You are on page 1of 63

Mikoslab

Empresas e gentes que fazem a histria da nossa terra


A comemorar 19 anos, o DIRIO AS BEIRAS foi procura de pessoas e de espaos que guardam memrias e ajudam a contar a histria do distrito de Coimbra. Empresas que marcam a vida econmica de concelhos como Arganil, Cantanhede, Coimbra, Figueira da Foz e Gis e que o tempo marcou de forma implacvel. >pg 14 a 54
Rua Abel Dias Urbano, n. 4 - 2. - 3000-001 Coimbra Telefs: REDAO 239 980 280 FAX 239 983 574 SERVIOS COMERCIAIS 239 980 287 FAX 239 980 281 ASSINATURAS 239 980 289 www.asbeiras.pt redaccao@asbeiras.pt clubedoleitor@asbeiras.pt publicidade@asbeiras.pt

Tempo
Hoje Sbado

Mxima 15o Mnima 3o

Mxima 12o Mnima 7o

Perodos de cu muito nublado

www.asbeiras.pt

Mars
9 77087 3 776210 05892

Figueira da Foz Preia-Mar -04H51/17H07 Baixa-Mar - 10H49/23H08

19
aniversrio
Acadmica Pedro Emanuel com mais trs opes para o jogo frente ao Estoril >Pg 10 Centro Investimento no turismo rural passa pelo povoamento do interior >Pg 6

SEXTA | 15.mar.2013

edio n. 5892

0,70 (iva includo)

diretor: Agostinho Franklin subdiretora: Eduarda Macrio

Fonte: www.hidrogrco.pt

GNR apreende 12400 peas de roupa avaliadas em meio milho


Sade Diretores dos agrupamentos assinam cartas de misso >Pg 4

Calas, camisolas, camisas, sapatos e botas, avaliados em mais de meio milho de euros, foram apreendidas pelo Destacamento de Ao Fiscal de Coimbra no mbito da operao Falsa Costura, que decorreu no Centro e Norte do pas >Pg 3

38545

Cantanhede Cmara e Adega lanam vinho para assinalar 500 anos do foral >Pg 9

es sencial
destaques 10H00
Exposio de Ins dos Aidos
Museu Municipal de Coimbra

dirio as beiras | 15-03-2013

6 Atividade Lojas de Saber. Ver de fora 6 Sarau musical em Cantanhede. 6 Ao de educao para a sade.
aquilo que temos no interior do corpo o tema de mais uma iniciativa Lojas do Saber. A sesso tem incio s 18H00, no auditrio do Exploratrio Centro Cincia Viva. Conta com a presena de J. J. Pedroso de Lima e Francisco C. Alves. O Agrupamento de Escolas Finisterra-Cantanhede promove hoje um Sarau Literrio e Musical. No mbito da Semana da Leitura, a sesso tem incio s 21H30 e decorre no auditrio da Biblioteca Municipal.

hoje e amanh

O Centro Social e Paroquial da Pedrulha recebe amanh uma sesso de educao para a sade. No mbito do projeto Ligar Coimbra, a sesso tem incio pelas 21H00.

Coimbra Escola de Enfermagem recebe palestra sobre Envelhecimento e Hidratao


1 1 1 O auditrio Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, polo A, recebe hoje uma palestra subordinada ao tema Envelhecimento e Hidratao. Com incio s 15H00, a sesso vai abordar a gua como essencial vida e como principal componente do ser humano. A sesso decorre no mbito da Semana Cultural da Universidade de Coimbra.

regio Arganil Cerimnia RVCC


111 A sesso de entrega de certicados e diplomas aos adultos que completaram processos de Reconhecimento, Validao e Certicao de Competncias (RVCC) no Centro Novas Oportunidades decorre hoje, pelas 19H00, na Cermica de Arganil.

10H00

Levar a Cincia at Ti Verso H2o


Exploratrio Infante D. Henrique, Coimbra

14H00

Feira Medieval de Arzila inicia hoje


111 Tem hoje incio, a partir das 14H00, a edio deste ano da Feira Medieval de Arzila. A Associao de Msica Popular e Medieval Fonte da Pipa agendou, para o primeiro dia, vrios workshops para as escolas e uma caa ao tesouro. A iniciativa decorre at domingo.

Exposio de pintura de Maria Guia Pimpo


Espao de Arte do Recordatrio Rainha Santa/ Alfredo Bastos, Coimbra

Miranda do Corvo Jantar saudvel na Jos Falco


1 1 1 A APAIS promove hoje, pelas 19H30, um jantar saudvel na Escola Jos Falco. Vo estar presentes Lus Lavrador, mestre em Alimentao: Fontes, Cultura e Sociedade, e Ana Carvalhas, nutricionista no centro de sade de Eiras, com a inteno de sensiblizar para a obesidade infantil e as doenas que lhe esto associadas.

14H30

Inaugurao da exposio Pr a pata na poa


Cineteatro Municipal Messias, Mealhada

15H00

Alunos do Colgio de S. Pedro em Flash Mob


111 Decorre hoje um Flash Mob na Praa da Repblica, pelos alunos do Colgio de S. Pedro. Com a atividade, os jovens tm como objetivo sensibilizar os adultos para as problemticas ambientais. A iniciativa dinamizada por Ins Gaminha e Maria Nolia Medeiros.

Exposio Para Alm da Leitura


Casa Municipal da Cultura de Coimbra

Santa Comba Do Cultura debatida na Casa da Cultura


111 O movimento de cidados Juntos por Santa Comba Do realiza hoje, pelas 21H00, uma sesso temtica sobre cultura, no trio da Casa da Cultura.

21H00

Lanamento do livro A Paixo de K


Livraria Bertrand, Dolce Vita Coimbra

Eurodeputados e embaixadores debatem dce democrtico


111 Os eurodeputados Vital Moreira (PS), Rui Tavares (eleito pelo BE) e Nuno Melo (CDS-PP) participam hoje, pelas 15H00, no I Frum de Poltica Europeia, a decorrer na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. So tambm oradores do encontro os embaixadores de Espanha, da Polnia, da ustria e do Luxemburgo em Portugal. A sesso subordinada ao tema Europa: Existe dce democrtico?.

22H00

Rafaellos em concerto
FNAC, Coimbra

Jornadas Culturais de Almalagus terminam hoje


111 hoje o ltimo dia de Jornadas Culturais no Instituto de Almalagus. A iniciativa termina com uma visita de estudo a Santiago de Compostela, com os alunos do nono ano. Realiza-se ainda, no instituto, a nal do Torneio de Futsal, uma Feira das Cincias; a Feira de Antiguidades e a sesso de cinema, Na 1. Fila.

Vozes da Rdio e Coro Misto da Universidade de Coimbra juntos no palco do TAGV


111 O quinteto portuense Vozes da Rdio junta-se amanh ao Coro Misto da Universidade de Coimbra para um grande concerto no Teatro Acadmico de Gil Vicente (TAGV). Os bilhetes j esto disponveis nas bilheteiras do teatro. O espetculo tem incio s 21H30.

Figueir dos Vinhos II Semana do Empreendedorismo e das Prosses


111 Termina hoje a II Semana do Empreendedorismo e das Prosses em Figueir dos Vinhos. A Casa da Cultura acolhe, esta manh, workshops de msica e o Concurso Municipal de Ideias. Durante a tarde, ser possvel assistir Conferncia Teen e ao Encontro e partilha de experincias com jovens e ex-alunos.

22H00

20 Dizer Poesia pelo Trigo Limpo Teatro ACERT


Ocina Municipal do Teatro de Coimbra

15-03-2013 | dirio as beiras

piquete | essencial | 3
nmeros

GNR apreende meio milho de euros de roupa contrafeita


No mbito da operao Falsa Costura, realizada nas zonas Centro e Norte do pas, as autoridades apreenderam 12. 400 peas de vesturio e duas viaturas, uma de alta cilindrada e outra de mercadorias
111 Calas, camisolas, camisas, sapatos, botas, avaliados em mais de meio milho de euros, foram apreendidos por militares do Destacamento de Ao Fiscal de Coimbra, no mbito da operao Falsa Costura. A estes produtos juntam-se dois veculos, um de alta cilindrada e outro de transporte de mercadorias, duas armas de fogo e 83 munies. Foram ainda detidas duas pessoas, um casal (reincidente) e um outro indivduo por posse de arma sem documentos. Fraude scal e branqueamento de capitais As apreenses surgiram no mbito de investigaes relacionadas com crimes contra a economia, fraude fiscal e branqueamento de capitais, tendo sido realizadas 18 buscas na segunda, tera e quarta-feira , cinco domicilirias e 13 no domicilirias, na zona Centro e Norte do pas. Em declaraes ao DIRIO
Roupa e automveis foram apreendidos pelas autoridades
DB-Carlos Jorge Monteiro

peas de vesturio que foram apreendidas no mbito da operao

12400 3

AS BEIRAS, o capito Joo Fonseca, da Unidade de Ao Fiscal da GNR, disse que as buscas se realizaram maioritariamente na zona Norte do pas e que as peas de vesturio apreendidas so de marcas conceituadas e seriam para introduzir no mercado portugus, nomeadamente nas feiras e mercados.

Dos trs detidos, e segundo Joo Fonseca, dois j tinham sido constitudos arguidos no mbito de um outro processo que j tem cerca de um ano. J o terceiro elemento foi detido e constitudo arguido devido posse indocumentada das armas. Milhes de euros As investigaes vo pros-

seguir e as autoridades vo continuar a combater um crime que lesa o Estado em milhes de euros, j que as
38502

peas de vesturio so vendidas margem da lei. A operao envolveu 75 investigadores da Unidade de Ao Fiscal da GNR, que realizaram as buscas aos locais de produo/ armazenamento da mercadoria, bem como aos locais associados aos responsveis pela introduo fraudulenta do material no mercado, l-se num documento ontem divulgado pelas autoridades. A roupa apreendida poder ser destruda ou entregue a instituies de solidariedade social, depois de se retirarem todos os smbolos que representam as marcas contrafeitas. Rute Melo rute.melo@asbeiras.pt

pessoas foram constitudas arguidas

buscas efetuadas - cinco domicilirias e 13 no domicilirias

18 2

veculos automveis apreendidos

Choque em cadeia de seis viaturas resulta em danos


111 O choque em cadeia entre seis viaturas ligeiras, que ocorreu ontem nos campos do Mondego, em Montemor-o-Velho, resultou apenas em danos materiais. O acidente ocorreu pelas 08H40 e envolveu quatro viaturas que pertencem aos CTT - Correios de Portugal e duas particulares. A situao ocorreu prximo da povoao de Pereira, numa estrada que serve as exploraes agrcolas locais. Segundo fonte da GNR de Coimbra, no foram registados feridos. So desconhecidos os motivos que tero levado ao choque, envolvendo este nmero de carros. De acordo com a mesma fonte, o trnsito circulou normalmente.
Vem conhecer os Programas de Frias da Pscoa da Pequena Sereia!

Ateliers: Culinria, Trabalhos manuais, Pintura, Bijutaria, Costura Jogos de tabuleiro

Jogos tradicionais ao ar livre Espao multimdia

Karaoke

Visualizao de lmes Sadas: Museus, Cinema, Teatro, Piqueniques

Cantinho da leitura

E muito mais surpresas! Visita-nos!

www.apequenasereia.com

Rua Pedro Monteiro, 100 3000-329 Coimbra Telef: 239 836 584 email: atlpequenasereia@hotmail.com

4 | essencial | Coimbra Assembleia Geral Extraordinria do Centro Scio Cultural de N. Sr. de Lurdes
Sbado 16 de Maro, com incio s 15 horas, na Junta de Freguesia de St. Ant. dos Olivais

dirio as beiras | 15-03-2013

Informao aos Scios


Exm.s Associados Na qualidade de 1 Secretrio da Assembleia Geral (AG) do Centro o Scio Cultural Nossa Senhora de Lurdes (CSCNSL) venho transmitir-vos algumas informaes que, em meu entender, ajudaro a compreender o momento por que passa a Associao. O CSCNSL uma instituio que, luz do direito cannico, se designa por associao de fiis, erecta canonicamente tendo, por isso, ligao Igreja. De acordo com os Estatutos aprovados em Assembleia Geral e aprovados pelo Senhor Bispo em 19 de Maro de 1992, uma Instituio Particular de Solidariedade Social que, a par com o seu carcter associativo, lhe confere enquadramento jurdico no mbito do direito civil com tutela da Segurana Social. O CSCNSL nasceu da iniciativa particular de 10 scios fundadores, participantes activos da Parquia de Nossa Senhora de Lurdes, tendo vivido, desde sempre, um caminho autnomo ao da Parquia. Ao longo dos anos as relaes com a Igreja nem sempre foram pacficas, fruto da mencionada independncia, e, de certo modo, por admitir a participao alargada a laicos e at a pessoas doutras religies. Mais recentemente, as posies extremaram-se, fruto de uma promessa no cumprida e que se resumia cedncia, pela Igreja, do edifcio onde funcionou o culto antes da construo da nova igreja para, a, o Centro desenvolver as suas actividades. Passemos frente deste episdio que, apesar de estar na gnese do problema de agora, no essencial para este. Em Fevereiro de 2012 o Senhor Bispo de Coimbra chamou os rgo Sociais (Assembleia Geral, Conselho Fiscal e Direco) para nos propor o seguinte: Promovermos a alterao dos estatutos de modo a transformar a instituio num Centro Paroquial (passando a depender totalmente da igreja) ou a reviso dos estatutos no sentido de autonomizar a instituio do vnculo ao direito cannico, passando a reger-se somente pelo direito civil. Como disse, esta reunio foi em Fevereiro e na Assembleia Geral seguinte, que se realizou em Maro, foi nomeada uma comisso para estudar as implicaes das duas modalidades propostas pelo Senhor Bispo. Pretendia-se, assim, reunir dados para informar os associados das consequncias que adviriam duma e doutra hiptese, nomeadamente, o efeito das alteraes sobre os contractos de trabalho dos cerca de 30 trabalhadores do CSCNSL, sobre os contractos de financiamento com a Segurana Social uma vez que, como IPSS, grande parte da actividade financiada por aquela instituio do Estado, avaliar as consequncias sobre os direitos dos associados, etc. Esta comisso composta por representantes dos associados, dos rgo Sociais e dos trabalhadores, ter concludo o estudo no final do ano e preparava-se para apresentar as concluses, numa Assembleia Geral a ter lugar no passado ms de Fevereiro. Tudo apontava para que a opo a tomar pudesse vir a ser a de autonomizar a instituio mas, essa deciso, haveria de caber aos associados que, em Assembleia Geral, deveriam votar ambas as propostas de forma informada. O presidente da Assembleia Geral, que presidiu dita comisso, por delicadeza e respeito, entendeu que antes da realizao da reunio da Assembleia Geral deveria informar o Senhor Bispo. Para isso, solicitou uma reunio com o Senhor Bispo que, ao longo de dois meses, nunca se mostrou disponvel para a concretizar. Enquanto isto, o Centro foi objecto de uma inspeco da Segurana Social por denncia de supostas irregularidades. A inspeco, que durou cerca de um ms, nada identificou de irregular. Apenas foi solicitado pela Segurana Social, porque o denunciante assim exigiu, a homologao da Direco pelo Senhor Bispo, requisito estatutariamente previsto (ponto 3 do Art. 3). Este documento no estava disponvel pois a homologao do rgo, eleito conjuntamente com a Mesa da Assembleia Geral e Conselho Fiscal em Dezembro de 2010 para o trinio 2011 a 2013, havia sido feita de forma tcita pelo anterior Bispo D. Albino Cleto, conforme o evidenciam diversos actos administrativos suportados, nomeadamente, pela correspondncia trocada entre a Casa Episcopal e o Centro nos dois ltimos anos. A no existncia de documento formal motivou a peculiar iniciativa do Senhor Presidente da Direco, Senhor Padre Carlos Delgado, de solicitar ao Episcopado a formalizao da dita homologao. Na sequncia deste pedido, o Senhor Bispo entendeu comunicar a deciso de no homologao dos elementos da Direco eleitos em 2010, a cessao dos mandatos dos restantes rgo Sociais e a nomeao de um comissrio que encarregou de promover a reviso dos estatutos (?!) de modo a criar um Centro Paroquial. Sublinho que o Senhor Bispo, em Fevereiro de 2012, convocou os rgo Sociais do CSCNSL, os mesmos que no homologou e demitiu, reconhecendo-os, ento, competentes para nessa qualidade lhes propor a avaliao da eventual alterao dos estatutos. Um ano depois, por convenincia, toma a deciso que se conhece! A Direco, quando recebeu a carta, apesar de discordar, entendeu acatar e sair. O Conselho Fiscal idem e o presidente da Assembleia Geral, por ter dvidas quanto bondade da deciso do Senhor Bispo entendeu desvincular-se de uma eventual impugnao desta mesma deciso. Entendi ento que me assistia a obrigao de, em nome dos associados e na qualidade de 1 Secretrio da Assembleia Geral (estatutariamente substituto do Presidente do rgo) assumir a liderana da contestao deciso do Senhor Bispo, por considerar que, luz dos estatutos, no tem competncia para se sobrepor s decises dos associados nem soberania da Assembleia Geral (Art 21) a quem compete, entre outras, assegurar o cumprimento dos estatutos, em particular, a sua reviso (alnea e) do Art 28). Numa primeira fase, atravs de carta registada, declarmos a no aceitao da demisso dos rgos Sociais. Depois, atravs dos jornais, divulgmos a situao e o nosso repdio. Posteriormente, promovemos uma reunio de associados, para os informar, tendo estes decidido convocar uma Assembleia Geral Extraordinria. Nesta Assembleia Geral que ter lugar no prximo dia 16 de Maro, os associados pretendem repor a legalidade dos estatutos e repor, nos associados, o poder de deciso sobre o futuro do CSCNSL. Trata-se, obviamente, do exerccio de um direito inalienvel dos associados do Centro Scio Cultural Nossa Senhora de Lurdes pelo que fundamental a adeso e participao de todos. Cumprimentos, Coimbra, 11 /03/ 2013 O Presidente, em Exerccio, da Mesa da Assembleia Geral Dr. Pedro Manuel Raposo Galvo Nogueira
("DIRIO AS BEIRAS", N. 5892 de 15/03/13) 38537

Diretores de agrupamentos de centros de sade assinam cartas de misso


111 Os diretores executivos dos seis agrupamentos de centros de sade (ACES) da regio Centro assinaram ontem as respetivas cartas de misso. Fizeram-no, de acordo com o presidente da Administrao Regional de Sade do Centro, Jos Tereso, numa altura em que os tempos so muito dif ceis, o que faz com que a tarefa de garantir a prestao de cuidados de sade primrios populao, mantendo os princpios de equidade e solidariedade, seja ainda mais difcil e espinhosa. Papel central no SNS Alm de mencionar os princpios pelos quais se dever reger a atividade de um diretor executivo do ACES, a carta de misso estipula os objetivos a atingir para o ano de 2013, apresentando-se, assim, como um plano de trabalho na reorganizao dos cuidados de sade primrios, devendo estes ter, cada vez mais, um papel central no Servio Nacional de Sade, adianta a ARS Centro.
35505 Tiago Mota

Diretores executivos dos ACES da regio Centro nomeados, em dezembro de 2012, por despacho do Ministro da Sade

Manuel Sebe, diretor executivo ACES do Baixo Vouga Antnio Morais, diretor executivo do ACES do Baixo Mondego Maria Isabel Poas, diretora executiva do ACES do Pinhal Litoral Jos Marques Neves, diretor executivo do ACES do Do Lafes Avelino Pedroso, diretor executivo do ACES do Pinhal Interior Norte Joo Pereira Bento, diretor executivo do ACES da Cova da Beira

3
Assinatura decorreu ontem na sede da ARS Centro

Destacam-se, ainda, na carta de misso, questes associadas qualidade organizacional, bem como os objetivos relacionados com a promoo da existncia, na regio Centro, de mais Unidades de Sade Familiar (USF) e de Unidades de Cuidados na Comunidade (UCC). Recorde-se que os diretores executivos dos ACES

da regio Centro foram nomeados, em dezembro de 2012, por despacho do Ministro da Sade. Apesar de os objetivos estipulados serem iguais para todos, as cartas de misso assinadas ontem so diferenciadas, tendo em conta a especicidade de cada ACES. Patrcia Cruz Almeida patricia.almeida@asbeiras.pt

Obras revelam fresco em capela da Ordem Terceira


111 Obras de restauro a decorrer numa capela do Colgio do Carmo, em Coimbra, revelaram um teto pintado de grande qualidade artstica, que vai ser preservado, anunciou a Ordem Terceira de S. Francisco de Coimbra. Proprietria daquele conjunto arquitetnico, na Baixa da cidade, a Ordem Terceira de S. Francisco manifesta grande vontade em recuperar o teto agora descoberto, mas reconhece no ter condies financeiras para realizar os trabalhos. O fresco foi encontrado no teto da capela da Maternidade, um pequeno templo do sculo XVIII que faz parte do antigo Colgio do Carmo, na rua da Soa. Foi uma enorme surpresa. No se sabe exatamente em que poca foi pintado, nem quando foi coberto com a cal, que est a ser removida, disse hoje agncia Lusa Adelino Marques, ministro (que equivale a presidente) da Venervel Ordem Terceira de S. Francisco, que tem o estatuto de instituio particular de solidariedade social. Adelino Marques disse que a instituio vai tentar o apoio de eventuais mecenas, bem como da Secretaria de Estado da Cultura, para proceder sua recuperao. A descoberta da pintura mural aconteceu durante os trabalhos que esto h vrios meses a ser efetuados pela empresa Signinum Gesto de Patrimnio Cultural, de Braga, que envolvem o restauro de painis de azulejos, conservao da talha do altar-mor e de duas telas da capela setecentista.

15-03-2013 | dirio as beiras

Coimbra | essencial | 5
eu, deputado
38498 DR

Serpa Oliva
joaoserpaoliva@gmail.com

Francisco

A
Protesto no conseguiu mobilizar os alunos da Universidade

Muito pano e poucos estudantes


1 1 1 Cerca de meia centena de estudantes da Universidade de Coimbra protestaram ontem, nas Escadas Monumentais, contra a falta de investimento no ensino superior, iniciativa que passou por palavras de ordem e exibio de faixas de protesto. Promovido pelo movimento estudantil A Alternativa s Tu, ao qual se associou a Associao Acadmica de Coimbra (AAC), a contestao tentou cativar, embora com pouco sucesso, estudantes que subiam os mais de 100 degraus e quatro patamares da escadaria que liga alta universitria alguns obrigados a ziguezaguear por entre as nove faixas de protesto, constatou a Lusa no local. Apesar do notrio alheamento dos estudantes que passavam, Alma Rivera, do movimento A Alternativa s Tu, contraps que os universitrios de Coimbra esto claramente dispostos a lutar pela sua educao. Referiu que as questes que mais preocupam, nos dias de hoje, os estudantes universitrios, so as propinas, as bolsas e ao social escolar ou a questo pedaggica, entre outras. J Ricardo Morgado, presidente da direo-geral da AAC, frisou que se tratou de um protesto esttico, no de mobilizao, promovido para passar uma mensagem e sensibilizar os estudantes que habitualmente usam o acesso pedonal das escadas monumentais.

Protocolos com as juntas


DB-Carlos Jorge Monteiro

111 O municpio de Coimbra assinou ontem os protocolos com as juntas de freguesia para a limpeza e conservao de vias e infraestruturas municipais. 754 mil euros o valor a transferir durante o presente ano.

minha ligao Companhia de Jesus vem j de h dezenas de anos. Posso dizer que a minha vida no teria sido seguramente a mesma sem a relao prxima com muitos dos seus padres. Foi, por isso, com enorme alegria, que vi, aps o Conclave, oser escolhido um jesuta. o primeiro Papa de fora da Europa desde Gregrio III (sculo VIII) e o primeiro com origem na Companhia de Jesus. A minha reao inicial foi de espanto, mas depois de assistir forma to direta quanto simples como se dirigiu aos milhares de is na Praa de S. Pedro, deixou-me a certeza que temos frente dos destinos da Igreja Catlica algum com enorme sentido social, discernimento e de proximidade aos mais desfavorecidos. Num mundo global em que 1,2 bilies de catlicos, espalhados pelos cinco continentes, tm na Amrica Latina um forte exponencial de crescimento, uma nova viso da Igreja a que todos pertencem parece-me empolgante. Acho que o Papa Francisco pode ter uma viso, no mnimo, extraordinria. Ser com enormes expectativas que todos iremos acompanhar o seu percurso, mas mais do que isso, aquilo que espero seja um novo percurso da Igreja, mais prxima do cidado comum, menos fechada nos corredores, de difcil compreenso, do Vaticano. Que Deus lhe d o saber no sentido da nova evangelizao em que cada um se sinta verdadeiramente ao servio da mensagem de Jesus Cristo. Francisco poder vir a ser, por um lado, um seguidor de Francisco de Assis no que concerne pobreza, e simultaneamente um seguidor de Francisco Xavier como grande, se no o maior, dos evangelizadores. A ns, resta-nos pedir a Deus que o acompanhe nos difceis e complexos caminhos que o mundo atravessa, seguindo o seu lema em tudo Amar e Servir. Deputado CDS-PP

6 | essencial | Coimbra
DB-Lus Carreg

dirio as beiras | 15-03-2013

Onda de furtos a carros


111 Um veculo ligeiro de passageiros foi furtado na madrugada da passada quarta-feira, na Urbanizao do Gorgulo, na Estada de Eiras. Ao que foi possvel apurar, o carro estava devidamente trancado e estacionado, no existindo testemunhas. Ainda na quarta-feira, entre as 16H00 e as 17H00, um veculo ligeiro de passageiros foi assaltado. O carro estava na rua dos Oleiros, com os assaltantes a levarem do interior do automvel documentos e ferramentas relacionadas com a atividade profissional do proprietrio. Segundo apurmos, os objetos furtados ascendem a mil euros. Um estaleiro localizado na zona de So Romo foi alvo de assalto, na manh de quarta-feira. O(s) indivduo(s) tero entrado naquele espao atravs do corte do cadeado do porto. Diversas baterias e uma bomba hidrulica foram furtados, no sendo conhecido o valor dos objetos. J. S.

memria
jCoimbra

Susana Lima, Filipe Carvalho, Elisabeth Kostenholz, Paulo Fernandes, Ana Paula Pais e Paulo Romo

MANUEL ANTNIO GOMES CAMILO faleceu com 69 anos. Casado com Maria da Graa Zenha Lopes Camilo, era natural de Pinhel e residente em Coimbra. O seu funeral realiza-se hoje, s 14H00, da capela morturia de Santa Clara para o cemitrio Oriental da Figueira da Foz. Trata a agncia funerria Anselmos. MARIA DA NATIVIDADE PRATAS faleceu com 87 anos. Divorciada, era natural de So Silvestre e residente em Quimbres, Coimbra. O seu funeral realiza-se hoje, s 17H00, da capela morturia de Vila Verde para o cemitrio de Lamarosa. Trata a agncia funerria Anselmos.
jFigueira da Foz

trio local. Trata a Servilusa, agncia funerria Faria Figueira da Foz. IRENE GOMES BERNARDES faleceu com 75 anos. Casada, era natural e residente em Alqueido, Figueira da Foz. O seu funeral realiza-se hoje, s 11H00, da capela do Negrote para o cemitrio local. Trata a agncia funerria Oliveira.
jLous

Turismo rural exige que os territrios sejam habitados


111 Dois casos de sucesso, apontados pelo presidente da Cmara Municipal do Fundo como exemplos de combate desertificao, dominaram o debate sobre Experimentar, viver e vender o rural, que decorreu quarta-feira noite na escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra. O autarca, Paulo Fernandes, revelou que a empresa francesa Altran escolheu o Fundo para abrir um centro de servios que trabalha nas reas da consultoria de inovao e tecnolgica e que pretende criar 120 postos de trabalho no prximos dois meses. Por outro lado, o Clube de Produtores do Fundo, constitudo h cerca de um ano, est negociar exportaes para o Mdio Oriente, atravs da Fundao Qatar. So produtos alimentares do Fundo, tais como queijos, enchidos, doaria e a incontornvel cereja da regio, entre outros. Em sentido contrrio, h interesse de empresrios rabes em investimentos agrcolas diretos no Fundo, aproveitando os terrenos do Regadio da Cova da Beira. Povoar o interior do pas para receber turistas foi uma ideia defendida por todos os oradores do debate, onde tambm se integrou o enlogo e produtor, Rui Madeira, o empresrio do turismo rural Casas do Coro, Paulo Romo, e a docente de turismo da Universidade de Aveiro, Elisabeth Kostenholz. Antnio Rosado antonio.rosado@asbeiras.pt
O gestor das Casas do Coro, Marialva, Mda, regista que o turista portugus e espanhol desapareceu do mapa no ltimo ano

MARIA DE JESUS ALMEIDA faleceu com 93 anos. Viva, era natural e residente na Lous. O seu funeral realizase hoje, s 15H30, da capela morturia da Lous para o cemitrio local. Trata a agncia funerria Agostinho.
jMontemor-o-Velho

No turismo rural, cada hspede ouro porque foi captado com muito esforo S cumprimos a nossa misso quando cada turista regressa, sentindo que as suas expetativas foram ultrapassadas

Enfermeiros na ARS Centro


111 Cerca de 450 enfermeiros do IPO de Coimbra e dos hospitais de Aveiro, gueda, Estarreja e Figueira da Foz, em regime de contratos individuais de trabalho, estiveram durante a manh de ontem em greve. Aps uma concentrao na praa da Repblica, os profissionais de sade deslocaram-se em marcha at ARS Centro, onde permaneceram at perto da hora de almoo. uma discriminao negativa do salrio em relao aos outros trabalhadores, afirmou Paulo Anacleto, do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses. A ao levada a cabo pelos enfermeiros exclusivamente em contrato individual de trabalho, prende-se com o facto de o Ministrio da Sade ter xado o valor de 1.201,48 euros, como remunerao mnima mensal, para os enfermeiros do Servio Nacional de Sade, a partir de janeiro de 2013.

LVARO JORGE MARQUES faleceu com 78 anos. Casado com Maria Providncia da Silva Ribeiro Marques, era natural de Buarcos e residente em Tavarede, Figueira da Foz. O seu funeral realiza-se hoje, s 15H00, da capela local para o cemitrio local. Trata a agncia funerria Madifoz. MARIA DE JESUS CALDEIRA faleceu com 92 anos. Viva de Jos Dias dos Santos, era natural de Alhadas e residente em Pincho, Quiaios. O seu funeral realiza-se hoje, s 16H00, da capela morturia de Quiaios para o cemi-

MARIA DE FTIMA PEREIRA faleceu com 37 anos. Solteira, era natural e residente em Pereira, O seu funeral realiza-se hoje, s 16H30, da sua residncia em Pereira para o cemitrio local. Trata a agncia funerria Madeira.
jSoure

MARIA DA CONCEIO DINIS faleceu com 93 anos. Viva, era natural e residente em Casal de S. Pedro, Figueir do Campo. O seu funeral realiza-se hoje, s 15H30, da casa morturia de Casal Cimeiro para o cemitrio local. Trata a agncia funerria Madeira

Informtica aplicada no ISEC


111 O 28. Congresso sobre Informtica Aplicada tem incio na prxima segunda-feira, dia 18 de maro, no Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC). A iniciativa, que tem lugar at dia 22, realiza-se em parceria com o Instituto de Robtica, a Universidade de Coimbra e a Universidade de So Paulo, Brasil. Os participantes tero a possibilidade de assistir a apresentaes, palestras e conferncias e discutir temas como bioinformtica, tecnologias web, sistemas inteligentes de robtica, segurana informtica, ex-

ASSOCIAO PORTUGUESA DE PAIS E AMIGOS DO CIDADO DEFICIENTE MENTAL Instituio Particular de Solidariedade Social VILA NOVA DE POIARES

CONVOCATRIA
Nos termos dos artigos 37, 41 e 47. dos Estatutos, convoco todos os scios efectivos para a Assemblela Geral Ordinria da APPACDM de Vila Nova de Poiares, que se realizar no Centro Joo Pedroso de Lima em Vila Nova de Polares, Avessada, no dia 25/03/2012 (2. feira), pelas 10:30h horas. Nos termos do artigo 42. dos Estatutos, se hora marcada no estiverem presentes mais de metade dos Associados com o direito a voto ou os seus representantes devidamente credenciados, a Assembleia reunir-se- uma hora depois com qualquer nmero de associados presentes, ou seja 11:30 horas. A ordem de trabalhos para esta Assembleia Geral ser: 1- Informaes. 2 - Apresentao, discusso e aprovao do Relatrio de Actividades e Contas da Gerncia do ano 2012. Vila Nova de Poiares, 5 de Maro de 2013 A Presidente da Mesa da Assembleia Geral (Maria Margarida Mendes Macedo Loureiro Cardoso)

trao de dados, engenharia de software, avanos na imagem espacial baseada no sistema de informao, linguagens de programao e ambientes de visua-

lizao. Os interessados em participar na iniciativa devem contactar o gabinete de relaes pblicas do ISEC (gabrp@isec.pt).

("DIRIO AS BEIRAS", N. 5892 de 15/03/13) 38542

15-03-2013 | dirio as beiras

Figueira da Foz | essencial | 7

Antnio Augusto Menano, escritor

p&r

DIRIO AS BEIRAS/FOZ DO MONDEGO RDIO

til

Proteo da natureza na Casa da Vela


111 Foi celebrado ontem, no salo nobre da Cmara da Figueira da Foz, o protocolo entre as entidades que vo dinamizar o Centro de Interpretao Ambiental da Casa da Vela - Instituto da Conservao da Natureza e das Florestas (ICNF), agrupamentos escolares, Escola Secundria Joaquim de Carvalho e Centro de Beira-Mar. O protocolo tem uma durao de dois anos, podendo ser renovado por perodos idnticos. Os presidentes da Cmara da Figueira da Foz e do ICNF, Joo Atade e Paula Sarmento, respetivamente, juntaram a sua assinatura dos representantes das restantes instituies signatrias. Assim, a Casa da Vela, na Serra da Boa Viagem, ca aberta comunidade escolar do concelho. J.A.

opinio

Eduardo Nery - no dia 2 de maro

H espao na cidade para as duas tunas


DB-J. A.

Farmcia de servio SADE (TAVAREDE) (TEL. 233 422 534 ) AMBIENTE 17H00, hoje Assinatura do protocolo entre a cmara e o Rotary Clube da Figueira da Foz para o Parque Florestal Urbano Alberto Rei, nos paos do concelho. SERENATA 20H00, hoje Jantar dos 20 anos da tuna Bruna e serenata do X Festival Internacional de Tunas Universitrias, no Casino. Entrada livre, a partir das 00H00.

Figueira foi local de nascimento de vultos da nossa cultura: Joaquim de Carvalho, Joo de Barros, Joo Gaspar Simes, Lus Cajo, Mrio Augusto, Cndido da Costa Pinto, Eduardo Nery, para s referir falecidos. Esta breve crnica vai falar sobre Eduardo Nery, nascido em 1936 e falecido, em Lisboa. Tive o prazer de o conhecer pessoalmente, de o saber sempre ao lado da democracia, de encontrar, na Fundao Gulbenkian, no Museu da gua, na Caixa Geral de Depsitos (Lisboa), no aeroporto de Macau, na Avenida Calouste Gulbenkian, no Viaduto Infante Santo, na estao de Metropolitano no Campo Pequeno (so inesquecveis as suas guras de Convite), exemplos de arte pblica sem semelhana. Inovador, defensor de uma cultura aberta, da pintura ao azulejo, passando pela fotograa, a colagem e fotomontagem Estudou tapearia com Jean Lurat (em Frana), criou calada portuguesa em diversos locais - em Redondo, Alentejo, por exemplo. A sua curiosidade artstica trouxeo da pop para a arte op, sendo considerado o nico, em Portugal. Para a sua terra natal fez um projeto para a escadaria do Museu que razes de ordem econmica impediram ser concretizada. Foi galardoado, pelo Presidente da Repblica, em 2012, com a comenda de Grande Ocial da Ordem do Infante Dom Henrique; cinco anos antes recebera a medalha de prata dourada da cultura da nossa cidade. Por essa data escrevi um texto, no extinto Figueirense, onde o batizei de Raul, tendo-me mandado por um amigo comum a mensagem de que no entendia nada de fado. Quando veremos concretizado o seu projeto para a Figueira?

Jornadas Culturais da Joaquim de Carvalho


111 As XV Jornadas Culturais da Escola Secundria Joaquim de Carvalho comearam ontem e terminam amanh, sob o signo Responsabilidade (s). Durante o evento, o estabelecimento de ensino est de portas abertas comunidade, que pode assistir e participar em diversas atividades. Na cerimnia de abertura estiveram presentes a delegada regional de educao, Cristina Oliveira, e o vice-presidente da Cmara da Figueira da Foz, Carlos Monteiro. Tiveram como anfitries o diretor da escola, Carlos Santos; o presidente do conselho geral, Carlos Sousa; o representante da associao de pais, Carlos Lagoa; e o presidente da associao de estudantes, Joo Fortunato. Carlos Monteiro e Cristina Oliveira realaram a excelncia do ensino ministrado pela escola e a ligao desta comunidade. J.A.

Paulo Santarm acredita no futuro da tuna acadmica

111 Paulo Santarm um dos rostos mais conhecidos da Bruna e do Festival Internacional de Tunas Universitrias Como que se consegue manter uma tuna acadmica no ativo durante 20 anos numa cidade que j no tem ensino superior? A Universidade Internacional da Figueira da Foz (UIFF) fechou em 2009, mas foi decidido continuarmos com a tuna, porque temos orgulho de representar e cantar a cidade. A tuna celebra 20 anos durante o 10. Festival Internacional de Tunas Universitrias da Figueira da Foz (FITUFF). Este duplo acontecimento faz refletir sobre o futuro? Sim. O futuro do festival e de da tuna est dependente dos elementos que integram a Bruna. claro que no podemos fazer uma projeo a longo prazo. Mas a mdio prazo, o futuro est assegurado, com a entrada de novos elementos. Na cidade realizam-se dois festivais internacionais de tunas. A Bruna e a Imperial Neptuna j equacionaram a possibilidade de fazerem apenas um e fundirem as tunas? So duas realidades dis-

tintas. Neste momento no faz sentido - se calhar nunca fez - estar a confundi-las. H espao na Figueira da Foz para as duas tunas, por isso no h uma coliso entre os dois festivais. Quanto custa a edio deste ano do FITUFF, que se realiza hoje a amanh no Casino Figueira? A edio deste ano custa cerca de oito mil euros. um oramento maior do que o do festival do ano passado, porque acrescem as despesas de mais um dia. Por que razo a Bruna no est no Stio das Artes, nas instalaes onde nasceu? No sei por que razo o nosso pedido foi indeferido pela cmara. Quando foram atribudos espaos a vrias associaes, no fomos tidos nem achados. Mais tarde, disseram-nos que as instalaes poderiam vir a ser utilizadas por uma instituio de ensino superior. Disseram-nos, posteriormente, que nos cediam um espao, mas continuamos espera. Jot Alves jot.alves@asbeiras.pt Esta entrevista poder ser ouvida na ntegra na Foz do Mondego Rdio (99.1 FM), hoje, s 21H00, e em www. asbeiras.pt.

BAILE 22H00, hoje Baile e Serra a Velha no Grupo Instruo e Sport de Buarcos.

Coimbra-Celas
RUA BERNARDO ALBUQUERQUE, N. 43 (ao lado da Pastelaria Tosta Rica) Tlf: 239 058 594
coimbra.celas@ourinvest.pt

Coimbra-Baixa
AVENIDA FERNO DE MAGALHES, N. 29 (situada ao lado do Hotel Oslo) Tlf: 239 825 135
35411

coimbra.baixa@ourinvest.pt

8 | essencial |

regio
Condeixa-a-Nova

dirio as beiras | 15-03-2013

Baixo Mondego

Municpios da CIM poupam um milho de euros por ano em compras conjuntas


111 Os municpios da Comunidade Intermunicipal do Baixo Mondego vo conseguir uma poupana agregada de um milho de euros por ano caso recorram Central de Compras da organizao para compra de combustveis, comunicaes mveis, seguros, energia e refeies escolares. Este mais um marco no processo de evoluo e crescimento da Central de Compras, que a torna numa das mais dinmicas do pas, promovendo a afirmao da regio atravs de um projeto exemplar de partilha de servios na rea do aprovisionamento, diz a Comunidade Intermunicipal do Baixo Mondego (CIM-BM), presidida por Jorge Bento, em comunicado divulgado comunica38511 DR

600 mil euros melhoram segurana rodoviria e qualidade de vida na Ega


111 A Cmara de Condeixa aprovou a abertura de um concurso pblico para uma obra emblemtica para os habitantes da freguesia da Ega. Trata-se da construo da rede de esgotos, substituio da rede de guas e construo de passeios, ao longo de sensivelmente 1,5 quilmetros da Estrada Nacional 342. Ao todo, o investimento da autarquia representa um esforo no valor de cerca de 600 mil euros e a obra dever comear em nais do prximo ms de setembro. Na opinio do presidente da Cmara de Condeixa, Jorge Bento, a oportunidade da obra deve-se ao facto de, neste momento, a empresa guas do Mondego estar a concluir a obra de construo da Adutora Alcabideque/Ega, o que permitir o abastecimento com gua de qualidade freguesia da Ega. Fica igualmente concluda a rede de saneamento deste aglomerado, otimizando o investimento j executado. Construo de passeios na Estrada Nacional 342 O investimento da autarquia prev ainda o reforo da segurana rodoviria na EN342, atravs da construo de passeios. Uma mais valia que o vereador Carlos Branco, natural da freguesia da Ega, enaltece como primordial, numa via com elevado trfego e, paralelamente, com um alto ndice de habitantes.

Refeies escolares dos municpios podem ser negociadas em conjunto

o social. Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Mealhada, Mira, Montemor-o-Velho, Mortgua, Penacova e Soure so os 10 municpios que integram esta comunidade intermunicipal. Aps a concluso, em janeiro, do acordo quadro de combustveis rodovirios, a Central de Compras da Comunida-

de Intermunicipal do Baixo Mondego prepara-se para concluir o acordo-quadro de comunicaes mveis terrestres e lanar trs novos concursos pblicos de importncia estrutural na despesa dos municpios. A CIM-BM prepara, assim, concursos que originaro os acordos-quadro de seguros, energia e refeies escolares.

Com estes trs novos acordos, a despesa agregada abrangida pela Central de Compras da CIM-BM ultrapassa os 11 milhes de euros, conferindo aos municpios inegveis benef cios que resultam na considervel simplicao e agilizao processual, bem como a inevitvel reduo da despesa nestas categorias de bens e servios, explica ainda aquela estrutura. A Central de Compras est j a trabalhar nas categorias de servios de Higiene, Segurana e Comunicaes xas e, em paralelo, a negociar as compras de artigos de economato e higiene, para alm da negociao de novas categorias como os pneus, baterias, leos e produtos qumicos para manuteno de piscinas.

Penacova

Espao J para servir os mais jovens


111 Os jovens do concelho de Penacova tero um espao inteiramente dedicado a si. Humberto Oliveira, presidente do municpio de Penacova, inaugurou ontem, na Biblioteca Municipal, o Espao J. Criado com o objetivo de servir a populao jovem do concelho, com idades compreendidas entre os 12 e os 30 anos, o Espao J visa no s a criao de oportunidades iguais no que diz respeito ao acesso informao, como tambm a existncia de um local onde se possa proporcionar o encontro entre jovens para troca de ideias e experincias, desenvolver atividades e realizar os projetos. O Espao J disponibiliza, igualmente, informao sobre programas e iniciativas desenvolvidas pela Cmara de Penacova e outras entidades, e promove atividades ldicas, pedaggicas e culturais. Como refere Fernanda Veiga, vereadora da Cultura, o Espao J oferece um conjunto de servios que tentam ir de encontro s necessidaDR

Espao para os jovens est equipado com as mais recentes tecnologias

des dos jovens e diversas atividades, de carter regular ou pontual que se realizam normalmente no perodo de frias. Utilizando software livre, o Espao J dispe de zona de leitura e convvio; zona polivalente para aes formativas e atividades ldicas e culturais; 10 computadores com acesso gratuito internet; consolas; tablet; cds, dvds, livros e revistas. O projeto Espao Jovem foi um dos 15 premiados, a nvel nacional, pela Fundao Calouste Gulbenkian que, todos os anos promove projetos de promoo da

leitura em bibliotecas pblicas, que aproximem o livro dos potenciais leitores, criando uma relao entre as aes a desenvolver e o pblico-alvo, transformando-o em sujeito ativo, procurando formar leitores e diminuir, a mdio e longo prazo, os nveis de iliteracia, bem como projetos que estimulem a introduo de novas ferramentas de leitura em prticas de promoo, desenvolvimento e consolidao de hbitos de leitura no universo do pblico utilizador das bibliotecas pblicas.

15-03-2013 | dirio as beiras

regio | essencial | 9

Cantanhede

DB-Carlos Jorge Monteiro

Aveiro
DB-Carlos Jorge Monteiro

Sindicatos vo receber Passos Coelho


111 O primeiro-ministro encerra hoje, s 18H00, no Parque de Feiras, o Congresso da Regio de Aveiro e a Unio de Sindicatos convocou uma ao de protesto contra a austeridade. O Congresso da Regio de Aveiro 2013 decorre sob o tema Projetos de Futuro e incide sobre os potenciais geradores de crescimento, investimento e emprego na regio, a anlise do trabalho em curso escala regional, nacional e europeia e a rentabilizao da oportunidade dos fundos comunitrios do QREN, perspetivando 2014/2020. Os secretrios de Estado Adjunto da Economia e do Desenvolvimento Regional e da Administrao Local e da Reforma Administrativa marcam, tambm, presena neste ltimo dia de congresso.

GNR foi Escola Bsica Marqus de Marialva sensibilizar os jovens

Osvaldo Amado, Vitor Damio e Joo Moura num brinde qualidade

Curiosidade sobre drogas deve ser satisfeita na net


111 Alunos das turmas do 9. ano e dos Cursos de Educao de Formao da Escola Bsica Marqus de Marialva participaram numa ao de formao subordinada ao tema Preveno do Consumo de Substncias Psicoativas. As sesses, que decorreram em seis dias na instituio, foram constitudas por uma fase de explicao dos conceitos base relacionados com as drogas, seguindo-se um momento de dvidas. A formao foi dada por elementos da GNR de Cantanhede que deram alguns conselhos como, por exemplo, recorrer internet para satisfazer a curiosidade sobre estes produtos ao invs de os experimentar.

Um brinde ao Foral de Cantanhede e Bairrada


111 O casamento entre a tradio e a inovao resulta num Foral de Cantanhede que s deve ser apreciado em momentos (muito) especiais e antes da tomada de uma grande deciso. As palavras so do presidente da Cmara de Cantanhede que, na cerimnia de apresentao desta grande reserva baga 2009, aplaudiu a viso da Adega Cooperativa que soube aproveitar e potenciar uma marca criada pela autarquia e transform-la num carto (especial) de visita. Emb o r ra Emb a estejamos a um ano das comemoraes dos 500 anos do foral de Cantanhede, para as quais a autarquia tem j um conjunto de propostas, consideramos que a escolha deste vinho o melhor entre os melhores permite-nos deixar uma marca nica e diferenciada, afirmou Joo Moura, apontando a excelncia de um produto que alia a tradio dos vinhos da Bairrada inovao que a Adega Cooperativa soube desenvolver em parceria com o Biocant. Ouro reconhece qualidade da adega E se dvidas houvesse... l esto as ltimas medalhas recebidas pela adega e concursos internacionais. Trs de ouro em Berlim (com o espumante ros Beira Atlntico) e, ainda, uma medalha de ouro e uma de prata em Frana. Comemos bem o ano, reconheceu o presidente da Adega Cooperativa de Cantanhede, enquanto agradecia cmara, a cedncia da marca Foral de Cantanhede. Mas os agradecimentos no podem car-se pela autarquia. Vitor Damio no esqueceu a equipa de colaboradores, os associados a quem pertencem as uvas, ao enlogo. A Adega Cooperativa de Cantanhede tem como losofia produzir, sempre, com qualidade. Da a aposta na certificao, um processo que exige muito rigor e prossionalismo, sublinhou Vitor Damio. Qualidade a todos os nveis E porque deve falar quem percebe... da poda, como dizem os mais antigos, o presidente da adega deu a palavra ao homem que liderou o processo e que no esconde a sua satisfao perante o resultado alcanado. Osvaldo Amado reconheceu que o vinho fala por si e fala bem, segundo as reaes de quem o saboreou. Assumimos a responsabilidade de fazer uma marca nova para a regio mas que seja capaz de ir alm fronteiras, sublinhou, adiantando que se trata de um lote muito limitado, de 4.224 garrafas, onde tudo foi pensado e preparado ao mnimo pormenor. Um trabalho que, como sublinhou, teve tudo a seu favor. A uva boa, o tempo foi excelente e a adega garantiu as condies ideais para a criao deste lote excecional, explicou, admitindo que com esta excelncia poder haver quatro ou cinco lotes por dcada. Eduarda Macrio eduarda.macario@asbeiras.pt

38476

10 | essencial |

desporto

dirio as beiras | 15-03-2013

Acadmica Marcos Paulo, Ogu e Ciss regressam


Penacova 3. Gala de Desporto

Basquetebol Terceiro jogo seguido do CAD em casa


111 As seniores femininas do CAD Coimbra Basquete cumprem no prximo domingo (18H00) o seu terceiro encontro consecutivo em casa, com uma receo ao U. Tortosendo, que integra a 19. jornada do Nacional da 2. Diviso/zona Norte. Recorde-se que as conimbricenses esto na liderana da classicao desde a ronda inaugural da prova e so a nica equipa que ainda no perdeu em casa esta poca. Para tal, muito tem contribudo o pblico cadista, sempre entusiasta e que se tem assumido como 6. jogador. Domingo, o CAD ter pela frente o adversrio responsvel pela sua primeira derrota na presente edio do campeonato e vai lutar para que tal no se repita, de forma a manter a liderana da tabela classicativa. A jornada deste fim de semana comea domingo s 15H00, com o jogo Bolacesto-Sangalhos, que servir apenas para cumprir calendrio, j que qualquer destas equipas dicilmente chegar a uma posio que permita o acesso fase nal. s 16H30 joga-se a partida Desp. Pvoa-Sanjoanense, que a equipa da casa ter de vencer se quer continuar colada ao lder CAD Coimbra Basquete. mesma hora, o Desp. Lea defronta o Galitos, enquanto o Maia Basquete recebe o Lousanense. A fechar a ronda o lanterna vermelha Valongo recebe (18H30) o Sp. Braga.

111 semelhana de anos anteriores, o municpio de Penacova promove, amanh, a 3. edio da Gala do Desporto, que ter lugar no Centro Cultural de Penacova, com incio agendado para as 21H45. A apresentao da cerimnia est a cargo do jornalista penacovense lvaro Coimbra, numa noite que contar com participaes do Ensemble de Saxofones da Filarmnica Boa Vontade Lorvanense e do humorista Joo Seabra. Ricardo Simes (na foto), vereador do Desporto da Cmara de Penacova, espera que, mais uma vez, esta seja uma noite de referncia para o desporto concelhio, onde sero galardoados atletas, associaes, clubes ou personalidades que, de uma forma ou outra, tenham contribudo para a promoo do desporto e do concelho de Penacova ou que tenham obtido resultados dignos de realce no panorama distrital, nacional e internacional.

111 Depois de um incio de semana condicionado por muitas ausncias sete no total , o passar dos dias tem vindo a desanuviar as preocupaes de Pedro Emanuel, medida que diminui o lote de indisponveis. Ontem de manh, o tcnico deu continuidade preparao do encontro de domingo no Estoril (16H00) e teve mais uma boa notcia. Marcos Paulo, John Ogu e Ciss voltaram a pisar o relvado, juntando-se ao trabalho de conjunto e podem at recuperar por completo a tempo da convocatria para o prximo compromisso da equipa. Mas nem s de boas novas vive o tcnico, uma vez que, em sentido inverso, parecem pouco provveis as recuperaes de Halliche, Keita, Amessan e Carlos Saleiro, que voltaram a ficar de fora da sesso matinal e que ainda se mantm sob os cuidados do departamento clnico academista. Tal como havia acontecido no treino de anteontem, Pedro Emanuel voltou a recorrer aos juniores Pedro

DB-Lus Carreg

Ogu e Ciss recuperados das respetivas leses

Duarte, Dabo, Jimmy e Andr Jorge, que assim colmataram as ausncias e voltaram a trabalhar com o grupo prossional Hoje, a Briosa continua a preparar o encontro da 23. jornada da Liga, com nova

sesso de trabalho s 10H00 na Academia. Antes, realizase a tradicional conferncia de imprensa de um jogador para anteviso da partida. Jos Armando Torres jose.torres@asbeiras.pt

Basquetebol Jornada dupla Judo Acadmica luta pelo pdio na Taa da Europa para as seniores do Olivais
111 Fim de semana de jornada dupla para a equipa snior feminina do Olivais Coimbra. Amanh, s 18H30, as olivanenses recebem Ac. Porto, adversrio j quase condenado descida de diviso. O encontro est marcado para o Pavilho Eng. Augusto Correia e, para alm do muito pblico, de esperar a vitria das locais, que assim tentam subir ao 5. lugar da classicao. J no domingo, as seniores femininas da equipa alvinegra deslocam-se a Carcavelos, onde vo defrontar a Quinta dos Lombos (no Pavilho do Desportivo de Lombos, s 17H15). Masculinos em Braga Relativamente aos senio111 Tem lugar este m de semana, em Coimbra, mais uma edio da Taa da Europa de Juniores, uma organizao da Associao Distrital de Judo de Coimbra e da Federao Portuguesa de Judo, que este ano conta com a presena das selees do Brasil e do Canad, a que se junta uma expressiva representao de pases europeus. Na equipa da Acadmica, e a integrar a convocatria da seleo nacional, o destaque vai para Lus Mendes, vencedor da edio da prova de 2011 e um dos mais cotados atletas juniores europeus. O judoca estudantil encontra se num bom momento de forma e, aps a vitria no Campeonato Nacional de Juniores, vai certamente lutar por um lugar no pdio da competio.

DR

Comitiva academista com aspiraes de discutir medalhas

res masculinos, Olivais desloca-se a amanh (16H30) ao Pavilho de Lamaes, onde defronta o Sp. Braga, em jogo da 20. jornada do Campeonato da CNB1.

Eduardo Silva espera tambm chegar ao pdio na categoria de -60 kg. Recorde-se que este atleta desceu da categoria de -66 kg h pouco tempo e mostrou, com a vitria nos recentes campeonatos nacionais, que dos praticantes europeus mais competitivos. Catarina Costa (- 44 kg e

ainda cadete) est na fase final de recuperao de uma leso, mas vai tentar repetir o sucesso alcanado na edio do ano passado da Taa da Europa, onde alcanou uma medalha de bronze. Ainda convocadas pela seleo nacional esto Maria Rodrigues (estreia em

-48 kg) e Eunice Santos (-57 kg), judocas que tudo faro para alcanar um resultado de relevo. Pela Acadmica participam ainda na Taa da Europa prova Joana Antunes (-52 kg), que recentemente se sagrou vice-campe nacional de cadetes, e Ana Marques (-63 kg).

Memrias Vidas e espaos que se cruzam no tempo


A comemorar 19 anos, o DIRIO AS BEIRAS foi procura de pessoas e de espaos que guardam memrias e ajudam a contar a histria do distrito de Coimbra. Empresas que marcam a vida econmica de concelhos como Arganil, Cantanhede, Coimbra, Figueira da Foz e Gis e que o tempo marcou de forma implacvel. Espaos e gentes da nossa terra unidos pelo passado, mas com caminhos diferentes

19
aniversrio

especial

12 | publicidade

dirio as beiras | 15-03-2013

38520

15-03-2013 | dirio as beiras

publicidade | 13

14 | especial |

19

dirio as beiras | 15-03-2013

aniversrio a niversrio

editorial // A.Franklin, diretor

Faz parte do nosso cdigo gentico esta procura do novo, esta preocupao por servir os nossos leitores com informao que seja fresca mesmo que de acontecimentos e factos j datados no tempo

19 anos de referncia e inovao


111 O aniversrio que hoje celebramos, 19 anos, representa no panorama da imprensa regional um sinal incontornvel. A fundao do Dirio As Beiras como sequncia lgica do As Beiras, semanrio, sempre se pautou pelo desiderato de criao de um jornal inovador nos processos de construo da sua informao, inovador na forma de o fazer e acompanhando os tempos das transformaes nos media, na importncia dada imagem, organizao visual dos contedos e, mais recentemente, cor total. Faz parte do nosso cdigo gentico esta procura do novo, esta preocupao por servir os nossos leitores com informao que seja fresca mesmo que de acontecimentos e factos j datados no tempo. Este primeiro caderno de aniversrio que hoje lhe apresentamos serve esse objetivo revisitar alguns dos lugares que foram referncia industrial e empresarial nesta regio, reolhar para o
37112

lado humano que esteve presente em cada uma das situaes que relatamos e que no podem nem devem deixar de ser tidas em conta. A este caderno se suceder a 5 de Abril a segunda publicao de aniversrio onde relataremos o outro lado empreendedor e inovador da nossa regio uma das condies para vencermos a situao crtica que todos vivemos e que importa ultrapassar quanto antes. Ser igualmente um documento de valor de forma inovadora e diferente de abordar as nossas mais-valias e que demonstra bem a qualidade dos prossionais do Dirio As Beiras, na rea editorial, grca e comercial. No queremos, contudo, deixar passar esta data festiva sem referir a procura que diariamente fazemos no sentido de servir os nossos leitores e que se tem vindo a caracterizar pela introduo de novas seces e contedos - estamos a referir-nos ao dirio das freguesias, estamos a falar dos dossis dirio as beiras, onde tentamos ir para alm do

imediato e servir, numa perspetiva de proximidade e de interesse de quem nos l, acompanhando as preocupaes e necessidades que nos envolvem. Novas propostas iro aparecer oportunamente e que, julgamos, sero do agrado e de utilidade para os nossos leitores. Queremos ainda referir a nossa armao junto de assinantes, nomeadamente no plano da edio digital do Dirio As Beiras. No momento, ocupamos a terceira posio no plano dos jornais nacionais o que nos prestigia e honra e nos continua a armar como jornal inovador e de referncia no plano da imprensa regional. Exemplo de como o Dirio As Beiras referncia verifica-se na influncia registada noutros meios de comunicao, quer no plano da organizao e construo da notcia quer, at, na forma de a veicular. A todos os nossos leitores e anunciantes um bem haja pelo apoio e dedicao para com o nosso/seu jornal!

38536

Estaco Apesar de tudo, fui feliz aqui


Laborou durante mais de 70 anos e chegou a empregar mais de mil trabalhadores. No nal de um processo que durou cerca de seis anos, a 24 de outubro de 2001, o 2. Juzo Cvel da Comarca de Coimbra sentenciava pela falncia das Cermicas Estaco. Hoje, os mais de 400 antigos trabalhadores e reformados da empresa ainda tm a receber crditos de cerca de seis milhes de euros

19

aniversrio aniversrio

DB-Carlos Jorge Monteiro

38521

16 | especial |

Cermica transformada numa enorme carcaa de beto

19

dirio as beiras | 15-03-2013

aniversrio a niversrio

Manuel Oliveira trabalhou uma vida na fbrica de cermica. Foram quase quatro dcadas dedicadas exclusivamente a uma unidade fabril que lhe deu muito e onde - diz - foi feliz. Conseguiu prever dias conturbados e saiu antes do encerramento da cermica. Tinha 61 anos
111 Outubro de 2001. Passaram 12 anos. O suficiente para que o tempo fosse transformando uma das maiores fbricas do pas numa gigantesca carcaa de beto. So quase 60 hectares de um complexo industrial votado ao abandono na Pedrulha. Manuel Oliveira trabalhou uma vida na fbrica de cermica. Foram 38 anos, diz, enquanto caminha sobre um cho onde restam silvas, lixo ou louas sanitrias partidas. Hoje, o antigo operrio, natural de Torre de Bera (Almalagus) regressa para reavivar memrias e reconstruir espaos que o tempo foi destruindo. 24 de outubro de 2001: dia do juzo nal Fundada em 1946, a Estaco chegou a empregar cerca de mil trabalhadores e a deter uma unidade de produo em Moambique. A fbrica produzia para exportao e para o mercado nacional trs produtos azulejo, sanitrio e pavimento o que lhe conferia uma posio de destaque a nvel setorial, nacional e, mesmo, internacional. No final de um processo que durou cerca de seis anos, a 24 de outubro de 2001, o 2. Juzo Cvel da Comarca de Coimbra sentenciava pela falncia das Cermicas Estaco. Nessa poca, Manuel Oliveira tinha 61 anos e exercia funes na portaria. ali, no que resta de um pequeno anexo localizado na frontaria da antiga fbrica, que Manuel repara numa das paredes onde est axado um calendrio de 2001 precisamente o ano em que a fbrica fechou. Parece que o tempo no passou por aqui, afirma. Mas passou. E muitos dos momentos que se seguiram quela tarde de outono, no foram fceis para os 230 trabalhadores que caram sem emprego. Vidas dedicadas exclusivamente fbrica De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores das Indstrias de Cermica, Cimentos, Construo, Madeiras, Mrmores e Similares da Regio Centro, no momento da falncia, os operrios tinham entre 45 e 60 anos, detinham um tempo de servio na Estaco entre os 20 e os 30 anos, possuam baixa escolaridade e uma experincia de trabalho limitada quase exclusivamente fbrica. Foi o caso de Manuel Oliveira, que escolheu a Estaco para trabalhar ainda na frescura dos 30 anos. Passei por quase todos os departamentos da fbrica: comecei por descarregar as matrias-primas; depois passei para o armazm do azulejo. De seguida, fui para o armazm da loia onde separava a mercadoria para os clientes. Depois do armazm da loia, fui para ajudante de camionista para substituir o antigo ajudante que tinha falecido num acidente de viao. Os ltimos anos, passouos na portaria. Fazia os trs turnos: das 08H00 s 16H00, das 16H00 s 24H00, das 24H00 s 08H00. Passava mais tempo aqui do que com a minha famlia. No ltimo dia, sa s 18H00. A partir da, acabou a Estaco, recorda. Complexo industrial abandonado , de novo, na frontaria da fbrica em runas, que o antigo operrio fala do

15-03-2013 | dirio as beiras

19
DB-P.C.A.

| especial | 17

aniversrio a niversrio

na primeira pessoa

Manuel Oliveira
74 anos, Coimbra

Manuel Oliveira trabalhou quase quatro dcadas nas Cermicas Estaco. J era casado quando, com cerca de 30 anos, ingressou na fbrica. Passou por quase por quase todos os departamentos: comeou por descarregar as matrias-primas e depois passou a exercer funes no armazm do azulejo. De seguida, foi para o armazm da loia, onde separava a mercadoria que seria depois entregue aos clientes. Anos depois, iria trabalhar para o armazm da loia. Uma das ltimas funes que teve na Estaco foi ser ajudante de camionista. Fui substituir o antigo ajudante que tinha falecido num acidente de viao, lembra o

antigo operrio. Os ltimos anos, passou-os na portaria: fazia os trs turnos: das 08H00 s 16H00, das 16H00 s 24H00, das 24H00 s 08H00.

Conseguiu prever dias conturbados e saiu antes do encerramento da cermica. No entanto, a fbrica cou a dever-lhe alguns milhares de contos de salrios em atraso e indemnizaes. Conseguiu equilibrar-se. L em casa, a mesa nunca deixou de estar farta e ainda teve condies para pagar os estudos aos dois lhos. Apesar de tudo, as saudades do tempo em que trabalhou na Estaco ainda o atormentam de vez em quando.

enorme forno que ocupava toda parede do primeiro piso e onde se cozia a loia a 1.400 graus centgrados. Que recorda as peripcias de muitos colegas, o frenesim e o barulho da sirene que marcava o incio e o m das jornadas dirias de trabalho. A Estaco , anal, apenas mais uma, entre tantas unidades fabris, que deram vida quela zona da Pedrulha. mais uma fbrica vazia e silenciosa, localizada na antiga zona industrial da cidade, junto s tambm abandonadas Fbrica da Cerveja de Coimbra, da Triunfo Raes

e Triunfo Massas e Bolachas. Volvidos 12 anos, os mais de 400 antigos trabalhadores e reformados da empresa ainda tm a receber crditos de cerca de seis milhes de euros. De acordo com Jorge Vicente, do Sindicato dos Trabalhadores das Indstrias de Cermica, Cimentos, Construo, Madeiras, Mrmores e Similares da regio Centro, a venda dos terrenos poderia solucionar processo de reclamao de crditos: a Estaco tem um patrimnio no valor de 6,5 milhes de euros, respeitantes aos qua-

se 60 hectares localizados na Pedrulha e outros dois terrenos, um localizado no Porto e outro no Algarve. No entanto, de acordo com o sindicalista, todas as propostas de eventuais compradores feitas at hoje foram muito fracas. O que resta da (outrora imponente) Estaco apenas uma sombra de um passado que no regressa, mas que se recorda. Apesar de tudo, fui feliz aqui, diz Manuel Oliveira. Patrcia Cruz Almeida patricia.almeida@asbeiras.pt

38547

18 | publicidade

dirio as beiras | 15-03-2013

Ideal nunca teve falta de encomendas

19

aniversrio aniversrio

A Ideal - Indstrias Txteis foi uma das grandes empresas, das ltimas dcadas, em Coimbra. Faliu em dezembro de 1993, numa altura em que ainda empregava cerca de 450 trabalhadores
DB-Carlos Jorge Monteiro

38525

20 | especial |

Ningum fez nada para ajudar a Ideal


A Ideal era uma grande fbrica, arma Rosa Rodrigues, antiga trabalhadora da unidade industrial que laborou na Baixa de Coimbra. Com um extenso fabrico no setor das malhas, a fbrica possua setores de ao e confeo. Foi uma das primeiras empresas do setor a ser fundada em Coimbra e tambm das primeiras a declarar falncia
H dois anos, um violento incndio deixou em runas o interior do edifcio da Ideal

19

dirio as beiras | 15-03-2013

aniversrio a niversrio

111 A Ideal, fbrica de txteis, foi fundada em 1927. Nasceu, ento, na Baixa de Coimbra, numa zona privilegiada. A unidade fabril armou-se desde logo no panorama da indstria txtil nacional, contando com uma carteira de clientes de renome nacional e internacional. No incio da dcada de 90 as diculdades da empresa comearam a tornar-se visveis e a 21 de dezembro de 1993 o tribunal acabou por declarar a falncia. Os trabalhadores saram para a rua, deslaram

pela avenida Emdio Navarro e lanaram ao rio Mondego um caixo uma caixa feita com cartolina preta e as ores que cada trabalhador levou, recorda Rosa Rodrigues, antiga funcionria da Ideal. A ao de protesto simbolizou o funeral da empresa. Pouco tempo depois, o que restava da grandiosa Ideal foi posto venda em hasta pblica: o recheio, como as mquinas de costura, de corte, de coser e de casear, e os imveis o imponente edifcio da rua do Arnado, em ple-

na Baixa de Coimbra, agora degradado e consumido por um incndio, e as instalaes de Coselhas, onde, a dada altura, passou a funcionar o setor da ao. E os trabalhadores esperaram ainda vrios anos para receberem a parte possvel dos crditos a que tinham direito. Uma grande tristeza Mas a histria da Ideal nem sempre foi feita de pginas negras, recorda Rosa Rodrigues, que era ainda adolescente quando, depois de

chumbar pela primeira vez, no 9. ano antigo, comeou a trabalhar na fbrica, onde tambm estavam empregados os seus pais. Rosa trabalhou cerca de 20 anos na Ideal, mesmo at ao fim. Com lgrimas nos olhos lembra a marcha final, na qual participou e que passou tambm pelo Governo Civil de Coimbra, e o caixo e as ores atiradas ao rio. Ainda hoje sinto uma grande tristeza quando penso no fecho da Ideal, confessa, lembrando que a unidade

industrial, com setores de ao, tinturaria e confeo, produzia de tudo, na rea das malhas. Fazamos t-shirts, sweat-shirts, fatos de treino, camisolas e at cuecas para homem e para senhora e a maior parte da produo era exportar, arma. Na fbrica, Rosa, que hoje tem 55 anos, trabalhava na seo de costura, onde estavam tambm as revistadeiras, que conferiam e atestavam a perfeio das peas de malha. Mas ali, no edifcio da rua do Arnado, existia ainda

a rea das talhadeiras, que, com os moldes, cortavam as peas de roupa, a zona das prensas (ou sortido), onde as operrias passavam as peas de roupa a ferro, dobravam e embalavam, antes de estas irem para o armazm. Existia tambm a tinturaria, para branquear ou tingir de cor as malhas, e a rea da ao, que mais tarde, dada a expanso da atividade na fbrica, passou a funcionar nas instalaes de Coselhas. Quando a fbrica fechou, em dezembro de 1993, Rosa

38501

15-03-2013 | dirio as beiras

DB-Lus Carreg

19

| especial | 21

aniversrio a niversrio

na primeira pessoa

Rosa Maria Rodrigues 55 anos, reside no Cimo de Fala, em Coimbra Trabalhou cerca de 20 anos na fbrica Ideal

ganhava cerca de 44 contos (ou melhor, 44.400 escudos). No se fez nada para ajudar a manter a Ideal Olhando para o passado, a antiga trabalhadora acredita que a fbrica no fechou por falta de trabalho ou de encomendas. Mas os credores muitos e na cidade ningum fez nada para ajudar a manter a Ideal, fbrica que era da famlia Pires de Lima. A situao piorou com a sada do dr. Anbal, scio da empresa, conta Rosa.

O fim da unidade fez-se anunciar quando o setor da costura comeou a ficar quase vazio, sem os montes de obras que estavam sempre em espera para ser costurados. Nos meses dif ceis que antecederam a falncia, a dada altura a empresa ficou sem eletricidade. Ento alugaram um gerador, para que consegussemos trabalhar, recorda. Mas um dia, aps uma jornada de protesto, os trabalhadores regressaram fbrica e o gerador j no es-

tava l. Aparentemente, diz, no pagaram o aluguer. Depois, um dia, quando chegmos para trabalhar, pela manh, mandaram-nos embora, disseram-nos que a fbrica tinha acabado. Seguiram-se as audincias em tribunal, num penoso processo de falncia, e alguns anos depois, em 1998, os antigos operrios acabaram por receber as indemnizaes. Nunca percebi que contas fizeram, mas recebi 300 contos, depois de 20 anos de trabalho, desabafa.

Projeto para hotel low cost Hoje, a antiga fbrica txtil Ideal ainda ostenta a placa indicativa de que est venda. H cerca de dois, quando foi atingida pelo incndio, a Quadrar Construo e Promoo Imobiliria, proprietria do edif cio na Biaxa, anunciou a inteno de vender o imvel cadeia de hotis low cost francesa B&B. Nesse sentido, chegou a ser solicitado um pedido prvio de informao Cmara de Coimbra. Segundo o pedi-

do de informao prvia aprovado nesse vero pela Cmara de Coimbra, na transformao da fbrica em hotel seriam preservadas as fachadas do edif cio, que curiosamente conseguiram resistir, de p, violncia do incndio. Mas desde ento, do projeto que poderia contribuir para recuperar uma rea desqualicada da Baixa de Coimbra, no se soube mais nada. Dora Loureiro dora.loureiro@asbeiras.pt

Quando trabalhava na Ideal Rosa Rodrigues ia de autocarro, o n. 14, para a fbrica. Descia beirario, em frente ao tambm desaparecido cinema Tivoli. Depois, seguamos todas juntas, a p, para as vrias fbricas que na altura existiam na Baixa de Coimbra, recorda. Tenho muito pena do que aconteceu Ideal. Tnhamos momentos muito amargos, muito trabalho, muitos ralhetes, mas tambm tnhamos momentos muito bons, de muito convvio, lembra, com nostalgia. A Ideal era uma grande fbrica, emociona-se a trabalhadora. E recorda que o seu pai, que tambm trabalhou na unidade industrial, afirmava que, naquele tempo, idntica Ideal s existia uma fbrica em Vila do Conde. Depois de sair da Ideal Rosa Rodrigues rumou, tal como os restantes trabalhadores, ao Centro de Emprego, e alguns anos depois, por questes de sade, acabou por reformar-se.

38517

22 | especial |

19

dirio as beiras | 15-03-2013

aniversrio a niversrio
DB-Lus Carreg

As paredes da velha Ideal resistiram ao violento incndio que deagrou a 22 de maro de 2011 Rosa Rodrigues em plena laborao na Ideal, onde trabalhava na seo de costura Ontem Rosa Rodrigues regressou ao edifcio, agora fechado, da Ideal

Incndio assustou a Baixa de Coimbra


Com a falncia decretada em dezembro de 1993, aps um longo processo judicial e meses de memrias penosas para os trabalhadores, o edifcio da Ideal, em plena Baixa de Coimbra, tem vindo a degradar-se ao longo dos anos. Em maro de 2011 um violento incndio devorou o que restava do interior da fbrica e as enormes labaredas provocaram o alarme geral na cidade. Mas as vetustas paredes da antiga fbrica ainda resistiram s chamas e continuam de p, espera de um novo projeto, seja um hotel low cost ou outro
DR

2
38534

DB-Lus Carreg

Z. Ind. Cantanhede Lote 34 Telf. 231 410 970 Fax: 231 410 979 geral@cafn.pt www.cafn.pt

38124

Da Mondorel restam boas e ms memrias


Fundada em 1967, a Mondorel laborou durante 35 anos. Foi ento comprada pelo Grupo Monden, que aquando da aquisio do seu patrimnio imobilirio se comprometeu a dar continuidade fbrica atravs da criao da Revitatxtil. A nova unidade funcionou uns escassos dois anos e acabou tambm por fechar em 2004. Hoje, no planalto de Santa Clara, onde antes se ouviam os teares, que Jlio Almeida, antigo trabalhador, to bem conheceu, ergue-se o Forum Coimbra, empreendimento que envolveu um investimento de 125 milhes de euros

19

aniversrio aniversrio

DB-Lus Carreg 38538

24 | especial |

19

dirio as beiras | 15-03-2013

aniversrio a niversrio

na primeira pessoa

Natural de Mda, Jlio Almeida trabalhou 22 anos na Mondorel. Deixou a empresa em novembro de 1993, pois, pressentindo que os problemas iriam surgir, decidiu aproveitar a possibilidade de optar pela pr-reforma. Da antiga fbrica de lanifcios guarda muitas recordaes. Lembra a interveno estatal no perodo ps 25 de abril, o regresso do antigo dono e, mais tarde, as fases do plano de viabilizao nanceira. O antigo funcionrio, que chegou a fazer parte da comisso de trabalhadores, acredita que se o dono da Mondorel, o sr. Alvarez, no tivesse morrido, a fbrica ainda continuaria a existir. Em Coimbra quem manda nunca se importou com a situao das indstrias, porque uma terra de doutores, lamenta Jlio Almeida, enumerando o fecho de tantas empresas, como a Triunfo, a Fiaco e a Textilndia, entre outras.

Revitatxtil no evitou o m da Mondorel


Em 2002 a Mondorel - Fbrica de Lanifcios foi transformada em Revitatxtil e transferida para as instalaes da Reecta, em Taveiro, onde continuou a laborar. Mas a nova esperana dos trabalhadores durou pouco mais de dois anos: no incio de 2004 a Revitatxtil fechou portas. Nos terrenos de Santa Clara foi construdo o Forum Coimbra
111 No planalto de Santa Clara as cores garridas do Forum Coimbra vo desvanecendo mesmo as memrias mais recentes: a nova imagem urbana impe-se, mas h pouco mais de uma dcada, nos terrenos onde se ergue agora o centro comercial, laborava, ainda com cerca de 600 trabalhadores, a Mondorel Fbrica de Lanif cios. Mas para uns quantos, os ex-trabalhadores, a memria da antiga unidade industrial mantm-se bem viva quando espreitam a margem esquerda do Mondego. o caso de Jlio Almeida, que trabalhou 22 anos nos escritrios da antiga Mondorel. Da fbrica guarda boas e ms memrias, mas sobretudo saudades. E recorda com muita tristeza o encerramento da unidade industrial, onde a maioria dos trabalhadores eram mulheres, mas que empregava tambm muitos casais: com o fecho da Mondorel tiraram o po a muitas famlias, desabafa. Hoje, quando vai ao novo centro comercial, no consegue deixar de visualizar, nas suas memrias, a imagem da fbrica e das suas vrias seces preparao da matria-prima, tinturaria, fiao e tecelagem, e at as casas, construdas dentro do permetro da fbrica, onde viviam alguns trabalhadores que residiam fora de Coimbra, como por exemplo os que a administrao contratava na Covilh. Talvez por isso, nestes anos, foi ao centro comercial apenas trs vezes e no conseguiu andar por l mais do que alguns minutos. Olho para aquilo com tristeza, lembro-me do tempo da fbrica, confessa Jlio Almeida. Maioria da produo era para exportao Na Mondorel produziam -se vrios tipos de tecidos desde as fazendas de pura l ao terylene , mas tambm o fio que a fbrica fornecia a diversas empresas. Nesses tempos, a maioria da produo da Mondorel destinavase exportao. A maior parte do o e do tecido que se produzia eram vendidos para pases estrangeiros, como a Inglaterra e a Alemanha, lembra o exfuncionrio. Fundada em 1967, pela famlia de Eldio Alvarez que detinha tambm a Santix, outra fbrica de lanif cios de Coimbra a Mondorel, embora debatendo-se ciclicamente com algumas dificuldades, manteve-se em funcionamento at ao incio deste sculo. Na poca, culminado um perodo de graves diculdades econmicas e um processo de insolvncia, a Mondorel foi comprada pelo grupo Mondefin, que integrava a empresa de construo Bascol. Ao adquirir o importante patrimnio imobilirio, com os valiosos terrenos, o Grupo Monden comprometeu-se a assegurar a continuidade da fbrica e dos postos de trabalho atravs da criao da Revitatxtil. Com este compromisso pblico, o patrimnio da antiga Mondorel foi adquirido pela Revitatxtil, em execuo scal, por cerca de 6,5 milhes de euros.

Uma reunio nas antigas instalaes da Mondorel. Os trabalhadores, apreensiv

INSPECES TCNICAS A VECULOS


Estrada Nacional, N. 1 - VERMUM 3150-227 CONDEIXA-A-NOVA Tel. 239 944 426 | Fax: 239 948 850 | campincarcentro@anivap.pt
38541

15-03-2013 | dirio as beiras

Arquivo

19

| especial | 25

aniversrio a niversrio

nmeros

era o nmero de trabalhadores da Mondorel em 2000, empresa que data j perto da extino

600 60

funcionrios trabalhavam na Revitatxtil (ex-Mondorel) em maro de 2004, quando a fbrica, que funcionava nas antigas instalaes da Reecta, em Taveiro, foi encerrada

milhes de euros foi o valor que a Revitatxtil pagou pela aquisio, em execuo scal, do patrimnio imobilirio da Mondorel

6,5 30

vos, anteviam j o m da unidade industrial

Mais dois anos de pouca esperana Assim, em janeiro de 2002 a laborao da ex-Mondorel foi transferida para as instalaes da Reecta, em Taveiro, que pertenciam tambm ao grupo Monden. Naquelas instalaes laborou ainda cerca de dois anos, mas o m no tardou. O anncio do encerramento da Revitatxtil, que colocou o derradeiro ponto nal na histria da Mondorel, aconteceu a 3 de maro de 2004, numa altura em que na empresa trabalhavam apenas 60 pessoas, um nmero muito distante das centenas de funcionrios
38530

que a fbrica teve nos tempos ureos. Para o fecho da Revitatxtil, como assinalaram na altura sindicatos e algumas foras polticas, os proprietrios no invocaram dificuldades financeiras, mas sim o mau momento do mercado dos txteis, a concorrncia chinesa e a falta de encomendas. E os poucos funcionrios que caram at ao m foram indemnizados. Mais um caso de especulao imobiliria Pouco resignado, o Sindicato dos Trabalhadores Txteis, Lanif cios e Vesturio do Centro exigiu que se apu-

rassem responsabilidades no encerramento da Revitatxtil, considerando ter-se tratado de mais um caso de especulao imobiliria em Coimbra. Pesaria ainda nas alegadas responsabilidades empresariais, segundo o sindicato, o facto de o grupo ter recebido incentivos nanceiros da autarquia e estatais quando se comprometeu a criar a Revitatxtil e a manter os postos de trabalho, que anal no resistiram a 2004. As exigncias ficaram sem resposta, mais uma vez. Em paralelo, os apetecveis terrenos da antiga Mondorel, no planalto de Santa Cla-

ra, foram vendidos por cerca de trinta milhes de euros pelo principal acionista da Revitatxtil multinacional holandesa Amstelland MDC, promotora da construo do Forum Coimbra. Centro comercial cria 1500 postos de trabalho tambm em 2004 que se inicia a construo do Forum Coimbra, que envolveu um investimento global da ordem dos 125 milhes de euros, de acordo com os dados da promotora imobiliria holandesa. A Amstelland MDC vende, ainda nesse ano, o empreendimento comercial ao ING Real Estate In-

vestment Management, que na altura j era tambm proprietrio do Forum Aveiro e do Parque Mondego. O centro comercial Forum Coimbra foi inaugurado a 26 de abril de 2006. Com a criao de cerca de 1.500 postos de trabalho, devolveu de algum modo ao planalto de Santa Clara a centralidade e importncia econmica que este tivera poucas dcadas antes. Mas no conseguiu apagar, nas memrias dos antigos trabalhadores, o som dos teares que pararam para sempre. Dora Loureiro dora.loureiro@asbeiras.pt

milhes de euros foi o montante da venda dos terrenos onde estava instalada a Mondorel empresa holandesa que construiu o Forum Coimbra

milhes de euros foi o valor do investimento total na construo do Forum Coimbra

125

Rua Ablio Fernandes ARMAZNS CALHAB Rua D. Francisco de Lemos

Rua do Brasil, 486/488 - 3030-175 COIMBRA Telefone: 239711 080 | Fax: 239 712 079 Telemvel: 916 613 802 / 919 908 821 E-mail: comercial@armazenscalhabe.com Armazm: Vila Franca - Pinhal de Marrocos (junto ao Polo II) Telefone: 239 721 423/4/5

Universidade - Polo II Polo II

Polo II (passagem superior) Rotunda da Portela

www.armazenscalhabe.com

26 | publicidade
34370

dirio as beiras | 15-03-2013

Companhia de Papel Vidas amarrotadas

19

aniversrio aniversrio

A histria da Companhia de Papel de Gis mistura-se com as memrias das gentes de Ponte do Sto e dos lugares vizinhos. O seu fecho, abandono e desmantelamento marcam, de forma dolorosa, o passado, o presente e o futuro de uma populao que nasceu para trabalhar a fbrica
DB-Lus Carreg 38512

38528

28 | especial |

Gis Uma casa para todas as geraes


DB-Lus Carreg

19

dirio as beiras | 15-03-2013

aniversrio a niversrio

Em Ponte do Sto j ningum recorda a construo da Companhia de Papel de Gis. Mas todos os adultos que por ali resistem esto ligados a ela de forma umbilical. E no exagero. As crianas que nasciam, j tinham o nome registado na empresa. O futuro estava traado nascena e s seria quebrado com rebeldia. Infelizmente, o tempo encarregou-se de quebrar os elos
111 "No te vais fazer aqui velho. E no fez. Jos Manuel tem hoje 56 anos. Entrou na Companhia do Papel de Gis estava a fazer 17 anos. No foi surpresa. Ali j trabalhava o pai, a irm e aquela com quem viria a constituir famlia (Maria Helena). Surpresa foi, sete ou oito anos depois, o jovem, com cerca de 24 anos, casado e pai - e o mais novo chefe de seco -, ter tido a coragem de deixar a fbrica que marcava o futuro de todas as famlias de Ponte de Sto e da regio envolvente e onde todas as geraes se faziam velhas. Jos Manuel no se fez velho na Companhia do Papel de Gis e acompanhou c fora o drama de colegas, amigos e vizinhos atirados para o desemprego com o fecho da empresa. Saiu da fbrica, mas no abandonou a terra. Arregaou as mangas e fezse vida apostando no setor da eletricidade. Hoje, tem a seu lado a mulher, os dois filhos e o genro e garante, embora com alguma emoo, que no se arrepende de nada do que fez. Falta de viso No se apontam culpas, embora Jos Manuel reconhea que faltou viso e ateno ao que se passava no pas. Rebelde nas ideias e na forma de estar na vida, reconhece que foi a sua capacidade de trabalho e de arriscar, assim como o gostar do que faz que lhe permitiu vencer os desaos e as diculdades. Considera o fecho da companhia uma perda irreparvel para a populao do lugar e da regio - um sentimento confessado pelos populares com quem o DIRIO AS BEIRAS conversou - e reconhecido por todos quantos hoje olham com mgoa para a fbrica que, embora abandonada, guarda memrias vividas e nunca esquecidas. Famlias que se habituaram a trabalhar porta de casa, a viver bem com bons ordenados, que lhes permitia ir a Coimbra cortar o cabelo ou comprar roupa no El Dourado. Histrias reais E foi quando tudo isso acabou que a populao perdeu a vontade de viver. Uns no aguentaram. Outros viraram-se para os netos e descobriram outra forma de estar, como Rosa Ferreira que hoje recorda a vida contando histrias neta. Tem 54 anos. Entrou na fbrica aos 20, altura em que lhe nasceu o lho, e onde j trabalhava o marido. Chegmos a ser 71 mulheres entre os mais de 200 trabalhadores. O fecho marcou-nos a todos porque nos atirou ao mundo e, agora, para o desemprego. Apesar de tudo, todos so unnimes em reconhecer que se o fecho que ocorreu h mais de duas dcadas acontecesse agora as consequncias seriam muito mais desastrosas. Alis, como se v diariamente. Quando o perigo espreita Tambm Jos Gregrio que entrou rapazinho na fbrica para integrar um grupo de mais de 300 trabalhadores, considera que o fecho da fbrica foi o caos e o m da Ponte do Sto. Com 56 anos e depois de passar pela construo civil, v-se agora a braos com o desemprego. Sair para outro pas pode ser uma soluo. Mas fazer o qu? A pergunta tira-lhe o sono. Mas a resposta no fcil. Divididas, as gentes de Ponte de Sto vo vivendo entre um passado onde os sonhos se foram concretizando e um futuro recheado de (alguns) pesadelos e medos. Um deles - imagine-se - que os netos possam vir a sofrer acidentes numa casa abandonada onde todos foram felizes um dia. As estruturas no esto protegidas e se as crianas l entrarem morte certa, alerta Jos Gregrio. Que as nossas memrias no sejam ainda mais penosas. Eduarda Macrio eduarda.macario@asbeiras.pt

3 2

1 2 3

Jos Manuel, Jos Gregrio e o casal Rosa Ferreira e Arlindo Ferreira O papel amontoado nos cantos da fbrica lembram os tempos ureos No interior, a nascente que tambm matava a sede aos trabalhadores

38515

Campanha do XIV Aniversrio de 22 de Maro a 11 de Abril... Ocasies nicas!!!

Cantanhede A Forvel marcou a minha vida


A Forvel - Fbrica Portuguesa de Veculos, com sede em Cantanhede, iniciou a atividade a fabricar os tricarros com diferencial - utilizados para transporte de pequenas cargas na cidade. Em 1976 fabricava cerca de 150 veculos destes por ms e, neste mesmo ano, a Forvel inicia a produo de veculos de duas rodas apenas. Foram distribudos por todo o pas e at exportados para alguns pases estrangeiros. A fbrica encerrou no nal da dcada de 80. Francisco Santos recorda os tempos em que l trabalhou e a forma como o marcaram

19

aniversrio aniversrio

DB-Carlos Jorge Monteiro

38526

30 | especial |

Forvel Uma fbrica muito frente


Francisco Santos trabalhou entre 1979 e 82 na fbrica Forvel, que produzia motorizadas de Cantanhede para Portugal e para o estrangeiro. No foram muitos anos mas foram os sucientes para nunca mais esquecer um trabalho que no incio da vida ativa o marcou. Para sempre
111 Tinha 21 anos quando entrou na Forvel, fbrica que ficou famosa pelas de motos que saam de Cantanhede para o mundo. Francisco Santos, hoje funcionrio da Cmara Municipal de Cantanhede, tinha sado h pouco da escola tcnica quando surgiu a oportunidade de trabalhar na empresa do concelho onde residia. E, como agora recorda, trabalhar na Forvel era trabalhar na empresa. Vivia-se o ano de 1979 e o jovem Francisco Santos, ainda solteiro, no desperdiou esta oportunidade de trabalho, onde recebia seis mil escudos por ms. No foram muitos anos, mas foram os suficientes para marcar a vida de Francisco Santos. Recuemos at 1979, altura em que Francisco foi para a fbrica no me recordo exatamente do ano em que foi criada e onde partilhava o dia-a-dia com cerca de 100 colegas. O desenhador, que fazia equipa com outros elementos, lembra-se que em 1976 a Forvel tinha uma produo mensal de 150 unidades de tricarros e nesse mesmo ano iniciou a produo de veculos a duas rodas (VIP2). E tinha, disso Francisco Santos tambm se recorda, uma linha de produo e algumas mquinas bastantes evoludas para a
DB-Carlos Jorge Motneiro

19

dirio as beiras | 15-03-2013

aniversrio a niversrio

A Forvel era quase a Auto Europa de Cantanhede, arma, com saudade, Francisco Santos

poca, por isso, no se estranha a evoluo que teve. Alis, em 1980 surgiu um modelo 125 cc com motor japons Hodaka, monocilndrico, dois tempos e cinco velocidades que atingia cerca de 120 quilmetros por hora. Uma fbrica frente e especial A Forvel era uma fbrica frente, diz Francisco Santos. A prov-lo est o facto de, no incio da dcada de 80, ter sido feito um prottipo de um carro semelhante aos

microcarros (papa reformas que hoje existem. com um orgulho imenso que fala do tempo que l trabalhou. No foi muito mas marcou-o, e isso, alis, reete-se na forma, sempre positiva, como recorda a empresa. A Forvel, arma, era quase a Auto Europa de Cantanhede. Mas os tempos mudaram e a prpria evoluo fez com que a motorizada, que todos tinham, fosse trocada pelo automvel. O homem foi vtima da sua prpria evoluo, refere. Nem s em Portugal circulavam as Forvel. Francisco

Santos recorda as exportaes para a Blgica, que tinham grande importncia na poca, havendo at um clube de fs Forvel. Era especial l estar e trabalhar naquela famlia com cerca de 100 funcionrios. Adorei l estar e se ainda hoje existisse certamente l estaria. Havia um conjunto de aspetos que vo surgindo com a conversa e que marcaram este ex-trabalhador da Forvel. A equipa era um luxo, a empresa era uma referncia, a organizao era exemplar e o essencial

do que sei hoje aprendi l. Como pessoa cresci muito e marcou-me enquanto cidado, arma. A Forvel pertencia a um grupo com as empresas Pomoto (Lisboa), Eurocampo, Campimar e Campimpvel. A mulher de Francisco Santos ainda chegou a ser funcionria de uma das empresas do grupo. Recordar as instalaes que deixaram saudades Junto das antigas instalaes da Forvel, onde atualmente funcionam os servios

da INOVA, Francisco Santos recorda os escritrios onde trabalhava, no primeiro andar, a entrada para a empresa ao fundo era o relgio de ponto as empresas que havia ao lado e a cantina onde nunca ter comido apesar de haver confeo prpria. Hoje est tudo mudado, junto das antigas instalaes da Forvel h o Biocant Park, a Inova uma srie de outras empresas. Naquele tempo era s pinhal e nem a estrada era alcatroada, recorda com um sorriso. Poucos anos depois de ter entrado pela primeira vez na Forvel, e j com o mercado de vendas a apresentar um declnio, Francisco Santos saiu em 1982. Nessa altura j ganhava 22 mil escudos e fui para outra empresa ganhar mais dois contos, isto , 24 mil escudos, 120 euros se fosse hoje. Francisco Santos chegava Forvel s 08H00 para trabalhar e parava s 12H30 para almoar. Ao contrrio de alguns colegas no utilizava a cantina e regressava no m do almoo e at ao fim do dia. De segunda a sexta-feira. Entre 1979 e 1982 foi sempre assim. No continuou assim porque, na dcada de 80, a fbrica chegou ao m. Rute Melo rute.melo@asbeiras.pt

38529

AEC - ASSOCIAO EMPRESARIAL DE CANTANHEDE


Praceta Antnio Srgio - Apartado 42 3064-909 CANTANHEDE Telef.: 231 429 185 | Fax: 231 429 184 www.aec.pt

Feliz Aniversrio ao Dirio As Beiras

19

aniversrio aniversrio

Ceres Vivemos aqui tantos dias


CM_Record_257x166_PouComplementar.pdf 1 7/30/12 4:13 PM

Ablio Esteves, Jos Ribeiro, Apolino Simes e Emlia Sousa so antigos trabalhadores da cermica Ceres. Na hora do regresso s instalaes em Torre de Vilela, os quatro funcionrios emocionaram-se perante o seu estado de degradao, reconhecendo a urgncia de uma soluo para aquela que foi a ltima grande unidade fabril a fechar portas em Coimbra

DB-Lus Carreg

CM

MY

CY

CMY

38535

32 | especial |

Fbrica empregou 450 operrios


Criada em 1956, a Ceres foi, durante algumas dcadas, uma empresa de referncia no mercado do azulejo e da loia sanitria. O slogan Eternidade em cermica acabou por no ser cumprido, pois a partir de 2002 entrou em explorao decitria, sendo obrigada a encerrar alguns anos depois, deixando no desemprego centenas de trabalhadores
111 A corrente do porto principal parecia no querer ceder fora dos antigos funcionrios da cermica Ceres. Mas a vontade de conhecer o estado das instalaes foi mais forte e Apolino Simes, Ablio Esteves, Jos Ribeiro e Emlia Sousa l regressaram a um espao que foi a sua casa durante algumas dcadas. Jos Ribeiro, um dos mais antigos funcionrios, foi dos primeiros a entrar, seguido logo depois dos restantes. Depois de darem uma olhada para o exterior do edif cio, os quatro ex-funcionrios entraram na rea administrativa. Os vidros partidos so o primeiro sinal de que muitas outras surpresas se seguiriam. Chegados sala administrativa, depararam-se com muitos papis espalhados pelo cho. Numa caixa, Apolino Simes repara que esto recibos de vencimentos. V l se esto a os papis dos nossos subsdios, pediu Jos Ribeiro, que ainda chegou a pegar na resma, mas o muito p acumulado levou-o a abandonar, em conjunto com os outros, essa busca. O mesmo j no aconteceu quando entraram no arquivo. Um piso abaixo da parte administrativa, as pastas com faturas e outra documentao estavam amontoadas ao longo do espao. Mas houve algo que lhes chamou a ateno: as fichas de funcionrios. Os quatro remexeram nos papis, mas a nica coisa que encontraram foi o carto relativo ao cunhado de Emlia Sousa. Vou levar para mostrar minha irm, disse aos restantes elementos que a acompanharam neste regresso ao passado. As duas dezenas de degraus das escadas em caracol separam a zona administrativa da rea fabril. Ali chegados, os ex-operrios da Ceres no esconderam a sua desolao. Meu Deus, como isto est. J levaram tudo, exclamou um deles. Anal, no havia razo para outro tipo de comentrio. que, no espao onde antes existiram mquinas e fornos, agora apenas resistem paredes e muito lixo. Lixo deixado por quem adquiriu o recheio da fbrica e muito outro causado por aqueles que conseguem entrar l dentro em busca de algo para roubar. E os sinais desses intrusos estavam bem vista na antiga zona administrativa. Estas poas de sangue devem ter sido deixadas por quem aqui entrou e se ter cortado nalgum dos vidros que esto no cho, frisou Apolino Simes. O que mais impressionou os ex-operrios foi mesmo o furto de grande parte do ferro e do cobre da antiga instalao eltrica. Por exemplo, na zona da loia sanitria, haviam carris em ferro que eram usados para o transporte dos produtos. Da linha, com uns bons quilmetros, agora apenas existe um pequeno troo que no ultrapassa a meia centena de metros. Vejam l que at se deram ao trabalho de levantar carris, armou Emlia Sousa, com ar de espanto. Quem acabou por ficar mais calado nesta zona foi Ablio Esteves. O antigo forneiro no esconde que olhar para aquele espao lhe d um grande aperto no corao. Foi aqui que passei a minha mocidade, referiu. O ex-chefe de turno ainda procurou algo que lhe trouxesse mais recordaes, mas o estado em que os edifcios se encontram s levam a que seja cada vez mais difcil entrar naquele que foi o seu local de trabalho durante 28 anos. No havia falta de encomendas No pavilho vizinho, Emlia Sousa recordou as inmeras vezes em que, a trabalhar no turno da madrugada, no conseguiu aguentar o sono. Nessa zona, ainda existem algumas paredes da rea onde as funcionrias executavam as tarefas que lhes eram solicitadas. Mas, ao olhar para l, Emlia Sousa contm com alguma dificuldade as lgrimas. que, ao contrrio dos restantes, esta antiga funcionria no entrava nas instalaes da Ceres desde 2006. Fiquei sempre porta. Hoje enchi-me de coragem e quis ver como que isto estava, disse. E, depois da visita, veio o lamento: no esperava que a Ceres tivesse este nal triste. Uma situao que, segundo a ex-funcionria, comeou a ser previsvel em 2005. Apesar das encomendas no havia falta de encomendas, pois tnhamos sempre pedidos em atraso , o trabalho de vidragem e decorao dos azulejos passou a ser substitudo pela limpeza do cho. A razo era simples: no tnhamos material para dar andamento aos pedidos.

19

dirio as beiras | 15-03-2013

aniversrio a niversrio

15-03-2013 | dirio as beiras

DB-Lus Carreg

19

| especial | 33

aniversrio a niversrio

na primeira pessoa

Apolino Simes

RFico um bocado revoltado com esta destruio R Estes terrenos valem muito mais do que aquilo que querem dar por eles

Ablio Esteves

RVer como isto est agora d-me um aperto no corao RO nosso azulejo 11x11 era nico no mundo

Jos Ribeiro

Para alm da falta de material, Ablio Esteves lembrou que os problemas comearam tambm com os atrasos no ordenados. Recebamos sempre ao dia 23. Depois, passamos a ter os nossos ordenados no dia 28 e houve meses em que ele foi transferido a meados do ms seguinte, armou. O antigo forneiro recordou mesmo um dia em que, ndo o turno da madrugada, foi pedir explicaes a um dos administradores sobre o atraso no pagamento. Com mais 20 colegas, chegaram fala com um dos responsveis que, na altura, apontou para o outro as culpas dessa situao. O que certo que nunca chegamos a receber a verba em falta. E, s tantas, muito dificilmente iremos obter o que nosso por direi-

to prprio, lamentou. O antigo responsvel pelo setor de expedio comeou a trabalhar em 1963 na Ceres. Ao longo de 47 anos, foram estabelecidas muitas amizades. Sempre tive com todos eles clientes e colegas um relacionamento extraordinrio. E foi essa falta de contacto que mais me custou, confessou. Futuro incerto Os quatro ex-funcionrios gostariam que a antiga unidade fabril da Ceres tivesse um futuro altura dos pergaminhos da empresa. Afinal, foi uma das firmas de referncia do setor cermico, sendo mesmo a nica que fabricava o azulejo com as medidas de 11x11. Sabe porque que esse azulejo tinha tanta sada,

por exemplo, para Frana?, perguntou. A resposta foi dada de imediato: para combater o desemprego. que, como depois explicou, demora mais tempo assentar ladrilhos com esta medida. Bem como so precisos mais azulejos para preencher um metro quadrado, concluiu. Relativamente ao espao, os antigos operrios gostariam que algum investidor tivesse apresentado uma boa proposta para aquela rea. Ns aprovamos em 2010 uma avaliao de oito milhes de euros para a venda do terreno e instalaes da fbrica. Mas, agora, se nos dessem um milho de euros j no era nada mau, referiu Apolino Simes. Alis, os antigos trabalhadores j deram carta branca aos responsveis da comis-

so de credores para este negociarem os sete hectares de rea abaixo do milho de euros. Um valor abaixo do esperado, at porque a empresa tinha, em 2010, dvidas superiores a 14 milhes de euros e os trabalhadores crditos de cerca de cinco milhes de euros. Os antigos operrios so mesmo os maiores credores (35,53 por cento do total reclamado pelos 219 credores), seguidos do BPN (2,1 milhes de euros), Segurana Social (2,1 milhes de euros) e Esmalglass Portugal (1,6 milhes de euros). Refira-se que este espao chegou a ser apresentado aos responsveis do IKEA para ali instalarem as suas futuras instalaes na regio Centro. Uma hiptese do agrado dos trabalhadores, mas que aca-

bou por no ter o acordo da rma sueca. Alis, existe mesmo uma proposta entregue por um empresrio em 2011, mas que os responsveis desconhecem se ainda est de p. Agora, e com as diculdades nanceiras do pas, mais difcil ser vender isto tudo, confessou Jos Ribeiro. A soluo ter de passar, obrigatoriamente, por algum adquirir a unidade e terrenos envolventes numa perspetiva de mdio e longo prazo. Por exemplo, o presidente da Junta de Freguesia de Torre de Vilela, Ricardo Rodrigues, defendeu recentemente a instalao num dos edif cios de uma incubadora de empresas. Antnio Alves antonio.alves@asbeiras.pt

RTrabalhei aqui 47 anos e nunca pensei que as coisas chegassem a este estado R Confesso que, em dezembro passado, tive de conter as lgrimas

Emlia Sousa

RComecei a trabalhar nesta fbrica aos 12 anos de idade. Passei aqui uma boa parte da minha vida RNs tnhamos encomendas. Faltava era a matriaprima para fazer os azulejos

34 | especial |

Empresa retomou produo em 2010 mas o sonho acabou pouco tempo depois
H trs anos que a fbrica fechou denitivamente as suas portas. Desde ento, os trabalhadores esperam que haja um investidor que adquira os mais de 70.000 metros quadrados de rea para ali instalar algo que volte a dar vida empresarial a esta zona. Enquanto isso no acontece, a degradao comea a tomar conta dos vrios edifcios

19

dirio as beiras | 15-03-2013

aniversrio a niversrio

1 2

Grande parte do telhado do edifcio central j no existe Pastas com documentos esto amontoadas na cave do edifcio principal

Como grossista de medicamentos, distribumos diariamente pelos nossos clientes conana e simpatia...

Rua Vale Paraso, s/n. - Eiras 3020-501 Coimbra Tel.: 239 433 220 | Fax: 239 433 229 E-mail: info@proquifa.com

38513

Cermica Arganilense ao servio da cultura


Quase cem anos depois de ter comeado a produo da telha marselhesa e 20 anos depois de a fbrica ter fechado, a Cermica Arganilense, mais conhecida por Fbrica da Telha, voltou a ganhar nova vida, tornando-se no novo centro de excelncia de cultura, desporto e lazer em Arganil

19

aniversrio aniversrio

Um excelente caf ao melhor preo para a sua empresa

Bianchi Vending Portugal, Lda Rua Entre Vinhas, Lote 11 Eiras, 3020-171 Coimbra Tel. +351 239 433 290 Fax. +351 239 433 299 www.bianchivending.com

38531

36 | especial |
Ar Condicionado Aquecimento Central Painis Solares Aspirao Central Frio Industrial Ventilao Redes de Gs Piscinas
38522

dirio as beiras | 15-03-2013

Fbrica da Telh centenas de tra

Pela Cermica Arganilense, mais conhecida como Fbrica da Telha, pas e apenas 18 anos depois foi inaugurado, naquele espao, o novo centro d

O prossionalismo ao servio da Climatizao ...


111 Dedicada indstria da telha e do tijolo, a Fbrica da Telha recebeu centenas de trabalhadores que, segundo a Comarca de Arganil Digital, eram provenientes sobretudo de localidades das freguesias dos concelhos de Arganil e Gis, e que se deslocavam para o local de trabalho a p ou de bicicleta, e depois de motorizada, cada um acompanhado do respetivo almoo, num cesto de verga. Por esta empresa passaram vrios gerentes, nomeadamente Csar Teixeira, de Casal de S. Jos, e os irmos Jos e Ricardo Marques dos Santos, de Meda de Mouros, tendo tido como ltimo gerente Anselmo Rodrigues Carvalho, j falecido. Em declaraes ao DIRIO AS BEIRAS, Valdemar Castanheira, que foi funcionrio desta fbrica desde os 14 anos de idade, e ao longo de cerca de 50 anos, contou que, entretanto, algumas pessoas estiveram frente da empresa at esta cessar a laborao denitivamente, no conseguindo mant-la em atividade. Foi em 1992 que fechou as portas, tendo a Cmara Municipal de Arganil adquirido os respetivos terrenos dois anos depois. Decorreram 18 anos entre a compra das instalaes e a concretizao desta obra, disse o presidente da Cmara de Arganil ao DIRIO AS BEIRAS, esclarecendo que houve vrios projetos que nunca conseguiram ser concretizados, como o Museu do Bombeiro. Finalmente recupermos um patrimnio que estava completamente devoluto e em vias de colapsar. Se no tem fechado ainda l continuava, garantiu Valdemar Castanheira, hoje com 75 anos, lembrando que, antigamente, tinha de ir a p para o trabalho, onde fez de tudo um pouco, desde andar a acartar o barro com uma gamela cabea e enfornar material. Mais tarde, fui encarregado de armazm, lembrou ainda, acrescentando que, algum tempo depois, j era motorista e andava pelo pas a distribuir as encomendas de telha e de tijolo pelos clientes. Salrio mnimo O salrio era o mnimo mas ultimamente j ganhava trs contos por ms, revelou o antigo funcionrio da Fbrica da Telha, confessando gostar daquilo que fazia. Custoume muito quando fechou, recorda. Embora no sabendo o n-

www.fortclima.pt
Rua Antero de Quental (Estrada Pvoa da Lomba) Apartado 268 3060-139 CANTANHEDE PORTUGAL Telefone: 231 429 914 Fax: 231 429 747

15-03-2013 | dirio as beiras

| especial | 37
38503

ha empregou abalhadores
1

ssaram centenas de trabalhadores. A fbrica fechou em 1992 de excelncia de cultura, desporto e lazer

mero exato de pessoas que consigo trabalharam, Valdemar Castanheira referiu que chegou a ter o n. 32 de funcionrio at passar para o n. 3. Lamentando que alguns dos seus colegas no se tenham esforado mais para conseguir escoar a produo, o antigo trabalhador recorda que quando andava a fazer a entrega do material eram muitos e bons clientes. Sendo uma das maiores entidades empregadoras da altura, Valdemar Castanheira lembrou que muitas famlias trabalhavam ali, at a minha mulher, constatando que davam trabalho a toda a gente, sobretudo aos jovens que saam cedo da escola. Confessando sentir alguma nostalgia sempre que olha para aquele espao, o atual reformado considera, contu-

do, que foi bom terem sido feitas obras de requalicao no edifcio da antiga Cermica Arganilense. Assim no o deixaram cair, sustentou, considerando, no entanto, que uma coisa que deviam ali ter feito era o hospital, porque havia muito espao. Contando que esteve presente no dia da inaugurao do novo projeto da Cermica Arganilense, Valdemar Castanheira constatou que est muito bonito, revelando que desde que comearam as obras tinha curiosidade em visitar o local. Mostrando-se satisfeito por se terem mantido os fornos, o antigo funcionrio recordou que foi ele que foi buscar os 120 mil tijolos que os compem. Lurdes Gonalves redaccao@asbeiras.pt

1 2 3 4

A degradao chegou a atingir o telhado Todo o edifcio dominado por centenas de janelas
Antes e depois: a requalicai um exemplo

Cobertura em madeira

38 | especial |

19 Renasce como centro de cultura, desporto e lazer


aniversrio a niversrio

dirio as beiras | 15-03-2013

Valdemar Castanheira no dia da inaugurao


38296

111 Passados quase cem anos desde que comeou a fabricar telha tipo marselhs e 20 anos desde que cessou a sua atividade, a Cermica Arganilense, mais conhecida por Fbrica da Telha, voltou a ganhar nova vida, tornandose num novo centro de excelncia de cultura, desporto e lazer. O antigo edif cio degradado foi alvo de obras de requalicao, levadas a cabo pela Cmara Municipal de Arganil, entidade que adquiriu o espao em 1994, dois anos aps o encerramento da fbrica. Este projeto foi inaugurado em outubro do ano passado e, segundo o presidente da cmara, tratase do maior investimento autrquico jamais realizado no concelho, no valor de 6.073.073,80 euros, contando com o co-nanciamento do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), atravs do POVT Programa Operacional Te-

mtico Valorizao do Territrio, que atribuiu ao projeto uma comparticipao nanceira mxima no valor de 1.288.651,01 euros. Dinheiro destinado Piscina Aquecida Municipal. O MAIS CENTRO Programa Operacional Regional do Centro, com um nanciamento FEDER aprovado de 2.625.816,18 euros, apoiou o investimento efetuado nos espaos constantes dos Blocos B e C. Das valncias que compem este projeto destaca-se a Piscina Municipal Aquecida, que abre ao pblico este fim-desemana, com entrada gratuita nos dois dias. A infraestrutura desportiva contempla uma piscina semi-olmpica com oito pistas, bem como um tanque de aprendizagem, com uma cadeira de acesso para utentes com mobilidade reduzida. Integra sauna e banho turco. Vai estar aberta ao pblico 11 meses por ano, possuindo ainda as valncias de adaptao ao meio aqutico

para crianas, adultos e idosos, natao adaptada, natao para bebs, aperfeioamento das tcnicas e hidroginstica. Piscina abre amanh Adiantando ao DIRIO AS BEIRAS que este fim de semana denomina-se de open weekend, os utentes podem usufruir da valncia gratuitamente, Ricardo Pereira Alves destaca que, para o efeito, apenas necessrio que as pessoas tragam o vesturio adequado, nomeadamente calo justo ou tanga, touca e chinelos, no caso dos homens, e fato de banho completo, toca e chinelos, para as mulheres. O horrio de funcionamento neste m-de-semana das 09H00 s 13H00 e das 15H00 s 19H00, sendo permitida a utilizao mxima instantnea de 200 pessoas e diria mxima de 800 pessoas, pelo que cada utilizador no dever exceder os 60 minutos de permanncia nas instalaes. Para alm disso, a Cermica

Arganilense integra um espao para a futura instalao de um health club. Possui ainda um auditrio com capacidade para 250 pessoas, uma rea multiusos para organizao de eventos, espao para o futuro museu, e ainda locais para instalao de trs bares, um dos quais com esplanada panormica. Sublinhando que a velha Cermica Arganilense volta a laborar, mas agora com novas valncias que melhoram a qualidade de vida dos arganilenses, o presidente da cmara faz um balano positivo da atividade realizada neste novo espao, contando que temos tido muita atividade na Cermica, com iniciativas das instituies e organizadas pela cmara. Atendendo a que o auditrio de mdia dimenso tem condies para a realizao de congressos, seminrios, colquios ou conferncias, o autarca explicou que estava previsto o cinema ser uma rea-

lidade, a partir do primeiro trimestre deste ano, contudo, no quadro financeiro atual no o podemos fazer imediatamente, mas f-lo-emos a mdio prazo, garantiu. O espao multiusos tambm apropriado para realizar eventos de grande dimenso, entre os quais diversas feiras esto a ser pensadas, bem como espetculos. Ricardo Pereira Alves adiantou que vai tambm ser instalado, no piso trreo da antiga cermica, o Museu Internacional do Rally, onde ser possvel revisitar as picas classicativas de Arganil do Rally de Portugal, observar os carros que ficam para a histria, e sentir, atravs das novas tecnologias, a emoo das grandes competies internacionais do desporto automvel. Entretanto, esto programadas outras atividades a decorrer neste espao, como o caso da Feira do Livro. Lurdes Gonalves redaccao@asbeiras.pt

38532

Alberto Gaspar Sinto-me vtima de uma injustia muito grande


Na Figueira da Foz, a fbrica de madeira e de mveis Alberto Gaspar laborou sete dcadas mas acabou por fechar portas num inesperado processo de insolvncia. O empreendimento imobilirio previsto para aqueles terrenos foi entretanto inviabilizado pela autarquia

19

aniversrio aniversrio

DB-Pedro Agostinho Cruz

38544

40 | especial |

19

dirio as beiras | 15-03-2013

aniversrio a niversrio

na primeira pessoa

Sinto uma revolta muito grande quando ouo falar da administrao


A fbrica de madeira e de mveis Alberto Gaspar, um dos gigantes nacionais do setor, laborou durante sete dcadas, mas no sobreviveu a um surpreendente processo de insolvncia. Nos terrenos da antiga unidade industrial da Figueira da Foz, propriedade de uma promotora imobiliria espanhola entretanto falida, Manuel Pedrosa, antigo trabalhador, recorda os tempos de prosperidade com saudade e o m da empresa com revolta

Manuel Pedrosa, 68 anos, casado, natural de Regalheiras de Lavos (Figueira da Foz), trabalhou 48 anos na Alberto Gaspar, situada em S. Pedro, no mesmo concelho

R Na minha opinio, a Alberto Gaspar no faliu por falta de dinheiro, tendo em conta que os acionistas eram ricos. A empresa comeou a ser descapitalizada, porque os scios deixaram de se entender. Era uma das melhores empresa da Europa do seu setor. Vivi o encerramento com muita angstia, porque tinha muito gosto pela prosso e era muito dedicado empresa. A minha vida mudou muito, na medida em que fiquei com uma pequena reforma. Tive uma oferta de emprego, no mesmo setor, mas no pude aceitar por razes de sade de um familiar.
A empresa Alberto Gaspar tinha a sede e a fbrica principal na Figueira da Foz

Com a falncia da fbrica, vimos (os antigos trabalhadores) os nossos projetos de vida afetados. Vivemos momentos dramticos, sobretudo porque nada fazia prever que tal pudesse acontecer. Sempre fui mal pago, comparando com os salrios que se praticavam no setor. Mas era bem pago, em relao aos colegas da empresa.

111 Manuel Pedrosa era um adolescente quando comeou a trabalhar na antiga transformadora de madeira Alberto Gaspar, na unidade de S. Pedro, Figueira da Foz. Foi um dos ltimos operrios a assistirem ao fim de uma das mais importantes rmas portuguesas do setor. Subiu a pulso na empresa, de onde saiu como especialista em madeiras exticas e responsvel por dois turnos de trabalho e pelos oramentos.

O antigo operrio da Alberto Gaspar aceitou fazer uma visita ao local onde trabalhou durante 48 anos, para contar os derradeiros episdios de uma histria empresarial de sucesso com um nal inesperado e dramtico. Este natural e residente de Regalheiras de Lavos, localidade vizinha de S. Pedro, continuou ligado firma depois de os colegas terem rescindido o contrato, em 2003, por terem salrios em atraso.

Fiz parte do processo de recuperao, porque tinha conhecimento que era uma empresa vivel e no havia falta de dinheiro. De resto, acreditei sempre nesta empresa, como se ela fosse minha, conta reportagem do DIRIO AS BEIRAS. Todavia, continua: quando comecei a ver que estavam a retirar mquinas que eram fundamentais ao funcionamento da fbrica, decidi retirar-me e pedir a pr-reforma.

Maus ventos de Espanha Em 2008, os cerca de 70 trabalhadores, alguns deles casais, solicitaram a insolvncia, constituindo-se credores da empresa. A Alberto Gaspar acabaria por no sobreviver e os antigos operrios ainda no receberam tudo a que tm direito. O tribunal declarou a insolvncia em 2010. Entretanto, os terrenos haviam sido vendidos espanhola Ulepim, do Grupo Fadesa, que faliu

na sequncia do rebentamento da bolha imobiliria em Espanha, em 2011. O preo a pagar pelos 12 hectares de terreno da Alberto Gaspar era proporcional ao ndice de construo autorizado pela Cmara da Figueira da Foz. Porm, a autarquia no reviu o Plano de Urbanizao, inviabilizando o empreendimento imobilirio. Contudo, apressada em faturar, sem esperar pela

15-03-2013 | dirio as beiras


38518

| especial | 41

so dos terrenos. Este atribulado processo continua em abril de 2012, com a hasta pblica dos lotes da lial lusitana da Fadesa a car deserta. espera de receber Os antigos trabalhadores continuam espera do pagamento dos crditos. Devemme cerca de 50 mil euros e os meus colegas tambm esto espera que lhes paguem o que lhe devem, afiana Manuel Pedrosa, que chegou a ter, tal como os restantes operrios, cinco meses de salrios em atraso. A empresa no fechou por falta de dinheiro, porque os scios eram ricos, sustenta. Se no foi por falta de dinheiro e de trabalho, ento por que motivo a Alberto Gaspar foi falncia? A empresa comeou a ser descapitalizada a partir do momento em que os scios se desentenderam, afirma Manuel Pedrosa. O antigo trabalhador sente-se revoltado e defraudado com o desfecho da histria da Alberto Gaspar. Afinal, foi o nico emprego que teve. Falta de respeito A propsito do estado de esprito, Manuel Pedrosa atira, contendo as lgrimas: sinto uma revolta muito grande quando ouo falar da administrao da Alberto Gaspar e de ver estas instalaes abandonadas. E acrescenta: tal como os meus colegas, sinto que fui vtima de uma injustia muito grande. No obstante, a visita aos terrenos despertou-lhe um lusitano sentimento: sinto muitas saudades. E, desviando o olhar para os pavilhes que ainda no foram demolidos e paras os terrenos, onde se realizam eventos, revela: at co doente ao ver isto abandonado. O esforo de uma vida dos trabalhadores acabou nisto e os responsveis no tiveram respeito por quem aqui trabalhou. Por ter cado para acompanhar o malogrado processo de recuperao, Manuel Pedrosa perdeu o direito de aceder aos mecanismos legais acionados antes pelos colegas, vendose obrigado a contratar um advogado, uma vez que no era sindicalizado. Ainda tive de pagar 600 euros de custas judiciais, recorda. A antiga administrao da Alberto Gaspar recusou-se a prestar declaraes. Jot Alves jot.alves@asbeiras.pt

50000

nmeros

valor dos crditos reclamados por Manuel Pedrosa

milhes de euros era o preo dos terrenos, se o ndice de construo fosse o mximo, que no foi aprovado

DB-Pedro Agostinho Cruz

mil euros foi quanto a Fadesa pagou pelo sinal

900 2 3

milhes de euros foi a base de licitao dos terrenos

mil metros quadrados a rea total

120

era o nmero de prdios do leilo, que cou deserto

Mestrados | Ps-graduaes

deliberao da cmara, a lial portuguesa da Fadesa divulgava e promovia o condomnio fechado de luxo, em todo o pas, que nunca sara do papel. Alis, a promotora imobiliria chegou a abrir um stand de vendas na Figueira da Foz. Recorde-se que os terrenos haviam sido cedidos pela edilidade, tendo como nalidade a instalao da unidade industrial. No entanto, a autarquia no acionou o direito de rever-

42 | especial |

Falncia inesperada
A Alberto Gaspar fechou numa altura de armao exportadora e de modernizao tecnolgica. A empresa familiar entretanto transformada em Sociedade Annima atuava em toda a linha - oresta, transformao de madeira e fabrico de mveis, estes sob a marca Galakit, que exportava, sobretudo, para Frana, Inglaterra, Holanda. Tinha unidades na Figueira da Foz (sede da empresa), Mangualde e S. Pedro do Sul. Numa das fases da sua existncia, garantia trs centenas de postos de trabalho diretos. Quando faliu, tinha cerca de 70 trabalhadores

19

dirio as beiras | 15-03-2013

aniversrio a niversrio

38539

Marcas comercializadas:

Antigos trabalhadores numa reunio na Unio de Sindicatos da Figueira da Foz, em 2008 Pgina da revista promocional da Alberto Gaspar Entrada da unidade da Gala, S. Pedro, Figueira da Foz As mquinas foram vendidas e as instalaes foram parcialmente demolidas

3 4

Navalfoz Os estaleiros navais foram a minha grande escola


A Navalfoz laborou durante mais de quatro dcadas. O m dos Estaleiros Navais da Figueira da Foz aconteceu h seis anos, quando foi decretada a sua insolvncia, aps uma crise nanceira profunda da empresa

19

aniversrio aniversrio

DB-Cludia Trindade

38533

44 | especial |

19

dirio as beiras | 15-03-2013


DB-C.T.

aniversrio a niversrio

Sucesso da Navalfo pelo companheirism


111 O antigo chefe do departamento de recursos humanos da Navalfoz, Jorge Bugalho, de 55 anos, visitou as instalaes da empresa com o DIRIO AS BEIRAS. Enquanto caminhava pelo espao, que atualmente se encontra abandonado, foi transmitindo jornalista as suas memrias. Fiz 14 anos no dia de S. Joo e quatro dias depois comecei a trabalhar na Navalfoz, que na altura era ainda denominada de Foznave, afirma Jorge Bugalho, lembrando que ficou tambm conhecida por Estaleiros Navais da Figueira da Foz. O funcionrio relembra ainda que foi apresentado ao mestre Benjamim, que rapidamente lhe deu um balde de tinta. Jorge Bugalho teve que ir para a carreira e colocar-se debaixo de um barco que estava a ser construdo. Ali juntou tudo o que fosse pea metlica, colocando no balde para levar para a forja. Foi o meu primeiro trabalho: recuperar todo o material. Mas naquela altura tambm se recuperava tudo, conta. A sua carreira prossional estava no incio e o jovem adolescente era promissor. Entretanto, trabalhei na sala de risco, onde os profissionais desenhavam no cho a verdadeira grandeza do que era a construo de um navio, explica, enquanto v uma parte da proa de um barco, deixada ao abandono numa das divises da Navalfoz. Contudo, foi j na qualidade de chefe do departamento de recursos humanos que Jorge Bugalho viu a empresa desmoronar-se. Ao chegar ao seu gabinete, hoje todo destrudo, o funcionrio esboa um sorriso, ainda que amargurado, ao encontrar colado um post it numa das paredes da infraestrutura com a frmula para calcular o preo/hora do trabalhador - feita por ele. A misria que vejo at me d cabo do corao, lamenta o funcionrio, enquanto percorre os restantes compar-

A Navalfoz laborou durante mais de quatro dcadas na Figueira da Foz. A reviravolta deu-se h s os trabalhadores suspenderam os contratos. Jorge Bugalho recorda com nostalgia o seu percurs

38499

COOPERATIVA AGRCOLA DE COIMBRA C. R. L.

Distribuidor exclusivo dos Adubos BASF


Av. Ferno de Magalhes, 87 - 3000-175 COIMBRA Telefone 239 823 805 | Fax 239 824 012

15-03-2013 | dirio as beiras

oz passou mo e prossionalismo
timentos. Porm, ressalva: os estaleiros navais foram a minha grande escola. Forte capacidade de produo Jorge Bugalho acrescenta que a Navalfoz deu emprego a muita gente, chegando a ter 300 trabalhadores. Por outro lado, explica que numa altura de forte capacidade de produo, construram-se trs navios ao mesmo tempo. Os estaleiros navais tinham capacidade para que a parte da produo no fosse atingida pela intemprie, refere. Relativamente aos prossionais, no cmputo geral, denios como altamente especializados. E acrescenta que havia muito bom ambiente. O sucesso da Navalfoz passou pelo companheirismo e prossionalismo das pessoas, arma, justicando que independentemente dos setores, todos os funcionrios colaboravam uns com os outros no que fosse necessrio. Por exemplo, se numa seco estivesse algum em risco profissional e o trabalhador de outro departamento tivesse notado, alertava o setor por preocupao, explica. Jorge Bugalho recorda que em 1988/89, numa pequena quebra de trabalho, os estaleiros foram cedidos para a realizao de uma rave. Foi fantstico. Estivemos aqui toda noite e quando o dia comeou a nascer ainda estavam aqui pessoas a danar, confessa. Estaleiros ao abandono J a terminar a visita aos estaleiros navais da Navalfoz e quando questionado sobre o que sentiu ao regressar novamente quela que definiu como sendo a sua escola de vida, Jorge Bugalho responde: senti sofrimento e nostalgia ao recordar o que aqui vivi e ao ver no que isto se transformou. Por outro lado, o antigo chefe de recursos humanos lamenta que em pleno corao do Porto de Pesca da Figueira da Foz se tenha deixado a empresa chegar ao m. Como? Por birras das pessoas que tm o leme, deixou-se afundar o navio, ironiza.
38494

19

| especial | 45

aniversrio a niversrio

nmeros

1961
ano de fundao da Navalfoz, na altura chamada de Foznave

seis anos, quando foi decretada a sua insolvncia. Com a empresa mergulhada numa crise nanceira profunda, so prossional nos estaleiros navais
Jorge Bugalho vai mais alm ao afirma que o Governo abandonou a empresa e no tomou conta das instalaes. O Estado deixou os estaleiros ao abandono, permitindo que os equipamentos fossem roubados e as infraestruturas vandalizadas, acrescentou. O funcionrio lamenta ainda pelos colegas de trabalho. Foi o ganha-po para muitas pessoas da Figueira da Foz e no s, refere. Cludia Trindade claudia.trindade@asbeiras.pt

ano em que a empresa abriu insolvncia

2007 7,7

milhes de euros foi o valor do passivo da empresa, onde o Estado, representado pela Segurana Social e pelo Instituto Porturio, foi o principal credor

mil euros foram reclamados pelos trabalhadores/armadores

800

S INDICATO DOS B ANCRIOS DO C ENTRO

O Sindicato dos Bancrios do Centro promove um sindicalismo de proposio, privilegiando a negociao coletiva A sua proximidade com os trabalhadores diria com equipas permanentemente nos balces Encontra-se inscrito na FEBASE e na UGT, internamente e, internacionalmente, na UNI Defensor intransigente dos valores coletivos, da liberdade, da igualdade e da solidariedade

38519

FORA BRIOSA

Associa-te a ns
Av. Ferno de Magalhes. 476 Apartado 404 3001-958 Coimbra Tel. 239 854 880 Fax. 239 854 889 www.sibace.pt

Morada: R. Ferreira Borges 124/8 |COIMBRA 3000-179 | Tel: 239 822 477 www.abrasileira-coimbra.com

A Brasileira de Coimbra, Lda.

46 | especial |

Tinha tudo para ser uma grande empresa


Nem a interveno direta dos armadores, que asseguravam os salrios da Navalfoz, conseguiu evitar a insolvncia da empresa. A falncia mandou cerca de 70 trabalhadores para o desemprego. Ainda se falou na sua reativao, mas tal nunca chegou a acontecer. Foi uma pena! Tinha tudo para ser uma grande empresa, arma o antigo chefe do departamento de recursos humanos Jorge Bugalho, acrescentando que a Navalfoz caiu carregada de trabalho

19

dirio as beiras | 15-03-2013

aniversrio a niversrio

na primeira pessoa

2
Jorge Manuel Bugalho da Silva natural da freguesia de Alhadas, Figueira da Foz, mas atualmente reside na localidade de Carromeu, no concelho de Mira Comeou a trabalhar na NavalFoz em 1971 e foi o ltimo funcionrio a sair da empresa, em 2007, quando ela entrou em processo de insolvncia. Ficou desempregado, mas no por muito tempo. Voltou construo naval, quando iniciou funes, tambm no departamento de recursos humanos, nos Estaleiros Navais do Mondego (ENM). Porm, o tribunal decretou o fecho dos ENM, em 2011. Atualmente est desempregado, mas como os estaleiros foram reativados no ano passado, e a administrao pretende readmitir os funcionrios, sempre h uma luz no fundo do tnel. Por isso destaca: se dissessem para voltar, claro que quero regressar!. Jorge Bugalho explica que a sua vida (prossional) tem sido sempre ligada aos estaleiros. Foi onde nasci e onde vou terminar. ligado construo naval, arma. E refora: no necessitei de ir faculdade, eles foram a minha universidade. Por outro lado, acrescenta que para atingir o topo da carreira preciso interesse, dedicao e bom senso.

1 Barco de um armador
benquista de Sesimbra

2 Margarida Prieto, Manuel


Damsio e Eusbio numa cerimnia

3 Parede com nomes de


barcos construdos na NavalFoz

4 Trabalhadores na carreira,
espao destinado aos navios

Fbrica da Cerveja O m do sabor e do aroma de Coimbra antiga


Pelas caractersticas prprias do produto fabricado durante cerca de sete dcadas em Coimbra o encerramento da Fbrica da Cerveja em 2001 foi a mais emocionante despedida de todas as tradicionais industrias da cidade
DB-Carlos Jorge Monteiro

19

aniversrio aniversrio

38524

38543

48 | especial |

O lugar onde as cervejas tinham nome de pedras preciosas


nix e Topzio so pedras preciosas que, h quase um sculo, a Companhia de Cervejas de Coimbra escolheu para dar nome s suas cervejas. A produo e engarrafamento em Coimbra chegou a ter reconhecimento internacional devido, segundo se dizia poca, qualidade da gua do rio Mondego utilizada no processo de fabrico
111 Um incndio deagrou esta tarde nas instalaes da antiga fbrica de cerveja de Coimbra, na Pedrulha, na periferia norte da cidade. Assim soava frio o relatrio de ocorrncias do dia, transmitido pelos Bombeiros Sapadores de Coimbra a 22 de outubro de 2010. O sinistro ocorreu h cerca de dois anos e meio e pouca histria teve. Embora algumas das paredes da antiga indstria fossem revestidas de material inamvel (cortia e alcatro), pouco j havia para arder naquele dia, entre o amontoado de entulho que ocupa os dez hectares de arqueologia industrial. A verdadeira destruio tinha ocorrido cerca de uma dcada antes, com a fbrica de Coimbra a sucumbir voragem dos tempos, competitividade do mercado e ao implacvel desenvolvimento tecnolgico. Carlos Marques trabalhou na fbrica, como fiel de armazm, desde o primeiro dia de setembro de 1974 e at ao ltimo de 2001. Entrou na empresa numa poca urea, de grande atividade e bons lucros, mas um quarto de sculo depois reconheceu que Coimbra no podia competir com Vialonga: l que est a rea e todas as infraestruturas. Assim reconhece que o encerramento determinado pelo grupo cervejeiro poca foi a melhor deciso: se fosse eu a mandar at teria sido mais cedo, confessa. Recordaes com saudade e sem amargura Se calhar por isso que recorda os 27 anos de servio na fbrica, com muita saudade, mas sem qualquer amargura. Tudo tem um tempo e a Fbrica de Cerveja de Coimbra teve o seu, reconhece o antigo fiel de armazm. O tempo que esteve ao servio duplicou-lhe a idade com que havia entrado na empresa, j depois de ter trabalhado na Casa Solnado (loja da baixa de Coimbra que ainda hoje existe) e na Sindex, Sociedade Industrial de Escovas de Ao, em Sargento Mor. Com o servio militar cumprido em 1969/71 e j casado, ingressou na fbrica, onde comeou por manobrar empilhadores. Transferiu-se porque esta fbrica era a que melhor pagava aqui nos arredores. Comecei por receber 8.400 escudos. S os bancrios ganhavam mais, mas no tinham tantas regalias como ns, relembra o antigo operrio, agora reformado e a cuidar de uma quintinha que adquiriu em Vila de Rei, distrito de Castelo Branco. Carlos integrou um contingente de trs centenas de funcionrios que ali tinham o seu posto de trabalho quando se deu o 25 de Abril de 1974. Era a fbrica que nos dava de comer, de vestir e de calar, porque todos tnhamos uma farda, sublinha. O refeitrio funcionava das 11H30 s 14H00, num horrio alargado porque os operrios trabalhavam por turnos: havia quatro pratos do menu escolha todos os dias e lembro-me de algumas dez cozinheiras e auxiliares na cozinha. Mais tarde, com a quebra de produo, o servio de refeitrio acabou por ser contratado a uma empresa exterior. Nos anos de laborao plena estavam presentes dois mdicos e enfermeiras. Em caso de acidente havia uma ambulncia em permanncia para levar imediatamente o ferido ao hospital. Carlos Marques chegou a conduzir um dos colegas Clnica da Sofia. Contudo, recorda com humor, nem tudo correu bem nessa viagem porque liguei o pirilampo da ambulncia e no o sabia desligar, o que provocou muito barulho, por bastante tempo, mesmo em frente clnica. Duas linhas de enchimento A Fbrica chegou a ter duas linhas de enchimento a funcionar em simultneo, embora de geraes diferentes e portanto com diferentes capacidades de escoamento de produto: uma enchia 80 mil garrafas por hora, a outra no passava das 10 mil. O pior que a produo local deixou de acompanhar a capacidade da linha de enchimento e passaram a ter que ir a Vialonga dois camies cisterna, duas vezes por dia, trazer cerveja que desse de beber linha de enchimento. Quando a fbrica fechou, a primeira passadeira rolante de enchimento foi desmantelada e transferida para Vialonga, enquanto a mais antiga teve a sucata como destino. Carlos Marques, como funcionrio, negociou a sua sada no ltimo dia de 2001. A unidade industrial encerrou dois meses depois, cumprindo uma histria de cerca de 45 anos, na Pedrulha, onde comeou a laborar em 1959. Todavia, a Companhia de Cervejas de Coimbra mais antiga, datando dos anos 20 do sculo passado, com localizao na Avenida Emdio Navarro, junto ao parque da cidade. As marcas ento fabricadas Onix e Topzio eram muito conceituadas devido qualidade revelada, o que era justicado na poca pela qualidade da gua do rio Mondego. No seu estudo Subsdios para a arqueologia industrial de Coimbra. Museu Nacional Machado de Castro. Coimbra, 1983, Jos Maria Amado Mendes esclarece que ...a indstria cervejeira foi introduzida na cidade de Coimbra, no incio do sculo em estudo, atravs da rma Cerveja de Coimbra, Lda. Constituda em 1922, instalou a sua fbrica na Avenida Emdio Navarro e comeou a sua produo em 1924. Nesta zona da cidade as alteraes urbansticas ditaram a demolio da Companhia de Cerveja de Coimbra em 1982, restando um estabelecimento de restaurao designado Cervejaria da Fbrica, que passou a ser, durante dcada e meia, uma espcie de Meca dos saudosistas da cerveja de Coimbra. Finalmente, o antigo edifcio deu lugar s atuais Galerias Topzio/Hotel Ibis Coimbra. Antnio Rosado antonio.rosado@asbeiras.pt

19

dirio as beiras | 15-03-2013

aniversrio a niversrio

15-03-2013 | dirio as beiras

19
Mikoslab

| especial | 49

aniversrio a niversrio

DB-Carlos Jorge Monteiro

na primeira pessoa

Mikoslab

Carlos Marques, 66 anos, antigo fiel de armazm da Fbrica de Cerveja de Coimbra, onde ingressou no ano da Revoluo de Abril

Entrei na Fbrica da Cerveja numa poca em que nenhuma outra empresa pagava to bem. Havia uma vaga de emprego, a que concorri, e quei. Primeiro como manobrador de empilhador e depois como el de armazm. O trabalho nunca foi pesado porque a fbrica tinha bom equipamento e maquinaria moderna. Alm disso assegurava todas as necessidades dos trabalhadores, com refeitrio (o prato, escolha, custava 15 escudos), posto mdico e at ambulncia preparada para emergncias. Casado e com o servio militar cumprido, morava, como ainda moro, em Coselhas, portanto aqui muito perto da Pedrulha. Ao princpio deslocava-me de transportes urbanos, mas era tanto o

trnsito na zona industrial da Pedrulha onde trabalhavam mais de cinco mil pessoas que os transportes andavam sempre atrasados. De carro era o mesmo inferno: eram minutos atrs de minutos s para sair do porto da fbrica e entrar na Estrada Nacional (EN1), onde as filas eram interminveis. Decidi ento comprar uma motorizada, que era a forma mais prtica e rpida de me deslocar. Depois de sair da fbrica, em 2001, deixei muitos amigos, mas no ficaram para trs. Tenho o contacto de vrios e, embora esteja quase sempre em Vila de Rei, encontro-me algumas vezes com eles. Como gosto de cozinhar, muitas da vezes sou eu que fao o repasto e ainda passamos bons bocados juntos.

38516

MOBILIRIO DE ESCRITRIO ESCOLAR - GERITRICO HOSPITALAR - HOTELERIA PROJECO 3D

Eu bebo gua da torneira. E tu?


Trabalhamos h mais de uma dcada, com rigor, para cumprir os parmetros da qualidade definidos para a gua destinada ao consumo humano. Reforamos diariamente a Segurana e a Qualidade da gua que distribumos aos nossos Clientes, para que a confiana que depositam em ns, seja clara como a gua. No 4 Trimestre de 2012, realizmos 821 anlises para reforo do controlo da qualidade da gua, das quais 99,75% apresentaram resultados em conformidade com os valores paramtricos da legislao em vigor.
guas da Figueira, S.A. Rua Dr. Mendes Pinheiro 3080-032 Figueira da Foz tel. +351 233 401 450 * fax. + 351 233 422 128 geral@aguasdafigueira.com* www.aguasdafigueira.com

Parabns ao Dirio As Beiras pelo 19. Aniversrio


Showroom - Estrada Ribeira de Eiras Armazm 7 - Santa Apolnia - Coimbra T 239 439 256 | F 239 439 364 geral@sesis.pt | www.sesis.pt

38527

50 | especial |
35787

dirio as beiras | 15-03-2013

Convento de S. Francisco da indstria txtil arquitetura de marca

19

aniversrio aniversrio

DB-Lus Carreg

Licnio Coelho, advogado e homem de cultura, esteve no incio de 1980 frente dos destinos da ClarCoop Tecidos e Confees de Santa Clara, uma das poucas cooperativas de produo txtil do pas. Uma dcada depois, a fbrica fechou portas e o espao do sculo XVII comeou a ser pensado como a grande sala de eventos de Coimbra
DB-Lus Carreg

38548

52 | especial |

ClarCoop Txtil d lugar a Centro de Congressos


A velha chamin industrial deu lugar volumetria da interveno com a marca do arquiteto Carrilho da Graa. No edifcio do sculo XVII, as obras em curso desde 2010 prometem a Coimbra um grande Centro de Congressos
DB-Lus Carreg

19

dirio as beiras | 15-03-2013

aniversrio a niversrio

na primeira pessoa

Adelaide Gaspar, ex-funcionria

111 Como outros monumentos um pouco por todo o pas e na sequncia da extino das ordens religiosas, no sculo XIX, o Convento de S. Francisco, em Coimbra, acabou por sofrer um dos dois destinos clssicos: no se converteu em espao militar (como o vizinho Mosteiro de Santa Clara-a-Nova), mas viria a transformar-se, logo em 1888, em territrio industrial, com a instalao da Fbrica de Lanifcios de Santa Clara. Num percurso que haveria de durar mais de um sculo, deixando uma marca profunda na cidade a monumental chamin cor de tijolo s sucumbiu recentemente ao incio das obras que esto a transformar S. Francisco na grande sala de Coimbra e nos muitos milhares de trabalhadores que l laboraram. Entre as inmeras pginas com as quais se faz a histria da indstria txtil em Santa Clara, destaque para a que foi escrita logo aps o 25 de Abril de 1974, quando os trabalhadores da ento Planas e

Companhia avanaram para a criao de uma das poucas cooperativas de produo txtil no pas, a ClarCoop Tecidos e Confees de Santa Clara Crl, que haveria de resistir praticamente duas dcadas, como recorda ao DIRIO AS BEIRAS Licnio Coelho, um dos responsveis pela gesto da empresa no incio de 1980. As empresas tinham, na altura, genericamente, salrios muito baixos, o que ditava a baixa produtividade, embora as aproximasse ao pleno emprego, refere, recuando quase 30 anos: eu fui contactado para a gesto porque a ClarCoop estava numa situao de quase paragem, com graves dificuldades a diversos nveis. Tal como hoje, as empresas no tinham apoios. Apesar de tudo, conseguimos recuperar a atividade, tentando rentabilizar ao mximo, fomos pagando os salrios e comeamos a por novamente os nossos produtos de muita qualidade e a passarem pelas diversas fases do txtil, da ao tecelagem e tinturaria,

passando pela confeo , no mercado. Entre sucessos e desapoios Com as alteraes introduzidas e a colaborao de quase uma centena de trabalhadores, lembra ainda Licnio Coelho, conseguimos alguns progressos, que acabaram por resultar, por exemplo, na nossa presena na Filmoda, com stands prprios, numa altura em que vendamos para as melhores casas de Lisboa e do Porto, para as camisarias mais nas. Entretanto, aconteceram apoios e desapoios, conjunturas diversas, a necessidade de comprar equipamento e de fazer deslocar a empresa para um outro local, onde pudesse continuar a laborar em melhores condies. Conseguido o nanciamento, em resultado de um estudo econmico que demonstrava a viabilidade da empresa altura em que Licnio Coelho saiu tinha estabelecido como condio que, no dia em que o nanciamento fosse aprovado, deixava

DR

a empresa , a ClarCoop acabou por encerrar no incio dos anos de 1990, sucumbindo ao custo do dinheiro para investimento, que, recorde-se, chegou aos 30 por cento em juros. Academista incondicional desde que, tinha seis anos e vivia com o pai (professor como a me) nas Minas da Panasqueira (Covilh), veio a Coimbra, onde visitou o Portugal dos Pequenitos e viu um jogo entre a Acadmica e o Estoril , Licnio Coelho um homem da cultura, particularmente ligado ao teatro. Fez a escola do TEUC, de onde saiu com a convico de levar o teatro de repertrio

(os clssicos que tinha aprendido com Paulo Quintela) periferia da cidade. E, assim, esteve, h quatro dcadas, na fundao do Grupo Amador de Teatro de Taveiro (agora Loucomotiva Grupo de Teatro de Taveiro). Apesar desta nota de interesse, confessa um desconhecimento quase total dos objetivos do projeto a nascer em S. Francisco e do qual se prev a concluso ainda em 2013. Passar mais pela construo de infraestruturas no mbito dos congressos e de outros eventos de que Coimbra carente, adianta. Ldia Pereira lidia.pereira@asbeiras.pt

Comecei a trabalhar [na Rifer] com 13 anos. No quis fazer a quinta e a sexta classe, preferi ir logo trabalhar. 15 meses depois, j em 1973, passei para a fbrica de Santa Clara onde o meu pai tambm trabalhou , porque me pagavam mais 25 tostes (os bilhetes de autocarro custavam 17 tostes e os de comboio 25 tostes). Vivia nos Casais (S. Martinho do Bispo) com os meus pais e os meus dois irmos (o mais novo nasceu mais tarde) e vinha de comboio para Coimbra, descia na Estao Velha e ia a p at fbrica, por stios desabitados, numa cidade quase sem ningum por aqueles lados e logo ao incio da manh. ramos quase todas raparigas, muito poucos homens, algumas um pouco mais velhas, mas quase todas muito novas, mais ou menos pelos 18 anos. Naquela altura, quase ningum estudava, todos comeavam a trabalhar m u i t o c e d o, o u s e aprendia costura ou se ia logo para a fbrica. E havia muitas fbricas: a Ideal, a Triunfo, a Rifer, a Fbrica dos Curtumes, a de Santa Clara (a Planas e a Disl, confees e lancios), a das Lages. Estive na Fbrica de Santa Clara entre 1973 a 1979 e passei depois para a Colsi, onde estive 15 anos, at entrar no DIRIO AS BEIRAS.

Santix Quando se faziam casacos no Chiado

Fotos cedidas pelo Museu Municipal de Coimbra

19

aniversrio aniversrio

H 50 anos, o fato do homem moderno saa todos os dias do centro da Baixa de Coimbra. Poucos se recordam, mas o que hoje o Edifcio Chiado era na altura um grande armazm de fazendas e uma pequena fbrica de confees
111 Maria Alcide comeou a trabalhar em 1950. Tinha nove anos e o exame da 3. classe acabado de fazer. Foi juntar-se me que j trabalhava para a sociedade de Santiago A. A. Mendes. A firma tinha instalaes arrendadas na rua Ferreira Borges. Eram umas guas furtadas no prdio do caf A Brasileira, onde vrias outras mulheres faziam xailes mo. Sem saberem, me e filha estavam a contribuir para o crescimento de uma empresa que haveria de ser uma das mais pujantes da poca de ouro da indstria, em Coimbra. Fundada por Santiago Allo Alvarez y Mendez, um espanhol de vistas largas, fazia do fascnio do mundo moderno pelos trapos a base de um negcio de ao e de fazendas, primeiro, e de confees, mais tarde. Atchim! Santix... A modernidade j ento requeria publicidade. Por isso, a empresa criou a sua marca Santix , apostou na diversificao de produtos de consumo dos xailes s saias plissadas e, sobretudo, aos fatos para homem e senhora. At que um criativo imortalizou um slogan de televiso, rdio e imprensa de que qualquer septuagenrio dos dias de hoje ainda se lembra: Atchim! Santix... O fato do homem moderno. Voltemos a 1950. Maria Alcide e a me viviam na Carapinheira da Serra, no cocuruto da montanha do Roxo. Iam e vinham, a p descalo, serra abaixo, pela manh, e serra acima tardinha. A certa altura o Estado Novo resolveu tornar obrigatrio o calado dentro da cidade e no houve remdio seno ir rua das Figueirinhas comprar chinelos e sandlias. Foi uma festa, claro est. Mas no se podia gastar as solas todas de uma vez. Por isso, houve que reche-las com borracha de pneu grosso e dar a garota uma s, em cada dia, de maneira a que ela ia e vinha com um p calado e o outro nu. Pagava-se multa e s vezes aparecia a autoridade, mas a gente enganava-o; atava-se um farrapo ao dedo e diziase: senhor polcia, mandei uma topada valente A manufactura de xailes ainda durou uns trs anos nas guas furtadas. Um belo dia de 1953, porm, o visionrio industrial espanhol resolveu desembolsar a extraordinria maquia de dois mil e cem contos de reis por um edif cio inteirinho, situado ali bem perto. O m dos Grandes Armazns do Chiado Estava consumada a compra do prdio com o nmero 87, de polcia, igualmente na rua Ferreira Borges. Tinha (e tem) uma notvel frontaria em ferro e vidro, encimada por uma pala meio Arte Nova. Tudo obra dos seus primeiros e mais conhecidos donos: os Grandes Armazns do Chiado, que desde 1910 ali amontoavam e vendiam um pouco de tudo faianas, bijutaria, perfumes, cobertores, bengalas, sombrinhas, brinquedos, quinquilharias, ferragens, mercearia, mveis, vidros, latoaria... A princpio, o que eram quatro andares de comrcio a retalho passou a um gigantesco armazm grossista. E assim chegavam Ferreira Borges, todos os dias, camies carregados de fazendas, vindos de fbricas de lanif cios da Covilh, de Alvoco da Serra, de Unhais da Serra, do Tortosendo, da Castanheira de Pra. E dali saam, tambm, camies carregados de encomendas de todo o mundo, para onde seguiam em barcos do porto de Lisboa. O 1. andar era todo ocupado por um armazm de tecidos de homem. Por cima ficavam os tecidos para senhora e os escritrios. Escadaria acima, os ltimos pisos caram para a manufactura, primeiro, e para a maquinaria, depois. No cimo, por m, sob o travejado de madeira, havia espao para os muitos empregados merendarem, refeioarem e repousarem. Pouco tempo, porm, duraria a vida de Maria Alcide no Edif cio Chiado. O crescimento e a diversificao do negcio levaram um dos gerentes, Eldio Alvarez, lho de Santiago Mendez, a transferir a manufactura de xailes para outro local da cidade: no largo dos Olivais, junto ao depsito de gua. Paulo Marques paulo.marques@asbeiras.pt

54 | especial |

Santix Ascenso e queda no corao da Baixa


Em 1963, um incndio no Edifcio Chiado provocou o pnico e lanou a polmica sobre a localizao da unidade fabril. No entanto, a Santix fez obras e criou uma pujante linha de produo de vesturio. Uma dcada depois, mudou-se para longe e o Chiado quase morreu
1 1 1 A 13 de abril de 1963, o edif cio Chiado ardeu. A rua Ferreira Borges era o corao da cidade e fervilhava de vida. Felizmente era sbado de Aleluia e o armazm e a fbrica estavam fechados. Em estilo peculiar, o dirio de Coimbra relata as emoes do fogo e o pnico que se sentiu naquela noite. No rescaldo, porm, nasceria uma nova vida para a Santix... e comearia uma polmica na cidade em torno dos riscos da atividade fabril no centro da cidade. As chamas e a gua dos bombeiros causaram srios danos. No obstante, as obras de recuperao pouco alteraram o edifcio apenas a fachada passou a ostentar, sob a pala, o logotipo Santix desde 1900. No interior do prdio, a gerncia da empresa aproveitou para algumas mexidas de natureza estrutural. O objetivo era claro: garantir a segurana mas reforar a produo fabril, na rea das confees. Nasceu, ento, no Chiado, a produo de vesturio em srie. Em breve, dali vo sair saias e casacos de senhora, bem como calas para homem. por esta altura que Mrio Santos entra na Santix. Tinha acabado de chegar de Angola, onde se cruzou com a exploso do conito ultramarino. Vai car na empresa nos prximos 19 anos mas quase no se cruza com a mulher, Maria Alcide, que entretanto se muda para as instalaes dos Olivais. Mrio Santos, apesar de simples caixeiro, no armazm, testemunha do crescimento da Santix. Num instante aquilo comeou a ser uma coisa por demais, recorda, sublinhando a cadncia diria de umas 600 calas, 80 saias e 80 casacos. Entretanto, a sociedade abriu uma outra fbrica, no alto de Santa Clara: a Mondorel, cujos tecidos passaram a abastecer a linha de confees do Chiado (ver nas pginas 23 a 25 a histria deste cone da indstria txtil, instalada onde hoje est o Forum Coimbra). No Chiado, entretanto, escasseava o espao e aumentavam os riscos. A Santix decidiu, ento, deslocalizar a produo para o Picoto dos Barbados, onde ainda hoje labora. Quanto ao prdio da Ferreira Borges, acabou vendido, em setembro de 1973, a um banco o Banco Intercontinental Portugus (BIP), entretanto nacionalizado, em outubro de 1974, e mais tarde extinto, numa resoluo do Conselho de Ministros datada de 1 de abril de 1977, com transferncia de ativos e passivos para o Banco Pinto & Sotto Mayor. O Chiado viveu ento tempos de grande indefinio. No horizonte comeou a desenhar-se o espetro da destruio do edif cio para ali construir uma agncia bancria. A reao da cidade acabou por fazer histria, com Fernando Mendes Silva, ento delegado da DireoGeral dos Desportos e mais tarde presidente da cmara, a encabear o movimento cvico Operao Chiado que viria a salvar o edifcio. Paulo Marques paulo.marques@asbeiras.pt

19

dirio as beiras | 15-03-2013

aniversrio a niversrio

Transcavaco, Lda.
Ru a d a Re p b lica R/ Ch L oja B 30 5 0 - 4 28 Pa mp il ho sa Me al hada Te l. : 2 31 94 9 22 6 - Fa x: 231 94 9 228 E-Mail:geral.transcavaco@sapo.pt

Empresa que se destina aos transportes de mercadorias por conta de outrem em territrio Nacional. Dispomos de um variado servio na rea dos transportes desde camies de grande tonelagem a veculos de transporte de mercadorias mais pequenos.

No hesite em procurar os nossos servios vai ficar satisfeito, a qualidade e a eficcia do servio so o
38540

nosso carto-de-visita.

15-03-2013 | dirio as beiras

19
O regresso s dcadas de 1960 e 1970, em Coimbra, signica uma visita nostlgica a uma pujana industrial que a cidade de acadmicos e de funcionrios parece ter feito questo de repudiar. Na esmagadora maioria dos casos, sobram apenas runas. No caso da Santix, porm, salvou-se a produo (agora fora da cidade) e tambm o patrimnio arquitetnico mpar, no corao da Baixa

| especial | 55

aniversrio a niversrio

na primeira pessoa

Fotos cedidas pelo Museu Municipal de Coimbra

2 4

Ali por meados dos anos sessenta, a Santix fartava-se de vender mas queria sempre mais. Por isso, a gerncia resolveu dar um estmulo: por cada fato que se vendesse cavase habilitado a um sorteio. E era bem bom, pois o vendedor ganhava uma viagem e o comprador ganhava um carro. Ento eu, que no era viajante nem vendedor, mas era caixeiro do armazm, pus o meu nome num cupo. E no que me saiu o prmio! Mrio Santos, hoje com 74 anos, que foi caixeiro na Santix durante 19 anos

1 2 3 4
38297

Escadaria em madeira, com respiradouros em ferro Varandins interiores, com guardas ainda em madeira Em 1978, em plena Operao Chiado, o edifcio passou a ser utilizado para iniciativas culturais abertas ao pblico Recorte de jornal com notcia do fogo, em 1963

Saiu-lhe uma viagem a Palma de Maiorca! Mas a gente tinha casado h poucochinho tempo e o que precisava era de outra coisa. Por isso disse-lhe: v se te do mas dinheiro. E ele l foi e conseguiu trocar por 12 contos. Era muito dinheiro, tanto que me comprou um fio e uma medalha, em ouro, pagou depois um almoo aos colegas e, no m, ainda deu para comprarmos um carrito: um Mini! Maria Alcide, hoje com 72 anos, foi para a Santix, aos nove anos, fazer xailes mo

Dei tudo pela fbrica. Quando foi no 25 de Abril e vieram todos aqueles grevistas, eu, e outras, fomos defender a casa dos patres. Isto tudo para depois me despedir, quase sem pensar, s por causa de umas invejas quando o sr. Eldio acabou com os xailes, nos Olivais, e eu fui mandada para o Picoto dos Barbados. Maria Alcide

Come with us Come with us to beautiful Bristol to beautiful Bristol


Se tens entre 13 e 17 anos, no percas esta oportunidade: *15 horas de aulas de ingls por semana * Alojamento com penso completa na capital verde de Inglaterra Se tens entre 13 e 17 anos, no percas esta oportunidade: * Um programa de atividades recheado de desporto e cultura *15 horas de de ingls por semana * Transfers e aulas seguro de viagem * Alojamento com penso completa capital verde de Inglaterra *Acompanhamento de um monitor, na para garantir que te divertes * Um programa de atividades recheado de desporto e cultura * Transfers e seguro de viagem Para mais informaes, contata-nos: *Acompanhamento de um monitor, para garantir que te divertes

Datas do curso: 09 a 23 de Julho Preo: 1.700 Data limite de inscrio: 10 de Maio Datas do curso: 09 a 23 de Julho Marca j o teu lugar, so temos 15 vagas Preo: 1.700 Data limite de inscrio: 10 de Maio Marca j o teu lugar, so temos 15 vagas

Rua Antero de Quental 135 t. 239 822 971 Para mais informaes, contata-nos: e: info@ihcoimbra.com www.ihcoimbra.com Rua Antero de Quental 135 t. 239 822 971 e: info@ihcoimbra.com www.ihcoimbra.com

Coimbra Coimbra

56 | especial |
38514

dirio as beiras | 15-03-2013

15-03-2013 | dirio as beiras

opinio | pensar | 57
Giesteira da Silva Bruno Paixo Investigador em comunicao poltica

Mrio Nunes Historiador

Poder do saber. Saber do poder Faleceu um mecenas da cultura

comunicao social conimbricense quase no falou na morte deste mecenas da cultura. E, ns soubemos do seu falecimento, a passada semana, por aluso feita num jornal, onde se referia a missa rezada no dia do funeral a que assistiram diversas personalidades e se ouviu a Cano de Coimbra. Por isso, nosso dever evocar, neste nosso jornal, a memria de Victor Ramos, dada a sua entrega causa cultural e paixo pela sua cidade, porque evocar trazer at ns, atravessando a cortina que o tempo tece, algum que cruzou a nossa vida, a sociedade, o mundo e nos merece respeito e admirao. Nesta poca sombria, angustiante e ftil que atravessamos em que a lembrana que ca de algum, aps a morte, se esvai e desaparece to rapidamente como uma bola de sabo, impe-se registar em letra redonda a memria deste empresrio, artista plstico e conimbricense de gema, que dedicou uma parte da vida a semear o bem e a alimentar o progresso cultural, apoiando e fomentando as artes plsticas e as letras. Pessoa humilde, devotado bairrista e defensor e divulgador incansvel da sua Coimbra, marcou indubitavelmente a cultura, como mecenas incorrigvel. Victor Ramos faleceu. A cidade e a cultura caram empobrecidas porque este natural de Santo Antnio dos Olivais jamais esqueceu o torro natal e as suas gentes, transportando na sua paixo a grandeza da sua cidade que levou a todo o lado. Um senhor que buscou na arte, o veculo de ocupao dos tempos livres, privilegiando nos seus trabalhos e nas exposies o esplendor da urbe do Mondego. Ns, como tantos cidados nacionais e estrangeiros, que privaram com Victor Ramos, reconhecemos perante a efemeridade da vida, que este conimbricense soube entender que a amizade e a ajuda ao semelhante constituem ddivas sem preo, sendo o elo forte da ligao que une os homens. E, Victor Ramos, como o conhecemos e do que dele ouvimos falar, pautou a sua caminhada terrestre por praticar um comportamento exemplar de doao aos outros, cumprindo, por prazer, uma misso altrusta e cultural que residia na sua postura de ntegro cidado. Se a pintura lhe prendia uma parte do tempo, a solidariedade que abraava fazia-o respirar mais saudavelmente como bom samaritano que no escolhia as pessoas para auxiliar o prximo. E, os artistas podem testemunhar esta sua qualidade, pois a cano de Coimbra e a arte preenchiam seres culturais, em Lisboa e noutras terras e muito especial e amiudadas vezes na Marinha Grande, onde vivia e onde mantinha uma importante relao com o Municpio, unindo as duas cidades. Diversas vezes participmos em jornadas organizadas a expensas suas e em que se exaltaram a mstica, a universalidade e as riquezas materiais e imateriais de Coimbra, tendo sempre importantes individualidades a assistir. A doena minou-o durante alguns anos. Mas, esta infelicidade jamais reduziu a sua resistncia e dinamismo na prtica das suas actividades em prol dos outros. Neste texto de saudade e de gratido pelo que fez pela cultura e pelos necessitados, resta-nos recuperar o seu passado de mecenas e recolhermo-nos, respeitosamente, perante a sua memria. Paz sua alma.
ASSEMBLEIA GERAL Antnio Madeira Teixeira (presidente); Jos Carlos Madeira de Jesus (secretrio) CONSELHO DE ADMINISTRAO Pedro Miguel da Silva Teixeira (presidente); Rosinda da Silva Teixeira (vice-presidente); Patrcia Sofia Batista Pereira Forte (vogal) COMISSO EXECUTIVA Ivo Magalhes (presidente) DIREO DIRETOR Agostinho Franklin- CP-TE-n. 842 agostinho.franklin@asbeiras.pt SUBDIRETORA Eduarda Macrio - CP n. 1201 eduarda.macario@asbeiras.pt

s dias que se vo vivendo nesta Velha Europa, em que cabe este nosso rectngulo, vo-se mostrando muito estranhos. A nebulosidade crescente sobre o que nos move a todos, uns tentando mandar, outros tentando no ser puxados, estando vista que no a convergncia -, o intrincado dos critrios supostamente adoptados cuja objectividade decrescente -, o discurso da xao de objectivos claros, que na prtica se transformam em entroncamentos de pases estrbicos nos olhares e desarticulados nos falares, todo este complexo deixa, na viso tridimensional, em suspenso a questo do teor de eixos pretendidamente estruturantes e estruturais como o saber, o poder e o tempo. E se verdade que cada um dos trs termos tem vida e teores prprios, tambm verdade que na triangulao dos dois primeiros, dinamicamente a percorrerem o eixo do tempo no sentido nico de marcha que lhe inato, no deixa de ser verdade que nas verses de dupla que podem formar algo de muito estranho vem acontecendo. Na Velha Europa. E, por c, neste jardim beira mar plantado. O Poder do Saber. O Saber algo de mutante e crescente, embora cresa menos que a ignorncia em quantidade e em velocidade -. O Poder do Saber apenas uma das derivadas possveis de acrescento ao prprio Saber. Mas quando o Poder, como derivada, aumenta, o Saber tende a diminuir, apesar de lhe aumentar o caudal de informao e de conhecimento. Poder Saber uma faculdade de que ningum nunca deve abdicar. Mas quando algum tem o Poder de Saber, no usa o poder saber, usa s o poder, e deixa de saber. E o Poder por si s, e em si mesmo, , tendencialmente, gerador potenciado de asneira, erros e desperdcios de que decises acertadas, correctas e em tempo til. Mas tambm necessrio Saber do Poder. E isso que nunca ningum aprende, porque no nasce ensinado. E, tambm neste particular, o Saber volta a ser marginalizado e ca s o Poder. E sobre o Poder isolado no paga a pena acrescentar mais o que quer que seja. A Europa, o trio, o Comando Poltico Portugus cada vez mais s tem Poder. Esquecem-se do Saber. Se que alguma vez o tiveram. E esqueceram-se de aprender. E preferem, claramente, no ouvir. Todos os titulares do Poder evoluem rapidamente para realidades com sensibilidade grantica e ductilidade tambm grantica. Que em matria de audio, as reais capacidades demonstradas mostram bem que tem todos muito ms relaes com os otorrinolaringologistas. Este um dos segredos do medo. Porque de facto temos o Poder sem Saber e o Saber sem ascender ao Poder. E o que falta complexamente mais simples: poder saber e saber poder. Ou seja proactividade clara e inequvoca. E no a paralisao nos denidos. O que preocupante que quem tem nas mos a responsabilidade do poder poltico, no Pas, na Europa e no Mundo, deviam estar munidos do Poder de Saber, e no podem ou no querem e no sabem. E deviam Saber de Poder e no sabem nem podem. Fosse a Vida como a lgebra. S nesta que a interseco de negatividades vira positividade. Na vida esta interseco exponencia a negatividade. Como todos temos sentido na pele e na carne. Todos os Dias. Desde h anos.
DEPARTAMENTO GRFICO COORDENADORA Carla Fonseca carla.fonseca@asbeiras.pt Alfredo Jos, Ana Vendeiro, Rui Semedo e Victor Rodrigues
PROJETO GRFICO

O mundo a seus ps
amos imaginar que um dia acordamos e no h jornais, nem rdio, nem televiso, nem internet. Tudo se apagou e cmos sem notcias. No carro, a caminho do trabalho, sintonizamos o vazio absoluto. Deixaremos de saber do resgate de Portugal pelo FMI, da morte de Chvez, da resignao do Papa, dos novos impostos, de toda uma vida que passa em cada minuto. Sem conscincia de ns no mundo. O tempo que hoje vivemos sobretudo caracterizado por uma cidadania que se alimenta de informao, o que justica que esta seja cada vez mais moldada para atrair a ateno dos pblicos. As pessoas formam as suas impresses sobre os acontecimentos a partir dos media, avaliza Doris Graber, da Universidade de Illinois, Chicago. Fulano de tal passou a ser aquilo que o jornal escreveu que ele era! Sabe-se hoje que a aquisio de conhecimento contnua e cumulativa, j que apreendemos a nova informao a partir da perspetiva daquilo que previamente armazenmos. Tal como institui a declarao de princpios do Wall Street Journal: cremos que os factos so factos e que possvel chegar verdade colocando um facto sobre outro facto, como na construo de catedrais. Os estudos referem tambm que os cidados, quando no dominam a informao, tendem a adotar as interpretaes dos jornalistas. O que concede aos media uma inuncia poderosssima sobre a opinio pblica e sobre o nosso sentido de vida. Citizen Kane O Mundo a seus ps ( 1941 ), de Orson Welles, deixa evidente a caricatura da importncia que a imprensa tem na escolha, na criao e na ampliao da realidade. Assim, em poltica, errados esto os que desvalorizam o efeito dos media nas campanhas eleitorais. O suprimento de informao hoje mais abundante do que nunca, se considerarmos a totalidade de todas as ofertas, incluindo a internet. A oportunidade de os cidados observarem a ao dos polticos multiplicou se. Esta sequncia de ideias conduznos ao fenmeno de ativao, como designa Graber, ou seja, o efeito meditico que leva as pessoas a absorverem a informao das notcias e a us-la para orientar o seu pensamento subsequente. A grande quantidade de novos meios de comunicao que emergiu nas recentes dcadas graas ao progresso das tecnologias, do papel ao online, da tv ao tablet, do telemvel quilo que ainda est para vir, curiosamente, tem comprometido a coeso social, consideram alguns investigadores, dizendo que, com to ampla oferta de notcias e de assuntos dspares, o vnculo de informao partilhada que no passado unia as comunidades, tende a car enfraquecido. Estamos perante o receio de que as pessoas possam abandonar a antes repartida esfera pblica, onde discutiam as notcias no caf, e retirar-se para uma multitude de guetos comunicacionais.

...

PROPRIEDADE Sojormedia Beiras SA Contribuinte n 508535115 Sede, Redaco e Administrao: Rua Abel Dias Urbano, n. 4 - 2. 3000-001 Coimbra CRC Coimbra sobre o n508535115 Capital social: 100.000 euros Detentores de mais de 10% do capital: G.W.I. Investments SA -100 %

REDAO CHEFE DE REDAO Dora Loureiro - CP n. 2054 dora.loureiro@asbeiras.pt Paulo Marques (reprter Coordenador) - CP n. 2442, Antnio Alves - CP n. 4485, Antnio Rosado - CP n. 7751, Bruno Gonalves- CP n. 9424, Carlos Jorge Monteiro (reprter fotogrfico), Jos Armando Torres CP n. 5508, JotAlves (Figueira da Foz)- CP n. 7763, Ldia Pereira- CP n. 2685, Lus Carreg (reprter fotogrfico) - CP n. 2241, Patrcia Cruz Almeida - CP n. 6427, Rute Melo- CP n. 7085

DIREO FINANCEIRA DIRETOR Carlos Fernandes COORDENAO INFORMTICA Samuel Costa CONTACTOS SEDE: Rua Abel Dias Urbano, n. 4 - 2. 3000-001 Coimbra, tel. 239 980 280, 239 980 290, Telem: 962 107 682 fax 239 980 288, administrativos@asbeiras.pt REDAO Tel. 239 980 280, Fax 239 983 574 redaccao@asbeiras.pt PUBLICIDADE tel. 239 980 287, fax 239 980 281, publicidade@asbeiras.pt

CLASSIFICADOS tel. 239 980 290, fax 239 980 281, classificados@asbeiras.pt ASSINATURAS tel. 239 980 289, assinaturas@asbeiras.pt
Figueira da Foz (delegao) figueira@asbeiras.pt, Loja N. 47, Edifcio FozCenter Centro Comercial Figueira Shopping, Rua da Repblica, N. 202, S. Julio, 3080-036 Figueira da Foz, telm. 962108037 e 962109037 fax 233 422 927

Depsito Legal n. 228/82 IMPRESSO - Unipress, Centro Grfico, Lda.

DISTRIBUIO VASP, CTT, VASP Premium e Expresso

A. Franklin/ P.Costa DIREO COMERCIAL E ADMINISTRATIVA DIRETOR Cortez Magalhes Ana Paula Ramos (Coordenadora comercial) Adelaide Gaspar, Ana Nunes (assist. marketing), Carla Santos, Cidlia Santos, Cristina Mota, Margarida Fernandes, Rosa Pereira, e Rui Francisco

TIRAGEM MDIA DE FEVEREIRO: 12.000

Associao Portuguesa para o Controlo de Tiragem e Circulao

Membro da Aind e da APIR


REGISTADO NO ICS SOB O N. 109712

agir negcios
Queijo de Proena-a-Nova principal atrao da loja na Internet de produtos locais
111 O queijo de mistura curado de Proena-a-Nova a principal atrao da nova loja na Internet que desde a ltima semana vende exclusivamente produtos daquele concelho. S o queijo j soma perto de 300 visualizaes numa montra aberta para o mundo que inclui mel, azeite, vinho, doaria, bordado, alojamento em espaos tursticos, entre outros artigos, disse Lusa fonte do municpio. A loja online Origem Proena-a-Nova (http://www. proencanovaorigem.pt ) uma iniciativa da cmara e destina-se exclusivamente aos empresrios ou artesos que tenham o selo especial, criado pela autarquia, para os produtos locais. As entregas so feitas por servio Expresso dos correios, entre as 09H00 e as 18H00 dos dias teis, no prazo de 48 horas aps a receo do comprovativo do pagamento da encomenda. Na primeira semana de funcionamento, a maioria das encomendas tm sido feitas desde Lisboa, de acordo com os dados do municpio, segundo os quais at h compras feitas dentro do concelho. Registada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial, a marca Proena-a-Nova Origem, com smbolo prprio, um selo que certica a origem dos produtos e servios locais e essa certicao ser sempre feita pela cmara.

dirio as beiras | 15-03-2013

press release

participar no seminrio Desenvolver ndices e Mtricas do Capital Humano, que decorre no prximo dia 19 de maro, em Leiria. A sesso promovida pela Vantagem + Consultores de Formao.

6 ltimas inscries para

Amore Nostrum de Coimbra celebra stimo ano


No mbito do aniversrio da empresa de matchmaking, decorre at abril uma campanha de ofertas de apresentaes
DR

Emprego em Portugal cai 4,3 por cento no 4. trimestre de 2012


111 O nmero de pessoas com emprego em Portugal caiu 4,3 por cento no quarto trimestre de 2012, em comparao com o mesmo perodo de 2011, a quinta maior queda entre os Estados-membros, indicou ontem o Eurostat. De acordo com os dados do gabinete de estatsticas da Unio Europeia, Portugal agravou a tendncia de queda relativamente aos dois trimestres anteriores e igualou a quebra homloga observada nos primeiros trs meses de 2012.

Amore Nostrum promove uma campanha de oferta de apresentaes at abril

Agncia conta com consultores especialistas em relaes humanas Empresa localiza-se no Edifcio Ferno de Magalhes, na rua Padre Estevo Cabral. Mais informaes podem ser obtidas em www.amorenostrum. com

Ofertas especiais nas Pousadas de Portugal


111 Nesta Pscoa, a estadia numa das muitas Pousadas de Portugal tem um custo a partir de 65 euros por noite e com oferta da estadia das crianas. O pacote inclui alojamento em quarto duplo para duas pessoas, com um mximo de dois filhos at aos 12 anos, partilhando o quarto com os pais, pequeno-almoo buffet e refeies das crianas e possibilidade de sada tardia. Os clientes Pestana Priority Guest podem ainda acumular um mnimo de dez pontos no carto por cada euro gasto na estadia.

111 Neste ms de maro, a Amore Nostrum de Coimbra completa o seu 7. aniversrio. Foi a 20 de maro de 2006 que a empresa abriu as suas portas em Coimbra, com um conceito dirigido ao pblico portugus, no respeito pelos padres elevados e conservadores da nossa sociedade. procura da alma-gmea para cada pessoa, o servio de matchmaking, desenvolvido pelas prossionais especializadas em relaes humanas da Amore Nostrum, assenta no s no cruzamento desses pers, mas tambm na experincia acumulada e no conhecimento humano da equipa.

Segundo Joana Monteiro, consultora da agncia, profissionalismo, empenho e dedicao so a base do nosso sucesso, e o nosso compromisso com a felicidade na vida sentimental de quem nos procura. Tambm Liliana Paiva, consultora da Amore Nostrum de Coimbra, refere o trabalho como um caminho que percorrido sempre com o sentido de assegurar a satisfao dos clientes, sendo tambm a nossa verdadeira felicidade. Campanha de aniversrio decorre at abril Em modo de comemorao deste stimo aniversrio, a

agncia Amore Nostrum de Coimbra est a promover uma campanha de ofertas de apresentaes, que decorre at abril. Assim, quem no tiver conhecido ainda a pessoa certa para dividir a vida pode encontrar um corao compatvel na mais casamenteira de todas as empresas. A agncia localiza-se no Edif cio Ferno de Magalhes, na rua Padre Estevo Cabral, nmero 79, sala 314. As consultoras podem ser contactas atravs dos contactos 239 820 023 ou 91 474 51 34, mais informaes podem ser obtidas em www. amorenostrum.com.

bi empresas
Luboil - Distribuidor de Lubricantes, Lda

A Luboil - Distribuidor de Lubricantes, Lda dedica-se distribuio de lubricantes, setor onde o maior distribuidor da marca Shell na Pennsula Ibrica. Cem por cento detida pela Spinerg Solues para Energia, S.A., a

Luboil o Macro Distribuidor de produtos lubricantes da marca Shell em Portugal, bem como da marca Houghton, lubricantes dedicados ao sector metalrgico. Com sede no concelho de Oeiras, a Luboil est presente

em 135 concelhos. Com 13 profissionais, a maioria dos seus clientes so PMEs dos setores automvel e industrial. Tem como misso fornecer os melhores lubricantes nas melhores condies com a mxima celeridade.

Classicados
anncios &
habitao
IMOBILIRIA PATROCNIO TAVARES, S.A.

OUTROS
A FERREIRA & SILVA, arrenda em Coimbra/ Bons Preos Escritrios - Lojas - Armazns - Garagens - Telef: 239 780 875 // 932 227 701 ARRENDA-SE PASTELARIA, com balco e fabrico de pastelaria para revenda, com ptimas condies. Telem: 919 502 043 // 239 943 051 TRESPASSES TRESPASSA-SE / ARRENDASE, negcio (Caf Tabique), no centro da Cidade de Santa Comba Do, junto ao BPI, CGD, CTT, Tribunal e Biblioteca Municipal. Telef: 232 881 210 // 967 027 821

CONSTRUO CIVIL

Compra, venda e troca de prdios, moradias, andares, escritrios, lojas e terrenos.


Rua da Soa, 175 C Telf.: 239 854730 - COIMBRA
33337

OPORTUNIDADE SOTTO MAYOR, coladinho praia de Buarcos, c/ tudo por perto, maravilhoso T1+G e terrao privativo. O apart. est como novo, tem reas grandes e vistas desafogadas. Fica c/ a moblia que tem e todo o equipamento da cozinha. Terrao c/ boa rea, muito privado e j tem churrasqueira. O preo nico s 85.000. Telef: 233 421 640 // 918 109 719 Lic. 5069 AMI SEMI-NOVO EM VENDO, na Quinta da Borloteira, em estado rigorosamente novo, bonito T1K+G e arrumo. O apart. tem acabamentos modernos e muito bonitos. Fica no ltimo piso, logo tem boa varanda e muito sol. A cozinha fica equipada e no arrumo tem WC, o que permite tirar rendimento no mercado do arrendamento. O preo nico s 65.000. Telef: 233 421 640 // 918 109 719 Lic. 5069 AMI VENDO T1, localizado em Buarcos, desce a rua e est na marginal, o prdio paga um condomnio acessvel, foi todo remodelado e no precisa de levar obras, tem uma boa cozinha j equipada c/ sitio para uma mesa de refeies e acesso varanda, o quarto grande e j c/ cho em madeira, sala muito confortvel virada ao sol da tarde. 47.500 c/ tudo o que l encontrar dentro. Telef: 233 421 640 // 918 109 719 Lic. 5069 AMI

ambas c/ vista mar, a precisar de lavagem de rosto, por apenas 75.000. No perca esta ocasio. Telef: 233 421 640 // 918 109 719 Lic. 5069 AMI

COM VISTA MAR, T2 c/ arrumo, em Buarcos, vista de praia e mar. Boas reas, duas varandas, uma delas na sala virada s vistas, em prdio pequeno c/ baixo valor de condomnio. S 70.000. Ideal para frias. Telef: 233 421 640 // 918 109 719 Lic. 5069 AMI EM FRENTE AO MAR, em Buarcos, fantstico T2+G. O apart. tem vistas excelentes de mar e praia e s necessita de atravessar a avenida para ir para a praia. Acabamentos de luxo, fica c/ cozinha equipada, aquec. central a funcionar e estores elctricos. Est como novo, sem uso algum. Sol todo o dia e o pr-do-sol em frente sala. O preo nico s 125.000. Telef: 233 421 640 // 918 109 719 Lic. 5069 AMI OCASIO, T2 c/ terrao prximo do Museu. Prdio pequenino c/ poucos vizinhos e de baixo condomnio, foi restaurado e est um brinquinho. Cozinha grande em carvalho, c/ copa para as refeies, no terrao tem uma churrasqueira para acender no vero, quartos c/ cho em madeira natural, a sala comum maravilhosa e tem imenso espao interior. 52.500 apenas. Telef: 233 421 640 // 918 109 719 Lic. 5069 AMI SEM USO, T2 bem no corao da cidade, c/ alguns anos mas em estado novo, tem reas que hoje no consegue encontrar na construo actual, a cozinha tem despensa e marquise feita para lavandaria, cada quarto j c/ seu roupeiro embutido e imenso espao interior, sala muito simptica rodeada por janelas e cheia de luz no interior, fica c/ tudo o que l encontrar dentro. 60.000 apenas. Telef: 233 421 640 // 918 109 719 Lic. 5069 AMI
PARQUES DE ESTACIONAMENTO na Avenida Ferno Magalhes (Coimbra) Centro Comercial D. Dinis (em frente Bombeiros Voluntrios) e no Parque Mondego (ao lado da Rodoviria)

VENDAS QUINTAS
PEQUENA QUINTA, c/ casa p/ recuperar, a dois passos de Coimbra, bom local, toda murada, gua e luz, vende-se pela melhor oferta. Contactar: 917 224 287

34863

FIGUEIRA DA FOZ
VENDAS APARTAMENTO T1
S ABADIAS, em bom estado bonito T1. Prdio de construo recente e c/acabamentos bastante actuais, tem uma cozinha girssima de linhas direitas e de cor clarinha, c/ duas frentes e sempre c/ luz no interior, um cantinho ptimo para as suas frias e fins-desemana c/ tudo a dois passos. Apenas 45.000. Telef: 233 421 640 // 918 109 719 Lic. 5069 AMI BUARCOS, espectacular T1+1. ltimo andar virado ao sol e s vistas, tem um terrao fabuloso a dar a volta ao apart., rodeado por bons acessos e c/ a marginal logo ali frente, a cozinha grande c/ bastante arrumao e sitio para uma boa mesa de refeies, est estimado e no precisa de obras no imediato. 75.000. Telef: 233 421 640 // 918 109 719 Lic. 5069 AMI EM BUARCOS, prximo da praia bonito T1K. Prdio no muito antigo e de condomnio bastante acessvel, desce a rua e est na praia. Usado apenas em frias e em estado relativamente novo, a cozinha muito simptica c/ imensa arrumao e fica equipada, quarto amplo c/ roupeiro, todo ele virado ao sol e c/ vistas desimpedidas. Agora 45.000. Telef: 233 421 640 // 918 109 719 Lic. 5069 AMI OCASIO, T1 recuado, localizado junto s Abadias, a um passo do casino e da praia, vistas panormicas sobre toda a cidade. Enorme terrao a envolver todo o apart., c/ muita privacidade e cheio de sol. Diferente do normal, reas muito agradveis e todas as divises c/ vistas. Cozinha toda equipada, possibilidade de parqueamento privado. S 75.000. Telef: 233 421 640 // 918 109 719 Lic. 5069 AMI

130.000 todo o conjunto. Para visitar ligue: Telef: 233 421 640 // 918 109 719 Lic. 5069 AMI

ARRENDAMENTOS APARTAMENTOS
APARTAMENTOS MOBILADOS E EQUIPADOS, arrendo boas condies. Curia (Perto da Mealhada). T0 - 155/ms. O prprio. Telem: 962 767 116 // 912 837 706 // 231 503 742

MUITO BARATO, apart. T3+G, arrumo e enorme terrao privado, localizado no centro junto ao estdio, c/ acabamentos recentes e em ptimo estado de conservao, aquec. e aspirao central a funcionar, vidros duplos, agora apenas 90.000. Excelente negcio. Telef: 233 421 640 // 918 109 719 Lic. 5069 AMI NO SOTTO MAYOR, a dois minutos da praia enorme T3+G. O apart. tem reas grandes, vistas de mar, acabamentos de qualidade e muito bonitos. Excelente para 1 habitao, ou para frias. O preo nico s 140.000. Para visitar ligue: Telef: 233 421 640 // 918 109 719 Lic. 5069 AMI NOVO DE OCASIO, T3+G, novo, localizado em zona junto ao E.Leclerc, c/ bastante rea interior, sala c/ 40 m2 e dois terraos privados a envolver todo o apart., de excelente construo e acabamentos, cozinha equipada, aquec. central a funcionar, cheio de sol durante todo o dia. S 115.000 negociveis. Telef: 233 421 640 // 918 109 719 Lic. 5069 AMI T3 C/ ARRUMO E GARAGEM, vende-se baratssimo ao Sotto Mayor. C/ uma localizao

ptima a dois passos da praia, paga pouco de condomnio, tem duas frentes c/ vistas desimpedidas e muito sol, tem uma boa varanda na frente e um pequeno terrao nas traseiras, cozinha c/ despensa e uma sala comum maravilhosa, todos os quartos so grandes e as casas de banho tm janela. 62.000. Telef: 233 421 640 // 918 109 719 Lic. 5069 AMI

APARTAMENTO T1
A FERREIRA & SILVA, arrenda T1 vrios locais na cidade - Bons preos/desde 250 - Tovim/ Solum/ Edf. Unio /Loreto/Monte Formoso. Telef: 239 780 875 // 932 227 701 ARRENDO APARTAMENTOS T1 NOVOS, com cozinha equipada e fogo de sala. Bons acabamentos. Centro de Taveiro. Telef: 239 981 272 // 933 194 634

APARTAMENTO T2
A 50 M DA PRAIA, vende-se ao preo dos arredores bonito T2K. Ideal para frias e fins-de-semana, c/ rea interior bastante boa e completamente restaurado, cozinha nova de linhas direitas lindssima, despensa a dar apoio, ambos os quartos grandes e c/ roupeiro, fica c/ todo o recheio e mobilirio que l encontrar dentro. Apenas 60.000. Telef: 233 421 640 // 918 109 719 Lic. 5069 AMI S ABADIAS, maravilhoso T2. Em zona nobre bem no centro da cidade e c/ acessos facilitados a qualquer ponto, o prdio recente e o apart. est simplesmente novo. Vistas desimpedidas, reas interiores muito boas, cozinha girssima toda branquinha e j c/ tudo o que a faz funcionar, tem varanda na sala e os quartos tm cho em madeira e roupeiro. S 67.500. Telef: 233 421 640 // 918 109 719 Lic. 5069 AMI BARATO NA MARGINAL, apart. T2, na marginal da Figueira da Foz, vistas fabulosas de cidade, praia e mar, boas reas, 3 varandas em duas frentes,

T3 C/ TERRAO, a preo de ocasio entrada da cidade. Prdio sem condomnio, em zona elevada c/ boa exposio solar e vistas desimpedidas. No novo, mas est estimado e no necessita de obras no imediato. As reas so grandes, tpicas de uma habitao familiar, quartos c/ roupeiro e cho em madeira natural. 50.000. Telef: 233 421 640 // 918 109 719 Lic. 5069 AMI TODO RESTAURADO, bem dentro da Figueira espectacular T3, a dois passos do jardim das Abadias e bem servido de acessos. Da porta para dentro uma casa nova, levou uma cozinha linda em faia c/ imensa arrumao, a sala grande e pode l criar um ambiente de estar e de jantar, tem marquise no exterior para lavandaria, quarto principal c/ stio para l colocar um vestirio. 70.000. Telef: 233 421 640 // 918 109 719 Lic. 5069 AMI

APARTAMENTO T2
A FERREIRA & SILVA, arrenda T2 vrios locais da cidade - Bons preos, desde 350 - Conchada/ Tovim/Solum /Monte Formoso/ Loreto/St Clara Telef: 239 780 875 // 932 227 701

APARTAMENTO T3
70.000, junto ao parque verde da cidade T3 todo reconstrudo. Foi um apart. que levou obras na totalidade e est como novo, a cozinha moderna c/ acesso a uma boa varanda que foi marquisada, a sala comum ampla e suporta bem o ambiente de estar e de jantar, tem um enorme roupeiro a todo o comprimento do corredor, todos os quartos so duplos e c/ hiptese de fazer um vestbulo no quarto principal. Telef: 233 421 640 // 918 109 719 Lic. 5069 AMI AO LADO DO CASINO, e da praia, enorme T3+G e arrumo. O apart. encontra-se estimado, tem bonitas vistas de mar e boa varanda cheia de sol. O preo nico no Bairro Novo s

APARTAMENTO T4
ARRENDA-SE APART. T4, Rua Nicolau Chanterene a famlia ou grupo de estudantes. Com garagem ou aparcamento. Telem: 919 031 009 // 917 571 329

QUARTOS
ARRENDA-SE QUARTO, em apartamento de estudantes na Rua Nicolau Chanterene. Telem: 919 031 009 // 917 571 329 ARRENDAM-SE QUARTOS, com casa de banho privativa, cozinha, internet, para meninas estudantes, a 100 mts da Faculdade de Letras. Telef: 239 824 351

MENU EXECUTIVO
DE 2. A 6. FEIRA AO ALMOO

APENAS 8,00
Po e Manteiga, Sopa do Dia, Prato Principal, Sobremesa, Bebida e Caf
Avenida Navarro, 58 | 3000-150 Coimbra - PORTUGAL Tel.: 239 828 108 | Fax: 239 824 611 | E-mail: restauranted.pedro@gmail.com facebook.com/restauranted.pedro | www.restaurantedompedro.pt 38482

60 | agir | anncios & classicados


MORADIA T2
SITUAO NICA, dentro da cidade moradia T2 totalmente restaurada. Localizada entrada da Figueira num stio calmo e cheio de privacidade, tudo no imvel novo e muito actual, a cozinha de marca, moderna e j equipada, l dentro tem um espao razovel e c/ uma boa distribuio interior, tem um grande ptio onde est instalada a churrasqueira e um jacuzzi, fica c/ toda a moblia e recheio. 85.000. Telef: 233 421 640 // 918 109 719 Lic. 5069 AMI VENDO, moradia T2+1. Casinha pequenina localizada bem no corao da Figueira, levou obras e est um mimo da porta para dentro, a cozinha comunica c/ a sala o que lhe d um ar de maior conforto e muito mais intimista, para trs temos dois quintais e a churrasqueira para as patuscadas de vero, caixilharia nova c/ vidros duplos, pavimento do 1 andar num bonito soalho pregado como hoje j no se encontra. 65.000. Telef: 233 421 640 // 918 109 719 Lic. 5069 AMI

dirio as beiras | 15-03-2013

38099

geral@homelusa.pt

OFERTAEMPREGO
EMPRESA NOVA EM FORTE EXPANSO, recruta representantes independentes. Candidaturas em: http:// diarioasbeiras.pt.vu LR PERFUMES, Full & Part-time (m/f). Fabricante Alemo. Comece hoje a sua carreira. www.Lrceliofreitas.com - Cidlia - 912 773 803 OPORTUNIDADE NEGCIO INDEPENDENTE, regime part-time ou full-time. Saiba como pode iniciar imediatamente um negcio independente. Telem: 918 244 772 // 965 819 661

Av. 25 de Abril, n. 76 || 3080 086 Fig. Foz

PROBLEMAS SEM EXPLICAO, ou resoluo ajudo a resolver gratuitamente envie SMS com nome e data de nascimento. Telem: 962 163 807 VIDENTE NA LOUS - RELVIOS, trata de problemas de espiritismo - Sade, trabalho, amor, equizemas, cobres, espinhela cada, doenas de ossos, inveja, mau-olhado, exames. Se sofre de alguns destes problemas, marque: Telem: 962 168 059

sucesso 2011/12 - 95%. Preos acessveis. Telef: 239 703 443 // 967 596 442. Trav. Teodoro, n 6 (Paralela R. do Brasil) Coimbra.

37654

969 942 898 233 433 316


www.homelusa.eu www.homelusa.pt

vende

CENTRO DE EXPLICAES INDIVIDUAIS, do 5. ao 12. e ensino superior, a todas as disciplinas, c/ professores experientes e c/ consultas de terapeuta da fala, dislexia e psicologia. Pequenos Gestos. Telef: 239 703 010 // 917 640 021 www.maia-ferreira.com MATEMTICA, - Preparao Intensiva Exames-12 Ano, Superior (Matemticas, lgebra, Numrica, Estatstica). Solum. Telef: 239 711 544 // 964 157 116 // 910 460 545, matstat.spss@ gmail.com

EMPRSTIMOS
CRDITO IMEDIATO, a partir 300, garantias de cheques pr-datados ou penhora de ouro. Telem: 936 162 993

OPORTUNIDADE

49.000

ENSINO

Moradia T1 com logradouro, terrao e churrasqueira. Constituda por rs-docho e sto. Situada a poucos minutos da praia. Sto forrado a madeira. Ideal para frias. Ref. 2038

diversos
ANIMAIS
CADELAS PODENGAS, caadas tamanho mdio e abaixo do mdio. Furam muito bem silvas e latem de rasto. Tocha. Telem: 968 016 304

CENTRO DE EXPLICAES C.T.P., e apoio escolar, leccionamos todas as disciplinas e anos escolares. Preparao de exames, tradues, trabalhos. Professores qualificados. Explicaes individuais ou em grupo de 2. Mdia de
35062

ALMAGMEA
PROFESSOR, aposentado, residente na zona da Figueira da Foz, divorciado, c/ a idade de 58 anos, pretende conhecer Senhora humilde, honesta e que goste de partilhar. Assunto srio. Contactar: 968 888 487 // 915 483 691

OPORTUNIDADE

58.000

MORADIA T3
ANTES 140.000 AGORA 97.500, bonita moradia T3 toda reconstruda. uma casinha situada nas imediaes da cidade, mas c/ acessos directos ao centro, toda ela muito rstica e c/ acabamentos c/ pedra natural vista, l dentro uma casa moderna c/ todos os comodismos da construo actual, tem aquec. central e janelas c/ vidro duplo, cozinha moderna j equipada, pequenina como o preo. Telef: 233 421 640 // 918 109 719 Lic. 5069 AMI

Apartamento T2 situado em urbanizao com zonas de lazer envolventes. Cozinha com zona de lavandaria e despensa. Hall com roupeiro. FINANCIAMENTO A 100% Ref. F0505

ANTIGUIDADES
A ANTIQUES OCASIO ALFARRABISTA, Antiguidades compra, Sigilo e preo justo. Recheios, bibliotecas, mveis, discos, grafonolas, potes, pias, relgios, tudo antigo. Avaliaes/mudanas. Vamos a casa, resposta rpida por e-mail: antiquesocasiao@gmail.com. Coimbra + de 30 anos no mercado. Telem: 926 607 295 ALFARRABISTA COMPRA, Bibliotecas e Livros Antigos. Alto preo. Vai a casa, qualquer ponto do pas. Mximo sigilo. Somos livreiros especializados h 20 anos. Telef: 239 826 014 COMPRO E VENDO, ouro, prata, cristais a cores, moedas e notas portuguesas e estrangeiras. Antiguidades em geral. Antiguidades Mayflower - Centro Comercial Mayflower (Celas). Telem: 934 199 357
ENGENHEIRO MECNICO Ref 587997105 - Tempo Completo COIMBRA PASTELEIRO Ref 587976825 - Tempo Completo COIMBRA AJUDANTE DE COZINHA Ref -587982585- Tempo Completo PENACOVA (LORVO) COZINHEIRO Ref 587998246 - Tempo Completo COIMBRA EMPREGADA DOMESTICA Ref 588006685 Tempo Completo - COIMBRA COSTUREIRA Ref 588005445 Tempo Completo COIMBRA FISCAL DE EXPEDIO (FISCAL DE TRAFEGO) Ref 588005725 tempo completo - MURTEDE

TRIPLEX

85.000

Apartamento T3 Triplex em condomnio fechado com espaos verdes, excelente para as crianas brincarem. Boa exposio solar. Sala com lareira. Sto amplo. Ref. 1711

MORADIA T4
VENDO, espectacular moradia T4 a preo de apart. uma casa grande de rs-do-cho e primeiro andar, est em stio plano c/ vistas agradveis e sol todo o dia, tem uma boa sala c/ duas frentes e acesso directo cozinha que tem copa para refeies e um bonito mobilirio em carvalho, todos os quartos so duplos e c/ roupeiro, est estimada e no precisa de levar obras. 122.000. Telef: 233 421 640 // 918 109 719 Lic. 5069 AMI

arrenda

OPER DE PANTGRAFO METAIS (M/F) Ref 587893740 - FIGUEIRA DA FOZ retende-se aplicador de vinil e que saiba manusear fresas, com os materiais pvc, acrlico e bond. MECNICO DE AUTOMVEIS Ref 587919785 FIGUEIRA DA FOZ Pretende-se mecnico auto com experiencia no mnimo de 2 anos numa das seguintes marcas: renault, peugeot, citroen e com conhecimentos de electrnica. TCNICO DE MANUTENO Ref 587932327 - FIGUEIRA DA FOZ Pretende-se admitir tcnico manuteno industrial com conhecimentos de electricidade e electrnica ou electromecnica com experiencia mnima de dois anos. TRABALHADORES NO QUALIFICADOS DA IND TRANSFORMADORA Ref 587932974 - FIGUEIRA DA FOZ Industria de abate de aves (produo de carne) admite trabalhadores indiferenciados. necessrio transporte facilidade de deslocao (transporte prprio) e disponibilidade de horrios. CAIXEIRO Ref -587983594 MONTEMOR-O-VELHO Pretende-se caixeiro(a) para mini-mercado e florista preferencialmente com experincia. CABELEIREIRO Ref 587957986- FIGUEIRA DA FOZ Pretende-se cabeleireira com carteira profissional e experincia. ESTETICISTA/MANICURE/PEDICURE Ref 587958046 FIGUEIRA DA FOZ PART-TIME Pretende-se admitir em regime part-time estecista/ manicure/pdicure com carteira profissional e experincia.

SERRALHEIRO CIVI Ref 587959185 - FIGUEIRA DA FOZ Pretende-se serralheiro civil com experiencia em ferro e alumnios. MASSAGISTA DE ESTTICA Ref 587961907 FIGUEIRA DA FOz Pretende-se admitir massagista de esttica com carteira profissional e experincia. CASEIRO-EXPLOR.AGRO-PECURIA Ref - 587969109 SOURE Pretende-se casal de caseiros para explorao agropecuria, com alojamento. MOTORISTA DE VEC PESADOS MERCADORIAS Ref 587978565 MIRA Pretende-.se admitir motorista de pesados (semireboques) com experiencia para transportes nacionais ESCRITURRIO/A Ref. 587978625 MIRA Pretende-se admitir administrativa, preferencialmente com experiencia. ELECTRICISTA- MONT.DE INST DE BAI. TENSO Ref. 587997706 FIGUEIRA DA FOZ Pretende-se electricista com conhecimentos de instalao de quadros elctricos. De preferncia com alguns conhecimentos de canalizaes. OPER DE GRUA CONST CIVIL E OB PUBLIC Ref. 587994845 FIGUEIRA DA FOZ Pretende-se admitir condutor manobrador de gruas automveis ( auto-gruas ) com experincia e CAP obrigatoriamente. DE preferncia com passaporte de segurana.

ASTROLOGIA
MDIUM VIDENTE, Espiritual Curandeiro, atende diariamente de 2 a Domingo. Se tens problemas que julgas no ter soluo, vem que eu resolvo, seja ele qual for. Marcaes dirias das 10:30h s 23:30h. Atendimento Ribeira de Frades. Cada um d o que quer. Telef. 239 569 035 - Quando no atender ligue Telem: 916 493 069(TMN) // 919 525 903 MDIUM TAROLOGA, ajuda a resolver qualquer que seja o seu problema: Sade, amor, negcios, afasta e aproxima pessoas amadas. Doenas espirituais, invejas, mau olhado, bruxarias Trata com toda a clareza e honestidade. Telem: 916 326 876 // 918 823 174

Apartamento T2

350

Apartamento T2 mobilado para arrendar, situado junto praia, com vistas de mar. Cozinha equipada com fogo, frigorfico, esquentador e mquina de lavar roupa. Ref. AR0301

emprego
COIMBRA

Apartamento T3

350

PROCURAEMPREGO
MOTORISTA DE PESADOS/ LIGEIROS, oferece-se para distribuio nacional. Telem: 910 487 969

Apartamento T3 para arrendar mobilado prximo de escolas. Cozinha equipada com microondas, fogo, exaustor, mquina de lavar roupa e esquentador. Despensa. Ref. AR0277

As ofertas de emprego divulgadas fazem parte da Base de Dados do Instituto do Emprego e Formao, IP. Para obter mais informaes ou candidatar-se dirija-se ao Centro de Emprego indicado ou pesquise no portal http://www.netemprego.gov.pt/ utilizando referncia (Ref.) associada a cada oferta de emprego. Alerta-se para a possibilidade de ocorrncia de situaes em que a oferta de emprego publicada j foi preenchida devido ao tempo que medeia a sua disponibilizao ao Dirio As Beiras e a sua publicao.

15-03-2013 | dirio as beiras

anncios & classicados | agir | 61


1 HORA DE MASSAGEM, com ousadia e sensualidade, relax, antistress, reflexologia podal e Quirmassagem. Telem: 910 435 279 1 VEZ CHINESA, bonita, alta, elegante, meiga. Massagem profissional na marquesa. Telem: 966 058 261 1 VEZ CLASSE E SENSUALIDADE!!, bela portuguesa 19 anos, corpo de menina. Sozinha em privado. Telem: 926 122 012 1 VEZ DOCE QUARENTONA, apetitosa, meiga e quentinha. Adora dar e receber prazer. Mxima higiene. Venha conferir! 24 H. Telem: 910 935 040 // 964 222 237 MENINA UCRANIANA, 21 anos, lindssima, meiguinha, carinhosa, corpo de modelo. Telem: 919 130 113 MENINA, atende em privado, em apartamento de luxo. S n ident. Precisa-se colaboradoras. Telem: 962 724 528 NOVIDADE LOIRA, sexy, 25A. A gostosa, meiguinha, boca quente. O. at ao fim. Adoro por trs. Telem: 926 328 570 NOVIDADE, s uma semana, menina, 28A, sexy, corpo de boneca. O. natural. Boca quente. Atrs adoro. Telem: 927 181 625 PORTUGUESA MORENA, 34 anos, atende em apartamento privado, mximo sigilo. Liga-me! Telem: 911 959 690 S ns ident.
em lingerie e salto alto. Massagem/Completa. Preo acessvel. Telem: 914 952 720

34297

relax
COIMBRA
1 ABELHINHA PORTUGUESA, procura do seu mel + amiga ( escolha), morenas, elegantes e muito meiguinhas. Convvio discreto, agradvel e higinico. (com proteco). S n ident. Telem: 969 356 448 1 ABELHINHA, brasileira, gostosa, quentssima, meiga, convvio calmo e discreto. Venha experimentar. Telem: 962 003 408

Corpo de Menina www.jetladies.com

100% gostosa ...

969 152 300

1 ABRIGO PARA O SEU PRAZER!!, Jovem portuguesa muito bonita e elegante espera por si... Simptica. Meiguinha. Mxima higiene. Local muito discreto. Venha visitar-me, vai adorar!! Telem: 969 255 858 1 ADORVEL PORTUGUESA SEDUTORA, 50a, discreta. Est em apartamento privado e confortvel. O. natural. Telem: 919 064 175

RAPAZ LINDO, desinibido, corpo de ginsio, dotado... Prazer total com discrio e sigilo... Arredores Coimbra. Telem: 960 206 750 // 914 638 555 TEM STRESS?, Relaxa comigo! Russa Bonita e meiga, massagem profissional em marquesa. Telem: 967 615 465 CANTANHEDE COLOMBIANA, ltimos dias, linda sereia, toda boa, loira, cabelos longos, educada, peito 44. Acessrios e massagens. Telem: 919 923 713 CANTANHEDE NOVIDADE, morena 21 anos, peito XXXL, corpo de barbie + loirinha 25 anos, meigas e muito simpticas. Telem: 919 198 873

911 152 728


Das 10H00 s 22H00
No atendo n privados

Massagista

1 BELA PORTUGUESA, tima formao, alta, bonita, corpo escultural, simptica, com charme, discreta, sedutora e muito elegante. Apartamento prprio. Ambiente calmo e discreto. Speak english. Telem: 964 689 284 1 VEZ CABRITINHA GIRA, elegante, 24 anos, meiga, mamas grandes, rostinho de boneca, muito sensual. O. profundo. Adora dar beijinhos. Atende nas Calmas. Telem: 910 369 711 1 VEZ SARHA, mos de fada, boca de mel, massagens relaxantes e tntrica, como final feliz. Local discreto, e confortvel. Telem: 918 968 697 1 VEZ SUA PORTUGUESINHA, cheia de desejos, bunda XL, redondinha, adoro uma boa lngua, adoro atrs, o. nat. Vem me dar prazer! Telem: 916 502 738 A QUECA DA SUA VIDA, Boca caliente Garganta profunda Peito XXXl. Brasa na cama. Telem: 911 004 878 ADORVEL SENHORA S, 40 anos, corpo de 20. Boas mamas. Meiguinha, O. natural, sexy e completa. Atende em lingerie. Sem pressas. Telem: 969 446 848 www.desejos.net AMANDINHA, meiguinha, seios lindos, O. natural, molhadinho e picante. Toda boa, sem pressas. Confira. Telem: 965 542 720 CABOVERDIANA, 22A, delicioso corpinho, seios lindos e provocantes, bumbum apertadinho Massagem ertica delirante. Telem: 918 739 789
35910

GATINHA PORTUGUESA, sedutora, elegante e muito simptica. Por dificuldades, nas calminhas. Telem: 910 672 396 NOVIDADE CINQUENTONA, de nvel, cheiinha, peito XXXL, peludinha, apertadinha. Boca caliente, garganta profunda, o. nat. at fim. Confira! Telem: 924 316 823 NOVIDADE NDIA BRASILEIRA, no usa cuequinha, seios grandes e firmes, apertadinha, bumbum arrebitado. Boca grande, O. gostoso. Telem: 910 576 321 NOVIDADE QUARENTONA, cheiinha, peludinha, seis fartos, adora uma boa lngua. Garganta profunda, o. nat. at ao fim + amiga, juntas ou separadas. Telem: 965 542 767 MENINA CASADA, atende senhores de bom gosto das 10H s 22H. Local seguro e muito confortvel. S n ident. Telem: 911 709 829 PROMOO TRINTONA, peludinha, bumbum guloso, O. bem gostoso, boa na cama. Telem: 911 072 229 RECM-CHEGADA CAROLINA, meiga e carinhosa, cintura fina, anca larga, com O. delicioso Vai adorar! Telem: 917 415 750

963 459 272

Acessrios de cintura

Auto Pneus Sta. Clara, Lda


Agente Pneus: Pirelli, Michelin, GoodYear, Bridgestone, Firestone, outras.

37853

FIGUEIRA DA FOZ

Bela Ruiva
A BELA DO VERO ORAL DELIRANTE!!! P.XXL NAT... duda-ruivabela.blogspot.com 910 778 837 / 926 708 876
37162

Estrada da Guarda Inglesa 3040-193 COIMBRA

e-mail: apsclara@mailtelepac.pt telef.239 441 249 Fax: 239 440 962

1 A BRILHAR NA SUA REDE, brasileira 5 estrelas. Sexy, boa, bonita e gostosa PXXL. O. delirante hum!!! Vdeos e acessrios. Satisfao garantida, sigilo. No at. ns priv. www. duda-ruivabela.pt Telem: 919 223 550 // 925 918 888 1 ARDENTE LOIRINHA DE LUXO, Voltei p/ voc. Dany furaco, 100% linda e gostosa, louca por prazer, 23 A. Comprove. Telem: 913 258 307

36128

38448

RECICLAGEM DE METAIS CENTRO DE ABATE AUTOMVEL (V.F.V) VENDA DE PEAS USADAS


VALORIZAMOS VECULOS PARA ABATE / SALVADOS Espinheira - Penacova - Telemvel: 917 955 970

RAPARIGA PORTUGUESA, 30anos, muito meiga para senhores de idade, atende em apart. privado, tudo nas calmas

POMBAL
POMBAL MEIRINHAS, novidade portuguesa + amigas de vrias nacionalidades. Visita-nos. Telem: 969 777 749 // 919 815 328

MESTRE DOU CHEGOU EM COIMBRA Astrlogo - Grande Mdium Vidente Telem. 969 557 241 918 069 002 239 107 253
Especialista de todos os trabalhos ocultos. Resultados rpidos e garantidos. Dotado de Dom Hereditrio. Ele resolve todos os problemas mesmo os casos mais desesperados: Amor, negcios familiares, emprego, depresso, sorte de jogo, mau-olhado com heranas ou de sade e que ningum consegue entender ou resolver. Se na sua famlia existem casos de droga, espirituais ou lcool que quer resolvidos, se sofre de m sorte, e invejas. Proteo, retorno imediato e definitivo de quem amar, harmonia matrimonial e fidelidade absoluta entre esposos. Acredite porque o seu problema tem soluo, se quiser prender uma vida nova e por fim a tudo o que lhe preocupa. No perca tempo.
PESSOALMENTE EM COIMBRA PERTO DE ESTAO COIMBRA B MONTE FORMOSO RUA CIDADE HALLE, LOTE 19/21 6. C 3000 - 107 COIMBRA

ASTRLOGO MESTRE KANDURA


Africano, Vidente e Curandeiro, ajuda a resolver problemas mais difceis ou graves com siglo e rapidez: amor, insucessos, depresso, negcios, justia, impotncia sexual, maus olhados, invejas, doenas espirituais, vcios de droga e lcool. Cura certas doenas crnicas atravs de remdios e chs africanos. Arranja e mantm empregos, aproxima e afasta pessoas amadas. L a sorte e d previses da vida e do futuro. Se quer prender a si uma vida nova, e pr fim a tudo o que o preocupa, contacte o Mestre Kandura, que tratar o seu problema com eficcia e honestidade. Pagamento depois do resultado positivo. Marcao: pessoalmente, carta ou telefone. No se preocupe com nada. Contacte o Mestre.

Resultados rapidamente 5 dias positivos 100%

Consultas das 9 h s 21h de Segunda a Domingo

38268

www.asbeiras.pt
Mais informao no dia-a-dia, todos os dias... e a toda a hora! Porque h informao que tem de saber na hora, o DIRIO AS BEIRAS actualiza regularmente o site www.asbeiras.pt com as notcias que marcam o seu dia-a-dia.

Agora mais fcil encontrar o que procura!

INOVMOS ONLINE!

38018

Telem.: 912 713 524 / 961 714 985 239 101 478
(Junto Estao da Rodoviria de Coimbra)

Iniciado desde os 8 anos de idade! O poder da sua vidncia ir ajudar a resolver TODOS OS SEUS PROBLEMAS: Mesmo que sejam problemas de longo tempo, dio, lcool, jogos, maus-olhados, financeiros, afectivo, negcios, depresso, insucessos, dez tipos de doenas incluindo casos desesperados, sorte trabalho, quaisquer complexos fsicos ou morais. Torna invulnarvel qualquer pessoa que queira ser! Prev os perigos indicando todas as preocupaes a tomar. Conhecido por garndes personalidades do mundo inteiro. xito em todos os domnios. Exame do sexo para ter fora no amor. Se o teu marido ou a tua mulher foi embora, vem consultar-me irs v-lo(a) na mesma semana. Faz emagrecer ou engordar. Resultados rpidos e garantidos a 100% em 3 dias. Trabalho honesto, srio, eficiente e rpido (por correpondncia, enviar um envelope com selo). Se quer comear uma nova vida contacte-me.
Rua Carlos Seixas N. 23 - 2. Dt. - 3030-177 Coimbra 964 243 553 / 918 369 474 / 239 100 391 PAGAMENTO DEPOIS DO RESULTADO Consulta de 2. a Sb. das 9h30 s 21h. Trabalho rpido e eficaz.

GRANDE MDIUM VIDENTE INTERNACIONAL ESPECIALISTA EM TODOS OS PROBLEMAS VINDO DO CENTRO MAIS IMPORTANTE DE ASTROLOGIA

VIDENTE HADJA

38393

Portuguesa, 39A

1 Vez

a re to Fo l

62 | viver | guias & passatempos

COIMBRA (permanente)
Politxis Txis de Coimbra S. Jos Praa da Repblica Estao Nova 239 499 090 239 822 287 239 822 287 239 826 622

FIGUEIRA DA FOZ Txis, Central Txis (servio permanente) 233 420 880/965 255 030/916 481 072 Praa de Txis, Praa 8 de Maio 233 423 788/233 423 500

dirio as beiras | 15-03-2013

TV Hoje
RTP 1 06:30 10:00 13:00 14:15 15:15 18:00 19:05 20:00 21:00 21:30 22:00 23:00
23:30 00:30 01:30 02:00 RTP 2 07:00 13:00 14:00 15:30 16:00 17:00 18:00 18:30 19:30 20:00 21:00 21:55 22:00 00:00 01:00 01:30 02:00 SIC 06:00 07:00 10:15 13:00 14:30 19:00 20:00 21:30 22:30 23:45 00:45 01:45 03:00 TVI 06:30 10:15 13:00 14:30 Bom Dia Portugal Praa Da Alegria Jornal Da Tarde ramos Seis - Ep. 20 Portugal No Corao Portugal Em Direto O Preo Certo Telejornal + 360 Sexta s 9 AntiCrise Sinais De Vida - Ep. 43 Portugueses Pelo Mundo T6 - Ep. 5 5 Para A Meia-Noite T3 Ossos T7 - Ep. 3 Perseguio T1 - Ep. 12 O Direito De Nascer Zig Zag National Geographic Sociedade Civil Consigo RTP Premium Zig Zag A F Dos Homens Portugueses Pelo Mundo A Entrevista De Maria Flor Pedroso Zig Zag National Geographic 24 - Sumrio Nada A Declarar 24 Horas Portugal Selvagem A Entrevista De Maria Flor Pedroso Repetio Euronews SIC Notcias Edio Da Manh Querida Jlia Primeiro Jornal Querida Jlia - Especial Aniversrio Fina Estampa - Ep. 207 Jornal Da Noite Dancin Days - Ep. 198 Avenida Brasil - Ep. 120 Pginas da Vida Mentes Criminosas Mentes Criminosas: Conduta Suspeita Volante T4 - Ep. 3

Guia astrolgico telefones teis


CARNEIRO 21/3 a 20/4 Abra o corao e partilhe um receio que traz, face a uma relao importante na sua vida. TOURO 21/4 A 21/5 Se puder, seja criativo na forma como \libertar\ essas energias acumuladas. GMEOS 22/5 A 21/6 D alguma ateno s pessoas mais velhas na sua vida, ou a pessoas em posio de liderana. CARANGUEJO 22/6 A 23/7 Aproveite esta fase para ser mais claro e honestamente esclarecer um assunto com uma pessoa que no est certa das suas intenes nem do que pensa a esse respeito. LEO 24/7 A 23/8 Rena foras a todos os nveis, para preparar as suas iniciativas para os prximos tempos. VIRGEM 24/8 A 23/9 Mantenha a sua mente ocupada com projectos teis, pois poder realizar muito agora. Escreva, fale, telefone, d notcias! BALANA 24/9 A 23/10 Boa fase para lanar um novo olhar sobre si mesmo e para se centrar, de uma forma positiva e sadia, em si. ESCORPIO 24/10 A 22/11 Saiba receber um bom conselho de algum mais jovem com uma viso menos rgida e mais arejada das coisas. SAGITRIO 23/11 A 21/12 Maior perspiccia e capacidade de desenvolver uma boa estratgia para a sua vida material. CAPRICRNIO 22/12 A 20/1 Procure relaxar; a sua capacidade de reaco aos acontecimentos muito boa, mas evite deixar-se levar pelo stress. AQURIO 21/1 A 19/2 Poder levar os outros a aderirem com mais facilidade a um projecto seu. PEIXES 20/2 A 20/3 Fase que favorece novas aprendizagens sobre si mesmo interagindo e partilhando mais com outras pessoas.
Coimbra Bombeiros de Brasfemes 239 910 000 Bombeiros Sapadores 239 792 800 Bombeiros Voluntrios 239 822 323 Brigada de Trnsito 239 794 400 EDP (avarias) 800 506 506 Centro Hospitalar Psiquitrico de Coimbra: Unidade de Sobral Cid 239 796 400 Unidade de Arnes 239 640 461 CP 239 828 406/239 835 242/239 837 691 Emerg. Criana Maltratada 239 702 233 Emergncia Social 239 822 139 GNR (comando) 239 794 300 H. da Universidade 239 400 400/500/600 Hospital Peditrico 239 488 700/239 480 300 Hospital dos Coves 239 443 020/239 800 100 Linha de Sade Pblica 808 211 311 Maternidade Bissaya Barreto 239 480 400 Maternidade Dr. Daniel de Matos 239 403 060 GNR 239 794 300 Policia Judiciria 239 863 000 PSP 239 797 640 AC, guas de Coimbra, E.M. (avarias) 239 096 000 AC, guas de Coimbra, E.M. (Linha Verde) 800 202 354 Lusitania Gs-Gs Natural 800 200 157 SOS Adolescente 800 202 484 SOS Mulher 239 832 073 SOS Amigo 239 721 010 SOS Estudante 808 200 204 Arganil Bombeiros 235 202 122 GNR 235 205 437 Centro de Sade 235 205 728 Cantanhede Bombeiros 231 422 122 GNR 231 422 446 Hospital 231 419 210 Condeixa Bombeiros 239 941 503 GNR 239 941 155 Centro de Sade 239 941 346 Figueira da Foz Dirio As Beiras 233 422 927 Bombeiros Municipais 233 402 800 Bombeiros Voluntrios 233 402 260 EDP (avarias) 800 506 506 GNR (Maiorca) 233 930 177 GNR (Paio) 233 940 519 GNR (Quiaios) 233 919 107 Guarda Fiscal 233 422 914 Hospital (Urgncias) 233 402 097 PSP 233 407 560 Gis Bombeiros 235 771 122 GNR 235 770 160 Centro de Sade 235 772 322 Lous Bombeiros 239 990 530 GNR 239 990 060 CP 239 993 952 Centro de Sade 239 995 138 Bombeiros de Serpins 239 970 000 Mealhada Bombeiros 231 202 122 GNR 231 202 351 Bombeiros Pampilhosa 231 949 122 CP Pampilhosa 808 208 208 Centro de Sade 231 202 023 Mira Bombeiros 231 480 670 GNR 231 489 500 Centro de Sade 231 489 580 Miranda do Corvo Bombeiros 239 532 194 GNR 239 532 147 Centro de Sade 239 532 420 Montemor-o-Velho Bombeiros 239 689 214 GNR 239 687 140 Centro de Sade 239 689 128 Mortgua Bombeiros 231 920 122 GNR 231 927 360 Centro de Sade 231 922 152 CP 808 208 208 Oliveira do Hospital Bombeiros 238 604 370 GNR 238 604 444 Centro de Sade 238 600 250 Pampilhosa da Serra Bombeiros 235 594 122 GNR 235 590 100 Centro de Sade 235 590 200 Penacova Bombeiros 239 477 469 GNR 239 470 160 Centro de Sade 239 477 134 Penela Bombeiros 239 560 100 GNR 239 569 135 Centro de Sade 239 569 160 Poiares Bombeiros 239 429 010 GNR 239 421 119 Centro de Sade 239 421 288 Pombal Bombeiros Voluntrios 236 212 122 Brigada de Trnsito 236 212 063 EDP (avarias) 800 506 506 CP 808 208 208 GNR 236 212 011 Hospital 236 212 130 PSP 236 218 122 Rodoviria - Beira Litoral 236 212 058/236 212 060 Soure Bombeiros 239 506 300 GNR 239 502 228 Centro de Sade 239 509 810 Tbua Bombeiros 235 412 122 GNR 235 410 430 Centro de Sade 235 410 410 Voluntrios de Vila Nova de Oliveirinha 238 604 887 962 377 373 Tocha GNR 231 440 100 Bombeiros 231 443 710

Cinemas
COIMBRA Dolce Vita Coimbra (Tel. 239 798 541 ) Sala 1 Jack O Caador de Gigantes (CB) Digital 13h50, 16h25, 19h00, 21h40, 00h20 Sala 2 Efeitos Secundrios (M16 ) Digital 13h30, 16h10, 18h40, 22h00, 00h30 Sala 3 Argo (M12 ) Digital 14h30, 18h00, 21h50, 00h35 Sala 4 As Aventuras do Tadeo Jones (CB) Digital 11h20(S Dom), 14h10, 16h35, 18h50 Sala 4 Fora Anti-Crime (M16 ) Digital 21h00, 23h40 Sala 5 Oz: O Grande e Poderoso (M12 ) Digital 3D 13h40, 17h10, 21h10, 00h05 Sala 6 Zarafa (M6 ) Digital 11h40(S Dom), 14h40, 16h50 Sala 6 Tudo Por um Bbe (M16 ) Digital 19h20, 22h20(Exc. 4) Sala 7 Guia Para Um Final Feliz (M12 ) Digital 15h20, 18h10, 22h30 Sala 8 Robot & Frank (CB) Digital 14h20, 16h45, 19h10, 21h30, 23h50 Sala 9 Ferrugem e Osso (CB) Digital 14h00, 17h00, 21h20, 00h10 Sala 10 Die Hard: Nunca Bom Dia para Morrer (M12 ) Digital 14h50, 17h20, 19h40, 22h10, 00h40 Forum Coimbra (Tel. 239 442 917 ) Sala 1 A Bicharada Contra Ataca (M6 ) Dob Digital 14h00, 16h25 Sala 1 Aguenta-te aos 40 (M12 ) Digital 18h40, 22h10 Sala 2 Mam (M16 ) Digital 14h20, 16h50, 19h20, 22h00, 00h35 Sala 3 Snitch - Inltrado (CB) Digital 13h30, 16h10, 18h50, 21h30, 00h20 Sala 4 Oz: O Grande e Poderoso (M12 ) Digital 14h10, 17h30, 21h10, 00h10 Sala 5 Vigarista Vista (CB) Digital 13h50, 16h20, 19h00, 21h40, 00h25 Sala 6 Jack e o Caador de Gigantes (CB) Digital 3D 13h40, 16h30, 19h10, 21h50, 00h30 FIGUEIRA DA FOZ Foz Plaza (Tel.233246362 ) Sala 1 Zarafa (M6 ) Digital 11h00 (Dom.), 13h00 (Dom.), 15h00, 17h10, 19h10 Sala 1 Aguenta-te aos 40! (M12 ) Digital 21h00, 23h40 ( 6 e Sb.) Sala 2 Vigarista Vista (CB) Digital 13h10 (Dom.), 15h40, 18h10, 21h40, 00h10 ( 6 e Sb.) Sala 3 Jack o Caador de Gigantes (CB) Digital 12h50 (Dom.), 15h10, 18h00 Sala 3 Jack o Caador de Gigantes (CB) Digital 3D 21h30, 23h50 ( 6 e Sb.) Sala 4 OZ: O Grande e Poderoso (M12 ) Digital 12h40 (Dom.), 15h20, 18h20, 21h20, 00h00 ( 6 e Sb.) Sala 5 Comdia Explicita: Movie 43 (M16 ) Digital 13h30 (Dom.), 15h30, 17h50, 21h10, 23h30 ( 6 e Sb.)

farmcias
AVEIRO Anadia SCAR ALVIM (TEL.231 512 607 ); Aveiro NOVA (TEL. 234 933 286 ); Mealhada BRANDO (TEL.231 202 038 ); COIMBRA Arganil GALVO (TEL. 235 205 211 ); Cantanhede MARIALVA (TEL. 231 416 901 ); Coimbra OLIVAIS, RUA DE BERNARDO DE ALBUQUERQUE, 141 R/C (TEL. 239 484 872 ); SO MARTINHO SO MARTINHO (TEL. 239 802 420 ); FARMCIA CHC (TEL. 239 442 616 )/24 horas; Condeixa-a-Nova CONMBRIGA (TEL. 239 948 542 ); Figueira da Foz SADE (TAVAREDE) (TEL. 233 422 534 ); Gis COROA (TEL. 235 778 021 ); Lous TORRES PADILHA (TEL. 239 971 106 ); Mira ROLDO (TEL. 231 451 467 ); Miranda do Corvo LIMA NATRIO (TEL. 239 532 080 ); Montemor-oVelho NUNO LVARES (TEL. 239 680 143 ); Oliveira do Hospital SANTOS (TEL. 238 644 471 ); Pampilhosa da Serra CENTRAL (TEL. 235 594 127 ); Penacova ALVES COIMBRA (TEL. 239 477 107 ); Penela PENELA (TEL. 239 569 137 ); Soure JACOB (TEL. 236 502 113 ); Tbua SIMES FERREIRA (TEL. 235 418 222 ); Vila Nova de Poiares SANTO ANDR (TEL. 239 421 155 ); LEIRIA Castanheira de Pra DINIZ CARVALHO (TEL. 236 432 313 ); Figueir dos Vinhos CORREIA SUC (TEL. 236 552 312 ) Leiria ANTUNES (TEL. 244 832 465 ); Pedrgo Grande BAETA REBELO (TEL. 236 486 133 ); Pombal PAIVA (TEL. 236 212 013 ); VISEU Mortgua ABREU (TEL. 231 922 185 ); Santa Comba Do MONTEIRO (TEL. 232 891 238 ); Viseu PINTO DE CAMPOS (TEL. 232 437 225 );

Ganhe estas promoes com o nosso jornal !


Wilde - Antestreia no TAGV 2 DB = 1 Bilhete
Dirija-se a um dos Quiosques Loja Dirio as Beiras e na aquisio de 2 Dirio as Beiras receba 1 Bilhete para a antestreia de WILDE , quinta-feira, dia 14 de Maro, pelas 21h30, no Teatro Acadmico Gil Vicente.

loja

X FITUFF Casino Figueira da Foz 2 DB= 1 Convite


Dirija-se a um dos Quiosques Loja Dirio as Beiras da Figueira da Foz, e na aquisio de 2 Dirio as Beiras receba 1 Convite para o X Festival Internacional de Tunas Universitrias da Figueira da Foz, Sbado, dia 16 de Maro, pelas 21h30, no Casino Figueira.

Vozes da Rdio & Coro Misto UC - TAGV 2 DB = 1 Bilhete


Dirija-se a um dos Quiosques Loja Dirio as Beiras e na aquisio de 2 Dirio as Beiras receba 1 Bilhete para o Concerto Vozes da Rdio & Coro Misto UC , sbado, dia 16 de Maro, pelas 21h30, no Teatro Acadmico Gil Vicente.

R Visita Quinta da Paiva - Parque Biolgico de Miranda do Corvo 3 DB = 1 convite Adulto 2 DB = 1 convite Criana
Dirija-se a um dos Quiosques Loja Dirio as Beiras e na aquisio de 3 Dirio as Beiras recebe 1 Convite de Adulto e na aquisio de 2 Dirio as Beiras recebe 1 Convite de Criana.

R Pack Famlia Jardim Zoolgico Uma assinatura 5 Bilhetes


Ganhe 5 Bilhetes para visitar o Jardim Zoolgico ao tornar-se assinante do Dirio as Beiras. Os interessados devem contactar o servio de assinaturas, os Quiosques Loja Dirio as Beiras ou atravs do telef. 239 980 289 ou ainda por email: assinaturas@asbeiras.pt

Dirio Da Manh Voc Na TV! Jornal Da Uma Ningum Como Tu Ep. 10 15:15 Tempo De Viver 16:00 A Tarde Sua 18:00 Doce Fugitiva - Ep. 29 19:00 Doida por Ti - Ep. 92 20:00 Jornal Das 8 21:30 Euromilhes 21:45 Destinos Cruzados 22:45 Louco Amor - Ep. 249 23:45 Equador - Ep. 5 00:45 Apanha-me Se Puderes 02:15 A Floresta de Bronze SPORT TV 1 16:20 Inter x Tottenham Resumo 17:00 Informao: Notcias 17:10 Bordus x BenficaResumo 18:00 Frum Sport TV 19:30 Informao: Reportv 20:00 Gil Vicente x SP Braga Primeira Liga 22:00 Informao: ltimas Notcias 23:00 NBA: Indiana Pacers x LA Lakers 01:30 Premier League: Anteviso da Jornada 02:00 Liga Italiana: Anteviso da Jornada

Todas estas promoes esto disponveis na sede do nosso jornal, com as mesmas condies, em dia teis das 9h00 s 18h00.

R loja
R  QuiosqueSousa R ATabacariado
Telef. 239 810 600 Largo da Portagem // Coimbra tel 239 820 995

* Campanhas atuais vlidas e limitadas ao stock existente, salvaguardando qualquer erro tipogrco

lojas aderentes

coimbra montemor-o-velho R  TabacariaAlvorada R PapelariaBento


Centro Comercial Dolce Vita // Coimbra tel 239723 034 Rua Dr. Jos Galvo, 222 - tel 239 680 251

lous
R QuiosqueLous
Av. S. Silvestre - Lous Telef. 239 991 569

FrumCoimbra

figueira da foz
R  QuiosqueEco
Cais da Alfndega //Figueira da Foz tel 233 422 710 Buarcos // Telef.233 044 608

cantanhede R Livraria,papelaria, tabacariaToca


Rua Padre Amrico N 6 Tel./Fax-231423843

R RotundaPapelariaLda
Nos quiosques Loja Beiras pode tambm fazer a sua assinatura do jornal (entrega de prmios at 48 horas aps cobrana) e colocar a publicidade da sua empresa ou instituio

15-03-2013 | dirio as beiras

ltimas | essencial | 63
DB-Lus Carreg DB-Carlos Jorge Monteiro

A Banca est a ser punida

a fechar
Igreja sem Cristo torna-se uma ONG
111 O Papa Francisco I falou em p e de improviso na sua primeira homilia. E deixou uma mensagem aos cardeais: Quando confessamos Cristo sem cruz, no somos discpulos do Senhor.

Faria de Oliveira e Tiago Caiado Ribeiro

111 A maioria dos bancos no esteve envolvida nas aventuras especulativas que culminaram na atual crise nanceira, sustentou, ontem, em Coimbra, Faria de Oliveira, considerando que, por isso, no se devem fazer generalizaes grosseiras. A Banca est a ser punida esperando-se que a sua fiscalizao e o seu desempenho na ultrapassagem da crise sejam reforados porque se desenvolveu um sentimento de que ela foi um dos responsveis no despoletar da crise econmica e na sua congurao, armou o presidente da Caixa Geral de Depsitos (CGD) e da Associao Portuguesa de Bancos (APB). Alm disso, existir tambm um preconceito falso de que o setor nanceiro favorecido em relao a outros, quando, na realidade, ele a rea mais escrutinada, regulada e supervisionada de todas as atividades econmicas, defendeu Faria de Oliveira, que falava, na tarde de hoje, num debate sobre O papel do BCE [Banco Central Europeu] na crise nanceira. Os factos demonstram, na perspetiva do presidente da CGD, que algumas crises so originadas por outras reas, como aconteceu com as derivadas da bolha imobiliria (em consequncia da procura de investidores

por ativos mais tangveis) e tecnolgica (do incio do sculo XXI) ou resultantes do preo de matrias-primas essenciais, como o petrleo. Registaram-se excessos na avaliao do risco e, principalmente, no domnio nanceiro especulativo (como a proliferao de ativos txicos resultantes de crdito sub-prime, entre outras operaes com vista a melhorar as notaes de risco), bem como o lanamento de produtos financeiros derivados excessivamente complexos, de elevado risco, de que resultaram vrias consequncias, reconhece Faria de Oliveira. Mas, sustenta o antigo ministro do Comrcio e Turismo, a grande maioria dos bancos no esteve envolvida nessas aventuras especulativas, no devendo, por isso, procederse a generalizaes grosseiras. No debate, integrado no Frum Poltica Europeia. Observar. Debater. Enriquecer, promovido pelo Ncleo de Estudantes da Relaes Internacionais da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, tambm participaram Francisco Sarseld Cabral, Joo Sousa Andrade e Tiago Caiado Guerreiro. O frum termina hoje, com debates sobre poltica externa europeia e democracia na Europa, tarde.

Marcelo Nuno reeleito hoje para a distrital PSD


111 O lder do PSD de Coimbra, Marcelo Nuno, ser hoje reeleito para um segundo mandato na Comisso Poltica Distrital, apresentando aos militantes um projeto de grande unio, disse Lusa o autarca Jos Brito. As eleies realizam-se nas diversas seces locais do PSD, entre as 18H00 e as 22H00. Jos Brito, presidente da cmara da Pampilhosa da Serra, salientou que a lista nica, encabeada por Marcelo Nuno, tambm presidente da guas de Coimbra, inclui a maioria dos principais autarcas do distrito. "Esta candidatura bem demonstrativa da grande unio dos militantes e da forma como o PSD foi liderado no distrito nos ltimos dois anos, acrescentou. Para Jos Brito, que integra a lista em quarto lugar, seguido do homlogo de Montemor-o-Velho, Lus Leal, o candidato liderana um homem atento e muito trabalhador, que conseguiu unir o partido ao longo do mandato que agora termina. Marcelo Nuno encabea uma candidatura que poder contribuir para minimizar os efeitos das medidas difceis tomadas pelo Governo, com vista a superar os problemas que o pas est a atravessar e que foram criados por algum. "Mas vale a pena este sacrif cio, para ganharmos o futuro dos nossos lhos e dos nossos netos, disse. "A minha candidatura traduz um amplo consenso no PSD, como nunca se viu no distrito de Coimbra, declarou Marcelo Nuno. Num momento de desgaste do PSD, enquanto parceiro principal da coligao do Governo, a lista pretende continuar o trabalho de organizao e ajudar os candidatos do partido nas autrquicas, disse o economista. O grupo de candidatos Comisso Poltica integra, em segundo e terceiro lugar, o deputado Maurcio Marques e o presidente da cmara de Arganil, Ricardo Alves, respetivamente.

Cientistas conrmam descoberta da partcula de Deus


111 O boso de Higgs, a partcula subatmica identificada no ano passado pelo CERN, dever levar explicao sobre a existncia do universo.

Defesa em risco de pagar 147 milhes


111 Numa altura em que tem que fazer um corte de 218 milhes de euros, a Defesa enfrenta um pedido de indemnizao de 147 milhes, apresentado pela General Dynamics na sequncia da denncia de um contrato.

Mineiros em greve a 2 e 3 de abril


111 Os trabalhadores das Minas da Panasqueira vo fazer dois dias de greve, a 2 e 3 de abril, decidiram ontem por unanimidade num plenrio convocado pelo Sindicato Mineiro da CGTP.

Bispo d missa de ao de graas para celebrar escolha do novo papa


111 O Bispo de Coimbra, D. Virglio Antunes, anunciou ontem que ir celebrar na prxima tera-feira uma missa de ao de graas pela escolha do novo papa. A celebrao tem lugar s 19H00, na S Nova. Em comunicado, o prelado mostra-se feliz pela notcia da eleio do novo papa, rejubilando pelo dom de Deus sua Igreja, que o Papa Francisco. Neste momento de esperana, manifestamos os mais profundos sentimentos de comunho com o Sucessor de Pedro e acolhemolo como o Pastor da Igreja Universal, assegurando a nossa estima, devoo e obedincia lial, refere.
DB-Lus Carreg

Fuga GNR acaba em despiste e apreenso de material furtado


1 1 1 Um homem que transportava no seu carro alumnio e cobre furtado e que no obedeceu a uma ordem de paragem da GNR foi detido em Pombal depois de a viatura em que seguia se despistar, foi ontem anunciado. Fonte da GNR informou em comunicado que o indivduo, de 33 anos, foi detido por conduo perigosa, posse de arma ilegal um basto e por falta de habilitao legal para conduzir. O caso aconteceu na quarta-feira, na freguesia de Pelariga, e o material furtado detetado na bagageira do veculo proveniente de uma fbrica abandonada do concelho de Leiria, segundo a GNR. Os ocupantes da viatura, com idades entre os 21 e os 25 anos, foram identicados.

Pelo menos 15 mil reservas canceladas


1 1 1 Por causa da greve da TAP, foram canceladas pelo menos 15 mil reservas. Os dados so da Associao de Agncias de Viagens, que volta a pedir ao Governo uma requisio civil.
D. Virglio Antunes

You might also like