You are on page 1of 3

Cincia e Tcnica O desenvolvimento da indstria e da investigao resultou a partir de meados do sculo XIX num ciclo de desenvolvimento econmico acelerado

apoiado em descobertas da cincia, avanos da tcnica e novas tecnologias:

Acelerao do ritmo das inovaes As empresas investem na investigao, laboratrios e tcnicos. Os engenheiros assumem importncia crescente na empresa pela ligao que estabelecem entre cincia e tcnica. A inveno produto de uma equipa e no apenas de um sujeito inventor. Progressos cumulativos. Novas formas de energia, novas industrias, novos meios de transporte e uma dinmica inovadora impulsionada pela concorrncia. Novas fontes de energia Novas indstrias Desenvolvimento acelerado das comunicaes Elemento essencial da industrializao, os transportes tornam-se fundamentais para movimentar de forma rpida e barata grandes quantidades de mercadorias a longa distncia. Caminhos de ferro, navegao transatlntica e canais martimos tornaram-se meios fundamentais de comunicao. No aspecto econmico: livre concorrncia concentrao empresarial As oficinas do lugar s grandes empresas e a concentrao industrial acelera-se no fim do sculo XIX. As empresas so cada vez maiores e concentram diversos tipos de actividades surgindo as concentraes verticais e horizontais. Surge o Fordismo ou produo em cadeia que articula a estandardizao no fabrico com a diviso do trabalho na linha de montagem, o Taylorismo. Os sindicatos criticaram a Taylorizao excessiva por impor um ritmo automatizado e alienante de produo com prejuzos para os empregados e as fbricas procuraram aumentar os salrios para compensar os inconvenientes. Tambm os bancos seguem a mesma tendncia de concentrao. A necessidade de capitais para as grandes obras e empreendimentos nomeadamente nos transportes exigem a concentrao de somas de capitais muito elevadas em bancos de depsito mas principalmente de investimento. optimizao de recursos desenvolvimento das trocas internacionais e do comrcio interno sob o impulso de mais rpidos meios de comunicao que asseguram j a ubiquidade. capitalismo industrial e financeiro Racionalizao do Trabalho Exigncias de produo obrigam reformulao dos processos e da organizao do fabrico. Surgem as grandes linhas de produo e adopta-se a organizao padronizada da produo com a instalao de grandes linhas de montagem. O Fordismo pretende aumentar a produo e diminuir os tempos mortos da produo aplicando dois mtodos de trabalho novos linha de produo:

Tailorismo segundo o qual o operrio realiza apenas uma fase do processo de produo especializando-se num conjunto restrito de operaes que realiza de forma automtica e com grande destreza. Estandardizao segundo o qual so utilizados componentes iguais em vrios dos itens fabricados, no sentido de reduzir os custos de produo mantendo a diversidade de artigos produzidos mas utilizando alguns componentes iguais. O Fordismo foi fortemente criticado no seu tempo porquanto foram-lhe atribuidos grandes inconvenientes do lado do operrio e trabalhador. Assim procurou-se compensar tais inconvenientes com o aumento do salrio correspondente aos ganhos de produtividade e aumento de lucros resultantes deste novo sistema de produo. Geografia de industrializao Novas potncias industrializadas surgiram a partir de finais do sculo XIX. Frana, Alemanha, Estados Unidos e Japo iniciaram percursos de industrializao com sucesso diferenciado apoiando-se em vantagens competitivas das economias respectivas. Acesso a mercados, abundncia de matrias primas, desenvolvimento de novas indstrias, e apoios do Estado possibilitaram aos pases iniciarem percursos de sucesso que no entanto conduziram o mundo a bloqueios de carcter poltico derivados de aces imperialistas praticadas pelos estados com maiores necessidades de expanso territorial surgindo o colonialismo intenso e as guerras. Formas tradicionais de produo e a persistncia de tcnicas e rotinas de produo fizeram persistir o antigo ao lado do novo em pases altamente industrializados mas tambm em estados com grandes dificuldades no arranque industrial como Portugal Agudizao das diferenas- Entre o livre cambismo das economias poderosas e o o proteccionismo dos pases menos industrializados

Numa poca em que a maioria dos pases desenvolvia polticas proteccionistas das suas indstrias domsticas na sequncia das doutrinas econmicas tradicionais, os pases mais industrializados propunham a liberalizao econmica e a adopo generalizada de polticas comerciais menos fechadas e mais liberais, na sequncia do que era proposto por Smith ou Ricardo. Para este, seria a liberdade de comrcio que asseguraria a riqueza de todas as naes. Depois de adoptada pela Inglaterra, tal poltica foi aceite progressivamente pelas naes mais industrializadas a partir de meados do sculo XIX apesar da resistncia dos pases mais moderados e atrasados que hesitavam entre a abertura alfandegria e a proteco s suas indstrias. Tal foi o caso de Portugal como iremos ver. As crises cclicas.

Uma das desvantagens do livre cambismo veio a ser a ocorrncia das crises cclicas que passaram a afectar os pases mais industrializados e os seus dependentes periodicamente, de 6 em 6 ou 10 em 10 anos. Manifestavam-se por vrios sintomas:

excesso de capacidade produtiva

baixa de preos e destruio de sotcks suspenso de pagamentos aos bancos e Estados, desemprego e reduo de salrios falncia de bancos e empresas reduo do consumo A frequncia excessiva destas crises entre 1810 e 1929 levou a que a partir desta ltima os estados tenham abandonado o liberalismo econmico excessivo adoptando polticas intervencionistas.

You might also like