You are on page 1of 7

1

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO DE SEGURANA PBLICA CONSELHO ESTADUAL DE TRNSITO CETRAN/RJ.
ATA DA 37. SESSO ORDINRIA DO CONSELHO ESTADUAL DE TRNSITO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - CETRAN/RJ, REALIZADA NO DIA 28 DE SETEMBRO DE 2005 (quarta-feira), INICIADA S 10 HORAS E 07 MINUTOS, NA SALA DE REUNIES DA DIRETORIA DE HABILITAO DO DETRAN/RJ, SITUADA NA AVENIDA PRESIDENTE VARGAS, N. 817/2. ANDAR, CENTRO/RJ. *4. CONSULTA FORMULADA POR OFICIAL PM DO 20. BATALHO DE POLCIA MILITAR PMERJ SOBRE A POSSIBILIDADE DE REMOO DE VECULOS, ANTE A INFRIGNCIA DO ART. 232 DO CTB.

PARECER CETRAN N. 08/2005. Consulta formulada pelo Ten. PM Afonso G. Campos, lotado no 20. BPM/PMERJ, que ensejou o processo n. E-09/00017/4160/2005, objetivando o pronunciamento do Conselho Estadual de Trnsito CETRAN/RJ sobre a possibilidade de aplicao da medida administrativa de remoo de veculos constatada a infringncia das disposies do art. 232 do CTB. Por conseguinte, foi aprovado, unanimidade, o inteiro teor do Relatrio oferecido pelo ilustre Conselheiro Dr. Jos Alberto Jordo de Oliveira, representante da Fundao Departamento de Estradas de Rodagem DER/RJ , exarado no referido processo, o qual entendeu pela admissibilidade da efetuao da remoo de veculos encontrados em circulao nas vias pblicas, em que os seus condutores no portassem os documentos de porte obrigatrio estabelecidos pela Resoluo CONTRAN n 13/98, cujos termos constituram o PARECER CETRAN/RJ N. 08/2005, in verbis: ... Srs. Conselheiros Trata-se de consulta formulada por agente da autoridade de trnsito, policial militar, o Ten. PM Afonso G. Campos do 20 BPM, sobre a licitude de se remover um veculo, que admite no ser roubado nem furtado, no caso de infrao ao artigo 232 do CTB (conduzir veculo sem os documentos de porte obrigatrio referidos no CTB), infrao de natureza leve, punida com multa e para a qual est prevista a medida administrativa de reteno do veculo at a apresentao do documento. Receia o policial praticar ato ilcito, caso remova o veculo, por duas razes: 1- remoo medida administrativa no prevista no artigo 232 do CTB; e 2- a remoo para o depsito acarreta despesas, como a de estada, que no seriam necessrias no caso apenas de reteno do veculo. Inicialmente, cabe lembrar que a Res. 13/98 do CONTRAN define os documentos de porte obrigatrio e faz referncia s sanes previstas no Art. 232 em caso de desobedincia aos seus preceitos. Segue a Res. 13/98.

2
RESOLUO N 13/98 Dispe sobre documentos de porte obrigatrio e d outras providncias.

O CONSELHO NACIONAL DE TRNSITO CONTRAN, usando da competncia que lhe confere o art. 12, da Lei 9.503, de 23 de setembro de 1997, que instituiu o Cdigo de Trnsito Brasileiro CTB, e conforme Decreto 2.327, de 23 de setembro de 1997, que dispe sobre a coordenao do Sistema Nacional de Trnsito;
CONSIDERANDO o que disciplinam os artigos 133, 141, 159 e 232 do referido diploma legal sobre o Certificado de Licenciamento Anual, a Carteira Nacional de Habilitao e o porte obrigatrio de documentos; CONSIDERANDO a frota circulante em todo o territrio nacional e, em especial, a das empresas, locadoras e outras em servio; CONSIDERANDO os veculos de transporte que transitam no pas, com eventuais trocas de motoristas e em situaes operacionais nas quais se altera o conjunto de veculos, resolve:

Art. 1 So documentos de porte obrigatrio do condutor do veculo:


I Autorizao, Permisso para dirigir ou Carteira Nacional de Habilitao, vlidos exclusivamente no original; II Certificado de Registro e Licenciamento Anual- CRLV, no original, ou cpia autenticada pela repartio de trnsito que o expediu; III Comprovante do pagamento atualizado do Imposto sobre Propriedade de Veculos Automotores IPVA, conforme normas estaduais, inclusive do Distrito Federal; IV Comprovante de pagamento do Seguro Obrigatrio de Danos Pessoais causados por Veculos Automotores de Vias Terrestres DPVAT, no original, ou cpia autenticada. Art. 2 O no cumprimento das disposies desta Resoluo implicar nas sanes previstas no Art. 232 do Cdigo de Trnsito Brasileiro. Art. 3 Esta Resoluo entra em vigor na data de sua publicao.

O Art. 270 do CTB prev o recolhimento de veculo retido, na falta de apresentao de condutor habilitado, mediante recolhimento do Certificado de Licenciamento Anual, contra recibo, mesmo em caso de previso apenas de reteno no CTB, aplicando-se o disposto no Art. 262 (cobrana de despesas de remoo e estada) ao veculo recolhido para o depsito, inclusive pagamento de despesas de remoo e estada. Segue o artigo 270.
Art. 270. O veculo poder ser retido nos casos expressos neste Cdigo. 1. Quando a irregularidade puder ser sanada no local da infrao, o veculo ser liberado to logo seja regularizada a situao. 2. No sendo possvel sanar a falha no local da infrao, o veculo poder ser retirado por condutor regularmente habilitado, mediante recolhimento do Certificado de Licenciamento Anual, contra recibo, assinalando-se ao condutor prazo para sua regularizao, para o que se considerar, desde logo, notificado.
3. O Certificado de Licenciamento Anual ser devolvido ao condutor no rgo ou entidade aplicadores das medidas administrativas, to logo o veculo seja apresentado autoridade devidamente regularizado.

3 4. No se apresentando condutor habilitado no local da infrao, o veculo ser recolhido ao depsito, aplicando-se neste caso o disposto nos pargrafos do art. 262.
5. A critrio do agente, no se dar a reteno imediata, quando se tratar de veculo de transporte coletivo transportando passageiros ou veculo transportando produto perigoso ou perecvel, desde que oferea condies de segurana para circulao em via pblica.

O Art. 262 prev a cobrana de despesas de remoo e estada de veculos levados a depsito e tem o texto apresentado a seguir.
Art. 262. O veculo apreendido em decorrncia de penalidade aplicada ser recolhido ao depsito e nele permanecer sob custdia e responsabilidade do rgo ou entidade apreendedora, com nus para o seu proprietrio, pelo prazo de at trinta dias, conforme critrio a ser estabelecido pelo CONTRAN. 1. No caso de infrao em que seja aplicvel a penalidade de apreenso do veculo, o agente de trnsito dever, desde logo, adotar a medida administrativa de recolhimento do Certificado de Licenciamento Anual. 2. A restituio dos veculos apreendidos s ocorrer mediante o prvio pagamento das multas impostas, taxas e despesas com remoo e estada , alm de outros encargos previstos na legislao especfica. 3. A retirada dos veculos apreendidos condicionada, ainda, ao reparo de qualquer componente ou equipamento obrigatrio que no esteja em perfeito estado de funcionamento. 4. Se o reparo referido no pargrafo anterior demandar providncia que no possa ser tomada no depsito, a autoridade responsvel pela apreenso liberar o veculo para reparo, mediante autorizao, assinando prazo para a sua reapresentao e vistoria.

Em ateno preocupao do consulente, que especfica para o caso de CRLV no portado, e que no respondida pelo Art. 270, trataremos no s da questo da forma de atuao do agente, a fim de evitar que seja submetido a questionamentos futuros no mbito da Justia, como tambm da questo da aplicao das medidas administrativas, de importncia insistentemente ressaltada pelo ilustre Conselheiro Dr. Jos Carlos de Mattos Reis, representante do DETRAN. Imaginemos que os agentes possam se defrontar com dois tipos de situao: 1- o agente retm o veculo e dispe de condies de remov-lo para o depsito (reboque disponvel), situao prevista na consulta formulada. Neste caso, a soluo j est prevista no CTB e o agente deve fazer todas as anotaes pertinentes no auto de infrao, referente infrao cometida, e, no campo observaes, registrar a remoo do veculo para dar total consistncia ao auto de infrao. 2- o agente retm o veculo e no dispe de condies de remov-lo para o depsito (reboque no disponvel), a mais comum e ainda sem soluo. Evidentemente, o agente no responsvel pelo tempo que dura a reteno do veculo. No h como o agente prever o tempo que o condutor levar para a apresentar o documento que gerou a reteno, mesmo sob a alegao de proximidade com o local onde, supostamente, encontra-se o documento no portado, qualquer que seja ele. Decorrido um tempo de tal ordem que, a critrio do agente, inviabilize a manuteno da medida administrativa de reteno, porque o infrator no sanou a irregularidade ou pelo fim da operao, por exemplo, o nico caminho a seguir , sem dvida, o do recolhimento do veculo para o depsito.

4 Ocorre que a Secretaria de Segurana Pblica (SSP) e o DETRAN baixaram portarias que tratam da remoo de veculos oriundos de delitos e por falta de condies de trafegabilidade, respectivamente.

A SSP, em 17/01/2005, baixou a Res. 755 que dispe sobre a implantao do Sistema Centralizado para guarda de veculos oriundos de roubo, furto e outros delitos que foram localizados pelas Polcias do Estado do Rio de Janeiro. Esta Resoluo considera, no que cabe a esta consulta, a necessidade de garantir a integridade dos veculos e o disposto nos artigos 262 (veculo apreendido), 271 (veculo removido e restituio aps pagamento de multas, de taxas e de despesas com remoo e estada) e 328 (leilo de veculos em 90 dias e deduo de multas, tributos e encargos legais) do CTB. A Res. 755 prev que a central de atendimento do ptio centralizado enviar reboquista ao local para fotografar o veculo e expedir a guia de recolhimento de veculo (GRV). Confeccionada a GRV, o policial responsvel pela reteno estar dispensado da ocorrncia. Em anexo, seguem a Res. 755/2002 e a Res. 661, de 16/02/2004, citada nos considerandos e que trata da restituio de veculos apreendidos e acautelados nos depsitos da Polcia Civil. O DETRAN, por sua vez, baixou a Portaria PRES- n 3.502, de 7 de junho de cem hasta pblica. Esta Portaria considera , em especial, a Res. 53/98 do CONTRAN, que trata de recolhimento de veculos ao depsito, nos termos do j citado Art. 262 do CTB, e o contrato DETRAN n 122/04, de 01 de setembro de 2004, que dispe sobre a prestao de servios, por empresa contratada, de remoo de veculos, implantao, operao e administrao de depsitos de veculos, bem como do processamento de leilo pblico de veculos apreendidos. Segue a Res. 53/98.

RESOLUO N. 53, DE 21 DE MAIO DE 1998


Estabelece critrios em caso de apreenso de veculos e recolhimento aos depsitos, conforme artigo 262 do Cdigo de Trnsito Brasileiro. O CONSELHO NACIONAL DE TRNSITO - CONTRAN, usando da competncia que lhe confere o art. 12, inciso I, da Lei n 9.503, de 23 de setembro de 1997, que instituiu o Cdigo de Trnsito Brasileiro - CTB, e conforme Decreto n 2.327, de 23 de setembro de 1997, que trata da coordenao do Sistema Nacional de Trnsito, resolve: Art.1 O procedimentos e os prazos de custdia dos veculos apreendidos em razo de penalidade aplicada, obedecero ao disposto nesta Resoluo. Art. 2 Caber ao agente de trnsito responsvel pela apreenso do veculo, emitir Termo de Apreenso de Veculo, que discriminar: I - os objetos que se encontrem no veculo; II - os equipamentos obrigatrios ausentes; III - o estado geral da lataria e da pintura; IV - os danos causados por acidente, se for o caso; V - identificao do proprietrio e do condutor, quando possvel; VI - dados que permitam a precisa identificao do veculo. 1 O Termo de Apreenso de Veculo ser preenchido em trs vias, sendo a primeira destinada ao proprietrio ou condutor do veculo apreendido; a segunda ao rgo ou entidade responsvel pela custdia do veculo; e a terceira ao agente de trnsito responsvel pela apreenso. 2 Estando presente o proprietrio ou o condutor no momento da apreenso, o Termo de Apreenso de Veculo ser apresentado para sua assinatura, sendo-lhe entregue a primeira via; havendo recusa na assinatura, o agente far constar tal circunstncia no Termo, antes de sua entrega.

5 3 O agente de trnsito recolher o Certificado de Registro e Licenciamento de Veculo (CRLV), contra entrega de recibo ao proprietrio ou condutor, ou informar, no Termo de Apreenso, o motivo pelo qual no foi recolhido. Art. 3 O rgo ou entidade responsvel pela apreenso do veculo fixar o prazo de custdia, tendo em vista as circunstncias da infrao e obedecidos os critrios abaixo: I - de 01 (um) a 10 (dez) dias, para penalidade aplicada em razo de infrao para a qual no seja prevista multa agravada; II - de 11 (onze) a 20 (vinte) dias, para penalidade aplicada em razo de infrao para a qual seja prevista multa agravada com fator multiplicador de trs vezes; III - de 21 (vinte e um) a 30 (trinta) dias, para penalidade aplicada em razo de infrao para a qual seja prevista multa agravada com fator multiplicador de cinco vezes. Art. 4 Em caso de veculo transportando carga perigosa ou perecvel e de transporte coletivo de passageiros, aplicar-se- o disposto no 5 do art. 270 do Cdigo de Trnsito Brasileiro. Art. 5 Esta Resoluo entra em vigor na data de sua publicao

Como se percebe, em hiptese alguma o agente deve abandonar o veculo retido na rua. Em todos os casos, dever ser acionado um dos dois sistemas descritos, conforme a origem do caso, se por delito ou por falta de condies de trafegabilidade ou ainda em razo de penalidade aplicada. O Batalho da rea dever se incumbir de enviar substituto para o policial militar que reteve o veculo, se for o caso, at a chegada do reboquista. O policial que reteve o veculo, ou seu substituto, s estar liberado da guarda do veculo aps a emisso de uma das GRV, guias de remoo de veculos previstas em ambas as portarias. Apresentadas as formas de agir nas situaes previstas, cabem, em relao s medidas administrativas, algumas consideraes. Como deve o policial (agente da autoridade) agir se o CTB, no artigo 269, prev que autoridade de trnsito ou seu agente, na esfera das competncias estabelecidas no CTB e dentro de sua circunscrio, DEVER adotar as medidas administrativas de reteno e remoo, entre outras previstas? Como deve agir o policial que est impossibilitado de tomar a medida administrativa que o CTB lhe impe, em qualquer caso em que o CTB preveja a adoo de medida administrativa, e no mais apenas no caso do artigo 232? Afinal, s no artigo 181 do CTB h 19 incisos com previso de remoo como medida administrativa. A orientao desta vez tambm a de registrar no auto de infrao a referida impossibilidade, obrigatoriamente, sempre que houver previso de aplicao de medida administrativa, qualquer que seja ela, e ela no puder ser aplicada. Agindo assim o agente garante a consistncia do auto de infrao. Em todos estes casos, indispensvel que o agente registre no campo observaes do auto de infrao a impossibilidade de tomar a medida administrativa, sob pena de cancelamento da penalidade por inconsistncia do auto de infrao. Em verdade, o CTB, ao determinar que as medidas administrativas DEVEM ser aplicadas, retirou dos agentes a discricionariedade, isto , o poder de decidir se oportuna ou no a aplicao da medida administrativa. Assim, se obrigatria, em princpio, tem que ser aplicada. Contudo, se no h possibilidade de ser aplicada, naquele momento, por qualquer motivo, que se registre a impossibilidade no auto de infrao para torn-lo consistente. Em resumo, a orientao : 1- para os casos de carter exclusivamente administrativo, ou seja, veculos sem condies de trafegabilidade ou em razo de penalidade aplicada, em que haja disponibilidade de reboque: recolher o veculo retido para o depsito do DETRAN, findo o prazo considerado pelo agente como razovel para que seja sanada a irregularidade, que acabaria com a reteno, mesmo

6 que no haja previso de remoo no CTB para a infrao cometida, registrando-se no auto de infrao que houve a reteno, a posterior remoo para depsito, por conta de no ter sido sanada a irregularidade, e o nmero da guia de recolhimento de veculo (GRV), nica forma de garantir um auto de infrao consistente e de garantir que o agente est liberado de qualquer responsabilidade sobre o veculo retido. Se o CTB j prev recolhimento ao depsito para os casos em que o documento no portado no o CRLV, no h porque deixar de recolher o veculo quando o documento no portado o CRLV; 2- para os casos de carter exclusivamente administrativo, ou seja, veculos sem condies de trafegabilidade ou em razo de penalidade aplicada, em que no haja disponibilidade de reboque: se o agente retm o veculo e a irregularidade que gerou a reteno no sanada em tempo hbil, o agente deve acionar o Batalho para pedir que seja solicitado o envio do reboque do DETRAN, mesmo que no haja previso de remoo no CTB para a infrao cometida, registrando-se no auto de infrao que houve a reteno, a posterior remoo para depsito, por conta de no ter sido sanada a irregularidade, e o nmero da guia de recolhimento de veculo (GRV), nica forma de garantir um auto de infrao consistente e de garantir que o agente est liberado de qualquer responsabilidade sobre o veculo retido; 3- para os casos de carter penal, ou seja, veculos oriundos de roubo, furto e outros delitos, e de carter administrativo, ou seja, veculos sem condies de trafegabilidade ou em razo de penalidade aplicada: recolher o veculo retido para o depsito da SSP, acionando o Sistema Centralizado a que se refere a Res. 755 para promover o recolhimento do veculo ao depsito, registrando-se no auto de infrao que houve a reteno, a posterior remoo para depsito, por conta de no ter sido sanada a irregularidade, e o nmero da guia de recolhimento de veculo (GRV), nica forma de garantir um auto de infrao consistente e de garantir que o agente est liberado de qualquer responsabilidade sobre o veculo retido. O agente dever tambm solicitar ao Batalho que envie substituto, se for o caso, para que o veculo retido no fique sem a proteo policial; e 4- para os casos de carter exclusivamente penal, ou seja, veculos oriundos de roubo, furto e outros delitos: vale a orientao do item 3, exceto no que se refere ao preenchimento do auto de infrao, uma vez que no ocorreu infrao de trnsito neste caso.

Cabe ressaltar que as guias de recolhimento de veculo (GRV) foram previstas nas duas portarias citadas: da SSP e do DETRAN. Rio de Janeiro, 28 de setembro de 2005 Jos Alberto Jordo de Oliveira Representante do DER. ............................................................

5. ENCERRAMENTO. Nada mais havendo, o Dr. Antnio Srgio de Azevedo Damasceno, Vice-Presidente do CETRAN/RJ, aps prestados os seus agradecimentos aos presentes, deu por encerrada a sesso. Em seguida, foi lavrada esta ata, assinada por mim, Emlia Serpa Rosina, servidora designada para secretariar a sesso, e pelo Presidente. Rio de Janeiro, 28 de setembro de 2005.
ANTNIO SRGIO DE AZEVEDO DAMASCENO Vice-Presidente do CETRAN/RJ.
*Observao : Publicado no D.O.E.RJ, edio de 11/10/2005.

You might also like