You are on page 1of 14

Utilizao dos mapas temticos no Ensino Fundamental

Juliana Paula da Silva Rodrigues Bolsista do Programa de Educao Tutorial (PET) julianapaularodrigues@gmail.com Dbora da Silva Pereira Bolsista de Iniciao Cientfica deborasilvapereira@hotmail.com
Eixo 3: Olhares sobre a educao geogrfica, espao e cultura Resumo: O presente trabalho tem por objetivo estudar e estabelecer consideraes sobre a utilizao de mapas temticos no Ensino Fundamental. Partindo da importncia do ensino da Cartografia, sobretudo na Geografia, e da necessidade de se ter contato com mapas, pois permite se criar um ensino geogrfico mais atrativo para os alunos, procurou-se estudar porque grande parte dos alunos do Ensino Mdio possui dificuldade na interpretao de mapas. Para o desenvolvimento deste trabalho foi feito uma analise, em uma determinada escola estadual, com observaes sobre alunos de duas salas do Ensino Fundamental, onde o professor aplica em uma de suas aulas representaes de mapas temticos, com observaes e anotaes, e a seguir aplicou-se um questionrio sobre o entendimento dos alunos perante a aula exposta. A partir das anlises, conclumos que h certa carncia no ensino cartogrfico nas escolas pblicas pesquisadas. Estes so os resultados parciais de uma pesquisa que tem por objetivo fazer uma anlise sobre o ensino de Cartografia no ensino fundamental e mdio de escolas pblicas. Palavra-chave: Ensino, Cartografia, Mapas Temticos. Resumen: el presente trabajo tiene por objetivo estudiar y establecer consideraciones sobre la utilizacin de mapas temticos de enseanza primaria. Partiendo de la importancia de la enseanza de la cartografia sobre todo en geografa y de la necesidad de tener contacto con mapas, pues permite crear una educacin geogrfica mas atractivo para los alumnos, procurando que se estudie porque gran parte de los alumnos de enseanza media poseen dificultadoes en la interpretacin de mapas. Para el desarrollo de este trabajo fue hecho un analisis, en una escuela estatal particular, con observaciones sobre alumnos de dos salas de enseanza primaria, donde el profesor aplica en una de sus aulas representaciones de mapas temticos, con observaciones y anotaciones, y a seguir se aplico un cuestionario sobre la comprensin de los alumnos pertinente al aula expuesta. A partis de estos anlisis, concluimos que hay cierta carencia en la enseanza cartografica en las escuelas estudiadas. Estos son los

resultados parcuales de un estudio que tiene por objetivo realizar un analisis sobre la enseanza de cartografia en la enseanza primaria y media de las escuelas publicas. Palabras Claves: Enseanza, Cartografia, Mapas Temticos.

Introduo: Cada vez mais se busca despertar o interesse do aluno pela Geografia, uma vez que este ensino se torna desinteressante, muitas vezes pela falta de recursos que prendam a ateno do aluno. Sendo assim o objetivo que se apresenta o de propor, ao professor, uma utilizao de mapas temticos nas aulas de Geografia, mapas estes que oferecem um entendimento geral e essencial que o aluno deve obter na disciplina de Geografia durante os anos de ensino na base fundamental da escola. Destaca-se, tambm, o fato de vrios alunos do Ensino Mdio possurem dificuldade na interpretao de mapas. Como cita Pontuschka (2009, p.325), uma das grandes dificuldades apontadas pelos alunos do ensino mdio das escolas pblicas nas provas do Exame Nacional para o Ensino Mdio (Enem) refere-se a interpretao de mapas. Sendo este um dos motivos de se ter esse conhecimento desde o ensino fundamental. Da se vislumbra a importncia de um bom conhecimento de Cartografia, no estudo dos diversos temas da Geografia, alm de ser uma forma mais dinmica de se ensinar. Outro fator importante de ser lembrado que nos mais diversos assuntos tratados na Geografia pode-se utilizar os mapas. Pois conforme cita Castellar (2011, p.129):
A Cartografia considerada uma linguagem, um sistema de cdigos de comunicao imprescindvel em todas as esferas da aprendizagem em Geografia, articulando fatos, conceitos e sistemas conceituais que permitem ler e escrever as caractersticas do territrio. Nesse contexto, a cartografia escolar uma opo metodolgica, podendo ser utilizada em todos os contedos da Geografia, no somente para identificar a localizao dos pases, mas tambm para entender as relaes entre eles, os conflitos e a ocupao do espao, a partir da interpretao e leitura de cdigos especficos da cartografia.

O que Cartografia?

A Cartografia uma forma de representao do espao de uma superfcie terrestre ou parte dela, graficamente atravs de cartas, mapas ou plantas. Sendo assim atravs da Cartografia pode-se observar diferentes aspectos e fenmenos que ocorrem na superfcie terrestre tais como ambientais, sociais, polticos, econmicos entre outros. Segundo IBGE (2006):
O conceito da Cartografia, hoje aceito sem maiores , foi estabelecido em 1966 pela Associao Cartogrfica Internacional (ACI), e posteriormente, ratificado pela UNESCO, no mesmo ano: A Cartografia apresenta-se como o conjunto de estudos e operaes cientficas, tcnicas e artsticas que, tendo por base os resultados de observaes diretas ou da anlises de documentao, se voltam para a elaborao de mapas, cartas e outras formas de expresso ou representao de objetos, elementos, fenmenos e ambientes fsicos e socioeconmicos, bem como a sua atualizao.

Sendo que as representaes cartogrficas podem ser feitas atravs de globos, mapas, cartas, plantas, por esboos, e mosaicos, fotocartas, carta imagem e imagens de satlite. Como este trabalho sobre o uso de mapas, no se preocupou na conceituao dos outros tipos de representaes. Em relao ao mapa pode-se dizer que:
Mapa a representao no plano, normalmente em escala pequena, dos aspectos geogrficos, naturais, culturais e artificiais de uma rea tomada na superfcie de uma Figura planetria, delimitada por elementos fsicos, poltico-administrativos, destinada aos mais variados usos, temticos, culturais e ilustrativos. (IBGE -2006)

preciso no s olhar os mapas, mas interpreta-los. Os mapas so de grande importncia para as pessoas, mas necessrio ressaltar que no apenas s olhar um mapa, mas saber interpret-lo, de acordo com o que oferecido por ele, atravs de smbolos nomes, legendas, cores e formas, tendo a necessidade de se introduzir conhecimento necessrio para a interpretao dos mesmos mapas. Pois como enfatiza Nogueira (2009):
o mapa uma forma de comunicar um conhecimento, que se efetiva somente se o usurio, o leitor do mapa, conseguir obter tal conhecimento ao l-lo. Portanto, o mapa como forma de comunicao exige tanto do seu criador como o usurio conhecimentos especficos de Cartografia (p.30, 2009)

Por isso faz-se necessrio, no Ensino Fundamental e no Ensino Mdio, o conhecimento de noes bsicas de Cartografia tais como escalas, coordenadas geogrficas, orientao, localizao, simbologia e toponmia, entre outros, uma vez que os mapas so representaes do mundo real com propores menores. Relembrando conceitos importantes para o bom entendimento do aluno da Educao Bsica Alguns conceitos importantes para o aluno da Educao bsica so apresentados a seguir, pois so essenciais para um bom aprendizado de Cartografia temtica. Sobre escala Pode-se definir escala como a relao existente entre as dimenses da linha do desenho, a representao grfica, e a distancia real, do terreno. Mostrando assim a quantidade da reduo do mundo, ou da rea representada, no desenho. Exemplo: 1:200.000. Com este exemplo, pode-se inferir que um centmetro grfico, corresponde a vinte mil centmetros da realidade, ou seja, duzentos metros. Em um mapa a escala pode ser indicada de formas diferentes: por representao unitria ou numrica: 1: 10 000 e representaes grficas: barra de escala.

Figura 1: Exemplo de Barra de Escala (Fonte: IBGE)

Sobre coordenadas geogrficas As coordenadas geogrficas se referem a linhas imaginrias que cortam o globo terrestre. Sendo no sentido norte-sul ligando um polo ao outro, os chamados meridianos; e no sentido leste-oeste , os chamados paralelos. Os paralelos so definidos por suas grandezas de latitude e os meridianos por sua longitude. A latitude a distncia, em graus, da linha do Equador at o paralelo de um determinado local. Os valores da latitude variam de 0(linha do Equador) a 90 (polos), deve-se indicar tambm a posio: no hemisfrio sul(S) ou no hemisfrio norte (N). J a longitude a distncia, em graus, entre o meridiano de origem e o meridiano local, tendo como origem o Meridiano de Greenwich, com seus valores variando de 0(Greenwich) a 180 a leste e a oeste de Greenwich.

importante tambm ter noes de orientao na leitura dos mapas. Na vida cotidiana nossa orientao pode ser feita atravs de vrios meios tais como o sol, a lua, o cruzeiro do sul, os ventos, a bussola, o gps. Mas nos mapas essa orientao feita atravs dos pontos cardeais. Os quatro pontos cardeais so norte (N), sul (S), leste (L), oeste (O). Existem tambm os pontos colaterais que so sudeste (SE), nordeste (NE), noroeste (NO) e sudoeste (SO), e ainda os subcolaterais que so Nor-Nordeste (NNE) entre o Norte e o Nordeste, Nor-Noroeste (NNW) entre o Norte e o Noroeste, SulSudeste (SSE) entre o Sul e o Sudeste, Sul-Sudoeste (SSW)entre o Sul e o Sudoeste, Este-Nordeste (ENE) entre o Leste e o Nordeste, Este-Sudeste (ESE) entre o Leste e o Sudeste, Oeste-Noroeste (WNW) entre o Oeste e o Noroeste, Oeste-Sudoeste (WSW) entre o Oeste e o Sudoeste. Estando todos estes pontos ou, em alguns casos, partes deste, compreendidos na chamada rosa-dos-ventos. Na maioria dos mapas que se encontram nos livros didticos tem apenas os pontos cardeais norte, sul, leste e oeste, porm em outros mapas as informaes de direo podem aparecer atravs dos norte verdadeiro ou geogrfico, norte magntico e norte da quadrcula.

Figura 2: Rosa dos Ventos ( Fonte: Site Wikipdia)

Sobre simbologia: Uma vez que um mapa representao grfica que tem o intuito de reproduzir uma realidade faz-se necessrio o entendimento de suas simbologias, pois os diferentes smbolos encontrados tem, cada um, significado e so relacionados nas legendas dos mapas. E esses smbolos aparecem atravs de traos, linhas, pontos, cores, entre outros, e encontram-se compreendidos, com seus respectivos significados, na legenda, sendo esta uma parte importante na leitura de mapas por demonstrar o significado dos smbolos que no so autoexplicativos. Sobre legenda: a parte do mapa que possui diversos smbolos com seus respectivos significados. Conforme discorre Castellar (20011, p.130) a legenda um sistema de smbolos a serem utilizados para representar os fenmenos de um lugar.

Figura 3- Exemplo de Legenda (Fonte: site mapas-brasil)

Sobre toponmia: Outro conceito importante de se saber, til na interpretao de mapas, a toponmia. A toponmia, segundo o dicionrio Aurlio, compreende ao estudo lingustico ou histrico da origem dos topnimos, ou seja, os nomes de lugares, nesse caso, que aparecem nos mapas. O que cartografia temtica Uma das divises da Cartografia a chamada Cartografia Temtica, que possui o intuito de representar dados geogrficos referentes a um ou vrios fenmenos (podendo ser fsicos ou sociais) do globo terrestre ou parte dele. So os casos, por

exemplo, de mapas geolgicos, climticos, vegetao, entre outros. Segundo Nogueira (2009, p.46 apud DENT, 1996)
os mapas temticos ou de propsito especiais so definidos pela Internacional Cartographic Association (ICA) como mapa designado para mostrar feies ou conceitos particulares. Para tanto, esto envolvidos os mapeamentos de fenmenos fsicos ou culturais ou de ideias abstratas; tambm incluindo distancias e direes, padres de localizao ou atributos espaciais de mudanas de tamanho e magnitude.

Deve-se saber tambm que os mapas temticos so divididos em qualitativos e quantitativos. Os mapas qualitativos mostram a distribuio espacial ou localizao de algum fenmeno geogrfico, ou seja, que denota a qualidade, as circunstancias ou caractersticas dos fenmenos. J os quantitativos mostram, em nmeros, os aspectos geogrficos de certa rea mapeada. Em resumo pode-se dizer que cartografia temtica a representao de qualquer um dos assuntos estudados na Geografia e apresentados de forma grfica (mapa) para ilustrar um determinado TEMA. A Cartografia temtica no ensino A Cartografia Temtica, no ensino, vem a envolver professores e alunos para descobertas de novos conhecimentos, sendo que esta Cartografia Temtica vem a ilustrar, atravs de mapas didticos, as aulas de Geografia. Para o aluno da atualidade se torna mais interessante a aula quando h diferentes formas de exposio. Mapas temticos representam cada lugar de forma particular, contendo vrias informaes, segundo os temas, como populao, relevo, clima entre outros, de um determinado lugar, trazendo vises mais reais e existentes do meio, sendo uma forma de se entender melhor a realidade do espao em que se vive. De acordo com Francischett (2010) o mapa ocupa um lugar de destaque na Geografia porque , ao mesmo tempo, instrumento de trabalho, registro e armazenamento e informao, alm de um modo de expresso e comunicao, uma linguagem grfica. Assim tambm como enfatiza Martinelli (2011,p.61) (...)a cartografia temtica, em seu mbito especfico, tem uma funo trplice: registrar, tratar dados, bem como revelar informaes neles seladas. Ou seja,

com isso pode-se dizer que o aluno consegue assimilar uma quantidade maior de informao, com um ensino de forma adequada, buscando fazer diferentes relaes com a matria a ser estudada.

Observaes em sala de aula Para se entender melhor sobre como a Cartografia tratada no segundo ciclo do Ensino Fundamental fez-se um questionrio com os alunos, aps ter sido ministrada uma aula utilizando mapas temticos. No questionrio encontravam-se cinco questes dissertativas onde o aluno deveria discorrer sobre: o significado dos mapas na aprendizagem; se conseguem se localizar utilizando mapas; a facilidade de se aprender utilizando mapas; o aprendizado de Cartografia e mapas nos anos anteriores; entendimento sobre o que mapa temtico. O questionrio foi aplicado, em uma escola estadual, aos alunos do nono ano do ensino fundamental. A partir da anlise das respostas dos alunos pode-se observar que: -Em relao ao significado dos mapas na aprendizagem: Grande parte dos alunos destacou que o significado dos mapas na aprendizagem se da pela importncia da localizao dos lugares. Porm poucos discorrem sobre as outras funes dos mapas, assim como o aprendizado que se pode ter com os diferentes tipos de mapas (na verdade pode-se observar que pouco se sabe sobre os tipos de mapas existentes, o que fica evidente quando se pergunta sobre os mapas temticos). -A se localizar utilizando mapas: Os alunos, na maioria das vezes, conseguem se localizar atravs de pontos referenciais tais como praas, avenidas, quadras, clubes, etc.. Possuem pouco conhecimento sobre a localizao nos mapas atravs dos pontos cardeais. Outro ponto que se pode observar que pouco deram ateno s legendas, apesar de terem citado sobre legenda quando perguntados sobre o conhecimento que possuam sobre cartografia.

Nesse momento foi utilizado um mapa da cidade, onde cada um deveria mostrar a localizao de sua casa. Foi observado tambm que grande parte dos alunos desconhecia os elementos dos mapas. -A facilidade de se aprender utilizando mapas: Pode-se observar que todos os alunos disseram que conseguiam ter uma facilidade maior de se aprender quando so utilizados os mapas, pois, a principio, consideraram que a aula se tornava mais ilustrativa, sobretudo com os mapas temticos. E tambm destacavam que conseguiam descobrir a localizao dos lugares, continentes, pases, estados, cidades, etc. -O aprendizado de Cartografia e mapas nas sries escolares anteriores: Grande parte dos alunos disseram que haviam aprendido Cartografia nos anos anteriores, sobretudo como ler um mapa atravs de suas legendas, aprenderam tambm a diviso dos continentes e a encontrar pases. Com isso pode-se observar que os alunos no fizeram meno aos contedos da Cartografia sistemtica, assim como os mapas so confeccionados e to pouco na elaborao de mapas, o que veio confirmar aquilo que Filizola (2009, p.36) havia dito:
sua aprendizagem, via de regra, ocorrem mecnica e mnemonicamente. Raramente, os alunos so envolvidos na construo ou elaborao de mapas, to pouco os contedos da matria so relacionados ao manuseio de representaes cartogrficas. (...) Raramente so utilizados para representar ou interpretar criticamente a realidade vivenciada por alunos e professores.

Outro ponto que pode-se observar tambm que alguns alunos disseram que pouco tinha aprendido sobre Cartografia, pois a matria tinha sido passada muito rpida e/ou no final do ano. Como disse um aluno aps ser perguntado se havia aprendido Cartografia no ano anterior, mais ou menos porque ela (a professora) comeou a explicar a matria no final do ano. - O entendimento sobre mapas temticos:

Uma quantidade significativa de alunos teve dificuldade em conceituar mapas temticos, acabando dizendo que eram mapas de pases, entre outras coisas. O que fica evidente que nos anos anteriores os seus professores no haviam trabalhado com mapas temticos, e se o fizeram acabaram por no conceituar os mesmos. Consideraes finais: A partir das anlises e observaes pode-se confirmar a carncia do ensino, sobretudo da Cartografia na Geografia. Uma vez que no ensino fundamental, das escolas estaduais, h apenas trs aulas semanais de Geografia, dando um total de duas horas e dez minutos, o que faz com que o professor tenha pouco tempo de ministrar o contedo. Fazendo com que ele de preferncia a outros contedos e passe de forma rpida a matria referente Cartografia. Com isso pode-se se reafirmar a necessidade de ter uma carga horaria maior do ensino de Geografia. Algo que se pode propor, para que o aluno tenha um maior conhecimento em Cartografia, a utilizao de programa tais como Google Earth e Google Maps, fazendo com que a aula seja ainda mais atrativa, pois, muitas vezes, o prprio aluno tem noes desses programas. E conforme cita Gonalves et. al. (2007, p.5) os usos escolares dos produtos e tcnicas de sensoriamento remoto de alta resoluo apresentam-se como recursos para o processo de discusso/ construo de conceitos geogrficos pelos alunos. Mas importante ressaltar da necessidade de se ter laboratrio de informtica nas escolas e os professores realmente terem conhecimentos na utilizao desses programas. Por fim pode-se reafirmar a importncia do estudo da Cartografia e da utilizao dos mapas no Ensino Fundamental, pois conforme enfatiza Pontuschka et.(2009, p.326):
Tanto os mapas murais como o atlas, na condio de instrumento pedaggico, deveriam ser presena obrigatria na salas de aula de geografia. Apesar da disseminao dos mapas pela mdia e internet, esse material, na escola, precisa ser utilizado no desenvolvimento de um raciocnio geogrfico e geopoltico.

Referncias bibliogrficas:

ALMEIDA, Rosngela Doin de (org). Novos rumos da Cartografia escolar: currculo, linguagem e tecnologia. So Paulo: Contexto, 2011. CASTELLAR, Sonia Vanzella. A Cartografia e a construo do conhecimento em contexto escolar. In: ALMEIDA, Rosngela Doin de (org). Novos rumos da Cartografia escolar: currculo, linguagem e tecnologia. So Paulo: Contexto, 2011. DENT, B. D. Cartography: thematic map design.4. ed. Chicago, USA: Wm. C. Brown Publishers (WCB), 1996. 428p. FILIZOLA, Roberto. Didtica da Geografia: proposies metodolgicas e contedos entrelaados com a avaliao. Curitiba: Base Editorial, 2009. FRANCISCHETT, Mafalda Nesi. A cartografia no ensino da geografia: abordagens metodolgicas para o entendimento da representao. Cascavel: EDUNIOESTE, 2010. GONALVES, Amanda. Regina.; et. al. Analisando o uso de imagens do Google Earth e de mapas no ensino de geografia. Revista electrnica de recursos em internet sobre geografa y ciencias sociales. Universidad de Barcelona, n 97, 1 de junio de 2007. IBGE. Atlas geogrfico escolar. 3 ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2006. IBGE. Noes bsicas de Cartografia. Rio de Janeiro: IBGE, 1999. MARTINELLI, Marcello. Atlas geogrficos para escolares: uma reviso metodolgica. In: ALMEIDA, Rosngela Doin de (org). Novos rumos da Cartografia escolar: currculo, linguagem e tecnologia. So Paulo: Contexto, 2011. NOGUEIRA, Ruth E. Cartografia: representao, comunicao e visualizao de dados espaciais. Florianpolis: da UFSC, 2009. PONTUSCHKA, Ndia Nacib, et.al. Para ensinar e aprender geografia. 3 ed. So Paulo: Cortez, 2009.

You might also like