You are on page 1of 59

Perfil de Trs Reis

Gene Edwards
Ttulo original: A Tale of Three Kings Traduo Jorge Csar Mota Editora Vida, 1987

PRLOGO
O Todo-poderoso Deus, o Deus vivente, voltou-se para Gabriel e falou-lhe desta maneira: Vai, toma estas duas pores do meu ser. Dois destinos as esperam. A cada um deles d uma parte de mim mesmo. Cortando duas cintilantes e tremeluzentes luzes de Vida, Gabriel abriu a porta que d entrada ao reino entre os dois universos, e desapareceu. Penetrara na Esfera dos Destinos ainda No Nascidos. Tenho aqui duas pores da natureza de Deus. A primeira a prpria vestidura da sua natureza. Quando ela envolve algum, reveste-o com o sopro divino. Como a gua cobre quem quer que mergulhe no mar, assim quando o mesmo sopro divino envolve a pessoa. Com este, o vento que reveste, voc possuir o poder de Deus. O poder que destri exrcitos, abate os inimigos de Deus e realiza a sua obra na terra. Eis o poder de Deus como um dom. Eis a imerso no Esprito. Um destino deu um passo frente: Essa poro de Deus para mim. verdade, respondeu o anjo e, lembre-se, aquele que recebe poro to grande de poder como esta certamente ser conhecido por muitos. Por onde quer que peregrine na terra, o seu verdadeiro carter se tornar conhecido; sim, ser revelado por meio deste poder. Ser esse o destino de todos aqueles que receberem e exercerem esta poro, pois ela toca apenas o homem exterior, em nada influenciando o homem interior. O poder exterior sempre revelar os recursos interiores, ou a ausncia deles. O primeiro destinado aceitou-o e deu um passo atrs. Gabriel falou novamente. Tenho aqui o segundo de dois elementos do Deus vivente. No se trata de um dom, mas de uma herana. O dom reveste o exterior do homem; a herana plantada no profundo do ser como uma semente.

Todavia, mesmo sendo um plantio to pequeno, esta plantao cresce e, no tempo devido, enche todo o homem interior. Outro destino deu um passo frente: Creio que tenho direito a esse elemento para a minha peregrinao terrena. verdade respondeu de novo o anjo. Devo dizer-lhe que o que lhe dado algo glorioso: o nico elemento no Universo, conhecido de Deus ou dos anjos, que pode transformar o corao humano. Todavia, at este elemento do prprio Deus no pode cumprir o seu objetivo nem pode crescer e encher todo o seu ser interior a menos que seja bem misturado. Ele deve ser prodigamente mesclado com dor, tristeza e abatimento. O segundo predestinado recebeu o elemento e deu um passo atrs. Ao lado de Gabriel, estava assentado o anjo Amanuense, o qual conscienciosamente deu entrada no livro ao registro dos dois destinos. E quem sero estes dois destinos aps terem transposto a porta do Universo visvel? indagou o Amanuense. Gabriel respondeu mansamente: Cada um, a seu prprio tempo, ser rei.

CAPTULO I
O filho mais moo de qualquer famlia leva consigo duas distines: mimado e pouco instrudo. comum esperar-se pouco dele. Demonstra fatalmente caractersticas de liderana inferiores s dos outros filhos. Jamais lidera, apenas segue, porque no existe nenhum irmo abaixo dele com quem praticar a liderana. assim hoje. Assim foi h trs mil anos, numa vila chamada Belm, numa famlia de oito rapazes. Os primeiros sete filhos de Jess trabalhavam perto da fazenda de seu pai. O caula era mandado para as montanhas a apascentar o modesto rebanho de ovelhas da famlia. Naquelas andanas pastoris, esse caula sempre levava duas coisas: uma funda e um pequeno instrumento parecido com uma guitarra. O tempo de folga do pastor amplo nos frteis planaltos montanhosos em que as ovelhas pastam dias seguidos numa campina isolada. Mas, medida que o tempo corria e os dias se convertiam em semanas, o rapaz sentia-se muito s. A sensao de desamparo que sempre experimentava no ntimo, crescia. s vezes chorava. Mas tambm tocava a harpa. Ele tinha uma bela voz, de modo que cantava frequentemente. Quando essas atividades falhavam em confort-lo, ajuntava pedras e, uma aps outra, atirava com a funda contra uma rvore distante com uma sensao semelhante fria. Quando a sua reserva de pedras se acabava, ele se dirigia rvore ferida, ajuntava os pedregulhos e escolhia ainda outro folhudo inimigo a uma distncia ainda maior. Ele se ocupava de muitas semelhantes batalhas solitrias. Esse atirador de funda, cantor e pegureiro, tambm era um moo que amava o seu Senhor. noite, quando as ovelhas estavam dormindo, ele se deixava ficar observando o fogo que se extinguia, e dedilhava a harpa, rompendo-se num concerto musical. Cantava os velhos hinos da crena dos seus antepassados. Ao cantar, caa em pranto e, enquanto chorava, a intensidade do seu louvor era tanta que atingia os montes que ecoavam para as montanhas ao longe ainda mais altas, indo finalmente chegar aos ouvidos de Deus.

Quando no estava orando ou chorando, cuidava de cada uma de suas ovelhas e carneiros. Quando no estava ocupado com o rebanho, vibrava a funda sua companheira, sem descanso, at conseguir acertar, com preciso, o alvo. Um dia, enquanto cantava a pleno pulmes a Deus, aos anjos, s ovelhas e s nuvens que passavam no alto, percebeu de repente a aproximao de um inimigo de verdade: um gigantesco urso! Saltou com rapidez. Ambos se encontraram correndo furiosamente em direo do mesmo pequenino objeto um cordeiro que tranquilamente pastava a grama verde e viosa. O moo e o urso pararam a meio caminho e se encararam. Enquanto institivamente levava a mo ao bornal para apanhar uma pedra, o rapaz percebeu que no estava com medo. Entrementes, com a rapidez do raio, garras terrveis lanaram-se contra ele, espumando fria. Impelido pela fora da juventude, ele coloca uma pedra na funda, atira-a ao espao, e acerta o alvo. Alguns instantes depois, o homem, no mais o mocinho de alguns momentos untes, pega o cordeirinho e exclama: "Eu sou o seu pastor, e Deus o meu." E assim, noite adentro, ele teceu a saga do dia numa cano. Lanou aos cus o hino inmeras vezes at ensinar a msica e a letra aos anjos que tivessem ouvidos para escut-las. Estes, por sua vez, transformaram-se em guardies do maravilhoso cntico e o passaram adiante como blsamo para os contritos de corao, ao longo dos sculos.

CAPTULO II
Um vulto vinha correndo ao longe, em sua direo. Foi ficando cada vez mais reconhecvel: era seu irmo. Corre! Gritou-lhe o irmo. Corre o mais depressa que puderes. Eu tomo conta do rebanho. Por qu? Um velho, um sbio. Ele quer conhecer cada um dos oito filhos de Jess, e j viu todos, menos a ti. Mas, por qu? Corre! Davi saiu correndo. Parava apenas o tempo necessrio para tomar flego. O suor escorria-lhe pelas faces queimadas do sol, o rosto vermelho combinando com os cabelos ruivos e encaracolados; entrou na casa do pai, os olhos gravando tudo quanto viam. O mais jovem dos filhos de Jess deteve-se ali, alto e forte, mais ainda aos olhos do observador e idoso cavalheiro, do que de qualquer outro no recinto. Os prprios familiares nem sempre notam quando um rapaz se torna adulto, mesmo quando o observam de perto. O ancio o notou. E viu ainda alguma coisa a mais. De alguma forma o velho sabia o que Deus sabia. Deus tinha feito uma pesquisa de casa em casa, de um ao outro extremo do reino procura de algo muito especial. Como resultado dessa busca, o Senhor Deus onipotente viu que aquele trovador vestido de couro amava o seu Senhor com um puro corao mais do que qualquer outro em toda a terra sagrada de Israel. Ajoelha-te! disse o barbudo de longos cabelos brancos. Quase como um rei, ele, que jamais se encontrara naquela situao especial, ajoelhou-se e sentiu o leo sendo derramado sobre a sua cabea. Num dos recnditos da sua mente denominado "reminiscncia de infncia'', um pensamento veio tona: " assim que se faz para ungir os reis! Samuel est me fazendo um.. .qu?

As palavras hebraicas eram inconfundveis. At as crianas as conheciam. "Eis o ungido do Senhor!" Realmente, foi aquele um grande dia na vida do moo, no verdade? Por isso, no lhe parece estranho que esse to notvel acontecimento tivesse levado o jovem, no ao trono, mas a uma dcada de infernal agonia e sofrimento? Naqueles dias, Davi inscreveu-se, no na estirpe til, mas na escola do quebrantamento. Samuel foi para casa. Os filhos de Jess, menos um, foram para a guerra. O mais jovem, ainda no apto para a luta, recebeu, entretanto, uma promoo na casa de seu pai.. .passou de pastor de ovelhas a ajudante de garom. sua nova tarefa era levar comida para os irmos na linha de frente. E ele o fez com regularidade. Numa dessas visitas ao campo de batalha, ele matou outro urso, exatamente da mesma forma como o primeiro. Este urso, porm, tinha quase trs metros de altura e era um ser humano. Em consequncia dessa extraordinria proeza, o moo Davi acabou tornando-se um heri. E, finalmente, foi parar no palcio de um rei insano. E, em circunstncias to loucas quanto demente era o rei, o jovem viria a aprender muitas coisas absolutamente indispensveis.

CAPTULO III
Davi cantava para o rei insano. Frequentemente. Parece que a msica fazia muito bem ao velho. E quando Davi cantava, todos no castelo paravam nos corredores do palcio do rei e apuravam os ouvidos na direo dos reais aposentos, e ficavam escutando maravilhados. Como teria aquele mocinho adquirido to maravilhosa percia na msica e na letra? O cntico preferido de todos era o inspirado pelo cordeirinho. Eles, tanto quanto os anjos, gostavam de ouvir aquele hino Entretanto, o rei estava louco e, consequentemente, era ciumento. Ou era o contrrio? Qualquer que fosse o caso, o rei se sentia ameaado por Davi, como acontece com frequncia com os reis, quando aparece um jovem popular e promissor. O rei sabia tambm, tanto quanto o prprio Davi, que esse moo acabaria por ocupar o seu trono, algum dia. Mas, como chegaria Davi ao trono: pelos meios normais ou pela violncia? Saul ignorava. Era essa uma das coisas que deixavam o rei louco. Davi sentia-se numa situao realmente muito incmoda; porm, nas circunstncias em que se achava, parece que havia alcanado uma profunda compreenso do desdobramento do drama em que fora envolvido. Parece mesmo que ele havia compreendido alguma coisa que poucos dos mais sbios entre os seus contemporneos haviam notado. Algo que, mesmo nos nossos dias, em que os homens so mais sbios ainda, menos so capazes de compreender. E que coisa era essa? Deus no tinha, mas desejava muito possuir, homens que pudessem viver em meio ao sofrimento. Deus queria um vaso quebrado.

CAPTULO IV
O rei insano percebeu que Davi era uma ameaa ao reino do rei. O rei, ao que parece, no percebia que era a Deus que se devia deixar a deciso acerca de quais eram os reinos que haveriam de sobreviver a que ameaas. Ignorando isso, Saul fez o que todos os reis loucos fazem. Atirou lanas contra Davi. Podia faz-lo. Ele era o rei. Os reis podem fazer coisas assim. Quase sempre as fazem. Os reis arrogam a si o direito de atirar lanas. Todo mundo sabe que tais pessoas tm esse direito. Todo o mundo sabe muito bem disso. Mas, como sabem? Porque o rei lhes disse muitas, muitas vezes. Ser possvel que esse rei louco fosse o verdadeiro rei, o ungido do Senhor? E o rei do leitor? ele o ungido do Senhor? Talvez seja. Talvez no. S Deus sabe. Se o seu rei verdadeiramente o ungido do Senhor e se ele tambm arremessa lanas, ento h algumas coisas que voc pode saber, e saber com segurana: O seu rei est completamente louco. um rei segundo a ordem do rei Saul.

CAPTULO V
Deus possui uma universidade. uma escola pequena. Pouca matrcula, ainda menor nmero de graduados. De fato muito, muito poucos. Deus possui essa escola porque ele no tem homens quebrados. Mas tem vrios outros tipos de homens. Ele possui homens que dizem ter a autoridade de Deus... mas no tm; homens que se DIZEM quebrantados... mas no o so. E homens que so a autoridade de Deus, mas que so loucos e no quebrantados. E ele tem , dolorosamente, uma mistura espectroscpica de tudo quanto h entre esses extremos. Ele tem em abundncia tudo isso; mas homens quebrados, quase nenhuns. Na santa e divina escola de submisso e quebrantamento, por que so to poucos os alunos? porque todos os que se encontram nessa escola tm de sofrer muita dor. E, como voc pode conjeturar, frequentemente o dirigente no quebrantado (escolhido soberanamente por Deus), quem determina o castigo. Davi foi aluno nessa escola, e Saul foi o instrumento escolhido por Deus para esmigalhar Davi. medida que a loucura do rei aumentava, crescia o conhecimento de Davi. Ele compreendia que Deus o tinha colocado no palcio do rei sob legtima autoridade. A autoridade do rei Saul, no verdade? Sim, autoridade escolhida por Deus. Escolhida para Davi. Autoridade no quebrantada, sim. Mas divina em ordenao, apesar de tudo. Sim, isso possvel. Davi respirou fundo, colocou-se sob as ordens do seu rei louco e foi descendo cada vez mais fundo na estrada do seu inferno terreno.

CAPTULO VI
Davi tinha uma pergunta: que fazer quando algum arremete uma lana contra ns? No lhe parece estranho que Davi no sobesse responder a essa pergunta? Afinal, todos no mundo sabem como proceder quando algum atira uma lana contra eles. Ora, a gente agarra a lana e a arremessa de volta! Quando algum atirar uma lana contra voc, Davi, arranque-a da parede e atire-a de volta. Esteja certo de que qualquer pessoa reagiria assim. E, ao praticar essa pequena faanha de devolver lanas que lhe atiram, voc provar muitas coisas: voc valente. Voc defende o direito. Voc toma corajosamente posio contra o erro. Voc forte e no se deixa levar, por onde queiram. Voc no d lugar injustia nem ao tratamento desleal. Voc o defensor da f, guarda da chama, detector de toda a heresia. Voc no ser vtima da injustia. Todos esses atributos combinam-se ento para provar que voc tambm , obviamente, candidato ao trono real. Sim, talvez voc seja o ungido do Senhor! Segundo a ordem do rei Saul. Existe ainda a possibilidade de que uns 20 anos aps a sua coroao, voc venha a ser o mais incrvel especialista na arte do arremesso de lanas em todo o reino. E tambm, com certeza, nessa altura... Completamente louco.

CAPTULO VII
Ao contrrio de qualquer outro na histria do arremesso de lanas, Davi no sabia o que fazer quando uma era atirada contra ele. No arremessava as lanas de Saul de volta contra o Rei. Nem fabricava ele mesmo lanas para as atirar de volta. Havia algo diferente em Davi. S fazia desviar-se. O que pode um homem fazer, especialmente se for jovem, quando o rei decide utiliz-lo para seus exerccios de tiro ao alvo? Que acontecer se o jovem preferir no retribuir o cumprimento? Primeiro, tem de fingir que no v as lanas. Ainda que elas venham bem na sua direo. Segundo, tem tambm de aprender a abaixar-se rapidamente. Por fim, deve fingir que no aconteceu absolutamente nada. Pode-se facilmente perceber quando algum foi atingido por uma lana. A pessoa reflete a cor profunda da amargura. Davi jamais foi atingido. Pouco a pouco aprendeu um segredo muito bem guardado. Descobriu trs coisas que lhe impediram de ser atingido. Primeira: jamais aprenda algo da elegante e fcil arte de arremessar lanas. Segunda: fique longe da companhia de quantos atiram lanas. E, terceira: mantenha a boca bem fechada. Desse modo, as lanas jamais o atingiro ainda que lhe atravessem o corao.

CAPTULO VIII
O meu rei est louco. Pelo menos, penso que sim. Que posso fazer? Primeiro, reconhea este fato inaltervel: No se pode saber (ningum pode) quem o ungido do Senhor e quem no . Alguns reis, a quem todos juram ser da ordem de Saul, pertencem, de fato, ordem de Davi. E outros, que todos juram ser da ordem de Davi, de fato pertencem ordem de Saul. Quem est certo? Quem sabe? A que voz voc atende? Ningum jamais suficientemente sbio para resolver esse enigma. O mximo que podemos fazer andar ao redor, fazendo a pergunta: esse homem o ungido do Senhor, e se o for, da ordem de Saul? Memorize muito bem essa pergunta. Pode ser que voc tenha de faz-la a respeito de si prprio 10.000 vezes. Principalmente se for um cidado de um pas cujo rei pode estar louco. Parece que no difcil fazer essa pergunta, mas . Especialmente quando a pessoa est chorando alto... e desviando-se das lanas... e sendo tentada a atirar uma de volta... sendo encorajada pelos outros a fazer exatamente isso. E todo o seu racionalismo e sanidade e lgica e inteligncia e bom senso concordam com eles. Mas, lembre-se, nas suas lgrimas: Voc conhece apenas a pergunta, no a resposta. Ningum sabe a resposta. A no ser Deus. E ele jamais a revela.

CAPTULO IX
No gostei do ltimo captulo. Ele evita problema. Estou na situao de Davi, e estou aflito. Que devo fazer quando o reino em que vivo governado por um rei perito em brandir lanas? Devo partir? Messe caso, como? Exatamente o que faz um homem no meio de um concurso de arremesso de facas? Bem, se no lhe agradou a pergunta feita no captulo anterior, tambm no lhe agradar a resposta dada neste. A resposta : Voc esfaqueado at morrer. Qual a necessidade disso? Que bem faz? Voc tem os olhos postos no rei Saul errado. Enquanto voc olhar para o seu rei, voc o culpar, e s a ele, pelo inferno em que voc se encontra. Tenha cuidado, porque os olhos de Deus esto atentamente fixos noutro rei Saul. No o visvel, em p, a, arremessando lanas contra voc. No, Deus est olhando para outro rei Saul. Um to mau como aquele ou pior. Deus est olhando para o rei Saul que est em voc. Em mim?! Saul est no sangue que corre nas suas veias, e na medula dos seus ossos. Constitui a prpria carne e msculo do seu corao. Ele est na sua alma. Ele habita o ncleo dos seus tomos. j O rei Saul e voc so um s. Voc o rei Saul! Ele respira nos pulmes e pulsa no peito de todos ns. S h um meio de nos livrarmos dele. Tem de ser aniquilado. Pode ser que voc no considere isto como um cumprimento, mas, pelo menos agora voc sabe por que Deus o subordinou a algum que bem pode ser o rei Saul.

Davi, o pastor de ovelhas, teria crescido para vir a ser o rei Saul II, mas Deus arrancou o Saul de dentro do corao de Davi. propsito, a operao levou anos e foi uma experincia brutal que por pouco no matou o paciente. E qual foi o bisturi, e qual a pina de que Deus se serviu, para extrair esse Saul interior? Deus empregou o Saul exterior. O rei Saul procurava destruir a Davi, mas o seu nico sucesso foi ter-se tornado o instrumento de Deus para matar o Saul que vagava nas cavernas da prpria alma de Davi. Sim, verdade que Davi foi quase destrudo no processo, mas isso tinha de acontecer. De outra forma, o Saul que havia nele teria sobrevivido. Davi aceitou esse destino. Abraou as duras circunstncias. No levantou a mo nem ofereceu resistncia. Nem exibiu piedade. Silenciosamente, privadamente, carregou suas agonias. Por essa causa, foi profundamente ferido. Todo o seu interior foi mutilado. A sua personalidade foi alterada. Acabada a prova, Davi estava quase irreconhecvel. Voc no ficou contente com a pergunta do ltimo captulo? Ento bem provvel que no tenha gostado da resposta oferecida neste. Ningum gosta. Com exceo de Deus.

CAPTULO X
Como a pessoa fica sabendo quando chegado o instante de abandonar o ungido do Senhor especialmente o ungido do Senhor segundo a ordem do rei Saul? Davi jamais tomou tal deciso. O ungido do Senhor tomou-a por ele. O decreto do prprio rei decidiu o assunto! Cacem-no e matem-no como se mata um co! S ento Davi se retirou. No, ele fugiu. Mas ainda assim, no disse uma s palavra nem levantou a mo contra Saul. Anote tambm isto, por favor: Davi no dividiu o reino ao partir. No levou consigo parte da populao. Partiu sozinho. Sozinho. Completamente s. O rei Saul II jamaiss faz isso. Sempre leva os que "insistem" em segui-lo. Sim, as pessoas realmente insistem em acompanhar voc, no ? Esto dispostas a ajud-lo a fundar o reino do rei Saul II. Tais indivduos jamais tm a coragem de partir sozinhos. Mas Davi foi s. Voc percebe, o verdadeiro ungido do Senhor pode partir sozinho. S h um modo de deixar o reino: Sozinho. Completamente s.

CAPTULO XI
As cavernas no so o lugar oportuno para melhorar o estado de nimo. Existe certa mesmice entre todas elas, no importa em quantas voc tenha dormido, Escuras. midas. Frias. Bolorentas. Uma caverna se torna pior ainda quando voc o seu nico habitante... e ao longe voc pode ouvir os ces acuando. Mas, s vezes, quando os ces e os caadores no estavam por perto, a presa cantavava. Comeava baixo, logo elevava a voz e entoava o cntico que o cordeirinho lhe tinha ensinado. As paredes da caverna ecoavam cada nota exatamente como as montanhas certa vez haviam feito. A melodia ressoava na profunda escurido da caverna e logo se transformava num coro que ecoava de volta para ele. Ele dispunha agora de muito menos do que quando era pastor, porque agora no tinha nem lira, nem sol, nem sequer a companhia das ovelhas. As lembranas da corte tinham-se desbotado. A maior aspirao de Davi no ia agora alm da posse de um cajado de pastor. Tudo no seu interior estava sendo esmagado. Ele cantava bastante. E harmonizava cada nota com uma lgrima. No mesmo estranho o que o sofrimento gera? Ali, naquelas cavernas, mergulhado na tristeza da sua melodia e no cantar da sua tristeza, Davi, indiscutivelmente, tornou-se o maior hinlogo e o maior confortador de coraes despedaados que o mundo jamais veria.

CAPTULO XII
Ele corria pelos campos molhados e pelos leitos lodosos dos rios. s vezes os ces chegavam perto; de vez em quando at mesmo o encontravam. Mas os ps ligeiros, os rios e as nascentes, ocultavam-no. Obtinha seu alimento nos campos, cavava razes beira das estradas, dormia nas rvores, escondia-se em fossas, arrastava-se atravs de espinheiros e lama. Corria dias seguidos, no se arriscando a parar e comer. Bebia a gua da chuva. Seminu, todo imundo, prosseguia a caminhar, tropear e rastejar. Agora, as cavernas eram castelos. Covas eram seu lar. Nos tempos idos, as mes diziam sempre aos filhos que, se no fossem bem comportados, acabariam como os bbedos. Agora, no era mais assim. Tinham uma histria melhor, mais horripilante. Comportese, ou acabar como o matador de gigantes. Em Jerusalm, quando os homens ensinavam os jovens a serem submissos aos reis e a honrarem o ungido do Senhor, Davi era a parbola. Veja, isso o que Deus faz com homens rebeldes. Os jovens ouvintes arrepiavam-se s em pensar, e gravemente resolviam a jamais vir a participar de alguma rebelio. Era assim naquele tempo, assim agora e assim sempre ser. Muito mais tarde, Davi alcanaria uma terra estranha, e pouca, pouqussima segurana. A tambm ele foi temido, odiado, vtima de mentiras e alvo de conspiraes. Encarou a morte em vrias ocasies. Essas foram as horas mais sombrias de Davi. Voc as conhece como os dias que antecederam o seu reinado, mas ele, no. Ele achava que era esse o seu destino. O sofrimento estava dando luz. A humildade estava nascendo. Segundo os padres terrenos, ele era um homem esmagado; segundo a medida celestial, um homem quebrantado.

CAPTULO XIII
Ao agravar a loucura do rei, outros tiveram de fugir. Primeiro um, depois trs, logo dez, ao fim centenas. Depois de demorada busca, alguns fugitivos entraram em contato com Davi. No o viam fazia j muito tempo. A verdade que, quando o viram de novo simplesmente no o reconheceram. Ele mudara; sua personalidade, sua disposio todo o seu ser se alterara. Falava menos. Amava mais a Deus. Cantava de maneira diferente. Eles nunca tinham ouvido aqueles cnticos antes. Alguns eram indescritivelmente belos, outros, porm, podiam fazer o sangue gelar nas veias. Os que o encontraram e se decidiram a ser seus companheiros de fuga, eram um deplorvel, indigno bando de ladres, mentirosos, insatisfeitos, crticos, reclamadores, homens revoltados e de coraes rebeldes. Estavam cegos de dio ao rei e, portanto, a todas as figuras de autoridade. Teriam sido perturbadores at no paraso se o pudessem alcan-lo. Davi no os liderou. No concordava com as atitudes deles. Apesar disso, sem serem chamados, comearam a segui-lo. Ele jamais lhes falou de autoridade. Nunca lhes disse palavra sobre submisso; contudo, a um homem, eles se submeteram. Ele no lhes deu regulamentos. Legalismo no palavra que se encontre no vocabulrio dos fugitivos. Apesar disso, puseram em ordem a sua vida exterior. Pouco a pouco, a sua vida interior tambm comeou a mudar. No temiam a submisso nem a autoridade; nem sequer pensavam na questo, muito menos a discutiam. Ento, por que o seguiam? No o seguiam, exatamente. O que acontecia era que ele era... bem... ele era Davi. E esse fato no necessitava de explicao. E assim, na primeira de duas vezes, nascia a verdadeira monarquia.

CAPTULO XIV
Por que, Davi, por qu? O local era outra caverna sem nome. Os homens agitavam-se de um lado para outro irrequietos. Aos poucos, e muito apreensivamente, comearam a acomodar-se. Todos estavam to confusos como Joabe, que, finalmente, apresentou as perguntas deles. Joabe queria algumas respostas. Imediatamente! Davi devia ter mostrado uma aparncia de vergonha ou pelo menos ter-se colocado na defensiva. Nem uma nem outra coisa. Ele olhava para alm de Joabe, como quem contemplava outro reino que somente ele podia ver. Joabe postou-se na frente de Davi; olhou-o com desprezo e se ps a urrar suas frustraes. Muitas vezes ele quase o matou com a lana, no castelo. Eu o vi com meus prprios olhos. Finalmente, voc fugiu. Mas, agora, h muito tempo, voc no tem sido mais do que um coelho que ele caa. Alm disso, todo o mundo acredita nas mentiras que ele espalha a seu respeito. O prprio rei o caa por toda a parte, nas cavernas, nas grutas e nos poos na nsia de ach-lo e mat-lo como se mata um co. Esta noite, porm, voc o teve ao alcance da sua lana, e no fez nada! Olhe para ns. Somos todos animais de novo. H menos de uma hora voc podia ter-nos libertado a todos. Sim, senhor, poderamos estar neste mesmo instante livres. Livres! E tambm Israel. Tambm Israel poderia estar agora livre. Por que, Davi, por que no ps fim a todos estes anos de misria? Seguiu-se um longo silncio. Os homens moviam-se apreensivos novamente. No estavam habituados a ver Davi sendo assim repreendido. Porque disse Davi, bem devagar (e com uma delicadeza que parecia dizer: "Ouvi o que voc perguntou, mas no do jeito que

perguntou"), porque muito, muito tempo atrs ele no era louco. Era ainda jovem. Um grande jovem. Grande aos olhos de Deus e diante dos homens. E Deus foi quem o fez rei. Deus, no os homens. Joabe explodiu em resposta: Mas agora ele est louco! E Deus no est mais com ele. E, esteja certo, Davi: ele ainda o matar! Desta vez foi a voz de Davi que explodiu inflamada. Prefiro que ele me mate a aprender os seus caminhos. Prefiro morrer a vir a ser como ele. No seguirei a estrada que leva os reis loucura. No atirarei lanas, nem permitirei que o dio se aninhe no meu corao. Nem me vingarei. Nem agora, nem nunca! Joabe no conseguiu entender uma resposta to sem sentido, e se afastou para dentro da escurido. Naquela noite, os homens foram dormir sobre pedras midas e frias, e comentavam a perspectiva estranha e masoquista do seu lder acerca de relacionamentos com reis, principalmente com reis loucos. Os anjos tambm foram para a cama naquela noite e sonharam, no reflexo do esplendor daquele dia to excepcional, que Deus ainda poderia dar a sua autoridade a um vaso digno de confiana.

CAPTULO XV
Que tipo de homem era Saul? Quem era esse que se tornou inimigo de Davi? Ungido de Deus. Libertador de Israel. E, contudo, mais lembrado pela sua maldade. Esquea as crticas que ouviu e leu acerca de Saul. Esquea os mordazes comentrios a seu respeito. Esquea a sua reputao. Considere os fatos. Saul foi uma das maiores figuras na histria da humanidade. Era um rapaz do campo, um tpico moo do interior. Alto, de boa aparncia, e muito benquisto. Foi batizado no Esprito de Deus. Procedia tambm de uma boa famlia; isto , sua linhagem contava algumas das mais notveis figuras da histria de toda a humanidade. Abrao, Israel, Moiss foram seus ancestrais. O leitor se lembra da histria desses homens? Abrao fundara uma nao. Moiss libertara esse mesmo povo da escravido. Josu introduziu o povo na terra que Deus lhes havia prometido. Os juzes livraram o povo de tudo quanto poderia lev-lo a desintegrar-se e cair no completo caos. Foi ento que surgiu Saul. Foi Saul quem pegou esse povo e o consolidou num reino unido. Saul unificou um povo e fundou um reino. Poucos homens j fizeram isso. Ele do nada fez surgir um exrcito. Venceu batalhas pelo poder de Deus. Venceu o inimigo muitas vezes, como poucos jamais fizeram. Lembre-se disso e lembre-se tambm de que esse homem foi batizado no Esprito. Mais ainda, foi um profeta. O Esprito vinha sobre ele com poder e autoridade. Ele fez coisas e proferiu palavras sem precedentes, e tudo isso pelo poder do Esprito Santo que nele habitava. Ele foi tudo quanto os homens hoje almejam ser... cheio do poder do Esprito Santo... capaz de realizar o impossvel... para Deus. Um lder escolhido por Deus e com o poder de Deus. Saul recebeu a autoridade que s em Deus tem sua origem. Ele foi ungido de Deus e Deus o tratou como tal.

Era, porm, tambm corrodo de inveja, capaz de assassinar, e estava disposto a viver nas trevas espirituais. Haver moral nessas contradies? Sim, e ela destruir muitos conceitos que o leitor tenha acerca de poder, a respeito de grandes homens sob a uno de Deus, e a respeito do prprio Deus. Muitos oram pelo poder de Deus. Cada vez mais, ano aps ano. Essas oraes parecem poderosas, sinceras, piedosas, desinteressadas, sem motivos ocultos. Entretanto, atrs de tais oraes e de tanto fervor, frequentemente ocultam-se a ambio, o anseio de fama, o desejo de ser considerado um gigante espiritual. Quem faz oraes assim, pode nem mesmo ter conscincia do fato; porm, motivos e desejos obscuros esto no seu corao e... no corao do leitor tambm. At mesmo no instante em que os homens fazem essas oraes, seu ntimo permanece vazio. pequeno o seu crescimento espiritual. E orar pedindo poder o caminho rpido e curto que circunavega o crescimento interior. Grande a diferena entre o revestimento exterior de poder do Esprito e a plenitude interior da vida no Esprito. No primeiro caso, a despeito do poder, o homem oculto do corao pode permanecer sem transformar-se. No segundo caso, porm, o monstro derrotado. O modo de Deus agir interessante. Ele ouve todas as splicas que, gerao aps gerao, os jovens fazem por poder e ele as atende! Muitas vezes Deus atende a oraes por poder, por autoridade. Por vezes, ao responder a elas ele diz sim a alguns vasos muito indignos. Dar Deus poder a homens indignos? O seu poder? Mesmo quando no passam, no seu interior, de um amontoado de ossos de cadveres? Por que Deus age assim? resposta a esta pergunta ao mesmo tempo simples e chocante. s vezes ele concede a vasos indignos quantidade maior de poder de maneira que se torne claramente visvel a todos o verdadeiro estado da nudez interior dessas pessoas. Assim, pense outra vez quando ouvir o mercador de poder.

Lembre-se: s vezes Deus concede poder a certos homens por razes ocultas. Um indivduo pode viver no mais torpe dos pecados e o seu dom exterior estar ainda em perfeita atividade. Uma vez dados por Deus, os dons no podem mais ser retirados. Mesmo na presena do pecado. Mais ainda, alguns que vivem exatamente de tal maneira, so os ungidos do Senhor... aos olhos do Senhor. Saul foi prova viva desse fato. Os dons no podem ser revogados. Apavorante, no mesmo? Se voc ainda for jovem e nunca teve a oportunidade de ver coisas desse gnero, fique certo de que, nos prximos 40 anos, voc as ver. Homens altamente dotados e muito poderosos... eminentes lderes no reino de Deus, alguns praticam atos muito negros e feios. De que necessita este mundo: de homens bem dotados, exteriormente cheios de poder? Ou de homens quebrados, mas interiormente transformados? Lembre-se de que alguns dos homens aos quais o verdadeiro poder de Deus foi concedido, formaram exrcitos, venceram o inimigo, produziram poderosas obras de Deus, pregaram e profetizaram com poder e eloquncia sem paralelo... E arremessaram lanas, E odiaram outros homens, E atacaram outros homens, E fizeram pianos para matar, E profetizaram nus, E at consultaram feiticeiras.

CAPTULO XVI
Voc ainda no respondeu minha pergunta. Acho que o homem que tem autoridade sobre mim um rei Saul. Como posso ter certeza disso? No nos cabe saber. E lembre-se: mesmo homens como Saul so, com frequncia, os ungidos do Senhor. Voc percebe, sempre haver quem, em toda a parte, em todos os tempos e em todos os grupos, se levante e diga: Aquele homem ali da ordem do rei Saul. Ao passo que outro, com a mesma segurana, se levantar para dizer: No, ele o ungido do Senhor, segundo a ordem do rei Davi. Ningum pode realmente saber qual dos dois est certo. E, se voc estiver janela, olhando os dois homens discutirem, pode indagar a que ordem eles pertencem, se que pertencem a alguma. Lembre-se: o seu lder pode ser um Davi. Impossvel! mesmo? Muitos de ns conhecem pelo menos dois homens da linhagem de Davi que foram condenados e crucificados pelos homens. Homens que estavam absolutamente certos de que aqueles que estavam crucificando no eram Davis. E se voc no conhece dois casos desses, com certeza sabe de um. Homens que seguem os da ordem de Saul entre ns, muitas vezes crucificam os da ordem de Davi. Quem pode, ento, saber quem um Davi e quem um Saul? Deus sabe. Mas ele no o revela.

Est voc to certo de que o seu rei um Saul e no um Davi, a ponto de pretender tomar o lugar de Deus e declarar guerra a seu Saul? Se for assim, demos ento graas a Deus que voc no vive nos dias em que o Glgota estava em uso. Que pode, ento, voc fazer? Muito pouco. Talvez nada. Entretanto, o passar do tempo (e o comportamento do seu lder enquanto o tempo passa) revela muita coisa a respeito dele. E o passar do tempo e o modo de voc reagir diante do seu lder seja ele Davi ou Saul revela muita coisa a respeito de voc.

CAPTULO XVII
Duas geraes depois do reinado de Saul, um jovem incorporou-se entusiasmadamente nas fileiras do exrcito de Israel, sob um novo rei, o neto de Davi. Logo, comeou ele a ouvir histrias a respeito dos grandes e valentes homens de Davi. Ps no seu corao descobrir se algum daqueles valentes vivia ainda e, se assim fosse, encontr-lo e conversar com ele, embora imaginasse que, se ainda vivesse, deveria ter mais de cem anos de idade. Enfim, acabou por descobrir que vivia ainda um desses homens. Descobrindo o seu paradeiro, apressou-se a ir sua habitao. Ansiosamente, at mesmo com hesitao, bateu porta. Vagarosamente a porta se abriu. Ali estava um gigantesco homem de cabelos grisalhos... no, totalmente brancos, o rosto todo cheio de rugas. o senhor um dos antigos valentes de Davi, um daqueles de quem tanto a gente ouve falar? O ancio examinou o rosto do jovem, os seus traos, a sua roupa, demoradamente. Ento, numa velha, mas firme voz, o velho disse, sem desviar os olhos do rosto do moo: Se voc quer saber se outrora fui ladro e habitei em cavernas, algum que seguia um fugitivo histrico e choro, ento, sim, fui um dos "valentes de Davi". Aprumou os ombros ao dizer as ltimas palavras; entretanto, sua frase terminou num disfarado sorriso. Ora, o senhor faz o grande Rei parecer um fraco. No foi ele o maior de todos os monarcas? Ele no foi nenhum fracote respondeu o velho. Ento, compreendendo a motivao do jovem ansioso sua porta, o velho respondeu, prudente e calmamente: Nem foi ele grande lder.

Ento, o qu, bom homem? Pois vim para aprender os caminhos do grande Rei e dos seus... dos seus homens valentes. Qual foi realmente a grandeza de Davi? Vejo que voc tem a ambio peculiar da juventude disse o velho guerreiro. Tenho a clara impresso de que voc sonha em vir a ser um lder de homens algum dia. Fez uma pausa e, ento, continuou ponderadamente: Sim, eu lhe falarei da grandeza do meu rei, mas minhas palavras podero deix-lo surpreso. Os olhos do ancio encheram-se de lgrimas ao pensar primeiro em Davi e, a seguir, no insensato rei que acabara de ser coroado. Falar-lhe-ei a respeito do meu rei e da sua grandeza. O meu rei jamais me ameaou, como faz o seu. O seu novo rei comeou a reinar mediante leis, decretos, regulamentos e medo. A mais viva recordao que conservo do meu rei, quando vivamos em cavernas, sua vida de submisso. Sim, Davi mostrou-me submisso, no autoritarismo. Ensinou-me no a aplicao imediata de regras e leis, mas a arte da pacincia. Foi isso que me transformou a vida. O legalismo no passa de um meio de o lder evitar o sofrimento. As leis foram inventadas por velhos, de modo que pudessem ir cedo para a cama! Os homens que alardeiam autoridade, demonstram no a possuir. E os reis que fazem discursos sobre submisso, apenas revelam um duplo temor em seus coraes: no tm certeza de ser realmente verdadeiros lderes, enviados por Deus. E vivem em pavor mortal de uma revoluo, O meu rei no falava de submisso a ele. No temia rebelies... porque... porque no se importava se fosse destronado. Davi ensinou-me a perder, no a vencer. A dar, no a tomar. Revelou-me que o incomodado o lder, e no o seguidor. Em vez de expor-nos ao sofrimento, ele nos protegia dele. Ele me ensinou que a autoridade cede revolta, especialmente quando a revolta no mais perigosa do que a imaturidade, ou talvez a burrice.

O ancio estava obviamente se lembrando de alguns episdios muito tensos e, talvez, cmicos, nas cavernas. No disse ele, agora num tom que atingia a eloquncia a autoridade que procede de Deus no teme desafios, no se defende, nem se importa se tiver de perder o trono. Era assim a grandeza do gran... do verdadeiro Rei. O ancio comeou a afastar-se. Tanto sua ira como o seu porte de rei eram evidentes ao voltar-se. Ento ele encarou o jovem uma vez mais e trovejou uma derradeira salva: Quanto autoridade de Davi: os que no a tm, discursam o tempo todo sobre ela. Submetei-vos, subordinaivos. o que se ouve. Davi tinha autoridade, mas no creio que esse fato jamais lhe houvesse ocorrido. ramos 600 vagabundos com um chefe que chorava muito. s isso o que ramos! Essas foram as ltimas palavras que o jovem soldado ouviu do velho guerreiro. Retomando o caminho, ele se perguntava se poderia ainda recobrar a felicidade de servir sob Reoboo.

CAPTULO XVIII
Agora, tendo chegado ao final do nosso estudo de Saul e Davi, voc acha que lhe aproveitou alguma coisa? Voc agora est certo de que o homem que tem autoridade sobre voc no verdadeiramente de Deus... ou, se o for, , no melhor das hipteses, apenas um Saul? Oh! Quo seguros ns, os mortais, podemos ser... de coisas que nem os anjos sabem. Permita-me perguntar-lhe ento o que que voc planeja fazer com o conhecimento que acaba de adquirir? Sim, estou a par de que voc mesmo no nem um Saul nem um Davi... mas apenas um campons do reino. Voc planeja ento contar o que acaba de descobrir a alguns amigos? Entendo. Ento, talvez eu deva preveni-lo de que esse novo e extraordinrio conhecimento que voc acaba de adquirir traz consigo um perigo intrnseco. Pode acontecer uma estranha transformao no seu corao. Voc entende, possvel que... mas espere! O que vejo alm? Ali! Naquela nvoa ao longe, atrs de voc. Volte-se. Voc a v? De quem esse vulto fantasmagrico que caminha no meio do nevoeiro? Parece que, sem dvida, j o vi antes. Observe atentamente. No podemos perceber o que ele est fazendo? Parece que se inclina sobre uma velha arca. Sim, ele a abre. Quem ele? E o que est fazendo? Retira alguma coisa de dentro da arca. Uma capa? uma espcie de manto. Ora, ele o est vestindo! A coisa assenta-lhe muito bem, e cai sobre os seus ombros como um manto. E agora? Mete outra vez a mo na arca. Tenho a certeza de que j vi esse indivduo nalgum lugar antes. Que que ele tira agora? Um escudo? No, um braso. Isso mesmo, um braso de alguma antiga ordem, h muito esquecida. Segura-o e o levanta como se quisesse fazer sua essa ordem! Quem esse homem? O porte, a postura, a maneira de andar. J o vi antes. Tenho certeza.

Ah! Ele saiu do nevoeiro e entrou na luz. Agora o veremos claramente. Esse rosto... No voc?! Sim. voc. Voc que pode to claramente reconhecer a presena de um indigno Saul! V! Mire-se nesse espelho. Aquele homem vocl Note tambm o nome gravado no escudo. Contemple-o: ABSALO SEGUNDO!!!

CAPTULO XIX
Olhe. A vem Davi! Sorrisos buliosos, algumas risadas socapa e algum risinho fraco. Veja! Nada menos que Davi. Novamente, os sorrisos vivos e irnicos, um aceno e discreta diverso. Aquele no Davi exclamou um jovem ao seu tutor, enquanto caminhavam margem da rua. Por que esto falando daquela maneira? Aquele homem no Davi! Tem razo, rapaz. No Davi. Absalo que passa pelo porto. Por que o chamam de Davi? perguntou o jovem, olhando para trs, por cima dos ombros, para o belo personagem que ia no carro precedido por 50 homens que corriam adiante dele. Porque ele nos faz lembrar a Davi quando moo. E porque estamos todos muito felizes por dispormos de um to excelente jovem que, chegado o momento, suba ao trono de Davi. E talvez, tambm porque Absalo tem uma aparncia melhor que a de Davi. E talvez ele seja o homem de mais bela aparncia que existe. Absalo ser rei logo? Que idade tem Davi? Est para morrer? claro que no, meu rapaz. Vejamos... que idade tem Davi? Provavelmente a mesma que tinha Saul quando seu reinado terminou. Quantos anos tem Absalo? Mais ou menos a mesma idade de Davi quando Saul estava tentando mat-lo com tanta tenacidade. Davi tem agora a idade que Saul tinha ento. Absalo da

idade de Davi quando se tornou rei ponderou o rapaz. Caminharam em silncio algum tempo. O jovem, mergulhado nos seus pensamentos, falou de novo. Saul foi muito duro com Davi, no foi? Sim, muito duro. Ser que o rei Davi ir tratar Absalo da mesma forma? Ser duro com Absalo? O tutor ficou algum tempo em silncio, refletindo sobre a pergunta, mas logo o moo prosseguiu: Se Davi tratar mal a Absalo, proceder Absalo com a mesma misericrdia que teve Davi? Filho, s o futuro o dir. Oh! Voc faz cada pergunta! Se, quando voc crescer, puder dar respostas assim como agora faz perguntas, certamente voc vir a ser conhecido como o homem mais sbio da terra. Os dois entraram pelo porto do palcio.

CAPTULO XX
O corao da gente se entusiasma ao conhecer algum que v as coisas com tanta clareza. Perspicaz. Sim, essa a palavra que melhor o descreve: perspicaz. Ele capaz de ir ao fundo de qualquer problema. Os homens se sentiam seguros em sua companhia. Inclusive anelavam passar tempo ao seu lado. Todos quantos conversavam com ele acabavam descobrindo que eles prprios eram mais sbios do que pensavam ser. Essa descoberta fazia que se sentissem bem. Ao verem-no encarar um problema atrs do outro, resolvendo-os em seguida, os homens ficavam sonhando com o dia em que ele viesse a ser o seu lder. Ele corrigiria tantas coisas erradas. Ele despertava neles uma sensao de esperana. Mas esse homem imponente e perspicaz jamais precipitaria os acontecimentos para apressar o dia de chegar ao poder. Disso estavam todos convencidos. Ele era bastante humilde e tinha muito respeito por quem governava o pas. Os que o cercavam, entretanto, comearam a sentir-se um tanto frustrados por terem ainda de esperar pelos melhores dias, quando afinal ele viesse a reinar. Quanto mais se reuniam para tratar da questo, mais percebiam que as coisas iam muito mal no reino. Iam realmente to mal como jamais tinham pensado. E problemas. Problemas, com os quais jamais haviam sonhado, vinham luz. Sim, de fato estavam crescendo em sabedoria e perspiccia. medida que os dias passavam, mais aumentava o nmero dos que vinham ouvir. A notcia se espalhava calmamente: "Eis algum que conhece os problemas e tem as respostas." Apareceram os desanimados. Ficavam ouvindo. Faziam perguntas. Recebiam respostas excelentes e comeavam a ter esperana. Cabeas se inclinavam em sinal de aprovao. Surgiam sonhos. Com o passar do tempo, aumentavam as reunies. As idias transformavam-se em histrias, histrias de injustias que outros poderiam considerar insignificantes. Mas no este ouvinte! Ele era compassivo. medida que aqueles que o rodeavam falavam, pareciam

aumentar em nmero e gravidade as injustias descobertas. Com cada nova histria, os homens se comoviam mais na presena da injustia, que agora parecia estar desenfreada. Mas tambm era demais esperar que algum conseguisse ficar indefinidamente calado. Esse desfile infindvel de injustias era capaz de provocar qualquer pessoa, por mais respeitvel que fosse. At mesmo o indivduo de corao mais puro seria levado a irar-se. (E este homem certamente tinha o corao mais puro de todos! Um homem to compassivo como este no poderia permanecer indiferente a esses sofrimentos e nem calar-se para sempre. To nobre carter tinha de protestar algum dia. Finalmente, os seus seguidores, que ele dizia no possuir, ficaram quase lvidos de raiva. A compreenso que tinham das injustias que se praticavam no reino, no s aumentou, mas tambm chegou ao extremo. Decidiram fazer alguma coisa a respeito daquelas infindveis iniquidades. Por fim, ao que parecia, o imponente jovem dava a impresso de estar de acordo. No princpio, apenas uma palavra. Depois, uma orao. Os coraes dos homens palpitavam de emoo. Reinavam a alegria e o entusiasmo. A nobreza despertava para a ao. Mas, no! Ele acautelou-os a no compreenderem mal. Ele estava pesaroso, sim, mas no podia falar contra os que tinham autoridade. No, absolutamente, no. No importava quo graves fossem suas queixas, nem quo justificveis. Ele no falaria contra o rei. Contudo, ele ficava cada vez mais agoniado. Era bvio que alguns relatos o levavam agonia. At que, por fim, a sua justificada ira explodiu em ponderados e controlados termos de fora. Estas coisas no devem acontecer! Ps-se de p, os olhos em chama. Se eu estivesse no poder, era isto o que eu faria... E com estas palavras, comeou a arder a revolta em todos, menos um. No foi assim no mais nobre e puro dos homens presentes. A revolta estivera em seu corao fazia anos.

CAPTULO XXI
Sbio! Sim. Sbio, poderia conceder-me uns minutos? Naturalmente. Tenho muito tempo. Acaba de vir de uma reunio de amigos na casa de Absalo, no ? Sim. isso mesmo. Poderia, se no se importa, dar-nos algumas impresses do que l se passou? Voc fala de impresses gerais sobre Absalo e seus amigos? Sim, isso seria suficiente. Bem, conheci muitos homens como Absalo. Muitos mesmo. Ento, como ele? sincero e ambicioso. Talvez seja uma contradio; no obstante, verdade. provvel que ele pretenda fazer o que diz. Mas a sua ambio perdurar muito tempo depois que descobrir sua incapacidade para cumprir o que promete. Quando se alcana o poder, corrigir a injustia toma lugar secundrio. Sinto muito, Sbio, mas no entendi. Duas coisas se destacam na minha mente. Numa das reunies, quando Absalo respondia s perguntas que lhe faziam, deu muita nfase idia de que preciso haver mais liberdade no reino. Todo mundo gostou dessa idia. "Um povo deve ser dirigido somente por Deus, e no pelos homens", disse ele. "Os homens devem fazer s o que pensam que Deus quer que eles faam. Devemos seguir a Deus, no a um homem."

Creio que essas foram as suas palavras. Noutra reunio ele falou das maravilhosas vises que tinha do reino de Deus, das grandes realizaes de que o povo era capaz. Por outro lado, falou de muitas mudanas que ele introduziria quanto maneira de governar o reino. Embora parea que ele no notou, mas ele fez duas proposies irreconciliveis. Muitas mudanas, mais liberdade. Sim, deveras, ele me traz lembrana muitos outros homens com quem me tenho encontrado no decorrer do tempo. Sbio, creio que entendo o que o senhor disse, mas no tenho certeza de onde deseja chegar. Absalo sonha. Sonha com o que devia acontecer, com o que ser. Ele disse: "Isto o que farei." Mas, para realizar os seus sonhos, ele precisa da cooperao do povo. Ah! isso o que os homens passam por alto. Sonhos como esse fundamentam-se inteiramente na premissa de que o povo de Deus estar com o novo chefe, e que todos vero as coisas como ele as v. Tais homens no podem imaginar problemas no seu reino futuro. possvel que o povo o siga, e possvel que no. Quando muito continuou o sbio o povo do Senhor seguir um chefe por alguns dias apenas. Jamais est com algum por muito tempo. Em geral, o povo faz o que lhe agrada. As pessoas podem ser persuadidas a fazer a vontade de outros por algum tempo, mas no por muito tempo. As pessoas no se esforaro muito no trabalho, ainda que estejam seguindo a Deus. Que far Absalo quando o povo deixar de segui-lo voluntariamente? Ah! Aqui est o problema! Percebe voc, no h reino sem discrdias. O prprio Deus teve os seus crticos no cu, voc sabe. Todos os reinos seguem uma trajetria irregular. E o povo, principalmente o povo de Deus, nunca segue o mesmo sonho em unssono. No, para realizar tudo o que ele disse esta noite, levar tempo. Nem todos estaro dispostos a acompanh-lo. Estar ele ainda decidido a pr em prtica tudo o que sonhou? Se for esse o caso,

ento Absalo ter s um recurso: a ditadura. Ou recorre a ela, ou ver poucos se que algum dos seus grandes sonhos realizados. Se se transformar em ditador, garanto-lhe que num futuro no muito distante surgiro os descontentes com ele, exatamente como acontece com o rei atual. Sim, se Absalo vier a reinar, logo voc ver novas reunies como a que acabamos de assistir esta noite... s que com novos rostos, novos sonhos e planos para uma nova rebelio, desta vez contra Absalo! , ento, logo que Absalo tomar conhecimento de tais reunies e debates acerca de uma rebelio, ter uma nica sada. Sbio, o que o senhor pensa que ele far? Os rebeldes que chegam ao poder mediante a rebelio no tm pacincia com outros revolucionrios e suas revolues. Quando Absalo se vir desafiado por uma revoluo, tornar-se- um tirano. Sua perversidade ser dez vezes maior do a que ele v no rei atual. Reprimir a revolta com mo de ferro... e mediante o terror. Eliminar toda a oposio. Este sempre o estgio final das rebelies altissonantes. Tal ser o caminho de Absalo, se destronar a Davi. Mas, Sbio, no certo que algumas revolues tm sido benficas, destronando dspotas cruis? Oh, sim, algumas. Mas lembro a voc: Este reino em particular diferente de todos os outros. Ele constitudo do povo de Deus. um reino espiritual. Afirmo-lhe com convico: nenhuma revolta no reino de Deus legtima, nem pode ser plenamente abenoada. Sbio, por que diz isso? Por muitas razes. Uma delas bvia. Na esfera espiritual, o homem que promover uma rebelio, j demonstrou que, por mais grandiosos que sejam os seus discursos ou serficos os seus mtodos, ele tem uma natureza perigosa, um carter sem escrpulos, e motivos ocultos no corao. Falando com franqueza, um larpio. Provoca desagrado e tenso no seio do reino e, em seguida, ou se apossar do poder, ou roubar seguidores. Usar os partidrios que conseguir para estabelecer seu prprio domnio. To lamentvel comeo, construdo nos alicerces da insurreio... No, Deus jamais aprova a diviso em seu reino.

curioso prosseguiu o sbio que indivduos que se consideram competentes para dividir o reino de Deus, no se sintam capazes de ir a qualquer outro lugar, a outra terra, estabelecer um reino completamente novo. No, eles precisam furtar de outro lder. Jamais vi uma exceo. Parece que eles sempre precisam de, pelo menos, alguns seguidores previamente moldados a seu gosto. Comear sozinho e com as mos vazias s afugenta os melhores homens. Indica tambm claramente a certeza que tm de que Deus est com eles. Cada uma de suas palavras, verdadeiramente analisadas, fala da sua insegurana. H muitas terras ainda no exploradas nem conquistadas. Existe muita gente noutros lugares esperando para seguir um verdadeiro rei, um verdadeiro homem de Deus. Repito (e h os que dizem que repito a mesma coisa com frequncia): Por que os "aspirantes a reis e profetas" simplesmente no partem silenciosos e sozinhos, descobrem outro povo em outro lugar e a fundam o reino que imaginam? Os homens que dirigem rebelies no mundo espiritual so homens indignos. No h excees. Agora tenho de ir-me. Preciso juntarme ao desfile que passa. Diga-me, Sbio, qual o seu nome? O meu nome? Sou a Histria.

CAPTULO XXII
Davi estava de p na sacada do terrao do seu palcio. As luzes das casas da Cidade Santa cintilavam l embaixo. Um homem se aproximou por detrs. Davi suspirou e, sem se voltar, disse: Pois no, Joabe, que ? O Senhor j sabe? Sei respondeu o rei, calmamente. H quanto tempo sabe? perguntou Joabe ansioso e surpreso. Meses, anos, talvez uma dcada. Talvez o tenha sabido h trinta anos. Depois dessa resposta, Joabe no estava seguro de estarem falando do mesmo assunto. Afinal, Absalo no tinha mais de trinta anos. Majestade, refiro-me a Absalo disse Joabe com certa hesitao. Eu tambm respondeu o rei. Se o Senhor sabe h tanto tempo, por que no o deteve? Estava agora mesmo me perguntando a mesma coisa. Quer que eu o detenha? Davi voltou-se depressa! Num instante a pergunta de Joabe solucionou o seu dilema. No o fars! Nem lhe digas palavra. Nem o censures. Nem permitas que quem quer que seja o critique ou ao que ele est fazendo. Absolutamente, no o impeas. Mas, ento, ele no se apossar do reino?

Davi suspirou outra vez, suavemente, vagarosamente. Por um momento, ele vacilou entre chorar e sorrir. Ento, sorriu levemente e disse: , talvez o faa. Que far meu Senhor? Tem algum plano? No, nenhum. Com muita franqueza, no tenho idia alguma do que fazer. Lutei em muitas batalhas e enfrentei muitos cercos. Em geral, eu sempre soube o que fazer. Mas neste caso, s posso recorrer s experincias da minha mocidade. Parece-me que o caminho que segui ento o melhor que posso seguir agora. E qual foi esse caminho? No fazer absolutamente nada.

CAPTULO XXIII
Davi ficou novamente a ss. Pausada e calmamente, percorria o jardim do seu terrao. Finalmente, parou e falou em voz alta para si mesmo: Tenho esperado, Absalo; tenho esperado e observado durante vrios anos. Tenho-me perguntado muitas vezes: "Que h no corao desse moo?" E agora sei. Voc far o inconcebvel. Voc dividir, Absalo, o prprio reino de Deus. Tudo o mais era conversa. Davi permaneceu um momento em silncio. Ento, quase assustado, falou com a voz abafada: Absalo no hesitar em dividir o Reino de Deus. Agora sei. Ele busca seguidores. Pelo menos no os rejeita! Apesar de parecer esplendidamente puro e notavelmente nobre, causa diviso. Os seus partidrios aumentam, a despeito de ele afirmar convincentemente que no tem nenhum. Por longo tempo Davi no disse nada. Finalmente, com algo de humor nas palavras, comeou a falar consigo mesmo. Muito bem, bom rei Davi, voc tem uma questo resolvida. Est a braos com uma ciso e at poder vir a ser deposto. Agora a segunda questo. Ele fez uma pausa, levantou a mo e, quase fatalmente, perguntou: Que farei? O reino est em perigo iminente. Parece que s me restam duas alternativas: perder tudo ou ser outro Saul. Posso deter Absalo. S preciso ser um Saul. Na minha velhice, poderia tornar-me um Saul? Sinto que o Senhor mesmo aguarda a minha deciso. Devo ser agora um Saul? perguntou a si mesmo novamente, desta vez em voz audvel. Uma voz detrs dele respondeu: Bom rei, ele no tem sido nenhum Davi para o Senhor. Davi voltou-se. Era Abisai que entrara sem ser anunciado.

um lugar concorrido este terrao disse Davi com ironia. Que disse o meu Senhor? perguntou Abisai. Nada. Basta dizer que no me faltaram visitas hoje, justamente quando teria preferido ficar s. Que foi mesmo o que me disseste? Ou melhor, que foi que eu disse? O Senhor disse: "Devo ser um Saul para Absalo?" e respondi: "Ele no foi nenhum Davi para o Senhor." Jamais desafiei a Saul. Nunca tentei dividir o reino enquanto ele reinava. isso o que voc quer dizer? Mais do que isso respondeu Abisai enfaticamente. Saul foi mau para o Senhor e transformou a vida do Rei num suplcio. 0 Senhor sempre respondeu com respeito e agonia ntima. Tudo o que de mal aconteceu naquela poca, veio de um s lado. E caiu sobre o Senhor. Todavia, o Senhor poderia ter dividido o reino, e provavelmente teria destronado a Saul. Mas, em vez de fazer isso, o Senhor fez as malas e abandonou o reino. O Senhor preferiu fugir a causar diviso. O Senhor arriscou a vida para preservar a unidade nacional e selou os lbios e os olhos a todas as injustias de Saul. No entanto, o Senhor tinha muito mais motivos para a revolta do que qualquer outro teria neste ou em outro qualquer reino que j existiu ou venha a existir. Absalo precisa torcer os fatos para escomotear a sua lista de injustias... alis, poucas delas significativas, devo acrescentar. Comportou-se Absalo como o Senhor? Tem ele respeito pelo Senhor? Absalo procura preservar o Reino? Recusa-se ele a falar contra o Senhor? Rejeita seguidores? Absalo deixa a ptria para evitar um cisma? Absalo respeitoso? Absalo suportando o sofrimento em silente agonia? Os infortnios caindo sobre Absalo? No, ele somente puro e nobre! Abisai proferiu as ltimas palavras com contida indignao. Ento, continuou em tom ainda mais grave. As queixas dele so insignificantes, se comparadas com o justificado desgosto de Vossa Majestade por Saul. O Senhor nunca maltratou a Saul. Jamais, e de forma alguma, o Senhor foi injusto com Absalo.

Davi o interrompeu com um sorriso irnico. Parece que tenho o dom de levar velhos e jovens a me odiarem sem causa. Quando eu era jovem, os velhos me hostilizavam; desde quando envelheci, os jovens me atacam. Que magnfica proeza! Minha opinio continuou Abisai que Absalo no nenhum Davi. Por conseguinte, eu pergunto: Por que o Senhor no acaba com a revolta dele? Detenha a esse miservel... Cuidado, Abisai. Lembra-te de que ele tambm filho do rei. Nunca devemos falar mal do filho de um rei. Bondoso Rei, permita-me lembrar-lhe que o Senhor recusou brandir a espada ou a lana, ainda que fosse uma nica vez, contra Saul. Insisto: Absalo fala contra o Senhor noite e dia. E, algum dia, que ser Logo, levantar um exrcito contra o Rei. No s contra o Senhor, mas tambm contra toda a nao. Esta nao! O jovem Absalo no nenhum jovem Davi. Meu conselho que o Senhor o detenha! Ests pedindo, Abisai, que me transforme em um Saul respondeu pesadamente Davi. No, o que eu digo que ele no nenhum Davi. Detenha-o! E se o detiver, continuaria a ser Davi? Se fizer que ele pare, no serei Saul? perguntou o rei, os olhos cortantes como espadas. Abisai, para det-lo terei de ser um Saul ou um Absalo. Rei meu e meu amigo, falo ao Senhor com muito apreo; s vezes o Senhor me d a impresso de estar algo insano. Sim, motivos tens para pensar assim respondeu Davi com um sorriso. Querido Rei, Saul foi um mau rei. Absalo , sob certos aspectos, uma reencarnao juvenil de Saul. Somente o Senhor constante. O Senhor para sempre o jovem pastor de corao quebrantado. Diga-me honestamente, qual o seu plano?

At agora eu no estava muito certo. Mais de uma coisa sei agora. Quando jovem, no fui nenhum Absalo. Na minha velhice no serei um Saul. Na juventude, como tu mesmo disseste, eu fui Davi. Na minha velhice, pretendo continuar sendo Davi. Mesmo que isso me custe o trono, o reino, e, talvez, a minha cabea. Abisai no disse nada por alguns instantes. Ento, pausadamente, disse, certificando-se de que compreendia a importncia da deciso de Davi: O Senhor no foi um Absalo; o Senhor no ser um Saul. Majestade, se no quer deter Absalo, sugiro que nos preparemos para abandonar o reino, porque Absalo, com certeza, governar. Somente to certo como o rei Saul matou o pastorzinho respondeu o velho e sbio rei. O qu? perguntou Abisai surpreso. Pensa nisto, Abisai. Deus um dia livrou um indefeso e jovem pastor do poderoso e insano rei. Ele tambm pode livrar um velho governante de um jovem ambicioso e rebelde. Vossa Majestade subestima o adversrio replicou Abisai. Tu subestimas o meu Deus respondeu serenamente Davi. Mas, por qu, Davi? Por que no lutar? Dar-te-ei a resposta. Se ests lembrado, pois estiveste l, uma vez eu dei esta mesma resposta a Joabe, numa caverna, muito tempo atrs! Prefiro ser derrotado, at mesmo morto, a palmilhar os caminhos de... um Saul, ou os de um bsalo. O reino no vale tanto. Ele que o tome, se for essa a vontade do Senhor. Repito: Eu no seguirei os caminhos de um Saul ou de um Absalo. E, agora prosseguiu o rei sendo velho, acrescentarei uma palavra que no conhecia naquele tempo. Abisai, ningum conhece o seu prprio corao. Eu mesmo estou certo de que no conheo o meu. S Deus conhece. Devo defender o meu pequeno domnio em nome de Deus?

Devo atirar lanas, devo planejar compls e sedies... e matar os espritos dos homens, se no os seus corpos... s para proteger o meu imprio? No movi um dedo para ser feito rei. Nem o moverei para conservar um reino. Ainda que seja o Reino de Deus! Deus foi quem me colocou aqui. No cabe a mim tomar a iniciativa de assumir responsabilidade ou conservar autoridade. Tu no compreendes que pode ser a vontade de Deus que essas coisas aconteam? Creio que, se ele quisesse, ele prprio protegeria e guardaria o reino. Afinal de contas, seu o reino. Como eu disse continuou o rei ningum conhece o seu prprio corao. Eu no conheo o meu. Quem sabe o que realmente vai no meu corao? Pode ser que, aos olhos de Deus, eu j no seja digno de governar. Pode ser que ele tenha terminado comigo. Talvez seja sua vontade que Absalo assuma o poder. Eu, honestamente, no sei. Mas, se for essa a sua vontade, eu a desejo. Deus pode ter terminado comigo! Qualquer jovem rebelde que levante a mo contra algum que ele cr ser um Saul; qualquer velho rei que levante a mo contra quem ele cr ser um Absalo, pode, na verdade, estar levantando a mo contra a vontade de Deus. Qualquer que seja o caso, no levantarei a mo! No pareceria um tanto estranho eu insistir em permanecer na direo, se Deus mesmo deseja que eu caia? Mas o Senhor sabe que Absalo no deve ser rei! respondeu Abisai decepcionado. Eu sei? Ningum sabe. S Deus sabe, e ele no disse nada. Eu no lutei para ser rei nem lutarei para continuar a s-lo. Que venha Deus esta noite e tome o trono, o governo e... disse isto quase em sussurro e tambm tire de mim a sua uno. Eu busco a sua vontade, no o seu poder. Repito: Desejo a sua vontade mais do que desejo uma posio de liderana. Talvez ele no queira mais que eu continue onde estou. Rei Davi! Ouviu-se uma voz atrs dos dois homens. Sim? Ah, um mensageiro. De que se trata? Absalo. Ele deseja ver Vossa Majestade um momento. Deseja pedir permisso para ir a Hebrom oferecer um sacrifcio.

Davi disse Abisai, asperamente o Senhor sabe o que ele realmente pretende fazer, no ? Sim. E sabe o que ele far, se lhe permitir que v? Sim. Davi voltou-se para o mensageiro. Diga a Absalo que irei em seguida. Davi deu uma ltima olhada calma cidade, voltou-se e dirigiu-se porta. O Senhor deixar que ele v a Hebrom? exigiu Abisai. Deixarei disse o rei de todos os reis. Sim, deixarei. Ento se voltou para o mensageiro. Esta uma hora escura para mim. Quando tiver terminado de falar com Absalo, irei para os meus aposentos. Amanh mande-me um dos profetas para que eu o consulte. Ou um escriba. Pensando melhor, envie-me Zadoque, o sumo sacerdote. Pergunte-lhe se pode vir ter comigo aqui depois do sacrifcio vespertino. Abisai falou de novo, agora em voz baixa. A admirao brilhava em sua face. Bondoso rei, muito obrigado. Por fazer o qu? perguntou perplexo o rei enquanto se voltava na porta. No pelo que fez, mas pelo que no fez. Obrigado por no arremessar lanas, por no se rebelar contra reis, por no expor um homem em autoridade no instante mesmo em que era to vulnervel, por

no dividir o reino, por no atacar os jovens Absales, que se parecem tanto com os jovens Davis, mas no o so. Fez uma pausa e continuou: E, muito obrigado tambm por sofrer, por estar disposto a perder tudo. Obrigado por dar plenos poderes a Deus para terminar o seu reino, at mesmo destru-lo, se for da vontade dele. Obrigado por ser um exemplo para todos ns. E sobre tudo sorriu discretamente muito obrigado por no consultar feiticeiras.

CAPTULO XXIV
Nat! Qu...? Oh, voc, Zadoque. Perdoe-me o meu intrometimento, mas estou a observ-lo h algum tempo. Voc esteve para entrar na sala do trono vrias vezes, creio que para falar com o rei, no ? Sim, Zadoque. Era essa a minha inteno mas mudei de idia. O rei no precisa de mim. Estou desapontado, Nat. Na minha opinio, o rei est precisando muito de voc. Ele est enfrentando a mais difcil prova da sua vida. No estou absolutamente certo de que ele passar bem por uma prova to dura como esta. Ele j passou por essa prova, Zadoque respondeu Nat com uma segurana na voz que indicava a verdade de que ele era um profeta de Deus. J passou por essa prova? Perdoe-me, Nat, mas eu no tenho a menor idia do que voc est falando. Esta crise, como voc sabe muito bem, mal comeou. Zadoque, o seu rei j passou por esta prova h muito tempo, quando ele era ainda jovem. Voc se refere a Saul? Mas aquela, meu amigo, foi uma questo inteiramente diversa. De maneira nenhuma. exatamente a mesma. No existe, na verdade, diferena alguma. Da mesma forma que Davi se relacionou com o seu Deus e com o homem que estava acima dele, naquela poca, h muito tempo... assim tambm agora Davi se relaciona com o seu Deus e com o homem que est abaixo dele. No pode haver diferena. Jamais. verdade que as circunstncias podem ser alteradas... ligeiramente. Muito ligeiramente, eu diria. Mas o corao...! Ah, o corao sempre o mesmo. Zadoque, tenho sempre dado graas por ter sido Saul o nosso primeiro rei.

Eu me arrepio s de pensar nos problemas que ele teria causado se, quando jovem, tivesse servido ao governo de algum outro rei. No existe diferena real entre o indivduo que descobre que tem um Saul na sua vida e aquele que percebe que tem Absalo na sua. Em qualquer das situaes, o corao corrupto encontrar a sua "justificao". Os da ordem de Saul deste mundo jamais podem ver um Davi; s podem ver Absalo. Os Absales deste mundo jamais podem ver um Davi: s podem ver Saul. E o puro de corao? perguntou Zadoque. Ah! Essa uma coisa realmente rara. Como um corao quebrantado e uma quebrada vontade podem tratar com um bsalo? Da mesma forma como trataram com Saul? Em breve o saberemos, Zadoque! Nem voc nem eu tivemos o privilgio de estar presentes quando Davi enfrentou a Saul. Temos o privilgio de estar presentes quando ele enfrenta a Absalo. Quanto a mim, pretendo ficar atento e bem perto do desenrolar deste drama; e, procedendo desse modo, tenho a boa expectativa de aprender uma ou duas lies. Tome nota das minhas palavras. Davi superar os obstculos no presente caso, e passar pela prova com a mesmssima graa que demonstrou na juventude. E Absalo? Absalo? Daqui a poucas horas ele bem pode ser o meu rei; no isso o que o preocupa? H essa possibilidade respondeu Zadoque, quase com humor. Nata riu-se. Se Absalo subir ao trono, que os cus tenham misericrdia de todos os Sauis, Davis e Absales do reino! Em minha opinio, o nosso jovem bsalo dar um esplndido Saul continuou Nat, enquanto se voltava e descia o longo corredor. Sim. Um esplndido Saul. Porque, sob todos os aspectos, menos a idade e a posio, bsalo j um Saul.

CAPTULO XXV
Obrigado por teres vindo, Zadoque. Meu rei. Tu s sacerdote de Deus. Poderias contar-me uma velha histria? Que histria, meu rei? Conheces a histria de Moiss? Conheo-a. Conta-a para mim. muito comprida; quer que a conte toda? No, no toda. Ento, que trecho? Fala-me da rebelio de Cor. O sumo sacerdote fixou os olhos ardentes em Davi. Davi devolveu o olhar tambm com os olhos chamejantes. Ambos compreendiam. Contar-lhe-ei a histria da revolta de Cor e de como Moiss se comportou em meio rebelio. Muitos conhecem a histria de Moiss prosseguiu o sumo sacerdote. ele o supremo exemplo do ungido do Senhor. O verdadeiro governo de Deus descansa num homem; no, no contrito corao de um homem. No h forma nem mtodo para o governo divino; s h um homem com um corao contrito. Moiss foi esse homem. Cor no o foi, embora fosse primo irmo de Moiss. Cor queria ter a autoridade que Moiss tinha. Numa tranquila manh, Cor despertou. No havia

discrdia no meio do povo de Deus naquela manh; porm, antes que o dia terminasse, Cor havia encontrado 252 homens que estavam de acordo com suas acusaes contra Moiss. Ento houve problemas na nao durante o governo de Moiss? perguntou Davi. Sempre h problemas nos reinos respondeu Zadoque. Sempre. Alm disso, a habilidade para ver esse tipo de problemas realmente uma faculdade muito comum. Davi sorriu e perguntou: Mas, Zadoque, tu sabes que tem havido reinos injustos e governantes injustos e embusteiros e mentirosos que tm dominado e governado. Como pode um povo humilde julgar qual o reino que tem falhas, embora chefiado por homens de Deus, e qual indigno da submisso dos homens? Como pode um povo saber? Davi parou; compreendeu haver-se deparado com o que mais desejava saber. Tristemente, falou novamente: E o rei como saber ele? Pode ele saber se justo? Pode saber se as acusaes que lhe fazem so vlidas? H sinais? As ltimas palavras de Davi revelavam ansiedade. Vossa Majestade est procurando uma lista que tenha cado do cu. Ainda que tal lista existisse, ainda que houvesse algum modo de saber, maus homens ordenariam seus reinos de modo que se ajustassem a ela! E mesmo que existisse tal lista e um bom homem cumprisse seus requisitos com perfeio, haveria aqueles que afirmariam que ele no havia preenchido nenhum dos requisitos enumerados nela. Davi subestima o corao humano! Ento, como o povo haver de saber? No saber. Queres dizer que, entre centenas de vozes que apresentam mil

demandas, o humilde povo de Deus no tem nenhuma segurana de quem verdadeiramente ungido para ostentar a autoridade de Deus, e quem no o ? Nunca ter certeza. E quem, ento, a poder ter? Deus sempre sabe, mas ele no o diz. Ento no h esperana para os que tm de seguir homens indignos? Os netos deles compreendero claramente tudo. Eles sabero. Mas, e os apanhados no drama? Jamais tero certeza. Contudo, algo bom advir de tudo isso. Que coisa essa? To certo como o nascer do sol, os coraes dos homens sero provados. A despeito das muitas ordens, e contra-ordens, revelar-se-o os motivos ocultos do corao de todos os comprometidos. Isso talvez no parea importante aos olhos dos homens, mas aos olhos de Deus e dos anjos, sim, so coisas fundamentais. preciso que se conhea o corao. Deus se encarregar disso. Abomino tais provas respondeu Davi cansado. Detesto noites como a de hoje. Todavia, parece que ele envia muitas, muitas coisas minha vida para pr prova este meu corao. Esta noite mesmo, mais uma vez sinto que meu corao est sendo provado. Sabes, Zadoque, h uma coisa que me aborrece mais do que tudo. Talvez Deus tenha terminado comigo. No haver um modo de eu saber? Bom rei, no conheo outro governante em toda a histria que sequer houvesse feito a pergunta. A maioria dos outros homens teria deixado os seus adversrios, at mesmo os supostos adversrios, em pedaos. Mas, respondendo sua pergunta, no conheo nenhum modo mediante o qual Vossa Majestade possa saber se Deus j terminou com a sua vida.

Davi suspirou e reprimiu um soluo. Ento continua com a histria. Cor tinha 252 seguidores, no ? Que aconteceu depois? Cor aproximou-se de Moiss e Aro com a sua tropa. Disse a Moiss que ele no tinha nenhum direito a toda a autoridade que estava exercendo. Bem, ns, hebreus, somos coerentes, no mesmo? riu-se Davi. No respondeu Zadoque o corao do homem coerente. Dize-me, qual foi a resposta de Moiss a Cor? Aos 40 anos de idade, Moiss havia sido um homem arrogante e obstinado, no muito diferente de Cor. O que ele teria feito aos 40 anos, no sei. Aos 80, ele era um homem quebrantado. Ele foi... O homem mais manso que jamais viveu interrompeu Davi. O homem que h de levar a vara da autoridade de Deus deve ser. De outra sorte, o povo de Deus viver aterrorizado. Sim, um homem quebrantado enfrentou Cor. E creio que o Rei j sabe o que fez Moiss. Ele... no fez nada. Nada. Oh, que homem! Ele se prostrou sobre o seu rosto, diante de Deus. Isso foi tudo o que ele fez. Por que ele fez isso, Zadoque? Rei Davi, o Senhor , dentre todos os homens, quem mais deve saber. Moiss sabia que fora somente Deus quem o fizera responsvel por Israel. Nada havia que precisasse ser feito. Ou aqueles 253 homens tomariam o reino, ou Deus vindicaria a Moiss. Moiss sabia disso. Os homens descobririam ser difcil imitar uma vida como aquela, no mesmo? Um impostor com certeza jamais pretenderia poder

falsificar tal rendio. Mas, dize-me como foi que Deus vindicou a Moiss? Moiss disse aos homens que voltassem no dia seguinte com incenso e incensrios... e Deus decidiria a questo. Ento! exclamou Davi. Ento! disse ele ainda mais alto. Algumas vezes Deus nos diz. Davi estava emocionado. Que aconteceu depois? Cor e dois dos seus amigos foram tragados pela terra. Os outros 250 morreram de... No importa. Basta dizer que se provou que Moiss tinha autoridade... vinda de Deus! Deus o disse! O povo conheceu quem, de fato, tinha autoridade vinda de Deus, e, finalmente, Moiss teve descanso. No, Davi, ele no teve descanso, e o povo no se satisfez com a resposta de Deus! Logo no dia seguinte, toda a congregao murmurava contra Moiss e todos teriam perecido, no fossem as oraes de Moiss. E os homens ainda lutam para se tornar reis! Davi meneou a cabea perplexo. Zadoque fez uma pausa e continuou: Davi, percebo que o Senhor est perturbado com a questo do que e do que no a verdadeira autoridade. Deseja saber o que fazer com uma rebelio, se de fato uma rebelio e no a mo de Deus. Confio em que descobrir a nica coisa pura que deve ser feita, e a faa. E, com ela, ensinar a todos ns. A porta abriu-se. Abisai entrou apressadamente. Bom rei! O seu filho, sua prpria carne e sangue, proclamou-se rei em Hebrom! A impresso que se tem de que todo o Israel foi aps dele. Ele planeja apoderar-se do trono. Ele est marchando para Jerusalm. Alguns dos homens da maior confiana do Rei passaram para

o lado dele. Davi afastou-se. Disse algo para si mesmo, mas fora do alcance dos ouvidos dos demais. O terceiro rei de Israel? Chefes legtimos do Reino de Deus podem surgir desse modo? Zadoque, sem saber se devia ou no ter ouvido as palavras do rei, disse em voz alta: Meu Rei? Davi voltou-se com os olhos marejados de lgrimas. Enfim disse Davi, tranquilamente enfim, esta questo ser resolvida. Talvez amanh algum, alm de Deus, saber. Talvez sim disse Zadoque e talvez no. Questes como estas podero ser discutidas ainda depois de estarmos todos mortos. O que pode acontecer amanh disse Davi sorrindo. Vai, Abisai, dize a Joabe. Encontr-lo-s na torre da muralha oriental. bisai saiu como entrou, apressado e furioso. Eu me pergunto, Zadoque disse Davi pensativo se algum pode pressionar Deus ao ponto de ele ter de dizer.

CAPTULO XXVI
Abisai atravessou apressadamente o ptio, entrou pela porta aberta junto torre oriental e subiu a escada em caracol. Dentro, no topo da escadaria, Joabe olhou para baixo, para Abisai, apanhou uma tocha e comeou a descer rapidamente. luz bruxuleante das tochas, eles se encontraram, observando a face um do outro atentamente. Abisai falou. Voc ouviu, Joabe? Se ouvi! meia-noite; contudo, metade da cidade est desperta com a notcia. Como pode ser, Abisai, um filho contra seu prprio pai! Quando os reinos so vulnerveis, os homens tm vises estranhas respondeu Abisai. E a vontade sacrifica qualquer coisa para satisfazer a ambio acrescentou Joabe, indignadamente. Que que voc pensa sobre o que est acontecendo, Abisai? Que que eu penso? respondeu Abisai correspondendo ira de Joabe com a sua indignao. Isto: Absalo no (em autoridade alguma no reino. No tem poder, nem cargo, e, contudo, se levantou para dividir o reino. Ele levantou a mo contra o prprio ungido de Deus, contra Davi! Davi, que jamais fez nada ou disse uma s palavra contra ele. Que penso? a voz de Abisai se elevava cada vez mais. Isto: Se Absalo, que no tem autoridade alguma, comete esta ao; se Absalo, que no nada, dividir o prprio reino de Deus e a sua voz rolava agora como o trovo homem, se Absalo faz essas coisas ms agora, o que, pergunto em nome da sensatez, faria esse homem se viesse a ser rei?

CAPTULO XXVII
Davi e Zadoque estavam a ss uma vez mais. E agora, que far Davi? Quando o Senhor era jovem, no disse uma s palavra contra um rei indigno. Que far agora com um igualmente indigno jovem? Como j disse respondeu Davi so estes momentos que eu mais aborreo. No obstante, e contra toda a lgica, julgo primeiro meu prprio corao e decido contra seus interesses. Farei o que fiz sob Saul. Deixarei o destino do reino somente nas mos de Deus. Pode ser que ele j tenha terminado comigo. Talvez eu tenha pecado to gravemente que no seja mais digno de governar. Somente Deus sabe se isso verdade, e parece que ele no o revelar. Ento, fechando o punho, mas em tom irnico, acrescentou com firmeza: Mas hoje darei s circunstncias amplo espao para que se expresse este inexpressivo Deus nosso. No conheo nehum outro meio de provocar to extraordinrio evento, seno simplesmente no fazendo nada! O trono no meu. Nem para possu-lo, nem para ocup-lo, nem para defend-lo, nem para conserv-lo. Abandonarei a cidade. O trono pertence ao Senhor. E tambm o reino. No serei estorvo ao de Deus. Nenhum obstculo, nenhuma ao de minha parte h entre Deus e a sua vontade. Nada h que o impea de realizar a sua vontade. Se no devo ser rei, o nosso Deus no ter dificuldade alguma em fazer que bsalo seja rei de Israel. Agora possvel. Deus ser Deus! O verdadeiro rei voltou-se e saiu calmamente da sala do trono, do palcio, da cidade. Caminhou e caminhou... At entrar na intimidade prpria dos homens de corao puro.

***

Esta obra foi digitalizada com base na legislao abaixo, para uso exclusivo de deficientes visuais. Distribuio gratuita. Lei 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, sobre "Direitos autorais. Alterao, atualizao e consolidao da legislao". TITULO III - Dos direitos do autor. Capitulo IV - Das limitaes aos direitos autorais. Art. 46 - No constitui ofensa aos direitos autorais: I - A reproduo: d) De obras literrias, artsticas ou cientificas, para uso exclusivo de deficientes visuais, sempre que a reproduo, sem fins comerciais, seja feita mediante o sistema BRAILLE ou outro procedimento em qualquer suporte para esses destinatrios; ***

You might also like