You are on page 1of 30

Paramentos,vestes e alfaias Liturgicas

Fonte: Salvem a Liturgia

Alfaias litrgicas

Chamam-se alfaias, os pequenos panos e objetos encapados com tecido que se usa junto aos vasos sagrados: Corporal; Pala; Sanguineo; Manustrgio; Vu do Clice; Bolsa do Corporal.

mbula

Vasos usados para guardar os Santos leos: o leo dos catecmenos, leo dos enfermos e o Santo Crisma.

Aspersrio Ara

Em alguns lugares tambm se conhece por esse nome o Cibrio. Cf. Hissopo Diz-se Ara ou, mais especificamente, Pedra DAra a pedra sobre o altar na qual se colocam as relquias dos Santos.

Bandeja de comunho

Pequeno prato, geralmente munido de aste, usado durante a comunho sob o queixo daquele que comunga para evitar que se perca alguma partcula das

Bolsa do Corporal / Bura

sagradas espcies. Bolsa formada por duas partes rgidas encapadas e unidas por tecido. Usada para portar o corporal e colocada sobre o vu do clice. Sua cor varia com a do tempo.

Caldeira

Vaso litrgico prprio para gua benta.

Clice

O mais digno dos vasos sagrados. usado para portar o preciosssimo sague.

Carrilho

Cojunto de sinos, geralmente pequenos, unidos que tocam juntos. Geralmente usado como campainha

durante a consagrao.

Castial

Usado para portar as velas, durante a liturgia permanece sobre o altar em nmero de dois, quatro, seis ou, se missa do bispo, sete. Tambm levado nas procisses.

Catafalco

Denomina-se catafalco, o caixo e seus adornos, quando ele deposto na Igreja para os ritos fnebres, mormente missa de corpo presente.

Cerimonial dos Bispos

Livro que rene as rubricas de todas as celebraes de cunho episcopal.

Cibrio

Vaso sagrado semelhante ao clice. Possui copa mais larga e tampa. Porta o santssimo corpo de Nosso Senhor para a comunho dos fiis. Quando tampada, exceto se conter apenas partculas que ainda no foram consagradas, leva sobre si o vu o cibrio.

Crio Pascal

Crio pascal a vela abenoada e marcada com smbolos prprios que se acende com fogo santo na viglia pascal. Entre os smbolos, encontra-se a cruz, as letras alfa e mega e os cravos (cf. cravos).

Conopu

Vu que cobre a porta do sacrrio. Varia segundo a cor do tempo.

Corporal

Em alguns lugares tambm se chama de conopu o vu do cibrio. Pano quadrado dobrado trs vezes na vertical e trs na horizontal. desdobrado sobre o altar e sobre ele se pe os vasos sagrados que contm as sagradas espcies. costume dobr-lo e coloca-lo dentro da bolsa do corporal.

Cravos

So chamados de cravos, os cinco pequenos pregos enfeitados com cera com que se marca a cruz do crio pascal, em memria das cinco chagas de Nosso Senhor mostrou aos discpulos depois de ressucitado.

Crucifixo

Tambm se chamam cravos os enfeites do Plio Episcopal. Cf. Cravos, Vocabulrio de Paramentos. Crucifixo a imagem na qual est representado Nosso

Senhor crucificado. Na liturgia, deve-se t-lo sempre junto do altar. O papa Bento XVI recolocou o crucifixo ao centro do altar nas missas em que celebra e nos altares das baslicas papais.

Custdia Estauroteca

Cf. Ostensrio Relicrio em formato cruciforme para portar as relquias da Santa Cruz. Para carrega-lo com a relquia, usa-se vu umeral vermelho.

Evangelirio

Evangelirio, ou Livro dos Evangelhos, o livro litrgico que rene os evangelhos lidos na missa. , dentro do rito romano, a representao fsica da palavra de Deus e, em particular, das sagradas escrituras. Ler mais... em breve.

Faldistrio

Faldistrio um objeto usado pelo bispo para se sentar ou se ajoelhar em determinados momentos da liturgia. Ler mais...

Fstula

Objeto prprio da liturgia pontificia, usado para comungar da espcie do vinho.

Flabelo

Leque de plumas, representao do bater das asas dos serafins, usado junto sdia gestatria.

Galhetas

Vasos que portam a gua e o vinho. O vinho com uma gota dgua s vai para o clice quando da preparao do altar.

Hissopo

Objeto usado para aspergir a assemblia ou um objeto com gua benta.

Lavabo

Conjunto de bacia e jarro com que o sacerdote lava as mos ao fim do ofertrio. O acompanha uma alfaia: o manustrgio.

Lecionrio

Lecionrio o livro usado para se fazer as leituras, na forma ordinria. Os lecionrios contm leituras, sequncias, salmos, aclamao ao evangelho e, ainda, o prprio evangelho. Dentre os lecionrios temos: Lecionrio Dominical; Lecionrio Semanal (em dois volumes); Lecionrio Santoral; Lecionrio do Pontifical Romano; Existem ainda os lecionrios para a liturgia das horas. Usa-se os lecionrios sempre do ambo.

Luneta

Pequeno objeto em formato de meia lua, da seu nome, usado para portar e sustentar a hstia dentro do ostensrio.

Manustrgio

Pequena toalha usada junto do lavabo, com a qual o sacerdote enxuga as mos depois de ar ter

lavado. Seu nome provm do antigo porta-toalha litrgico que recebia o nome de manustrgio tambm, ilustrado abaixo.

Matraca

Objeto de maneira de produz um som menos estridente que os sinos e carrilhes e os substituem durate a quaresma, ou parte dela.

Missal

Principal livro da missa onde se encontra o ordinrio, oraes sacerdotais prprias de cada dia e, na forma extraordinria, tambm a epstola e o evangelho.

Naveta

Vaso em forma de nave, de onde vem seu nome, que porta o incenso a ser colocado no turbulo.

Ostensrio

Vaso sagrado usado para expor Adorao Solene o Santssimo Sacramento. Geralmente munido de luneta.

Pala

Objeto rgido, encapado com tecido utilizado para cobrir o clice. Geralmente de forma quadrangular e bordadas.

plio

Objeto constitudo de um tecido decorado, sob o qual se transporta o Ssmo de forma sonele.

Palmatria

Castial usado junto ao bispo, na forma extraordinria, e portado por um aclito-assistente, para representar sua dignidade. Seu uso inicia-se nos tempos em que era necessria para que o bispo pudesse ler os textos nas missas noturnas.

Patena

Junto com o clice, um dos mais importantes. um objeto circular, raso, usado para portar a hstia grande.

Pxide Pontifical

Cf. Cibrio Livro que rene os textos das celebraes presididas pelo bispo como crisma, ordenaes, etc.

Presbiteral

Uma copilao dos rituais sacramentos geralmente administrados pelo presbtero, analogo ao pontifical. No um livro tradicional do rito romano, mas vem se mostrando mais til que o tradicional sacramentrio.

Purificatrio Relicrio

Cf. Sanguineo Objeto parecido com o ostensrio, mas utilizado pra expor venerao as relquias dos santos.

Rituais

Chamamos de rituais, os livros que contm os rito de sacramentos e sacramentais, listados a seguir: Ritual do Batismo de Crianas; Ritual das Exquias; Ritual da Iniciao Crist de Adultos; Ritual da Uno dos Enfermos; Ritual da Sagrada Comunho e Culto Eucarstico Fora da Missa; Ritual da Penitncia Ritual de Bnos; Ritual do Matrimnio; Ritual do Exercismo e outras splicas. No Brasil, algumas editoras produzem rituais, a partir dos ritos que existem dentro do Pontifical Romano.

Sacramentrio

Livro que resume de maneira sucinta, os rituais dos principais sacramentos.

Sacrrio

Espao reservado nos tempos para guardar a reserva eucarstica. ornado, trancado chave e possui uma luz acesa constantemente para indicar a presena do

Ssmo.

Sacras

So oraes emolduradas que figuram na forma extraordinria do rito romano no cento e em ambos os lados do altar com os textos do ordinrio da Santa Missa recitados em cada um desses lugares.

Sanguineo/Sanguinho

Pequena alfaia de formato retangular, que se encontra junto ao clice. usada para evitar que alguma partcula se perca e para limpar e secar os vasos sagrados.

Teca Pequeno vaso sagrado com tampa, usado para guardar hstias consagradas no sacrrio e, mormente, lev-las como vitico aos enfermos.

Tintinbulo

Insgnia basilical que consta de uma aste devidamente enfeitada, geralmente com o triregnum e as chaves, e munida de um sino. Junto com a umbela levado frente das procisses basilicais.

Trono do Ssmo.

Objeto, geralmente metlico, em formato de coluna ou baldaquino que sustenta o ostensrio quando da exposio do Santssimo Sacramento.

Turbulo

O vaso sagrado, munido de uma parte inferior, onde se colocam as brasas incandescentes e se queima o incenso; uma parte intermdia mvel, chamada oprculo, e uma parte superior onde se predem as correstes de sustentao e a que suspende o oprculo.

Umbela

Objeto em formato de guarda-chuva, usado para transportar o santssimo sacramento de forma menos solene que o plio.

usada ainda como insgnia das baslicas, nesse segundo caso, possui partes vermelhas e douradas que se alternam.

Vu do Cibrio

Vu, sempre de cor branca, que cobre o cibrio quando este porta stias consagradas.

Vu do Clice

Vu do Clice um vu que cobre o clice com o sanguineo, a pala e a patena. Seu cor varia de acordo com a do tempo. Sobre ele vai a bolsa do corporal com o corporal dentro.

Alamar Feixe usado para fechar a frente do pluvial, tambm pode ser chamado de "Razionale". Por vezes encontra-se o alamar no vu umeral ou nas vimpas.

Amito

Paramento usado no pescoo para cobrir a veste civil ou a batina antes de pr a

Bculo

alva. Leia mais... Insgnia Episcopal que representa o cajado que o Bispo, pastor diocesano, usa para conduzir suas ovelhas. Leia mais...

Barrete

Chapu quadrado usado pelos clrigos junto ao hbito dirio e, de maneira especial, com os paramentos. Sua cor varia de acordo com o grau hierrquico do clrigo. Leia mais...

Batina

Hbito talar usado pelos clrigos seculares e regulares que no possuem hbito prprio. negra, possui 33 botes na parte central e 5 em cada manga, estendendo-se at os calcanhares.

Cligas

Sapatilhas usadas pelos Bispos na forma extraordinria do rito romano.

Camauro

Paramento pontifcio usado com vestes corais. Consta de um pequeno gorro vermelho (ou branco) com pele de arminho.

Capa magna Grande capa usada pelos Bispos e Cardeais com vestes corais em sinal de solenidade. violeta para os Bispos e vermelha para os Cardeais. Leia mais...

Capelo

Chapu negro sem ornamento usado pelos clrigos no dia-a-dia.

Casula

Manto sacerdotal usado sobre estola e alva. Seu significado remete ao carter

sacrificial da missa. Seu uso obrigatrio em todas as missas e proibido fora delas.

Chirotecoe

. Luvas usadas pelos Bispos. Seguem a cor do tempo, como os demais

Cngulo

paramentos. Paramento usado para prender a alva junto ao corpo. Leia mais...

Clavi

Faixas verticais da dalmtica. (cf.

Clergyman Cravos

Dalmtica) Parte da batina usada prxima ao pescoo, possui algumas variaes, constando sempre de uma fita branca que fica mais ou menos mostra. (cf. Batina) Pequenos objetos usados pelos Arcebispos presos junto ao plio

Cruz Peitoral Insgnia Episcopal que consta de um crucifixo usado com um cordo ou em corrente simples. Leia mais...

Dalmtica

Paramento diaconal usado sobre alva e estola. Ou insgnia episcopal que o bispo usa em ocasies solenes sob a casula. Leia mais...

Estola

Paramento usado pelos clrigos sobre a alva ou vestes corais. Os diconos a usam a tiracolo, os sacerdotes ao redor do pescoo e caindo sobre o peito.

Faixa da Batina Fanon

Faixa de tecido usado pelos clrigos sobre a batina na altura do estmago. (cf. Batina) Paramento pontifcio com formato semelhante ao da mura, usado sobre a casula e sob o plio.

Ferraiolo

Capa solene usada pelos clrigos sobre a batina em ocasies solenes fora da liturgia como formaturas e atos cvicos.

Frula

Objeto semelhante ao bculo. O Sumo Pontfice usa uma em forma de cruz como insgnia. Alguns vigrios usavam frula com um globo, simbolizando jurisdio.

Galero

Chapu vermelho munido de vrias borlas. Era o smbolo maior do cardinalato at sua abolio com o Motu Proprio de Paulo VI.

Gremial

Paramento quadrado usado pelos Bispos. Na forma ordinria, apenas para unes, imposio das cinzas e algumas outras ocasies. Leia mais...

Hbito Talar Hbito usado pelos clrigos e religiosos ordinariamente. Exemplos so os hbitos beneditinos, franciscanos e tambm a batina. Tiras pendentes da parte posterior da mitra e do nfulas

Mancoto

triregnum. Pequeno paramento usado junto ao punho durante unes. Leia mais...

Manpulo

Paramento cujo formato lembra o de uma pequena estola, usado no antebrao esquerdo pelo sacerdote durante a missa.

Mantel

Capa negra com mozeta usada sobre a batina ordinariamente. Antes do Motu Proprio de Paulo VI podia ser violeta para os Bispos e vermelha para os

Manteletta

Cardeais. Paramento usado nas vestes corais de alguns clrigos sobre roquete/sobrepeliz.

Mitra

Insgnia Episcopal, usada cabea possui a forma de dois pentgonos unidos, munida de duas faixas na parte de trs: as nfulas. Leia mais...

Mleos

Sapatos vermelhos usados pelo Sumo Pontfice.

Mura

Pequena sobre-capa usada nas vestes corais sobre a sobrepeliz ou o roquete e sob a cruz peitoral. Sua cor varia de acordo com o grau hierrquico do clrigo.

Plio

Insgnia Episcopal usada ao redor do pescoo pelos metropolitas como smbolo de poder e jurisdio. Leia mais...

Pluvial

Capa ampla com um feixe frente, usado pelos clrigos em procisses e ocasies litrgicas fora da missa. Leia mais aqui e aqui.

Prelatcio

Chapu ornado com borlas usado pelos clrigos. O nmero e a cor das borlas variam de acordo com o grau hierrquico do clrigo.

Rationale

Paramento episcopal prprio de algumas Ss, usado sobre a casula e sob o plio. "Rationale" ou "Razionale" tambm pode significar o feixe do pluvial (cf. Alamar)

Roquete

Paramento usado pelos prelados nas vestes corais sobre a batina e sob a mura. Leia mais...

Segmentae Sobrepeliz

Faixa horizontal da dalmtica que une as clavi (cf. Dalmtica). Paramento semelhante a alva, curto e com mangas largas usados pelos aclitos ao servir a missa ou nas vestes corais de alguns clrigos. Leia mais...

Solidu

Pequeno chapu em forma de calota usado pelos clrigos sobre a cabea. Sua cor varia em relao ao clrigo. Leia mais...

Sotaina Sudrio Tabarro Tonacella

cf. Batina. Pequeno tecido preso junto ao n do bculo de Abades e Abadessas. cf. Ferraiolo. Paramento tpico dos novios franciscanos, usado sobre a alva.

Triregnum

Objeto formado por trs coroas unidas, acimado por um globo e uma cruz. Usado pelo Romano Pontfice em ocasies solenes, fora da liturgia. No foi abolido, porm est em desuso.

Espcie de alva com gola fechada. Tnica Paramento do Subdicono (forma extraordinria). Tunicela Vestes corais Conjunto de vestimentas usadas pelos clrigos ao assistir celebraes sem oficiar nelas, chegar e sair solenemente da igreja, etc. Leia mais...

Vu umeral

Usado para segurar o Santssimo Sacramento, relquias e os santos leos, o vu umeral consta de um paramento quadrado posto sobre os ombros.

Vimpa

Paramento semelhante ao vu umeral, quadrado e posto nas costas. So usadas para portar as insgnias episcopais (mitra e bculo). Leia mais...

You might also like