You are on page 1of 18

DISPUTAS TERRITORIAIS NA PARABA: EM BUSCA DA CONSTRUO DE TERRITRIO(S) DE ESPERANA

Luanna Louyse Martins Rodrigues urea Rgia Oliveira da Silva Emlia de Rodat Fernandes Moreira Universidade Federal da Paraba - Departamento de Geocincias Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico-CNPq luannalouyse@hotmail.com

INTRODUO Este trabalho parte de uma pesquisa maior denominada Territrio(s) de Esperana coordenada pela Prof. Dr Emlia Moreira que tem como objetivo resgatar os conflitos por terra eclodidos no Estado da Paraba de 1996 a 2007 visando dar continuidade a obra Por um pedao de cho na qual a autora apresenta o registro histrico e geogrfico de todos os conflitos de terra eclodidos na Paraba de 1970 a 1995. O presente trabalho centra sua ateno na luta camponesa por terra e pela vida na terra, focalizando o caso da disputa pela terra da Fazenda Tanques, localizada no Agreste da Paraba, que deu origem ao Projeto de assentamento (PA) Almir Muniz da Silva situado no municpio de Itabaiana-PB, na microrregio de mesmo nome. Como objetivo do trabalho busca-se a recuperao da histria da luta pela terra na referida fazenda procurando evidenciar a ao do Estado frente s demandas judiciais provocadas pelas disputas territoriais atravs da ao das instituies responsveis por mediar o conflito. Os procedimentos metodolgicos para a realizao do trabalho compreenderam: a pesquisa bibliogrfica, documental e cartogrfica, o fichamento dabibliografia, o levantamento e a anlise de dados secundrios e o trabalho de campo. Este consistiu na visita ao assentamento objetivando a aplicao de questionrios direcionados aos assentados, na realizao de entrevistas junto s lideranas da Associao dos Trabalhadores Rurais do Assentamento Almir Muniz da Silva, e no registro fotogrfico para uma melhor caracterizao do objeto de estudo.

Alm disso, foram realizadas entrevistas junto aos mediadores envolvidos no conflito quais sejam: Pe. Joo Maria, Irm Albertina, Frei Anastcio (que forneceu rico material sobre os conflitos na Paraba de uma forma geral e informaes sobre o caso especfico do PA Almir Muniz da Silva), e a Noaldo Belo de Meireles advogado da Comisso Pastoral da Terra/Paraba CPT-PB. Alm desta introduo e das consideraes finais o trabalho est estruturado em trs tpicos. No primeiro tpico tentamos demonstrar de que forma os conflitos eclodidos no campo se constituem em elementos na busca pela construo do que Moreira (2006) denomina Territrio(s) de Esperana. Em seguida apresentamos dados sobre os conflitos de terra registrados no Estado da Paraba de 1970 a 2008, bem como sobre a criao de PAs no Estado de 1986 a 2007. Por fim, apresentamos o estudo de caso realizado no PA Almir Muniz da Silva debruando-nos sobre o conflito pelas terras da Fazenda Tanques procurando demonstrar a ao do Estado no conflito que atravs das instituies responsveis por mediar as disputas vem contribuindo para a manuteno da injusta situao em que se encontra o campo paraibano.

1. OS CONFLITOS AGRRIOS ENQUANTO ELEMENTOS DA CONSTRUO DE TERRITRIOS DE ESPERANA

A expanso do capitalismo no campo brasileiro gera cada vez mais a concentrao das terras nas mos de poucos, terras estas destinadas ao cultivo de monoculturas e pecuria voltadas para a exportao, com o apoio do Estado que atua de diversas formas para o desenvolvimento e a modernizao do campo brasileiro. Em contrapartida, os camponeses lutam contra as mltiplas formas de explorao de seu trabalho resistindo ao avano do capital no campo, lutando por terra e pela vida na terra. Os conflitos por terra em busca da transformao da estrutura fundiria brasileira, concentradora e excludente, no se constituem em uma sublevao pela derrubada do poder, porm o atingem na medida em que se opem concentrao da propriedade da terra e que representam uma forma de resistncia ao avano do capital no campo legitimado pelo Estado.

Em outras palavras, conflito de terra o fruto do choque de interesses entre capital e trabalho representado, de um lado, pela necessidade de subordinao da produo lei do lucro e, do outro, pelo direito de permanecer na terra, de viver na terra e garantir a sobrevivncia da unidade familiar de produo (MOREIRA, 1997, p. 296).

Porm, por mais que venham se ampliando e adquirindo expressividade, os conflitos no campo brasileiro no tm apresentado fora suficiente para transformar a organizao econmico-social vigente, at porque:

o Estado brasileiro nunca se interessou em democratizar o acesso terra. Ao contrrio, atravs das polticas e programas agrcolas que desenvolve, vem contribuindo para viabilizar a dominao do capital no campo, abrindo os caminhos necessrios para a explorao da agricultura de modo capitalista em grandes unidades de produo. O resultado disso a expulso/ expropriao macia do produtor direto (MOREIRA, 1997, p.295).

Mitidiero JR. define os conflitos por terra como Pequenas Revolues:

(...) talvez a expresso pequenas revolues, entendida como processos no terminados pode dar conta dos acontecimentos atuais no campo (...) elas no concretizam ainda o ideal de transformao ampla e de vitria na luta dos oprimidos (2008, p. 65).

Assim, os conflitos agrrios podem ser compreendidos como um processo desencadeado pelos camponeses que, apoiados pelos movimentos sociais, entidades e instituies diversas, reivindicam o direito ao acesso terra meio de sua sobrevivncia e a transformao de uma realidade pautada na alienao do trabalho numa outra pautada na luta pela garantia de uma sobrevivncia livre do cativeiro e da explorao. O territrio conquistado pela luta camponesa representa um novo lugar, um novo espao de relaes sociais, o lugar de trabalhar e viver, de construir um novo modo de vida. O Projeto de Assentamento - PA apresenta-se para os que lutam por terra, como um territrio de inmeras possibilidades, como um espao onde se espera construir um ambiente de vida diferente daquele representado pela

extrema pobreza e pela forte explorao. nesse sentido que Moreira (2006) constri o conceito de Territrio de Esperana, como sendo:

(...) aquele conquistado e construdo: pela luta de resistncia camponesa para permanecer na terra; pela luta de ocupao de terra, promovida pelos trabalhadores sem terra; pela luta de consolidao das diferentes formas de agricultura camponesa. Essas diferentes estratgias simbolizam formas de ruptura com o sistema hegemnico, isto , com a organizao social, econmica e poltica pr-existente no agro brasileiro. Na verdade, trata-se de um novo territrio, construdo com base na utopia e na esperana, Territrio de Esperana (...) carregado de contradies, mas tambm de sinalizaes de uma forma experienciada de organizao social diferente daquela marcada pela subordinao, pela dominao, pela bestialidade da explorao. Desse modo, Territrio de Esperana representa a superao do Territrio de Explorao (...) (2007, p.8).

E em busca da construo dessa nova vida que os camponeses resistem ao avano do capital no campo, atravs da espacializao da sua luta. A essa resistncia dos camponeses o latifndio responde com a barbrie, crueldade, selvageria, e com isso cresce a violncia no campo. Os grandes proprietrios, latifundirios, voltam-se para a defesa da propriedade, no medindo esforos eles priorizam a defesa do patrimnio, que sustenta seus privilgios, em detrimento da vida. No tpico seguinte analisaremos a espacializao dos conflitos de terra na Paraba no perodo de 1970 a 2008, bem como a territorializao da luta atravs da criao de Projetos de Assentamento.

2. ESPACIALIZAO E TERRITORIALIZAO DOS CONFLITOS DE TERRA NA PARABA

A partir de dados coletados em trabalho realizado por Moreira (1997) e de dados sobre as reas de conflitos no Estado atualizados at janeiro de 2008 fornecidos pelo Incra-PB, constatamos que na Paraba registraram-se no perodo de 1970 a 2008 um total de 283 reas de conflito. Ao analisar os dados percebemos que esses conflitos concentramse mais nas Mesorregies do Agreste e Mata Paraibana com 132 e 94 reas de

conflito respectivamente, seguidas pelo Serto que apresentou 46 conflitos e por ltimo a Mesorregio da Borborema com apenas 11 reas registradas (Grfico 1). Grfico 1
Espacializao da luta pela terra segundo as mesorregies paraibanas 1970-2008
140 120 100 80 60 40 20 0 Mata Agreste Borborema Serto Conflitos

Fonte: Moreira, 1997; Incra, 2008.

Separando os dados a partir do ano em que se desencadearam esses conflitos no estado, destaca-se o perodo compreendido entre 1981-1990 no qual os conflitos alcanaram maior nmero. De acordo com Mitidiero Jr.:

(...) o contexto que marcou os anos de 1985 a 1996 aponta para o crescimento das mobilizaes sociais que reivindicavam a reestruturao fundiria brasileira, com o lanamento do primeiro Plano Nacional de Reforma Agrria, o que alarmou os grandes proprietrios rurais (2008, p.272).

Ainda segundo este autor, temendo possveis conflitos em suas propriedades, os fazendeiros passaram a expulsar os camponeses como estratgia para proteger suas terras de possveis desapropriaes (MITIDIERO JR., 2008). Apesar da queda registrada entre 1991-2000 visvel o crescimento do nmero de conflitos nos ltimos anos (Grfico 2). Grfico 2

Periodizao da luta pela terra na Paraba 1970-2008 70 60 50 40 30 20 10 0


19 70 19 -19 76 75 19 -19 81 80 19 -19 86 85 19 -19 91 90 19 -19 9 95 Se 2 6-2 m 00 000 In 1fo 20 rm 08 a e s*

Conflitos

Fonte: Moreira, 1997; Incra, 2008. * Conflitos sem informao do ano em que eclodiram.

Em

relao

aos

municpios

paraibanos,

encontram-se

nas

Mesorregies do Agreste e Mata, os municpios com o maior nmero de conflitos registrados. Destacam-se no Agreste Paraibano os municpios de Alagoa Grande com 14 reas de conflito, Bananeiras com 10, Alagoinha e Campina Grande ambos com 8 reas registradas. Na Mata Paraibana encontramos o municpio de Pedras de Fogo com 10, Cruz do Esprito Santo, So Miguel de Taip e Conde cada um com 8 reas registradas (Mapa1).

Fonte: Moreira,1997; Incra 2008.

Mitidiero Jr. (2008), Moreira e Targino (1997) apontam como as principais causas para a ecloso desses conflitos no campo paraibano at o ano de 1988: o processo de resistncia dos trabalhadores expulso da terra ou quebra de contratos; a venda de propriedades sem levar em conta os direitos dos moradores; a exigncia dos novos proprietrios de que os moradores deixassem a terra; a modificao de contratos verbais em contratos escritos, os quais diminuem os direitos dos trabalhadores. Ainda segundo os mesmos autores na primeira metade da dcada de 1990, sobretudo devido ao surgimento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra na Paraba, aparece como um novo elemento na ecloso de conflitos agrrios: a ocupao de propriedades improdutivas (MOREIRA e TARGINO, 1997; MITIDIERO JR., 2008). Essa estratgia de luta que permanece at os dias atuais a responsvel direta pela presso dos camponeses junto ao Estado que tem resultado na criao de muitos assentamentos rurais na Paraba. E atravs da espacializao da luta os trabalhadores chegam territorializao. Assim, em cada vitria a partir da desapropriao de imveis e constituio de um novo Projeto de Assentamento a luta pela terra se territorializa, pois A expanso e ou criao de territrios so aes concretas representadas pela territorializao (FERNANDES, s/d, p.4). Vale ressaltar que a criao dos assentamentos regra geral, um resultado direto da luta pela terra organizada pelos trabalhadores. Se analisarmos os dados sobre o nmero de reas em conflito e a criao de assentamentos teremos a compreenso de que a reforma agrria s acontece com a organizao dos movimentos camponeses, por meio das ocupaes de terras (...) antes uma ao dos movimentos camponeses. Sem luta pela terra no h reforma agrria (FERNANDES, 2008, p. 78). Apesar da reforma agrria estar em pauta, de ser evidente a necessidade de sua realizao, e de existirem terras passveis de serem desapropriadas para tal finalidade, as propostas de Reforma Agrria que foram elaboradas jamais foram levadas a cabo. Porm, mesmo com todo impedimento colocado para a no realizao da reforma agrria, os trabalhadores vm conseguindo a duras penas, atravs da luta, a desapropriao de algumas reas para terem acesso a terra atravs da poltica de assentamentos.

Segundo dados fornecidos pelo Incra, no perodo de 1986 a 2007 foram criados na Paraba 247 Projetos de Assentamento. Como no poderia deixar de ser, as Mesorregies que apresentam maior nmero de criao de Assentamentos so justamente aquelas que registram maior nmero de conflitos por terra, o que vem confirmar a afirmao de que os assentamentos rurais so produtos da luta e organizao dos trabalhadores, e no uma iniciativa do governo em democratizar a terra. Assim, podemos ver que as Mesorregies do Agreste e Mata Paraibana tiveram o maior nmero de Projetos de Assentamento criados com 112 e 68 respectivamente, seguidas pelo Serto com 45 e por fim a Borborema com 22 assentamentos (Grfico 3). Grfico 3
Territorializao da luta pela terra segundo as mesoregies paraibanas 1986-2007
120 100 80 60 40 20 0 Mata Agreste Borborema Serto Projetos de Assentamento

Fonte: Incra, 2005.

Novamente analisando os dados pelo vis cronolgico constatamos que nos primeiros anos da dcada de 1980 o nmero de Projetos de Assentamento criados muito pequeno, apresentando crescimento aps a dcada de noventa, perodo de surgimento do MST no Estado (Grfico 4).

Grfico 4
Territorializao da luta pela terra na Paraba 1986-2007
120 100 80 60 40 20 0 Projetos de Assentamento

Fonte: Incra, 2005.

Analisando esses dados a partir dos municpios do Estado, constatamos mais uma vez a correspondncia existente entre a luta e a conquista da terra, tendo em vista que os municpios com o maior nmero de criao de Assentamentos so aqueles citados anteriormente com o maior nmero de reas de conflito registradas. Destacamos na Zona da Mata paraibana os municpios de Cruz do Esprito Santo com 8 PAs, Pedras de Fogo com 10 e So Miguel da Taip com 7 assentamentos. J no Agreste temos os municpios de Alagoa Grande com 12 PAs e Bananeiras com 8 (Mapa 2).

19 96 -2 00 0 20 01 -2 00 7

19 86 -1 99 0 19 91 -1 99 5

Fonte: Incra, 2007.

Vale destacar que a conquista da terra atravs da criao do assentamento rural no pe fim luta dos camponeses. Ao contrrio, a conquista da terra o ponto de partida de uma luta por melhores condies que possibilitem a produo no assentamento e a construo de uma vida digna. Apresentaremos no tpico seguinte um exemplo da luta camponesa por terra que vem sendo travada no campo paraibano, da violncia cometida contra os camponeses e do papel desempenhado pelo Estado na manuteno da situao injusta que caracteriza o espao agrrio paraibano.

3. A HISTRIA DA LUTA PELA TERRA DA FAZENDA TANQUES

O Assentamento Almir Muniz da Silva localiza-se no municpio de Itabaiana, na microrregio de mesmo nome, situada no Agreste Paraibano. Os trabalhadores que hoje esto assentados h muito tempo j trabalhavam na terra na condio de moradores ou trabalhadores arrendatrios. O imvel, fazenda Tanques, era propriedade da famlia Borges1, tradicional proprietria de terras, com grande poder na regio de Itabaiana bem como em outros municpios paraibanos. O conflito teve incio no ano de 1997, quando a proprietria proibiu que os trabalhadores arrendatrios e moradores continuassem a cultivar na rea. Um contrato escrito, o Contrato de Comodato, elaborado com o apoio do Sindicato de Trabalhadores Rurais do municpio de Itabaiana-PB no ano de 1996, foi repassado pela proprietria aos trabalhadores que foram induzidos a assinar, justificando que o mesmo seria renovado a cada trs anos. Ao final do contrato a proprietria negou-se a realizar sua renovao argumentando que queria a terra para uso prprio. Pouco tempo

depois eles descobriram que a propriedade estava para ser vendida a Carlos Henrique Borba Cruz Gouveia, um produtor de cana-de-acar da regio. A partir da eles comearam a se organizar para lutar pela terra:

Em entrevista realizada com Frei Anastcio ele relatou-nos sobre a grande influncia exercida por esta famlia em Itabaiana e confirmou que os ex-proprietrios do referido imvel, so da famlia do conhecido usineiro Agnaldo Veloso Borges, porm no soube nos indicar ao certo o grau de parentesco.

Esse contrato ele determinava que em trs anos no tinha mais, a gente no podia mais arrendar a terra. E a proprietria da se firmou dizendo que queria a terra pra uso prprio. E realmente at a gente relaxou, entregou. Quando descobriu que o nosso querido Carlos Henrique...era quem ia assumir isso aqui, ento se pr quem j tem ento vamos dar pr quem no tem, o Incra compra! Ento foi quando a gente comeou a se organizar (depoimento do Sr. Crizante Muniz Moreira Secretrio da Associao dos Trabalhadores Rurais e Agente Comunitrio de Sade do Assentamento Almir Muniz da Silva; PA Almir Muniz da Silva, Itabaiana, 26/05/2008).

O processo de luta foi vagaroso e violento, ocorreram 3 vistorias at a desapropriao do imvel. A resistncia das famlias que permaneceram na luta gerou um conflito de grande proporo. As famlias foram submetidas violao de suas residncias, ameaas, intimidao, humilhaes por parte dos jagunos da fazenda. Em 2002, antes de o resultado da ltima vistoria chegar, que considerou a propriedade improdutiva, ocorreu o desaparecimento de um trabalhador, o Senhor Almir Muniz da Silva, 40 anos, casado e pai de trs filhos, que at hoje no foi encontrado.

Fig.1: Imagens do trator que o trabalhador dirigia quando do seu desaparecimento e dos animais mortos e feridos durante o conflito. Fonte: Dignitatis; RENAP- Rede Nacional de 2 Advogados e Advogadas Populares .

Dignitatis; RENAP- Rede Nacional de Advogados e Advogadas Populares. Memria fotogrfica dos conflitos agrrios no Estado da Paraba - uma viso dos crimes praticados por latifundirios. Material de divulgao de exposies fotogrficas realizadas durante o ano de 2006 visando divulgar os assassinatos contra os trabalhadores rurais na Paraba a partir de casos emblemticos, dentre os quais consta o desaparecimento forado do Sr. Almir Muniz da Silva.

Segundo relatos do Senhor Noberto, irmo do trabalhador desaparecido, no dia 29 de junho de 2002, ele teria ido rebocar um carro que havia quebrado, at a oficina da cidade de Itabaiana e retornou sozinho por dentro da fazenda. Foi visto pela ltima vez por volta das 8:00 horas da manh por moradores da comunidade Lagoa de Rancho que fica na entrada da fazenda quando ali chegava direcionando-se pela estrada de canavial que leva a fazenda Tanques. Os mesmos moradores viram o trator sair com trs homens desconhecidos. O trabalhador nunca retornou e o trator em que estava foi encontrado na BR-PE-75, na divisa entre os estados de Pernambuco e Paraba, nas proximidades do municpio de Itamb-PE, abandonado dentro de um canavial. O trator encontrava-se em local de difcil acesso, todo sujo de lama, o que segundo os peritos impossibilitava o levantamento de impresses digitais. Nada mais foi averiguado, tendo inclusive passado despercebido no inqurito policial o fato de que o trator apresentava vestgios de duas perfuraes de bala o que forneceria pistas sobre o assassinato do trabalhador. Ao analisar o andamento das investigaes, confirma-se o descaso das autoridades. Os familiares e amigos de Almir procuraram as autoridades para prestar seus depoimentos fornecendo informaes muito importantes para guiar as investigaes. Porm, as investigaes policiais para apurar as declaraes das testemunhas no procederam de forma adequada. As pessoas que foram apontadas pela famlia e amigos de Almir como possveis testemunhas ou envolvidos no desaparecimento, ou no foram intimados a depor ou no foi averiguada a veracidade dos libis apresentados. Passados 7 anos do desaparecimento de Almir as

investigaes realizadas no foram capazes de solucionar o caso. O trabalhador no foi encontrado, as causas no foram identificadas nem os culpados foram julgados ou punidos. Em entrevista com o advogado da CPTPB, Noaldo Belo de Meireles, responsvel pelo caso, fomos informados que o processo encontra-se arquivado. Segundo relatos dos familiares da vtima, e de dados fornecidos por Noaldo, o acusado pelo desaparecimento forado (e possvel assassinato) de Almir Sergio Souza de Azevedo, que era administrador da

fazenda poca e que chegou propriedade no ano de 1999. Srgio policial civil e, por coincidncia, investigador responsvel pelo caso tendo em vista que trabalhava na delegacia de Itabaiana-PB. Em sua pesquisa de doutorado Mitidiero Jr. rene as diversas acusaes que tramitam na justia contra esse policial, assim definindo-o:

A figura do policial Srgio Souza de Azevedo atualiza uma figura social muito conhecida do povo nordestino: o pistoleiro. um pistoleiro no analfabeto, aprovado em concurso pblico, sustentado pelo Estado e patrocinado pelos fazendeiros (coronis) e que utiliza o efetivo policial para a realizao do seu servio (2008, p.346).

Como destaca o autor, o caso do policial em questo configurase como uma exemplificao da utilizao de jagunos para cometer aes criminosas no campo a mando dos coronis (fazendeiros) com a garantia da impunidade, tendo em vista que a supremacia dos coronis e o grande domnio poltico-econmico que exercem ignoram as leis que regulam o territrio. De acordo com informaes obtidas na referida pesquisa e dados coletados junto ao Incra/PB, este policial acusado de ser um dos principais comandantes de milcias que atuam no campo paraibano e de realizar diversas aes criminosas dentre as quais destacamos: 1) sequestro de um professor da Universidade Federal da Paraba; 2) tentativa de assassinato contra o Pe. Joo Maria Cauchi, a Irm Albertina e a Irm Vernica; 3) espancamento de um preso em uma delegacia da capital levando-o morte, tendo sido citado no relatrio da Organizao das Naes Unidas - ONU sobre tortura; 4) constrangimento ilegal de um trabalhador, e perseguio contra seus filhos chegando a balear um deles; 5) sequestro e espancamento dos filhos do posseiro Jos Vicente da Silva tendo no dia seguinte autuado os mesmos sob acusaes forjadas; 6) espancamento e priso do estudante Jos Carlos Rodrigues; 7) realizao de diversas denncias inverdicas contra trabalhadores rurais; 8) comandou a invaso na casa de um posseiro no municpio de Juarez Tvora, na qual destruram seus pertences, roubaram uma quantia de

cerca de 700 reais e agrediram seu filho. Houve ainda uma tentativa de estupro contra sua mulher, Severina dos Santos Silva, que no se consumou, pois ela estava menstruada. Porm, introduziram um cano de ferro em sua vagina (Incra, 2009). Srgio Souza de Azevedo ainda acusado de fazer parte de uma quadrilha de assaltos a carros na Paraba. Para garantir sua impunidade, segundo depoimentos de trabalhadores rurais, o policial conta com a proteo do judicirio tendo em vista sua influncia junto ao ex-procurador geral da justia, Jlio Paulo Neto (MITIDIERO JR., 2008). Aps toda a trajetria de luta e resistncia dos trabalhadores, o imvel foi declarado de interesse social para fins de reforma agrria em 18 de julho de 2003, tendo sido desapropriado em 25 de maro de 2004 dando origem ao Projeto de Assentamento Almir Muniz da Silva em homenagem ao trabalhador desaparecido durante a luta pela conquista da terra.

CONSIDERAES FINAIS

Fica evidente a partir do exposto que o problema agrrio brasileiro vem sendo mantido pelos que detm o poder em nosso pas, excluindo, explorando, marginalizando parcela significativa da populao para manter privilgios nas mos de poucos. A falta de vontade poltica para a realizao de uma reforma agrria massiva, e a no aplicao da legislao agrria de forma correta, so responsveis pela condio de misria em que se encontra um grande nmero de famlias brasileiras. Os governantes colocam em prtica apenas a poltica de assentamentos, uma medida que, embora importante, no tem se mostrado suficiente para resolver a questo agrria nacional. Em contrapartida, a organizao dos trabalhadores em busca da conquista da terra (espacializao) vem se fortalecendo desde a segunda metade dos anos de 1980. O forte poder de influncia das oligarquias rurais na Paraba visvel, bem como a utilizao de violncia, uma constante no campo, atravs da organizao de milcias para cometer diversas aes criminosas contra os camponeses, contando com a conivncia do Estado que lhes garante a

impunidade. A omisso, ou melhor, a ao do Estado, atravs do poder judicirio, vem contribuindo significativamente para a manuteno dessa situao de injustia social que caracteriza o campo paraibano. Porm, mesmo com todas as dificuldades, a luta pela terra continua sendo diretamente responsvel pela conquista de muitos

assentamentos rurais na Paraba (territorializao), que dentro das suas limitaes proporcionam uma melhoria de vida para as famlias assentadas, demonstrando como bem afirma Moreira, que outras formas de organizao social diferente daquela marcada pela subordinao, pela dominao, pela bestialidade da explorao possvel.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS Acessoria Jurdica; Iranice Muniz/ Noaldo Meireles/ Aldaris Jnior. O desaparecimento de Almir. s/d. BATISTA, Ederval Everson. A espacializao (luta) e a territorializao (conquista) da terra de trabalho nos municpios de Londrina e Tamarana PR. Disponvel em: <http://www2.uel.br/gupopesquisa/gepal/primeirogepal/pdfs-tc/edervaleversonbatista.pdf>; acessado em: 22/05.2009. Dignitatis; RENAP- Rede Nacional de Advogados e Advogadas Populares. Memria fotogrfica dos conflitos agrrios no Estado da Paraba - uma viso dos crimes praticados por latifundirios. s/d FERNANDES, Bernardo Manano. O MST e as reformas agrrias no Brasil. 2008; p.73-85. Disponvel em: <http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/ar/libros/osal/osal24/04mancano.pdf> Acessado em: 22/05/09. ________. Movimentos socioterritoriais e movimentos socioespaciais contribuio terica para uma leitura geogrfica dos movimentos sociais. Disponvel em: <www4.fct.unesp.br/nera/publicacoes/construcaoconceitual.pdf.> Acessado em: 16/06/2009. ________.Movimento Social como Categoria Geogrfica. In Revista Terra Livre, n 15. So Paulo: AGB, 2000. p.59-85. Instituto de Colonizao e Reforma Agrria Incra. Superintendncia Regional da Paraba. (SR 18) Violncia no campo. s/d. ________.Superintendncia Regional da Paraba. Relatrio Maio de 2009.

Ministrio do Desenvolvimento Agrrio MDA. Instituto de Colonizao e Reforma Agrria Incra. Superintendncia Regional da Paraba. Relao dos acampamentos existentes no Estado da Paraba, atualizado at janeiro de 2008. ________. Instituto de Colonizao e Reforma Agrria Incra. Superintendncia Regional da Paraba. Quadro demonstrativo dos projetos de assentamento por ordem de criao. ________. Instituto de Colonizao e Reforma Agrria Incra. Superintendncia Regional da Paraba. reas de conflito; data de atualizao 30 de maio de 2005. MITIDIERO JR., Marco Antonio. A ao territorial de uma igreja radical: teologia da libertao, luta pela terra e atuao da comisso pastoral da terra no Estado da Paraba. So Paulo: USP, 2008. 500f. ________A agricultura capitalista no Brasil; Territorializao: conceito explicativo da luta pela terra? Disponvel em: <www.klepsidra.net/klepsidra9/territorializacao.html> Acessado em: 16/06/2009. MOREIRA, Emlia. Territrio(s) de Esperana: Projeto de pesquisa. Joo Pessoa: CNPq, 2006. ________. Por um pedao de Universitria/UFPB, 1997. 838 p. cho. 2 v. Joo Pessoa: Editora

MOREIRA, Emilia; TARGINO, Ivan. Captulos da geografia agrria da Paraba. Joo Pessoa: Editora Universitria/ UFPB, 1997. 332p Ofcio JG/RJ. Ao Secretrio Executivo da Comisso Interamericana de Direitos Humanos. s/d. p.1-34. Servio Pblico Federal; Ministrio do Desenvolvimento Agrrio MDA. Conflitos emblemticos do Estado da Paraba j resolvidos 2003 a 2006.

You might also like