You are on page 1of 6

ATIVIDADES PRTICAS SUPERVISIONADAS

Administrao
2 Srie Cincias Sociais
A atividade prtica supervisionada (ATPS) um procedimento metodolgico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de etapas programadas e supervisionadas e que tem por objetivos: Favorecer a aprendizagem. Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. Promover o estudo, a convivncia e o trabalho em grupo. Desenvolver os estudos independentes, sistemticos e o autoaprendizado. Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem. Auxiliar no desenvolvimento das competncias requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduao. Promover a aplicao da teoria e conceitos para a soluo de problemas prticos relativos profisso. Direcionar o estudante para a busca do raciocnio crtico e a emancipao intelectual. Para atingir estes objetivos, a ATPS prope um desafio e indica os passos a serem percorridos ao longo do bimestre para a sua soluo. A sua participao nesta proposta essencial para que adquira as competncias e habilidades requeridas na sua atuao profissional. Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.

AUTORIA

Marciene Aparecida Santos Reis


AESA

Administrao - 2 Srie - Cincias Sociais

Pg. 2 de 2

COMPETNCIAS E HABILIDADES
Ao concluir as etapas propostas neste desafio, voc ter desenvolvido as competncias e habilidades que constam nas Diretrizes Curriculares Nacionais descritas a seguir. Desenvolver o pensamento crtico baseado nos fundamentos da Sociologia por meio do conhecimento das Cincias Sociais. Capacitar o exerccio da profisso para as atuaes no cotidiano. Estabelecer relaes com o contexto social, reconhecendo a estrutura e as formas de organizao social, suas transformaes e expresses.

Produo Acadmica

Elaborao de relatrio sobre a temtica estudada. Leitura de obra e visualizao de filme. Seleo de imagens sobre a temtica estudada. Lista de reflexes e argumentaes.

Participao
Para a elaborao desta ATPS, os alunos devero previamente organizar-se em equipes de at seis participantes, seguindo as diretrizes do tutor presencial, e entregar seus nomes, RAs e e-mails ao mesmo, que far o acompanhamento das atividades nos encontros no Polo. Essas equipes sero mantidas durante todas as etapas.

Padronizao
O material a ser produzido neste desafio deve ser estruturado de acordo com as normas da ABNT1, com o seguinte padro: em pginas de formato A4; com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm; fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta; espaamento de 1,5 entre linhas; se houver citaes com mais de trs linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4cm da margem esquerda e espaamento simples entre linhas; com capa, contendo: logo oficial da Anhanguera Educacional Uniderp; nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina; nome e RA de cada participante; ttulo da atividade; nome do tutor a distncia da disciplina; cidade e data da entrega, apresentao ou publicao.

Consulte o Manual para Elaborao de Trabalhos Acadmicos. Unianhanguera. Disponvel em: <http://www.anhanguera.com/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html>.

Marciene Aparecida Santos Reis

Administrao - 2 Srie - Cincias Sociais

Pg. 3 de 3

DESAFIO
O presente desafio consiste na produo de um Relatrio Acadmico, ou seja, um conjunto de registros argumentativos/crticos/reflexivos sobre a temtica das Cincias Sociais e sua representao na sociedade. Ao entender que as Cincias Sociais estudam a vida dos indivduos em sociedade sua origem, desenvolvimento, organizao, grupos sociais e cultura , compreende-se que, alm de investigar as relaes entre os sujeitos e seu coletivo, seu estudo permite interpretar problemas e refletir sobre os processos de transformao destas relaes/estruturas sociais. Este desafio torna-se relevante para a formao de profissionais crticos que entendam no somente as situaes problematizadas em aula, mas que atuem com conscincia na sociedade, ao cotejarem as diversas teorias e prticas presentes no universo acadmico e ao proporem e produzirem situaes de aprendizado reflexivo em relao s vivncias. Para a produo deste material, a equipe dever ler artigos e obras, assistir a filmes e elaborar textos crtico-reflexivos.

Objetivo do Desafio
Produo de um relatrio sobre a temtica das Cincias Sociais e sua representao na sociedade.

ETAPA 1
Esta atividade importante para que voc compreenda as definies de cultura, indivduo e sociedade, bem como reflita e problematize concepes da Sociologia no cotidiano. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Equipe) Ler a obra a seguir indicada, ou pesquisar outros livros no Polo Presencial, que tratem sobre os significados de cultura, indivduo e sociedade: BERGER, Peter; LUCKMANN, Thomas. A construo social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. Petrpolis: Vozes, 2006. Passo 2 (Equipe) Identificar e listar os significados de cultura, indivduo e sociedade. Caso a equipe sinta necessidade, pesquisar em diversos meios de informao (livros, jornais, revistas, dicionrios e sites institucionais). Esta lista de significados compor o Relatrio Final. Passo 3 (Equipe) Compartilhar as reflexes obtidas diante da leitura solicitada no Passo 1. Discutir sobre as dvidas e propor caminhos para solucion-las. Problematizar a realidade da vida cotidiana e sua existncia nos diversos segmentos sociais.

Marciene Aparecida Santos Reis

Administrao - 2 Srie - Cincias Sociais Passo 4 (Equipe)

Pg. 4 de 4

Produzir um texto com as consideraes da equipe em relao leitura realizada, em consonncia com o tema das Cincias Sociais. O texto dever ter um mnimo de trs pginas, seguido da bibliografia devidamente mencionada. Esta produo compor o Relatrio Final.

ETAPA 2
Esta atividade importante para que voc compreenda os aspectos sociais, polticos, histricos e culturais das Cincias Sociais, bem como problematize a questo da estrutura social e de seu controle. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Individual) Assistir ao filme indicado a seguir:

A CLASSE operria vai ao paraso. Diretor: Elio Petri. Itlia, 1971. Sugesto: Este vdeo tambm poder ser localizado em portais de visualizao de vdeos na internet.

Passo 2 (Individual) 1 2 Refletir sobre o filme e estabelecer um contraponto em relao leitura realizada sobre o tema. Elaborar um relatrio parcial, de uma pgina, que contenha argumentaes em relao s questes: trabalho, consumo e sociedade.

Passo 3 (Equipe) 1 2 Discutir e socializar entre a equipe os relatrios parciais elaborados individualmente. Identificar e listar as diferentes reflexes e opinies da equipe em relao ao filme e aos estudos sobre a temtica abordada.

Passo 4 (Equipe) Elaborar um relatrio parcial com os apontamentos discutidos, que compor o Relatrio Final. O texto dever ter duas pginas, e dever responder questo: Quais interaes sociais so existentes no cotidiano da sociedade atual?.

Marciene Aparecida Santos Reis

Administrao - 2 Srie - Cincias Sociais

Pg. 5 de 5

ETAPA 3
Esta atividade importante para que voc reflita/problematize situaes cotidianas de desigualdade social, relacionando tais fatores com os fundamentos sociolgicos. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Equipe) Assistir aos documentrios indicados a seguir:

BUMBANDO. Diretor: Coletivo Cinema para todos. Rio de Janeiro, 2010. Disponvel em: <http://portacurtas.org.br/filme/?name=bumbando>. Acesso em: 15 maio 2013. ILHA das Flores. Diretor: Jorge Furtado. RS, 1989. Disponvel em: <http://portacurtas.org.br/filme/?name=ilha_das_flores>. Acesso em: 15 maio 2013.

Passo 2 (Equipe) Refletir sobre os documentrios e definir, no mximo, quatro imagens que mostrem as divergncias sociais. Esta produo compor o Relatrio Final. Passo 3 (Equipe) Produzir um relatrio parcial sobre os apontamentos discutidos e que contemple a problematizao/reflexo das imagens selecionadas pela equipe no Passo 2. Este texto compor o Relatrio Final.

ETAPA 4
Esta atividade importante para que voc reflita/problematize situaes cotidianas de explorao do meio ambiente, relacionando tais fatores com os fundamentos sociolgicos. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Equipe) Assistir ao documentrio indicado a seguir:

PAJERAMA. Diretor: Leonardo Cadaval. So Paulo, 2008. Disponvel em: <http://portacurtas.org.br/filme/?name=pajerama>. Acesso em: 15 maio 2013.

Passo 2 (Equipe) Discutir sobre o documentrio assistido e listar argumentos elencados no decorrer das reflexes. Esta produo compor o Relatrio Final.
Marciene Aparecida Santos Reis

Administrao - 2 Srie - Cincias Sociais Passo 3 (Equipe)

Pg. 6 de 6

Produzir um relatrio parcial sobre os apontamentos discutidos e que contemple a problematizao/reflexo da explorao do meio ambiente. Visitar outras fontes de pesquisa, caso necessrio, para explorar a temtica abordada para a composio desta produo. Este texto compor o Relatrio Final. Passo 4 (Equipe e Individual) A equipe dever elaborar o relatrio final contendo todas as etapas desta ATPS e post-lo individualmente no ambiente virtual, para a avaliao e validao da nota pelo tutor a distncia, em arquivo nico, com extenso .doc.

Livro-Texto da Disciplina
DIAS, Reinaldo. Fundamentos de Sociologia Geral. 4. ed. Campinas: Alnea, 2009. PLT 254.

Critrios de Avaliao
Sugere-se como critrio de avaliao que o aluno tenha:

Realizado as leituras indicadas e desenvolvido reflexes acerca do tema. Redigido os textos parciais. Compreendido a importncia das Cincias Sociais para a sociedade. Identificado/Problematizado diferenas sociais e de explorao do meio ambiente. Entendido os conceitos de indivduo, sociedade e cultura. Elaborado o Relatrio Final demonstrando suas consideraes, reflexes e aprendizados obtidos ao longo das etapas das atividades.

Marciene Aparecida Santos Reis

You might also like