You are on page 1of 4

Questionrio 1) Desenhar as estruturas qumicas da ribose, frutose,glicognio, glicose, lactose, sacarose, amilose:

2) Classificar cada uma das biomolculas representadas acima, justificando cada classificao em: A) Mono, oligo ou polissacardeo. B) Aldose ou Cetose: pentose ou hexose (para os monossacardeos) C) Furanose, piranose ou nenhuma desta. D) Acar redutor ou no redutor E) Formador de hlice curta ou longas ou no formador de hlices.

R- Ribose: monossacardeo Apresentam de 3 a 7 carbonos em sua estrutura um acar nico de 5 carbono. uma aldose por causa da sua estrutura, do grupamento HC=O. uma pentose, pois tem 5 carbonos uma acar redutor pois os acares que apresentam a hidroxila livre no C-1 so bons agentes redutores. Por esse motivo a extremidade que contm o -OH passa a ser chamada extremidade ACAR REDUTOR. Formador de hlice Frutose: monossacardeo Apresentam de 3 a 7 carbonos em sua estrutura que possui 6 carbonos, considerada uma Cetose porque tem grupamento cetona e uma hexose, uma piranose Acar das glicoses em forma de um hemiacetal cclico, que contm um anel de seis membros. um acar redutor, pois os acares que apresentam a hidroxila livre no C-1 so bons agentes redutores. Por esse motivo a extremidade que contm o -OH passa a ser chamada extremidade ACAR REDUTOR.Formador de hlice Glicognio: um polissacardeo, pois So formados por mais de 10 unies de
monossacardeos, hexoses, uma aldose por causa da sua estrutura, do

grupamento HC=O, um acar no redutor. Formador de hlice

Glicose: um monossacardeo Apresenta de 3 a 7 carbonos em sua estrutura. uma aldose por causa da sua estrutura, do grupamento HC=O. possui 6 carbonos hexose, Uma piranose uma das formas que uma aldo-hexose assume, formando um anel hexagonal (com cinco carbonos e um oxignio), um acar redutor, pois os acares que apresentam a hidroxila livre no C-1 so bons agentes redutores. Por esse motivo a extremidade que contm o -OH passa a ser chamada extremidade ACAR REDUTOR. Forma hlice

Lactose: um oligossacardeo, pois so hidratos de carbono que resultam da ligao glicosdica de entre dois a dez monossacardeos. uma aldose por causa da sua estrutura, do grupamento HC=O. um acar redutor, pois os acares que apresentam a hidroxila livre no C-1 so bons agentes redutores. Por esse motivo a extremidade que contm o -OH passa a ser chamada extremidade ACAR REDUTOR. Forma hlice Sacarose: um oligossacardeo, pois so hidratos de carbono que resultam da ligao glicosdica de entre dois a dez monossacardeos. uma aldose por causa da sua estrutura, do grupamento HC=O. A sacarose uma molcula dupla, unio da glicose com a frutose, e no tem nenhum grupamento aldedico livre, portanto no redutor. Forma hlice. Amilose: um polissacardeo, pois os nmeros de monossacardeo unidos pela ligao glicosdica ultrapassar 10.

Os monossacardeos, a partir da tetrose (na srie das aldoses) e da pentose (na srie das cetoses) podem, em soluo aquosa, sofrer uma ciclizao e formar anis de cinco (furanoses) ou de seis lados (piranoses). Esta ciclizao ocorre por eliminao de uma molcula de gua, entre o OH que ficou ligado ao carbono 1 das aldoses (ou carbono 2 das cetoses) e o OH ligado ao penltimo ou ao antepenltimo da estrutura.

As hexoses mais comuns nos organismos so a glucose, a galactose, a manose (aldoses) e a frutose (cetose). A glucose o monossacardeo mais difundido no mundo vivo. Na forma livre, encontra-se presente nos frutos e outros rgos vegetais, no mel, no sangue e na linfa, etc. , por sua vez, o principal constituinte de oligossacardeos como a sacarose, a lactose e a trealose, e de polissacardeos, como a celulose, o glicognio e o amido. Os steres 1 fosfrico e 6 - fosfrico so compostos intermedirios das cadeias respiratrias. A galactose , depois da glucose, a ose mais abundante. Aparece em dissacardeos como a lactose do leite e em diversos polissacardeos. A frutose a nica cetose que se encontra em grandes quantidades na natureza. No estado livre, encontra-se presente em muitos frutos, no nctar das flores e no mel. Enquanto steres fosfricos (frutose-6-fosfato e frutose 1,6-bifosfato), intervm, tanto nas clulas animais como nas vegetais, como importantes constituintes intermedirios da gliclise.

1) Se voc aplicar o teste de Seliwanoff e de xido-reduo com azul de metileno maltose, que resultados voc esperar? Por qu?

You might also like