You are on page 1of 5

BERTOLD BRECHT

(aforismos e poemas)

- As convices so esperanas. - A vida curta e o dinheiro tambm. - A guerra encontra sempre um caminho. - Porque no me fio nele, somos amigos - Primeiro vem o estmago, depois a moral - A arte, quando boa, sempre entretenimento emam menos a morte e mais a vida insuficiente - !o h" problema em hesitar se depois prosseguir - As mes dos soldados mortos so #u$%es da guerra - A confiana pode e&aurir-se caso se#a muito e&igida - 'm homem tem sempre medo de uma mulher que o ame muito - (e todas as coisas seguras, ) a mais segura a d*vida - +ue roubar um banco em comparao com fundar um banco, - 'm homem deve ter pelo menos dois v$cios. 'm s- demasiado - Aquele que no conhece a verdade simplesmente um ignorante,mas aquele que a conhece e di% que mentira,este um criminoso. - . amor a arte de criar algo com a a#uda da capacidade do outro - Apenas quando somos instru$dos pela realidade que podemos mud"-la - . que no sabe um ignorante, mas o que sabe e no

di% nada um criminoso - Perante um obst"culo, a linha mais curta entre dois pontos pode ser a curva - !o se tira nada de nada, o novo vem do antigo, mas nem por isso menos novo - +uando a verdade for demasiado dbil para se defender, ter" de passar ao ataque odos correm atr"s da felicidade, mas a felicidade est" a correr atr"s de todos - Para a arte, no ser de nenhum partido significa apenas ser do partido dominante - /iser"vel pa$s aquele que no tem her-is. /iser"vel pa$s aquele que precisa de her-is - /uitos #u$%es so absolutamente incorrupt$veis0 ningum consegue indu%i-los a fa%er #ustia - !o conseguireis desgostar-me da guerra. (i%-se que ela destr-i os fracos, mas a pa% fa% o mesmo. odas as artes contribuem para a maior de todas as artes,a arte de viver.
- Do rio que tudo arrasta, diz-se que violento. Mas

ningum chama violentas s margens que o comprimem. - Quem no conhece a verdade no passa de um tolo; mas quem a conhece e a chama de mentira um criminoso! ara quem tem uma !oa posi"o social, #alar de comida coisa !ai$a. % compreens&vel' eles () comeram. - *penas a viol+ncia pode servir onde reina a viol+ncia, e , apenas os homens podem servir onde e$istem homens.

odas as artes contribuem para a maior de todas as artes, a arte de viver.

-Po e um gole de leite so vit-rias1 'm quarto quente2 uma batalha vencida1 Para te fa%er crescer, devo combater dia e noite. - * verdade consegue impor-se apenas na medida em que n-s a impomos; a vit-ria da razo s- pode ser a vit-ria daqueles que a possuem. - *quele que no conhece a verdade simplesmente um ignorante,mas aquele que a conhece e diz que mentira,este um criminoso. - 3" homens que lutam um dia e so bons0 3" outros que lutam um ano e so melhores. 3" os que lutam muitos anos e so muito bons. /as h" os que lutam toda a vida, e estes so imprescind$veis.

No Segundo Ano De Minha Fuga


.o segundo ano de minha #uga /i em um (ornal, em l&ngua estrangeira Que eu havia perdido minha cidadania. .o #iquei triste nem alegre *o ver meu nome entre muitos outros 0ons e maus. * sina dos que #ugiam no me pareceu pior Do que as sinas dos que #icavam.

.ada % 1mposs&vel De Mudar


Descon#iai do mais trivial , na apar+ncia singelo. 2 e$aminai, so!retudo, o que parece ha!itual. 3uplicamos e$pressamente'
3

no aceiteis o que de h)!ito como coisa natural, pois em tempo de desordem sangrenta, de con#uso organizada, de ar!itrariedade consciente, de humanidade desumanizada, nada deve parecer natural nada deve parecer imposs&vel de mudar.

4amais 5e *mei 5anto


4amais te amei tanto, ma soeur 6omo ao te dei$ar naquele p7r do sol 8 !osque me engoliu, o !osque azul, ma soeur 3o!re o qual sempre #icavam as estrelas p)lidas .o 8este. 2u ri !em pouco, no ri, ma soeur 2u que !rincava ao encontro do destino negro 2nquanto os rostos atr)s de mim lentamente 1am desaparecendo no anoitecer do !osque azul. 5udo #oi !elo nessa tarde 9nica, ma soeur 4amais igual, antes ou depois % verdade que me #icaram apenas os p)ssaros Que noite sentem #ome no negro cu.

/ouvor ao 2studo
2studa o elementar' para aqueles cu(a hora chegou no nunca demasiado tarde. 2studa o a!c. .o !asta, mas 2studa. .o te canses. 6ome"a. 5ens de sa!er tudo. 2st)s chamado a ser um dirigente. :req;ente a escola, desamparado! ersegue o sa!er, morto de #rio! 2mpunha o livro, #aminto! % uma arma! 2st)s chamado ) ser um dirigente. .o temas perguntar, companheiro! .o te dei$es convencer! 6ompreende tudo por ti mesmo. 8 que no sa!es por ti, no o sa!es. 6on#ere a conta. 5ens de pag)-la. *ponta com teu dedo a cada coisa

e pergunta' <Que isto= e como =< 2st)s chamado a ser um dirigente.

8 *nal#a!eto

ol&tico

<8 pior anal#a!eto o anal#a!eto pol&tico. 2le no ouve, no #ala, nem participa dos acontecimentos pol&ticos. 2le no sa!e que o custo de vida, o pre"o do #ei(o, do pei$e, da #arinha, do aluguel, do sapato e do remdio dependem das decis>es pol&ticas. 8 anal#a!eto pol&tico to !urro que se orgulha e estu#a o peito dizendo que odeia a pol&tica. .o sa!e o im!ecil que da sua ignor?ncia pol&tica nasce a prostituta, o menor a!andonado, e o pior de todos os !andidos que o pol&tico vigarista, pilantra, o corrupto e lacaio dos e$ploradores do povo.< .ada imposs&vel de Mudar <Descon#iai do mais trivial, na apar+ncia singelo. 2 e$aminai, so!retudo, o que parece ha!itual. 3uplicamos e$pressamente' no aceiteis o que de h)!ito como coisa natural, pois em tempo de desordem sangrenta, de con#uso organizada, de ar!itrariedade consciente, de humanidade desumanizada, nada deve parecer natural nada deve parecer imposs&vel de mudar.< rivatizado < rivatizaram sua vida, seu tra!alho, sua hora de amar e seu direito de pensar. % da empresa privada o seu passo em #rente, seu po e seu sal)rio. 2 agora no contente querem privatizar o conhecimento, a sa!edoria, o pensamento, que s- humanidade pertence.<

You might also like