You are on page 1of 6

Caio Toledo: O marxismo continuar vivo enquanto perdurar o capitalismo

publicado em 15 de setembro de 2013 s 9:43

por Conceio Lemes O meu primeiro contato com Caio N. de Toledo, professor aposentado do Departamento de Cincia Poltica, do Instituto de Filosofia e Cincias Humanas da Unicamp, foi no comecinho de outubro de 2011. O Viomundo havia denunciado: USP homenageia vtimas da Revoluo de 1964? Alunos, professores e funcionrios administrativos da USP estavam sem entender. Como num verdadeiro abracadabra, um Monumento em Homenagem a Mortos e Cassados na Revoluo de 1964 comeou a ser feito na Cidade Universitria. Mais precisamente na Praa do Relgio, em frente ao anfiteatro, ao lado do bloco A do CRUSP.

Ningum sabia de onde havia partido a ordem para faz-lo. Ningum havia debatido nem opinado sobre a sua construo. Nem mesmo professores que trabalham com direitos humanos tinham cincia do que realmente se tratava. Ns fizemos ento vrias reportagens sobre o monumento, que vou list-las no final para quem quiser conhecer toda a histria. O estudante Luiz Rabello mandou-me um texto que estava circulando numa lista alunos e professores da Unicamp. 1964: NOTA SOBRE UMA VITRIA SIMBLICA, assinado por Caio N. de Toledo. A Nota fazia um relato lisonjeiro das nossas reportagens e criticava a iniciativa do monumento, inclusive a expresso Revoluo de 1964. Como ela circulava na lista restrita, fui atrs do professor Caio N. Toledo, para pedir autorizao para a publicao. Com a ajuda de Luiz Rabello consegui localiz-lo e publicamos o artigo. Nascia a a nossa bela parceria, prestes a comemorar dois anos. Parntese: o N de Navarro, que o professor costuma abreviar. J ns passamos a cham-lo apenas de professor Caio Toledo. Um bom tempo depois ele me mandou e um e-mail, contando, muito feliz, que, junto com vrios colegas pesquisadores e professores, estava construindo o blog marxismo21. Trocamos a ideias a respeito. Pois o marxismo21 acaba de completar um ano no ar. Para comemor-lo, fizemos esta entrevista com o professor Caio, que integra o comit do blog. Aproveitamos para resgatar a sua histria. Viomundo H um ano nascia o blog marxismo21. O que levou os senhores a criarem-no? Caio Toledo O marxismo21 foi criado por um grupo de pesquisadores e docentes de diferentes universidades do pas com o propsito de ser um banco de dados do conjunto da produo intelectual, difundida na web, que se reivindica marxista; igualmente, trabalhos qualificados que tm como objeto a obra de Marx ou suas diversas correntes tericas no identificados com os pressupostos do materialismo histrico e filosfico integram este conjunto de materiais. O blog est organizado por sees: textos (artigos de revistas de esquerda e acadmicas), trabalhos universitrios (dissertaes e teses de doutorado), materiais audiovisuais (filmes de fico, documentrios, palestras, simpsios etc.), notcias (eventos, lanamentos de livros e revistas), pesquisas em curso etc. Reconhecendo que existe um extenso e acirrado debate no campo do marxismo em todo o mundo que se expressa por correntes que se orientam pelas obras de Lenin, Rosa de Luxemburg, Trotsky, Gramsci, Lukcs, Althusser, escola de Frankfurt e outras , marxismo21 tem o carter indito de divulgar, sem restries e interditos, todas estas tradies terico-ideolgicas no terreno do marxismo.

Com toda certeza, o nico blog no Brasil (e provavelmente no interior da cultura poltica de esquerda em todo o mundo) que no limita difuso de uma nica corrente terica dentro do marxismo. Prova disso a divulgao de matrias (ensaios, artigos, vdeos etc.), informaes sobre lanamentos de revistas e livros, eventos etc. que esto vinculados aos distintos marxismos realmente existentes no pas. Acreditamos que o fato de marxismo21 ser, hoje, uma referncia na cultura poltica marxista brasileira fato assegurado pelo significativo acesso dirio ao blog e pelo elevado nmero de seus leitores cadastrados se deve ao carter democrtico e pluralista de seu trabalho editorial. Viomundo O fato de o marxismo ser esquecido na mdia contribuiu para a criao do blog? Caio Toledo -- No diria que a motivao original e central que explicaria a criao de blog se deva ao inegvel fato do marxismo ser esquecido e sonegado pela grande mdia. Criamos marxismo21, posto que fomos interpelados por uma necessidade real do debate no interior da esquerda socialista no Brasil: a saber, a de existir um instrumento que informe os pesquisadores e os movimentos sociais e polticos acerca da diversidade da obra de Marx, dos marxismos existentes no pas e suas respectivas produes intelectuais (publicaes, eventos, debates etc.) Viomundo A quem se destina o marxismo21? Caio Toledo Produzido por pesquisadores vinculados aos meios acadmicos brasileiros, reconhecemos que a maioria dos nossos seguidores constituda de professores, pesquisadores e estudantes universitrios. Mas tambm temos conhecimento pela correspondncia recebida e pelo cadastramento feito junto ao blog que entre nossos leitores esto muitos professores do ensino mdio e militantes de movimentos sociais e partidos de esquerda. Eles acessam marxismo21 a fim de se informar sobre os eventos, lanamentos de livros, revistas etc. e, notadamente, para baixar gratuitamente textos de revistas, teses acadmicas e simpsios organizados por entidades de esquerda e marxista. Mais de 230 downloads de textos do blog so feitos por dia. Problematizando a produo terica marxista que no ultrapassa os muros da universidade, marxismo21 busca na tradio dos clssicos do marxismo (Marx. Engels, Lnin, Rosa de Luxemburgo, Trotsky, Gramsci) ser um recurso intelectual til no debate sobre os impasses e problemas do capitalismo contemporneo. Estamos convencidos de que o trabalho editorial do blog apenas ser bem sucedido na medida em que reflita as necessidades dos movimentos e partidos que se empenham na luta anticapitalista e construo do socialismo. Por ltimo, como afirmamos em nossa proposta editorial, o marxismo21 no propriedade intelectual de seus atuais criadores, mas um compromisso de todos os marxistas que se dispuserem a participar de sua construo, produo e funcionamento.

Viomundo Nesse um ano de existncia o que mudou no blog? Caio Toledo Concebido como um banco de dados da produo marxista no Brasil, marxismo21 passa a se configurar como um blog na medida em que, com frequncia, divulga dossis sobre a obra terica e poltica de clssicos do pensamento marxista brasileiro (entre eles, Astrojildo Pereira, Caio Prado Jr., Florestan Fernandes, Werneck Sodr, Jacob Gorender) e dossis temticos sobre questes conjunturais relevantes no debate poltico e ideolgico atual. Em fins de junho, por exemplo, o blog divulgou um amplo e extenso dossi sobre as jornadas de junho com mais de 80 textos de autores e entidades vinculados a todos os espectros poltico-ideolgicos da esquerda brasileira. Vrios textos divulgados pelo Viomundo e outros blogs democrticos ali foram postados. Dias atrs, foi editada uma pgina que examina os 40 anos do golpe militar que derrubou o governo democrtico e popular de Salvador Allende, ocorrido em 11 de setembro de 1973 no Chile. Em suma, marxismo21 busca, de forma criativa e inovadora, combinar as caractersticas de um blog com as de um banco de dados da produo intelectual vinculada ao marxismo. Viomundo Especialmente depois da queda do Muro de Berlim e do colapso da ex-URSS e pases do leste europeu tem se decretado a morte de Marx. H espao para o marxismo hoje em dia? Caio Toledo No apenas depois da queda do muro de Berlim e do colapso do chamado socialismo real (da ex-URSS e pases do leste europeu) tem se afirmado (e comemorado!) a morte de Marx. O fato que o fantasma da obra intelectual de Marx continua rondando o pensamento e a sociedade contemporneos. A este respeito, destaquemos alguns fatos e episdios: recentemente, em pesquisa feita pela insuspeita BBC, Marx foi eleito o mais importante pensador de todos os tempos. (Nada foi comprovado sobre a mobilizao de entidades socialistas no sentido de influrem ou manipulares a pesquisa telefnica feita pela BBC). De outro lado, sabe-se que a recente crise econmica do capitalismo tem levado renomadas editoras europeias a reeditarem O Capital e os Grundrisse (primeira verso da obra magna de Marx). Em maro deste ano, ao ser indagado Por que ler Marx hoje?, Delfim Neto, o ex-czar da economia brasileira, durante a ditadura militar, no teve dvida em responder: Porque Marx no moda. eterno. ( de se convir, pois, que direita e esquerda no Brasil contemporneo concordam num ponto: Delfim Netto um intelectual cultivado e inteligente.). Apenas dogmticos, sectrios e sicofantas do capital deixam de reconhecer que o pensamento de Marx est vivo e continuar sempre interpelando todos aqueles que buscam conhecer em profundidade e de forma rigorosa o capitalismo contemporneo.

Prova da vitalidade da obra de Marx e do marxismo, no Brasil contemporneo, tambm pode ser evidenciada por outros dados: a) existem dezenas de centros de estudos marxistas em funcionamento, fora e dentro das universidades brasileiras. Com frequncia, eles promovem eventos (alguns com a presena de pesquisadores internacionais) e editam publicaes (livros, anais, cadernos etc.); b) dezenas de revistas de esquerda, vinculadas ou no a estas entidades, so publicadas (marxismo21 informa a existncia de mais de uma dezena destas publicaes); c) editoras como Boitempo, Expresso Popular, Revan, Xam e outras publicam livros de esquerda e de orientao marxista. Algumas dessas editoras realizam regularmente seminrios e debates com autores socialistas brasileiros e do exterior; d) dezenas de blog de orientao de esquerda participam da luta terico-ideolgica sob a orientao do pensamento socialista e marxista. Tendo em vista o carter crtico desses eventos e publicaes, eles no so divulgados pela grande mdia que, invariavelmente, se apresenta como democrtica, isenta e apartidria. Bem se sabe que o grande pblico hoje alcanado basicamente pela TV desconhece tais manifestaes crticas e nem de longe apresentado s ideias crticas de Marx e das tradies tericas vinculadas a esse grande pensador. No obstante esta realidade, o marxismo no est inerte nem inexpressivo na cultura poltica brasileira. Mas como os marxistas devem sempre exercer a autocrtica, eles sabem que o carter crtico-revolucionrio do pensamento de Marx, no Brasil contemporneo, longe est de ser incorporado pelos agentes histricos e sociais que podem ter um papel decisivo na radical transformao da ordem capitalista. Viomundo Considerando que muitos dos nossos leitores so jovens, daria para o senhor explicar em linhas gerais o que marxismo? Caio Toledo Em linhas gerais e, portanto, de forma bastante sumria, a teoria de Marx sobre a qual se fundam os distintos marxismos pode ser sintetizada pela crtica da economia poltica e pelo materialismo histrico. Enquanto a primeira visa o conhecimento da lgica da acumulao e reproduo do capital, de sua dinmica contraditria, de suas crises estruturais e transformaes, o materialismo histrico busca desvendar as leis do desenvolvimento histrico e social, a dinmica da luta de classes, as transformaes da superestrutura (poltica, ideolgica, cultural e filosfica) das sociedades classistas. As diferentes correntes que se reivindicam marxistas nem sempre desenvolvem estas dimenses fundamentais da obra terica de Marx. Todas elas, contudo, se identificam na afirmao do carter crtico e dialtico do pensamento de Marx.

O marxismo continua vivo e atual, posto que nenhuma outra teoria social no mundo contemporneo se rivaliza com a produo de Marx. Em termos conceituais e metodolgicos, a teoria de Marx a que melhor permite o conhecimento objetivo da dinmica e contradies do capitalismo contemporneo. De outro lado, nenhuma outra teoria a ela se compara em matria de crtica fundamentada e radical no abstrata, moral ou idealizada das iniquidades e discriminaes sociais e econmicas da economia capitalista e da sociedade burguesa. A teoria de Marx simultaneamente conhecimento e crtica do modo de produo capitalista. Em Marx, pois, teoria e poltica esto intrinsecamente articuladas e indissociadas. Dai se afirmar que, ao contrrio de outras perspectivas tericas, a obra de Marx teoria cientfica e prxis revolucionria. Sabendo que toda teoria est historicamente enraizada, afirmamos que a obra de Marx ter plena e legtima validade enquanto perdurarem as irreconciliveis contradies sociais e econmicas da ordem capitalista. Por ltimo, levando em conta seus pressupostos crtico-dialticos, a teoria de Marx jamais deve ser encarada como um receiturio de frmulas prontas, acabadas e dogmticas. A famosa provocao de Marx, eu no sou marxista, impe que os pesquisadores que se orientam por sua obra estejam dispostos a enfrentar as novas interpelaes tericas e polticas postas pelo capitalismo contemporneo. Obviamente, lacunas e problemas tericos no deixariam de existir na obra de Marx. nesta direo que nossa proposta editorial adverte: O marxismo apenas conseguir responder aos desafios do sculo 21 caso se se mantiver aberto confrontao permanente com os novos fenmenos da atualidade, seja na economia, seja na poltica, na cultura, etc., testando sempre a validade de suas hipteses.

You might also like