You are on page 1of 5

PROGRAMA DE CAPACITAO EM GESTO DE PROJETOS E EMPREENDIMENTOS CRIATIVOS

ECONOMIA CRIATIVA GLOSSRIO

Programa de Capacitao em Gesto de Projetos e Empreendimentos Criativos

Economia Criativa - Glossrio

A
C

Assessoria: servio prestado por pessoa fsica ou jurdica para a execuo de atividades em uma rea especfica (jurdica, financeira etc.). O foco na execuo de atividades que se repetem ao longo do tempo. A principal diferena com relao consultoria que o consultor , em geral, contratado para encontrar uma soluo para um problema ou implantar uma soluo especfica. Assim, um consultor da qualidade pode orientar a empresa na implantao de um sistema da qualidade, enquanto que o assessor da qualidade ir executar as atividades para que o sistema da qualidade traga os resultados esperados.

Cidadania: corresponde a um conjunto de direitos e deveres, individuais e coletivos, que tratam das relaes sociais e polticas pautadas pela solidariedade, a democracia, os direitos humanos, a ecologia e a tica. Consultoria: Orientao temporria prestada por pessoa fsica ou jurdica com reconhecido conhecimento tcnico especializado. Criatividade: Capacidade ou habilidade de criar, de solucionar problemas atravs de uma maneira nova ou diferente da habitual; de atingir objetivos e propsitos, antigos ou novos, atravs de novos caminhos.

D E

Diversidade cultural: a manifestao da originalidade e da pluralidade de identidades que caracterizam os grupos e as sociedades; uma das fontes do desenvolvimento, entendido no somente em termos de crescimento econmico, mas tambm como meio de acesso a uma existncia intelectual, afetiva, moral e espiritual satisfatria; fonte da criatividade de um povo.

Economia criativa: contempla as dinmicas culturais, sociais e econmicas construdas a partir do ciclo de criao, produo, distribuio, circulao, difuso, consumo e fruio de bens e servios oriundos dos setores criativos, cujas atividades produtivas tm como processo principal um ato criativo gerador de um produto, bem ou servio,

Ministrio da Cultura (MinC) Copyright 2013 - Todos os direitos reservados.

Programa de Capacitao em Gesto de Projetos e Empreendimentos Criativos

Economia Criativa - Glossrio

cuja dimenso simblica determinante do seu valor, resultando em produo de riqueza cultural, econmica e social. Empreendedorismo: a capacidade de criao de valor por pessoas ou organizaes na implantao de ideias ou empreendimentos criativos, assumindo riscos e implantando aes concretas. Empreendimentos criativos: As atividades produtivas de base cultural com fins econmicos (comerciais e solidrios) inseridas nos setores criativos; o ato, efeito ou resultado de empreender algo com fim determinado, no sendo obrigatria a formalizao jurdica. Empreendedores criativos: pessoas fsicas que atuam nos diversos setores criativos (artistas, produtores culturais, gestores, tcnicos e demais profissionais). Empreendimento associado / no residente (incubadoras): todo empreendimento que utiliza a infraestrutura e os servios oferecidos pela Incubadora, sem ocupar espao fsico, mas, mantendo um vnculo formal. Pode ser empresa recm-criada ou j existente no mercado, que tenha passado ou no pelo processo de incubao. Empreendimento graduado (incubadoras): aquele empreendimento que passa pelo processo de incubao e que alcana desenvolvimento suficiente para sair da incubadora e atuar no mercado de forma independente. Algumas instituies usam o termo empresa liberada. Empreendimento incubado/residente (incubadoras): o empreendimento que utiliza espao fsico, infraestrutura e servios oferecidos pela Incubadora, mantendo um vnculo formal.

Gesto de empreendimentos: corresponde ao desenvolvimento de um conjunto de tcnicas de planejamento, organizao, coordenao, monitoramento e avaliao de atividades produtivas concebidas com a finalidade de garantir o cumprimento dos objetivos e propsitos dos empreendimentos. Gestor de empreendimentos criativos: profissional criativo, empreendedor e inovador, com capacidade analtica e crtica das dimenses culturais, sociais, polticas e econmicas do setor criativo onde atua, alm de possuir o domnio de tcnicas de gesto aplicadas ao desenvolvimento das atividades produtivas do empreendimento.

Ministrio da Cultura (MinC) Copyright 2013 - Todos os direitos reservados.

Programa de Capacitao em Gesto de Projetos e Empreendimentos Criativos

Economia Criativa - Glossrio

Incubadora: organizao que oferece apoio ao processo de gerao e consolidao de empresas. Os empreendimentos apoiados devem passar por um processo de seleo formal, o que definir aqueles que recebero servios de consultoria, assessoria e qualificao para ampliar a probabilidade de sucesso. Uma caracterstica essencial de uma incubadora o monitoramento, orientao e avaliao constantes dos empreendimentos, de forma a decidir quais esto preparados para operar fora da incubadora (graduar) e aqueles que devem ser descontinuados. Incubadora de base tecnolgica: a incubadora que abriga empreendimentos/empresas nos quais o conhecimento cientfico e a tecnologia representam alto valor agregado. Incubadora de base social ou solidria: a incubadora que abriga empreendimentos que atuam ou venham a atuar de acordo com os princpios da economia solidria, com nfase na capacidade de autogesto e de articulao em rede. Incubadora de base cultural: a incubadora que abriga empreendimentos/empresas atuantes nos setores da economia criativa. Inovao: A introduo de novidades ou aperfeioamento no ambiente produtivo ou social que resulte em novos processos, modelos, bens ou servios. A inovao exige o conhecimento, a identificao e o reconhecimento de oportunidades; a capacidade de planejar, empreender e assumir riscos; um olhar crtico e um pensamento estratgico que permitam uma soluo inovadora frente a problemas ou demandas especficos.

P
Q

Prospeco: conjunto de tcnicas relativas pesquisa, identificao e avaliao preliminar de uma oportunidade de negcio.

Qualidade: grau de satisfao de requisitos dado por um conjunto de caractersticas intrnsecas.

Ministrio da Cultura (MinC) Copyright 2013 - Todos os direitos reservados.

Programa de Capacitao em Gesto de Projetos e Empreendimentos Criativos

Economia Criativa - Glossrio

R S

Requisito: necessidade ou expectativa expressa, geralmente implcita ou obrigatria.

Servio: produto da atividade humana destinado satisfao de necessidades, mas que no apresenta o aspecto de um bem material. Sistema: inter-relao das partes, elementos ou unidades que fazem funcionar uma estrutura organizada. Sucesso: no contexto do presente documento, sucesso ocorre quando uma empresa / empreendimento graduado permanece no mercado sem o apoio da incubadora. Setores criativos: Todos aqueles cujas atividades produtivas tm como processo principal um ato criativo gerador de um produto, bem ou servio, cuja dimenso simblica determinante do seu valor, resultando em produo de riqueza cultural, econmica e social. Sustentabilidade: termo usado para definir aes e atividades humanas que visam suprir as necessidades das geraes atuais, sem comprometer a capacidade das geraes futuras de satisfazer suas prprias necessidades. O conceito de sustentabilidade multidimensional integrando aspectos econmicos, sociais, ambientais e culturais. A sustentabilidade de um empreendimento criativo se d a partir de um modelo de gesto que garanta a sua sobrevivncia econmica, a suas relaes com a sociedade, o uso racional de recursos ambientais e a compreenso da diversidade cultural como fonte de criatividade e inovao.

Ministrio da Cultura (MinC) Copyright 2013 - Todos os direitos reservados.

You might also like