You are on page 1of 8

Crtilo: Revista de Estudos Lingsticos e Literrios.

Patos de Minas: UNIPAM, (1): 79-86, ano 1, 2008

Cultura de massas e outras culturas:


as concepes contemporneas de Edgar Morin e Nstor Garca Canclini sobre a cultura de massas

Fernanda Dutra
Graduao em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Orientao: Prof. Dr. Gislene da Silva.

Resumo: Fazer a sociologia do presente era a ambio do pensador francs Edgar Morin, na

dcada de 60. Analisando a cultura de massa, criada pelo sistema industrial capitalista, Morin diagnosticou o prejuzo da cultura culta e da popular diante da cultura massiva. Alm disso, ocorreria a homogeneizao dos costumes, uma vez que a indstria cultural procurava atingir o maior pblico possvel. A massa no responderia. Na dcada de 90, o argentino Nstor Garca Canclini, analisando tambm o presente, a partir de pesquisas de campo inclusive, disse que a cultura de massas no acabou com as culturas culta e popular, mas se integrou a elas criando culturas hbridas. Acreditando no consumidor dos produtos culturais, Garca Canclini sugere que o consumo seja ligado cidadania para aplicar polticas culturais que valorizem a multiplicidade cultural. Palavras-chave: Cultura de massa hibridao cultural sincretismo consumo

1. Consideraes iniciais Cultura de Massas no Sculo XX, de Edgar Morin, foi lanado em 1962. difcil alinh-lo a somente uma linha de pensamentos, pois ele escreveu muitos livros e elaborou vrios conceitos. No entanto, Mauro Wolf considera que o livro de 1962 seja a base da Teoria Culturolgica (WOLF, 1987, p. 100). Neste artigo, pretende-se trazer as idias a respeito da cultura de massa de Morin junto s idias de Nstor Garca Canclini expostas nos livros Culturas Hbridas e Consumidores e Cidados. Morin validou a produo cultural com fins lucrativos e a relao da cultura de massa com as outras culturas (popular, culta, religiosa, nacional, etc). Assim como Morin, Garca Canclini tambm pensou dentro de uma perspectiva multicultural. No entanto, se aquele acreditava no prejuzo das outras culturas na relao com a cultura de massas, este enxergou a criao de uma nova cultura: a mistura de todas elas mais novos elementos, uma cultura hbrida. A viso que ambos tm sobre o consumo dos produtos culturais tambm bem diferente. Enquanto Morin acreditava na homogeneizao dos costumes e das vises,

79

Fernanda Dutra | Cultura de massa e outras culturas

partindo de um conceito implcito da agulha hipodrmica1 (WOLF, 1987, p. 105), Garca Canclini entendia que um mesmo produto poderia ser lido de vrias formas diferentes, de acordo com a formao socioeconmica e histrica do consumidor (GARCA CANCLINI, 1997, p. 142). Em A cultura de Massas no Sculo XX, a preocupao de Morin em fazer uma sociologia do presente (MORIN, 1977, p. 7) est nos dois livros de Garca Canclini utilizados neste artigo, em que h tambm reflexes sobre pesquisas empricas e anlises de fenmenos da atualidade. Assim, os trs livros so coerentes com o pensamento contemporneo e a comparao entre ambos uma forma de atualizar os conceitos propostos por Morin. Tambm por esse motivo, o contexto histrico do desenvolvimento dessas pesquisas ajuda a esclarecer alguns pontos do discurso. Em seguida, as idias de Garca Canclini sero expostas enfocando a formao das culturas hbridas para entender as relaes da cultura de massas com as culturas popular e culta. Tambm importante expor o pensamento de Garca Canclini sobre o consumidor, perfil que permite a possibilidade de ao e, sugere o autor, cidadania.

2. A cultura massiva e o carter homogeneizante A Cultura de Massas no Sculo XX aponta as principais caractersticas dessa cultura, recente, surgida com a industrializao e o desenvolvimento dos meios de comunicao de massas. Segundo Morin, a cultura de massas segue as normas capitalistas e destinada a um aglomerado gigantesco de indivduos compreendidos aqum e alm das estruturas internas da sociedade. Morin consolida os produtos massivos como cultura, criticando os intelectuais por julgarem a existncia somente da cultura culta, que ele diz ser guiada pela esttica, qualidade, criao, espiritualidade e elegncia e produzida pelos intelectuais (Op. cit., p. 17). Uma srie de conseqncias resulta da caracterstica industrial. A criao submetida tcnica e burocracia, predominando a organizao racional do produto sobre a inveno (MORIN, 1977, p. 25). O filme, por exemplo, comea no roteiro, mas passa pelo trabalho de muitas pessoas e interferncias burocrticas relacionadas ao custo de produo e a divulgao, o que acaba por limitar a criatividade do autor. Para Morin, essa caracterstica vai contra a necessidade humana do consumo cultural individualizado. A isso, a indstria cultural responde com frmulas que permitam algumas mudanas para individualizar o produto, como atrizes e atores famosos, no caso dos filmes, ou finais diferentes. A contradio inveno-padronizao a contradio da cultura de massa. seu mecanismo de adaptao ao pblico e de adaptao do pblico a ela (MORIN, 1977, p. 28).

A teoria norte-americana sobre a recepo pode ser resumida na afirmao: Cada elemento do pblico pessoal e diretamente atingido pela mensagem (WOLF apud WRIGHT, 1977: 22).

80

Crtilo: Revista de Estudos Lingsticos e Literrios. Patos de Minas: UNIPAM, (1): 57-69, ano 1, 2008

Por ser um produto, a cultura de massa busca atingir o maior pblico possvel (Op. cit., p. 35). assim que os programas adicionam contedos que os produtores julgam atingir mulheres (romances), homens (aventura) e crianas (humor). Com a expanso do mercado para alm dos Estados Unidos, os filmes hollywoodianos passam a contar com personagens estrangeiros, como chineses e latinos (MORIN, 1977, p. 44):
Essa variedade , ao mesmo tempo, uma variedade sistematizada, homogeneizada, segundo as normas comuns. O estilo simples e claro [...] visa conferir-lhe uma inteligibilidade imediata e essa universalidade oculta os mais diversos contedos. (MORIN, 1977, p. 35 e 36)

O pblico desse contedo o chamado homem mdio2, resultante de cifras de venda, viso em si mesma homogeneizada. Para Morin, os produtores procuram incutir gostos e desgostos e, assim, a homogeneizao procura tornar assimilveis ao homem mdio os mais diferentes contedos (Op. cit., p. 36). A palavra utilizada pelo autor para a tendncia homogeneizao sincretismo3. Quando menciona a reao do consumidor cultura de massas, Morin diz que este no responde a no ser por sinais pavlovianos; o sim ou o no, o sucesso ou o fracasso. O consumidor no fala (MORIN, 1977, p. 46). Mas, a partir do ponto de vista dos mecanismos do consumo, o autor diz que o questionamento mais importante se o produto cultural feito a partir das normas da indstria, afetado pela censura do Estado e pelas intervenes de outras instituies intermedirias, satisfaz as necessidades culturais do pblico. Morin no d respostas, mas nota que a cultura massa , portanto, o produto de uma dialtica produo-consumo, no centro de uma dialtica global que a da sociedade em sua totalidade (MORIN, 1977, p. 47). Em uma nota de rodap no livro, Morin diz que h pesquisas norte-americanas que indicam que no h ao unilateral das mass media sobre o receptor e que nem sempre h uma relao direta entre as intenes de quem comunica com a compreenso de quem recebe a mensagem. A partir desse comentrio de Morin, nota-se como o desenvolvimento das pesquisas sobre recepo era recente. Em 1962, os Estudos Culturais ingleses, principal na linha de estudos sobre recepo, comeava a divulgar seus trabalhos (ESCOSTESGUY, 2001, p. 152). Outra caracterstica que precisa ser levada em conta o hermetismo das pes-

O homem mdio, ou o homem universal, um conceito antropolgico do anthropos. Morin diz se tratar de um homem que em todas as partes responde s imagens pela identificao ou projeo [...], o homem criana que se encontra em todo homem, gostando do jogo, do divertimento, do mito do conto [...], o homem que em toda parte dispe de um tronco comum de razo perceptiva, de possibilidades de decifrao, de inteligncia. (MORIN, 1977, p. 44 e 45). 3 Sincretismo a palavra mais utilizada por Morin, mas ele tambm usa hibridao, mesclagem e outras com sentido semelhante. J Garca Canclini usa predominantemente a palavra hibridao, tambm com a inteno de se referir mistura. O conceito pode confundir, pois o sincretismo de Morin pretende assinalar a forma como a indstria cultural quer levar homogeneizao. Enquanto para Garca Canclini, hibridao a relao entre as culturas que forma uma nova cultura, hbrida. Assim, a mistura para Morin o que ir levar semelhana, enquanto para Garca Canclini, as vrias misturas devem garantir a variedade cultural.

81

Fernanda Dutra | Cultura de massa e outras culturas

quisas francesas que, indo contra a pesquisa administrativa norte-americana maior parte das pesquisas realizadas at ento era pouco empirista (WOLF, 1987, pp. 100-101). As sociedades modernas so policulturais (MORIN, 1977, p. 16). Para Morin, na conjuntura moderna, culturas de natureza diferente se relacionam e influenciam umas s outras. A cultura de massas, portanto, no autnoma. No entanto, o autor v a influncia da cultura macia do sculo XX como daninha s outras culturas e sociedade.
A cultura de massa integra e se integra ao mesmo tempo numa realidade policultural; faz-se conter controlar, censurar (pelo Estado, pela Igreja) e, simultaneamente, tende a corroer, a desagregar outras culturas. A esse ttulo, ela no absolutamente autnoma: ela pode embeber-se de cultura nacional, religiosa ou humanista e, por sua vez, ela embebe as culturas nacional, religiosa ou humanista. (MORIN, 1977, p. 16).

H um ponto da cultura de massa em que a distino com a cultura culta dos livros, msicas e teatro clssicos puramente formal. Os CDs e o rdio multiplicam Bach e Beethoven, os livros de bolso tornam acessveis obras de Shakespeare, Sartre, Camus. A democratizao uma tendncia da cultura de massa, mas no a principal nem a especfica (Op. cit., p. 53). A cultura industrial integra as formas e contedos de que se apropria. Mas, ao lado da multiplicao pura e simples, h uma vulgarizao4. A obra lenta e densa substituda pela condensao agradvel e simplificadora (MORIN, 1977, p. 54). Os processos da vulgarizao so: simplificao, modernizao, maniqueizao e atualizao. Assim, as obras da cultura culta so aclimatadas cultura de massa, para torn-las mais facilmente consumveis. Pelo carter visual, a cultura de massa tambm reencontra o carter da cultura primpressa e folclrica da presena viva, das danas e jogos. No entanto, ela separa fisicamente espectadores e atores (Op. cit., p. 62). O pblico j no pode mais participar do espetculo, a no ser pela teleparticipao. A cultura folclrica era do hic et nunc (aqui e agora). A cultura urbana popular conserva alguns traos da cultura folclrica. Apesar de no ter razes num passado longnquo, ela tem grias e relaes de vizinhana, o espao pblico da taverna, do pub. As culturas urbana popular e folclrica tm a interferncia de outras culturas como a nacional, a crist, a socialista. Mas a cultura industrial que des agrega efetivamente as culturas do hic e do nunc. Ela tende ao pblico indeterminado. No possui razes, mas uma implantao tcnico-burocrtica (MORIN, 1977, p. 64). Mas assim como a cultura de massa se apropria de contedos da cultura culta, ela se apropria tambm do folclore e do popular. O processo de apropriao, no entanto, diferente: a universalizao dos contedos. O folclore do Oeste americano, por exemplo, vira o
4

A vulgarizao definida como transformao tendo em vista a multiplicao, segundo os padres da indstria da cultura de massas (MORIN, 1977, p. 54).

82

Crtilo: Revista de Estudos Lingsticos e Literrios. Patos de Minas: UNIPAM, (1): 57-69, ano 1, 2008

western. O slapstick comedy londrino vira a comdia de O Gordo e O Magro, por exemplo (Op. cit., p. 64).
Um verdadeiro cracking analtico transforma os produtos naturais em produtos culturais homogeneizados para o consumo macio. Em outras palavras, certos temas folclricos privilegiados so mais ou menos desintegrados a fim de serem mais ou menos integrados no novo grande sincretismo. (MORIN, 1977, p. 65)

O novo grande sincretismo criaria uma cultura de lazer, em que a principal preocupao o consumo e a realizao dos desejos pessoais. A concluso de Morin de que a cultura de massas contribui para enfraquecer todas as instituies intermedirias desde a famlia at a classe social para constituir um aglomerado de indivduos a massa ao servio da supermquina social (MORIN, 1962 apud WOLF, 1987, p. 105). 3. O hibridismo cultural Com uma histria de pesquisas de denncia e ao, os estudos latino-americanos do fim dos anos 80 e da dcada de 90 se voltam s pesquisas sobre mediao e hibridao, repensando as relaes do popular e do culto com o massivo. A influncia dos Estudos Culturais ingleses ocorre por j existir uma linha de pesquisas com o resgate da cultura popular e uma crtica diviso elitista da alta e da baixa cultura (BERGER, 2001, p. 269). Em Culturas Hbridas, de Garca Canclini, no se fala da cultura de massas de forma isolada, pois o autor acredita que
O culto, o popular e o massivo no esto onde estamos habituados a encontr-los. necessrio demolir essa diviso de trs pavimentos, essa concepo em camadas do mundo da cultura e averiguar se sua hibridao pode ser lida com as ferramentas das disciplinas que os estudam separadamente: a histria da arte e a literatura se ocupam do culto; o folclore e a antropologia, consagrados ao popular; os trabalhos sobre comun icao, especializados na cultura massiva. Precisamos de cincias nmades, capazes de circular pelas escadas que ligam esses pavimentos. (GARCA CANCLINI, 1998, p. 19)

O autor afirma que o mundo ps-moderno5 no concebe essa diviso rgida entre as culturas na poca da globalizao, em que as identidades fixadas em elementos nicos de uma comunidade tnica ou nacional se tornam instveis (GARCA CANCLINI, 1997, p. 15). As identidades modernas eram territoriais e quase sempre monolingsticas. Por outro lado, as identidades ps-modernas so transterritoriais e multilingsticas (Op. cit. p. 35).

Garca Canclini coloca claramente a sua concepo do termo em Culturas Hbridas: concebemos a psmodernidade no como uma etapa ou tendncia que substituiria o mundo moderno, mas como uma maneira de problematizar os vnculos equvocos que ele armou com as tradies que quis excluir ou superar para constituir-se (GARCA CANCLINI, 1998, p. 28).

83

Fernanda Dutra | Cultura de massa e outras culturas

A fragmentao da sociedade e da identidade contribuiu para a formao das culturas hbridas, formas novas de cultura que misturam elementos das culturas popular, culta e massiva. Garca Canclini seleciona alguns aspectos poltico-culturais que refletem a sociedade fragmentada e contribuem na formao das culturas hbridas. a) A teleparticipao A expanso urbana e o xodo rural incharam as cidades latino-americanas, como a cidade do Mxico e So Paulo. Mas, ao contrrio do que se imaginava, viver numa cidade grande no significa se tornar annimo, parte da massa. O que se observa a tendncia de buscar na intimidade domstica, formas seletivas de sociabilidade (CANCLINI, 1998, p. 286). Assim, o espao pblico da modernidade no mais onde se exerce a cidadania. Para saber o que ocorre na cidade, a populao precisa se informar pela mdia, o que enfraquece a mobilizao social e aumenta a fragmentao da sociedade. Segundo o autor, as ditaduras teriam tornado essa transformao ainda mais radical. b) Descolecionar A desarticulao do espao pblico e do urbano ps (...) em dvida que os sistemas culturais encontrem sua chave nas relaes da populao com certo tipo de territrio e de histria que prefigurariam em um sentido peculiar os comportamentos de cada grupo (GARCA CANCLINI, 1998, p. 302). Assim, colees e museus nos moldes tradicionais perderam o sentido. Museus foram institudos como uma forma de consolidar a compreenso da cultura culta e folclrica, a identidade nacional (Op. cit., p. 303). Mesmo no espao urbano se pode observar o descolecionamento6: se antes as ruas seguiam estilos arquitetnicos bem definidos, hoje em dia nota-se uma mistura de estilos de vrias pocas. Garca Canclini tambm nota que, atualmente, cada usurio pode montar sua coleo, por exemplo, gravando discos com msicas de jazz e ax. Os dispositivos de reproduo, tais como fotocopiadoras, o videocassete, os videoclipes e os videogames, so mecanismos em que as colees se perdem e se reestruturam imagens e contextos. O ponto principal dos descolecionamentos no permitir a vinculao rgida das classes sociais com os estratos culturais (GARCA CANCLINI, 1998, p. 309), contribuindo com o processo de hibridao cultural. c) Desterritorializao Desterritorializao a perda da relao natural da cultura com os territrios geogrficos e sociais, e reterritorializao a relocalizao territorial relativa, parcial, das velhas e novas produes simblicas. Os dois processos so contemporneos globalizao e intensa onda de migrao.
6

Descolecionamento o termo utilizado por Garca Canclini em Culturas Hbridas, como substantivo do verbo descolecionar. Ou seja, com o sentido de fim das colees.

84

Crtilo: Revista de Estudos Lingsticos e Literrios. Patos de Minas: UNIPAM, (1): 57-69, ano 1, 2008

As mudanas na produo de bens culturais, que, seguindo o sistema capitalista, globalizaram-se, levaram os produtos dissociao dos locais. O filme Babel (2006), por exemplo, dirigido pelo mexicano Alejandro Gonzlez Irritu e falado em ingls, rabe, francs, espanhol, japons e a lngua de sinais japonesa. As migraes tambm contriburam para o surgimento de culturas hbridas. Quando em pases diferentes, os migrantes no deixaram de produzir e se relacionar, tanto entre si, quanto entre os locais e os de sua terra natal (Op. cit., p. 312). Com a intensificao das migraes, tambm houve um processo de resistncia dos locais para proteger a cultura popular e defender a soberania. Garca Canclini cita o exemplo da cidade mexicana de Tijuana, que faz fronteira com os Estados Unidos. Em uma pesquisa realizada por ele, detectouse que os mesmos que elogiam o carter cosmopolita da cidade, queriam fixar signos de identificao, rituais que os diferenciem dos que esto s de passagem (GARCA CANCLINI, 1998, p. 325). Esse fenmeno mostra que as culturas hbridas no vo acabar com as culturas populares. A perspectiva ps-moderna da fragmentao e da multiplicidade permite lidar de forma multifocal com as tenses criadas pela desterritorializao e reterritorializao (GARCA CANCLINI, 1998, p. 326). Cultura de Massas no Sculo XX uma obra conhecida pela relativizao do poder da mdia sob a sociedade, ao reconhecer que esta tambm contribui na formao da cultura de massa e que ela no autnoma (SILVA, 2001, p. 176). Ainda assim, a cultura de massas uma ameaa s culturas tradicionais (MORIN, 1977, p. 16). Quase 30 anos depois, Garca Canclini defende que a cultura de massas no dominou as outras, mas, junto com as culturas popular e culta, criou uma nova linha hbrida. O carter homogeneizador da mdia est presente nos comentrios de Garca Canclini, mas ele no acredita na supresso das diferenas, como Morin. Inclusive sugere que os estudos de recepo sejam feitos analisando como os diferentes grupos sociais recebem a mesma mensagem (GARCA CANCLINI, 1997, p. 142). O conceito de receptor tambm muda. Garca Canclini no suprime o carter industrial da produo cultural, mas chama o receptor de consumidor, assim como Morin. Mas, ao contrrio deste, Garca Canclini v o poder de ao do receptor. O consumo compreendido pela racionalidade econmica. inegvel que as propagandas procurem induzir ao consumo, mas a ao no arbitrria (GARCA CANCLINI, 1997, p. 53). Partindo da idia de que a cidadania praticada pela teleparticipao, coerente nos sentirmos como consumidores ainda quando se nos interpela como cidados (Op. cit., p. 14). A perspectiva que o autor enxerga para mudar a conjuntura atual ligar o exerccio da cidadania s atividades que fazem com que nos sintamos parte das redes sociais, ou seja, ligar a cidadania ao consumo (GARCA CANCLINI, 1997, p. 20). Tanto Edgar Morin quanto Nstor Garca Canclini fazem a sociologia do presente. Morin analisa o mundo moderno, bipolar, e escreve em plena Guerra Fria de um pas que

85

Fernanda Dutra | Cultura de massa e outras culturas

sente sua hegemonia econmica e cultural ameaada pela ascenso dos Estados Unidos. Garca Canclini analisa o mundo ps-moderno, multipolar, e escreve do Mxico, saindo da recesso da dcada de 80 e se tornando um pas emergente. O desejo de mostrar a capacidade de resistncia e tambm de assimilao das culturas hegemnicas leva ao desenvolvimento de pesquisas de recepo que valorizam o receptor. Assim, o ttulo do livro de Edgar Morin cabe ao contedo, medida que pe uma data: Cultura de Massas no Sculo XX. Lanados no fim do sculo XX, os livros de Garca Canclini apontam a conjuntura do sculo atual: um mundo de identidades fragmentadas e culturas hbridas.

Referncias
BERGER, Christa. A pesquisa em comunicao na Amrica Latina, in: HOHLFELDT, Antonio, MARTINO, Luiz C.; FRANA, Vera Veiga (orgs.). Teorias da Comunicao: conceitos, esco-

las e tendncias. Petrpolis: Vozes, 2001.

ESGOTESGUY, Ana Carolina. Os estudos culturais, in: HOHLFELDT, Antonio, MARTINO, Luiz C.; FRANA, Vera Veiga (orgs.). Teorias da Comunicao: conceitos, escolas e tendncias.

Petrpolis: Vozes, 2001.

GARCA CANCLINI, Nstor. Consumidores e Cidados: conflitos multiculturais da globalizao. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997.

_____. Culturas Hbridas: estratgias para entrar e sair da modernidade. So Paulo: Edusp, 1998.
MORIN, Edgar. Cultura de massas no sculo XX: o esprito do tempo. Rio de Janeiro: Fo-

rense-Universitria, 1977.
SILVA, Juremir Machado da. O pensamento contemporneo francs sobre a comunicao, in: HOHLFELDT, Antonio, MARTINO, Luiz C.; FRANA, Vera Veiga (orgs.). Teorias da Comu-

nicao: conceitos, escolas e tendncias. Petrpolis: Vozes, 2001.

WOLF, Mauro. Teorias da Comunicao. Lisboa: Editorial Presena, 2002.

86

You might also like