You are on page 1of 10

Introduo.

A Governana Corporativa teve seu inicio nos Estados Unidos e Inglaterra por volta da dcada de 80, no momento em que grandes investidores passaram a divergir dos mtodos irregulares de controles de gesto que algumas corporaes eram submetidas, fazendo com que os seus acionistas fossem prejudicados, a partir da: essa idia de gerncia corporativa se expandiu para o resto do mundo. No Brasil este movimento iniciou-se em 1999 com a criao do IBGC Instituto Brasileiro de Governana Corporativa, proveniente do IBCA Instituto Brasileiro de Administrao e com a criao do primeiro cdigo brasileiro de boas prticas de governana. Neste trabalho buscaremos definies, conceitos, fundamentos, objetivos e diversas abordagens da aplicao das normas corporativas bem como entender o papel da Auditoria Interna neste contexto. como meio independente de fiscalizao de normas e procedimentos internos e externos para garantir a continuidade da empresa.

Objetivo.

Mostrar que a Governana Corporativa aliada a um bom, lucrativo e bem administrado negcio fator de gerao e agregao de valor para as empresas desde que tenham tambm: auditoria independente interna ou externa como instrumentos independentes de fiscalizao de normas e procedimentos internos e externos.

O que governana corporativa.

Governana Corporativa vem da expresso inglesa corporate governence, que significa governar, dirigir ou guiar. De acordo com a organizao para cooperao e desenvolvimento, determinando assim a governana definida como conjunto de relao entre a administrao, seus acionistas e dentre outras partes interessadas. A Governana Corporativa o sistema pelo qual as sociedade so dirigidas e controladas atravs da adoo de um conjunto de regras, procedimentos, prticas e relacionamentos entre acionistas e cotistas, conselho de administrao, auditoria independente: interna ou externa, conselho fiscal e terceiros (stakehouders), visando uma maior eficincia administrativa e a otimizao do desempenho das atividades operacionais das sociedades.

Qual a definio de Governana Corporativa. Trata-se de uma rea econmica que visa investigar de uma forma que garanta ainda assim uma gesto eficiente na empresa. A especializao da estrutura da Governana Corporativa distribuir os direitos e responsabilidades ao longo dos diferentes participantes na empresa: Conselho de administrao Gestores Acionistas Outros intervenientes. E dita a regra e os procedimentos para a tomada de decises nas questes empresariais, fornecendo tambm estrutura atravs da qual a empresa estabelece seus objetivos e as formas de atingidos e monitorizar a sua performance. Constata-se que para se ter um bom sistema de Governana Corporativa necessrio criar um mecanismo eficiente para assegurar que o comportamento dos gestores esteja perfeitamente alinhado com interesses dos acionistas. Como por exemplo, uma monitorao eficaz da prtica dos gestores por parte dos proprietrios propiciada por um conselho de administrao forte e de um comit de auditoria independente: interno ou externo. Verifica-se que o conselho de administrao tem a misso de proteger e valorizar o patrimnio e tambm diminuir o retorno do investimento, havendo conhecimento dos valores da empresa, dos propsitos, das crenas dos scios e zelando pelo aprimoramento de como prevenir e administrar as situaes de conflitos de interesses. Segundo as boas prticas de governana corporativa, o conselho de administrao ocupa uma posio de estabelecer uma estratgia, elegendo uma comisso executiva, fiscalizando e avaliando o desempenho da gesto e escolher uma auditoria independente: interna ou externa. Um ponto forte da

grande parte dos problemas e fracasso nas empresas, esta relacionada na maioria das vezes ao abuso de poder, erros estratgicos ou fraudes relacionados com a falta de eficcia dos conselhos de administrao.

Governana Corporativa e sua importncia na gesto das organizaes.

Segundo as Boas Prticas de Governana Corporativa a gesto est relacionada ao sucesso de uma organizao, e esta por sua vez tem uma relao com seus acionistas e demais partes interessadas, sendo eles seus: clientes, funcionrios, fornecedores, comunidade, dentre outros, como elementos fundamentais para gerao de valor. A sua essncia se baseia em um mecanismo para solucionar conflito de agncia, que so decorrente da assimetria informacional e conflito de interesses entre as partes envolvidas. O movimento Governana Corporativa iniciou nos meados da dcada dos anos 80 Nos E.U.A, quando os grandes investidores institucionais passaram a observar e se mobilizando contar algumas corporaes que administravam de maneira irregular, com relao aos acionistas. A partir disso, este movimento passou a se expandir pelo mundo, chegando a Inglaterra e depois se estendendo pelo resto da Europa. No Brasil este movimento mais recente, comeou no ano de 1999, com a criao do Instituto Brasileiro de Governana Corporativa (IBGC) e do primeiro cdigo brasileiro das melhores prticas de Governana Corporativa e vem crescendo de forma significante, a reforma da Lei das Sociedades Annimas em 2001, foi quando promoveu um considervel avano nos padres de governana na legislao brasileira. Com relao a importncia da Governana Corporativa ela no se concentra apenas em disciplinar as relaes entre as diversas reas de uma organizao ou com partes externas . A implementao das boas prticas de Governana Corporativa possibilitando uma gesto mais profissionalizada e com transparncia, visando diminuir a assimetria informal, diminuindo o problema de agncia, estabelecendo formas de convergir os interesses de todas as partes relacionadas, buscando assim uma maximizao da criao de valores na empresa.

Utilizando-se a prtica da Governana Corporativa, quais sero os benefcios para empresa.

Verifica-se que hoje em dia muitas empresas j adotaram as prticas de Governana Corporativa para possuir um crescimento no mercado. Nas empresas de capital aberto, acontece de muita das vezes a diretoria no representar adequadamente os interesses dos acionistas, no qual gera os chamados conflitos de agncia, para que se possa evitar isso, seria necessrio alinhar os objetivos, otimizando os resultados e melhorando os relacionamentos, trabalhando conforme um conjunto de melhores prticas, que caracteriza-se o conceito de Governana Corporativa. As boas prticas de Governana Corporativa assegura o controle da propriedade sobre a gesto, atravs da atuao do conselho de administrao, de uma auditoria independente: interna ou externa e de conselho fiscal. O trabalho integrado destes agentes deve se basear em uma poltica de transparncia, prestao de contas e equidades, para garantir que as informaes sejam transmitidas com clareza e tambm para assegurar que todos os acionistas (minoritrios e majoritrios) possuam o mesmo direito frente direo do negocio. O conceito de Governana Corporativa permite a gesto estratgica da empresa, portanto, para que esse conceito esteja sendo utilizado por diversos organismos e instituies internacionais e nacionais, este deve estar relacionado a um ambiente institucional equilibrado.

Governana Corporativa e a Contabilidade.

importncia

da

Contabilidade

no

contexto

da

Governana

Corporativa muito claro, pois, uma das vertentes dos estudos de Governana acentua a necessidade de reduo dos custos de agncia, quer pelo monitoramento, quer atravs de incentivos aos gestores; outra enfatiza tambm os provedores de capitais para firma de forma a incluir debtholders e bancos, alm dos acionistas. E essas relaes implicam em contratos baseados em informaes contbeis. Para investidores com menores participaes acionarias nas empresas e que, portanto, no compartilham a gesto ou possuem assento no conselho de administrao, a Contabilidade tambm contribui para reduzir a assimetria de informaes na medida em que as demonstraes financeiras das empresas so objeto de anlise pelos analistas de mercado e estas anlises so acessveis a custo zero ou baixo custo. Nessas circunstncias, os gestores comprometem-se com nveis mnimos ou mximos de determinados indicadores baseados em informaes contbeis. No ficando restrito a Contabilidade Financeira, existe Fama (1983) que aponta como importante mecanismo de controle dos gestores pelos acionistas a estruturao do processo decisrio da empresa que a observao mais atenta do artigo de Fama permite inferir que ele refere-se ao processo de gesto propriamente dito, de forma a segregar as decises de gesto e de controle. S se reconhece o carter interdisciplinar do tema Governana Corporativa, quando se permeia a economia, finanas, direito e administrao, e se afirma que a Contabilidade tem papel potencialmente importante na pesquisa sobre Governana, pois prev as informaes requeridas para a maioria dos mecanismos de Governana operarem eficientemente.

Bibliografia

Governana Corporativa no Brasil. www.ibgc.org.br.

So Paulo, 2001. Disponvel em

INSTITUTO BRASILEIRO DE GOVERNANA CORPORATIVA. Cdigo Brasileiro da Melhores Prticas de Governana Corporativa. Edio Ampliada, 2001. Andrade Adriana; Rossetti Jos Paschoal - Governana Corporativa: Fundamentos, Desenvolvimento e Tendncias . Editora Atlas 2004

SUMRIO.

Introduo.......................................................................................................01 Objetivo...........................................................................................................02 O que Governana Corporativa...................................................................03 Qual a definio de Governana Corporativa.................................................04 Governana Corporativa e sua importncia na gesto das organizaes.....06 Utilizando-se a pratica da Governana Corporativa quais sero os benefcios........................................................................................................07 Governana Corporativa e Contabilidade.......................................................08 Bibliografia......................................................................................................09

You might also like