You are on page 1of 10

Ficha de Exerccios A Clula (VERSO CORRIGIDA)

Ano lectivo: 10 ano Turma: Data: ______________________________________________________

1- A clula uma importante estrutura do mundo vivo. Todos os seres vivos comeam por existir sob a forma de clula. Alguns seres so unicelulares enquanto outros so multicelulares.
1.1- Completa as legendas das 3 figuras seguintes.

Fig. 1- Clula Procaritica

Fig. 2- Clula Eucaritica Animal

Fig. 3- Clula Eucaritica Vegetal

1.2- Quais as diferenas principais entre as clulas procariticas e eucariticas? Completa o quadro 1.

Caractersticas Tamanho da clula

Clula Eucaritica Cerca de 40m de dimetro (1000 a 10 000x o volume da clula procaritica) Presente nas plantas e fungos. Formada por polissacridos Tem verdadeiro ncleo, encerrado numa membrana nuclear Muitos organelos membranares

Clula Procaritica Dimetro mdio de 0,5-5 m Sempre presente. Formada por polissacridos e aminocidos No tem verdadeiro ncleo. Tem nuclolo, sem invlucro nuclear Poucos organelos. Ausncia de organelos com membranas Ausncia de cloroplastos. Ocorre em membranas Simples

Parede celular

Material gentico Organelos Fotossntese

Ocorre em cloroplastos com estrutura membranar complexa Flagelos Complexos, rodeados por membrana plasmtica Citoesqueleto Presente Ausente Quadro 1 Diferenas entre clulas procariticas e eucariticas.

1.3 Quais as principais diferenas entre as clulas animais e as clulas vegetais? Completa o quadro 2.

Caracterstica Parede celular Vacolos

Clula Animal Ausente Pequenos

Clula Vegetal Presente

Aumentam com a idade da clula Plastos Ausentes Presentes (cloroplastos, cromoplastos, etc.) Centrolos presentes Ausentes nas plantas superiores Quadro 2 Diferenas entre as clulas animais e as clulas vegetais.

2- Com a inveno do microscpio electrnico foi possvel analisar as vrias estruturas da clula. 2.1. Faz a correspondncia entre as seguintes afirmaes e os termos do quadro 3 (ateno: nem todos os termos so aplicveis). Afirmaes 1- responsvel pela entrada e sada de substncias da clula. 2- Est envolvido na sntese de lpidos e de hormonas derivadas do colesterol. 3- Intervm em fenmenos de secreo. 4- Controla as actividades celulares. 5- responsvel pela produo de molculas energticas (ATP). 6- Est envolvido na sntese de protenas. 7- Intervm na diviso celular. 8- Tem funes de suporte e proteco da clula. 9- responsvel pelos processos fotossintticos. 10- Acumulam produtos de excreo.

A -Vacolo E- Ncleo

B- Ribossoma F- Flagelo

C- Complexo de Golgi G- Mitocndria

D- Membrana plasmtica H- Retculo endoplasmtico liso

I- Centrlo

J- Parede celular

K- Citoplasma

L- Cloroplasto

Quadro 3 Componentes celulares

Correco 1 D; 2-H; 3-C; 4- E; 5- G; 6- B; 7-I; 8- J; 9- L; 10-A.

2.2. Classifica com V (verdadeiro) ou F (falso) s seguintes afirmaes. A- A parede celular est presente em todas as clulas eucariticas; F B- Os cloroplastos das clulas procariticas tm dimenso inferior aos cloroplastos das clulas eucariticas; F C- Uma clula procaritica no possui ncleo organizado; V D- O Retculo Endoplasmtico Rugoso responsvel pelo metabolismo energtico da clula; F E- A clula vegetal difere da clula animal apenas pela presena da parede celular; F F- O citoesqueleto s est presente nas clulas eucariticas; V G- Os cromoplastos tambm realizam a fotossntese; F H- Os leucoplastos podem conter amido, protenas ou lpidos; V

3- A partir da inveno do microscpio foi possvel explorar o mundo do invisvel, particularmente a clula. 3.1. Qual a importncia do microscpio? Foi atravs da inveno do microscpio, no sculo XVI, que se descobriu a clula. O Homem pode assim observar estruturas que no eram visveis a olho n, sendo possvel agora explorar o mundo do invisvel. Os primeiros microscpios eram simples ou seja, tinham apenas uma lente. Depois inventaram-se os microscpios compostos, com duas ou mais lentes. Com a inveno do microscpio electrnico, em 1930, foi possvel observar a ultraestrutura da clula.

3.2. Qual a importncia da clula? A clula a unidade bsica estrutural e funcional de todos os seres vivos. Numa nica clula possvel existir vida, pois existem seres unicelulares. Os seres multicelulares tambm comearam por existir numa nica clula. As clulas agrupam-se e formam os tecidos, que depois se agrupam nos rgos. O correcto funcionamento de um organismo depende do funcionamento das suas clulas.

3.3. Faz uma pesquisa bibliogrfica sobre as descobertas mais relevantes sobre a clula e as suas estruturas. 1590 Jansen inventa o microscpio composto; 1665- Robert Hooke utiliza o termo clula pela primeira vez, ao observar cortia ao microscpio; 1676- Anton van Leewenhoek observa pela primeira vez bactrias; 1831-39 Robert Brown descobre o ncleo, em clulas de plantas; 1838-39 Schleiden, botnico e Schwann, zologo, enunciam a Teoria Celular; 1855 Virchow formula o princpio toda a clula provm de outra clula; 1866- Haeckel descobre que o ncleo o responsvel pela transmisso dos caracteres hereditrios; 1930- V. Zworkin inventa o microscpio electrnico; 1953 Watson e Crick propem o modelo da dupla hlice para a estrutura do DNA;

4- A clula no se revela apenas a nvel estrutural e funcional, mas tambm a nvel molecular. Existem 4 grandes tipos de macromolculas nas clulas: prtidos, cidos nucleicos, glcidos e lpidos. 4.1. Classifica as seguintes afirmaes com V (verdadeiro) ou F (falso). Afirmaes A- Os prtidos so polmeros de nucletidos. F B- As bases azotadas so um constituinte importante dos glcidos. F C- Os cidos gordos e o glicerol fazem parte da constituio dos lpidos. V D- O RNA apresenta estrutura em hlice. F E- A folha um tipo de estrutura primria das protenas. F F- O amido uma reserva energtica vegetal. V G- Os fosfolpidos so molculas anfipticas. V H- A pentose presente no DNA a ribose. F

5- Os cidos nucleicos so a estrutura fundamental na manuteno e expresso gentica.

Fig. 4

5.1- A figura representa um nucletido de que macromolcula? 5.2- Justifica a resposta anterior. 5.3- Quais so os constituintes fundamentais deste nucletido?

Correco 1- RNA 2- O carbono 2 apresenta no grupo R um OH. Caso fosse um grupo H seria um monmero de DNA. 3- Uma base azotada, uma pentose e um cido fosfrico.

6- As protenas so as molculas mais versteis nos sistemas vivos, estando envolvidas em vrios processos biolgicos.

Fenilalalina Quadro 4.

Glicina

Lisina

6.1. Que molculas esto representadas na quadro 4? Aminocidos. 6.2. Que macromolculas resultam da unio do tipo de molculas representadas no quadro 4? Protenas. 6.3. Quais as funes das protenas? D exemplos. As protenas apresentam vrias funes: estrutural (colagnio), enzimtica (pepsina), hormonal (insulina), defesa (anticorpos), energtica e transporte de substncias (hemoglobina).

7- Os glcidos, tambm designados por sacardeos, carboidratos ou hidratos de carbono, so importantes fontes de energia na alimentao.

Fig. 5- Glicose em anel.

Fig. 6 - Glicose em cadeia aberta.

7.1. Legenda as figuras. 7.2. Que tipo de sacardeo est representado nas 2 figuras? Monossacardeo. 7.2. Indica algumas das funes dos glcidos. Os glcidos funcionam como fontes e armazenamento de energia, fazem parte da parede celular de bactrias, plantas, animais, algas e fungos (funo estrutural), fazem parte da estrutura dos cidos nucleicos, esto envolvidas no crescimento e regulao dos seres vivos.

8- Os lpidos so macromolculas insolveis na gua e solveis em solventes orgnicos. 8.1. Faz a correspondncia entre os lpidos seguintes e a sua funo.

Lpidos 1- fosfolpido; 2- colesterol; 3- progesterona; 4- testosterona.

Funo A- Hormona sexual feminina; B- Constituinte da membrana celular; C- Hormona sexual masculina; D-Percursor hormonal. Correco: 1-B; 2-D; 3-A; 4-C.

Fontes
DIAS DA SILVA, A; GRAMAXO, F; MESQUITA, J. e ERMELINDA SANTOS, M; Terra, Universo de Vida - Cincias da Terra e da Vida - 10ano; Porto Editora; Porto; 1996. STRYER, Lubert e outros; Bioqumica (quinta edio); Editora Guanabara Koogan S.A.; Rio de Janeiro; 2004. AZEVEDO, Carlos; Biologia Celular e Molecular (3edio); Lidel; Lisboa; 1999. @ www.simbiotica.org/celula.htm @ www.wikipedia.pt

Imagens
Bactria @ Molecular Expressions Web Site: micro.magnet.fsu.edu/cells/bacteriacell.html Clula Animal e Clula Vegetal @ Cincias Naturais e TIC: www.cientic.com

You might also like