You are on page 1of 18

OSMAN LINS, CAOS E CRIAO LEONARDO MONTEIRO TROTTA

O senso comum tende a afirmar que todo evento causado por um evento que o precede, de modo que se poderia predizer ou explicar esse evento...Por outro lado, o senso comum atribui s pessoas sadias e adultas a capacidade de escolher livremente entre vrias vias de ao distintas.... (POPPER, 1984. p. xv)

RESUMO: Este trabalho tem como objetivo promover uma discusso entre o livro Avalovara, de Osman Lins, a Teoria do Caos de Ilya Prigogine e as possibilidades do homem contemporneo. Especificamente o debate o captulo de Avalovara que leva o ttulo Ceclia entre os Lees, onde entra em questo a possibilidade de fuga ou no de um destino. As irms gmeas Hermelinda e Hermenilda tecem o destino de Abel e Ceclia, sua segunda grande paixo no livro. Manifestaes do ser; o caos como suporte da phsis e devaneios do homem contemporneo aproximam o captulo das idias de Martin Heidegger e Ilya Prigogine. Idias essenciais se quisermos pensar este momento que alguns chamam de Ps-modernidade.

O futuro dado ou est em perptua construo? uma iluso a crena em nossa liberdade? uma verdade que nos separa do mundo? A questo do tempo est na encruzilhada do problema da existncia1. Este pequeno texto uma tentativa de apresentar algumas idias que vem sendo discutidas em um trabalho maior sobre Avalovara, de Osman Lins. A proposta principal aproximar-se da questo essencial: o Tempo. No h como se manter fora da rbita de tal questo. um problema latente para o conhecimento humano. Do apriorismo newtoniano s idias atuais da Cosmologia, a cincia moderna vem tentando responder a esta questo que como afirma Prigogine est na nossa encruzilhada.2 No campo da filosofia, pensadores como Heidegger, Popper e Bergson mostraram a incompatibilidade do apriorismo com o indeterminismo da realidade. Hoje mais do que em qualquer tempo necessrio que esses dois campos se aproximem para tentar colocar novas luzes na questo. Sem dvida, Avalovara uma tentativa de O/L3 de entender e responder a algumas perguntas, que neste trabalho reduzo a duas: a questo do tempo e a origem do Universo.

1 2

Cf. PRIGOGINE, 1996. Para maiores detalhes sobre as discusses sobre o tempo na cincia, ver NOVELLO, Mario. O crculo do tempo. Rio de Janeiro: Campus, 1997 Uso aqui a mesma nomenclatura utilizada pelo autor e por sua mulher Julieta de Godoy Ladeira no livro La Paz Existe? (So Paulo: Summus, 1977) onde eles relatam uma dura viagem pela Amrica Latina.

Baseado numa geometria indita4 em termos cosmolgicos, O/L divide a questo do Espao/Tempo em Avalovara, em subtemas: A espiral e o quadrado, que se divide em dez partes no livro, O relgio de Julius Heckethorn que se divide em outras dez partes5 e de maneira indireta o captulo Ceclia entre os lees que se divide em 17 partes6. A espiral de origem logartmica parte, como tudo o que existe, do princpio das curvas, que rege a espiral, mantendo seu movimento uniforme. Ignora-se sua origem e seu fim, uma entidade sem limites. A mecnica que rege a espiral to rgida quanto a que rege os astros. Com o que foi colocado at aqui possvel afirmar: A) O Universo de Avalovara obedece ao princpio das curvas que rege uma espiral em movimento uniforme. B) Esta espiral no tem comeo, nem fim: Idealmente, ela comea no Sempre e o Nunca seu termo7.

As idias sobre a geometria do romance podem ser esclarecidas em GHYKA, Matila. The geometry of art and life. New York: Dover publications, inc ou COOK, Theodore Andrea. The curves of life. New York: Dover publications, inc.

Para um melhor entendimento das divises de Avalovara ler: DELCASTAGN, Regina. A garganta das coisas: Movimentos de Avalovara. Braslia: Editora Universidade de Braslia: So Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 2000.
Na verdade, todos os captulos tratam da questo como est sendo discutido no trabalho que est sendo elaborado. LINS, Osman. Avalovara. So Paulo: Companhia das Letras, 2005, pg 23. Importantssimo destacar a questo da edio em Avalovara. 3

O Cosmos de Avalovara eterno e em constante movimento. A espiral obedece a uma rgida mecnica que impede o seu colapso ou paralisia. Labirintos seriam a exemplificao de uma arritmia no movimento. O/L afirma que a espiral o tempo e que o espao o quadrado. Ento podemos concluir que, primeiro, o tempo eterno, segundo, que est em constante movimento e terceiro, e mais fantstico, que o espao deriva desse tempo que inicia no sempre e o nunca o seu termo. Isso dito, surge uma abertura para formular a seguinte questo: Se a espiral-tempo eterna, est em constante movimento uniforme, e o espaoquadrado do romance uma manifestao nesta espiral, pergunto: O Tempo em Avalovara um axioma? Temos aqui um apriorismo? Diante do que foi exposto acima inegvel a existncia de um Tempo eterno que serve de arcabouo para a manifestao do real. O movimento das curvas e a espiral funcionam como uma conveno nos moldes de Poincar8. Sobre o campo instvel, o mundo, reina uma vontade imutvel9.

Como o romance segue uma cosmogonia geomtrica-temporal de suma importncia respeitar a forma imposta pelo autor. Infelizmente nem todas as edies do romance respeitaram as idias originalssimas, ou nem tanto, de Osman Lins. Recomendo desde j a leitura de duas ou trs edies diferentes do livro.
8

Poincar: Os axiomas geomtricos, portanto, no so nem juzos sintticos, nem fatos experimentais. So convenes. DAHMEN, Silvio Renato. O Cientista filsofo. In: Filosofia. So Paulo: Escala, ano I, nmero 4. p. 36-43. Cf. Avalovara, p. 37.

Em Avalovara, alm da espiral existem dois outros elementos marcantes, que regem o romance: a frase latina SATOR AREPO TENET OPERA ROTAS10 e a mitologia guiada pelo Deus Jano11. Tanto a frase quanto Jano so caracterizados no romance pela ambigidade, o que parece abrir um precedente na rigidez e uma possibilidade de reversibilidade. O improvvel surge no sistema que rege Avalovara quando nos aventuramos pela histria de Julius Heckethorn, um relojoeiro do incio do sculo XX, que tem na sua famlia uma tradio de montadores de relgios. Julius constri um relgio que trabalha com o imprevisvel12, reproduzindo o que seria uma

10

No romance aparecem duas tradues: O lavrador mantm cuidadosamente a charrua nos sulcos e O Lavrador mantm cuidadosamente o mundo em sua rbita. Uma discusso sobre estas tradues ser motivo de um trabalho futuro. Janeiro, cujo nome vem do deus Jano, foi acrescentado ao calendrio por Numa Pomplio (715- 672 a .C.), sucessor de Rmulo, personagem histrico-mtico que, segundo Plutarco, teria fundado Roma em 21 de maro de 753 a .C. Figura das mais singulares, Jano exceo no panteo romano, visto no haver seu correlato entre os gregos. Tampouco o encontramos nas mitologias indo-europias, e seu surgimento est envolto em incerteza. Uns dizem que nasceu na Ctia (sia Menor), outros que seja proveniente de Perrbia, na Tesslia (regio da Grcia). Algumas verses o fazem filho de Apolo e de Creusa, filha de Ereteu, um dos reis de Atenas. Sua imagem representada como uma figura de dois rostos. Importante ressaltar que o que chamamos aqui de sistema so as indicaes dadas pelo prprio autor de como funciona o livro. Este lado da imprevisibilidade indicado pelo prprio Osman. Obviamente que o romance e seus personagens traduzem o improvvel a cada instante. 5

11

12

introduo de uma sonata de Scarlatti. Ele monta o relgio de acordo com a manifestao do real que na sua concepo a da imprevisibilidade como em um eclipse. Assim quando se espera que se escute a frase musical inteira da sonata de Scarlatti, o impondervel pode acontecer e a frase no ser executada. O relgio de Julius o marcador do tempo do improvvel. Aos saltos ele marca a possibilidade de manifestao do real. Que momento esse que marca o improvvel? Sem dvida o aparecimento dos dois personagens principais. Os dois personagens principais do romance penetram uma sala, advindos do movimento rgido da espiral: natureza infinita, como um eterno processo13. A forma quadrangular da sala um corte no movimento espiralado e onde se justifica toda a trama, seus movimentos e personagens14. Os temas que surgem a princpio de retorno arbitrrio so regidos pela j dita frase: SATOR AREPO TENET OPERA ROTAS e obedecem a uma Topologia de compensao ao movimento da espiral. O quadrado mgico (sala) a terra, os personagens so a manifestao do no-equilbrio. Concluindo e tentando entender o sistema criado em Avalovara: De um lado temos uma
Este trabalho se preocupa apenas com a cosmogonia criada pelo autor.
13 14

Avalovara. p. 23. De maneira simples e bela, Osman Lins apresenta o surgimento do humano colocado no espao.

espiral que, ao lado de uma frase em latim e regidas pelo Deus Jano, mantm (ou no?) uma vontade temporal imutvel. No representa a espiral, igual a Jano, um simultneo ir-e-vir, no transita simultaneamente do Amanh para o Ontem e do Ontem para o Amanh?15 Por Julius ns temos um relgio que marca o impondervel, que vaga pelo mundo emitindo notas musicais de forma catica. Nem sequer ocorre (a quem ocorreria?) que as engrenagens ajustadas e expostas falha calculada, voluntria, do mecanismo imperfeito marcham calmamente para esse milagre: a confluncia, o eclipse. Em outras palavras, num arcabouo temporal rgido ou nem tanto, ns temos a manifestao do real que da ordem do imprevisvel. O Cosmos se movimenta uniformemente e o devir se manifesta de maneira irreversvel. possvel pensar hoje numa cosmogonia que tem um universo em movimento uniforme e fenmenos locais caticos ou imprevisveis ou uma cosmogonia que derive diretamente do desequilbrio? Os caminhos apontados por Prigogine ou por Mrio Novello, cientistas que esto hoje no cerne da questo cosmolgica, desmistificam a certeza, incorporam elementos at ento estranhos ao cientista como o no-demonstrvel e apresenta uma concepo cosmolgica de universo muito prxima a de Avalova-

15

Avalovara. p. 57. 7

ra. Uma divergncia surge: Seria o Tempo irreversvel em Avalovara? A temporalidade no livro trabalha com a possibilidade de idas e vindas dentro do sistema, o que se concretiza no duplo nascimento da personagem principal. Mas uma questo ainda a ser pensada. Para Prigogine o tempo irreversvel, para Mrio Novello as viagens no tempo so uma possibilidade ensaiada por Gdel, motivado pelas equaes de Einstein (NOVELLO, 2006). Para encerrar essa introduo o que no se pode deixar de constatar a atualidade do pensamento e da estrutura de Avalovara diante dos novos caminhos apontados pela Cincia. O mais impressionante que O/L afirma que a estrutura de seu livro derivada de uma estrutura potica de dois mil anos descoberta na Biblioteca Marciana em Veneza. Estiveram os poetas a par do Cosmos durante todo este tempo e permaneceram em silncio ou O/L um viajante no tempo? Difcil nestes tempos atuais estabelecer uma linha limtrofe entre a potica e a cincia. No deve causar espanto ao leitor que tiver a coragem de se aventurar por essas linhas uma fuso de saberes. Todo nus de tal fuso cabe a mim, o autor dessas linhas. Importante repetir o arcabouo cosmognico criado pelo autor: uma espiral rgida de origem logartmica que rege o universo do livro e as possibilidades de manifestaes incrustadas no palndromo SATOR AREPO TENET OPERA ROTAS.

Tais manifestaes acontecem em quadrados mgicos que obedecem ao movimento da espiral e so os captulos do livro. A priori tal espiral escreve o destino de nossas personagens. So situaes que elas so obrigadas a passar. O universo de Avalovara segue um movimento uniforme que escreve a sorte de nossos heris. Diante disso, a possibilidade de fugir ao destino seria nula. Seria nula porque o que est destinado se torna o nico resultado possvel. Esta frmula de universo est plenamente de acordo como Newton a entendeu. A relao passado e futuro neste sistema desprezvel. Em outras palavras o processo reversvel. Se conhecermos as causas, com certeza saberemos o que vamos ter como conseqncia. A minha inteno aqui acabar com a certeza do resultado final, introduzindo novas possibilidades neste resultado.Na verdade o objetivo dessa operao introduzir as possibilidades ao invs das certezas. Diante disso imprescindvel o papel da Seta do Tempo. ela que vai possibilitar abrir uma clareira de discusso. Esta clareira importante porque nela que se pode questionar a cosmogonia criada por O/L: Como se comporta tal universo de criao diante das importantes idias contemporneas de Ilya Prigogine16 a respeito do Caos e das Leis da Natureza? Isto pro-

16

Dois livros so fundamentais nesta aventura: O fim das certezas. So Paulo: Unesp, 1996 e As leis do caos. So Paulo: Unesp, 2002. 9

blematizado poderia concluir que o sagrado da obra de arte, elemento to necessrio estaria reduzido a uma possibilidade fsica? O atesmo da nova cosmologia afasta as possibilidades do artista contemporneo? Respostas no sero dadas de maneira convincente. Cabe aqui fomentar a discusso que rdua. Que tire o leitor dessas poucas pginas a sua prpria concluso, mas reafirmo que impossvel pensar a poesia hoje longe dessa discusso, por respeito a nossa origem e ao nosso destino. Ceclia como origem do mundo Este trecho dedicado discusso do captulo Ceclia entre os lees, momento em que Abel encontra o amor pela segunda vez agora na sua Recife. Na verdade esse segundo amor j tinha sido previsto durante um lanamento de rede de pesca, na cisterna da sua casa, durante a sua adolescncia:
Os passos da Leve! Acaso no serei o quem, Abel? O onde? O porqu? No a mim que procuras? Estendido ainda beira da cisterna, inventando essas perguntas e percebendo esses passos, no me acodem expresses ou idias de terror, de gratido, de alvio. (Avalovara)17

17

Todos os trechos de Avalovara correspondem passagem Ceclia entre os lees. Como j foi colocado obedece ao movimento da rgida espiral.

10

A rede ficara presa no fundo da cisterna. Abel despe-se e resolve mergulhar para ver o que prende a rede. Uma mo, enviada pelo destino evita o mergulho do jovem Abel que nesse momento no tem conscincia que escapou da morte. Um nome surge refletido no fundo da cisterna Cerclia ou talvez Ceclia. Ceclia o segundo grande amor de Abel e diferente do primeiro vai se tornar amor concebido18. Ceclia andrgina, hermafrodita ( o universo um andrgino?) e carrega em seu corpo a formao do universo. O destino de nosso casal a morte, tecido pelas fiandeiras Hermelinda e Hermenilda, homnimas de Hermes e que cosem o destino das nossas personagens. Isso posto vamos pensar no destino de Abel diante do universo que arqutipo do romance. Dois caminhos so possveis19: o primeiro indicado pelo prprio O/L, como j foi dito, num captulo do livro, estabelece como estrutura uma rgida espiral logartmica que possibilita a reversibilidade temporal. Repetindo mais uma vez o universo de Avalovara esta conceitualmente de acordo com as idias Newtonianas de universo. Por outro lado o captulo paradoxal, e aqui ocorre a to procurada fenda, porque tem o advento de uma abertura criada pela idia de Caos incorporada por Abel, que se agarra nela para con-

18

O primeiro romance cronolgico de Abel com uma alem de nome Roos. Na verdade uma paixo platnica que nunca se consuma. Na verdade, o caminho um s, o outro ser especulado nestas pginas. 11

19

sumir o seu romance. O desafio de Abel imenso, um confronto com aquela que no tem metade do rosto e que tem seus passos costurados pelas fiandeiras e como seu fiel escudeiro o ajudante Cara de Calo.20 No se pode acusar Abel de falta de coragem:
Os fios soltos no mundo sero mesmo o reverso do tapete a que se reporta um pensador? Quem pode garantir que existe, oculta aos nossos olhos, a face do desenho? Predominam, vejo bem, a senectude e o avesso. Mesmo assim, um ponto ou um ato existem no qual tudo se ordena e comea. No? (Ibi-

dem, p. 89) A idia de que o universo fixo ou est em movimento uniforme padro na fsica. Nos dois casos o que se apresenta um perfeito equilbrio onde ocorrem eventos reversveis que so todos explicados por movimentos anteriores e que sempre apresentam o mesmo resultado. A idia de acelerao ou desacelerao em nada muda o conceito de equilbrio, de previsibilidade, ou seja, de destino. Este movimento o que rege a histria de Abel. Ele, naquela noite na cisterna, recebe o caminho a ser traado. E ele traado de forma inexorvel, com um final bastante doloroso. Ao longo do captulo pistas colocadas reafirmam a fora da Leve e reificam a idia do destino. O pai morto que est sempre acompa-

20

O desafio de Abel to grande quanto foi o do fsico o do fsico vienense Ludwig Botzmann que aplicou as idias de Darwin no campo da fsica. 12

nhando o casal. A visita da mesma ao Tesoureiro, no por acaso atendida por Abel. As milhares de lnguas e vozes que exalam do corpo de Ceclia, personagens de uma Torre de Babel contemporneas ao primeiro Abel. Diante de tanta fora restaria a Abel cumprir o seu destino, ou refugar ainda na adolescncia. De maneira corajosa, ele resolve desafiar o que est escrito.Lutando contra as imposies que regem o universo, Abel apregoa a idia do Caos como plataforma de salvao para a sua vida. Mais uma vez no romance ele age de forma desesperada, no limite do inteligvel, jogando dados em busca de novos resultados.
Pode ser, o mundo, um tapete despedaado e tambm um tapete que nunca realmente foi tecido: s na idia o seu desenho seria coerente e completo. Sim, pode ser. O caos insalubre e mesmo repugnante. No? (Ibidem, p. 162)

O senso comum entende a idia de Caos como desordem. O cotidiano numa viso generalizada deve ser regido pelo equilbrio. Ilya Prigogine, prmio Nobel de qumica, afirma que o equilbrio est longe de ser um retrato fiel do que acontece na natureza, mas do que isso at, ele afirma de maneira categrica que ns s existimos por conta do desequilbrio que acontece nos eventos fsicos (PRIGOGINE, 1996). No deve ser difcil de entender: Que possibilidade a vida teria se as coisas permanecessem em perfeito equilbrio? Resposta: Nenhuma. Que fator ento o causador de tal desequilbrio e
13

por conseqncia o vetor vital de nosso universo? Resposta: O tempo. Pensando a partir deste instante o tempo como agente irreversvel, como causador de processos irreversveis. A maior dificuldade de qualquer cosmologia ou cosmogonia no estabelecer um comeo, mas como explicar o permanente equilbrio do sistema diante da seta do Tempo.
Resta saber, ao olharmos de perto as manifestaes, artificiais ou no, onde prevalecem os ameaadores contrrios daquelas mesmas noes, no estamos devassando a real natureza do universo, expressa justamente no desordenado, no ilegvel.

(Ibidem, p. 163) O paradoxo causado por um tempo irreversvel diante de um universo em equilbrio foi solucionado no romance com uma associao responsabilidade divina. O universo de Avalovara gerido por um Deus que mantenedor/provocador desse universo equilibrado/desequilibrado.
Os dois rostos de Jano, gravados em tantas efgies monetrias, representam leio talvez em Ovdio, um vestgio do seu estado primitivo: nas trevas onde o mundo ainda no existe, quando tudo pesado e leve ao mesmo tempo, Jano, deus dos limiares-e portanto das partidas e das voltas-, chama-se Caos. Liga-se, simultaneamente, ordenao e desordem. Minhas indagaes nesse caso, esto escritas em Ceclia? (Ibidem, p.

252)

14

Fica claro que a partir da experincia que Abel tem com Ceclia que nosso poeta entra em contato com a questo da origem do mundo. Diante das certezas tecidas pelas gmeas setuagenria resta a Abel jogar sua vida na convico de que o Caos aquele que pode criar um escape do resultado final. Nosso heri busca de maneira desesperada e comovente uma fuga da certeza. Ele tenta, sem sucesso porque sua amada morre, uma aproximao com a teoria das possibilidades. Porque sem dvida algumas delas apontavam um outro caminho.

15

Referncias bibliogrficas: APOLOGIA DA DERIVA: escritos situacionistas sobre a cidade/ Internacional Situacionista; Paola Berenstein Jacques, organizao; Estela dos Santos Abreu, traduo. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2003. BASBAUM, Ricardo. Alm da pureza visual. Porto Alegre: Zouk, 2007. DAHMEN, Silvio Renato. O Cientista filsofo. In: Filosofia, Cincia & Vida. So Paulo: Escala, ano I, n. 4, 2007. FERREIRA, Ricardo Bruno. Galileu e a sua importncia epistemolgica. Revista Spectrum.Disponvel em: www.ipv.pt/milleni um/Millenium29/23.pdf. (Acesso em 05 jul 2007). HOME, Stewart. Manifestos neostas: greve da arte. So Paulo: Conrad, 2004. IGEL, Regina. Osman Lins, uma biografia literria. So Paulo: T. A. Queiroz; Braslia: INL, 1988. JAMESON, Fredric. Ps-Modernismo: A lgica cultural do capitalismo tardio. So Paulo: tica, 2000. LINS, Osman. Avalovara. So Paulo: Companhia das Letras, 2005. BASBAUM, Ricardo. Alm da pureza visual. Porto Alegre: Zouk, 2007. BORGES, Jorge Luis. O Imortal. In: Obras completas de Jorge Luis Borges. V. I. So Paulo: Globo, 2001. ______. As runas circulares. In: Obras completas de Jorge Luis Borges. V. I. So Paulo: Globo, 2001. ______. O Outro. In: O livro de areia. So Paulo: Globo, 1999. ______. Obras completas Jorge Luis Borges. V. II. So Paulo: Globo, 2001.

16

DAHMEN, Silvio Renato. O Cientista filsofo. In: Filosofia. So Paulo: Escala, ano I, nmero 4. p. 36-43. GLEISER, Marcelo. A dana do universo. So Paulo: Companhia das Letras, 1997. HEIDEGGER, Martin. Conferncias e escritos filosficos. So Paulo: Abril Cultural, 1983. (Os pensadores). ______. Ensaios e Conferncias. Petrpolis: Vozes, 2001. ______. Herclito: a origem do pensamento ocidental: lgica: a doutrina heracltica do logos. Rio de Janeiro: Relume Dumar, 1998. HOMERO. Odissia. So Paulo: Cultrix, 1993. IGEL, Regina. Osman Lins: uma biografia literria. So Paulo: T. A. Queiroz; [Braslia, DF]: INL, 1988. LINS, Osman. Avalovara. So Paulo: Companhia das Letras, 2005. ______. O sopro na argila. Hugo Almeida (Org.). So Paulo: Nankin Editoral,2004. ______. Nove, novena. So Paulo: Martins. ______. Evangelho na Taba: novos problemas inculturais brasileiros. So Paulo: Summus, 1979. ______. Do ideal e da glria: problemas inculturais brasileiros. So Paulo: Summus, 1977. ______. Guerra sem Testemunhas: o escritor, sua condio e a realidade social. So Paulo: tica, 1974. NOVELLO, Mrio. O que a Cosmologia? A revoluo do pensamento cosmolgico. Rio de Janeiro: Zahar, 2006. PLATAO. A Repblica. Rio de Janeiro: Ediouro, s/d. ______. Fdon. Braslia: Editora da Universidade de Braslia; So Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 2000. ______. Fedro. So Paulo: Martin Claret, 2001.
17

PRIGOGINE, Ilya. O fim das certezas. So Paulo: Universidade Estadual Paulista, 1996 ______. As leis do caos. So Paulo: Editora UNESP, 2002.

18

You might also like