You are on page 1of 6

E S C O L A

S E C U N D R I A

A N T N I O

S R G I O

T E S T E E S C R I T O 12 ANO

Biologia

MDULO 1 (um)

Data 07 / 11 / 2006

CLASSIFICAO _______________________________________________ O PROFESSOR_________________________

ax rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr a rrrrrr
1. Observe a figura 1 que ilustra parte de uma seco transversal de um tbulo seminfero.

g rrrrr

Fig. 1 1.1. As espermatognias, que se localizam na periferia do tbulo seminfero: a) so clulas diplides que se dividem por mitose. b) so clulas haplides que se diferenciam em espermatozides. c) so clulas diplides que se dividem por meiose. d) produzem testosterona. (Assinale a opo correcta.) 1.2. Enumere as clulas da linha germinativa que se encontram no tbulo seminfero, pela ordem em que aparecem, da periferia para o centro do tbulo. 1.3. Refira quais as funes das clulas de Sertoli. 1.4. A hormona hipofisria que actua ao nvel dos tbulos seminferos e regula o processo de espermatognese a: a) GnRH. b) LH. c) testosterona. d) FSH. (Assinale a opo correcta.) 1.5. Os espermatozides, produzidos nos tbulos seminferos, vo fazer parte do esperma. 1.5.1. Refira quais as secrees que, juntamente com os espermatozides, constituem o esperma. 1.5.2. Explique quais as caractersticas dessas secrees que favorecem a sobrevivncia e a mobilidade dos espermatozides.

Ensino Secundrio Recorrente por Mdulos Capitalizveis

Teste escrito de Biologia realizado no dia 7 de Novembro de 2006 2. Observe a figura 2 que ilustra o desenvolvimento de um folculo ovrico.

Mdulo 1

Fig. 2 2.1. Identifique as estruturas I e II. 2.2. Faa a legenda dos nmeros da figura 2. 2.3. Identifique o acontecimento A. 2.4. Refira qual a hormona que estimula o desenvolvimento folicular. 2.5. Refira qual a hormona produzida pelo folculo em desenvolvimento. 2.6. Explique qual a aco da hormona produzida pelo folculo em desenvolvimento sobre o endomtrio uterino. 2.7. Explique o que acontece ao folculo ovrico aps o acontecimento A. 2.8. Explique a importncia da regio representada pelo nmero 6 na fecundao. 2.9. A plula contraceptiva impede o acontecimento A. Explique qual o seu mecanismo de actuao.

3. A figura 3 representa aspectos iniciais do desenvolvimento embrionrio humano. 3.1. Identifique a estrutura assinalada por cada nmero. 3.2. At ao quarto dia ocorreram: a) - divises mitticas com aumento do volume do embrio. b) - divises mitticas sem aumento do volume do embrio. c) - divises meiticas sem aumento do volume do embrio. d) - divises meiticas com aumento do volume do embrio. (Assinale a opo correcta.) 3.3. Qual o fenmeno que decorre na situao assinalada pela letra A? 3.3.1. Refira a importncia desse fenmeno no desenvolvimento do embrio.

Fig. 3

Ensino Secundrio Recorrente por Mdulos Capitalizveis

Teste escrito de Biologia realizado no dia 7 de Novembro de 2006

Mdulo 1

4. O grfico da figura 4 traduz a variao do teor de duas hormonas no sangue de uma mulher, num perodo de cerca de dois meses. 4.1. O elevado teor de progesterona pelo 20 dia resulta de: a) - elevado teor de estrognios. b) - uma retroaco positiva. c) - desenvolvimento mximo do corpo amarelo. d) - degenerao do corpo amarelo. (Assinale a opo correcta.) 4.2. Refira um dado que permita afirmar que ocorreu uma fecundao no segundo ciclo assinalado no grfico. 4.3. Indique a importncia da hormona HCG no desenvolvimento do embrio. 5. Os anexos embrionrios so fundamentais ao desenvolvimento do embrio. 5.1. Identifique as estruturas representadas na figura 5, seleccionando das expresses seguintes as que correspondem aos respectivos nmeros. a) - Amnio b) - Alantide c) - Vilosidades do crion d) - Crion e) - Miomtrio f) - Cordo umbilical g) - Vescula vitelina h) - Lacunas do endomtrio i) - Blastocisto j) - Cavidade amnitica k) - Embrio l) - Endomtrio Fig. 5 m) - Placenta 5.2. Mencione o modo como ocorre a nutrio do embrio representado na figura 5. 6. So mltiplas as hormonas envolvidas e as interaces hormonais que se estabelecem no ciclo sexual feminino, na gestao, no parto e no aleitamento. Estabelea a correspondncia correcta entre as hormonas da coluna I e as afirmaes da coluna II.

Progesterona

Fig. 4

Ensino Secundrio Recorrente por Mdulos Capitalizveis

Teste escrito de Biologia realizado no dia 7 de Novembro de 2006

Mdulo 1

7. Classifique cada uma das seguintes afirmaes como verdadeira (V) ou falsa (F). a) Os mtodos contraceptivos de barreira impedem o encontro dos gmetas. b) As hormonas presentes na plula estimulam a secreo de FSH pela hipfise. c) O diafragma previne, simultaneamente, a gravidez e as doenas sexualmente transmissveis. d) A plula o nico mtodo contraceptivo hormonal. e) Os mtodos contraceptivos naturais tm uma eficcia semelhante dos mtodos artificiais. f) A laqueao das trompas de Falpio um mtodo definitivo que impede o trajecto do ocito at ao tero. 7.1. Corrija as afirmaes falsas.

8. Leia com ateno os seguintes dados relativos inseminao artificial: A. Geralmente a mulher estimulada para induzir a ovulao, ocorrendo frequentemente o desenvolvimento de vrios ocitos, de modo a que a inseminao possa coincidir com a ovulao. B. recolhido esperma do marido (mtodos cirrgicos ou por masturbao), nas duas horas anteriores inseminao. C. O smen "lavado" no laboratrio, em que o esperma separado dos outros componentes ejaculados, sendo assim concentrado num pequeno volume, composto pelos espermatozides mais saudveis e mveis. D. O material purificado consiste numa pequena fraco de esperma altamente mvel que colocado na cavidade uterina, usando um cateter fino e suave. Este procedimento, se praticado correctamente, no dever causar desconforto, nem dor. O processo de lavagem do esperma permite separar em duas fraces os espermatozides que contm o cromossoma X e o Y, permitindo a escolha do sexo do filho. 8.1. Qual a importncia de a recolha do smen se realizar poucas horas antes da inseminao artificial?

8.2. De que forma a lavagem do smen permitir optimizar as condies para que ocorra a fecundao?

8.3. Refira-se aos problemas ticos associados escolha do sexo do filho.

Ensino Secundrio Recorrente por Mdulos Capitalizveis

Resoluo do Teste escrito de Biologia realizado no dia 7 de Novembro de 2006

Mdulo 1

1.1. a). 1.2. Espermatognias, espermatcitos I, espermatcitos II, espermatdios, espermatozides. 1.3. As clulas de Sertoli sustentam e nutrem as clulas germinativas, regulam o processo de espermatognese e isolam os espermatozides do sistema imunitrio. 1.4. d). 1.5.1. Lquido seminal e lquido prosttico. 1.5.2. So secrees alcalinas, que neutralizam a acidez da uretra, e ricas em acar importante para a obteno de energia necessria ao movimento dos espermatozides. 2.1. I - Folculo primordial; II - Folculo de Graaf. 2.2. 1 - Zona granulosa; 2 - Cavidade com lquido folicular; 2.3. Ovulao. 2.4. FSH. 2.5. Estrognio. 2.6. Estimula a multiplicao das clulas do endomtrio, que se torna progressivamente mais espesso, durante a fase proliferativa do ciclo uterino. 2.7. Transforma-se no corpo lteo, uma estrutura secretora que produz hormonas, principalmente progesterona. 2.8. Na zona pelcida localiza-se a glicoprotena receptora do espermatozide. 2.9. A plula contm estrognio e progesterona de sntese que exercem um efeito de retroalimentao negativa sobre o complexo hipotlamo-hipfise, inibindo a produo das gonadotropinas FSH e LH. A baixa concentrao destas hormonas no permite o desenvolvimento de um folculo ovrico nem a ovulao. 3 - Antro; 4 - Tecas; 5 - Ocito II; 6 - Zona pelcida; 7 - Clulas foliculares.

3.1. 1 - Trompa de Falpio 3.2. B. 3.3. Nidao. 3.3.1. A implantao do embrio no endomtrio permite a respectiva nutrio e a posterior constituio da placenta. 2 - Miomtrio 3 - Endomtrio 4 - Ovo 5 - Blastocisto

Ensino Secundrio Recorrente por Mdulos Capitalizveis

Resoluo do Teste escrito de Biologia realizado no dia 7 de Novembro de 2006 4 4.1. c).

Mdulo 1

4.2. Por exemplo: A concentrao de progesterona continuou a aumentar, ao contrrio do que aconteceu no 1 ciclo, em que ocorreu uma diminuio na parte final. 4.3. A hormona HCG impede a degenerao do corpo amarelo, que desse modo continua a produzir progesterona, alm de estrognios, at formao da placenta. Estas hormonas so essenciais na manuteno da estrutura do endomtrio. 5.1. 1 d) 2 a) 3 j) 4 g) 5 f); 6 h) 7 c) 8 m).

5.2. Ocorre a passagem de nutrientes e de oxignio do sangue da me para o sangue do feto atravs das paredes finas das vilosidades corinicas e dos vasos capilares do sistema circulatrio do feto. 6. A - 3; B - 5; 7. a) V; b) F; 7.1 b) As hormonas presentes na plula inibem a secreo de FSH e de LH; c) O preservativo previne, simultaneamente, a gravidez e as doenas sexualmente transmissveis; d) As injeces e os implantes adesivos tambm so mtodos contraceptivos hormonais; e) Os mtodos contraceptivos naturais tem menor eficcia que os artificiais. 8.1. Para que continue fresco (maior nmero possvel de espermatozides viveis), sem qualquer modificao que o afecte negativamente. 8.2. Permite remover todas as substncias em excesso e seleccionar os espermatozides mais viveis e aptos para a fecundao. 8.3. - problemas ticos da seleco por sexo; - possveis implicaes futuras na demografia mundial; - implicaes nos pases em que ocorre actualmente seleco por sexo (na China, preferem-se filhos rapazes). c) F; d) F; e) F; f) V. C - 8; D - 7; E - 1; F - 6; G - 4; H - 2.

Ensino Secundrio Recorrente por Mdulos Capitalizveis

You might also like