You are on page 1of 4

Atuaes do IBAMA 26 de setembro de 2013

Atuaes do IBAMA
INTRODUO O IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis) uma autarquia federal, foi criada pela lei 7735/89. Este rgo est vinculado ao Ministrio do Meio Ambiente MMA sendo responsvel pela execuo da Poltica Nacional do Meio Ambiente e desenvolve diversas atividades para a preservao e conservao do patrimnio natural do territrio brasileiro, exercendo o controle e a fiscalizao sobre o uso dos recursos naturais. A partir da criao dessa lei, promulgada no dia 22 de Fevereiro de 1989, a Gesto Ambiental passou a ser integrada. Antes, havia vrias reas que cuidavam dos assuntos no que se diz respeito ao Meio Ambiente, divididas em diferentes ministrios e como diferentes vises, muitas vezes contraditrias.

ATUAO DO IBAMA Combate em reas Protegidas Dentro de Unidades de Conservao de Proteo Integral. Reservas Legais Terras Indgenas: com orientao de apoio da Funai e da comunidade.

Combate a incndios em outras reas Florestas pblicas da unio Projetos de assentamentos: apoio ao combate Incndios em reas Rurais: apoio ao combate Incndios Urbanos: apoio ao combate.

Aes de preveno relacionados a fogo Rondas Preventivas Queima controlada: acompanhamento de queima em reas devidamente autorizadas pelo poder pblico. Aes de educao ambiental
1

Atuaes do IBAMA 26 de setembro de 2013

Apoio a aes socioambientais Como aes de despoluio de corpos dgua, mutires de combate dengue, sensibilizao de famlias em reas de risco, apoio a eventos de combate fome e pela igualdade social, etc. Uma das principais atuaes do IBAMA destacam-se o licenciamento de grandes empreendimentos que esto principalmente nas reas de fronteiras do pas, supervisionando nas atividades nucleares e as atividades martimas e ocenicas, o controle de desmatamento e queimadas, o atendimento a acidentes e emergncias ambientais, o controle e avaliao de produtos e substncias qumicas, bem como aes referentes autorizao de acesso, manejo e uso dos recursos florestais, florsticos, pesqueiros e faunsticos, o combate s fraudes ligadas a implantao de Planos de Manejo Florestal em reas pblicas e a consolidao das normas de manejo florestal para a Amaznia. O Licenciamento Ambiental responsvel pela anlise e aperfeioamento de projetos potencialmente causadores de impactos ou utilizadores de recursos naturais, os quais so propostos principalmente pelos setores de energia, minerao e infraestrutura.

O SISTEMA NACIONAL DE PREVENO E COMBATE A INCNDIOS FLORESTAIS Tem como objetivo promover, apoiar, coordenar e executar atividade de educao e pesquisa, monitoramento, controle de queimadas, preveno e combate aos incndios florestais no Brasil, avaliando seus efeitos sobre ecossistemas, a sade pblica e a atmosfera. Em 2010, foi criado um Centro Multiagncias de Coordenao Operacional- Ciman Nacional, com objetivos como o de buscar por solues conjuntas entre as entidades que dele participam para dar melhor resposta possvel aos incndios florestais, estabelecendo prioridades e otimizando recursos. Em relao a isso ao longo do ano, o Prevfogo/IBAMA foi acionado diversas vezes por outras instituies para apoiar nos incndios florestais.
2

Atuaes do IBAMA 26 de setembro de 2013

CONCLUSO O IBAMA atua de forma significativa em todo territrio nacional defendendo o Meio Ambiente de forma voraz para que os recursos naturais sejam utilizados com racionalidade para obter-se o mximo de desenvolvimento, porm, com o mximo de conservao e preservao, visando a sua manuteno para as futuras geraes. O IBAMA agregou valores e melhorou processos, protegeu fauna e flora, criou projetos de vanguarda, ampliou o nmero de unidades de conservao, deu fora a proteo ambiental, ajudou a diminuir o desmatamento na Amaznia, criou sistemas de monitoramento e acompanhamento, instituiu centros de pesquisa, melhorou o processo de concesso de licenas ambientais.

Atuaes do IBAMA 26 de setembro de 2013

REFERNCIAS BIBLIOGRAFICAS http://www.ibama.gov.br

You might also like