You are on page 1of 22

UNIVERSIDADE CATLICA DO SALVADOR Instituto de Filosofia e Cincias Humanas Departamento de Filosofia

Psicologia I

O Trabalho Humano
Geraldo Natanael de Lima

Salvador, 16 de abril de 2003.

O Trabalho Humano.
Baseado no livro de Isaac Mielnik.

Roteiro.
123456789Introduo. Conceito. Funes do trabalho. Significao do trabalho. Tipos e nveis de trabalho. Caractersticas do trabalho. Variveis do desempenho do trabalho. Seleo de pessoal. Um trabalho justo, digno e reconhecido.

1- Introduo.
Este um seminrio que foi preparado e ser apresentado em equipe cujo tema escolhido O Trabalho Humano foi baseado no livro de Isaac Mielnik e faz parte do contedo da disciplina Psicologia I do curso de Filosofia da UCSAL. Teremos a tarefa de realizar uma pesquisa com o critrio da Metodologia Cientfica atravs de livros e da internet. As apresentaes seguiro o roteiro acima descrito.

O atendimento s necessidades vitais bsicas simplesmente a condio sine qua non para que qualquer organismo vivo continue vivo. Ora, a necessidade de um homem comer, beber, dormir, respirar uma necessidade orgnica pertinente a qualquer espcie animal e como tal, no se constitui em necessidades exclusivamente humanas. Ter um corpo no uma necessidade humana, mas, vesti-lo com roupas j uma necessidade exclusivamente humana. O sexo mediatizado pela paixo e pelo amor j uma necessidade humana. Comer com talheres; dormir num colcho, numa cama e numa casa; beber gua em um copo, j so necessidades humanas. Os talheres, o colcho, o copo, as roupas so objetos criados pelo trabalho humano e tm para o homem um valor de uso determinado. E tais objetos criados, mudam o homem, constroem e mudam a sua natureza, criando nele uma segunda natureza ou uma natureza humanizada.

Assim, o trabalho a atividade atravs da qual o homem se apropria e transforma a natureza exterior, bem como, a sua prpria natureza. O trabalho uma atividade que se dirige para a satisfao das necessidades humanas, no de forma imediata, mas, atravs de mediaes. Estas mediaes incluem: os instrumentos de trabalho, as relaes dos homens entre si, a linguagem e o prprio trabalho j objetivado tanto nos instrumentos de trabalho ou nos meios de produo e no processo de apropriao, conhecimento e transformao dos materiais utilizados para a produo dos produtos ou objetos que satisfazem as necessidades humanas. Os resultados do mundo do trabalho nos cercam em todos os cantos e por todos os lados, mesmo quando no estamos trabalhando. (Josiane;Internet).

2- Conceito.
Trabalho designa, em economia, toda atividade humana voltada para a transformao da natureza, com o objetivo de satisfazer uma necessidade. Constitui um dos principais fatores da produo.

Pesquisando a etimologia da palavra, trabalhar vem do latim vulgar triplire que significa torturar, derivado de trplium que era um instrumento de tortura composto de trs paus. Da idia inicial de sofrer, passou-se de esforar-se, lutar e por fim trabalhar (Cunha, 1997:779). Em um sentido genrico, atividade atravs da qual o homem modifica o mundo, a natureza, de forma consciente e voluntria, para satisfazer suas necessidades bsicas (alimentao, habitao, vestimenta, etc.). atravs do trabalho que o homem pe em movimento as foras de que seu corpo dotado... a fim de assimilar a matria, dando-lhe uma forma til vida. (Marx, O capital, apud, Japiass, 2001:262). O trabalho para os animais (abelhas, formigas, etc.) de natureza instintiva. Para o homem considerada uma coisa obrigatria, no instintiva, uma pulso. Na bblia Deus castiga Ado quando comete o pecado capital dizendo: Voc fez o que a sua mulher disse e comeu a fruta da rvore que eu o proibi de comer. Por causa do que voc fez, a terra ser maldita. Voc ter de trabalhar duramente a vida inteira a fim de que a terra produza alimento suficiente para voc.(Gnese, 3-17).

Hoje em dia o trabalho que uma instituio social considerada uma fonte de satisfao das necessidades bsicas pessoais (alimentao, moradia, sade, etc.) devido compensao oferecida (salrio, benefcios, etc.), assim como para a realizao pessoal (status, etc.) e satisfao emocional (prestgio, reconhecimento, etc.).

3- Histria do Trabalho. (Barsa)


Trabalho toda transformao que o homem imprime natureza para disso tirar algum proveito. Pode ser feito diretamente com as mos, com a ajuda de instrumentos, ferramentas e mquinas ou ainda com a colaborao de animais. O processo de trabalho voltado para a produo social inclui trs elementos fundamentais: o objeto de trabalho,
3

matria que o homem transforma com sua atividade; os meios de trabalho, conjunto de instrumentos com os quais o homem transforma a matria; e a atividade humana exercida sobre a matria com a ajuda de instrumentos. Esses trs elementos so tambm conhecidos como natureza (ou terra), capital e fora de trabalho. O capital uma acumulao de trabalho anterior, ou seja trabalho acumulado. O trabalho o elemento mais importante da produo social, condio mesma de sua existncia. por ele que se obtm o produto. Todo trabalho exige o dispndio de certa quantidade de energia fsica e psquica. A essa energia despendida no processo de produo chama-se fora de trabalho. O trabalho , assim, o resultado mensurvel da fora de trabalho. Pode-se tambm falar da fora de trabalho global em determinada sociedade. Nesse caso, trata-se da mo-de-obra total que a economia mobiliza ou pode mobilizar. O trabalho, nesse caso, visto em funo do trabalhador coletivo e supe uma economia complexa, com avanada diviso do trabalho. Os elementos fundamentais do processo de trabalho -- objeto, meios e fora de trabalho -combinam-se em propores variveis, que vo determinar o modo de produo de determinada economia. Evoluo histrica do trabalho. Durante milnios, o trabalho se limitou a garantir a manuteno e a reproduo biolgica da espcie humana e se desempenhou sob a forma de coleta, trabalho extrativo que pouca ou nenhuma transformao imprimia matria natural alm de subtra-la natureza. Mais tarde, a caa, a pesca, a utilizao do fogo e o pastoreio diversificaram o trabalho e possibilitaram seu progresso, com o surgimento dos primeiros objetos teis, como o arco e a flecha. Com a agricultura, que determinou a chamada revoluo neoltica, o homem tornou-se sedentrio e passou a fabricar instrumentos para o cultivo e a colheita. O trabalho tornouse mais organizado e coletivo. A possibilidade de plantar e colher um excedente, ou seja, algo alm do indispensvel para sua prpria manuteno, tornou atraente a possibilidade de escravizar pessoas. Prisioneiros capturados nas guerras de conquista e animais como o boi e a lhama foram incorporados aos processos de produo. Os instrumentos e o excedente de produo, a princpio riqueza social dos membros da comunidade, foram privatizados, o que deu origem primeiro s classes sociais e, mais tarde, ao estado. Nas civilizaes antigas, predominou a concepo do trabalho material produtivo como degradante e prprio de escravos. Em toda atividade produtiva, o trabalho era exigido pela
4

fora aos submetidos. Foi provavelmente na agricultura que se tornou mais ntida a separao entre homens livres e escravos. No mundo grego e romano, s ao trabalho de direo das atividades agrcolas se reconhecia dignidade e importncia social, totalmente negadas ao comrcio, artesanato e atividades manuais. O processo de liberalizao do trabalho levou muitos sculos e mesmo na atualidade impossvel afirmar que desapareceram as situaes de escravido ou de explorao do trabalho, at mesmo nos pases de economia avanada. Na Europa, na transio do mundo antigo para a Idade Mdia, o escravo foi substitudo pelo servo, ao qual se reconhecia como membro livre da sociedade, embora estivesse adscrito terra e fosse obrigado a realizar trabalhos para o senhor feudal. A figura do servo desapareceu lentamente dos pases europeus, com a livre circulao de pessoas e com o reconhecimento do direito de contratar livremente sua capacidade produtiva. Os europeus, porm, exportaram para outros pontos do mundo a escravido abolida em seu continente e basearam sua economia colonial no trabalho escravo. A escravido s foi abolida nos Estados Unidos em 1865 e no Brasil em 1888, o ltimo pas ocidental a mant-la como sistema legal. A partir do final do sculo XIX, o grande problema do trabalho no seria mais a liberdade, mas a justia, j que a revoluo industrial traria consigo a massificao proletria, a explorao econmica do trabalhador assalariado, o desemprego e a misria. Evoluo da produo social. Os alicerces da produo social deslocaram-se da agricultura para a indstria quando o comrcio se sobreps ao trabalho agrcola e ampliou suas atividades. A atividade manufatureira evoluiu a partir do sculo XIV, notadamente em Florena, Itlia, e em Bruges, Flandres, cidades onde o comrcio era mais ativo. Na revoluo industrial que se iniciou no sculo XVIII, as fbricas juntaram num s espao trabalhadores e os novos meios de produo, as mquinas. O modo de produo social da poca industrial aumentou a especializao das tarefas e a diviso do trabalho. A atividade industrial, chamada secundria, tornou-se o alicerce da sociedade; com o tempo e a crescente complexidade do processo social, porm, foram surgindo novas atividades, chamadas tercirias, voltadas para a prestao de servios. Dentre elas destacam-se o servio pblico, o comrcio e as instituies financeiras.

A sociedade industrializada foi definida como aquela em que o setor tercirio (servios) mais importante que o secundrio (indstria) e na qual o setor primrio (agricultura) perde espao. Nesse caso, o setor tercirio tem maior participao da fora de trabalho porque, no setor secundrio, as mquinas se aperfeioaram a tal ponto que passaram a exigir um mnimo emprego de mo-de-obra. Diviso do trabalho. Quanto mais complexo o modo de produo, maior a diviso tcnica do trabalho, ou seja, a especializao dentro de um mesmo processo produtivo. Quanto mais complexa e diversificada se torna uma sociedade, maior a diviso social do trabalho, que segmenta a atividade em trs grandes setores -- agricultura, indstria e comrcio --, por sua vez subdivididos em ramos. Outra forma de diviso do trabalho se d segundo a natureza das tarefas a realizar, que podem ser do tipo econmico, ideolgico ou poltico e se origina na diviso entre trabalho manual e trabalho intelectual. Finalmente, pode-se falar da diviso internacional do trabalho. Trata-se de um processo de especializao de economias nacionais em determinados produtos ou setores de produo, no quadro de uma economia cada vez mais internacionalizada. o sinal mais visvel da relao de dependncia entre os pases mais pobres, os chamados "perifricos", e os pases ricos, de economia "central". Nesse sistema, grandes conglomerados multinacionais monopolizam determinados ramos da produo social, absorvem a maior parte do mercado mundial e liquidam as chances de evoluo autnoma da industrializao dos pases perifricos. Relaes de trabalho. Aspecto primordial das relaes sociais de produo, as relaes de trabalho variam segundo os modos de produo. So modelos histricos de relaes de trabalho: (1) o escravagismo, que existiu desde que o aparecimento do excedente produtivo, continuou na antiguidade greco-romana e foi restabelecido, entre os sculos XVI e XIX, nas colnias da Inglaterra, Frana, Espanha e Portugal; (2) o servilismo, que existiu no modo de produo feudal, como na Europa medieval; e (3) o trabalho assalariado, introduzido com o modo de produo capitalista, que pressupe trabalhadores livres, donos de sua fora de trabalho mas no donos de meios de produo, capazes de vend-la a quem lhes oferea as melhores condies.

Teorias sobre o trabalho. As teorias econmicas clssicas procuraram situar o papel do trabalho na produo social e estudaram sua relao com a riqueza. As principais teorias sobre trabalho, produo e riqueza so de Adam Smith, David Ricardo e Karl Marx. Para Smith, o trabalho a verdadeira e nica fonte de riqueza das naes, pois os produtos industriais ou agrcolas so obtidos pelo esforo humano, que se torna sempre mais eficiente pela especializao. A diviso do trabalho, o mercado, as instituies financeiras etc. se estabelecem espontaneamente, com base no esforo natural feito pelo homem para melhorar sua condio. Ricardo afirmou que a base de todo valor econmico o trabalho-valor. O valor de troca de um produto se calcula pela quantidade de trabalho empregado em sua produo. Para Ricardo, as mquinas, que diminuem o tempo de trabalho necessrio para a produo, tambm so trabalho acumulado. Para Marx, o trabalho no a nica fonte de riqueza, pois a natureza tambm fonte de valores de uso. O capitalismo acumula mais capital mediante a apropriao da mais-valia, diferena entre o trabalho efetivamente materializado no produto e a fora de trabalho paga. Marx afirmou que o trabalho a essncia do homem, o meio pelo qual ele se relaciona com a natureza e a transforma. Pelo trabalho o homem se conscientiza de sua condio e promove as mudanas polticas capazes de libert-lo da explorao capitalista e conquistar a posse coletiva dos meios de produo. Trabalho nas sociedades modernas. A evoluo dos modos de produo deu lugar a novos conceitos sobre a funo social do trabalho. As grandes lutas sociais do sculo XIX e o surgimento dos sindicatos permitiram ao trabalhador conquistar uma capacidade relativa de regular sua prpria oferta e melhorar suas condies de trabalho e de vida. Com a legislao trabalhista, hoje bastante avanada em todo o mundo, a fora de trabalho tem garantida uma srie de direitos essenciais: jornada de trabalho fixa, frias, repouso remunerado, aposentadoria, normas de segurana, equipamentos de proteo, medicina do trabalho, seguro social, salrio-desemprego, regulamentao do trabalho feminino e de menores etc. Dentre esses, merece destaque o reconhecimento, pela legislao dos pases democrticos, do direito greve e negociao coletiva entre sindicatos e empresas. O desemprego, porm, que acompanhou a evoluo do sistema capitalista, ainda o permanente pesadelo do trabalhador. Na ltima dcada do sculo XX, as economias mais
7

ricas do mundo apresentavam altos ndices de desemprego, situao que se agravava nas economias mais pobres. Continuava a existir o "exrcito industrial de reserva" de que falava Marx, a massa de trabalhadores sem emprego que constitui ameaa constante aos trabalhadores empregados e colabora para a manuteno dos salrios em nveis ainda incompatveis com os lucros do capital. Trabalho da mulher e do menor. Com a evoluo do regime capitalista, na primeira metade do sculo XIX os homens adultos comearam a ser substitudos nas fbricas pela mulher e a criana, mo-de-obra mais dcil e mais barata, que se sujeitava a salrios menores e condies de trabalho perigosas, exaustivas e muitas vezes insalubres. Pesquisas realizadas em diversos pases europeus nesse perodo mostraram um quadro dramtico de explorao do trabalho da mulher e do menor. Na Frana, por exemplo, a mulher empregada de fbrica trabalhava 16 horas por dia, por um salrio nfimo, em pssimas condies de higiene e segurana. A criana comeava a trabalhar na indstria com seis ou sete anos de idade, s vezes menos, e exercia funes cansativas e perigosas, sem descanso e com remunerao extremamente baixa. Vivia muitas vezes em instalaes da prpria fbrica, sujeito ao arbtrio do patro nas questes de jornada de trabalho, repouso noturno e alimentao. Documentos oficiais, como o relatrio do mdico Louis-Ren Villerm sobre o trabalho da mulher e da criana nas indstrias francesas, e a literatura, nas obras de autores como Charles Dickens, denunciaram essas condies. O tratamento abusivo da mulher e do menor no trabalho s comeou a ser coibido no final do sculo XIX e, com mais intensidade, no sculo XX, depois da criao da Organizao Internacional do Trabalho (OIT). Os pases mais avanados elaboraram legislaes especficas e normas especiais de proteo para o trabalho da mulher e do menor. Trabalho no Brasil. As condies de trabalho tpicas da revoluo industrial, iniciada na Gr-Bretanha no sculo XVIII e na maioria dos pases europeus no sculo XIX, no se verificaram no Brasil no perodo da colnia e do imprio. A mo-de-obra escrava foi utilizada no trabalho na economia essencialmente agrcola do Brasil colonial desse perodo; o comrcio era prerrogativa dos portugueses; e a indstria era ainda muito incipiente at o final do sculo XIX para ocupar uma fora de trabalho significativa.

A massa operria comeou a se formar com o processo de industrializao iniciado principalmente em So Paulo por imigrantes europeus no final do sculo XIX, que deram prioridade ao emprego de operrios tambm imigrantes. A mo-de-obra operria comeou a ser nacionalizada a partir da revoluo de 1930. Nesse mesmo ano, legislao especfica limitou a entrada de estrangeiros no pas e exigiu a proporcionalidade obrigatria de dois teros de brasileiros natos para um tero de estrangeiros em cada categoria de trabalhadores de certas empresas ou companhias que tivessem negcios com o governo. A partir de ento, ampliou-se o leque de leis referentes ao trabalho, sua regulamentao passou a ser feita por instrumentos constitucionais, e criaram-se instituies para a proteo dos direitos do trabalhador, inclusive da mulher e do menor, como o Ministrio do Trabalho e a Justia do Trabalho. Como nos demais pases, porm, na ltima dcada do sculo XX ainda existiam situaes de trabalho escravo no Brasil, especialmente nas zonas rurais, com a explorao da mode-obra feminina, infantil e de homens adultos. O desemprego tpico da sociedade tecnolgica, que se verificou na Europa e nos Estados Unidos, repetiu-se no Brasil, agravado pelas condies muito peculiares da economia brasileira, que alia a evoluo tecnolgica de certos setores economia de subsistncia em outras. Emprego e desemprego; Escravido; Operrio, (sociologia); Sindicato; Salrio; Trabalho, direito do movimento; Proletariado; Servido

4- Filosofia do Trabalho.
Freqentemente se contrape a filosofia do trabalho sustentada durante a Antiguidade clssica e em parte durante a Idade Mdia que veio predominando pouco a pouco nos tempos modernos. Segundo esta contraposio, enquanto os antigos e muitos medievais consideravam o trabalho no sentido do trabalho manual, ars mechanica como algo degradante para o homem, e inferior ao otium, vida contemplativa por um lado, e atividade militar, pelo outro, os modernos chegaram inclusive a uma divinizao do trabalho que se expressou em alguns povos (como na Alemanha, segundo Scheler) por uma verdadeira mania de trabalhar por trabalhar, sem considerao dos fins. Tal contraposio em grande parte justa. Ns a comprovamos em mltiplas manifestaes de filsofos e escritores, por exemplo, em Aristteles, quando declara que o trabalho manual
9

uma atividade ignbil ou tambm em muitos textos medievais, onde a ars mechanica apresentada como uma ars inferior. Uma das razes do menosprezo pela atividade manual, e mais especificamente da atividade manual que se serve de utenslios, pode ter sido que durante certas pocas o uso de utenslios produziu certas deformaes somticas e psquicas (as mos grandes e calosas; a estatura pequena ou encurvada, etc.). O trabalhador manual, o operrio, o mecnico apareciam como seres disformes; como escreve Simondon, durante os sculos passados, uma causa importante de alienao consistia no fato de que o ser humano emprestava sua individualidade biolgica organizao tcnica. Era portador de utenslios, e os conjuntos tcnicos no podiam constituir-se a menos que incorporassem o homem como portador de utenslios. Max Weber assinalou que boa parte da economia antiga fez dos escravos (quase os nicos que realizavam trabalhos manuais) objeto de desprezo por parte dos crculos dirigentes da sociedade, sem que valessem para contrapor-se a tal atitude as teses anteriores e o freqente respeito mostrado por Scrates e outros socrticos para com os ofcios manuais. Quanto Idade Mdia, a posio ocupada por trabalho manual foi regida, em geral pela diviso tripartite dos estados oradores (eclesiticos), defensores (guerreiros), lavradores (agricultores). Durante a poca moderna houve um crescente interesse pelas artes mecnicas e pelo trabalho em geral, somente durante essa poca surgiram as filosofias do trabalho. Particularmente abundantes foram elas nos ltimos cem anos, quando o conceito de trabalho se introduziu cada vez com maior freqncia na literatura filosfica. Os significados que ele teve so, porm, to diversos que parece impossvel reduzi-los a um denominador comum. Por um lado, o conceito cientfico de trabalho foi examinado na filosofia dos mtodos e das noes das cincias. Por outro lado, desenvolveu-se o conceito de trabalho no marxismo a ponto de alguns autores chegarem inclusive a considerar o marxismo como uma filosofia do trabalho (pelo qual naturalmente se entende o trabalho humano e especificamente o trabalho econmico, considerado como suscetvel de liberar-se de suas travas numa sociedade sem classes). Outros autores no marxistas examinam o conceito de trabalho dentro do quadro dos problemas sociolgicos, especialmente na medida em que a funo do trabalho

10

humano, sobretudo do trabalho manual, na sociedade pde explicar em grande parte traos muitos caractersticos de diversos tipos de sociedades e culturas. Desenvolveu-se, assim, o estudo da funo exercida pelo conceito de trabalho na poca moderna. Dentro deste conceito cabe incluir as investigaes de Max Scheler (relacionadas por sua vez com os estudos de Werner Sombart e de Max Weber sobre o tipo burgus). Nelas aparece o trabalho, supervalorizando o mesmo, como um dos modos nos quais se manifesta o ressentimento do homem moderno contra o gratuitamente concedido e dado, contra os valores vitais e espirituais. Se s tem valor o que feito e adquirido pela prpria pessoa (o esforo, o cumprimento do dever etc.) ento a noo do trabalho adquirir uma importncia central e ainda poder chegar a manchar muitas das outras valoraes. A reduo do valor econmico dos bens ao trabalho humano suposto neles , de acordo como insto, uma das conseqncias de semelhante atitude, ao fim e ao cabo redutvel a uma teoria geral dos valores. Em todo caso, tanto a teoria que atribui ao trabalho um valor supremo como a que o desvaloriza se encaixam na concepo que chamamos sociolgica, ou histrico-sociolgica, do trabalho, concepo vinculada ao estudo de outras questes diferentes, entre elas a da funo da tcnica na vida humana. A noo do trabalho do ponto de vista metafsico foi elaborada por Raymond Ruyer que chega a identificar o trabalho com a liberdade. As razes disso so mltiplas; entre elas a derivada da necessidade de escolha contnua de meios com vistas a um fim ( o que, diga-se de passagem, distingue radicalmente o trabalho humano do trabalho realizado por uma mquina). Liberdade e trabalho seguem, pois, o mesmo rumo. Ora, assim como o trabalho no se reduz pura produo, tampouco pode ser identificado com o simples esforo penoso e obrigado. Na verdade, o tipo perfeito de trabalho o trabalho no parcelado nem mecanizado, o trabalho orientado para valores (que, por outro lado, permitem distinguir os diferentes tipos de trabalho). Assim, todo trabalho propriamente dito um trabalho axiolgico, e o prprio trabalho fsico no escapa a essa regra, embora esteja alienado ao mximo do verdadeiro trabalho. O trabalho sem nenhuma tendncia ao valor seria uma mera exploso. Todo valor d sentido e ainda realidade ao trabalho, mas nem todo trabalho produz automaticamente valor. O trabalho concreto humano oscila entre o fsico e o axiolgico (com o econmico como ordem intermediria), mas tende para o axiolgico como optimum.

11

O problema do trabalho interessou igualmente, na poca contempornea, a alguns telogos, que se propuseram elaborar uma teologia do trabalho. Para a formao desta teologia se encontram certos germes na literatura teolgica do passado de alguns Padres gregos e latinos - , especialmente na medida em que o homem apresentado como um artifex que, imagem e semelhana de Deus, realiza uma obra. Mas somente a partir do momento em que, com problemas sociais, econmicos e humanos suscitados pela acelerao da industrializao a questo do trabalho se tornou o centro das preocupaes, houve tentativas explcitas de elaborar a mencionada teologia.

5- Funes do Trabalho.
A atividade humana, do mesmo modo que procede do homem, assim para ele se ordena. De fato, quando age, o homem no transforma apenas as coisas e a sociedade, mas aperfeioa-se a si mesmo. Aprende muitas coisas, desenvolve as prprias faculdades, sai de si e eleva-se a si mesmo. Este desenvolvimento bem compreendido vale mais do que os bens externos que se possam conseguir. O homem vale mais por aquilo que do que por aquilo que tem (GS 35).

Um dos valores fundamentais do homem e da sociedade a liberdade. Entre os meios principais com que o homem conta para conquistar a liberdade, sobressai o trabalho, encarando nas mais variadas facetas, o estudo, a investigao, o trabalho manual. Mesmo este, no pode encar-lo independente da tcnica, isto , da sua racionalizao.

O trabalho mais no , do que o exerccio da prpria atividade, orientada para a consecuo das coisas necessrias vida, a comear pela prpria conservao, incluindo a alimentao, o vesturio e a habitao. O trabalho h de proporcionar o necessrio para o crescimento harmonioso da pessoa na sua dimenso intelectual, espiritual e esttica.

Deve ainda contribuir para uma melhoria da vida econmico-social, caracterizada por um crescente domnio do homem sobre a natureza e uma intensificao das relaes e

12

mtua dependncia entre os cidados, grupos e naes. As tcnicas de produo podero dar resposta s acrescidas necessidades da famlia humana.

O trabalho, apesar de toda a evoluo tcnica em vez de ser um meio de libertao tornou-se muitos casos elemento opressor e escravizante do homem. Hoje o homem perante o trabalho automatizado, robotizado, corre o risco de perder a sua personalidade e converter-se em mais uma engrenagem da gigantesca e complicada mquina tcnica. O homem neste sistema mais um nmero do que uma pessoa. O que conta a produo, o rendimento mnimo, relegando para segundo ou ltimo plano os problemas e valores humanos.

O desenvolvimento e a competitividade no podem abandonar-se ao simples curso quase mecnico da atividade econmica. preciso produzir mais e repartir melhor, numa tentativa de uma melhor justia social. S numa simbiose equilibrada entre o capital e o trabalho pode haver desenvolvimento, paz e progresso. (Virglio; Internet).

Como ao prpria ou natural, tem-se diferentes funes para o trabalho humano: a) Atender as necessidades bsicas: alimentao, moradia, sade, segurana, vestimenta, etc. e secundrias como a famlia (esposa e filhos), etc. b) Buscar o reconhecimento dos seus colegas. No quer ser marginalizado por no trabalhar. c) Desenvolver a criatividade e colocar em prtica o que sua inteligncia lhe permite produzir. d) Aumentar o bem-estar da humanidade, criando situaes mais justas e melhorar o aproveitamento dos recursos naturais.

6- Significao do Trabalho.
Existem trs significados para a atividade humana: a) Significao ou satisfao material.

13

o que proporciona o atendimento a necessidades bsicas como: alimentao, moradia, vesturio, sade fsica, sade mental, lazer, etc. A posio na sociedade (status social), a estabilidade financeira e o nvel de segurana individual e da famlia tambm influenciam na estabilidade.

b) Significao ou satisfao psicolgica. necessrio para que o trabalho se torne uma atividade agradvel e compensadora e dividida em: Afeto: fundamental para tornar o ambiente de trabalho agradvel, produtivo. Um ambiente afetivo com coleguismo propicia a troca de reconhecimentos e ajuda mtua. Pertencer: a noo de fazer parte da companhia, pertencer a um grupo onde se reconhecem e tem os mesmos objetivos a serem alcanados. Tem os mesmos valores e propicia o trabalho em equipe. O funcionrio veste a camisa do time da companhia. Influncia do outro: o trabalho um lugar onde existem outras pessoas que influencia positivamente ou negativamente. Os costumes, hbitos so transmitidos pelo exemplo ou comportamento do grupo. Realizao: atingir as metas, objetivos, os resultados positivos fundamental para o reconhecimento e a maturidade profissional. Como conseqncia, o trabalhador se sente motivado a produzir mais pela valorizao do grupo e da companhia pelo seu desempenho. Crescimento profissional (novas experincias). As experincias novas so caractersticas do seu desenvolvimento e crescimento profissional. A transformao diria do seu trabalho em algo novo, mais til, funcional proporciona o crescimento da empresa que necessita eliminar perdas e inventar pois atua no mercado externo em um ambiente competitivo. Confiana (segurana).
14

fundamental para que haja a estabilidade das funes, garantindo uma confiabilidade do processo produtivo. Isto ocorre quando o trabalhador atinge um grau de experincia e habilidade necessria para o melhor desempenho da sua funo. A capacitao profissional realizada atravs de treinamentos (no prprio trabalho on the job, ou externos) e deve ter um acompanhamento da superviso para o devido suporte no desenvolvimento das habilidades. Otimismo. A sociedade atribui um valor ao trabalho. O funcionrio com este sentimento de segurana, realizao, otimismo propicia um bom desempenho profissional. Com a aproximao da velhice e a ameaa de se aposentar ou perda do emprego pode reduzir a eficcia e os resultados no trabalho.

c) Significao ou satisfao social. O indivduo tem uma necessidade de ascenso social, das opinies da famlia e dos seus amigos. O reconhecimento e aceitao dos outros sobre o seu trabalho, lhe propicia um nvel de satisfao, importncia e motivao necessria para a continuidade e seu desenvolvimento profissional. Quanto maior for o nvel de educao, scio-cultural e posio que ocupa em uma instituio, maior ser o nvel de importncia que os vizinhos, amigos e familiares dar em relao ao seu trabalho.

7- Tipos e Nveis de Trabalho.


O homem um animal racional, constitudo de pensamento, da fala, da linguagem. Os pensamentos, o raciocnio, aptides, habilidades, capacidades, interesses, atitudes, comportamentos e motivaes diferenciam o homem dos outros animais, que no mximo podem ser condicionados a desenvolveram alguma tarefa.

15

Existem dois tipos de trabalho: a) Trabalho fsico: de natureza mais braal, que necessita do esforo fsico. Exige mais velocidade, coordenao, esforo muscular. Tambm chamado de trabalho mecnico para no rotular que o trabalho fsico no necessite tambm do pensar. b) Trabalho mental: de natureza mais intelectual, que utiliza mais do raciocnio e pensamento do indivduo. Exige mais de memria, lgica, razo. Tambm chamado de trabalho sedentrio, pois o controle, ritmo e direo da atividade mais requerido, entretanto tambm necessita do esforo fsico, porm com baixa importncia.

Existem trs nveis de trabalho considerando os aspectos de qualidade, quantidade e satisfao envolvidas: a) Trabalho escravo: o trabalho que s executado com o intuito de manter-se vivo. o nvel mais baixo da qualidade humana, pois o trabalhador s recompensado no atendimento de algumas necessidades bsicas. Ele no foi consultado e no tem boa satisfao psicolgica. b) Trabalho por salrio: tem pouco valor, pois d pouca satisfao ao trabalhador que no desenvolve sua criatividade, satisfaes sociais, e trabalho em equipe. c) Trabalho pelos valores pessoais e sociais: tem grande valor, pois d grande satisfao em ser executado. O trabalhador pode desenvolver sua criatividade, produzir e criar. Satisfaz suas necessidades bsicas (salrio), psicolgicas (criar e desenvolver-se) e social (amizade e reconhecimento).

8- Caractersticas do Trabalho.
So modificaes e alteraes que se desenvolve no indivduo (corpo e comportamento), se manifestando da seguinte maneira:

16

a) Modificaes fisiolgicas: so as alteraes que ocorrem no organismo do funcionrio durante as atividades desenvolvidas no trabalho. A respirao, a presso arterial, os batimentos cardacos, etc. b) Aquecimento: este termo foi cunhado pela observao do aquecimento realizado pelos esportistas antes da competio, entretanto significa o aumento da capacitao dos msculos ou das habilidades devido ao condicionamento realizado pela repetio e continuidade das atividades desenvolvidas. c) Queda no rendimento: proporcionado pela fadiga proveniente do esforo intelectual ou muscular. d) Reativao: observado quando existe um novo estmulo causado pelo supervisor, eventos ou novos objetivos acompanhados pela motivao necessria para aumentar a produo. e) Alterao na coordenao motora: ocorrem na continuidade atividades envolvendo o esforo fsico ou mental repetitivo. Existe queda na qualidade e produtividade. f) Bloqueios: ocorre geralmente decorrente da fadiga e do estresse. Propicia condies potenciais para acidentes e falta de reao perante emergncias. g) Fadiga: o cansao, proveniente de problemas no trabalho, crescente desconforto e decrescente capacidade fsica e/ou mental, decorrendo ambos de atividade prolongada ou excessiva para a sua capacidade de tolerncia. Como sintomas: desmaios, tremores, mau humor, irritabilidade, choro, raiva, conflitos no trabalho, falta de sono, tonturas, etc. Como conseqncia: absentesmo (falta ao trabalho), perda de produtividade e qualidade, etc. Solues: As empresas selecionam os trabalhadores mais resistentes avaliando sua sade e promovendo alimentao adequada, e atividades fsicas. Possibilitando o desenvolvendo da ergonomia das atividades com ferramentas adequadas, automao, perodo de repouso, iluminao, ventilao, baixo rudo, etc.
17

Aumentando a motivao do pessoal atravs de solues especficas para cada grupo de funcionrios. Tais como: estimular um ambiente melhor de trabalho, diversidade de funes, rodzio de funes, diferenciao dos ciclos de operao, etc.

9- Variveis no Desempenho do Trabalho. 7.1- Variveis da situao:


a) Variveis fsicas e do trabalho. Mtodo de trabalho: as normas, procedimentos e mtodos esto relacionados situao e condies do ambiente de trabalho. Projeto e condio do equipamento do trabalho: refere-se s ferramentas, equipamentos e ao nvel de automao do processo da empresa. Espao e ordenao do trabalho: caracterstico do projeto e envolve os sistemas de trabalho. Ambiente fsico-material: a disposio dos equipamentos, o lay out e as condies de automao e atividades manuais.

b) Variveis organizacionais e sociais: Dependem da caracterstica da organizao, os tipos de treinamento e superviso, os tipos de incentivo e motivao e do ambiente social. O tipo de relaes humanas, de assistncia social e do inter-relacionamento de pessoal (superior/subordinado) tambm so fatores importantes.

7.1- Variveis individuais.


So fatores peculiares de cada personalidade se referindo ao prprio trabalhador e dependem das seguintes caractersticas: aptides, caractersticas prprias da

personalidade, caractersticas fsicas, interesses e motivao, idade e sexo, instruo, experincia e outras variveis pessoais. (Mielink,1976,60). De acordo com a ONU/ OIT o trabalho deve respeitar a vida e a sade do trabalhador. As empresas devem cuidar da segurana fsica, evitando a insalubridade
18

propiciando um bom ambiente de trabalho. O trabalhador deve ter um tempo livre para descanso sendo limitada a sua jornada de trabalho. O trabalho deve ser organizado propiciando ao trabalhador sua realizao pessoal e ajuda sociedade.

10- Seleo de Pessoal.


a escolha de pessoas adequadas ao desempenho de determinadas funes. Uma seleo de pessoal visa o atendimento do interesse e objetivos de uma empresa ou instituio e deve-se partir da premissa que existem vrias pessoas interessadas em preencher a vaga de trabalho oferecida. O critrio de uma seleo previamente definido sendo constitudo de premissas que interessam ao empregador que o empregado selecionado possua. O diploma e certificados, a experincia anterior do trabalhador, referncias, e a verificao das informaes fornecidas pelo candidato servem para atestar a capacitao profissional. Os testes e provas psicolgicas ajudam na seleo preliminar, eliminando os candidatos que no esto aptos para exercer determinadas funes. A entrevista a parte final do processo de seleo tcnica sendo nesta etapa definido qual o candidato selecionado o mais adequado para a funo. Caso haja mais de um candidato adequado ambos devem realizar os exames mdicos, sendo que se ambos forem aptos nos exames admissionais, o primeiro colocado tecnicamente ser contratado.

11- Um trabalho justo, digno e reconhecido. (Horcio Noronha; Internet). 9.1 - Trabalho justo.
Para a maior parte das pessoas, quando se fala em trabalho justo pensa-se espontaneamente em salrio justo. O salrio para ser justo deve ser calculado de maneira a permitir uma vida digna para o trabalhador e sua famlia. O clculo da remunerao deve ter em conta os esforos inerentes a esse trabalho, os riscos que comporta para a sade, bem com o tempo necessrio para a sua execuo.

19

O trabalho deve ser remunerado de tal modo que permita ao homem e famlia levar uma vida digna, tanto material ou social, como cultural ou espiritual, tendo em conta as funes e a produtividade de cada um, e o bem comum. (G.S., 67)

9.2 Trabalho digno.


Quando se fala em trabalho digno, fala-se, sobretudo em condies de trabalho. Trabalhar sem constrangimentos, nem discriminaes, em razo do sexo, da etnia ou de qualquer minoria, bem como poder reunir-se em associaes sem que isso lhes cause quaisquer prejuzos. Implica ainda proteo da sade, acesso segurana social e estabilidade de emprego. Alm disso, implica um horrio e um ritmo de trabalho que lhe permita sentir-se bem e planificar a sua vida.

corrente, mesmo em nossos dias, tornarem-se os trabalhadores, em certo sentido, escravos do prprio trabalho. O que, de nenhum modo, justificado pelas chamadas leis econmicas. Importa, portanto, adaptar todo o processo de trabalho produtivo s necessidades da pessoa e s suas condies de vida; sobretudo da vida domstica, em particular no que se refere s mes de famlia, tendo sempre em conta o sexo e a idade. Facilite-se aos trabalhadores a possibilidade de desenvolverem as suas qualidades e a sua personalidade no prprio exerccio do trabalho. Depois de haver aplicado a um trabalho o seu tempo e as suas foras, de uma maneira conscienciosa, todos devem gozar de um tempo de repouso e de descanso suficiente para se dedicarem vida familiar, cultural, social e religiosa. Devem ainda ter possibilidade de desenvolver livremente faculdades e capacidades, que, no trabalho profissional, no puderam desenvolver muito, por falta de oportunidade. (G.S. 67).

9.3 Trabalho reconhecido.


Quem trabalha deve poder fazer a experincia de que o seu trabalho reconhecido e valorizado. Isto vlido no s para o trabalho remunerado, mas tambm para as

20

numerosas atividades no remuneradas, como o trabalho em casa e as vrias formas de voluntariado. Daqui surge a chamada trade do trabalho:

- Trabalho remunerado, aquele que geralmente reconhecido e valorizado. - Trabalho em casa (lides domsticas, educao dos filhos, cuidado de doentes e idosos) - Trabalho social (vrias formas de voluntariado), na sade, na cultura, no desporto, na vida associativa...

Os dois ltimos, porque no so remunerados, tambm no so valorizados. Por exemplo, as mulheres que optam por trabalhar em casa no tm acesso segurana social, alm de no terem uma remunerao. Do mesmo modo, numerosas atividades de voluntariado poderiam e deveriam ser remuneradas. Muitas atividades que hoje so remuneradas comearam por ser voluntrias, por exemplo, nas IPSS.

Bibliografia:
ABBAGNANO, Nicola, Dicionrio de Filosofia, Ed.Martins Fontes, SP-2000. AURLIO, Sculo XXI, Dicionrio de Portugus. BARSA, Encyclopaedia Britannica do Brasil Publicaes Ltda. BBLIA SAGRADA, Nova Traduo na Linguagem de Hoje, Ed.Sociedade Bblica do Brasil, SP-2000. BLACKBURN, SIMON, Dicionrio Oxford de Filosofia, Jorge Zahar Editor, RJ-1997. BOUDON, R. & BOURRICAUD, F., Dicionrio Crtico de Sociologia, Editora tica, SP-2000. CUNHA, ANTNIO GERALDO DA, Dicionrio Etimolgico, Ed. Nova Fronteira, RJ-1997. INTERNET: http://www.freipedro.pt/tb/010597/edit.htm - Virglio Mendes Ardrius INTERNET: http://www.uepg.br/unitrab/humano.htm - Josiane de Ftima Wambier INTERNET: http://loc-mtc.ecclesia.pt/documentos/2002/trabalho_humano.htm - Horcio Noronha JAPIASS, H. & MARCONDES, D., Dicionrio Bsico de Filosofia, Jorge Zahar Editor, RJ-2001. MIELNIK, ISAAC, Higiene Mental do Trabalho, Ed. Artes Mdicas, SP-1976. Mora, Jos Ferrater, Dicionrio de Filosofia, Ed. Loyolo, SP-2001.

21

You might also like