You are on page 1of 14

Descendncia tropical de Mozart:

trabalho e precarizao no campo musical

Juliana Marlia Coli


Doutora em Cincias Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) com ps-doutorado na Faculdade de Musicologia de Cremona/Itlia e um Master em Programao e Gesto do Espetculo musical pelo Conservatrio de Trento (Itlia). Autora, entre outros livros, de Vissi DArte por amor a uma profisso: um estudo da profisso do cantor no Teatro Lrico, So Paulo: Annablume, 2007. colijuliana@ gmail.com

Wolfgang Amadeus Mozart (detalhe).

Descendncia tropical de Mozart: trabalho e precarizao no campo musical Juliana Marlia Coli

RESUMO

ABSTRACT

Neste artigo buscamos, de um ponto de vista geral, analisar o atual contexto do mercado de trabalho musical a partir dos aspectos sociais que constituem o sistema produtivo do teatro lrico. Atravs de uma breve anlise mais especfica e comparativa entre a atual situao do mercado de trabalho musical erudito italiano e o brasileiro, focamos o estudo da profisso do cantor lrico, em um contexto em que a precarizao e flexibilizao do trabalho emergem como facetas que resultam de um mesmo processo no interior das transformaes do mundo do trabalho capitalista contemporneo.
PALAVRAS - CHAVE :

In the article we have been searching from a general point of view to analyse the current musical work market from social features that establish the lyrical theatre production. By means of specific and comparative analysis between Italian and Brazilian classical music market in nowadays situation, to focus on the study about lyric singer profession, in a context where precarious and flexible work appear like facets that turn out to be the same process in the interior of transformation of the work capitalist contemporary.

trabalho artstico;

KEYWORDS:

artistic work; artistic

profisses artsticas; mercado de trabalho musical.

professions; market of musical work.

Precarizao e profisses musicais


Recentemente, pases europeus, com excelncia em performance e pesquisas no campo da msica erudita, dramaturgia musical, esttica e musicologia, como a Itlia, tem sofrido uma grande crise em seu sistema produtivo de organizao e de difuso do espetculo ao vivo, especialmente no teatro lrico, afetando diretamente o quadro de formao profissional e de configurao do mercado de trabalho para os msicos. Na Europa, j h algumas dcadas, fala-se em crise no teatro lrico. No entanto, o presente momento parece apontar para um novo modelo de crise neste contexto especfico, no que diz respeito aos aspectos da flexibilizao das relaes salariais e de contratao dos profissionais da msica erudita. Por isso, tal dimenso da atividade de formao e profissionalizao do trabalho do msico, no atual contexto de precarizao do mercado de trabalho musical, tem chamado a ateno dos principais ambientes acadmicos e de instituies musicais europias.
90 ArtCultura, Uberlndia, v. 10, n. 17, p. 89-102, jul.-dez. 2008

Assim entendemos que a complexa configurao do ambiente social artstico tem propiciado uma grande abertura para que estudiosos e pesquisadores das cincias sociais encontrem nesse um campo ainda pouco explorado, uma importante chave de leitura da sociedade contempornea, da qual emergem questes sempre relevantes e que suscitam enfoques interdisciplinares, partindo da histria, filosofia, esttica, musicologia, chegando por fim sociologia. E aqui, sob o prisma da anlise crtica das metamorfoses do capitalismo contemporneo, reforada por inmeras pesquisas empricas, temos um fenmeno que se estende ao ambiente musical erudito, comum aos mundos do trabalho, material ou imaterial, qual seja, a flexibilizao que tende a uma precarizao das atividades exercidas pelos msicos.1 Inserido neste contexto, o objetivo do presente ensaio consiste em apresentar alguns dados sobre as transformaes sociais na recente conjuntura do mercado de trabalho do mundo musical italiano2 e brasileiro, com especial ateno atividade profissional do cantor lrico3. Tal aspecto nos exercita para uma justa ampliao e adequao dos conceitos tradicionalmente abraados pela sociologia do trabalho s novas realidades presentes neste novo contexto produtivo, onde padres de criatividade e flexibilidade, desde sempre presentes no mundo das artes, so os principais elementos celebrados pelos atuais processos produtivos de acumulao flexvel. A reinveno de uma suposta laboriosidade e liberdade criativa, importadas do ambiente artstico, cria uma grande aparncia de autonomia no mundo do trabalho. H muito sonhada pelos msicos, tal autonomia converte-se, na realidade, em novas tcnicas para gerar um sistema de comportamento que afeta ainda mais a subjetividade do trabalhador, agora muito mais disponvel, polivalente e flexvel para o mercado, do qual tambm o artista torna-se refm.

Retratos do mercado de trabalho musical


Um caso emblemtico atual da precarizao do trabalho musical nos dias de hoje citado pelo Il Giornalle della Musica de 20054, um dos maiores peridicos de msica e musicologia da Itlia, no qual se noticia que uma clarinetista americana da Juilliard School de Nova York, mesmo depois de diplomada, havia contrado uma dvida de 28.000 dlares para com a escola. No significando essa uma exceo na atual conjuntura profissional dos msicos, a clarinetista encontra os recursos necessrios para o pagamento de sua dvida, trabalhando como avaliadora de diamantes em uma joalheria de griffe. O caso citado nos parece sintomtico de uma nova realidade de precarizao do mundo do trabalho musical, que no permite ao msico reaver os investimentos efetuados durante o longo e penoso perodo de sua formao com a atividade propriamente musical. Podemos ento indagar sobre o real sentido da frase to disseminada pelo senso comum: o msico trabalha enquanto se diverte! O fulcro ideolgico desta frase parece ter sofrido alteraes no contexto da sociedade capitalista contempornea, onde a constatao de que a atual funo social da arte no ultrapassa a esfera da diverso e de que o campo esttico no se realiza enquanto momento da formao humanoArtCultura, Uberlndia, v. 10, n. 17, p. 89-102, jul.-dez. 2008

Um importante trabalho sobre a precarizao do trabalho em vrios setores da economia pode ser encontrado em ANTUNES, Ricardo (org). Riqueza e Misria do Trabalho no Brasil. So Paulo: Editora Boitempo, 2006.

BELLINI, PierPaolo. Pronipoti di Mozart. Firenze: Societ Editrice Fiorentina, 2005 e ACCADEMIA DARTI E MESTIERI DELLO SPETTACOLO DEL TEATRO ALLA SCALA. Formazione e occupazione nel mondo musicale - Indagini quali-quantitativa sul sistema musicale italiano. Milano: Eurisko, 2004.
2

COLI, Juliana, Vissi Darte por amor a uma profisso: um estudo sobre a profisso do cantor no Teatro Lrico, So Paulo: Annablume Editora, 2007.
3

O jornal citado no texto Il Giornalle della Musica, Janeiro de 2005.


4

91

Tr a b a l h o , Te m p o L i v r e e C a m p o A r t s t i c o

5 Ibaney Chasin. Apresentao. Revista ad Hominem, tomo II. Msica e Literatura. So Paulo: Estudos e Edies Ad

Hominem, 1999, p. 83. Um dos elementos que vem agravando a crise no ambiente musical italiano a retirada do Estado nos financiamentos culturais e musicais. O corte do financiamento ao mundo do espetculo, recentemente, no ano de 2006, foi de 28% em relao a 2001, algo que, para o ambiente cultural que no dispem de grandes cifras, resulta em demisses, fechamentos de inmeras instituies musicais e de atividades de espetculo em reas inteiras, em particular no sul da Itlia In Del Fra. Il Giornale della Musica, Janeiro 2006, p. 7.
6

Todas as informaes sobre o mercado musical italiano, presentes neste artigo, esto baseadas nos dados das pesquisas efetuadas pela ACCADEMIA DARTI E MESTIERI DELLO SPETTACOLO DEL TEATRO ALLA SCALA, op. cit. e por BELLINI, PierPaolo, op. cit.
7 8

Idem, ibidem.

social dos indivduos revela, de modo enftico, que as atividades artsticas esto inseridas em uma lgica perversa de mercantilizao e coisificao das relaes sociais. Surge, ento, uma dimenso da prxis da arte como diverso efmera, tpica e gratuita que, atualmente veiculada de forma muito veloz atravs das novas tecnologias informacionais, vem se tornando uma prtica social dominante. O espao artstico, posto e reposto, em nosso cotidiano, como a expresso da subjetividade do artista, de um lado, e como diverso descompromissada ou blsamo prosaico para densos espritos aflitos, de outro, elimina da arte o seu contedo formador/ humanizador, para dar nfase apenas ao seu aspecto ldico.5 Mas as mudanas concretas no ambiente musical artstico afetam de modo direto a dimenso estrutural da organizao e do mercado. E essas profundas mudanas vm suscitando um renovado interesse pelas pesquisas relativas questo do mercado de trabalho musical, formao e competncia profissional dos msicos hoje; fenmeno que traz tambm tona a importncia da sociologia na busca da construo de novos instrumentos para a apreenso dessa nova realidade do meio artstico. O agravamento de velhos problemas e o surgimento de novas situaes que afetam o mercado musical italiano6, tm suscitado um recente interesse por pesquisas de cunho sociolgico, que visem mapear toda a situao referente oferta-demanda profissional no mundo do trabalho musical erudito, atravs do levantamento das principais instituies musicais procuradas para a formao musical e as que oferecem trabalho aos profissionais qualificados. Com relao aos dados concretos gerais sobre os tipos de empregos e relaes assalariadas nos centros de formao lrico-sinfnicos italianos, constata-se que 85% do pessoal admitido a tempo indeterminado, e 15% a tempo determinado, enquanto nas associaes de concertos, em 46% dos casos, no existe nenhuma forma contratual entre as partes, e muitas vezes, a forma contratual mais comum aquela de colaborao. Nota-se uma situao de desequilbrio entre oferta e demanda no mercado de trabalho musical e de precarizao, incluindo-se, neste panorama, tambm o fator das diferenas econmicas no territrio italiano, resultando, por exemplo, na maior concentrao das orquestras ao Norte ou Centro da Itlia, e poucas no Sul. Uma primeira questo a ser ressaltada aponta que o crescimento da demanda pela formao musical institucional no proporcional oferta de empregos (pelo menos os que garantem uma vida digna) para o profissional da msica, especialmente para o recmdiplomado. Ainda so as instituies musicais como os conservatrios e escolas os principais responsveis por grande parcela da oferta de emprego ao msico, o que denota um desequilbrio entre oferta e demanda no mercado de trabalho musical italiano7. As anlises de Per Paolo Bellini8 incidem sobre as bases de motivao dos alunos para a escolha dos cursos no interior das instituies formativas italianas e nos revelam a preponderncia pela opo do estudo de piano, sucedido pelos cursos de violino e canto e, por ltimo, pelas opes de instrumentos como clarineta, flauta, guitarra, trompa, trombone e violoncelo.
ArtCultura, Uberlndia, v. 10, n. 17, p. 89-102, jul.-dez. 2008

92

E aqui abre-se uma das principais indagaes do autor, acerca da existncia de uma determinada mentalidade romntica do artista puro que est vinculada idia da carreira solo e ao conceito de vocao, elemento relacionado ao contexto da formao dos msicos, sob uma perspectiva simblica do artista enquanto solista. Por trs da motivao do aluno que, em todo o seu perodo de formao, prepara-se para ser solista, oculta-se certa mentalidade eivada de romantismo que alega a vocao do indivduo um talento inato, fazendo com que o msico d pouca importncia realidade do mercado de trabalho. Ainda no mbito das instituies formadoras italianas, apontamse para certo despreparo pedaggico e falta de conhecimento das estruturas de mercado por parte dos docentes dos conservatrios italianos, impedindo o direcionamento do aluno para o mercado de trabalho musical. A falta de insero dos docentes neste contexto produtivo torna ainda mais problemtica a compreenso e insero dos alunos no mundo do trabalho musical.9 Por isso, o aspecto pedaggico do ensino da msica, revela-se insuficiente, dado o limite da formao dos prprios professores e pouca capacidade de estmulo necessrio para que a instituio formadora desperte no aluno uma agradvel descoberta da socializao das atividades musicais. Outro aspecto, ainda revelado no limite pedaggico dessas instituies, incide sobre a nfase no trabalho puramente tcnico da habilidade do instrumento, desconsiderando o contexto cultural e psicolgico do processo de formao do aluno, o que resulta na ausncia de alguns dos principais elementos humanistas para a formao e cultura geral do msico. At aqui, todos os pontos frgeis sobre o mercado musical e os limites do processo de formao pedaggica das instituies oficiais demonstradas pelas pesquisas italianas esto presentes na realidade brasileira, agravados pela escassez dos recursos para investimento em cultura no pas e por uma total ausncia de organizao musical escolar. Assim, resguardadas as devidas diferenas culturais e econmicas de cada pas, encontramos um paralelo que parece transcender s particularidades dos mercados, e esse paralelo est inserido no contexto mais geral das metamorfoses do capitalismo e do mundo do trabalho, geradoras das vrias formas de precarizao e flexibilizao das atividades de trabalho tambm artstico10. Essa lacuna formativa que no oferece ao msico as ferramentas necessrias para uma realstica insero no mercado joga por terra o ideal romntico de arte que desvincula o artista e a sua obra da condio histrico-social. As questes econmicas, to desprezadas pelos artistas, emergem sob a forma de uma grande desiluso, ao depararem-se com as dificuldades impostas pelo jogo do mercado, que exigem do profissional de hoje uma combinao de qualidades objetivas e subjetivas. Outro aspecto comparativo encontrado nas pesquisas do mercado musical italiano e brasileiro reside no fato de que somente uma pequena parte dos diplomados em msica consegue fazer carreira, ou seja, atuarem nas atividades propriamente musicais. Muitos acabam por exercer outras profisses, como as de professor em escolas mdias, uma grande parte dedica-se simultaneamente ao conservatrio e a faculdades, e ouArtCultura, Uberlndia, v. 10, n. 17, p. 89-102, jul.-dez. 2008

Sabe-se que 75% dos diplomados nos conservatrios italianos no conseguem passar nos exames de admisso nas orquestras, ao mesmo tempo, as audies ou concursos vrios, permitem ao msico um posto de trabalho menos aspirado, de contratao temporria. E aqui podemos entrar na questo tambm da diferena entre o trabalho tcnico e o que alguns msicos italianos chamam de profissionais.

Ver sobre este argumento MENGER-MICHEL, Pierre, Retratos do artista enquanto trabalhador: metamorfoses do capitalismo: Lisboa: Roma Editores, 2005.
10

93

Tr a b a l h o , Te m p o L i v r e e C a m p o A r t s t i c o

11 O fato de que a Itlia possua uma grande oferta institucional de formao musical, ao contrrio do Brasil, no muda, em essncia, os termos da comparao, que resulta no mesmo fenmeno de hiperflexibilidade contratual e precarizao das atividades musicais, sob as formas de contrataes temporrias, freelance, trabalhos intermitentes, ou em outras atividades no musicais. 12 13

Idem, ibidem.

Pietro Scardilalo, ex-diretor da Academia da Scalla de Milo. In: Il Gionalle della Musica, Janeiro: 2005, p.3.
14

Bellini, op. cit., p. 16.

tros ainda encontram possibilidades em mbitos musicais informais como piano-bar, formaes musicais variadas adaptadas a eventos religiosos etc. 11 Mais um ponto em comum nas pesquisas revela que o posto de trabalho fixo uma forma para assegurar a continuidade de sua carreira artstica. A busca pelo assalariamento, possvel normalmente com a docncia universitria, nos conservatrios ou rede escolar, inverte e esvazia o sentido real de laboriosidade do trabalho, porquanto a atividade musical - que forosamente secundria - identificada como o espao ideal para a auto-realizao; enquanto na atividade principal de docncia prescinda de motivao pessoal, algo no muito positivo para o mbito pedaggico. Mas existem outros campos culturais que requerem formas de competncias profissionais no mbito musical, como a mass media e o manager cultural, cujo adequado investimento seria um fator positivo para a conquista de uma faixa do mercado de publico jovem, ainda a ser conquistado pela msica clssica. No entanto, a concepo do artista como empreendedor de si mesmo uma idia que ainda encontra muitas barreiras no ambiente musical, dada uma excessiva nfase do msico ao seu prprio estudo individual. uma realidade nova para o artista tornar-se empresrio de si prprio, pois muitos msicos ainda no esto em grau de se auto promoverem, e tm a necessidade de que o agente o faa. E se o agente o prprio msico, seu trabalho obter maior vantagem.12 Dentre o conjunto de solues apresentadas pelas pesquisas italianas para amenizar esta situao de mercado est a reeducao do pblico para novos padres de arte a partir do ensino mdio e superior. Porque mesmo no pas de Verdi ainda necessrio instrumentalizar a linguagem musical da pera nas escolas, a fim de que as especificidades desta arte signifiquem uma real alavanca de comunicao social. A msica pode ser ensinada como instrumento de comunicao e deve continuar a s-lo nas etapas posteriores da formao do cidado, pblico apreciador de novos artistas de amanh. Do msico hoje, exige-se o mximo da especializao, significando, obviamente, um maior envolvimento do seu fazer musical com as novas exigncias do mercado de trabalho. E aqui o mercado quem determina o fazer artstico e no existe espao para a to propalada liberdade nas artes e nem mesmo para realizaes de carreiras artsticas pautadas na pura casualidade. De um modo geral, as pesquisas apresentam dados concretos de uma tendncia extino do posto fixo de trabalho musical, em contraste com uma mentalidade do artista gnio e, portanto, solista, vigente principalmente entre os recm-formados. Faz-se necessria, sempre na viso dos pesquisadores italianos, uma mudana de mentalidade por parte do artista, que resulta tambm em uma questo psicolgica: saber que o posto fixo uma iluso; que existe o precrio e que o profissional autnomo deve aprender as regras do mercado visando o auto-empreendimento.13 Custa um pouco ao msico reconhecer que a idia romntica da arte pela arte se esvaeceu numa sociedade em que o pintor se transforma em desenhista, o poeta em publicitrio e o msico em agente cultural.14
ArtCultura, Uberlndia, v. 10, n. 17, p. 89-102, jul.-dez. 2008

94

Dentro dessa complexa realidade na qual se insere o mundo do trabalho musical, torna-se um grande desafio para o socilogo entender que as atividades relacionadas ao mundo das artes superam alguns conceitos sociolgicos tradicionais na apreenso das especificidades de uma realidade sem paralelos com as outras atividades de trabalho presentes na sociedade. Por isso, no nos parece plausvel, inicialmente, falar em profisso no meio musical, sem a devida reflexo histrica que aprofunde o seu contexto social. Partimos ento do conceito de profisso que se desenvolve no sculo XIX. Entende-se por profissional da msica aquele que exerce uma atividade por remunerao, em um contexto de diviso do trabalho musical, no qual a funo do compositor separada da do intrprete que, por fim, acaba por adquirir um valor em si mesmo. Trata-se do respaldo ideolgico do virtuosismo que solicita dos intrpretes uma maior especializao, e esta se traduz sob a forma de profissionalizao.15 A passagem da condio de amador para profissional faz-se, em geral, atravs da aquisio de uma competncia. A atividade musical, ao contrrio de outras atividades artsticas, pressupe, portanto, um longo perodo de aprendizado e isto contribui fundamentalmente para a diferenciao entre as categorias acima citadas. E, de fato, a ruptura entre o papel do compositor e o papel do intrprete, consolida a profissionalizao do msico - intrprete e cria outro papel social de profissional, representado pelo professor, complemento remunerativo da atividade de compositor. Todo este crescimento da demanda pelo espetculo e servios pedaggicos, acaba por coagir o intrprete e o compositor ao ensino, como uma alternativa para a sobrevivncia do artista. Por outro lado, esse processo leva a uma superproduo de profissionais da msica no absorvidos pelo mercado de trabalho, gerando um desequilbrio entre oferta e demanda no mercado musical, algo que se vem agravando, como citado anteriormente. interessante ressaltar que, neste contexto de consolidao da diviso do trabalho musical, a transmisso do saber e da competncia profissional, aos poucos, dissocia-se do ambiente estritamente familiar e feminino - em geral pouco qualificado -, transferindo-se para as instituies de formao que encarnam uma lgica impositiva de projeto pedaggico orientado para a excelncia da profissionalizao.16 O conservatrio responde a um tipo de oferta voltada para a formao do virtuosismo tcnico e da compreenso intelectual da msica. Este projeto, ao invs de nivelar as desigualdades sociais e musicais, acentua, no limite, uma dada funo protetora dos Conservatrios e das instituies musicais, pouco eficiente em relao ao encaminhamento do aluno para o mercado de trabalho. E, de fato, este um dos pontos levantados seja pelas pesquisas italianas, seja pelas brasileiras, em que se ressalta que a profisso do msico construda pela incerteza profissional, isto , ensejando a substituio da certeza do perodo de formao pela incerteza do ambiente do mercado.17 E no aspecto da formao que reside o primeiro elemento particular da atividade musical em relao s outras atividades de trabalho.
ArtCultura, Uberlndia, v. 10, n. 17, p. 89-102, jul.-dez. 2008

FRANOIS, Pierre, Professionisti e diletanti IN Enciclopedia della Musica II (Il Sapere Musicale). Torino: Einaudi, 2002.
15 16 17

Idem, p. 559. Idem, ibidem. 95

Tr a b a l h o , Te m p o L i v r e e C a m p o A r t s t i c o

Msico: profisso ou ocupao? Os limites da anlise sociolgica

18 19

Idem, ibidem.

BELLINI, PierPaolo op.cit., p. 29-40. FRANOIS, Pierre, op.cit. Idem, p. 27.

20 21

Estamos tratando de uma competncia profissional especfica adquirida em um longo perodo de formao e que no permite a contrapartida imediata de recompensa para a continuao de seu posterior aperfeioamento. Ou seja, o trabalho artstico exige continuidade de suas habilidades, algo que no se apresenta, necessariamente, em outras profisses, ou, se ocorre, no com a mesma intensidade. Esse elemento dificulta a anlise da atividade musical sob a perspectiva da sociologia das profisses, por tratar-se de uma profisso sem o devido reconhecimento de sua funo na sociedade como atividade de trabalho. Cria-se, portanto, um paradoxo: o reconhecimento da funo social do artista na sociedade capitalista ocorre pelo crivo de produtividade, um critrio estranho s artes, cujo reconhecimento est baseado na criatividade. Por isso, diversamente de outros ambientes de trabalho, as artes criam suas prprias estruturas de sustento em complexo social restrito e detentor dos critrios de avaliao do valor artstico. Para avanarmos na anlise sobre a atividade musical em suas particularidades, parece-nos aqui ser interessante distinguir as atividades denominadas profissionais das de ocupao. A primeira corresponderia a um processo organizativo no qual seus membros esto protegidos por uma associao autnoma que reconhece o direito de seu exerccio, enquanto todas as outras formas atividades so formas de ocupao 18 . A atividade profissional, adquire a conotao de habilidade em um campo especfico do conhecimento, sustentada por um sistemtico corpo terico, diferenciando-se das ocupaes baseadas em habilidades empricas, manuais ou mecnicas. Na medida em que a ideologia do profissional liberal difunde-se na sociedade capitalista, cresce o fenmeno de uma contnua aspirao orientada a uma especialidade, dando origem ao novo papel social da universidade, como ponte entre o momento de formao de tipo universitrio e o real mundo do trabalho. Assim, o reconhecimento universitrio fundamental no processo de criao da funo social da profisso na sociedade moderna, mesmo que, muitas atividades no mundo do trabalho, ainda prescindam de um conhecimento formal. Existem muitas ocupaes que podem aspirar ao estatuto profissional, dentre elas destacamos a atividade musical19. Por isso, partir da premissa do conhecimento terico para o entendimento do processo de formao do profissional do msico, que quase artesanal ou prtico, resulta no mnimo, insuficiente. As profisses esto ancoradas, por sua definio e especificidade, a valores do universo simblico ligados ao moderno sistema capitalista industrial e s suas regras e medidas objetivamente calculadas; j a ocupao musical pertence ao universo de valores artesanais que perderam a sua validade na sociedade atual. Se considerarmos a atividade profissional como uma forma de auto - realizao, como nos prope a sociologia de Pierre-Franois20 -, qualquer ocupao poder ser concebida como profisso, sob a tica dos processos subjetivamente significativos em suas relaes dinmicas com os outros.21 Outra perspectiva ainda da anlise sobre a atividade musical refeArtCultura, Uberlndia, v. 10, n. 17, p. 89-102, jul.-dez. 2008

96

re-se ao j mencionado fenmeno da poli profissionalizao das atividades secundrias e paralelas s musicais, que diz respeito a um estado psicolgico de confuso da identidade profissional do msico. Este estado de confuso profissional leva o intrprete, compositor ou regente de orquestra a identificar-se como professor e no como msico no mbito de mercado de trabalho. Ou seja, a identidade d-se no plano do exerccio secundrio de sua atividade, o que leva o msico a uma dificuldade na distino entre atividade de trabalho e tempo livre. A atividade profissional e a amadora confundem-se, gerando um verdadeiro black-out na identidade no artista. Tal confuso de identidade profissional evidencia a ausncia de um cdigo profissional que regule a tica do exerccio da profisso, como acontece com as profisses liberais. Podemos entender a profisso do msico enquanto uma forma de ocupao que tende profissionalizao e que se revela ainda artesanal em plena sociedade capitalista ps-industrial.22 Esta tese pode ser reforada pelos seguintes pontos: 1. Em relao ao corpo de conhecimento e tcnica. O ambiente musical apresenta uma clara propenso ao desenvolvimento tcnico em detrimento do conhecimento geral e terico, porque o savoir-faire a condio sine qua non para o exerccio desta atividade. Por isso, apesar de utilizar-se de uma grande capacidade mental e psicolgica, sua atividade prxima a do arteso baseados muito mais na observao e imitao do seu mestre. 2. Quanto ao percurso formativo para a aquisio da competncia. Freqentar o conservatrio ou o estudo privado no condio para o exerccio da atividade musical. Nota-se, porm que, apesar de longa e rdua, a formao institucional no prepara o aluno para o mercado de trabalho; eis o porqu de tantos cursos de especializao ou de um percurso prtico de aquisio de competncias que o setor formativo tradicional no garante. 3. Quanto ao reconhecimento de uma fatia do monoplio de mercado, no existe uma profisso exclusiva para os diplomados do conservatrio porque o diploma no garante oferta de trabalho. 5. Quanto substituio de um controle hierrquico por um controle autnomo e colegiado as profisses institucionalizadas so dotadas de estruturas de controle impostadas sob critrios de racionalidade cientfica; mas as atividades musicais no exigem regras de procedimentos estandardizados porque os juzos so determinados por valores estticos assumindo um carter fundamental o carisma dos artistas. A profisso musical , pois, na riqueza de suas mltiplas formas de oportunidades, uma rede de relaes formais, informais e semi-formais muito extensa, o que no significa a impossibilidade de coerncia para a anlise desta ocupao. Em geral, muitas competncias so requisitadas como critrio mnimo em detrimento de outras aquisies complementares para o exerccio das atividades secundrias23. Admite-se, com isto, tratar-se de uma ocupao de carter instvel por um perodo de tempo muito prolongado, como nos revelam os dados sobre o estado de desocupao de muitos dos diplomados em msica. Estes levam de 6 a 10 anos para encontrar uma situao de estabilidade econmica no mercado italiano e tambm no brasileiro, no sendo raras as vezes em que o trabalho encontrado no condiz com a expresArtCultura, Uberlndia, v. 10, n. 17, p. 89-102, jul.-dez. 2008

BELLINI, PierPaolo. op.cit, nos apresenta um quadro conceitual objetivo de anlise sobre as profisses a partir dos seguintes elementos: 1) conhecimento tcnico; 2) curso formativo de avaliao e verificao do conhecimento; 3) monoplio e controle autnomo e colegiado, regido por um cdigo moral e tico profissional.
22

Em seu conjunto, as ocupaes musicais subdividem-se nos seguintes ramos: 1) a carreira solo, muitas vezes uma atividade relacionada diretamente empresarial, enquanto empresrio de si mesmo; 2) o manager que trabalha na produo e realizao dos espetculos; 3) o msico que ensina nas escolas ou universidades e as profisses que pela instabilidade se relavam precrias como as formas de atividades temporrias em instituies com as quais o msico chamado a colaborar por pouco tempo, tais como editorias, crtica musicolgica em jornais ou peridicos, atividades de organizao de espetculos de curta durao, etc.
23

97

Tr a b a l h o , Te m p o L i v r e e C a m p o A r t s t i c o

ACCADEMIA DARTI E MESTIERI DELLO SPETTACOLO TEATRO ALLA SCALLA, op. cit., pp.250-255.
24 25 As pesquisas de BELLINI, PierPaolo. op.cit. e da ACCADEMIA DARTI E MESTIERI DELLO SPETTACOLO TEATRO ALLA SCALLA, op.cit. apontam que, cerca de 80% dos cantores que atuam no mercado de trabalho no possuem diploma dos quais, 50% no so diplomados o que de qualquer forma significativo e particular desta situao de formao. Esta mesma realidade presente no mercado para o cantor lrico brasileiro, cf. tambm Coli, Juliana, op.cit.

Ver sobre isto ACCADEMIA DARTI E MESTIERI DELLO SPETTACOLO TEATRO LA SCALLA & EURISKO, op.cit. A profisso do cantor solista e o desenvolvimento de sua carreira est ligada a interesses das agncias, ...os agentes vo aos concursos a s audies e estruturam as vozes mais interessantes para propor aos teatros; uma vez inserido em uma agncia, o artista no deve mais preocupar-se com sua insero no mercado, mas o problema que somente poucas agncias possuem contatos com certos teatros, p.176.
26

so de um desejo ou sonho inicial do msico. Como nos apontam os pesquisadores italianos, uma mudana mais estrutural de ampliao das competncias profissionais musicais envolve necessariamente algumas formas de regulamentao deste mercado. Tais formas de regulamentao so baseados em modelos de polticas culturais que envolvam um amplo projeto de educao musical nas escolas, com vistas formao de um novo pblico de jovens, futuros usufruturios das diversas manifestaes musicais, e de sensibilizao auditiva, voltada para um pblico no habituado a freqentar a msica erudita. E aqui, possui um papel fundamental a ampliao da divulgao da msica erudita no mass media. Outro ponto importante consiste na importncia de uma maior comunicao entre o msico, o crtico musical e o pblico. Normalmente o critico musical que o msico, tendem a um comportamento autoreferencial, tornando inacessvel os programas, muitas vezes difceis e moldados por propostas tradicionalistas com uma linguagem que tende a excluir a compreenso do pblico em geral.24 No limite, os projetos das profisses ligadas diretamente ao mercado musical tais como: manager, produtores, gestores de teatros e projetos culturais, ainda so alternativas que no abrem possibilidades para a carreira musical. Parece que ainda no conseguimos nos esquivar do crculo vicioso que refora a lgica das ocupaes musicais secundrias sem apresentar um projeto de mercado que promova tais ocupaes como reais tendncias para a profissionalizao do msico e ampliao das ofertas no mercado musical.

Profisso/ocupao cantor
No contexto das profisses musicais, a atividade do canto lrico pautada por particularidades atpicas, desde o perodo de formao, at a insero do cantor no mercado de trabalho. A primeira questo a ressaltar est na desobrigao do diploma para o exerccio da profisso25, em um mercado de trabalho que apresenta duas possibilidades: 1) solista: reservado aos mais dotados, difcil e diretamente ligada aos interesses das agncias26; e 2) artista de coro: como parte dos corpos estveis dos teatros.27 A forma de ingresso no mercado de trabalho consiste em concursos ou audies, ambiente que prima pela qualidade de timbro vocal e de postura cnica do cantor. Os concursos representam outra estrada profissional. Para alguns, intil, dada a recorrente falta de transparncia nos critrios de seleo. De qualquer forma, alguns cursos ou master-class oferecem a oportunidade para que o cantor debute em alguma pera. O mercado de trabalho para o cantor lrico no Brasil, bem como na maioria dos pases europeus, subdivide-se em dois tipos de atividades: no palco, ao vivo, ou em estdio de gravao. Desde a gnese do espetculo lrico so trs as categorias de trabalho do cantor: 1) o cantor solista que atua em recitais, peras e concertos de cmera; 2) o cantor que atua nos coros de corpos estveis dos teatros; e 3) o cantor que se dedica ao magistrio do canto em projetos municipais, estaduais e em universidades pblicas, ou como professor particular; ainda podemos citar uma quarta forma de trabalho que so os preparadores vocais de coros.
ArtCultura, Uberlndia, v. 10, n. 17, p. 89-102, jul.-dez. 2008

O artista de coro uma carreira em geral mais tranqila, menos exposta mas tambm rica de satisfao pessoal; torna-se uma estrada difcil porque existem pouqussimos coros profissionais nos teatros, em relao quantidade de cantores prontos para entrarem neste mercado de trabalho.
27

98

De um modo geral, exige-se cada vez mais dos cantores uma notvel natureza musical associada a dotes de intuio originais, capacidade de se fazer conhecer e de saber impor-se no ambiente artstico. Muito importante tambm a preparao extra-musical, porque significa uma posterior garantia para o plano profissional, vlida para fazer escolhas precisas e adequadas s flutuaes do prprio mercado musical. O msico deve possuir um carter forte para confrontar os concursos muito seletivos, com programas sempre mais complexos em maior grau do que no passado, o que os torna especialistas na tcnica. Esta tendncia observada especialmente no canto lrico, que conta tambm, fundamentalmente, com a construo e gesto da imagem, do visual, do modo de se apresentar e da gestualidade. Quando um msico entra em um mercado de trabalho, para que seja reconhecido e possa gozar de fama e prestgio, deve tornar-se um manager de si mesmo; isto significa, de um ponto de vista tcnicooperacional, fazer escolhas precisas em relao ao setor em que pretende trabalhar e em relao ao repertrio proposto ao pblico. O msico-manager de hoje deve saber vender a si mesmo e o seu produto; deve convencer o pblico, seja nas interpretaes exegticas, seja na releitura de seu trabalho como resultado de uma efetiva maturidade musical em nada ocasional.28 Este mesmo percurso particular do aprendizado do canto reflete e evidencia a sua natureza instvel e dbil na consolidao da carreira profissional. E nessa situao de debilidade que paradoxalmente refora-se a suposta natureza vocacional das artes, ligada idia de sacrifcio e justificada pelo fenmeno da precarizao profissional. Alguns economistas da cultura, estudando o mercado de trabalho artstico, tm mostrado como os artistas respondem s recompensas financeiras incrementando o tempo dedicado ao trabalho; em outras palavras, a oferta no totalmente restrita. Mas questionamentos sobre o mercado de trabalho tm nos mostrado que os artistas so mau pagos e impossibilitados, por razes financeiras, de se dedicarem a quantidade de tempo desejada ao trabalho pr-escolhido. Justamente por no ganharem o suficiente, na lgica da ocupao secundria, que devem, de fato, preencher a agenda com outras atividades. A questo da dupla jornada de trabalho ainda mais evidente no Brasil e fornece-nos indcios de uma tendncia geral precarizao dos msicos em suas condies de trabalho, evidenciada pelos processos de desenvolvimento de doenas que se associam a uma intensificao do trabalho e presso sofrida durante o seu exerccio. A pesquisa de Bellini29 aponta diretamente para o processo de precarizao da profisso do msico italiano e do desequilbrio evidente, apresentado pelos dados estatsticos entre a oferta e a demanda musical. E esta situao sensivelmente agravada quando focalizamos a profisso do cantor no Brasil. Os conservatrios no representam a principal estrada de formao dos cantores, por no garantirem uma expanso qualitativa da formao musical. Como parte de uma tradio na histria da formao do cantor italiano, o aprendizado com um professor privado e as aulas particulares so a regra. E, assim como o ensino no significa a estrada evidente para os cantores, basta que o professor seja competente no ensino prtico.
ArtCultura, Uberlndia, v. 10, n. 17, p. 89-102, jul.-dez. 2008

A viso empresarial propriamente dita, que no se esconde mais sob o ideal romntico do cantor que canta por amor, impe ao cantor que quer seguir carreira a necessidade de um maior conhecimento do mercado de trabalho, e isto implica tambm a necessidade de profissionais que, a exemplo dos antigos agentes e empresrios, continuem exercendo o papel de apresentar e inserir o cantor no mercado. A diferena entre as antigas formas de agenciamento dos cantores e a atual reside quase que exclusivamente na maior conscincia, hoje, que tem o cantor a respeito de sua mercadoria fora de trabalho, enquanto coisa a ser vendida sob novos rtulos, adequados a um mercado que se expandiu e que atua em diversos ramos como a indstria fonogrfica, a tev e todos os meios de comunicao dos quais o artista deve ser parte.
28 29

Idem, ibidem. 99

Tr a b a l h o , Te m p o L i v r e e C a m p o A r t s t i c o

30 31

Idem, p. 182.

Idem, ibidem. Expresso extrada de uma das entrevistas da pesquisa de Bellini.


32 A questo da hierarquia interna nas relaes de trabalho pode ser estendida e muito mais rgida no caso dos msicos de orquestra, dada a possibilidade de ascenso de posto: o segundo violonista, por exemplo, pode vir a ocupar as fileiras dos primeiros violinos etc. Muitas das decises a respeito de ascenso passam pelas mos do lder, atravs do reconhecimento da autoridade do regente. Como frisa BELLINI, op. cit. p. 201: O cdigo profissional, como sempre, uma quimera, em hiptese, desejada e normalmente confusa com as regras de comportamento entre os msicos da orquestra.

O aprendizado acontece, sobretudo, no campo (a leitura da partitura, a aquisio de expressividade cnica, a superao do medo do palco, a procura do sentido do que se canta, o equilbrio gesto cnico e gesto vocal, etc.). Esse processo formativo contnuo sempre desenvolvido com auto-didtica ou na relao de campo com os diretores de cena, regentes de orquestra, etc.30 Soma-se ainda a este contexto a falta de um cdigo profissional no ambiente musical. Comum em outras profisses, o cdigo se concretiza na associao profissional, o que muito incipiente no meio musical, especialmente entre os cantores, dada certa concepo de que a carreira do solista est acima das relaes sociais e humanas significando o cantor contra todos.31 Assim, o que poderia significar indcio de fora e proteo do grupo artstico, visto pelo cantor como massificao que no permite evidenciar o gnio artstico. O cdigo profissional substitudo por um cdigo de honra prtico, individual e flexvel que significa: saber comportar-se, relacionar-se com as pessoas certas, ser diplomtico ou no, segundo os interesses e as situaes apresentadas. Toda essa ausncia de um processo de socializao saudvel entre os cantores revela-se, pois, como um cdigo de honra pautado em uma extrema competio de mercado que se concretiza numa hierarquizao sustentada, reconhecida e respeitada no meio musical por privilgios individuais que vo desde o tempo de experincia em grandes teatros com grandes maestros e cantores at as particularidades vocais do cantor.32 De um modo geral, o quadro apresentado nas pesquisas italianas, reflete-se no contexto musical brasileiro e, resguardadas as devidas particularidades histricas, observa-se o agravante da ausncia de uma legislao particular que regularize a situao dos msicos (coristas, solistas e msicos de orquestra) do espetculo lrico. Assim, o trabalhador do espetculo, desprovido de uma legislao trabalhista que assegure seus interesses, torna-se um fcil alvo para toda sorte de explorao. Uma dessas particularidades histricas resulta no papel especfico do Estado brasileiro como decisivo para a organizao do mercado. No caso do cantor lrico, o Estado atua desde os primrdios da radiodifuso at a formao das atuais secretarias de Comunicao e Cultura, ocasionando uma estabilizao no processo de produo, circulao e consumo dos bens culturais. Constata-se com isto, um aumento, diferenciao e especializao dos produtores e empresrios de bens culturais. O fenmeno de aumento da produo e difuso dos bens culturais insere-se em um contexto bem definido de organizao capitalista da cultura, absorvida e regida pelas leis prprias do mercado, marcando sua importncia econmica e poltica na prpria disputa entre os setores sociais pelo exerccio hegemnico do poder no pas. atravs dessa abordagem de crescimento pela demanda cultural, no contexto da complexificao das relaes sociais de produo em geral, que os cursos universitrios e os diplomas de conservatrios vo se tornando, lentamente, um importante elemento para a profissionalizao das diversas atividades artsticas que se inserem no mercado e seus diversos segmentos, mas que no garante o conjunto de qualidades que o mercado exige do cantor e ao mesmo tempo no o encaminha para o mercado cultural.
ArtCultura, Uberlndia, v. 10, n. 17, p. 89-102, jul.-dez. 2008

100

Aqui, sobressai novamente a questo da construo da subjetividade do trabalho do artista, baseada na idia da competncia por vocao como fator diferencial dos critrios de qualificao de outras profisses. Os aspectos de auto-projeo, enquanto principal elemento de sua motivao para a atividade musical e tambm do fruto de um reconhecimento por parte de outros msicos e do conductor (maestro), bem como do pblico em geral, tornam a motivao salarial, propriamente dita, essencial enquanto condio da sobrevivncia do cantor mas no exclusiva.33 No Brasil, a docncia universitria tem introduzido um novo campo de atuao para o msico. As pesquisas cientficas ligadas s instituies universitrias tm-se apresentado como uma alternativa para a atuao do msico como docente/pesquisador/cantor. Este fenmeno detectado tambm nas pesquisas italianas e conceituado por Bellini como a funo do artista pesquisador.34 E a condio do artista/docente apresenta-se de modo particular em relao condio do docente de outras reas, porque, alm da atividade relacionada pesquisa e ao ensino, existe a preocupao com a performance, atravs do envolvimento com os projetos de extenso universitria sob a forma de realizao de concertos e recitais, ou como contratado autnomo em eventos que no se relacionam com o trabalho de docncia na universidade, como, por exemplo, a participao em peras. Quando o trabalho do solista/docente desvincula-se da universidade e sua fora de trabalho oferecida como trabalho autnomo, suas condies de trabalho mudam e passam a determinar os efeitos diretos das relaes econmicas no mbito do mercado. Aqui, o solista, quando no possui um empresrio ou agente, est fora do circuito de mercado e a probabilidade de ser explorado maior, por ele no possuir uma real dimenso do valor de seu trabalho. Essa dimenso acaba sendo permeada por relaes extras, baseadas no conhecimento e na amizade com outros msicos ou maestros. Como a evoluo histrica do mercado de trabalho do cantor parece no ter propiciado um equilbrio entre a oferta e a demanda, a existncia de muitos cantores, sendo poucos os que so absorvidos por empregos regulares, tende a tornar a situao deste profissional precria e to incerta quanto de qualquer outro trabalhador do ramo hoje chamado de informal. Se levarmos em conta o aspecto do prestgio como elemento que se sobrepe ao da remunerao, corremos o risco de dar ao campo musical uma autonomia em relao aos fenmenos econmicos e sociais que ele efetivamente no tem, mesmo porque a situao dos artistas determinada pelo mercado e suas diversas estratgias de incluso e excluso. As exposies anteriores evidenciam que este mercado regido por leis de mercados especficas, atuando em consonncia com uma orquestrao de medidas econmicas que, na poltica, manifesta-se sob a forma do prprio neoliberalismo e da tendncia a uma precarizao, tambm, das atividades artsticas. Se, por outro lado, focalizarmos a atividade do cantor lrico a partir de uma nica categoria que considere como profissional aquele que remunerado, encontraremos grandes dificuldades tanto do ponto de vista da sociologia das profisses como da sociologia crtica do trabalho, j
ArtCultura, Uberlndia, v. 10, n. 17, p. 89-102, jul.-dez. 2008

No conjunto das relaes de trabalho da atividade artstica no Brasil, destacam-se dois tipos de empregadores: 1) os estados e municpios atravs de suas secretarias da cultura; e 2) as empresas de agentes e empresrios que contratam e financiam diretamente o artista. Ainda no ambiente da atividade musical erudita. A manifestao concreta do assalariamento do msico, especialmente do cantor lrico, d-se de trs maneiras: 1) os trabalhadores/msicos que so formalmente assalariados em empresas pblicas ou privadas com formao altamente qualificada; 2) os trabalhadores autnomos, como solistas e professores particulares de canto, intermitentes e que nem sempre possuem formao acadmica; e 3) os trabalhadores que atuam somente no mercado informal, sem qualificao formal.
33 34

Ver COLI, Juliana, op.cit. 101

Tr a b a l h o , Te m p o L i v r e e C a m p o A r t s t i c o

que a maioria dos cantores lricos no possui uma remunerao formal de trabalho e se inclui no vasto quadro dos trabalhadores temporrios ou por contrato limitado. E no poderamos ainda deixar de apresentar uma particularidade da formao deste mercado de trabalho, ausente em muitas atividades profissionais exaustivamente mencionadas pela sociologia do trabalho: a dimenso do pblico produtor que, atravs da consagrao de determinada obra de arte que alarga o mercado desses profissionais, cria as chamadas oportunidades de estabilizao e ascenso de suas carreiras. A alta rotatividade do mercado estimulado pela produo de fora de trabalho especializada, advinda dos concursos, constitui outra importante fonte de consagrao da carreira do cantor, significando, ao mesmo tempo, uma forma de usufruto a preo de mercado de fora de trabalho nova, com grandes possibilidades lucrativas. As diferenas entre o prestgio obtido por essas profisses so evidentes, at porque as atividades do mdico e de outros profissionais liberais so reconhecidamente tratadas como servio pblico e produtivo, enquanto o entretenimento associado ociosidade. Mediante o quadro de precarizao que afeta tambm os filhos tropicais de Mozart, at que a funo social da msica seja reposta no seio da sociedade, restam o sonho e a insistncia pela autonomia da arte. Era esse tambm o sonho do famoso compositor que revolucionou a linguagem musical com sua atitude inteligente, irreverente e avessa aos condicionamentos sociais de sua poca, refutando a velha condio servial do msico de corte. Toda a discusso aqui apresentada traz tona um contexto particular, mas no fora das mediaes econmicas e sociais s quais a atividade do msico se insere e est vinculada. As metamorfoses do mundo do trabalho material se estendem, pela lgica da mercantilizao e valorizao do capital, ao universo da arte, tendendo a esvazi-la dos valores humanistas e do seu infinito potencial de sensibilizao para uma real transformao da ordem social. Mozart antecipa um anseio de liberdade. Um sculo depois de sua morte, as condies econmicas concretas do capital possibilitam a venda desta liberdade e deste sonho, atravs daquilo que Marx e a sociologia posterior analisariam dialeticamente como sendo a venda da fora de trabalho ou explorao da mais-valia. O pontap inicial de Mozart foi dado atravs um processo progressivo e necessrio de autoconscincia e de negociao conflituosa em uma sociedade em constante mutao. A msica transcende, por sua liberdade de ser e de existir, apesar da realidade social que a condiciona, assim como condicionou nosso gnio Mozart e tem condicionado toda forma de arte. Doce iluso que desvenda a condio puramente humana do artista, em um contexto histrico e social, ao qual tem de se curvar.

Artigo recebido em agosto de 2008. Aprovado em outubro de 2008.

102

ArtCultura, Uberlndia, v. 10, n. 17, p. 89-102, jul.-dez. 2008

You might also like