You are on page 1of 5

Reviso de Direito do Trabalho Parte V

Assuntos: Do aviso prvio Da estabilidade e garantias provisrias de emprego Do aviso prvio Sobre o aviso prvio apostamos que ser cobrado na sua prova o art. 1 da Lei n 12.506/11: Art. 1. O aviso prvio, de que trata o Captulo VI do Ttulo IV da Consolidao das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei n 5.452, de 1 de maio de 1943, ser concedido na proporo de 30 (trinta) dias aos empregados que contem at 1 (um) ano de servio na mesma empresa.

Pargrafo nico. Ao aviso prvio previsto neste artigo sero acrescidos 3 (trs) dias por ano de servio prestado na mesma empresa, at o mximo de 60 (sessenta) dias, perfazendo um total de at 90 (noventa) dias. Importante! Veja a Nota Tcnica n 184/2012/CGRT/SRT/TEM (clique aqui)que contm esclarecimentos sobre a aplicao da proporcionalidade do aviso prvio ao trabalhador, conforme previsto na Lei n 12.506 de 2011.

Principais artigos sobre aviso prvio:

1 do art. 487/CLT. A falta do aviso prvio por parte do empregador d ao empregado o direito aos salrios correspondentes ao prazo do aviso, garantida sempre a integrao desse perodo no seu tempo de servio.

2 do art. 487/CLT. A falta de aviso prvio por parte do empregado d ao empregador o direito de descontar os salrios correspondentes ao prazo respectivo.

4 do art. 487/CLT. devido o aviso prvio na despedida indireta.

5 do art. 487/CLT. O valor das horas extraordinrias habituais integra o aviso prvio indenizado.

Art. 488/CLT. O horrio normal de trabalho do empregado, durante o prazo do aviso, e se a resciso tiver sido promovida pelo empregador, ser reduzido de duas horas dirias, sem prejuzo do salrio integral. Pargrafo nico. facultado ao empregado trabalhar sem a reduo das duas horas dirias previstas neste artigo, caso em que poder faltar ao servio, sem prejuzo do salrio integral, por um dia, na hiptese do inciso I, e por sete dias corridos, na hiptese do inciso II do artigo 487 desta Consolidao.

Art. 489/CLT. Dado o aviso prvio, a resciso torna-se efetiva depois de expirado o respectivo prazo, mas, se a parte notificante reconsiderar o ato, antes de seu termo, outra parte facultado aceitar ou no a reconsiderao. Pargrafo nico. Caso seja aceita a reconsiderao ou continuando a prestao depois de expirado o prazo, o contrato continuar a vigorar, como se o aviso no tivesse sido dado.

Principais Smulas e OJs sobre aviso prvio:

Smula 44/TST. Aviso prvio. A cessao da atividade da empresa, com o pagamento da indenizao, simples ou em dobro, no exclui, por si s, o direito do empregado ao aviso prvio.

Smula 276/TST. Aviso prvio. Renncia pelo empregado. O direito ao aviso prvio irrenuncivel pelo empregado. O pedido de dispensa de cumprimento no exime o empregador de pagar o respectivo valor, salvo comprovao de haver o prestador dos servios obtido novo emprego.

Smula 348/TST. Aviso prvio. Concesso na fluncia da garantia do emprego. Invalidade. invlida a concesso do aviso prvio na fluncia da garantia de emprego, ante incompatibilidade dos dois institutos.

Smula 371/TST. Aviso prvio indenizado. Efeitos. Supervenincia de auxlio - doena no curso deste. Aviso prvio indenizado. Efeitos.

Supervenincia de auxlio-doena no curso deste. A projeo do contrato de trabalho para o futuro, pela concesso do aviso prvio indenizado, tem efeitos limitados s vantagens econmicas obtidas no perodo de pr-aviso, ou seja, salrios, reflexos e verbas rescisrias. No caso de concesso de auxlio-doena no curso do aviso prvio, todavia, s se concretizam os efeitos da dispensa depois de expirado o benefcio previdencirio.

OJ 14/SDI-I/TST. Aviso prvio cumprido em casa. Verbas rescisrias. Prazo para pagamento. Em caso de aviso prvio cumprido em casa, o prazo para pagamento das verbas rescisrias at o dcimo dia da notificao de despedida.

OJ 82/SDI-I/TST. Aviso prvio. Baixa na CTPS. A data de sada a ser anotada na CTPS deve corresponder do trmino do prazo do aviso prvio, ainda que indenizado.

OJ 367/SDI-I/TST. Aviso prvio de 60 dias. Elastecimento por norma coletiva. Projeo. Reflexos nas parcelas trabalhistas. O prazo de aviso prvio de 60 dias, concedido por meio de norma coletiva que silencia sobre alcance de seus efeitos jurdicos, computa-se integralmente como tempo de servio, nos termos do 1 do art. 487 da CLT, repercutindo nas verbas rescisrias.

Da estabilidade e garantias provisrias de emprego

Artigos importantes:

3 do art. 543/CLT. Fica vedada a dispensa do empregado sindicalizado ou associado, a partir do momento do registro de sua candidatura a cargo de direo ou representao de entidade sindical ou de associao profissional, at um ano aps o final do seu mandato, caso seja eleito, inclusive como suplente, salvo se cometer falta grave devidamente apurada nos termos desta Consolidao.

Art. 10/ADCT - At que seja promulgada a lei complementar a que se refere o Art. 7, I, da Constituio: II - fica vedada a dispensa arbitrria ou sem justa causa:

a) do empregado eleito para cargo de direo de comisses internas de preveno de acidentes, desde o registro de sua candidatura at um ano aps o final de seu mandato; b) da empregada gestante, desde a confirmao da gravidez at cinco meses aps o parto.

Smulas e OJs importantes:

Smula 244/TST. GESTANTE. ESTABILIDADE PROVISRIA (redao do item III alterada na sesso do Tribunal Pleno realizada em 14.09.2012) Res. 185/2012, DEJT divulgado em 25, 26 e 27.09.2012 I - O desconhecimento do estado gravdico pelo empregador no afasta o direito ao pagamento da indenizao decorrente da estabilidade (art. 10, II, "b" do ADCT). II - A garantia de emprego gestante s autoriza a reintegrao se esta se der durante o perodo de estabilidade. Do contrrio, a garantia restringe-se aos salrios e demais direitos correspondentes ao perodo de estabilidade. III - A empregada gestante tem direito estabilidade provisria prevista no art. 10, inciso II, alnea b, do Ato das Disposies Constitucionais Transitrias, mesmo na hiptese de admisso mediante contrato por tempo determinado.

Smula 339/TST. CIPA. SUPLENTE. GARANTIA DE EMPREGO. CF/1988 I - O suplente da CIPA goza da garantia de emprego prevista no art. 10, II, "a", do ADCT a partir da promulgao da Constituio Federal de 1988. II - A estabilidade provisria do cipeiro no constitui vantagem pessoal, mas garantia para as atividades dos membros da CIPA, que somente tem razo de ser quando em atividade a empresa. Extinto o estabelecimento, no se verifica a despedida arbitrria, sendo impossvel a reintegrao e indevida a indenizao do perodo estabilitrio.

Smula 369/TST. DIRIGENTE SINDICAL. ESTABILIDADE PROVISRIA (redao do item I alterada na sesso do Tribunal Pleno realizada em 14.09.2012) - Res. 185/2012, DEJT divulgado em 25, 26 e 27.09.2012 I - assegurada a estabilidade provisria ao empregado dirigente sindical, ainda que a comunicao do registro da candidatura ou da eleio e da posse seja realizada fora do prazo previsto no art. 543, 5, da CLT, desde

que a cincia ao empregador, por qualquer meio, ocorra na vigncia do contrato de trabalho. II - O art. 522 da CLT foi recepcionado pela Constituio Federal de 1988. Fica limitada, assim, a estabilidade a que alude o art. 543, 3., da CLT a sete dirigentes sindicais e igual nmero de suplentes. III - O empregado de categoria diferenciada eleito dirigente sindical s goza de estabilidade se exercer na empresa atividade pertinente categoria profissional do sindicato para o qual foi eleito dirigente. IV - Havendo extino da atividade empresarial no mbito da base territorial do sindicato, no h razo para subsistir a estabilidade. V - O registro da candidatura do empregado a cargo de dirigente sindical durante o perodo de aviso prvio, ainda que indenizado, no lhe assegura a estabilidade, visto que inaplicvel a regra do 3 do art. 543 da Consolidao das Leis do Trabalho. Smula 378/TST. ESTABILIDADE PROVISRIA. ACIDENTE DO TRABALHO. ART. 118 DA LEI N 8.213/1991. (inserido item III) - Res. 185/2012, DEJT divulgado em 25, 26 e 27.09.2012 I - constitucional o artigo 118 da Lei n 8.213/1991 que assegura o direito estabilidade provisria por perodo de 12 meses aps a cessao do auxlio-doena ao empregado acidentado. II - So pressupostos para a concesso da estabilidade o afastamento superior a 15 dias e a consequente percepo do auxlio-doena acidentrio, salvo se constatada, aps a despedida, doena profissional que guarde relao de causalidade com a execuo do contrato de emprego. III - O empregado submetido a contrato de trabalho por tempo determinado goza da garantia provisria de emprego decorrente de acidente de trabalho prevista no art. 118 da Lei n 8.213/91.

OJ 369/SDI-I/TST. ESTABILIDADE PROVISRIA. DELEGADO SINDICAL. INAPLICVEL. O delegado sindical no beneficirio da estabilidade provisria prevista no art. 8, VIII, da CF/1988, a qual dirigida, exclusivamente, queles que exeram ou ocupem cargos de direo nos sindicatos, submetidos a processo eletivo.

Fiquem ligados!

Dr. CLT

You might also like