You are on page 1of 3

SOBRE O TEXTO DO AUTOR BESSA FREIRE

1. ELEJAS UM DOS CINCOS EQUVOCOS MENCIONADOS: -Terceiro Equvoco: Culturas Congeladas

2. ESCREVA AS PRINCIPAIS IDEAS QUE APARECEM EM TORNO DESTE EQUVOCO: - A grande maioria dos brasileiros tem a ideia de que a cultura indgena estagnada. Na cabea das pessoas se tem a imagem do ndio dos tempos de Pero Vaz de Caminha, aquele ser de tanga, com cocar e munido de arco e flecha. Assim, qualquer mudana nesta imagem provoca espanto: Ah! No mais ndio, um exemplo disso foi o ex governador do Amazonas Gilberto Mestrinho, para impedir a demarcao das terras indgenas, ele disse: esses a no so mais ndios, j esto de cala e camisa, j esto usando culos e relgios, j esto falando portugus, no so mais ndios.

3. DESCREVA O IMPACTO DESTE EQUVOCO NA SUA COMPREENSO SOBRE AS SOCIEDADES INDGENAS: - Ao discriminar o ndio que no se enquadra na categoria de ndio autntico cria-se uma nova categoria, desconhecida pela etnologia: os ex-ndios. O brasileiro pode usar coisas produzidas por outros povos ( computador, telefone, televiso, relgio, rdio, aparelho de som, luz eltrica, gua encanada) e nem por isso deixa de ser brasileiro. Mas o ndio, se desejar fazer o mesmo, deixa de ser ndio. Quer dizer, ns no concedemos s culturas indgenas aquilo que queremos para a nossa: o direito de entrar em contato com outras culturas e de, como conseqncia desse contato, mudar. Sendo assim, privamos eles da interculturalidade, esta, entendida como um dilogo respeitoso entre culturas, de tal forma que cada uma delas tenha a liberdade de dizer: Olha! Isso ns queremos, isso ns no queremos, ou ento, ns no queremos nada disso.
1

essa liberdade de transitar em outras culturas que no concedemos aos ndios, quando congelamos suas culturas. O problema histrico, no deixaram eles escolherem o que queriam tomar emprestado, lhes foi imposto a ferro e fogo. A relao entre os ndios e homem branco no tem tido mo dupla, ou seja, os ndios no puderam ter liberdade de escolha. No houve dilogo, houve imposio do colonizador ,e ainda hoje esta imposio persiste.

4. O QUE SE TRANSFORMA (OU NO) NO SEU PENSAMENTO SOBRE A RELAO ENTRE OS NDIOS E NS (BRASILEIROS) A APARTIR DOS ARGUMENTOS TRAZIDOS POR BESSA FREIRE: - Apesar de no ter uma viso discriminatria e preconceituosa sobre os povos indgenas e suas culturas, isso devido uma maior convivencia com os ndios, a leitura do texto de Bessa Freire, s veio reforar o meu posicionamento e meu respeito a cerca deles. Acredito que com educao sobre o tema e leis j editadas ocorrer aumento progressivo de pessoas e de segmentos sociais que vo superando a viso estereotipada sobre os primeiros habitantes do Brasil. Isto , h uma conscincia cada vez maior de que os povos indgenas constituem, sim, um dos pilares da sociedade brasileira e uma referncia importante, da identidade nacional. Este caminho para o reencontro com sua histria e sua origem pode significar um reencontro consigo mesmo, nica possibilidade de seu desenvolvimento pleno, justo, democrtico e igualitrio diante da diversidade tnica e cultural de seu povo. Nos ultimos anos vislumbra-se uma perspectiva sustentada por uma viso mais cidad, uma viso mais civilizada do mundo moderno, no somente sobre os ndios, mas sobre as minorias ou as maiorias socialmente marginalizadas. Esta viso concebe os ndios como sujeitos de direitos e, portanto, de cidadania. E no se trata de cidadania comum, nica e genrica, mas daquela que se baseia em direitos especficos, resultando em uma cidadania diferenciada, ou melhor, plural. Assim, os povos indgenas ganharam o direito de continuar perpetuando seus modos prprios de vida, suas culturas, suas civilizaes, seus valores, garantindo igualmente o direito de acesso a outras culturas, s tecnologias e aos valores do mundo como um todo. Direitos
2

especficos e cidadania plural indicam teoricamente que os povos indgenas tm um tratamento jurdico diferenciado. Por exemplo, concedido a eles o direito de terra coletiva suficiente para a sua reproduo fsica, cultural e espiritual, e de educao escolar diferenciada baseada nos seus prprios processos de ensino-aprendizagem e produo, reproduo e distribuio de conhecimentos.

Aluna: Mari Terezinha da Silveira Benatti

You might also like