You are on page 1of 17

Alfredo Veiga-Neto & Maura Corcini Lopes

INCLUSO E GOVERNAMENTALIDADE
ALFREDO VEIGA-NETO* MAURA CORCINI LOPES**
Eu gostaria de fazer a genealogia dos problemas, das problematizaes. Minha opinio que nem tudo ruim, mas tudo perigoso, o que no significa exatamente o mesmo que ruim. Se tudo perigoso, ento temos sempre algo a fazer. (Foucault, 1995, p. 256)

RESUMO: O artigo parte dos conceitos de governamento, biopoder, norma e governamentalidade para argumentar no sentido de que as polticas de incluso especialmente as polticas de incluso escolar so dispositivos biopolticos para o governamento e o controle das populaes. Tomam-se esses e outros conceitos foucaultianos como ferramentas analticas para argumentar que preciso examinar as polticas e prticas inclusivas sem assumir antecipadamente qualquer juzo de valor sobre elas. Entendendo a diferena como manifestao da diversidade, e o diferente como um extico, um portador de algo que os outros no possuem, as polticas de incluso nos modos como vm sendo formuladas e em parte executadas no Brasil parecem ignorar a prpria diferena. Assim, ao invs de promoverem uma educao para todos, elas correm o risco de realizar uma incluso excludente das diferenas. Discute-se a distino entre campanhas pblicas e polticas de incluso em termos dos mbitos em que ambas se efetivam. Palavras-chave: Polticas de incluso. Disciplina. Biopoder. Normalidade. Excluso.

Doutor em Educao, professor da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) e professor-convidado no Programa de Ps-Graduao em Educao da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). E-mail: alfredoveiganeto@uol.com.br Doutora em Educao e professora do Programa de Ps-Graduao em Educao e do Curso de Pedagogia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). E-mail: maurac@terra.com.br

**

Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, p. 947-963, out. 2007
Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

947

Incluso e governamentalidade

INCLUSION

AND GOVERNMENTALITY

Abstract: Based on the concepts of government, biopower, norm and governmentality, this paper argues that the inclusion policies especially those of school inclusion are biopolitical devices to govern and control the populations. These and other concepts by Foucault are used as analytical tools to argue that we have to explore the including policies and practices without any previous value judgment on them. Since they understand the difference as a manifestation of diversity, and the different as the exotic, what carries something the others do not have, the inclusion policies as they are being formulated and partly enforced in Brazil seem to ignore difference itself. Thus, instead of promoting education for all, they may lead to an inclusion that excludes the differences. The text finally discusses the distinction between public campaigns and inclusion policies in terms of the settings in which both take place. Key words: Inclusion policies. Discipline. Biopower. Normality. Exclusion.

o um exagero afirmar-se que a incluso hoje um dos temas mais candentes e difceis nas discusses sobre educao, no Brasil. Vive-se um momento em que, na maioria dos acalorados debates sobre o assunto, sobram opinies e posicionamentos polticos, mas faltam clareza e objetividade sobre aquilo que dito. Isso assim no apenas porque a incluso um tema que s recentemente entrou na agenda das polticas pblicas, mas, tambm, porque, sob essa palavra, coloca-se em jogo um intrincado conjunto de variveis sociais e culturais que vo desde princpios e ideologias at interesses e disputas por significao. Seja no plano simblico, seja no plano nitidamente material o fato que a todos parece interessar qualquer coisa que se possa fazer ou se deixar de fazer em nome da incluso. Em que pesem essas dificuldades e, certamente, at mesmo em decorrncia delas , precisamos festejar o interesse e o envolvimento que tais temas despertam. Mesmo que a curto prazo no se consiga chegar nem mesmo a concluses consensuais no plano terico, importante discutir a incluso na medida em que, com esses debates, abre-se a oportunidade de problematizar vrias questes sociais, culturais, polticas e pedaggicas que, de outra maneira, permaneceriam sombra, ou seriam consideradas resolvidas ou, at mesmo, nem seriam vistas como problemticas.
948
Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, p. 947-963, out. 2007
Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

Alfredo Veiga-Neto & Maura Corcini Lopes

na esteira desse entendimento que, neste artigo, pretendemos levar adiante o que j vnhamos discutindo no campo dos estudos da diferena1 e da prpria incluso,2 procurando problematiz-la a partir especialmente dos estudos foucaultianos. De certa maneira, o que segue descreve e discute parte das investigaes que estamos desenvolvendo nesse campo. Alm disso, na medida em que, em nossas pesquisas, j avanamos sobre a necessria distino entre diferena e diversidade com todas as implicaes que isso acarreta , este artigo pode ser lido tambm como um pano de fundo ou uma ancoragem terica para os desdobramentos que j realizamos e que sero em breve publicados. Para que fique mais claro, j adiantamos provocativamente aqui que, ao tratarem a diferena como diversidade, as polticas de incluso nos modos como vm sendo formuladas e em parte executadas no Brasil parecem ignorar a diferena. Com isso, elas defendem a incluso do diferente, entendendo-o como um nico estranho, um extico, um portador de algo que os outros, normais, no possuem. Resulta, dessa forma de diferenciar, o paradoxo de silenciar aqueles que j estavam ali, de reforar as noes de normalidade e anormalidade, de fazer proliferar e de disseminar as normas e os correlatos saberes especializados, e, at mesmo, de gerar excluso... Desse modo, ao invs de promoverem aquilo que afirmam quererem promover uma educao para todos , tais polticas podem estar contribuindo para uma incluso excludente. Aqui tomaremos, como ferramentas analticas principais, os conceitos de governamento , norma , biopoder e, principalmente, governamentalidade, a fim de tratar as polticas de incluso no registro da racionalidade poltica tematizada por Michel Foucault. Mais especificamente, procuraremos mostrar que independentemente do seu eventual carter humanista ou progressista e como acontece, alis, com qualquer poltica pblica moderna as polticas de incluso escolar funcionam como um poderoso e efetivo dispositivo biopoltico a servio da segurana das populaes. Em outras palavras, coloque-se apenas no plano discursivo ou de fato materialize-se no plano das prticas concretas, ao fim e ao cabo a incluso escolar tem em seu horizonte a diminuio do risco social. Alm disso, argumentaremos que, se a segurana das populaes gerada pelas polticas e prticas de incluso pode ser vista como um ganho desejvel, sempre pode haver algo a perder com tais polticas e
949

Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, p. 947-963, out. 2007
Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

Incluso e governamentalidade

prticas. Em sintonia com as palavras de Foucault citadas na epgrafe deste artigo, tambm a incluso pode ser perigosa. O perigo no aqui compreendido como a manifestao de alguma suposta malignidade ou perversidade metafsica e transcendente que esteja pairando sobre ns, mas sim como uma manifestao do prprio diferencial entre as muitas vontades de potncia que constituem o espao social. Se um trusmo afirmar que todos ns, que compomos um agrupamento qualquer de seres humanos, somos diferentes uns dos outros, esquece-se muitas vezes de que somos tambm diferentes em nossas respectivas vontades de potncia e, ipso facto, somos tambm diferentes na inveno e no uso de estratgias para colocar em movimento essas vontades... bem por isso que no h relaes sociais que no estejam impregnadas e atravessadas pela busca por dominao, esteja a dominao funcionando pela violncia ou esteja ela funcionando pelo poder.3 Assim explicou Foucault, ao tratar especificamente do poder:
O que quer dizer que as relaes de poder se enrazam profundamente no nexo social; e que elas no reconstituem acima da sociedade uma estrutura suplementar com cuja obliterao radical pudssemos talvez sonhar. Viver em sociedade , de qualquer maneira, viver de modo que seja possvel a alguns agirem sobre a ao dos outros. Uma sociedade sem relaes de poder s pode ser uma abstrao. (Foucault, 1995, p. 245-246)

Seja como for, se por um lado no o caso de glorificar a incluso per se, por outro lado tambm no se trata de simplesmente rejeitla. Como em qualquer outra questo social, preciso sempre examinar detida e cuidadosamente os elementos que esto em jogo, em termos de suas provenincias e emergncias, articulaes, superposies, especificidades, efeitos. Convm, tambm, distinguir as variveis que temos diretamente nossa disposio daquelas que fogem ao nosso controle. Assim como no resolveremos os problemas sociais simplesmente melhorando a educao, no salvaremos a educao simplesmente efetivando a incluso escolar.4 Soma-se a tudo isso o fato de que, por estranho que possa parecer, preciso sempre perguntar sobre o que, afinal, se est falando. Em suma, foi com tudo isso em mente que produzimos este artigo; com ele, esperamos estar contribuindo para as atuais discusses em torno da incluso escolar. Antes de apanharmos as ferramentas foucaultianas, mais alguns alertas. O que segue no deve ser lido como um posicionamento em
950

Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, p. 947-963, out. 2007
Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

Alfredo Veiga-Neto & Maura Corcini Lopes

favor ou contra as polticas e prticas inclusivas; no se trata, aqui, de buscar um juzo de valor sobre elas.5 Tambm no se trata aqui de desenhar alguma nova proposta poltica ou pedaggica, por mais interessantes e urgentes que algumas delas nos paream. Bem menos do que tudo isso, aqui se trata de to-somente levar adiante a problematizao sobre a incluso. Interessa-nos um tipo de problematizao que ajude a abrir a caixa-preta daquilo que dizem as polticas inclusivas, com o fim de escrutin-la por dentro, de examin-la em termos das suas amarras conceituais e de alguns dos seus pressupostos epistemolgicos.

Abrindo a caixa de ferramentas


Ao nos valermos da metfora da caixa de ferramentas, apontamos para o fato de que recorremos teorizao foucaultiana e seus respectivos conceitos de um modo um tanto utilitarista: interessa-nos examinar e dissecar o mais microscopicamente possvel o que dito e o que feito no plano das prticas sociais, sejam elas discursivas, sejam no-discursivas. Assim o filsofo explica a metfora da caixa de ferramentas:
(...) pensar a teoria como uma caixa de ferramentas significa que: a) se trata de se construir no um sistema, mas um instrumento: uma lgica prpria s relaes de poder e s lutas que se estabelecem em torno delas; b) a pesquisa no pode ser feita seno pouco a pouco, a partir de uma reflexo (necessariamente histrica em algumas de suas dimenses) acerca de determinadas situaes. (Foucault, 2001a, p. 427)

Ento preciso, em primeiro lugar, saber quais so as ferramentas de que lanaremos mo e em que consiste e para que pode servir cada uma delas. Conforme anunciamos antes, os conceitos de governamento, governamentalidade, biopoder e norma sero aqui centrais. Certamente h alguns outros, no menos importantes, tais como dispositivo, disciplina, biopoltica e poder. Mas no h como, neste texto, discorrer detalhadamente sobre todos eles; assim, nos limitaremos a alguns comentrios quase panormicos sobre cada um.6 Botando as ferramentas para funcionar... Comecemos pelo governamento, para logo adiante irmos passando s demais ferramentas.
Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, p. 947-963, out. 2007
Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

951

Incluso e governamentalidade

Ao se traar uma histria da palavra governo7 e suas derivadas, compreende-se que, a partir de um mbito bastante amplo o pastor governava suas ovelhas, o pai governava a casa e os filhos, o educador governava a conduta dos educandos etc. , ela foi se restringindo a ponto de atualmente ser usada quase que apenas para designar instncias e aes relativas ao Estado. Tal estreitamento de significado ocorreu porque as relaes de poder foram progressivamente governamentalizadas, ou seja, elaboradas, racionalizadas e centralizadas na forma ou sob a cauo das instituies do Estado (Foucault, 1995, p. 247). Em outras palavras, a modernidade pode ser caracterizada, em termos polticos, pela progressiva estatizao tanto das aes de governar quanto das relaes de poder. Trata-se de um poder cujas feies aparecem diferenciadas em funo do circuito em que ele se exerce (pedaggico, judicirio, policial, familiar etc.). Mas isso no significa que na modernidade as relaes de poder tenham simplesmente se concentrado num ponto o Estado , a partir do qual tais relaes se espalhariam pela sociedade. Ainda que nas relaes de poder o Estado tenha se tornado a instncia mais visvel e importante, elas no emanam dele, mas, ao contrrio, distribuem-se microscopicamente e se enrazam no conjunto da rede social (idem, ibid.). Assim, graas ao seu carter microscpico e pervasivo8 que o poder se torna quase invisvel e, por isso, ainda mais efetivo. A partir desses entendimentos, parece-nos mais apropriado usarmos a palavra governamento, e no governo, para designar todo o conjunto de aes de poder que objetivam conduzir (governar) deliberadamente a prpria conduta ou a conduta dos outros ou, em outras palavras, que visam estruturar o eventual campo de ao dos outros (Foucault, 1995, p. 244). Com isso, deixamos a palavra governo para designar tudo o que diz respeito s instncias centralizadoras do Estado e usamos governamento para designar todo o conjunto das aes dispersadas, disseminadas e microfsicas do poder que objetivam conduzir ou estruturar as aes.9 Nesse caso, ento, governo pode ser grafado com inicial maiscula Governo (Municipal, Federal, Estadual, Provincial etc.) , referindo-se instncia pblica do Estado que centraliza ou toma para si a cauo da ao de governar (Veiga-Neto, 2002, p. 19). Ao passo que o poder entendido como uma ao sobre aes possveis uma ao sempre escorada em saberes , o governamento manifesta-se quase como um resultado dessa ao; na medida em que
952
Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, p. 947-963, out. 2007
Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

Alfredo Veiga-Neto & Maura Corcini Lopes

algum coloca em funcionamento o poder sobre outrem, esse algum pode governar esse outrem. Pode-se dizer ento que, de certa maneira, o governamento a manifestao visvel, material, do poder. claro que qualquer Governo pode tambm exercer o governamento, ainda que tal exerccio no seja, absolutamente, uma atribuio exclusivamente sua. Um dos melhores exemplos disso so as campanhas pblicas governamentais no campo da sade e da educao. No caso da sade, seja promovendo-a, seja prevenindo a doena, tais campanhas valem-se da propaganda de modo que se tente conduzir cada indivduo no sentido dessa ou daquela prtica, desse ou daquele comportamento. Assim, as campanhas pblicas governamentais no campo das polticas sociais podem ser compreendidas como aes de Governo que atuam promovendo o governamento das populaes; seu objetivo maior a promoo da vida e, como detalharemos mais adiante, por isso mesmo se colocam no mbito da biopoltica. A essas alturas, podemos introduzir o importante conceito de governamentalidade, desenvolvido por Foucault (2006) na quarta lio do Curso Segurana, territrio, populao , no Collge de France , em 1978. Com essa palavra, ele designava todo um conjunto de prticas de governamento que tm na populao seu objeto, na economia seu saber mais importante e nos dispositivos de segurana seus mecanismos bsicos (Machado, 1992, p. XXIII). Tratava-se, para o filsofo, de mostrar como da pastoral crist, caracterstica da sociedade da lei Estado de justia, da Idade Mdia , tinha-se chegado sociedade de regulamento e disciplina Estado administrativo (nos sculos XV e XVI) e, desta, sociedade de polcia, controlada por dispositivos de segurana Estado de governo (Veiga-Neto, 2002, p. 23). Na modernidade, ento, o Estado deixa de ser primeira e essencialmente definido pela sua territorialidade, pela superfcie ocupada, mas pela massa da populao, com seu volume, sua densidade, e em que o territrio que ela ocupa apenas um componente (Foucault, 1992, p. 293). Dito de outra maneira, o Estado moderno como que incorpora e toma para si o prprio governamento... Aqui, um parntese. Como argumentaremos mais adiante, se na modernidade o Estado deixa de ser definido em termos territoriais, e passa a ser definido em funo de sua populao, preciso registrar que, hoje em dia digamos, na contemporaneidade , cada vez mais, o espao parece que se estabelece pela captura do tempo
Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, p. 947-963, out. 2007
Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

953

Incluso e governamentalidade

e pela diferenciao cultural. Veremos que o controle da economia e o controle dos corpos dos indivduos, principalmente por meio do governamento desses corpos, confundem-se; desse modo, governando os corpos o Estado governa tudo. S isso j seria uma justificativa para que o Estado promova a incluso. Adiante voltaremos a esta questo. Aqui fica claro que Foucault no deriva a racionalidade poltica a partir de uma razo maior, transcendente e contnua, onde estaria desde sempre alojado um germe poltico espera de ser desenvolvido na modernidade. A poltica certamente racional, ou seja, ela tem sua prpria racionalidade, mas essa se engendra no desenrolar da Histria; um desenrolar cujo resultado moderno foi este fenmeno fundamental na histria do Ocidente: a governamentalizao do Estado (Foucault, 1992, p. 293). Ao explicar os sentidos que atribua governamentalidade, Foucault bastante claro (ainda que a citao seja longa, vale a pena transcrev-la):
Com essa palavra quero dizer trs coisas: 1. O conjunto constitudo pelas instituies, procedimentos, anlises e reflexes, clculos e tticas que permite exercer esta forma bastante especfica e complexa de poder, que tem por alvo a populao, por forma principal de saber a economia poltica e por instrumentos tcnicos essenciais os dispositivos de segurana. 2. A tendncia que em todo o Ocidente conduziu incessantemente, durante muito tempo, preeminncia deste tipo de poder, que se pode chamar de governo,10 sobre todos os outros soberania, disciplina etc. e levou ao desenvolvimento de uma srie de aparelhos especficos de governo e de um conjunto de saberes. 3. O resultado do processo atravs do qual o Estado de justia da Idade Mdia, que se tornou nos sculos XV e XVI Estado administrativo, foi pouco a pouco governamentalizado. (1992, p. 291-292)

Logo adiante, ele diz: O que importante para nossa modernidade, para nossa atualidade, no tanto a estatizao da sociedade mas o que chamaria de governamentalizao do Estado. Desde o sculo XVIII, vivemos na era da governamentalidade (idem, ibid.). Um pouco mais tarde, Foucault (2001b, p. 1.604) chamar de governamentalidade o encontro entre as tcnicas de dominao exercidas sobre os outros e as tcnicas de si.
954
Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, p. 947-963, out. 2007
Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

Alfredo Veiga-Neto & Maura Corcini Lopes

Desse modo, entendendo as polticas pblicas de incluso escolar como manifestaes da governamentalizao do Estado moderno, fcil compreend-las como polticas envolvidas com (e destinadas a) uma maior economia entre a mobilizao dos poderes e a conduo das condutas humanas. O que elas buscam atingir o mximo resultado a partir de uma aplicao mnima de poder (Goldstein, 1994, p. 198). E, na medida em que aquilo que se coloca em jogo so condutas humanas que preservem e promovam a prpria vida, entra-se diretamente no conceito de biopoder. Com essa palavra, Foucault designou os procedimentos que, mesmo tomando cada indivduo em suas particularidades espaciais e temporais, tm como objetivo promover a vida da coletividade na qual o indivduo se insere; trata-se de uma coletividade que a partir da vai ser entendida como uma populao. Assim, a inveno do biopoder, a partir de meados do sculo XVIII, foi correlata inveno do conceito de populao: um conjunto de indivduos que so pensados coletivamente como uma unidade descritvel, mensurvel, conhecvel e, por isso mesmo, governvel. Desde ento, a populao tratada como um corpo vivo, um corpo-espcie, sobre o qual o Estado ele mesmo, na sua acepo moderna, uma inveno tambm correlata s invenes do biopoder e da populao assume, como sua, a responsabilidade de governar para promover a vida. Falar em promover a vida significa referir o bios em suas duas dimenses: tanto cuidar para que cada um permanea vivo quanto prevenir a extino da prpria espcie. Tudo isso funcionou como condio de possibilidade para que, no sculo XVIII, acontecesse a conhecida virada biopoltica: a antiga mxima deixar viver fazer morrer foi substituda pelo moderno fazer viver deixar morrer... Em suma, as estratgias mobilizadas para governar as populaes constituram-se na ordem da biopoltica e desde ento se apoiaram no biopoder. Como bem sabemos, isso no significou o desaparecimento do poder disciplinar; o que ocorreu foi uma articulao entre este e aquele, cada um complementando o outro e at se potencializando mutuamente. Como explicou Foucault (2006), acontece uma normalizao disciplinar quando se tenta conformar as pessoas em termos de seus gestos e aes a um modelo geral previamente tido como a norma. Assim, dito normal aquele que capaz de amoldar-se ao modelo e,
Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, p. 947-963, out. 2007
Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

955

Incluso e governamentalidade

inversamente, o anormal aquele que no se enquadra ao modelo. Como mostrou Ewald (1993, p. 86), a norma funciona como um princpio de comparao, de comparabilidade, de medida comum, que se institui na pura referncia de um grupo a si prprio, a partir do momento em que s se relaciona consigo mesmo. Alm de ser instituda no, e a partir do, prprio grupo ao qual se refere, a norma primria e fundamentalmente prescritiva. Foucault explica que tais tentativas de conformar as pessoas, segundo padres prvios constitudos no prprio grupo ao qual tais pessoas pertencem, devem ser compreendidas mais [como] uma normao do que uma normalizao (Foucault, 2006, p. 76). Esta ltima palavra Foucault reserva para designar um processo inverso ao primeiro: ao invs de se partir da norma para, em seguida, distinguir-se o normal do anormal normao , na normalizao parte-se do assinalamento do normal e do anormal, um assinalamento das diferentes curvas de normalidade (Foucault, 2006, p. 83). A operao de normalizao consistir em fazer interagir essas diferentes atribuies de normalidade e procurar que as mais desfavorveis se assemelhem s mais favorveis (idem, ibid.). Assim, como que numa inverso epistemolgica, o normal torna-se fundante, a partir do qual tanto se define o anormal e, com este, a noo de caso11 quanto se deduz a norma; esquece-se do carter arbitrariamente construdo da norma. em decorrncia disso que se fica com a impresso de que ela natural, pois, na medida em que, nesse processo de normalizao, aquele que j estava (naturalmente) a assumido como um (caso) normal, tudo o mais que dele se deriva parece ser tambm natural... Levando um pouco adiante essas distines vocabulares e conceituais que gravitam em torno da norma, sugerimos acrescentar a palavra normatizar e suas derivadas para designar as operaes de criar, estabelecer ou sistematizar as normas. Assim, por exemplo, podemos entender que os dispositivos normatizadores so aqueles envolvidos com o estabelecimento das normas, ao passo que os normalizadores [so] aqueles que buscam colocar (todos) sob uma norma j estabelecida e, no limite, sob a faixa de normalidade (j definida por essa norma) (Veiga-Neto, 2006a, p. 35-36). A diferenciao entre normao e normalizao importante no contexto daquilo que estamos discutindo, no apenas porque ambas tm implicaes educacionais e polticas muito interessantes, mas tambm em decorrncia da articulao que se deu entre a normalizao da
956
Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, p. 947-963, out. 2007
Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

Alfredo Veiga-Neto & Maura Corcini Lopes

norma e o poder. Pode-se dizer que, noo de disciplina como ortopedia corporal, que gera individualidades e que, por moldar o corpo, molda a alma, institui um sujeito (moderno) uma noo que se estabeleceu na Europa a partir do sculo XVII , mais tarde somou-se a noo de disciplina como tcnica de normao. E a, a partir da segunda metade do sculo XVIII , o poder disciplinar j no estava mais sozinho, seno que articulado com o biopoder. Em termos histricos e institucionais, foi assim que ocorreu um deslocamento nos objetivos de recluso. Ao passo que a operao de recluso, no sculo XVIII, visava limpeza pela excluso dos indesejados (pela famlia, pelo grupo social) um fenmeno que Foucault (1996, p. 114) chamou de recluso de excluso , no sculo XIX a recluso passou a ter como objetivo principal a incluso (desses indesejados), de modo que seja possvel normaliz-los. Num eco a Foucault, podemos dizer que se passou, ento, de uma recluso de excluso para uma recluso de incluso ou, se quisermos, uma recluso de normalizao. Assim, a fbrica no exclui os indivduos; liga-os a um aparelho de reproduo. A escola no exclui os indivduos; (...) ela os fixa a um aparelho de transmisso do saber. O hospital psiquitrico no exclui os indivduos; liga-os a um aparelho de correo, (...) de normalizao dos indivduos (idem, ibid.). A principal finalidade dessas instituies fix-los a um aparelho de normalizao (idem, ibid.), cujo vnculo ao Estado pouco importa. A naturalizao da norma, a noo de caso e as correlatas noes de risco, de perigo como risco diferenciado e de crise como escalada crescente do perigo parecem ativar a busca de novos saberes e de novas prticas que, de alguma maneira, possam dar conta dessas novidades epistmicas. No sculo XIX, ento, as questes de normalidade e anormalidade entraram no domnio de duas chaves. Tanto elas se colocaram ao abrigo ou, se quisermos, sob a proteo das Cincias Humanas quanto elas passaram a servir de operadoras para a interveno poltica; uma interveno que tinha e continua tendo... por objetivo aumentar a segurana das populaes, ou seja, diminuirlhes o risco, o perigo e a crise. Em qualquer desses casos, graas ao seu carter seqestrante, abrangente e individualizante (e, ao mesmo tempo, coletivizante), a escola se tornaria a instituio talvez mais importante para colocar tudo isso em movimento. Ela funcionou e continua funcionando como o lugar privilegiado para a inveno e
Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, p. 947-963, out. 2007
Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

957

Incluso e governamentalidade

experimentao dos novos saberes e para a interveno do Estado e de suas polticas que visam segurana da populao. No caso das polticas de incluso escolar, fcil ver que a interveno do Estado bem maior do que costuma acontecer quando este promove campanhas pblicas, mesmo que estas se utilizem da escola como ambiente de aplicao e propagao. As campanhas pblicas funcionam como pedagogias culturais e, por isso, buscam o governamento sobretudo pelo discurso; elas pretendem ensinar o melhor comportamento e o que melhor ou mais correto fazer, usar etc. trivial afirmar que toda e qualquer poltica pblica s se torna manifesta por intermdio do discurso, entendendo-se discurso como um conjunto de enunciados que, mesmo pertencendo a campos de saberes distintos, seguem regras comuns de funcionamento.12 Dado que, de um lado, tais discursividades colocam em circulao determinados regimes de verdade e que, de outro lado, tais regimes articulam-se segundo determinados saberes, o que sempre est em jogo, nessas campanhas, so o governamento e as relaes de poder, ambos sustentados discursivamente. J as polticas de incluso, mesmo que se propaguem discursivamente e mesmo que se apiem em pedagogias culturais pois, afinal, sempre preciso ensinar e convencer a populao... , procuram se efetivar de modo material, isto , elas s se realizaro plenamente se e quando todos os corpos pensados como normais e anormais forem colocados juntos, num mesmo espao. Em suma, toda a discursividade das e em torno das polticas pblicas pode ser compreendida como estratgica para o governamento das populaes. Mas, se nas campanhas pblicas o acento se coloca no discurso, nas polticas de incluso o acento colocado na prpria materialidade dos corpos. E, ainda que o discurso tenha sua prpria materialidade, a sua volatilidade contrasta com a forte densidade dos corpos mobilizados pelas polticas de incluso. Tal mobilizao que elas buscam promover tem por objetivo colocar todos sob um mesmo teto. Quando se fala em mobilizao e em sob o mesmo teto, est-se referindo tanto a um espao fsico seja ele stricto sensu institucional (escola, empresa etc.), familiar etc. quanto a espaos simblicos cultura, identidade, classificao diagnstica.13 neste ponto que, para finalizar, voltamos ao parntese aberto anteriormente. Afinal, se aquilo que est em jogo executar o melhor
958
Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, p. 947-963, out. 2007
Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

Alfredo Veiga-Neto & Maura Corcini Lopes

mais efetivo, mais econmico, mais permanente governamento da populao, ento preciso, antes de mais nada, promover o maior ordenamento possvel dos elementos que a compem. Tal ordenamento, na lgica das polticas de incluso, funda-se no direito igualdade, aqui entendida como mesmas garantias de acesso e permanncia para todos. O ordenamento d-se por operaes de aproximao, comparao, classificao e atendimento das especificidades. Portanto, as instituies que garantem o acesso e o atendimento a todos so, por princpio, includentes, mesmo que, no decurso dos processos de comparao e classificao, elas venham a manter alguns desses todos (ou muitos deles...) em situao de excluso. Isso significa que o mesmo espao considerado de incluso pode ser considerado um espao de excluso. Conclui-se assim que a igualdade de acesso no garante a incluso e, na mesma medida, no afasta a sombra da excluso. Como j discutimos, a incluso e a excluso acontecem no mbito da norma; e, na medida em que esta tida como natural, aquelas operaes de ordenao aproximao, comparao e classificao e atendimento das especificidades parecem naturalmente necessrias. Deriva de tal naturalizao a prpria justificativa epistemolgica e tica do ordenamento. Em resumo, a norma acaba funcionando como uma matriz de inteligibilidade na qual as polticas e as prticas de incluso fazem sentido e so justificadas. Recebido em julho de 2007 e aprovado em agosto de 2007.

Notas
1. Sob essa denominao genrica, renem-se as contribuies de diferentes autores como principalmente Deleuze, Nietzsche, Foucault, Bergson e o segundo Wittgenstein , cujos interesses se centram geralmente mais nas singularidades do que nas identidades ou nas semelhanas. Para uma discusso preliminar, vide Veiga-Neto (2004), Lopes e Veiga-Neto (2004), Gallo (2007), Vasconcellos (2005) e Peters (2000). Os interessados em outros textos que produzimos sobre incluso escolar podero consultar Veiga-Neto (2001, 2005, 2006b), Lopes (2004, 2006) e Lopes e DalIgna (2007). Para uma distino entre violncia e poder como diferentes modalidades pelas quais a dominao se exerce, vide Veiga-Neto (2006a). Seria preciso mais uma vez insistir que no est na educao a fonte dos problemas sociais? Que por melhores e mais efetivas que sejam as polticas e as prticas educacionais, e por mais necessrias que nos paream, elas jamais sero condies suficientes para a construo de uma sociedade mais justa, desenvolvida e igualitria?

2. 3. 4.

Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, p. 947-963, out. 2007
Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

959

Incluso e governamentalidade

5.

Isso, obviamente, no significa ser possvel ficar neutro com relao a tais polticas e tais prticas. Ainda que sempre estejam em jogo questes ticas, no registro em que se desenvolve este texto um juzo de valor no pode ser assumido nem como ponto de partida, nem como categoria metodolgica, nem, muito menos, como ferramenta analtica. Os interessados podero obter mais detalhes em Castro (2004), Veiga-Neto (2002) e Revel (2005). No que concerne especialmente s relaes entre esses conceitos e a educao, vide Veiga-Neto (2003). A partir do grego kubernan (dirigir o leme, conduzir a embarcao ou, mais amplamente, guiar ou conduzir qualquer outra coisa), passando pela forma latina gubernare, o verbo governar bastante antigo na lngua portuguesa. Aqui evidente a falta que faz, na lngua portuguesa, a palavra pervasivo, comum em ingls, francs etc. ( pervasive). Nessas lnguas, ela usada para designar uma marcha ou caminhada (do verbo latino vado, re), de alguma coisa, ao longo de ou por entre (da preposio latina per ) outras coisas. No registro foucaultiano, o poder no propriamente invasivo o que remeteria a um sentido de penetrao e ocupao nem infiltrador o que remeteria existncia de algum filtro ou barreira , mas sim intrometido (sem que isso implique um juzo de valor). Para uma discusso detalhada acerca dos usos das palavras governo e governamento , vide Veiga-Neto (2002).

6.

7.

8.

9.

10. Como j argumentamos, no nosso caso caberia aqui substituir essa palavra por governamento ... 11. Quando aqui se fala em caso, preciso pensar em termos de uma distribuio de casos e no de cada caso, isoladamente. 12. Essas regras resultam da combinao entre, de um lado, regras lgico-formais e lingsticas e, de outro lado, certas condies de possibilidade geradas historicamente num campo de lutas por dominao. Para usar a feliz formulao dada por Revel (2005, p. 38), o discurso se torna o eco lingstico da articulao entre saber e poder. 13. Para uma discusso sobre cultura e identidade, no contexto deste artigo, vide Lopes e VeigaNeto (2006).

Referncias bibliogrficas
BAUMAN, Z. Modernidade lquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001. CASTRO, E. El vocabulario de Michel Foucault: um recorrido alfabtico por sus temas, conceptos y autores. Bernal: Universidad Nacional de Quilmes, 2004. CASTRO, E. Leituras da modernidade educativa: disciplina, biopoltica e tica. In: GONDRA, J.; KOHAN, W. (Org.). Foucault 80 anos. Belo Horizonte: Autntica, 2006. p. 63-77. DELEUZE, G. Poltica. In: DELEUZE, G. Conversaes. So Paulo: 34, 1992. p. 207-226.
960
Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, p. 947-963, out. 2007
Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

Alfredo Veiga-Neto & Maura Corcini Lopes

EWALD, F. Foucault, a norma e o Direito. Lisboa: Vega, 1993. FONSECA, M.A. Para pensar o pblico e o privado: Foucault e o tema das artes de governar. In: RAGO, M.; VEIGA-NETO, A. (Org.). Figuras de Foucault. Belo Horizonte: Autntica, 2006. p. 155-163. FOUCAULT, M. A governamentalidade. In: FOUCAULT, M. Microfsica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1992. p. 277-293. FOUCAULT, M. Sobre a genealogia da tica: uma reviso do trabalho. In: RABINOW, P.; RABINOW, H. Michel Foucault: uma trajetria filosfica (para alm do estruturalismo e da hermenutica). Rio de Janeiro: Forense Universitria, 1995. p. 253-278. FOUCAULT, M. O sujeito e o poder. In: RABINOW, P.; RABINOW, H. Michel Foucault: uma trajetria filosfica (para alm do estruturalismo e da hermenutica). Rio de Janeiro: Forense Universitria, 1995a. p. 231-249. FOUCAULT, M. A verdade e as formas jurdicas. Rio de Janeiro: 1996.
NAU,

FOUCAULT, M. Pouvoirs et stratgies. In: F OUCAULT , M. Dits et crits. Paris: Quarto/Gallimard, 2001. p. 418-428. FOUCAULT, M. Les techniques de soi. In: F OUCAULT , M. Dits et crits . Paris: Quarto/Gallimard, 2001a. p. 1602-1632. FOUCAULT, M. Seguridad, territorio y poblacin. Mxico: Fondo de Cultura Econmica, 2006. GALLO, S. As contribuies de Foucault Educao. IHU On Line, So Leopoldo, ed. 223, 11 jun. 2007. Disponvel em: <http:// www.unisinos.br/ihuonline>. Acesso em: 20 jun. 2007. GOLDSTEIN, J. Foucault and the writing of History. Oxford: Blackwell, 1994. LOPES, M.C. A incluso como fico moderna. Revista de Pedagogia, So Miguel do Oeste, v. 3, p. 7-20, 2004. LOPES, M.C. O lado perverso da incluso a excluso. In: FVERO, A.A. et al. (Org.). Sobre filosofia e educao: racionalidade e tolerncia. Passo Fundo: UPF, 2006. p. 207-218.
Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, p. 947-963, out. 2007
Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

961

Incluso e governamentalidade

LOPES, M.C.; DALIGNA, M.C. (Org.). In/excluso nas tramas da escola. Canoas: ULBRA, 2007. LOPES, M.C.; VEIGA-NETO, A. Os meninos. Educao & Realidade, Porto Alegre, v. 29, n. 1, p. 229-239, 2004. LOPES, M.C.; VEIGA-NETO, A. Marcadores culturais surdos: quando eles se constituem no espao escolar. Perspectiva, Florianpolis, v. 24, n. especial, p. 81-100, jul./dez. 2006. MACHADO, R. Introduo: por uma genealogia do poder. In: FOUCAULT, M. Microfsica do poder. 10. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1992. p. VII-XXIII. PETERS, M. Ps-estruturalismo e filosofia da diferena (uma introduo). Belo Horizonte: Autntica, 2000. REVEL, J. Foucault: conceitos essenciais. So Carlos: Claraluz, 2005. REVEL, J. Nas origens do biopoltico: de Vigiar e Punir ao pensamento da atualidade. In: GONDRA, J.; KOHAN, W. (Org.). Foucault 80 anos . Belo Horizonte: Autntica, 2006. p. 51-62. VASCONCELLOS, J. A filosofia e seus intercessores: Deleuze e a no-filosofia. Educao & Sociedade, Campinas, v. 26, n. 93, p. 12171227, set./dez. 2005. VEIGA-NETO, A. Incluir para excluir. In: L ARROSA , J.; S KLIAR , C. (Org.). Habitantes de Babel: polticas e poticas da diferena. Belo Horizonte: Autntica, 2001. p. 105-118. VEIGA-NETO, A. Coisas do governo... In: RAGO, M.; ORLANDI, L.; V EIGA-N ETO , A. (Org.). Imagens de Foucault e Deleuze: ressonncias nietzschianas. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. p. 13-34. VEIGA-NETO, A. Foucault e a Educao . Belo Horizonte: Autntica, 2003. VEIGA-NETO, A. Nietzsche e Wittgenstein: alavancas para pensar a diferena e a pedagogia. In: GALLO, S.; SOUZA, R.M. (Org.). Educao do preconceito: ensaios sobre poder e resistncia. Campinas: tomo & Alnea, 2004. p. 131-146.
962
Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, p. 947-963, out. 2007
Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

Alfredo Veiga-Neto & Maura Corcini Lopes

VEIGA-NETO, A. Quando a incluso pode ser uma forma de excluso. In: MACHADO, A.M. et al. (Org.). Educao inclusiva: direitos humanos na escola. So Paulo: Casa do Psiclogo, 2005. p. 51-70. VEIGA-NETO, A. Dominao, violncia, poder e educao escolar em tempos de Imprio. In: RAGO , M.; VEIGA-NETO, A. (Org.). Figuras de Foucault. Belo Horizonte: Autntica, 2006a. p. 13-38. VEIGA-NETO, A. Globalizao, (des)igualdade e conhecimento escolar: as armadilhas para a incluso. VII Colquio sobre Questes Curriculares e III Colquio Luso-Brasileiro Sobre Questes Curriculares. Livro de Resumos. Braga: Universidade do Minho (Portugal), 2006b. p. 157.

Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, p. 947-963, out. 2007
Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

963

You might also like