (www.uece.br/mahis) at o dia 20 de novembro de 2013. 6.2.5. Bibliografia Bsica. rea de concentrao FARGE, Arlette. Lugares para a Histria. Belo Horizonte. Autntica editora. 2011; PESAVENTO, Sandra Jathay. Histria e Histria Cultural. Belo Horizonte. Autntica. 2005. Linha de pesquisa Prticas Urbanas CERTTEAU, Michel. A inveno do cotidiano: 1. artes de fazer. Petrpolis-RJ, 1994; ELIAS, Nobert. O Processo civilizador. Vol.1. Rio de Janeiro. Jorge Zahar Editora. 1994; Linha de Pesquisa Memria, Oralidade e Cultura Escrita FERREIRA, Marieta de Moraes; AMADO, Janana (et. al.). Usos e abusos da Histria Oral. Rio de Janeiro. Fundao Getlio Vargas. 1996; JUC, Gisafran Nazareno Mota. A oralidade dos velhos na polifonia urbana. Ed. Premius. 2011.

6.3.Terceira Etapa: proficincia em Lngua Estrangeira. 6.3.1. A prova de proficincia em lnguas estrangeiras classificatria e objetiva aferir a capacidade do candidato de ler e interpretar textos em um dos seguintes idiomas: ingls, italiano, francs e espanhol. 6.3.2. A prova de proficincia em lnguas estrangeiras ocorrer no dia 19 de novembro de 2013, em local a ser informado no quadro de aviso do MAHIS e no site www.uece.br/mahis. 6.3.3. Ser considerado aprovado, nesta etapa, o candidato que obtiver nesta prova, mdia mnima de sete (7,0), notas inferiores a sete implicam novo processo de avaliao antes do exame de qualificao do candidato. 6.3.4. O aluno que no for aprovado na proficincia leitora em lngua estrangeira antes da qualificao do projeto, ser desligado do MAHIS. 6.3.5. O resultado da terceira etapa ser afixado no Quadro de Avisos da secretaria do curso bem como na pgina eletrnica do Programa (www.uece.br/mahis) at s 17:00h do dia 21 de novembro de 2013. 6.4. Quarta Etapa: Entrevistas 6.5.1. A Entrevista, de carter eliminatrio, ser realizada apenas com os candidatos aprovados na prova escrita. 6.5.2. Nesta etapa objetiva-se o debate com o candidato sobre o anteprojeto de dissertao e sua experincia profissional. O candidato ser arguido durante 15 a 20 minutos pelos membros da banca examinadora. 6.5.3. As entrevistas sero realizadas nos dias de 21 e 22 de novembro de 2013. Os horrios sero afixados no quadro de avisos da secretaria do MAHIS e no site. 6.5.4. Sero considerados aprovados na Quarta Etapa e habilitados para a Prova de Ttulos os candidatos que obtiverem na Entrevista, nota igual ou superior a sete (7,0). A nota desta fase ser o resultado da mdia aritmtica atribuda pela banca examinadora. Os candidatos que no atingirem a nota mnima de sete (7,0) estaro automaticamente eliminados.. 6.5.6. O resultado da quarta etapa ser afixado no Quadro de Avisos da secretaria do curso bem como na pgina eletrnica do Programa (www.uece.br/mahis) at s 17:00h do dia 22 de novembro de 2013. 6.6. Quinta Etapa: Prova de Ttulos 6.6.1. A prova de ttulos tem carter classificatrio e ser realizada sem a presena do candidato, pela banca examinadora.

6.6.2. Os ttulos, a produo acadmica e a experincia profissional sero avaliados de acordo com a pontuao indicada no quadro seguinte: Ttulo Certificado de especializao na rea do Edital do concurso seletivo. Iniciao cientfica PET Histria Experincia de ensino em Histria, mnima de um ano Livro publicado ou organizado, com ISBN, na rea de Histria e afins. Captulos de livros ou artigos publicados em peridicos cientficos da rea de Histria e afins. Artigos publicados em peridicos cientficos da rea de Histria e afins. Trabalhos completos, na rea de Histria e afins, publicados em anais de Congressos, Seminrios e Simpsios. Monitoria Resumos de trabalhos, na rea de Histria e afins, publicados em anais de Congressos, Seminrios e Simpsios. TOTAL Pontuao 1,0 1,0 1,0 1,0 1,0 0,5 0,5 0,25 Pontuao mxima 1,0 1,0 1,0 1,0 2,0 1,0 1,0 0,5

0,5 0,1

1,0 0,5

10,0

6.6.3. No que toca s reas afins, mencionadas acima, caber banca de seleo acatar ou no os materiais relacionados ao currculo do candidato, pontuando caso aceito em conformidade com o acima expresso. 6.6.4. Todo o currculo dever ser necessariamente comprovado com a cpia dos documentos, sendo que a no apresentao dos referidos documentos acarretar na no pontuao dos itens relativos s indicaes apontadas. 6.6.5. Sero atribudas pela banca examinadora notas de zero (0,0) a dez (10,0) aos currculos dos candidatos, de acordo com o somatrio expresso pela tabela acima. 6.6.6. O resultado da Quinta Etapa ser afixado no Quadro de Avisos da Secretaria do Curso, bem como na pgina eletrnica do Programa (www.uece.br/mahis), at o dia 22 de novembro de 2013. 7. DA APROVAO E CRITRIOS DE DESEMPATE

7.1. A nota final de cada candidato ser resultante da mdia aritmtica das notas obtidas na Prova Escrita, Proficincia em lngua estrangeira, Anlise do Projeto de Pesquisa, Entrevista e na Prova de ttulos desse processo seletivo. 7.2. Em caso de empate na mdia final, devero ser observados os seguintes critrios de desempate: a) Maior nota do Projeto de Pesquisa b) Maior nota da Prova Escrita c) Maior nota na Entrevista d) Maior nota na Prova de Ttulos e) Maior nota na prova de proficincia em lngua estrangeira

8. RESULTADO FINAL 8.1. Sero admitidos para compor o corpo discente do MAHIS exclusivamente os candidatos classificados conforme o nmero de vagas de acordo com o estabelecido no item 4.1 deste edital (14 (quatorze) vagas: 07 (sete) vagas, em igual nmero, para cada uma das duas linhas de pesquisas), sendo classificados pelas maiores notas em ordem decrescente, j consideradas as desistncias, e publicados em documento prprio do MAHIS. 8.2. O resultado final ser divulgado at o dia 26 de novembro de 2013. 8.3. O prazo para recurso quanto ao resultado final at o dia 28 de novembro de 2013. 8.4. O resultado do recurso ser afixado no Quadro de Avisos da secretaria do mestrado, bem como na pgina eletrnica do Programa (www.uece.br/mahis), no dia 03 de dezembro de 2013, quando se encerra o processo seletivo.

9. CALENDRIO DO PROCESSO DE SELEO

inscrio

01 a 31 de outubro de 2013

lista dos deferidos

01 de novembro de 2013

recurso contra indeferimento

04 de novembro de 2013

resultado do recurso contra o indeferimento

08 de novembro de 2013

resultado do exame do projeto de pesquisa

14 de novembro de 2013

prova escrita

18 de novembro de 2013

resultado da prova escrita

20 de novembro de 2013

proficincia em lnguas estrangeiras

19 de novembro de 2013

resultado da estrangeiras

proficincia

em

lnguas 21 de novembro de 2013

entrevistas

21 e 22 de novembro de 2013

resultado das entrevistas

22 de novembro de 2013

resultado da prova de ttulos

22 de novembro de 2013

resultado final

26 de novembro de 2013

recursos

28 de novembro de 2013

resultado dos recursos

03 de dezembro de 2013

10. DAS DISPOSIES FINAIS 10.1. Toda a documentao dos candidatos no aprovados dever ser retirada na secretaria do Mestrado at 30 (trinta) dias corridos aps a publicao do resultado final. Depois desse prazo, ser incinerada. 10.2. Os casos omissos deste edital sero resolvidos pelo colegiado do MAHIS.

Fortaleza CE, de

de 2013

Prof. Jos Jackson Coelho Sampaio Reitor

You might also like